Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Meu problema com o teaser de Star Wars, ou por que expectativa é uma merda

Postado em 28 November 2014 Escrito por Izzy Nobre 35 Comentários

sabre

Eu sou um fanboy eterno de Star Wars. Sempre serei. Da época em que se chamava “Guerra nas Estrelas” até o momento em que eu vos escrevo, Star Wars esteve sempre presente na minha vida. Assisti os filmes, li os quadrinhos, colecionei os cards que a Pepsi distribuiu no Brasil nos anos 90 pra celebrar o lançamento remasterizado da trilogia (e COMO me deprime o fato de que perdi todos!), passei horas e horas e horas nas wikis do Universo Expandido.

Quando anunciaram a nova trilogia eu fiquei maluco; finalmente poderia assistir Star Wars nos cinemas. A nova trilogia foi disparadamente a MAIOR decepção da história da sétima arte e ainda assim eu comprei bonequinhos (até do Jar Jar Binks. É sério), comprei o box set, assisti repetidamente até a Ameaça Fantasma.

Quando anunciando a nova nova trilogia, com o JJ Abrams na direção, eu tive uma ereção. Enquanto muitos puristas gastaram energia postando repúdio nas redes sociais, eu começo a pensar em como arrumar espaço pros bonequinhos dos novos filmes. Vou assistir no dia de estréia, pedirei dia de folga no trabalho se for preciso, comprarei todas as quinquilharias que costumam vender no cinema pra casar com esse tipo de blockbuster. Seu sou/amo Star Wars, e se a trilogia dos anos 2000 não mudou isso, nada mudará.

PORÉM.

Se tem algo que eu já deveria ter aprendido nessa vida maldita, é que expectativa é uma bosta. E este teaser me ensinou a manter minha ansiedade pelo filme controlada, mais humilde e comedida.

Eu não gostei desse teaser. Sim, eu sei, é só “teaser”. Não é pra mostrar muita coisa, eu entendo. Mas o problema não é nem exatamente “mostrar pouca coisa”; é que minhas expectativas estavam injustificadamente muito altas pra que eu aceite ver tão pouco.

O JJ Abrams não ajudou também. Ao anunciar que o teaser teria 88 segundos, minha reação inicial foi POR QUE NÃO FALAR 1 MINUTO E 28 SEGUNDOS?! POR QUE MENCIONAR 88? SERIA REFERÊNCIA AO IG-88?!?!, porque eu sou essa espécie de super-nerd mesmo. Logo em seguida, eu pensei “caralho, mas esse JJ é foda mesmo. Geralmente teasers tem alguns segundos só, este incrível cineasta vai nos dar um minuto e vinte e oito segundos!”

Ou vinte oito, não sei como se escrevem números. Conheço o nome de personagens obscuros secundários de Star Wars que aparecem em tela por 5 frames mas não conheço a sintaxe correta da minha língua nativa.

Ou seja: minhas expectativas foram bater lá na International Space Station. Sai o trailer e, eu juro pra você, assisti com um cronômetro na mão e são 27.75 segundos de cenas do filmes. O resto é uma longa tomada de uma duna sem graça (se eu quisesse ver areia eu estaria vendo vídeos dos Lençóis Maranhenses e não o teaser de Star Wars né) e cortes epiléticos com intervalos de tela preta mais longos que os trechos exibidos entre eles. Podemos dizer que foi um teaser do seu monitor queimado, com pequenas cenas de Star Wars jogadas no meio.

É isso mesmo, é plena sexta feira e você tá lendo um textão na internet reclamando do teaser do novo Star Wars. Eu sou o nerd estereotípico 🙁

E TEM MAIS!

E TEM MAIS!

O que pra mim mais confere à nova trilogia o ar de autenticidade, de que realmente se passa no mesmo universo que os filmes anteriores, era a participação do elenco clássico. Luke, Han, e Leia, ainda que aparecendo bem pouquinho, só como pontas (meio da forma que o Spock aparece nos novos Star Trek…?) dá uma credibilidade maior pro filme, na minha opinião. Evidentemente veio a Senhora Fela da Puta Expectativa me fazendo achar que depois de o que, mais de trinta anos, eu veria esses personagens icônicos em cena mais uma vez nesse tira-gosto starwarszístico de supostos 1 minuto e 28 segundos.

Mas não. Em vez dos rostos familiares, vi cosplayers desconhecidos com os quais não me importo e fazem o teaser parecer aquelas criações de fãs pro YouTube.

Novamente: ninguém me prometeu que eu veria Luke, Han e Leia no teaser. Eu sequer mereço vê-los. Eu criei essa expectativa na minha própria cabeça, e me fodi por causa disso.

