Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

O grande crash do Bitcoin!

Postado em 10 April 2013 Escrito por Izzy Nobre 92 Comentários

Olha o que acontece quando uma “moeda” cujo apoio e valor vem mais por causa de ideologia liberalista do que de um funcionamento econômico estável:

bitcoin

Hoje o bitcoin perdeu aproximadamente 70% de seu valor, desenhando exatamente o gráfico que previ ONTEM MESMO enquanto conversava com um amigo economista sobre a tal moeda virtual (note o timestamp que diz TUESDAY, ou terça feira em inglês):

bitcoin2

Este meu amigo (que é investidor da bolsa e manja um pouco mais da coisa que eu), tava me falando sobre bitcoin, perguntando se eu — o clássico amigo nerd que vive na internet e sempre tá ligado nessas merdas — já tinha ouvido falar da moeda virtual que estava valorizando cada vez mais nas últimas semanas. Falei pra ele exatamente o que venho falando sempre que alguém responde aquele post apontando que o bitcoin anda subindo muito de valor (repare os comentários mais recentes daquele dossiê).

Pra uma MOEDA, subir de valor assim desenfreadamente é uma merda e aniquila totalmente o potencial dela como unidade financeira. Um bom exemplo disso é quando o dólar canadense passa do dólar americano. A indústria petroleira canadense vende muito petróleo para os EUA, só que o valor crescente da moeda canadense fere seus interesses de exportação, o que no final das contas acaba prejudicando o rendimento do país — a alta do dólar canadense tornou-o desinteressante para as nações que importam os produtos daqui pagando em dólar canadense!

Acontece o mesmo com bitcoins. Há menos de uma semana, os bitcoins custavam na faixa de 100 dólares. Ontem, passaram dos 260 dólares. Se um produto custa, digamos, 5 bitcoins, você teria que ser louco pra comprar algo usando essa moeda, porque quando o valor dela sobe novamente, você acabou de perder dinheiro naquela transação.

Isso faz com que a moeda seja acumulada por aqueles que a tem, transformando ela num commodity em vez do seu propósito real, que é ser uma moeda. Essa escassez de bitcoins (quem quer vender algo que tá subindo tão desenfreadamente?) faz o preço subir. A subida repentina faz meios de comunicação comentarem a moeda, o que traz mais interesse para ela, o que gera mais compras da moeda, o que leva o preço ainda mais pra cima.

Inevitavelmente alguém com um número alto de bitcoins vai pensar “chega, já posso vender toda essa merda e me aposentar” e o faz, inundando o mercado com moedas — o que abaixa o preço. O que assusta os outros “investidores”, que vendem no desespero para não acabarem fodidos. É um positive feedback loop que, apesar de funcionar exatamente da mesma forma com commodities reais, a estabilidade maior dessas impede que a parada vá pro caralho assim de forma tão estupenda.

Existem outros mecanismos em jogo, mas é resumidamente isso. O bitcoin funciona mais ou menos como uma pirâmide, no sentido de que quem entra primeiro se dá bem cada vez que novatos entram na coisa (sempre com espírito de ganância, no ímpeto de ganhar o hipotético “dinheiro fácil”). Cada novato que joga dinheiro vivo nas bitcoins faz o preço delas subirem, o que beneficia quem já tá lá no topo com centenas ou milhares delas. E quando você divulga bitcoins pros amigos e eles também resolvem “investir”, a demanda provocada pela inserção de mais dinheiro na parada faz com que VOCÊ se dê bem.

Essa merda é basicamente uma pirâmide, e nós sabemos como essas merdas funcionam.

E o melhor é ver a galerinha ultraliberalista chorando a falta de controle centralizado — algo que eles tanto promovem como vantagem singular do bitcoin — que poderia agir no momento para impedir a catástrofe:

lolol

Ué, AGORA você clama por algum tipo de controle…? E o mercado livre, e os ensinamentos da Ayn Rand, meu amigo liberalista? A vantagem do bitcoin não era justamente ser a encarnação do laissez-faire puro? Não era o mercado que tem que se auto-regular, e não tem que ter nenhum homem engravatado com mãos nas alavancas “ajudando” a parada…?

Tá vendo como o mundo não é tão preto-e-branco como idealistas (de qualquer ideologia) pensam que é?

E só digo o seguinte: EU AVISEI.

Resumão: Se você analisar bitcoins como commodity especulativo sem valor algum fora das bolsas virtuais que a vendem, sure, alguns que entraram no bitcoin no timing certo farão uma grana. Agora, como MOEDA? Nunca serão.

E gostaria de lembrar que não tenho nenhuma formação econômica ou interesse nesse assunto, e que alguém que acredita no potencial de bitcoins como moeda alternativa é mais ignorante que alguém totalmente ignorante como eu.

A beleza do bitcoin é que, ao contrário de um país (no caso de moeda fiat) ou uma empresa (no caso de ações, caso você prefira usar esta metáfora pra descrever o funcionamento do bitcoin), não há uma economia para quebrar de vez nem um CEO pra se matar e levar a empresa a falência. Esse sobe e desce pode, teoricamente, manter-se pra sempre, fazendo do bitcoin uma bolha cíclica.

(Até, é claro, que a confiança acabe de vez e ninguém mais tenha coragem de investir um centavo nela. Mas até lá ainda deve rolar alguns ciclos, e alguns espertos vão ganhar bastante dinheiro especulando novamente — comprando quando tá baixo, vendendo quando subir)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: A internet é foda

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

92 Comentários \o/

  1. Tales Lucas says:

    Essas coisas sem um controle acabam por se auto destruir…o ser humano é ganancioso se não tiver algo que tenha um certo controle não tem jeito

    • Ramon says:

      Eu ia ler todos os comentários com as discussões e me achar um pateta por não entender nada. Então digamos que eu ficarei apenas com a primeira frase do seu comentário pra resumir tudo.

  2. Guilherme Machado says:

    Quando eu olhei essa notícia, na hora lembrei do que tu tinha dito e ri alto por aqui AEUHEAUH.

  3. ThEfUcKiNgBeNdEr!!!! says:

    eu acho que essa merda nunca chegou a estar em alta, só na mente desses retardados mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Thiago Bosco da Silva says:

    Aguardando um texto sobre TelexFree, que em breve deve ter o mesmo destino.

  5. BrunoHe says:

    É tão bom ver nego retardado se fodendo.

  6. Alexandre says:

    Mas é sempre assim.
    Quando o liberalista se fode, ai ele grita pelo Estado e pela intervenção. Foi assim com a crise de 30 e com a entrada da teoria Keynesiana. Foi assim na crise de 2008 e o estado comprando bancos importantes para o funcionamento do sistema financeiro.

    Na verdade, na ótica liberalista, o governo não deve existir até o dia que sua inexistência fere seus lucros. Qnd isso acontece o Estado passa a existir e deve interferir na economia a seu favor. Depois que as coisas voltam ao normal, ai o governo se retira do jogo novamente, pq o governo pode diminuir seus lucros.

