Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

O asqueroso porém incrível mundo das lombrigas

Postado em 17 February 2015 Escrito por Izzy Nobre 37 Comentários
lombrigas

A minha consideração com vocês é tanta que eu me dei ao trabalho de Paintizar essa imagem em vez de pôr aqui uma foto de uma lombriga real

Eu não sei se ainda rola isso, mas quando eu era pivete sempre tinha um capítulo no livro de ciências sobre o ciclo de vida de parasitas. Inevitavelmente tinha uma ilustração que explicava a perpetuação dos vermes no interior do Brasil: um capiau infectado cagava no mato bem do lado da lagoa onde pega água, ou perto de um poço. Os ovos dos parasitas em suas fezes iam correndo pra água, que então era bebida ou usada pra regar plantinhas, e começava tudo de novo.

Eu nunca entendi porque vermes eram um problema tão grave no Brasil. Se essa imagem era suficiente pra que até eu, um moleque de 10 ou 11 anos, entendesse que devemos cagar um pouco mais longe dos locais onde bebemos água, qual seria a dificuldade de tirar umas xerox daquela página e entregar na roça? “Seu José, eu entendo que aquele seu lugar de cagar é uma espécie de tradição familiar de várias gerações, mas se o senhor cagar uns 100 metros à esquerda a gente resolve esse problema” Bastava uma propaganda de 15 segundos no comercial da novela e levaríamos as lombrigas à extinção.

Como faziam uns 20 anos desde a última vez que li sobre as lombrigas naqueles livros lá, resolvi dar um pulinho na Wikipédia para bater um papo com essas velhas das aulas de biologia.

Uma parada que eu não sabia é que as lombrigas só infectam humanos. De toda a fauna terrestres, nós somos o único hospedeiro pra elas. Nascemos um para o outro.

Outro negócio que eu também não sabia é que as lombrigas não ficam apenas no intestino como as ilustrações dos meus livros explicavam. Imagino que os autores estavam nos salvando do real horror das lombrigas. Na real, esses parasitas passeiam por todo o seu corpo — ao chegar no intestino, eles vão de carona na corrente sanguínea até chegar ao seu fígado. Dão um rolê por lá, e aí sobem pro teu coração (mano, pare por um instante e calcule o absoluto terror de ter uma lombriga NO SEU CORAÇÃO).

Do coração, as lombrigas vão de mala e cuia pro teu pulmão, que é meio que a casa de praia delas. As lombrigas ficam de boa lá por um tempo, relaxando e roubando um pouquinho do seu oxigênio. Quando ficam muito grandes, é a hora de retornar pra casa — as tripas.

A comitiva de lombrigas (humanos infectados geralmente tem entre 5 ou 6) sobre pra faringe, que é perigosamente e nojentamente perto da sua boca. Dão uma meia volta na altura no esôfago, e prosseguem em direção ao intestino.

lombriguinhas

Fig. 1: Seu intestino

Eis um dos muitos problemas em ter seres vivos habitando o seu corpo. Algumas lombrigas às vezes erram o caminho e saem pela boca do vivente.

Imagina você de boa no colégio, ou na balada, e de repente, não mais que de repente, uma lombriguinha bota a cabeça pra fora da sua boca. E você, conversando enquanto isso acontece, acidentamente morde a cabeça da lombriga.

Isso se você tem sorte. Essas lombrigas errantes pode se entalar nos seus brônquios e causar morte por asfixia.

Que mundo é esse em que vivemos, mano.

A parte mais assustadora é o fato de que um quinto da humanidade está infectado por lombrigas — ou seja, se você tem uma família de 5 membros, aquela coceirinha que você sentiu na garganta hoje pode muito bem ser uma lombriga perdida. A incidência é alta no Brasil porque, de acordo com a Wikipédia,

Caralho! Quando vocês falaram que o Brasil piorou com a Dilma eu não levei a sério! Nossas crianças estão comendo TERRA agora?!

Poisé. A propósito, se você quiser ter mais pesadelos, fique sabendo que nesse translado as lombrigas às vezes se perdem HARDCOREMENTE e vão parar sabe onde?

No seu olhinho.

olho

Pelo amor de deus

O que estou tentando dizer aqui é que existe uma chance razoável que você tem um pequeno time de lombrigas fazendo uma maratona dentro da suas cavidades.

No meu próximo post, explicarei o curioso fenômeno brasileiro das aranhas marrons fazendo “ninhos” dentro de colchões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: ciência

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 32 anos, também sou conhecido como "Kid", e moro no Canadá há 13 anos. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas, e sobre notícias bizarras n'O MELHOR PODCAST DO BRASIL. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

37 Comentários \o/

  1. Ainda bem que já almocei. o.O

  2. Carlos says:

    > O *ASQUEROSO* porém incrível (…)
    > *ASCARIDÍASE*

    Kid, eu vi o que você fez aqui.