Agora vamos à nerdice real mesmo — o overthinking da tecnologia faz-de-conta do filme. Se liga:

sabre

O Ameaça Fantasma foi uma bosta, é inegável, mas a coreografia de luta foi um espetáculo. Lembra a SUPRESA que foi ver o Ewan McGregor e o Darth Maul lutando cheio de firulas e acrobacias, quando as lutas da trilogia anterior pareciam o seu pai bêbado tentando pegar um chinelo no telhado da casa com uma vassoura?

E o sabre duplo do Maul, ein? Uma modificação foda e literalmente surpreendente na arma clássica. Foi uma surpresa FODA a cena em que o Maul liga a segunda “lâmina” do sabre.

A parte metálica do sabre parece crescer, não…? Dos dois lados e tal. Repara aí!

Chega a ser uma pena que o vilão foi despachado já no primeiro filme. Um desperdício até, eu diria.

O problema disso, novamente, reside na Senhora Expectativa. Os filmes, e até o universo expandido de SW, carecem agora de “inovar” o sabre de luz a qualquer custo, porque isso é um precedente estabelecido pelo Episódio I. No universo expandido há todo tipo de sabre de luz maluco, em níveis variados de “isso aí não teria nenhuma utilidade em combate”.

E aí chegamos a essa broadsword de luz do teaser. A idéia é, claramente, lembrar mais uma espada. As guardas de luz, supõe-se, estão ali não pra decepar os dedos do usuário com o menor descuido (como ele vai fazer aquelas piruetas e firulas olímpicas dos filmes anteriores com isso aí…?): é pra barrar a lâmina de um oponente.

O PROBLEMA É O SEGUINTE: não, isso não vai funcionar.

Se uma lâmina adversária travar contra a desse Sith e for descendo até a base, ela não encontrará os mini-sabres protetores, ela vai é decepar a pequena protuberância metálica que os projeta. Ou seja: é estilo sem substância, é modificação visual que não se presta ao combate. É uma imitação gratuita de um estilo terrestre de arma branca que te faz imaginar que o Sith assistiu algum filme sobre Camelot e quis fazer add-ons na sua própria espada.

Eu nunca vou deixar de curtir Star Wars. Pedirei dia de folga na data do lançamento do filme se for preciso pra poder ser um dos primeiros da fila. O primeiro filme que meus futuros filhos verão será Star Wars. Eu não teria escrito aqui um texto de mais de mil palavras sobre Star Wars se eu não nutrisse um carinho absurdo pela série.

Mas esse teaser foi um EXCELENTÍSSIMO lembrete pra manter minha expectativa baixa, pro meu próprio bem. Minhas melhores experiências no cinema foram com filmes dos quais eu não esperava NADA; e no nível de ansiedade que eu tou pra ver essa porra, é quase literalmente impossível eu não me desapontar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Cinema

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 32 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas, e sobre notícias bizarras n'O MELHOR PODCAST DO BRASIL. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

35 Comentários \o/

  1. Não vá quase-morrer como o jovem nerd em superman returns

  2. Pia says:

    Não tenho espectativa alguma quanto essse filminho. Essa franquia só serve pra fazer os tetudos babarem na cadeira suada pela bunda. Até a pipoca velha com manteiga rançoza tem mais apelo emocional que os Guerra das Estela. Filme pra criança. Criança que não cresçe.

  3. Gustavo says:

    Izzy, sobre o crossguard do lightsaber (ou lightbroadsword): lembra quando o Luke deu mole e perdeu a mão? Vai que o JJ pensou numa forma de evitar isso?

    Outra coisa, a exatamente um mês atrás saiu isso aqui: http://www.starwarsunderworld.com/2014/10/rumor-star-wars-episode-vii-villain.html

    O teaser confirmou a existência do novo lightsaber da arte conceitual que vazou. Resta saber se vão confirmar essa especulação de que o novo vilão será Darth Revan ou um personagem baseado nele. Acredito até que a frase “The Dark Side and the Light” seja uma referência ao próprio Darth Revan. Será?

    • Mauricio says:

      Mano, essa foto é falsa. É só rumor, como o título do post já diz. A foto é do Darth Revan no jogo Star Wars: Knights of The Old Republic, só colocaram a sabre do sith do filme novo com guarda-mão alí pra fazer hype.

