Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Minha posição pessoal sobre spoilers

Postado em 4 June 2012 Escrito por Izzy Nobre 50 Comentários

Olá amigos leitores, habitantes da internet e cidadãos de bem. Como foi o seu fim de semana? O meu foi uma bela porcaria!

Se liga: no post recente sobre personagens baitolas de quadrinhos, eu comentei um plot point clássico dos gibis do Cabeça de Teia: a morte da Gwen Stacy, o primeiro amor do Peter Parker. Tal óbito aconteceu em 1973 e já é, naturalmente, é uma parte intrínsica do personagem. Não é nenhum ponto narrativo recente ou sigiloso.

Apesar disso, houve quem me criticou por “spoilerzar” o evento:

 

Não fui o único a apontar pro André que comentar algo que aconteceu nos quadrinhos a quase 40 anos não é exatamente um “spoiler”. Aliás, o colega e leitor foi esculachado em boa medida pelos outros participantes da discussão. Entra Michel em defesa do comentarista hostilizado:

 

Fiquei comovido pelo fidalgo gesto de fraternidade que o Michel estendeu ao André, que estava sendo estapeado virtualmente nos comentários. O problema é que, embora a intenção seja nobre (e nobreza é algo que eu entendo. É meu sobrenome, afinal), eu continuo discordando dos dois.

Deixemos algo claro aqui: spoiler é uma bela filha da putice — especialmente quando é mandado com malícia, com a intenção clara de bagunçar o entretenimento dos outros. Poucas sensações competem com aquele misto de surpresa e insatisfação de uma reviravolta bem executada, seja em filme, livro, quadrinho, série, o que for; roubar isso de alguém é uma sacanagem incrível.

A propósito, digo “misto de surpresa e insatisfação” porque eu creio que todo bom plot twist gera, pelo menos inicialmente, insatisfação. Manja quando o filme acaba e você tem uma espécie de conversa com você mesmo, tentando decidir se gostou do rumo da trama ou não? Quando Inception acabou, por exemplo, de imediato eu detestei a conclusão. Foi preciso eu pensar um pouco sobre o filme (e sobre um tema que ele martelou recorrentemente ao longo de toda a história), pra finalmente concluir que gostei do final.

Quando a parada é spoilerzada, o indivíduo está roubando de você (de forma irreversível) essa experiênciad e surpresa com a coisa E o processo de decisão entre gostar e detestar o final. Todo o investimento emocional que você tava colocando na parada (e o payoff seria justamente esse pequeno dileminha pessoal em que você decide se gostou ou não da parada, um exercício mental que eu particularmente aprecio) vai pelo ralo.

Só que nada disso se aplica ao “spoiler” da morte da Gwen Stacy. Olha o argumento do Michel: “só porque algo é velho não quer dizer que o cara já viu“.

Não. Essa premissa está excluindo um fator importante desse contexto de spoiler — só reclama de spoiler quem se importa com aquilo que está sendo spoileado.

Eu não assisto Game of Thrones ou Lost, por exemplo. Estou quase literalmente cagando pra spoilers das duas séries, seria absolutamente indiferente pra mim.

O argumento dele é piorado por causa dos exemplos que ele citou, Star Wars e O Poderoso Chefão. Não é possível que exista alguém que se importa o bastante com a trama destes filmes (a ponto de se irritar com um spoiler) e que não tenha se dado ao trabalho de assisti-los. Tá esperando o que, exatamente?

Por favor, não me venham reclamar de “spoilear” algo que aconteceu em 1973 e essencialmente moldou o personagem, porra. Se você desse a mínima pro personagem, conheceria esse detalhe sobre a vida dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Dossiê HBD

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

50 Comentários \o/

  1. AndreR says:

    ” (e nobreza é algo que eu entendo.)”

    ri que nem um grande retardado que sou.

  2. Tobias says:

    Tudo isso pra não pedir desculpas por não ter colocado um pequeno aviso de spoiler no texto? Eu hein!

