Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

FAQ

O que é o HBD? Quem diabos é Kid?

O HBD é a vida e obra deste que vos fala – Israel Nobre, aka Kid, aka IzzyNobre. Tenho 27 anos, sou ex-estudante de Física (UFMA) e Edificações (CEFET-MA), nasci em Fortaleza-CE, moro no Canadá desde 2003, sou um guitarrista frustrado e um grande nerd assim como você.

Não, não tente negar. Você também é um nerd, ou não teria mantido este site aberto por tempo o bastante pra se interessar pelo FAQ.

Cresci jogando SNES e jogos shareware que vinham na Revista do CD-ROM, lendo resenhas na Super Game Power (acho que era esse o nome) emprestada de amiguinhos de classe, fodendo o Pentium 133mhz do meu pai praticamente todo santo dia, enchendo o saco de gringos na Undernet, invandindo incautos usando NetBus e me achando o maior hacker do mundo, dando muito trabalho aos meus pais, indo à igreja (em que meu pai era pastor, veja você) e tentando fazer meus amiguinhos de classe rir.

O HBD é essencialmente a história da minha vida, contada e exagerada pelo protagonista, na tentativa de fazer você rir assim como meus amiguinhos da quarta série riam das minhas tentativas de chamar a atenção deles através de piadinhas e macaquices infantis aleatórias.

Sim, todas as histórias são verídicas.

Se eu conseguir fazer você rir ao menos que uma vez sequer, o esforço em manter esse blog valeu a pena.

Tá, mas essa foi a sua infância, porra. Quem é você atualmente?

Bom, eu sou hoje essencialmente o mesmo nerd de dez anos atrás. A diferença é que agora há mais preocupações e mais contas pra pagar. Moro no Canadá há quase dez anos e minha família imediata é minha mulhe e meu irmão. Ambos são frequentes personagens em meus relatos, como tu já deve ter percebido.

E quem são eles, então?

Essa é minha mulé. Ela tem 21 anos e se chama Rebecca, embora ela seja mais conhecida como Becca. Amigos íntimos e membros da família a chamam de Bebba, apelido dado pelo baterista da minha primeira banda aqui no Canadá.

É (infelizmente) fã doente de anime, e viciada em RPGs/Adventure (Zelda Twilight Princess e Fable 2 são os jogos favoritos dela). Ela é gerente de uma loja de roupas. A coitada não fala português fluente ainda, mas tenta. Estamos juntos há 5 anos e noivamos em março de 2009, durante nossa primeira viagem ao Brasil.

Esse aí é meu irmão Daniel, mais conhecido na internet como Trunks. Ou melhor, ele ERA conhecido na internet como Trunks, já que atualmente ele só usa o computador pra ver trailers/resenhas de jogos e pagar contas. O que faz me sentir 3 vezes mais nerd do que já sou, aliás.

É fã de anime também (mas que diabos?), e é muito mais gamer que eu. O meu irmão é do tipo que compra todos os jogos no dia do lançamento e os zera nos próximos dois dias, no máximo. Ele namora uma garota que, apesar de ser filha de brasileira e falar português fluente, quase nunca fala na nossa frente. Ela tem vergonha do sotaque meio agringalhado (leia-se: “engraçado”) dela :D

Mermão, tu é nerd MERMO ou vai nessa nova onda de que ser nerd é ser descolado?

braço

Antes que você pergunte: sim, são tatuagens de verdade.

De onde surgiu esse teu nick?

O primeiro nick que usei pra me identificar permanentemente foi SuperKidBR. Quando me mudei de Fortaleza pra São Luís, vi que a comunidade nerd lá usava a Undernet ao invés da (finada) BrasNET. A Undernet não permitia nicks com mais de 9 caracteres, então morfei pra Super_Kid. A maioria das pessoas acabava me chamando só de Kid, e acabou pegando.

Estive usando essa alcunha há mais de meia década. É estranho pensar num apelido virtual como parte do seu nome, mas é assim que me sinto.