    Ótimo post Izzy. Parabéns!!

    • Douglas Mendes Pinto says:

      Muito da causa da crise de 1929 foi causada pelo despejo de dinheiro do Federal Reserve Note (BACEN Americano) na produção de “bens primários” e na facilitação do crédito para produtores rurais. Cadê o Liberalismo econômico nisto? HUEHUE

  7. Ivson says:

    Acho justo…

  8. Fran Molina says:

    Aquele cara lá das frutas mofadas/desidratadas vai ter que vender essas merdas pra recuperar a grana perdida…. ahahha

    Schadenfreude puro!

  9. !Marco Gome says:

    Whuffie é a moeda do futuro. Só não sei “quando”. (analisando o conceito abstrato, não a aplicação prática descrita no livro, o mundo real deve modificar, mas é basicamente aquilo ali)

  10. IBG says:

    Tava esperando esse dia só pra ver você mandar esse mercido I TOLD YOU SO!

    Mandou bem Izzoca, esse BitCoin parece mais golpe que qualquer outra coisa mesmo

  11. Julio says:

    Acho que o grande problema das bitcoins foi que você não podia gastar elas em lugar nenhum, eram poucos sites que aceitavam bitcoin. Se você não tem como gastar uma moeda, esta acaba virando estoque de valor mesmo.

  12. André Poffo says:

    Izzy, não queria que fosse assim, mas você está comentando e vociferando sobre coisas que não tem domínio algum.

    Em primeiro lugar, você está tratando o bitcoin como se fosse uma ação de alguma empresa extremamente consolidada na bolsa de valores e está igualando essa crise com uma crise financeira qualquer. Na verdade o bitcoin não é uma ação de uma empresa consolidada. Ela é uma moeda que é virtual e que possui apenas 3 anos e que você só ouviu falar por que você vive no mundo da internet. Quero dizer, ela não está nem perto de substituir qualquer moeda no mundo, ela ainda não tem confiança de verdade de ninguém, somente dos que concordam com a teoria que criou essa moeda.
    Isso explica por que ninguém perdeu emprego com essa “catástrofe” que você cita.

    Em segundo lugar o bitcoin não é infalível, assim como o ouro não o é. Apesar de serem teoricamente, segundo a teoria liberal, as melhores moedas do mundo (guardando as devidas proporções de uma ser física e possui milhares de anos de confiabilidade e a outra ser virtual e possuir 3 anos de desconfiança). Leia de novo a frase anterior: “segundo a teoria”. Isso significa que a prática é diferente, por que a prática é diferente? Bem, por que na nossa realidade, há alguns problemas: Exemplo 1) bitcoin é recente e não possui confiança. Exemplo 2) Ouro não pode ser usado como moeda, por lei.

    Em terceiro lugar, essa foi uma crise especulativa causada por duas situações extremamente necessárias: 1) Crise mundial aumentando de tamanho (Chipre) e 2) Bitcoin ganhando fama.

    Termino dizendo que entre os apoiadores do bitcoin que eu conheço, inclusive eu próprio, nenhum deles clamou por socorro estatal, você foi escroto nessas afirmações.

    Tem uma outra coisa que você simplesmente cagou pelos dedos, Bitcoin não tem absolutamente nada a ver com uma pirâmide. Piramide é diferente de algo que simplesmente perde valor. Tua análise meio que joga todas as crises financeiras como se fossem esquemas de piramides, o que é muito errado. Da uma olhada nisso.

    Você também comenta que o bitcoin passa a funcionar como uma commodity, e você está certo, o ouro também é moeda e também é commodity. Porém, você está errado ao dizer que isso favorece a sua acumulação. Quando a moeda está valorizada, as pessoas tendem a aumentar a importação, pois irão comprar mais com a mesma quantidade de moeda, ou seja, favorece a saída da moeda, a saída dessas moedas faz seu preço diminuir, pois a quantidade diminuiu, alterando a situação da moeda de valorizada para desvalorizada, a moeda estando desvalorizada por sua vez, favorece as exportações, que irão vender a preços mais baratos.
    Acontece que alguns países devido ao suas políticas estatais vivem basicamente da exportação de determinados produtos e que se a moeda se valorizar demais ocorrerá uma crise nesse setor.

    O bom do bitcoin não ter controle estatal, é justamente esse, ele não está relacionado a nenhuma política de exportação ou importação, seu preço flutua de acordo com o mercado.

    Resumão:
    Você não entendeu nada sobre o que é bitcoin e nem o estágio que ele se encontra. Você não sabe nada de nada de teoria e quer dar lição de moral dizendo que estava certo por que uma “catástrofe” que não gerou inflação, nem deflação, nem desemprego, nem crise, nem nada acabou com a teoria liberal. Isso é triste.
    Você é inteligente Izzy, mas a economia é um pouco mais complexa do que os bits e outras coisas triviais que você está acostumado a comentar e que eu gosto de ouvir/ler.

    • Izzy Nobre says:

      Em seu ímpeto de defender a parada você “corrigiu” coisas que eu não falei — jamais falei que alguém tava clamando por controle ESTATAL, por exemplo --, explicou o óbvio, reiterou o que eu mesmo disse no primeiro texto e ignorou o ponto mais importante:

      Como moeda (a ideia original por trás dos bitcoins, implicada no próprio nome) ela não serve porque não há confiança nem estabilidade. Como commodity ela não serve pelo mesmo motivo (além de motivos técnicos/de regularização: um DDOS ou um sujeito com algumas dezenas de milhares de dolares pode sozinho crashear o mercado, e não há a quem reclamar quando essas merdas acontecem, ou quando esses sites são supostamente hackeados).

      No SHORT TERM um sujeito pode ganhar uma graninha na bolha especulativa que é o bitcoin. Mas moeda descentralizada do futuro? Commodity? Não.

    • Danilo L. says:

      Explicou tudo muito bem….. mas leu tudo o que o Izzy escreveu muito mal.

      • André Poffo says:

        Por favor, aponte onde eu li ‘mal’ ou não entendi para que eu possa consertar, esse tipo de comentário não ajuda em nada.

        • Izzy Nobre says:

          Vou repetir o ponto principal, porque talvez sintetizando da forma mais básica você entenda:

          1) Ninguém está realmente usando bitcoin para comprar nada, porque;

          2) …o preço flutua loucamente, o que faz com que ela sirva mais pra acumular/especular;

          3) Não há regulação nenhuma, sites como mtgox são atacados (ou alegam que foram atacados, é impossível saber ao certo), milhares — milhões? — somem e não há prestação de conta alguma.