  3. Lucas Medeiros says:

    Se virem aí com as estatísticas porque eu não tenho lombrigas vivendo dentro de mim. Eu tomo aqueles remédios mastigáveis constantemente.
    Aliás, que mal faria pro meio ambiente se esses bichos fossem extintos? Haveria algum tipo de desequilíbrio catastrófico que resultaria na destruição completa do planeta, ou dá pra assassinar todas as lombrigas de boa?

  4. Rodrigo says:

    Bom… Eu não gostaria de comer mais nada essa semana mesmo… não procurem pelo vídeo galerinha… Não precisávamos disto Izzy… Um texto sobre android ou ios estaria de bom tamanho…
    Você não faz idéia da sensação horrorosa que estou sentindo depois de ler isso.

  5. Leandro says:

    Preciso saber urgentemente um nome de teste de detecção de lombrigas.

    • DoAssogue says:

      Facílimo, coloque um copo com leite em sua frente junto com um pedaço de doce (qualquer doce), se você estiver infectado as lombrigas sairão pela sua boca!
      De nada!

    • Regina So says:

      Não se preocupe, faça um bostograma ( exames de fezes) ou pode ser um exame de sangue. Se fizer o de fezes aparecerá o verme. Se fizer o de sangue e os eosinófilos em valores altos pode ser algum tipo de verminose.

  6. Felipe Sturn says:

    Algum especialista em biologia poderia fazer um comentário com alguma praga que só da no canada pra assustar o Izzy e assim ficarmos quites… que porra é essa de aranha no colchão seu filho de uma quenga. Quer me fuder me beija porra USHAUSHUASH

    • Lucas Medeiros says:

      Acho que o risco de encontrar um urso bestial e com fome de tripas no quintal de casa já é motivo suficiente pra ficar assustado ;D

    • Regina So says:

      Mim biologa, mim responde. Que eu saiba no Canadá aparecem muuutios pernilongos e moscas nos periodos de primavera e verão, porém é comum nas áreas rurais e de florestas, não sei dizer quanto a áreas urbanas. Já ursos bestiais, que eu soube, os ataques têm ocorrido no Alasca e Russia ( ta loooonge).
      Ps. não vou estragar a surpresa da aranha, mas dou uma dica: abane e bata antes de usar.

      • Vinicius says:

        “abane e bata antes de usar”
        Ótimo, como se já não bastasse meu terror de imaginar uma BARATA, uma simples barata, no meu quarto enquanto eu durmo, você me vem com essa.
        Caralho. Merda. Porra.

  7. Laís says:

    Lombrigas são muito comuns mesmo. Mas como são vermes que não trazem tantas complicações como outras doenças, não é dada tanta importância pela governo.
    Lembro da minha vó dizendo que mandava meu tio cheirar leite, para as lombrigas saírem. E a velha ainda dizia que elas saíam aos montes, tanto nas fezes quanto pelo nariz, enquanto cheirava leite.
    Se estiver interessado por parasitas, Izzy, procura pela Tênia. Essa sim é assustadora. E tenta descobrir como foram que “descobriram” e publicaram o ciclo da vida da tênia. É bem…. Interessante.
    E para o amigo ali em cima, o teste é o parasitológico de fezes. Mas basta tomar um bom vermífogo que funciona.

    PS: moro em curitiba há cinco anos (lar absoluto das aranhas marrons). Mas por enquanto ainda tenho mais medo de alguns dos seres humanos daqui.

  8. Daniel Miranda says:

    Rapaz, você não pode postar um texto desse sem falar métodos de teste para identificar se portamos o parasita ou sugestão de remédios para tratar isso… Tá louco hahah

  9. Regina So says:

    Izzy, lombriga é fácil de tratar embora eu soube de casos de pessoas contraindo pelo beijo ( de lingua, profundo, tipo roto rooter) e vi a foto mas me deixou em dúvida; pode não ser uma lombriga, pode ser um outro verme PARENTE DA LOMBRIGA conhecido como verme do olho ou Loa Loa. E olha só? A transmmissão dele se dá … através da picada de um perniliongo e adivinha… há ocorrencias no Canada.

  10. tatiane says:

    O pior momento da minha vida foi no terceiro ano do ensino médio quando minha professora de quimica contou que um ex aluno dela comeceu uma carne que tinha algum parasita, lombriga, sei lá, e deu muito ruim e elas foram pro cerebro dele e um belo dia ele não falava coisa com coisa, era tipo como se ele tivesse falando outro idioma e umas semanas depois morreu. CARALHO MANO esse sim é um todo dia tem uma merda

  11. C says:

    Izzy,lombriga é um nome vulgar dado principalmente a vermes nematodos do gênero Ascaris, Ascaridia e Toxocara, estes que podem acometer varias espécies de animais como cães, gatos, aves e suínos. É muito comum estudarmos apenas o Ascaris lumbricoides no ensino médio, que é a especie mais recorrente no Brasil. Existem pesquisas de outros nematodos semelhantes que podem atingir os seres humanos como o Ascaris suum, que normalmente acomete suínos. O fato, é que muitos cursos de medicina não proporcionam um estudo aprofundado da parasitologia o que pode causar confusões nos próprios medicos

  12. André says:

    Mala não, pasta, pasta amarela.

