Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Vídeo do dia ] “Clean The fan”, clipe musical/tutorial de como limpar cooler de laptop

Postado em 22 August 2013 Escrito por Izzy Nobre 14 Comentários

Em 2008 eu meti na cabeça que tinha que limpar a tela do meu PSP. Tinha umas poeirinhas entre o plástico da tela e o LCD propriamente dito, e como obriga a lei de Murphy, essas distrações estavam desgraçadamente bem no meio da porra da tela.

Arrumei as ferramentas, botei um tutorial no meu iPod touch, e resolvi tirar fotos de tudo pra fazer um tutorial. Um total inepto desmontando um eletrônico caro e ainda cultivando pretensões de ensinar os outros a fazer isso. O QUE PODERIA DAR ERRADO?

psp2

Essencialmente, tudo. Aqui está o relato com mais fotos da merda.

Desde aquela data fatídica em que eu saí correndo desesperado pra Best Buy pra comprar outro PSP porque naquela época eu basicamente venerava o portátil como uma divindade, eu adquiri um imenso respeito por pessoas não-retardadas que conseguem desmontar aparelhos eletrônicos complexos e coloca-los de volta à sua condição operacional original sem destruir componentes vitais.

E por causa disso eu consigo apreciar este vídeo em vários níveis diferentes.

Em Clean The Fan, o Jayme Gutierrez basicamente fez um tutorial cantado que ressalta o quão absurdo é o processo de abrir um laptop pra uma tarefa de manutenção preventiva tão trivial quanto limpar o cooler do processador. Nós humanos gostamos de nos congratular por nossas realizações tecnológicas, mas isso é como se pra escovar os dentes você precisasse fazer algum tipo de cirurgia invasiva.

É sempre legal ver que às vezes a seleção natural agindo através de métodos semi-aleatórios* bola mecânicas melhores do que aquele feito por design inteligente.

Como me amarro no processo de produção criativa, fiquei me perguntando de onde veio a idéia desse vídeo. Duvido que essa letra e música tenham surgido da PRIMEIRA vez que ele precisou limpar o computador; não sei se o insight sobre essa trabalheira surreal toda e/ou a motivação de escrever uma música e filmar o processo se manifestariam assim naturalmente na primeira tentativa.

Penso que ele limpou o computador uma vez e na segunda ocasião, já manjando a merda que é, decidiu pegar a câmera fazer um vídeo sobre. Ou talvez, a inspiração bateu quando ele procurou um tutorial de como acessar o cooler e se surpreendeu com a mão de obra necessária. Aí decidiu unir o útil ao agradável e realizar a limpeza e produzir o clipe ao mesmo tempo.

Só sei que já memorizei a letra de tanto assistir o vídeo. A música é extremamente catchy, e o sotaque britânico do moleque é intrigante (até onde vi o moleque é espanhol e não mora no Reino Unido, mas também não pesquisei tanto assim). Apesar dos disclaimers do rapaz de que o vídeo não deve servir como tutorial ao pé da letra, é ao menos  comentário interessante sobre a complicação de fuçar no hardware de laptops. O vídeo pode até aparentar um tom satíricos, como se fosse uma paródia de uma situação absurdamente complicada, o o processo ilustrado no vídeo é totalmente verídico.

Muito bom. CLEAN THE FAAAAN/AS GOOD AS NEEEEEEW/BUT SPICK AND SPAAAAAAN/IS HARD TO DOOOOO 

*Eu sei que resumir seleção natural e evolução a “PROCESSO ALEATÓRIO” é uma simplificação exagerada que beira a ignorância, então faça o favor de ler o SEMI ali e não encha o saco nos comentários pelo amor do Playstation 4.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: A internet é foda

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

14 Comentários \o/

  1. Seria mais incrível se tudo voltasse a ser um notebook depois de limpar. Já fudi muitos controles de PS3 e Xbox só tentando limpar/arrumar.

  2. Marlon says:

    Pior que esse notebook da HP acumula facilmente sujeira, e a FAN é a última peça a ser desmontada, após +- 90 fucking parafusos!!!
    Muito comum esse modelo da HP parar de funcionar porque o calor queimou o chipset…

  3. BrunoHe says:

    CACETA pra limpar o fan do meu PC é só tirar um dos lados do CPU e já era. Pq no laptop a porra do fan tá lá no meio do bicho?

    Quero nem ver a dor de cabeça pra montar ele depois.

  4. Thito says:

    Já Fiz muito disso, hj em dia nao tenho mais paciencia para essa porra não… Pego ar comprimido e mando direto no cooler! foda-se!

  5. Lucky says:

    Por isso que continuo com Desktop e sempre continuarei!

  6. Blyter says:

    Os cara da assistência técnica PIRA.

  7. Vinícius Martarello says:

    que trabalheira, por isso que vou ficar com meu desktop msm hahaha

  8. Vinícius Martarello says:

    Não teve post hj :(

  9. Meu antigo Toshiba tinha um painel na traseira que dava acesso direto ao cooler. Não sei porque a HP complica tanto assim.

  10. matheusteixeira says:

    a hp realmente fode demais com isso

  11. grind_ says:

    Passei a vida toda tendo que fazer o que o camarada do video ai canta pra subir…

    E sinceramente… Esse é mais um dos motivos pelo qual uso um macbook hoje.