          (Outro hackeado recentemente foi o Mercado Bitcoin, que é brasileiro. “Hackearam” no finzinho de março, nunca mais voltou ao ar, nego perdeu tudo, e como sempre FICOU POR ISSO MESMO. Nem razão social nem CNPJ a parada tinha. Não há nem quem processar na real. Excelente moeda, perfeitamente válida do ponto de vista econômico!)

          Outro supostamente hackeado recentemente foi o instawallet.org. Mesma coisa: ficou por isso mesmo, vão TENTAR devolver a grana de alguns que tinham menos de 50 BTC na conta.

          4) Os mesmos que propagam que bitcoin é o sonho liberalista de uma moeda totalmente livre choram por algum tipo de intervenção no mercado (ué, mas e o laissez faire…? Agora alguém tem que impedir o mercado de agir livremente…?). O maior pregão de bitcon paralisou vendas e compras por 24 horas. Mas e o mercado livre…? Não era esse um dos maiores argumentos…? Por que intervir…?

          E agora, o principal:

          5) Produzir bitcoins, ao contrário de qualquer outro item monetário no MUNDO desde que existe um sistema de trocas regido por uma unidade financeira, não requer trabalho útil pra nada. Pra gerar qualquer outro tipo de unidade financeira, é preciso um trabalho mensuravelmente útil. Até um LIXEIRO, uma ocupação que muitos consideram indigna, está desempenhando um serviço útil em troca do seu salário. Estourar GPUs mineirando bitcoins executa que trabalho útil…? E não venha comparar com ouro; a idéia do bitcoin é ser uma moeda, não um commodity, lembra?

          Google “labor theory of value” porque tu tá precisando. Grande abraço!

          TL;DR = não funciona como moeda (ninguém aceita, volátil). Não funciona como commodity (não tem nenhum uso prático — coisa que até ouro tem — e só se compra pra especular). É uma bolha.

          • Mickele Moriconi says:

            Sobre o 4:
            Serião Kid, para com essa história de que liberal quer alguma intervenção, vi até outro cara falando a mesma coisa em outro comentário, possivelmente por influência sua.
            Liberal NUNCA vai pedir intervenção, os bancos irão falirem, as moedas serão desvalorizadas, o mundo iria ruir antes de ver um liberal pedir alguma intervenção direta como já acontece tanto no caso dos bancos com nos casos do mtgox, que é vergonhoso por sinal.

    • Eae André Poffo. Satisfação em vê-lo aqui rapaz.
      Vou mandar pra você a mesma opinião que eu dei sobre o BTC para um cara daqui.
      O BTC deixou de ser uma moeda digital para ser uma reversa especulativa, isto é, não está havendo sobrevalorização dessa moeda pelo aumento da demanda por bens e serviços pagos por BTC, mas apenas pelo aumento de pessoas adquirindo essa moeda para especular com seu preço futuro em outras moedas.
      Nenhum entusiasta do BTC esconde hoje que essa moeda não é mais usada como dinheiro digital e até defendem que não o seja mesmo. Um amigo que entrou nessa onda aqui no Brasil logo no início já me confessou que não acredita mais no uso do BTC como dinheiro, mas como “poupança”, eufemismo para reserva especulativa.
      Qual o futuro de uma moeda se a oferta de bens e serviços que a aceitem como pagamento não aumenta e sua cotação em relação as demais moedas é ditada apenas pela especulação?
      As operações com BTC se transformaram em um pirâmide de picos e vales. Explico:
      Quanto mais pessoas comprarem BTC para especular mais ele se sobrevalorizará até o ponto onde acontece uma quantidade significativa de remissão em outras moedas que começará a derrubar a cotação do BTC o que por sua vez fará com que mais pessoas tentem trocar suas moedas para minimizar o prejuízo o que causa ainda mais a queda de sua cotação. Mas o BTC ainda não chegará a valer zero, pois o prejuízo não foi tão grande o que irá alimentar de novo a especulação e fazer o BTC se sobrevalorizar novamente e com cotação até maior que a anterior, e em seguida a queda na cotação. Isso irá se repetir até o momento que o BTC ter uma cotação absurdamente alta a ponto de atrair mais pessoas, que investiram mais dinheiro e a cotação colapsar e os prejuízos serem maiores. Quando isso ocorrer acredito que o fato do BTC não ter estimulado a estimulado o aumento da oferta de bens e serviços que aceitem ele como forma de pagamento (afinal, como mensurar o valor de algo em uma moeda que tão instável e que nem é tão utilizada como dinheiro para a aquisição de bens e serviços?) o valor do BTC pode ser igual a zero pois as pessoas perderão a confiança nessa moeda e a aceitação do BTC como forma de pagamento irá desaparecer.
      Eu sou um pessimista em relação ao BTC, mas a os “otimistas” que acreditam que essa pretensa moeda continuaria existindo como novo jogo de azar digital, sem nenhuma pretensão de ser o “ouro” do futuro ou mesmo dinheiro de fato.
      Sou um libertário liberal, defendo o liberalismo, mas não sou tão ingênuo de achar que o mercado é anarquia desprovida de regras que inibem especulação com operações de câmbio nas moedas normais. A Bovespa é uma empresa privada e tem regras muito claras contra operações sem nenhuma transparência ou limitador de especulação. Nenhuma bolsa de verdade opera da forma como as bolsas digitais de BTC estão operando, pois um ambiente onde poucos ganham e muitos perdem (principalmente os pequenos e médios investidores) não é bom para a saúde financeira das bolsas, afinal, as regras seriam ditadas apenas pelos traders com muito dinheiro faturando as custas da maioria que tem menos.
      Emfim, ou o BTC passa a valer zero depois de se comportar como uma “tulipa holandesa” ou vai continuar existindo como um jogo de azar de nerds sem nenhum credibilidade no mercado financeiro.
      Tenho quase certeza que a pessoa, ou o grupo de pessoas, que criou o BTC já deve contar com uma pequena fortuna e seja bem provável que esteja usando ela para manipular a cotação do BTC para atrair mais pessoas para esse “investimento” para gerar ganhos com a sobrevalorização dessa moeda.
      Abração xará.

  13. JBCash says:

    Só pra constar, o grafico tem o ponto baixo em 110 Doláres, e já tá subindo de novo… Se o tesouro americano decidisse vender metade do seu OURO, o grafico do valor do ouro ia ser mais ou menos o mesmo… 😉

    • Desculpe discordar de você JB Cash, mas o ouro é conversível em qualquer moeda do mundo, além de ter aceitação universal o que sempre irá lhe conferir um valor superior a zero.

      O BTC deixou de ser uma moeda digital para ser uma reversa especulativa, isto é, não está havendo sobrevalorização dessa moeda pelo aumento da demanda por bens e serviços pagos por BTC, mas apenas pelo aumento de pessoas adquirindo essa moeda para especular com seu preço futuro em outras moedas.