  4. Leonardo Azzi says:

    Izzy, detalhes geniais. Seu maluco hsuahsuahsu
    Ótimo texto, nunca havia pensado nestes detalhes

  5. Bruno says:

    Meu deus, tu é chato em, só reclama

  6. Diego Matias says:

    Eu só preciso lembrar de não chorar na frente da esposa quando o Luke aparecer como mestre Jedi. Na verdade fodase, vai ser emocionante =’)

  7. Meireles says:

    Realmente, gastaram muito tempo com areia e tela preta. E não vi muita lógica naquele lightsaber.
    Mas pense no lado bom, Izzy: Millenium Falcon! YT-1300!
    Pelo menos foi a única cena que realmente me fez soltar um “pqp” aqui.

  8. Rafael Henryk says:

    Relaxa, brother!Sério que você tá implicando com o design da espadinha?

  9. Mauricio says:

    Pra vocês que tão cuspindo bosta aí por causa do “novo” lightsaber, leiam isso aqui:

    http://starwars.wikia.com/wiki/Crossguard_lightsaber

    Lightsaber com guarda-mão já existe no universo extendido de SW. O J. J. Abrams não tá inventando nada e provavelmente vai ter uma explicação muito boa da escolha dele.

    Seus velhos cagões, parem de reclamar e sidivirtam.

  10. Nick Ellis says:

    Não dá pra falar muita coisa além de: Puta que pariu! Que teaser trailer FODA! Também adoraria ver Luke ou Han, mas o JJ decidiu guardar esta preciosidade pro trailer completo.

    Eu já estava pilhado, empolgado e na maior expectativa. Agora então…

  11. RMD says:

    Pô Izzy, passou o post todo nos lembrando do quando você conhece star wars de cabo a rabo, e esqueceu do cortosis, um metal resistente a sabres e luz e tiros de blasters. Nada impede da guarda do sabre ser feita disso. Mas concordo com você parece um fan-film bem feito do que um filme oficial.

  12. Concordo com o Kid.

    É, o Lightsaber com guarda-mão do Universo expandido parecia um tridente justamente para não ter parte metálica desprotegida.

  13. frederico rocha says:

    Huehuehuebrbrbr!!!!
    Esse J.J. trolou a galera geral. Esse “teaser troll” foi espetacular…
    trocadalho com awakens no inicio. Robozinho rolando bola de futebol. Motos bizarras. Padme generica. Naves espaciais duelando na atmosfera. Sabre de luz tosco.
    Ele queria deixar explicito q é só trolagem com os fãs…

  14. Felipe DiSouza says:

    Sinceramente, não tive tanta expectativa. Para aqueles que lembram-se muito bem, parecia que Episódio VII, anos atrás, nem parecia uma possibilidade.

    Chamem de teoria da conspiração, mas “Indiana Jones e o Templo da Caveira de Cristal” pulverizou a credibilidade do Lucas, e agora ele está tentando correr atrás do prejuizo do jeito mais fácil: Voltando a algo que ele mesmo estragou, com um casting dubioso para Anakin e, claro, Jar Jar. No fim, ‘The Force Awakens’ foi mais uma reação, que nem a Marvel com Iron Man 3.

    Só falando…

  15. IBG says:

    Quando chegou a notícia de mais uma trilogia eu fiquei beeem tenso. E eu sou geralmente otimista. O problema é que faz tempo demais que eu não vejo um roteiro original e foda saindo de Hollywood. Todos os filmes bons tão vindo de livros ou outras adaptações. O roteiro tem sido muito desvalorizado em prol de diretores, atores e efeitos especiais. Isso fica muito mais grave quando se fala de Star Wars. Lembra o quão foda ainda é reassistir a primeira trilogia mesmo com os efeitos especiais (hoje em dia) merrecas. E lembra o quão péssima foi a segunda mesmo com tanto ator foda e direção de primeira linha. Star Wars depende demais em um roteiro bem trabalhado, e eu não confio em Hollywood pra isso. Vai ser um filme lindo, com certeza, porque é só com isso que eles parecem se preocupar. Mas eu prevejo um roteiro que daria vergonha de ler no papel. Por isso que série ven sendo melhor reconhecida como forma de arte. Porque é pra lá que as histórias estão indo.

  16. IBG says:

    Aliás, deixa eu abaixar a sua expectativa com um pensamente meio paranoico que eu tive, mas que ainda acho um argumento válido… Eu tenho a sensação de que os melhores artistas costumam ser ‘detail-oriented’. E esse sabre aí, pelos motivos que você disse, não é coisa que uma pessoa detail-oriented deixaria passar.

  17. Saulo Benigno says:

    Putz, e num é que o sabre do Darth Maul aumenta mesmo, tu já tinha percebido isso antes Izzy? Insano… nunca tinha visto isso ahhaha que onda.