Já Izzy Nobre é apenas como sou conhecido aqui. “Izzy” é o apelido carinhoso de qualquer pessoa cujo nome comece com Is. Israel, Isaac, Isabel, etc.

Escolhi esse apelido porque quando fui assistir American Pie no cinema, me surpreendi com o trailer de um filme que constava um personagem de nome Israel (o filme era The Million Dollar Hotel, e não assista – é uma merda e o tal Israel morre logo no começo).

Nunca tive um xará nas telonas então fiquei com aquilo na cabeça por anos até me ver morando num país em que é quase convenção oficial abreviar nomes. Minha mulher é Becca (Rebecca), meu irmão é Dan (Daniel), a namorada dele é Steph (de Stephanie), uma amiga chamada Barbara é conhecida como Barb, e nessa eu virei Izzy.

Como faço pra imigrar pro Canadá?

Pesquise sobre o assunto no Google, e consulte um advogado de imigração. Se você não tem o mínimo necessário de iniciativa própria pra procurar material sobre o assunto por si mesmo, o que te faz achar que imigração é uma boa idéia? Ouça meu conselho – mudar de país não é uma boa idéia pro tipo de gente que precisa de tudo mastigadinho.

Kid, trabalho na área X, como anda o mercado de trabalho aí no Canadá?

Novamente – essa é uma dúvida que um pouco de determinação e acesso à internet poderia resolver. Obviamente você tem acesso à web; se te falta determinação, fique aí no Brasil mesmo.

Uma simples busca por “jobs Canada” exibe literalmente MILHÕES de resultados. Boa parte deles são sites em que empregadores anunciam vagas disponíveis; basta dar uma breve pesquisada pra ter uma boa idéia da demana de certas indústrias.

Em outras palavras, faça o que qualquer imigrante precisa fazer – se vire.

O que tu faz da vida, moleque?

Sou balconista de uma sex shop. Sério. E estou escrevendo um livro sobre isso.

Além do trabalho “de verdade”, também escrevo uma coluna semanal sobre gaming no TecnoBlog. Vivo ocupado, mas dinheiro no bolso faz bem à saúde.

E os estudos, seu vagabundo?

Como mencionei antes, eu cursava Bacharelado em Física na Federal do Maranhão, e Edificações no CEFET. Larguei ambos pra imigrar pro Canadá e, após apenas SEIS anos, finalmente retomo as atividades estudantis. Estou matriculado no curso de Legal Assistant. Em outras palavras, em um ano terei um certificado de Paralegal, o que me permitirá ingressar no mercado jurídico. Planejo entrar na Law School depois disso.

Ou talvez eu largue isso tudo e faça faculdade de Cinema. Tou falando sério, não é piadinha não.

Por que você não atualiza mais diariamente como a anos atrás?

Porque, diferente de anos atrás, agora eu trabalho em tempo integral e divido uma casa com a minha mulher, que tende a se emputecer se eu passo muito tempo na frente do computador – isso pra não mencionar a faculdade, que rouba meu tempo também.

Não que isso me impeça de passar boa parte do meu tempo livre na internet, mas é uma boa desculpa, diz aí.

Cadê as resenhas de jogos escrotos de SNES? Por que você nunca mais fez uma?

Aquelas resenhas davam muito trabalho. Tirar mil screenshots, redimensionar, enviar tudo pra um servidor, isso sem falar em ter que jogar aquelas aberrações. Eu QUERO resenhar alguns jogos, só não posso prometer frequência nas resenhas.

Kid, me fale um pouco sobre morar no Canadá!

Quase todo dia eu sou recebido no MSN por algum internauta aleatório que leu dois posts no HBD, concluiu que eu moro no Canadá e vem me encher o saco fazendo aquelas velhas perguntas “foi difícil se adaptar?”, “é difícil conseguir emprego?”, e “os canadenses são preconceituosos?”. Por via de regra eu odeio essas perguntas, porque elas são retardadas e de resposta óbvia. Adaptação depende de você, a dificuldade de arrumar emprego depende de coisas que eu não conheço sobre você (como sua área de atuação e seu domínio da língua inglesa) e assim como há canadenses gente boa, há também canadenses preconceituosos. Depende do sujeito.