      Nenhum entusiasta do BTC esconde hoje que essa moeda não é mais usada como dinheiro digital e até defendem que não o seja mesmo. Um amigo que entrou nessa onda aqui no Brasil logo no início já me confessou que não acredita mais no uso do BTC como dinheiro, mas como “poupança”, eufemismo para reserva especulativa.

      Qual o futuro de uma moeda se a oferta de bens e serviços que a aceitem como pagamento não aumenta e sua cotação em relação as demais moedas é ditada apenas pela especulação?

      As operações com BTC se transformaram em um pirâmide de picos e vales. Explico:

      Quanto mais pessoas comprarem BTC para especular mais ele se sobrevalorizará até o ponto onde acontece uma quantidade significativa de remissão em outras moedas que começará a derrubar a cotação do BTC o que por sua vez fará com que mais pessoas tentem trocar suas moedas para minimizar o prejuízo o que causa ainda mais a queda de sua cotação. Mas o BTC ainda não chegará a valer zero, pois o prejuízo não foi tão grande o que irá alimentar de novo a especulação e fazer o BTC se sobrevalorizar novamente e com cotação até maior que a anterior, e em seguida a queda na cotação. Isso irá se repetir até o momento que o BTC ter uma cotação absurdamente alta a ponto de atrair mais pessoas, que investiram mais dinheiro e a cotação colapsar e os prejuízos serem maiores. Quando isso ocorrer acredito que o fato do BTC não ter estimulado a estimulado o aumento da oferta de bens e serviços que aceitem ele como forma de pagamento (afinal, como mensurar o valor de algo em uma moeda que tão instável e que nem é tão utilizada como dinheiro para a aquisição de bens e serviços?) o valor do BTC pode ser igual a zero pois as pessoas perderão a confiança nessa moeda e a aceitação do BTC como forma de pagamento irá desaparecer.

      Eu sou um pessimista em relação ao BTC, mas a os “otimistas” que acreditam que essa pretensa moeda continuaria existindo como novo jogo de azar digital, sem nenhuma pretensão de ser o “ouro” do futuro ou mesmo dinheiro de fato.

      Sou um libertário liberal, defendo o liberalismo, mas não sou tão ingênuo de achar que o mercado é anarquia desprovida de regras que inibem especulação com operações de câmbio nas moedas normais. A Bovespa é uma empresa privada e tem regras muito claras contra operações sem nenhuma transparência ou limitador de especulação. Nenhuma bolsa de verdade opera da forma como as bolsas digitais de BTC estão operando, pois um ambiente onde poucos ganham e muitos perdem (principalmente os pequenos e médios investidores) não é bom para a saúde financeira das bolsas, afinal, as regras seriam ditadas apenas pelos traders com muito dinheiro faturando as custas da maioria que tem menos.

      Emfim, ou o BTC passa a valer zero depois de se comportar como uma “tulipa holandesa” ou vai continuar existindo como um jogo de azar de nerds sem nenhum credibilidade no mercado financeiro.

      Tenho quase certeza que a pessoa, ou o grupo de pessoas, que criou o BTC já deve contar com uma pequena fortuna e seja bem provável que esteja usando ela para manipular a cotação do BTC para atrair mais pessoas para esse “investimento” para gerar ganhos com a sobrevalorização dessa moeda.

  14. Isabella says:

    Izzy, você sabe o que causou a valorização do Bitcoins? Impossível uma moeda crescer tanto de valor somente com a lei da oferta e procura.

    • Alexandre says:

      Isabella, na verdade não é impossível não.
      Esse mercado trabalha com player mto fortes, que investem grandes quantidades de grana nisso.

      Veja como exemplo a crise das .com que tivemos em 2000, se não me engano. As ações de empresas .com subiram absurdamente apenas por mera expeculação.

  15. Bruno Guedes says:

    A única coisa boa que saiu de Ayn Rand foi Bioshock. Aliás, Rapture é exatamente o retrato de porque esses negócios nunca dão certo.

    Ou seja: se esse povo tivesse gastado mais tempo jogando ao invés de fingindo que sabe economia, tinham ganhado mais.

  16. Zé Coxinha says:

    Sr. Israel, vossa fidalguia conhece o http://www.bolhaimobiliaria.com ? As dicussões econômicas por lá são excelentes, versando sobre esse e outros temas deveras pertinentes.

  17. Não precisa dizer “eu avisei” qualquer idiota previa isso. O mesmo pode acontecer com ouro, platina ou qualquer outra coisa.
    O que ficou na história foi a maneira que foi feito. Peer to peer, criptografia, a própria mineração, double spending, foram coisas geniais.
    Mas é uma pena que pessoas ignorantes como voce não possam entender completamente o funcionamento da coisa.
    Trocar por dólar ou real pra mim não importa. O bitcoin tem valor per se.

    • Izzy Nobre says:

      EXPLIQUE-ME, por favor, amigo entendido de economia, como 75% desse “valor” sumiu em 5 horas. Desapareceu? Evaporou?

      (Inteligente mesmo foi quem “entendeu” o bitcoin e investiu em algo que desvalorizou inacreditavelmente, tá certo hahahaha)

      • @mos_axz says:

        “Bitcoin tem valor per se” Não. Hoje em dia não existe nenhuma moeda cujo valor exista per se. Pegue a moeda mais forte do mundo (US$) e simplesmente pare o cambio dela por 1 mês e veja o EUA virar pó. Se por acaso todo o ouro do mundo se esgotasse em sua forma normal, ele também não valeria porra nenhuma. Então como o bitcoin, que tem gente desconfiada até dentro do próprio circulo de adoradores, tem valor per se?

  18. Relaxa izzy, nos sites aqui da surface isso parece não ter mto valor, mas bitcoin realmente é a moeda da deep web, ou vc acha que as transições e valores de lá seriam facilmente rastreadas por aqui?

  19. Ancelio says:

    Caralho, mermão! Tô rindo muito disso tudo! Eu vi ontem vc comentando no twitter, mostrando os gráficos e tudo mais. Pior que ainda vem nego aqui defender a bagaça e dizer que vc errou em pontos X ou Y. Depois dessa eu quero ver é o ponto que esses caras acertaram, isso sim. hahaha

  20. Rafael says:

    Link sobre várias quedas do Bitcoin:
    http://www.forbes.com/sites/timothylee/2013/04/11/an-illustrated-history-of-bitcoin-crashes/

    Izzy, sou muito leigo em economia, mas de tudo que li a respeito, fazer previsão (sobre qualquer coisa, aliás) é um erro frequente dessa área. Além de ser impossível. O acerto, ou erro, ocorre de forma aleatória. Mas sua análise me pareceu interessante de qualquer forma.

    • Izzy Nobre says:

      Análise interessante.

    • Ancelio says:

      Previsão, sobre qualquer coisa, não é impossível. Eu posso prever que se você colocar a mão no fogo irá se queimar e sentir dor. Posso prever também, antes de colocar a mão numa pedra de gelo, que se eu colocar ela estará gelada.
      Prever, acima de tudo, é observar e analisar. Com base nas observações e análises nós podemos ter uma idéia do que poderá ou não acontecer e com isso obter sucesso ou não na previsão. Não é algo completamente aleatório e muito menos impossível.