    No mais, tenho que concordar com os caras, eu vejo GoT da HBO e fico puto quando os metidos que já leram os livros a anos ficam contando spoiler e ainda ficam me mandando ler o livro. Taquepariu!

  3. Synnx says:

    Concordo totalmente meu caro. Infelizmente não é incomum ver gente no twitter reclamando de spoilers de filmes de 5 anos pra trás. É sacanagem isso. É como ir assistir Titanic ou Paixão de Cristo e reclamar que alguém falou que no primeiro o navio afunda e que no segundo Jesus morre.

  4. Pamina says:

    Se eu bem me lembro, não foi você que entrou num cinema num filme do Harry Potter e disse bem alto “Pena que o Dumbledore morre no livro seis” ou algo do gênero, pouquissimos dias depois do sexto livro ter sido lançado, unicamente para divertir-se?

  5. tonnydourado says:

    Seru argumento faz todo sentido, mas eu posso citar algumas exceções aqui. São casos bem específicos, e coisa e tal, mas, enfim. Os meus colegas de faculdade que curtem quadrinhos, assim como eu, nunca tiveram acesso a coisas mais, digamos assim, adultas, como Sandman, Preacher, Hellblazer, Books of Magic, etc. E fazendo faculdade é foda achar tempo pra ler as 75 edições de Sandman, mais a caralhada de extras e spin-offs (como Lúcifer, um puta spin-off de Sandman). Eu já li Sandman, Preacher, e muita coisa do Hellblazer (por que sou vadio e leio rápido), então tento evitar dar spoilers dessas coisas, que eles também querem ler, mas não tempo. Dar spoiler de Sandman, por exemplo, é uma puta sacanagem, o fim é genial, mas foi publicado a, sei lá, mais de vinte anos. Enfim, como eu disse, é um caso específico, mas eu gosto de bancar o advogado do diabo.

  6. Leandro says:

    Justo!

    As vezes o spoiler até lhe incentiva a assistir, ou ler algo, eu por exemplo li bastante sobre BSG, o que gerou uma vontade inacreditável de ver a série. Eu não me importava com os spoilers antes, porque a série não fazia parte da minha rotina por total falta de interesse.

    É um fato, se a parada ta ai a uns 40 anos, e você não viu, então é bem claro que você não se importa.

  7. Lucas Maker says:

    Pela primeira vez em muito tempo concordo plenamente com o Izzy…

  8. Lucas Maker says:

    “Por favor, não me venham reclamar de “spoilear” algo que aconteceu em 1973 e essencialmente moldou o personagem, porra. Se você desse a mínima pro personagem, conheceria esse detalhe sobre a vida dele.”

    Esse parágrafo diz tudo.

  9. Pedro C. B. says:

    Na minha opinião, o ponto principal é: passou de um ano, perdeu o direito de reclamar de spoiler…

    • Leandro says:

      Depende da mídia né. Filme tudo bem. Mas livro ou uma série acho que não. Eu mesmo espero pelo menos 2 temporadas para uma série, só pra saber se ela vai vingar. Livro precisa de tempo também.

      Mas se começar a colocar regra pra isso, um pessoal vai começar a encher o saco. Melhor não começar a cagar regra. Ter bom senso é o suficiente.

  10. nononono says:

    Foda é quando você mesmo se autospoileia assistindo o Retorno de Jedi antes dos outros 2 filmes…(ná época só tinha trilogia sagrada…)

  11. Peraê só um momento…

    “Não é possível que exista alguém que se importa o bastante com a trama destes filmes (a ponto de se irritar com um spoiler) e que não tenha se dado ao trabalho de assisti-los. Tá esperando o que, exatamente?”

    Não foi vossa senhoria que leu 1984 só esse ano e ainda se deu ao trabalho de não spoilear na resenha? (E se eu não me engano, evitou spoilers no Twitter também?)

    Não que eu discorde da bizarrice que é reclamar de spoiler de história que já chegou a status de clássico, mas não condiz muito com sua posição pessoal sobre spoilers.