  18. Carlos says:

    Realmente, por mais que tenha sido um teaser com uma quantidade legal de conteúdo se comparado a outros por aí a expectativa acaba pedindo sempre mais.

    Quanto ao novo sabre, se é pra se ater aos detalhes como a falha na possível guarda pela parte de metal, podemos pensar que pode ser feita de alguem material resistente aos sabres de luz, como Mandalorian Iron.
    No jogo Force Unleashed alguns inimigos defendem ataques de lightsabers com lanças metálicas, se não me engano, feitas por esses materiais.

    “Mas ah, então só o metal já funcionaria como guarda, não seria necessário de qualquer forma a pequena parte de lightsaber”
    Hm, mas aí acredito que ele possa usar essas partes para ataques também.

    Mas pra ver o que é verdade ou não, só esperando heheh.

  19. Gustavo says:

    O que vai matar esse filme será o JJ. Guarde o que eu estou dizendo.

  20. Valle says:

    Engraçado, Izzy, eu pessoalmente espero ver o MÍNIMO do elenco antigo quanto possível. Tenho medo de que eles usem a nossa nostalgia como justificativa para não se esforçarem nas novidades.
    E você citou o Spock do JJ. No primeiro Star Trek novo foi perfeito, foi uma homenagem justa, significativa para o enredo, mas sem abafar o novo elenco. Já no segundo, a aparição dizia claramente “Estamos fazendo isso aqui por obrigação”.

  21. Toninho Coxinha says:

    Jar Jar Adams fazendo o que já se esperava dele que é cagar na franquia. Essa espadinha ai… Esse Jedi é o equivalente desses idiotas que pegam um belo carro, rebaixam, enchem de luzes neon, leds e outras coisas de gosto duvidoso. É a tuningzação de star wars. Já estou ate imaginando as demais cenas: Uma Millenium Falcon cheia de luzes neon, tocando hiphop e um monte de boazudas dando surra de bunda na cara Luke Skywalker. Vocês vao ver no dia ds estreia se nao estou certo, podem me cobrar aqui.

  22. Artur says:

    Caralho macacada, é o TEASER hauhauauahauhauha
    Se já tem uma legião de nerds achando mil defeitos no TEASER (nem a aparição triunfal da Millenium Falcon foi o suficiente…?), tenho dó desse filme de antemão já =(

    Será literalmente impossível pra qualquer filme na história da humanidade alcançar as expectativas da fanbase com STAR WARS EPISÓDIO VII. Ainda que apagassem O Império Contra-Ataca da memória de todos os seres humanos e relançassem o filme como Episódio VII, ainda assim seria uma “decepção”. Uma lose-lose situation.

    Ah, e a segunda trilogia nem é TÃO ruim assim. Episódio I e II são meio fracos sim (mas nao HORRÍVEIS também), mas o III é um baita filme.

  23. Só uma correção: o primeiro filme que seus filhos verão será Galinha pintadinha, Peppa Pig ou algum similar canadense!!rsrs

  24. Satanás says:

    Colbert explica o funcionamento do novo sabre:
    https://www.youtube.com/watch?v=TiabUnjU84w

  25. Yuri Dobelli says:

    Vejo que o Izzy ficou um pouco “decepcionado” com esse sabre de luz do Sith.
    A explicação que cheguei foi:
    No momento em que o Sith (que aparece no trailer) estava criando esse sabre de luz, ele encontrou um Cristal modificado (modificado = poderoso, raro ou qualquer outro tipo de adjetivo que denote a esse cristal um poder acima dos demais cristais). Ao encontra-lo houve a necessidade de adaptar o próprio sabre de luz para suportar o elevado poder. Sendo assim aqueles mini sabres, servem na verdade com um escape de energia, para que o Sith, possa utilizar 100% do poder do cristal.

  26. […] outro dia eu falei aqui sobre o teaser de Star Wars e como, A DESPEITO DE CONTINUAR COM UMA EREÇÃO PLENAMENTE VASCULARIZADA pela estréia do sétimo […]

  27. @Victor_Luz_ says:

    Izzy,
    Você precisa ler o blog de um cara chamado “Izzy Nobre” em que ele fala que Star Wars na verdade é fantasia ao invés de ficção científica, então isso meio que torna a conversa sobre o “realismo” do novo “sabre” desnecessária. ;P

  28. […] no passado eu tenha me decepcionado um pouco com aquele primeiro teaser de 88 segundos, eu deixei claro naquele texto que mesmo assim a minha veneração por Star Wars jamais esfriará. […]