      • Bruno says:

        Mas Ancelio, fazer previsões na economia seria mais ou menos assim: você previu que quando tocasse o gelo ele estaria gelado, blz. Porém logo antes de você de fato encostar, vem alguém e acende um maçarico em cima do gelo… Com isso ele não só não estaria mais gelado, como você ainda poderia se queimar. A economia não pode ser prevista pq a qualquer momento alguém pode movimentar e desestabilizar a parada de forma violenta, e com isso as previsões vão pro espaço.

      • Rafael says:

        Oi, Ancelio. Concordo com você: prever que o gelo vai estar é gelado é possível sim, creio que até com 100% de certeza. Mas as variáveis desse “ambiente” são mínimas e praticamente invariáveis. Eu quis aplicar isso mais para a economia, mas como disse, sou muito leigo, só li alguns livros que tratam sobre o tema da previsão.
        Não estou em casa agora, mas posso depois postar alguns exemplos que ilustram o que disse.
        Na verdade era só pra apontar um clichê nessa área: o famoso “eu disse”, ou “eu já sabia”. Sobretudo a longo prazo, essas previsões ficam na base da chance.

        • Ancelio says:

          Então, Rafael, nem precisa esquentar em postar exemplo de nada não. Mas a sua postagem de agora tocou exatamente no ponto que eu queria chegar.
          Repare que nela você fala que as previsões ficam na base da chance, ou seja, probabilidade. Enquanto na outra você disse que o acerto ou o erro ocorre de forma aleatória. Se for de forma aleatória, ambos tem exatamente a mesma chance de acontecer(tipo um cara ou coroa). Seria 50% pra cada, mas no fundo isso não é exatamente uma verdade. É lógico que ninguém vai dizer precisamente dia, hora, local e blablabla que alguma coisa vai acontecer na economia(ou em outras coisas também) pra poder afimar que “eu já sabia” ou “eu disse” no sentido mais restrito, mas com base em nas observaçãos e nas analises e em todas as variáveis é possível calcular a chance/probabilidade de X coisa acontecer. Aí temos a previsão!
          Quando o Kid diz “eu avisei” ele só tá querendo dizer que percebeu que a chance/probabilidade disso acontecer era grande com base em tudo que ele observou e analisou, pois desde o começo ele percebeu a furada que era o bitcoin. Isso sim é possível. O impossível seria ele dizer que aconteceria dia X em hora X e tudo mais. Aí não seria uma previsão, mas sim uma profecia.

  21. Ex-adepto says:

    Oi Kid,

    Quando você lançou seu primeiro texto, eu me desfiz das poucas bitcoins que eu tinha, pq sempre achei q tu era um cara inteligente. Se eu continuasse com elas até hoje, e me desfizesse no ponto baixo desse teu grafico, eu teria mesmo assim ganhado +- $500 em relação a epoca que eu me desfiz.

    Entao, te odeio

  22. Maikel Neris says:

    Bom, não entendo de bitcoin, mas entendo um pouco sobre liberalismo (econômico) e teoria da moeda. Primeiro sobre o liberalismo: é falso afirmar que os liberalistas querem liberdade para operar até o momento do crash; a partir de então passariam a pedir a intervenção do Estado para que não tenham seus lucros afetados. Ora, se é assim, então, liberais não são! Para o liberalismo -- principalmente o pregado por Hayek e a escola austríaca (o contrário de Keynes, mas não tão famoso)-, é saudável que empreendimentos ruins e daninhos para a economia e sociedade quebrem, liberando seus recursos para outros setores econômicos. Não sei se o bitcoin era uma furada ou pirâmide, mas, se estiver sendo nocivo à economia, tem que quebrar.

    Sobre o bitcoin como moeda: dá pra ver que ele não se encaixa nos modelos tradicionais de moeda (até mesmo nos criados por liberais, como Friedman). Não creio, portanto, que bitcoin fosse uma moeda, no sentido como conhecemos e como a teoria econômica explica: lastreável, controlada por Banco Central, fonte de troca etc.

    • André Poffo says:

      Boa análise.
      De fato, a unica coisa que não temos como prever, é se uma moeda virtual “inventada” pode ganhar a confiança do mercado, o pressuposto dela ser ‘ihackeavel’ por exemplo, jamais deverá se quebrado. Agora sobre as moedas, é uma questão de legislação, para economistas como Keynes e Friedman as moedas possuem curso forçado, ou seja, são obrigadas a serem usadas, para que as políticas monetárias e fiscais tenham efeito. Se não houvesse essa obrigação as pessoas correriam para utilizar outra moeda em caso de crise monetária. Enfim, o problema do bitcoin é que as políticas monetárias não irão ter influência direta sobre ele, e é por isso que os governos irão restringir seu uso, quando estiver mais consolidado.

    • Neto says:

      Maikel, moeda controlada por banco central? Cara,você tava indo bem até aí. Bancos centrais são um câncer, Ron Paul que o diga.

    • Robertinho says:

      As propriedades do bitcoin como moeda são outras: durável, portátil, divisível, rara, facilmente reconhecível e uniforme. Só falta a aceitabilidade, mas isso virá gradualmente.
      PS: Não fale do bitcoin utilizando os verbos no passado, voces ainda não viram nada.

  23. André says:

    Não entendi nada.

    Só sei que o Kid é comunista.

  24. Fábio Luiz says:

    Mais uma amostra da máxima liberalista: os lucros são privados, o prejuízo é estatal. Nunca muda mesmo…

  25. Kra says:

    Você deveria pesquisar mais antes de vomitar toda essa informação na cabeça dos seus leitores.

  26. Raph says:

    “Não tenho nenhum interesse nesse assunto” bem vi huehuehueheue

  27. Em breve a internet vai se surpreender com a próxima “revolução econômica”, o NetCoin, moeda virtual que vai resolver todos os seus problemas e PROVAR como o anarcocapitalismo é o caminho, a verdade e a fé.

  28. Bitcoin só faria sentido como moeda livre se não houvesse conversão para moeda estatal (ou seja, se não desse pra vender/comprar por USD). Daí não faria sentido segurar a moeda, ela só teria valor se você de fato comprasse alguma coisa.

    Ainda assim, é só ideologia. Fica difícil prever como funcionaria na prática (provavelmente alguém, em algum momento, teria a “genial” ideia de vender/comprar a moeda por dólar de qualquer maneira).

