Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Pronto, agora tem layout mobile nessa merda!

Postado em 10 August 2013 Escrito por Izzy Nobre 45 Comentários

Pra alguém que mantem um site há mais de 10 anos, é bastante impressionante o quão pouco eu entendo desse mundo. É quase um talento ao inverso; como se eu tivesse me esforçado ativamente eu aprender o mínimo possível em relação a HTML, diagramação, web design e tudo o mais. Sei fazer itálico, negrito, e só.

Por causa disso, uma vez que meu site pelo menos carregue normalmente num navegador, eu me dou muito por satisfeito e paro de mexer no negócio. Evito sequer navegar no painel de controle fora das áreas seguras (ou seja, a área de criação de post).

Eu já fui capaz de, através de completa inépcia, destruir meu próprio site inúmeras vezes executando tarefas totalmente triviais como mudar uma imagem no layout ou instalar um plugin. Aliás, eu já consegui estragar meu layout ATUALIZANDO um plugin, veja você.

Por causa desse trauma, muitas recomendações dos leitores passam em branco. Não é por desmerecer o input designerístico de vocês — tendo em vista que até o Lucas Radaelli, que é cego, seria capaz de elaborar um layout melhor do que eu seria capaz. É por simples medo de mexer no que está quieto e FODER o HBD pela milésima vez.

Uma das coisas que vocês me pediam há muito tempo era um layout mobile. Tive uma experiência ruim com o WP Touch há alguns anos (elementos do layout desktop se mesclaram com o Mobile, graças à minha já mencionada inabilidade, e ficou uma cagada quântica) e preferi voltar à minha política de não mexer no que está quieto.

Mas vocês continuaram pedindo, e o Analytics indica que mais de 20% de vocês lêem o site pelo celular, então criei coragem. Se você acessou o HBD hoje no seu celular, o que você viu foi isso aqui:

Photo 2013-08-10 11 18 01 AM

Meu perfeccionismo debilitante me impede de passar mais de 10 segundos sem trocar a cor do título do site; me parece que NADA vai bem com esse azul calcinha do HBD. Se você tiver uma recomendação, solta a idéia aí — se puder sugerir uma cor já colando o código hexadecimal pra ajudar este pobre retardado, melhor ainda!

Agora, confirmem uma suspeita que eu tenho: o aparentemente baixo número de 20% de visitas via celulares é justamente por causa da falta dum layout smartphone-friendly? Quantos de vocês realmente queriam muito essa porra? Vai que na real era só a típica minoria que fala mais alto…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Avisos Gerais

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

45 Comentários \o/

  1. Saulo says:

    Cara, acho que se você deixar o título do site mobile branco(#ffffff) vai ficar melhor.

  2. Gustavo Nogueira says:

    O layout ficou ralado aqui no meu Xperia P =(

  3. AndreR says:

    até que enfim hein.

  4. Vinícius Martarello says:

    Opa, agr posso visitar o hbd de qlqr lugar, vlw kid

  5. silvio says:

    Eu só não acessava pelo smartphone pq não era vantajoso… ficava esquisito. Agora vale a pena. Com certeza essa porcentagem vai aumentar. Turn your blog smartphone friendly: profit.

  6. theoruffy says:

    Estou nesse momento lendo esse texto através só celular. Pra prestigiar o esforço. Bem melhor o layout mobile!

  7. Mariana Faria says:

    Também tenho uma habilidade negativa no quesito design e combinação de cores. Cansada de não conseguir combinar minhas roupas e maquiagens, descobri algo que mudou minha vida e agora compartilho com você: http://www.colorexplorer.com/colormatch.aspx
    De nada 😉
    (Adoro o blog, e acho que nunca tinha comentado antes aqui…)

  8. MH says:

    Muito bom. Eu geralmente não lia hbdia pelo celular por que era meio tenso mesmo de ficar rolando barra pra lá e pra cá, quem sabe agora eu me distraia e perca o ônibus ou seja assaltado por que só peguei o cel pra olhar as que horas da noite eram, e me entreti. ahuahuahauhauhauha

  9. Arthur Bárbaro says:

    Quando estou no celular, geralmente só marco pra ler depois. Não foi a falta de layout que me fez não ler no celular, foi só costume de ler texto no computador mesmo.

    Por outro lado, talvez eu já deixe de ler no celular por achar incômodo em geral, e talvez um layout agradável melhore isso.

    Aguardemos pelos comentários do pessoal com iPad. …E pelas estatísticas também.

  10. De bem com a vida says:

    Boa muleque!

  11. Pedro Henrique says:

    Parabéns izzy! Ficou muito bom o layout para smartphones!

  12. Augusto B. says:

    Cara, eu gostei bastante, geralmente lia o hbd no meu tablet e nao via problema, mas agora ta bem melhor de ler e navegar. Bom trabalho Izzy.

  13. Rafael Nicodemos says:

    Antes de ter o layout mobile eu lia pelo celular, mas com um pouco de receio por ter que ficar ajustando várias vezes a tela do celular pra ler. Agora que tem layout mobile, pode ter certeza que eu vou acessar com muito mais frequência.

  14. Vitor says:

    No meu iPad mini não tem. Acredito no Retina também não vá ter também.

  15. Marcelo Omini says:

    Eu prefiro ler no celular, obrigado pelo empenho.

  16. BrunoHe says:

    Então Izzy, vi aqui no meu Galaxy Ace e ficou mto fera, dá pra ler perfeitinho, agora quando tiver na rua mexendo no tuiter e ver q tu atualizou o HBD, posso vir aqui de boa ler.

