Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ NOVIDADE ] Estou agora produzindo conteúdo em inglês!

Postado em 23 April 2014 Escrito por Izzy Nobre 5 Comentários

\o/

Após anos sendo incentivado pela esposa, minha família, meus amigos e etc, eu resolvi dar o braço a torcer e começar a fazer conteúdo em inglês.

Isso é tanto pro meu pequeno círculo social aqui (que há tanto tempo depende de tradutores online toscos pra entender o que eu tanto falo que atrai atenção de tantos de vocês aí embaixo), tanto pra tentar investir no público gringo. O feliz efeito colateral é que vocês que viviam me pedindo vídeos em inglês agora os terão, sem que precisemos pra isso marginalizar a galera que assiste meu canal mas que só fala português.

Não é de hoje que eu conclui que a melhor maneira de expandir o meu trabalho é apostar no público norte-americano. Aliás, não apenas norte-americano — com português, eu basicamente falo apenas com brasileiros e alguns poucos portugueses que me lêem/assistem. Já com inglês, eu me torno acessível pelo mundo INTEIRO essencialmente. É um prospecto interessante.

E estando aqui há 11 anos e falando inglês fluente, chega a ser um desperdício que eu nunca tenha investido neste espaço.

O que eu não tinha contemplado é que construir um público do ZERO vai ser extremamente desafiador. Até o fechamento desse post, minha nova conta gringa no Twitter estava com uns míseros 1300 followers, sendo que apenas uns 10 desses são gringos. O resto são seguidores meus que querem praticar o inglês e tal.

Mas até que é legal, de certa forma. Está sendo interessante voltar a ser “não-famoso”, tentando atrair atenção de estranhos com o que eu produzo sem um nome grande que ajude a chamar atenção. Isso me lembra o comecinho do HBD, lá em 2002, quando eu fazia as coisas mais pra mim mesmo e tinha que correr pro mIRC pra implorar que meus poucos amigos acessassem o site e deixassem comentários — e de fato, já rolou um revival dessa antiga prática de divulgação aqui entre meu círculo social canadense.

Felizmente, eu terei alguma ajuda em construir uma presença virtual fora do Brasil: vocês!

Graças às redes sociais e às hashtags, os meus fiéis inscritos que quiserem dar uma força com joinhas nos meus vídeos em inglês estarão (caso tenham configurado seus Twitters pra isso) postando o link do vídeo junto com a hashtag da minha cidade — caso ela apareça no título. Assim, a galera de Calgary que procura material relevante à cidade (usando a hashtag #yyc, que é o código do nosso aeroporto aqui) acabará vendo minha cara gorda falando de nerdices e questões sociais e as outras merdas que eu abordo nesses vídeos aí. E o público aqui mais próximo, calgaryense, é o primeiro com quem quero experimentar!

Legal é que se esse negócio der certo e eu alcançar um pequeno número de inscritos gringos, você vai poder dizer que curtia meus vídeos “antes deles serem mainstream na gringa” e tal!

Ah, e eu inaugurei meu canal com este vídeo:

Se você der um joinha nesse vídeo, como expliquei, você estará tuitando o vlog com a hashtag da minha cidade (já que ela está no título do vídeo), que ajuda BRUTALMENTE nesse começo de carreira vlogger internacional. Ajuda muito MEEEEEESMO, então contarei com a ajuda de vocês nesse novo projeto.

Por enquanto, por ter um escopo e público bem menores, os vídeos nesse canal serão bem esporádicos, provavelmente semanais. Se você quer praticar seu inglês, seja bem vindo! No entanto, peço que mantenham os comentários lá em inglês. Afinal de conta, esse material é pra outro público — assim como eu não queria marginalizar os que não falam inglês postando vídeos em inglês no meu canal principal (que era o plano original), tentem manter um ambiente interessante lá pros poucos falantes de inglês que forem pingando por lá.

Ou talvez não tão poucos assim. Vocês nunca negaram ajuda quando precisei.

Então é isso. Agora atendemos com duas línguas, rapaz!

(Nem preciso mencionar, mas só pra não desesperar os mais afobados entre vocês: as atividades em português continuarão como sempre)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Avisos Gerais

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

5 Comentários \o/

  1. clovis says:

    ei izzy, oque vc acha desse assunto pro proximo que diabo é isso?

    http://en.wikipedia.org/wiki/UVB-76

    não sei se vc ja ouviu falar dessa estação de radio nem li tudo. mas achei interresante

  2. RauL says:

    Do you like sea food dishes?

  3. Izzy, fala ai cara, tudo certo?

    Fiquei pensando e acho que você poderia fazer uma “série” no seu novo canal em que você contansse os seus textos mais famosos aqui do hbdia em inglês pra galera gringa poder rir também das suas histórias.
    Outra ideia legal seria se no futuro (com mais acesso gringos, hehe)você fizesse o hbdia em duas línguas, assim ao entrar no site a pessoa escolheria qual língua acessar (inglês ou português) e pudesse ler os mesmos posts em inglês e português. Seria uma ótima forma de conectar seus leitores e também de fazer o pessoal norte-americano entender e saber mais coisas sobre a cultura e o que acontece no Brasil; assim como nós brasileiros saberíamos mais das cosias que acontecem ai em Calgary e no Canadá em geral. Um abraço.

  4. […] breve disclaimer: originalmente eu queria filmar em português e também em inglês, pro meu novo canal gringo. Só que durante o planejamento da coisa, ficou óbvio que cobrir um evento imenso desses sozinho, […]