Não dá pra responder nenhuma dessas perguntas, porque elas envolvem variáveis que eu não teria como adivinhar. Portanto, não venha me encher o saco com elas.

Eu não me importo em explicar pros newbies alguns detalhes sobre a vida no Canadá. Acontece que essas perguntinhas clichês retardadas me irritam, porque eu sou obrigado a ouvi-las incessantemente. Faça uma pergunta inteligente ao menos.

Use isso como regrinha básica – se sua pergunta sobre o Canadá pode ser facilmente elucidade com uma rápida pesquisa no Google, não me encha o saco com ela.

Como você foi parar aí?

Em 2003 meu pai foi transferido pra cá, junto com a família toda. Em 2006 o processo de imigração finalmente se completou, o que nos permitiu arrumar emprego e estudar. No ano seguinte, eu e meu irmão saímos de casa.

E o tal Flickr? Que porra é essa?

Flickr é uma espécie de fotolog. A internet móvel no celular faz a diferença – eu posso tirar uma foto e jogá-la ali do lado imediatamente, sem precisar esperar chegar em casa e transferir a imagem pro PC. Novamente, é super inútil. Mas alguns leitores gostam de acompanhar minhas “aventuras” no Canadá, e eu acho esse tipo de interação em tempo real bem bacana.

Mas que interessante! Que celular você tem?

iphone 4

iPhone 4 32gb.

Que instrumentos você usa pra produzir e editar o HBDtv?

O vídeo é filmado com uma Cybershot w80. Edito o programa inteiro no Sony Vegas 6.0. Aprendi o que precisava pro programa em questão de dias, não é muito complicado não.

Faço o HBDtv com o iPhone e o Sony Movie Studio HD agora.

E o HBDcast?

Skype pra conversar com os participantes, Pamela (um programa de gravação que você pode encontrar no próprio Skype, clicando em Tools -> Do More) e o Audacity pra editar a parada toda. Não gravamos com frequência por causa da diferença de agendas e fusos :(

Você está aí há tantos anos, mas quão bom é o seu inglês?

Me diga você.

Mas ONDE no Canadá você mora, amigo Kid?

A cidade se chama Calgary.

O que diabo é ersoft?

AIRsoft, rapaz! Então, airsoft é um esporte similar a paintball. A diferença principal é que ao invés de balinhas de tinta, atiramos bolinhas plásticas de 6mm. A segunda diferença é que enquanto uma arma de paintball é assim:

…uma arma airsoft é assim:

Em outras palavras, airsoft é imensamente mais legal que paintball :D

As armas atiram bbs, que são balinhas de plástico de 6mm de diâmetro. A velocidade média dos projéteis é entre 400 e 450 pés por segundo, ou seja, hematomas são geralmente o resultado comum de uma partida de airsoft. Tais partidas se chamam “wargames”, a propósito. Pra uma listinha do meu arsenal, clique aqui.

O que era a Semeadores da Discórdia?

A Semeadores da Discórdia era uma comunidade que abri nos primórdios do orkut, lá pelos meios de 2004. A premissa era simples – entre numa comunidade de cunho sério e, usando apenas argumentos (mesmo que falaciosos), tente levar a galera da comunidade à fúria. Não vale apelar pra ataques pessoais – a idéia da experiência era levar alguém de 0 a 100 na escala de ódio irracional apenas por não conseguir convencer alguém na internet ao seu ponto de vista.

O problema é que a Semeadores, que começou na intenção de satirizar gente que leva a internet a sério demais, passou a se levar muito a sério. Disputas internas por “superioridade” começaram a pipocar diariamente, e a galera começou a apelar pro uso de perfis falsos pra poder apenas xingar os alvos das discórdias com impunidade.