    • Eduardo De Bastiani says:

      Uma moeda só tem valor se pode ser trocada por produtos, que obviamente podem ser trocados por outras moedas!! Se muita gente quer o pouco ouro disponível, então ele torna-se caro. Acontece algo parecido com as bitcoins. Se os EUA vendessem suas 8 mil toneladas de ouro da noite para o dia, o que aconteceria com o preço do ouro? E se a Reserva Federal julgar necessário lançar 100 trilhões de dólares amanhã? A Bitcoin não pode ser manipulada desta forma, mas nada impede de algum milionário hora ou outra vender sua pequena fortuna e mexer na cotação.

  29. Dênis says:

    Pow Izzy o que os liberais defendem é que você deve ser livre para escolher qual moeda você vai usar,se você vai escolher uma instável o problema é seu.

    Mas existe uma coisa positiva no Bitcoin que,como você mesmo falou,as perdas são só privadas em vez de socializadas que é o modo de como o governo faz para salvar os bancos ou as empresas exportadoras.

    Murray N. Rothbard ao falar do surgimento e da função do dinheiro faz um comentário interessante :

    ‘Porém, a única maneira pela qual isso pode acontecer é começando por uma mercadoria que foi utilizada quando a economia ainda operava sob escambo. O dinheiro não pode se originar de nenhuma outra maneira: mesmo que as pessoas repentinamente decidam criar dinheiro utilizando materiais inúteis, ou o governo decrete que determinados pedaços de papel agora são “dinheiro”, nada disso pode funcionar se o bem estipulado não possuir um histórico como meio de troca’.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1502

    • Neto says:

      Pois é Dênis, os bitcoinzistas tentando vender a tralha deles lá no mises quando olham pra esse parágrafo ficam repetindo ‘você está falando que mamangavas não podem voar’.
      Taí, grande vôo esse deles.

  30. Izzy Nobre says:

    Topo do r/bitcoin de hoje:

    http://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/1c4qpt/the_hypocrisy_of_the_bitcoin_community/

    Quero só lembrar que apontei exatamente a mesma coisa ONTEM neste post.

    Abraços.

  31. Diego says:

    Capitalismo minha gente, capitalismo.

  32. Pedro says:

    O Liberalista:Realista ratio tá bem menor nesse post do que no outro… eu imagino o porquê.

    • Izzy Nobre says:

      Hahaa, não é mesmo. Nem tinha notado isso.

      Pra confirmar, bitcoin chegou aos 60 dólares hoje. Perdeu 75% de valor em mais ou menos 24 horas. O mtgox tá travado, tão pedindo a cabeça dos donos do site (não que alguém possa fazer alguma coisa a respeito, por ser totalmente desregulado e descentralizado, não há muito quem punir).

      Ah, claro, e teve também a incrível ironia dos liberalistas exigindo que o mtgox exerça poderes regulatórios pra controlar a moeda.

      • Neto says:

        Nenhum ‘liberalista’ pediu isso. Pare de chamar esses nerds imbecis de liberais, se eles fossem mesmo e soubessem o que é dinheiro nem entrariam nisso.

  33. Cantarzo says:

    Tem um idiotinha dos vlogs que deve estar pirando com esse possivel crash do bitcoin. Chama-se Daniel Fraga.

  34. Eike B says:

    Da última vez que o Kid postou sobre o Bitcoin, tava valendo $20, hoje tá em $120, otário mesmo quem investiu nisso 🙂

    Mas nada supera a grande análise de que Bitcoin é como um esquema de pirâmide. Nobel de economia pro gênio aí

    • Izzy Nobre says:

      Você não teria “investido” em nada. Bitcoin não é uma empresa, não vende ações, não rende dividendo, etc.

      Você teria ESPECULADO, ou, sendo mais honesto, APOSTADO.

      E se você acha boa ideia “investir” em algo que perdeu 75% do valor ao longo de 2 ou 3 horas, vai fundo.

    • Neto says:

      É pirâmide mesmo.Na hora que parar de entrar gente nova querendo ficar rico minerando bitcoins, o troço desaba.

  35. Caio says:

    Eles apenas estão fazendo uma Crise de 29 novamente, fazendo um Remake.

  36. Diones Reis says:

    Engraçado é que o Bitcoin deslanchou de vez, quando fizeram o confisco no Chipre.
    Tenho um ligeiro palpite de que muito russo perdeu dinheiro também nesta empreitada. 😀

  37. Daniel Fraga está relutante a tentar me explicar o processo de bolha especulativa no processo bitcoin, com a resposta automática genérica. Espera todos os milhares de reais investidos em maquinário ou em compra da moeda valerem nada na próxima bolha para ver como ele vai xingar muito no twitter, é só o que pode fazer mesmo.
    Alias, ele gerou bitcoin do nada para comprar os equipamentos e fazer a troca, ou ele estava perante o modelo de mercado atual, trabalhando, conseguindo dinheiro para poder investir?
    Não é uma moeda tão independente assim. A não ser que vc mate pessoas, se prostitua ou outras atividades que devem ser natas e não geram em teoria custo algum.

  38. Rodrigo says:

    O preço da Bitcoin poderia ser facilmente manipulado pela própria operação dos servidores que produzem a Bitcoin. É só parar a produção da moeda de um grande servidor, ela valorizará rapidamente, depois que começa a venda dos bitcoins dos grandes liga-se os servidores novamente e o preço começa a cair.

  39. André says:

    Na média os bitcoins seguem ganhando valor.
    Mais de 50 mil porcento em três anos (sim, 50 mil porcento, não foi erro de digitação):
    http://bitcoincharts.com/charts/mtgoxUSD#tgSzm1g10zm2g25zp

    Na média todas as moedas criadas pelos governos seguem perdendo valor graças à impressão descontrolada (dólar por exemplo):
    http://observationsandnotes.blogspot.com.br/2011/04/100-year-declining-value-of-us-dollar.html

    Então cada um que decida que tipo de dinheiro é melhor e daqui à alguns anos (5 ou 10, escolham suas periodicidades!) veremos quem fez a melhor escolha.
    Boa sorte!

    PS: O cara da imagem não pediu controle algum, apenas reclamou do que estava ocorrendo, normal. Quando chove granizo também tem gente que reclama.
    E liberais querem que as empresas possam ir à falência livremente. Socialistas é que querem socializar os prejuízos.
    Se o valor dos bitcoins for à ZERO que seja, é porque ninguém mais quer, vida que segue.

    Lembrando que tem gente prevendo a destruição do dólar em breve:
    http://www.amazon.com/Real-Crash-Americas-Bankruptcy-How-Yourself/dp/1250004470

    • Estão prevendo a destruição do Dólar desde a década de 1970 e até agora nada.
      O Dólar não vai ser destruído por um simples motivo: nenhum governo quer isso.
      Quando o Dólar for substituído em transações comerciais internacionais será por uma moeda criada especificamente para essas operações. A China e a Rússia já defendem isso, que na prática será transforma os ativos que estão em dólares nessa nova moeda sem fazer com que a oferta de dólares volte para os EUA provocando uma hiperiflação, além de resolver o problema da distribuição inicial da nova moeda de reserva internacional pelo mundo.