    • Izzy Nobre says:

      Livro é meio diferente de filme (que tem uma campanha maciça de “conscientização” do público). Also, livros requerem um investimento de tempo MUITO maior do que ver um filme, é compreensível que alguém queira ler um livro mas simplesmente não ache tempo para tal — ou, às vezes, não encontre o livro na sua região.

      • Kaio Cruz says:

        Não estou totalmente discordando de vossa opinião, querido amigo fidalgo bíblico comerciante de pirombas. Mas se vossa excelencia diz isso a respeito de um simples livro(que não passará de 700 páginas), o que dizer quanto mais de uma história em quadrinhos que precisou ser desenvolvida em diversas revistas para que aquela única pudesse ser lida e compreendida de forma suficiente? Bem, é possível sim ler somente uma revista, mas não terá o mesmo efeito. Seria como começar a ler senhor dos aneis pelo segundo livro.

      • William says:

        O spoiler da Gwen Stacy não foi sobre o filme do Homem-Aranha (que ainda nem foi lançado), mas sobre a história dos quadrinhos, que, assim como os livros, requer uma dedicação maior para acompanhar.

        • @mos_axz says:

          A questão nesse caso não é exatamente o tempo, mas a importância. Dizer que Don Corleone morre é um PUTA spoiler de The Godfather, mas por ser um acontecimento que gera toda a situação posterior, ele é importante para a compreensão do tema e qualquer pessoa que tenha se interessado um pouco já sabe. A morte de Gwen Stacy é totalmente importante para a história do homem-aranha, logo não dá pra considerar exatamente um spoiler.

  12. Ítalo says:

    hey izzy, pode me dar unblock no twitter? mals aí, qualquer coisa que fiz
    @italobarret

    • Roger says:

      “O seu comentário está aguardando moderação. ”

      Não posso dizer que não esperava. Não custava nada tentar, lol.

  13. Paulo Penante says:

    Spoiler é uma merda mesmo, já mandei muita gente se fuder por spoiler. O ultimo foi um amigo meu, que foi querer spoilear o MIB 3. Que filho da puta. Esse foi um tremendo TDTUM!

  14. Blackpsychotic says:

    Isso me lembrou de quando eu era mais nova e meu pai me deu “Meu Pé de Laranja Lima’ pra ler, dizendo que quando era pequeno tinha lido também e amava o livro. Ele não sossegou enquanto não spoileou o livro todo antes mesmo de eu chegar no 3º capítulo!
    Mas quanto ao “spoiler” de 1973, ele corria o risco de saber essa informação em qualquer canto…

  15. IBMIN says:

    GRANDE SPOILER:

    JESUS MORRE
    O CULPADO É JUDAS!
    MAS NÃO SE PREOCUPE ELE VOLTA 3 DIAS DP!!!

    AFFFFF

  16. Raid says:

    Bom Kid, depois de dito isso, me lembrei quando estava escrito em letras garrafais aqui mesmo no HBD, que o Dumbledore morria. A gente entrava no blog e encontrava isso. Puta falta de sacanagem.

    Mas enfim, não acho que tenha que propriamente gostar da coisa para ser spoilerado. Afinal se não viu, não tem como saber se gosta. A pessoa pode estar no começo de um Homem Aranha ou Lost e ver um spoiler.

    E também não acho que spoilers tenham data de validade, pode-se estragar o final de um Casablanca ou de um filme que saiu ontem.

    Mas de toda forma, pessoal tem que parar de reclamar de todo e qualquer spoiler. Ainda mais os antigos. Faz tanta diferença assim saber que a Gwen morreu, que a tia May morreu mas ressuscitou, ou sei lá mais o que? Saber que O Estrela Polar era gay não foi um spoiler também mas ninguém nem se importou? A notícia da morte do Super Homem saiu até em jornal na época, e me pergunte se colocaram “CUIDADO SPOILER” no começo do texto.