  13. Me deu muito nervoso quando eu escutei um nerdcast sobre parasitas, quando falaram da Toqsoplasmose, e um tempão depois assistindo uns vídeos de Thug Life, tem a porra de um rato do tamanho do meu antebraço mordendo o rabo de um gato e correndo atrás dele… MANO!

  14. Vinícius says:

    Era uma vez um menino inocente,até sua professora de Ciências lhe mostrar ao vivo essas pestes chamadas lombrigas,esse menino nunca mais comeu macarrão ao alho e óleo,true story

  15. Marco Jorge Nascimento says:

    Cara Izzy, vc jah esta apelando para ganhar notariedade? Nao ne…

    Larga de ser menino entao, manda uma critica politica ao Olavo aí e larga de mimimi no twitter!

    E, seja mais maduro, cara, tbm sou ateu e sei separar o lado religioso das pessoas em suas falas. Vc se comporta como um menino na escola q xinga a mae e começa a repetir isso compulsivamente para forçar “ganhar”…

    Vc foi para o Canada mas o espirito de cearense birrento ainda se mantem, ne macho?

    Faça sua critica politica ao Olavo ai e para de ser menino q vai para o twitter xingar. Por favor.
    Vc consegue isso, ne? Afinal vc manja do partidos do Canada e sua situacao politica e tbm, para falar do Olavo, da situacao na America Latina com o seu bolivarianismo, sua situacao de liberdade economica e a alianca com Russia e China.
    Claro q vc entendo tudo, ne? Vc levantou a voz contra o Olavo! Vc nao seria mais um Caue Moura ou PC Siquiera q vem pedir voto para o pt depois de tudo isso, e meses depois vai curtir o capitalismo e a liberdade economica das europas! Claro q nao!

    Entao como sei q vc sabe mais da vida do q so de bobagens interneticas, joguinho antigos e iOS, estamos esperando sua refutacao a colecao o minimo do Olavo q vc leu. Blz?

    Ou isso nao vai acontecer? Vai correr macho? Se ta botando boneco…
    Ou vc vai admitir q soh queria ganhar um publicozinho abortista, desarmamentista e amantes de impostos para o seu canal e blog?
    Mas isso nem eh de todo ruim, com um texto seu refutando politicamento o Olavo, seu publico triplica ligeiro!

    Vamos ai! Estou esperando! Quero dizer, nos todos! Pq sera o primeiro trabalho serio de critica ao Olavo, pq o q se tem ate agora eh so xingamento no twitter, e ninguem faz uma refutacao politica seria… So tivemos meninos ate agora no play, mas agora vamos ter um macho mesmo! Arriegua!

    Vamos la Izzy, vc gosta de escrever, sera uma prazer ler sua refutacao politica sobre o Olavo, pq vc so leu o minimo, ne? MAS ta blz.

    No aguardo!

    Ate!

  16. Gustavo C. says:

    Ouvi dizer que tem um remédio chamado Annita que acaba com qualquer verme..

  17. João Pedro Seregheti says:

    Droga! Hj no almoço é spaghetti!!

  18. bertim says:

    Ahaha mto bom, por sinal, ovos de Ascaris são os mais bonitinhos de se ver no microscópio.

  19. Vicente Gabriel says:

    kkkk tava estudando esses e outros vermes no final do ano passado. o pior é que no dia da aula sobre tênias o lanche era arroz com carne de porco. e a aula foi antes do lanche ainda kkkkkkk

  20. mika says:

    Gente isso não é nada de mais, pior é um tal de oxiurus que fica no seu cu, ela é esperta, ela mode seu anus ai vc sente coçar ai quando vc contrai ela passa….. o que uma lombrigada de boa no seu pulmão quando vc pode ter uma no seu cu?

  21. Vinicius says:

    Izzy, tá rolando um vídeo aí de um gay chutando a cabeça de um cara caído no chão, como forma de retaliação a um ataque homofóbico. Pesquise e verá que merece um hora da justiça!

  22. anderson says:

    Show parabéns por abortar esse tema conheci kid pelo 99 e sou muito fã seu parabéns e que venha mais vídeos e tenha muitos patrões pra poder postar ainda mais abraço.

  23. Halysson says:

    Se vc pensar bem as lombrigas é constituida basicamente de proteinas desenvolvidas com as mesmas coisas que vc come. Deve ser um alimento bem mais saudavel que hamburger do mcdonalds…

  24. […] leitor reclamou outro dia que eu não escrevo mais tantos posts sobre ciência, como este das lombrigas ou este aqui das abelhas. Deve até ter alguns outros aí que […]