Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Uma genial análise da música de Super Mario World

Postado em 25 November 2011 Escrito por Izzy Nobre 3 Comentários

Não deve ser surpresa pra ninguém que eu sou um fã absoluto de Super Mario World. Eu joguei SMW de forma quase initerrupta quando era moleque, e aliás jogo até hoje ainda. Minha veneração pelo personagem praticamente define minha online persona: meu avatar em tudo quanto é rede social é uma foto de um Mario Zumbi, por exemplo:

It's me, Izzy!

Não, o avatar não mostra o Mario de olhos fechados como eu vejo muitos dos meus followers sugerindo. É um Mario zumbi mesmo, com os olhos amarelos. Essa imagem, já clássica entre meus seguidores (vocês precisam ver o chilique quando eu mudo de avatar, mesmo temporariamente), é um pedacinho desta outra imagem aqui, que eu achei na internet em 2005:

O primeiro lugar em que usei essa imagem foi o fórum SomethingAwful, um dos melhores hubs de conteúdo da internet (boa parte dos memes internéticos famosos nasceram lá no SA, como os lolcats e os Chuck Norris Facts) mas que eu meio que parei de acessar porque me enchi de fóruns.

A imagem é invertida porque como avatares em fóruns ficam do lado esquerdo da sua mensagem, eu pensei que seria mais legal se o Mario estivesse olhando pro meu post — meio como se as minhas mensagens fossem um balão de fala do Mario zumbificado.

Veja como eu manjo de design. Sim, vou chamar isso de “design”.

Além do Mario como avatar perene, vocês devem saber que eu tenho um pequeno santuário dedicado ao mascote da Nintendo (e, por extensão, à própria Big N):

Quando eu era moleque, minha avó — católica convicta — tinha em seu quarto um santuário também: uma igrejinha em miniatura, habitado por uma miríade de estatuetas de santos, onde ela pendurava seu rosário.

Eu ADORAVA brincar com meus Comandos em Ação na tal igrejinha, uma atitude que hoje eu imagino que devia horrorizar a mulher, mas ela permitia mesmo assim. Os benefícios de ser neto primogênito, imagino. É curioso eu hoje ter meu próprio santuário, e também inspirado por uma devoção praticamente religiosa.

Então, a música de Super Mario World! Eu vi hoje na web este vídeo, que foi um trabalho de alunos de cinema da UFPE. Os caras fizeram uma incrível post-mortem da trilha sonora do icônico game, olhaí:

Um dos detalhes que achei mais incríveis é a constatação, aos 7:30 do vídeo, que as batucadinhas da música-tema só começam quando o Mario pula no Yoshi.

Logo de cara eu achei que era um erro na análise; deveria ser uma coincidência. Liguei meu Dingoo aqui, carreguei o Super Mario World e pra minha total estupefação, as batucadas de fato só começam quando você monta no Yoshi. E param quando você desce dele.

Achei isso inacreditável. Eu joguei esse game mais do que qualquer outro quando era moleque, e impressionantemente nunca havia notado isso.

A propósito, vale ressaltar que o episódio de hoje do 99Vidas é sobre Super Mario World. Corre lá!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

3 Comentários \o/

  1. D@nil.B says:

    Esse vídeo é um impecável trabalho acadêmico, fico até lisonjeado por ser uma produção brasileira.

    Obrigado pela indicação, Izzy! ;D

  2. Ygor Nunes says:

    Eu já havia notado essas batucadinhas quando o mário sobe no yoshi mas nunca percebi que a trilha principal aparecia em cada estágio

  3. Vinícius says:

    Mario world é legendário até na trilha sonora!