    Se toda pessoa que escreve textos tiver que se policiar com spoilers, qualquer seriado com referências pop tá fodido. E o Family Guy, Simpsons e tal vão acabar perdendo a graça.

  17. casaesm says:

    ‘e nobreza é algo que eu entendo. É meu sobrenome, afinal’

    Me sinto meio retardado rindo disso, haha.

    Pô, concordo em quase tudo, menos na parte que falou do Poderoso Chefão e de Star Wars, até por ser um exemplo real pra mim. Eu quero muito ver o Poderoso Chefão. O tema me atraí, os comentários são positivos demais, e eu venho me interessando cada vez mais por cinema nos últimos anos.

    O lance é que queria fazer a coisa decentemente, em um local confortável, sem a influência de sons externos, numa televisão decente (ou seja, assistir no PC está fora de cogitação), como manda o figurino. Mas não consegui reunir as condições para tal, ainda.

    Sempre que alguém fala do filme -- ou mesmo quando começo a ler -- me cuido para não descobrir informações indesejadas, que atrapalhem aquela sensação de descobrimento.

    Claro, há um pouco de detrimento meu para com o filme, quando o relaciono a outras coisas, o que não significa que gostaria que essa experiência seja prejudicada.

    Só isso mesmo. O resto, tá perfeito. Concordo com tudo. E, além do mais, o cara pode ter cautela ao interagir com informações que possam soltar spoilers. Não é tão difícil assim.

  18. Cara, eu tenho um amigo que é completamente neurótico com isso de spoiler. Para ele, se eu falar algo do tipo “O final do filme é foda”, pronto, já estraguei o filme para ele, pois ele vai ficar esperando o “final foda” o filme todo, para provavelmente se decepcionar pela espectativa. Não pode nem falar algo tipo “no meio do filme tem uma cena foda”, que ele já vai ficar o filme todo esperando, e depois se perguntando se aquela era a cena nova.

    No outro lado do espectro, tenho um outro amigo que é completamente sem noção. O cara NÃO consegue não dar spoiler das coisas. Lembro que ele até tava conseguindo no Tinker Tailor Soldier Spy, só para quinze minutos antes do final me dizer quem era o traidor. FDP.

    E quem não gosta de spoilers favor manter distancia do melhoresdomundo: lá os caras deram spoilers do filme dos vingadores tipo umas 2 semanas antes de sair no podcast QUE TRATAVA DE UM OUTRO ASSUNTO! 2 VEZES para garantir que ninguém escaparia.

    No mais, o Bruce Willis já está morto o filme todo.

  19. Nao sabia que ela morre e olhem so, estou cagando para esse fato.

  20. Felipe says:

    Ninguém coloca spoilers do nada, no meio de algo onde não há nenhum contexto. Se você “acidentalmente” leu um spoiler de um filme (por exemplo) é porque provavelmente estava lendo sobre ele. Quem não quer ler spoilers simplesmente não vai atras de qualquer outro tipo de informação. Claro que isso não vale para o Twitter ou o Facebook por exemplo. Tem gente que faz isso só de sacanagem.
    Na verdade eu estou cagando pra tudo isso. Nunca liguei pra essa parada de spoiler. Não vou deixar de ler/assistir algo só porque eu já sei o que vai acontecer. Acho uma viadagem sem tamanho.

  21. André says:

    CARALHO.