  40. André says:

    E sobre valor intrínseco é claro que Bitcoins não possuem valor intrínseco, afinal de contas NADA possui valor intrínseco.

    Uma maçã por exemplo não possuí valor intrínseco, se você tentar dar vender uma maçã, ou até dar ela de graça à uma pessoa que não gosta de maçãs verá que pra essa pessoa as maçãs não valem nada. Tente dar um diamante à um índio que tem fobia à objetos brilhantes, tente dar um bilhão de dólares à um nativo de uma ilha que nunca entrou em contato com a civilização… e por aí vai.

    Claro que estatisticamente será fácil encontrar alguém que dê valor às maçãs e outras coisas, mas esses exemplos são só pra mostrar que NADA tem valor intrínseco. Nem os Bitcoins, nem o ouro, nem aqueles papéis coloridos que muita gente usa como se fosse dinheiro.
    O valor é subjetivo.

    Com isso podemos concluir também que qualquer trabalho não tem valor intrínseco. Se tivesse eu poderia oferecer meus serviços de cavar e tapar buracos à qualquer um e nunca ficaria sem emprego.
    Era só eu bater na porta das pessoas e dizer que irei cavar ou tapar um buraco por algum dinheiro e pronto, sempre teria trabalho.
    Óbvio que isso não é possível.

    Enfim, o aumento médio do valor dos bitcoins está ligado apenas ao fato de que mais e mais pessoas estão considerando que os Bitcoins possuem mais e mais valor como moeda de troca. Se isso continuar ocorrendo, o valor das Bitcoin tenderá à estabilizar quando houver um grande número de usuários.

    Aposto que quando as pessoas usavam sal e trigo como dinheiro, há muito tempo atrás, os valores desses dinheiros devem ter flutuado bastante no início.

    • Master_Blaster says:

      Os únicos que vêem ‘valor subjetivo’ nesta porra são os caras iXpeartus que ficam minerando bitcoins e querem que o resto dos otários digo, o resto do mundo troque bens da economia real por essa bagaça.

      Por mim tá ótimo, só quem vai se foder é gente muito burra ou muito escrota.

  41. Mauricio says:

    Nova informação sobre bitcoin no Mises: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1579

    • Master_Blaster says:

      Foda-se o que esse pessoal acha.Pra quem não sabe, esse tal de Mises é um que disse que a teoria dele não produz hipóteses falseáveis. Quem sabe um mínimo de lógica lendo isso iria pegar o livro dele e jogar no lixo.

      • Foi Fernando Ulrich, um entusiasta do BTC que escreveu esse artigo, não o próprio Mises.
        Não fale dos livros dele sem ter pelo menos lido um.
        Para aplicar a lógica sobre algum livro do Mises primeiro você deve lê-lo. 😉

  42. Master_Blaster says:

    ‘In order to prop up the initial system, Bitcoin “mining” was designed to bribe early users with exponentially better rewards than latecomers could get for the same effort. This effectively makes Bitcoin a pump-and-dump scheme wherein these early adopters, who have more bitcoins than anyone else ever will, hype it up so they can offload their bitcoins onto fools who think they’ll strike it rich as speculators, or whomever else will accept them as payment. Basically, this means the system runs on opportunism, especially among people who like the idea of decentralized techno-money. Although this setup is defended as an acceptable trade-off and/or a fair reward for propping up the system,[33] this presumes that it will actually result in a widespread, reliable currency.
    In the meantime, speculators and opportunists remain Bitcoin’s main users: only 22% of existing Bitcoins are in circulation at all, there are a total of 75 active users/businesses with any kind of volume, the Mt. Gox exchange is responsible for 90% of all Bitcoin transactions ever, one (unidentified) user owns a quarter of all Bitcoins in existence, and one large owner is trying to hide their wealth accumulation by moving it around in thousands of smaller transactions.[34] But go on, dive in and get rich.’

    ‘Para dar um pontapé inicial ao sistema, a ‘mineração’ de bitcons foi planejada para recompensar os usuários iniciais com quantias exponencialmente melhores do que as que os usuários tardios jamais poderiam conseguir pelo mesmo esforço. Isso efetivamente torna o bitcoin um esquema de ‘inflar e largar’ onde os usuários iniciais, que tem mais bitcoins do que qualquer um jamais terá, criam uma euforia imensa para depois descarregar seus bitcons nos tolos que acham que vão enriquecer como especuladores,ou em qualquer um que aceite isso como pagamento.Basicamente isso significa que o sistema se aproveita do oportunismo, principalmente entre as pessoas que gostam da idéia de um dinheiro tecnológico descentralizado.
    Apesar deste arranjo ser defendido como uma troca justa por incentivar o sistema, ele presume que criará uma moeda de uso geral.
    Enquanto isso, especuladores e oportunistas continuam sendo os maiores usuários do bitcoin. Somente 22% de todos os bitcoins existentes estão em circulação, existem uns 75 usuários com algum volume substancial de bitcoins, o mtgox é responsável por 90% de todas as transações em bitcoins, um usuário não identificado é dono de um quarto de todos os bitcoins existentes, e um usuário está tentando esconder seus bitcoins movendo-os entre milhares de pequenas transações.
    Mas siga em frente, vá fundo e fique rico.

    http://rationalwiki.org/wiki/Bitcoin
    http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/voce-e-o-dinheiro/2012/03/12/golpes-e-picaretagens-o-pump-and-dump/

  43. A moeda está estável em 120 dólares a 1 mês, o que você fez foi colocar sua lente apenas em um evento de grande queda. A verdade lhe é inconveniente.
    Lembra quando o Lula se tornou presidente? Não sei se você estava por aqui, mas o real passou de ~1,80 para mais de 4 reais. Ou seja, uma queda de 100% assim como o pico do bitcoin sobre a média do mesmo período. Concluo assim que você ou foi ignorante em sua análise ou simplesmente desonesto, e acredito que seja a primeira opção.
    E você acha mesmo (sério) que quem investe não sabe dos riscos? Muito inocente de sua parte…
    Para a possibilidade de ganho alto, há uma possibilidade de perda proporcional, “isso é assim desde Adão e Eva”.
    Opinião sem embasamento é mera torcida, o que evidentemente é o caso.