    Não q eu ligasse antes, pois faço a maioria das coisas pelo desktop, mas é bom saber q agora tem a opção.

  17. lolerson says:

    Tendo a opção de acessar a versão Desktop, tudo bem. Porque eu odeio versões mobile.

  18. Cicero Thiago says:

    Eu gostei da mudança. Tava precisando mesmo.

  19. Otacilio says:

    Ficou muito boa a interface pra mobile. Não usava em mobile porque não dava pra ler direito. Agora começar a usar.

    O que são esses números que aparecem nos posts?

  20. Carlos Fernandes says:

    Usa #444444, Kid: http://i.imgur.com/BQJYEWQ.png

  21. Isabella says:

    Aee izzy, to comentando do celular e achei o layout muito bom! Parabéns pela iniciativa (e pela coragem hahaha)

  22. solange says:

    Só falta um APP pra IOS

  23. Ermeson says:

    Izzy, vc deveria investir no Design Responsivo. Ele vai se adaptar independente de dispositivo. Essa versão mobile q vc fez não ficou essa brastemp toda, ele falha em algumas resoluções.

  24. Renato Martins says:

    Ficou de boas aqui no meu Motorola Razr, vi que já mudasse a cor pra vermelho e já confesso que não ficou mt melhor (mas como não vou ajudar tb não irei reclamar xD).

    PS: Não abria no celular pelo layout (ou falta de), agora passarei a acessar por ele tb

  25. Vitor Capretz says:

    Sim Izzy, esses 20% provavelmente são porque não tinha um layout mobile, muitas vezes eu entrava no hbd pelo iPhone e só de ter que ficar redimensionando a pagina e puxando pra lá e pra cá eu me cansava, e como estou mais tempo com o celular era lá que eu ia ler, sem layout mobile não dava ai parei

  26. Deblyn Prado says:

    BOA IZZY!!!!!!!! Agora sim!!!!

    É infinitamente melhor acessar o celular com layout pensado no mobile!!!

    O número de acessos pelo telefone deve aumentar a partir de agora no teu analytics aí

  27. Fernando says:

    Eu sempre acesso seu site via celular. Eu não estou louco, lembro que há uns meses quando eu acessava no meu celular, havia um layout meio escroto pra dispositivos móveis, que depois sumiu e eu continuei acessando, e encontrando o mesmo layout da web. De qualquer forma, agora ficou bem melhor 🙂

  28. Danilo says:

    “Sei fazer itálico, negrito, e só.” hahaha

    “Kid viado, vai morrer com tanta formatação errada no cu” (CCCC)

  29. Lud :)) says:

    Ebaaa, agora posso acompanhar o HBDia pelo celular com melhor qualidade :3 estava tenso ter que aproximar a tela e ficar mexendo o tempo todo pra ler, com certeza acessarei mais, jaté á coloquei o atalho pro blog na tela principal do meu celular, adorei

  30. Maria says:

    Essa versão ficou muito boa, bem, eu só leio o hbdia do celular, então foi ótimo pra mim.

  31. Leandro says:

    Mesmo com tela grande (5.5 do note 2) ,era desconfortável ler, e fazer comentários. Eu sempre deixava pra comentar no desktop e por vezes, esquecia.

  32. Flávio says:

    Agora sim! Sempre usei o HBDIA no celular, agora vai ficar foda. Thanks Izzy.

  33. victor says:

    ficou muito bom izzy

  34. Marcello Corrêa says:

    Alguns posts não estão carregando na versão mobile. Ironicamente, esse aviso é um desses. A página inicial abre no mobile, mas quando clico no post abre a versão desktop. Alguém mais com esse problema?

    Mas de resto, apoiada a iniciativa. Outros posts abrem no mobile normalmente. Vou acessar muito mais, com certeza!

  35. Marcello Corrêa says:

    Sobre o comentário anterior, pode desconsiderar. Depois que enviei o comentário, abriu o mobile aqui.

  36. Opa Izzy,
    Eu leio no PC pelo site normal, já no celular eu uso um leitor de feeds que deixa somente o texto já formatado na largura da tela, então para mim não faz diferença. Apesar de que será melhor pra comentar quando necessário 🙂
    Ah, apoio o carinha acima, coloca a cor #444 no título que fica melhor do que vermelho, e sem a sombra.

  37. Júlio says:

    Ué, no IE do meu Windows Phone abriu o site normal, acho que o hbd ainda não detecta ele como navegador mobile, tem o link direto pra versão mobile do site? Aí já salvo nos favoritos.

    Sucesso Izzy!

  38. Leonardo Mota says:

    Ai que delícia cara,agora eu posso ler HBD no celular confortávelmente na minha cama!Valeu Kid!:D

  39. André says:

    Tira os shadows ou diminui o radius deles

  40. Cristhian Suematsu says:

    O maior incômodo do site desktop na tela do celular é a dificuldade de ler o texto, já que a coluna de post é muito larga mesmo para o modo paisagem, e o site não foi projetado com design responsivo. O layout mobile resolveu esse problema parcialmente -- alguns visitantes relataram que o layout quebra em seus aparelhos.

    E Izzy, dica de HID: é mais agradável e menos cansativo ler um texto de várias linhas curtas, do que um com poucas linhas extensas. Simplificando, você poderia usar uma fonte maior para os posts pelo menos, se não se atrever a alterar as proporções sexy do layout desktop atual.

    Dica de dev: sempre faça um backup antes de qualquer alteração.

  41. Thiago Buccos says:

    Ficou perfeito no iPhone e iPad, não mudaria nada. Está excelente mesmo. Obrigado Izzy =)