Decepcionado com o rumo que a comunidade tomou, deletei-a.

Que história é essa que você apareceu na MTV?

Foi o seguinte – alguém da alta cúpula criativa do programa Portal MTV viu o HBDtv #11, e se interessaram em passar um pequeno trecho do meu programinha no ar. Como você poderia imaginar, minha reação quando vi minha cara aparecendo com o logo da MTV no cantinho foi a mais animada possível.

E os gadgets, rapaz? Me fale sobre gadgets!

Pois não. Aí estão uns curtíssimos reviews dos meus gadgets.

PS3, Wii, Xbox 360

O Xbox360 tem um excelente multiplayer online, o Wii tem joguinhos com gameplay peculiares e é boa pedida pra jogar com os amigos, e o PS3 tem franquias exclusivas como God of War e Metal Gear Solid.

A melhor opção, na minha opinião de merda, é viver no melhor dos três mundos.

iphone 4

iPhone 4 32gb

Prós: Design bem bacana, tela simplesmente foda graças à tecnologia Retina Display, EXCELENTE navegador portátil, GPS integrado ao Google Maps, AppStore repleta de jogos e aplicativos legais.

Contras: Você será obrigado a usar o iTunes. E vídeos em formato mp4.

Recomendado: Sim, se você tiver acesso a um bom plano de dados. Como plataforma de acesso móvel à internet o iPhone é provavelmente o melhor celular que existe atualmente. De resto, ele é mais ou menos.


ipad

iPad 32gb wifi

Prós: a tela é excelente pra ver filmes, por causa do tamanho. E é também o melhor gadget existente no planeta, até presente momento, pra ler quadrinhos.

Contras: Ele é um pouquinho pesado, o que torna o uso com apenas uma mão um tanto cansativo.

PSP “fat” FW 3.71 M33-4 com memory stick de 4gb

[ Update ]

PSP Slim FW 3.90 M33 com memory stick de 8gb

Quebrei o meu PSP no dia 2 de agosto de 2008. Como eu já tava com vontade de comprar um PSP Slim há meses, usei isso como desculpa. Então corri e comprei-o no mesmo dia.

Prós: Tela generosa, emulação perfeita de praticamente qualquer console antigo que você amou durante sua infância (Atari 2600, NES, SNES, Master System, Mega Drive, PS1), wifi, browser nativo, interatividade com um PS3 caso você tenha um.

Contras: Você precisa destravar o aparelho pra liberar o potencial dele (mais precisamente, emulação, aplicativos homebrew, pirataria). Isso é feito com um mod chamado “bateria de Pandora”, ou “Pandora Battery. Google é seu amigo.

Recomendado? Sim, mas APENAS se você puder desbloquea-lo.

Resenha completa do PSP aqui!

DS Lite com M3 Simply e MicroSD de 2gb

Prós: Tela de toque que promove jogabilidade revolucionária, wifi pra jogatina online gratuita

Contras: Os gráficos de baixa resolução decepcionarão a maioria dos gamers.

Recomendado? Sim, se você é o tipo de gamer que preza inovação acima de visuais.

Resenha completa do DS aqui!

Com tantos tech toys diferentes, qual devo comprar…?

Acho que de todas as perguntas aqui do FAQ, essa é a que mais me fazem. E geralmente no formato “compro um PSP ou um Xbox 360? Um iPhone ou um iPad?”

Eu sempre tentava explicar que às vezes a pergunta não faz sentido, porque um tablet e um celular são aparelhos diferentes com usos diferentes. Você precisa de um celular ou de um tablet? A única pessoa que conhece o suficiente sobre seus hábitos e necessidades pra te responder essa pergunta… é você mesmo!

Entretanto, pra ajudar a galera a ter uma boa idéia sobre os usos e possibilidades de cada aparelho, fiz este vídeo:

Pronto. Se surgir mais perguntas, atualizarei isso aqui.