    • O BTC deixou de ser uma moeda digital para ser uma reversa especulativa, isto é, não está havendo sobrevalorização dessa moeda pelo aumento da demanda por bens e serviços pagos por BTC, mas apenas pelo aumento de pessoas adquirindo essa moeda para especular com seu preço futuro em outras moedas.
      Nenhum entusiasta do BTC esconde hoje que essa moeda não é mais usada como dinheiro digital e até defendem que não o seja mesmo. Um amigo que entrou nessa onda aqui no Brasil logo no início já me confessou que não acredita mais no uso do BTC como dinheiro, mas como “poupança”, eufemismo para reserva especulativa.
      Qual o futuro de uma moeda se a oferta de bens e serviços que a aceitem como pagamento não aumenta e sua cotação em relação as demais moedas é ditada apenas pela especulação?
      As operações com BTC se transformaram em um pirâmide de picos e vales. Explico:
      Quanto mais pessoas comprarem BTC para especular mais ele se sobrevalorizará até o ponto onde acontece uma quantidade significativa de remissão em outras moedas que começará a derrubar a cotação do BTC o que por sua vez fará com que mais pessoas tentem trocar suas moedas para minimizar o prejuízo o que causa ainda mais a queda de sua cotação. Mas o BTC ainda não chegará a valer zero, pois o prejuízo não foi tão grande o que irá alimentar de novo a especulação e fazer o BTC se sobrevalorizar novamente e com cotação até maior que a anterior, e em seguida a queda na cotação. Isso irá se repetir até o momento que o BTC ter uma cotação absurdamente alta a ponto de atrair mais pessoas, que investiram mais dinheiro e a cotação colapsar e os prejuízos serem maiores. Quando isso ocorrer acredito que o fato do BTC não ter estimulado a estimulado o aumento da oferta de bens e serviços que aceitem ele como forma de pagamento (afinal, como mensurar o valor de algo em uma moeda que tão instável e que nem é tão utilizada como dinheiro para a aquisição de bens e serviços?) o valor do BTC pode ser igual a zero pois as pessoas perderão a confiança nessa moeda e a aceitação do BTC como forma de pagamento irá desaparecer.
      Eu sou um pessimista em relação ao BTC, mas a os “otimistas” que acreditam que essa pretensa moeda continuaria existindo como novo jogo de azar digital, sem nenhuma pretensão de ser o “ouro” do futuro ou mesmo dinheiro de fato.
      Sou um libertário liberal, defendo o liberalismo, mas não sou tão ingênuo de achar que o mercado é anarquia desprovida de regras que inibem especulação com operações de câmbio nas moedas normais. A Bovespa é uma empresa privada e tem regras muito claras contra operações sem nenhuma transparência ou limitador de especulação. Nenhuma bolsa de verdade opera da forma como as bolsas digitais de BTC estão operando, pois um ambiente onde poucos ganham e muitos perdem (principalmente os pequenos e médios investidores) não é bom para a saúde financeira das bolsas, afinal, as regras seriam ditadas apenas pelos traders com muito dinheiro faturando as custas da maioria que tem menos.
      Emfim, ou o BTC passa a valer zero depois de se comportar como uma “tulipa holandesa” ou vai continuar existindo como um jogo de azar de nerds sem nenhum credibilidade no mercado financeiro.
      Tenho quase certeza que a pessoa, ou o grupo de pessoas, que criou o BTC já deve contar com uma pequena fortuna e seja bem provável que esteja usando ela para manipular a cotação do BTC para atrair mais pessoas para esse “investimento” para gerar ganhos com a sobrevalorização dessa moeda.

  44. Alexandre says:

    Há uma imensa quantidade de besteiras no texto, primeiramente o Bitcoin apesar do nome não é uma moeda propriamente dita, tem potencial para ser uma moeda, Bitcoin se trata de um commodity tal como o ouro e a prata. Quando fala em laissez-faire devo imaginar que seja favorável as intervenções dos bancos centrais que normalmente só servem para prolongar por mais tempo crises financeiras e não permitir que os amigos ricos do governo vão a falência. O Bitcoin tem sua função e é uma excelente reserva de valor, veja por exemplo o caso dos Argentinos que hoje não podem enviar seus dólares ao exterior, hoje um Bitcoin custa aproximadamente cem dólares, em tempo record o mercado de Bitcoins se recupera, um Argentino que comprou dólares hoje não os pode usar, já quem comprou Bitcoins pode sair do país e vender seus Bitcoins e vende-los como bem quiser. Apesar de toda a mentalidade estatista o Bitcoin está ai e se mostra uma excelente reserva de valor conta o despotismo do estado.

  45. André says:

    O valor do Bitcoin já está aumentando de novo.
    Rumo ao 300 dólares.

    O Bitcoin só flutua tanto porque tem poucos usuários ainda.

    Mas agora que o valor de Março está sendo alcançado novamente vai voltar à subir rápido.

  46. Eduardo Elias says:

    Se colocar a continuação do gráfico vai ver que a recuperação foi absurdamente rápida. Nesse momento está valendo $253, próximo do valor que estava quando postou o texto.

    Acho que você estudou pouco para escrever o seu texto!

  47. Ivan Filho says:

    Ei, Izzy, não vou nem contra argumentar seu belo texto -- Keynes ficaria orgulhoso. Na verdade, passei só pra dar um recado:

    O Bitcoin continua com belas flutuações… Só que em torno dos mil dólares.

  48. […] Por ser uma moeda de  ideologia mais liberalista do que de um funcionamento econômico estável, ela tem risco de elevado de crash e desvalorização. Veja mais […]

  49. Rafael says:

    Olá meu Rei!!!

    presto todo o meu respeito pelo seu texto. Exceto pela parte que chama os investidores de ignorantes. Essa é sua visão sobre o bitcoin, e eu respeito! Infelizmente tem gente que prefere um banco centralizado e um governo emitindo títulos públicos a pedindo emissão de notas desenfreadamente acarretando alta inflação ao mercado que depois é manqueada pelo própio governo para passar a sensação de tranquilidade ao mercado (cito:o estado de nossa econômia atualmente) do que uma moeda que é regulada pelo própio povo que sofre oscilações devido ao preço de sua oferta e procura. Sobre a parte que só favorece os grandes isso não é bem verdade a distribuição dos bitcoins é feita através de um processo de mineração de forma que as quantidades emitidas são fixas fornecidas por dia o que a torna deflacionária e são bem distribuídas entre seus mineradores é evidente que alguns vão ter mais quantidade da moeda mas não é assim com todas as moedas do mundo? Possuo alguma renda investida em bitcoin e tenho um sistema automatizado de compra e venda e não me arrependo por isso.Simplesmente quando acontece de comprar numa faixa de preço e em seguida a moeda sofre uma queda devido a sua volatilidade, eu aguardo até que ela retorne acima da faixa de preço que comprei para poder revende-la novamente adquirindo outros bitcoins em seguida. É um investimento a parte, como um CDI e LCI dos bancos lógico que sem o roubo dos bancos né!!! Compare quanto você consegue lucrar com bitcoins e o rendimento da poupança ou de qualquer outra aplicação bancária e sugiro que estude um pouco mais antes de chamar pessoas que você nem conhece de ignorantes, pois não há nada de ignorante nisso!

  50. […] que eu falei no primeiro grande crash de bitcoin ainda está valendo: http://hbdia.com/a-internet-e-foda/o-grande-crash-do-bitcoin/ “Quem é esse tal de Izzy […]