    Sério, tou rindo demais. Pra começar, quero dizer que estou lisonjeado de que o meu humilde comentário tenha o motivado a escrever um texto. É sério, me sinto horando de ter meu comentário e nome mencionado, além de que achei que você me xingaria um pouco mais. Se conta, não me ofendi em momento nenhum, e to rindo até agora disso. E depois desse puxa-saquismo todo que eu fiz, deixa eu dar meu argumento:
    Então Kid, quero começar repetindo que, repetindo que, eu não conhecia a Gwen Stacy, então eu concordo com você na parte de que eu não poderia reclamar de você ter spoileado a história. Mas o que eu quero dizer é que não é que eu não me importe, eu não tenho a sorte que você tem, eu queria poder ler esses quadrinhos todos, queria ter todas essas coisas legais que você tem, eu acho muito fera, e agora finalmente eu sei o real motivo de eu te acompanhar. Infelizmente, eu não posso me dar ao luxo de ter tudo isso, pelo menos não agora, tenho maiores prioridades, mas tá tudo anotado, seja em um bloco de notas, ou na minha cabeça, e eu espero que um dia eu consiga ter parte de todas essas coisas chubirubas que eu quero. Só não escrevi tudo isso antes por que achei que seria desnecessario. Ainda acho, mas queria também mostrar meu ponto de vista pra você ter uma noção.

    É isso. Mãe, to no HBD! Beijo!

    • Moço says:

      André, na boa, teu argumento não faz o menor sentido. Não ter condições de comprar TODOS os quadrinhos do Homem-Aranha não é desculpa nenhuma pra não conhecer a história. Posso falar por experiência própria que antes de ter dinheiro pra comprar quadrinhos, livros, filmes e música eu já dava um jeito de aproveitar isso tudo. É basicamente pra isso que serve a internet, através dela eu consegui, por exemplo, ler o 5º livro das Crônicas de Gelo e Fogo e assistir toda a 1ª temporada de Game Of Thrones bem antes de serem lançados no Brasil, e isso não me impediu de comprar o livro e os blue-rays da série quando ficaram disponíveis.

  22. Carai, nem acredito que tá rolando mesmo uma discussão por causa de uma idiotice dessa. Se der mole um belo dia a Marvel ressuscita ela, fica triste não ehehheheh. É quase a mesma coisa que reclamar de contarem que o Ritler morreu no final da segunda guerra. Vai dar uma volta de bicicleta brother.

  23. amendogaba says:

    Nossa esse assunto realmente é algo preucupante. tristesa profunda, e ainda se acha nerd

  24. Pessoalmente, não ligo se alguém me contar algum spoiler de algo que qro assistir/ler. Isso não influência em praticamente nada na minha opinião sobre o conjunto da obra. As vezes até me deixa com mais vontade ainda de ver o porque daquilo. Só acho ruim soltar spoiler quando a pessoa não quer saber e, mesmo sabendo, a pessoa faz questão de jogar na cara. =/

  25. André says:

    Lembro quando me deram um spoiler do final de Evangelion. O negocio é que o cara não entendeu o final, então falou exatamente o contrário do que tinha acontecido.

    Eu ri.

  26. Glauber says:

    Só pra spoilear: Jesus morre e depois volta no fim da Bíblia.

  27. Art says:

    Acho que o spoiler tem um prazo de validade. Quando a obra é muito cultuada e antiga não dá pra ficar de mimimi. Quando há um grande número de pessoas que já tenham visto tal filme ou lido tal livro, o conceito de spoiler se perde. A história alí contada meio que se incorpora a cultura popular, o cara vai inevitavelmente saber da trama do livro/filme! Eu nunca vi os primeiros filmes de Star Wars, mas sei praticamente tudo que acontece lá, e nem por isso fiquei puto. Pretendo vê-los no futuro mesmo assim!

    Agora quando a gente pega obras mais recentes, tais como séries e filmes, que não tem um “nível de penetração” na sociedade tão grande quanto um Star Wars ou GodFather, o spoiler se torna uma FDPutisse incrível. Nada pior do que um nego te contar o momento clímax daquele episódio da sua série favorita. A surpresa porprocionada por algumas cenas é o elemento chave para instigar o telespectador/leitor a curtir a trama, se prender a ela. O spoiler acaba com isso.

  28. Fernando del Angeles says:

    Sério… reclamar da norte da Gwen é sacanagem. Se você pegar qualquer arco atual do Homem Aranha ele vai falar da morte dela, como isso o afetou e tudo mais. Quero ver você reclamar isso com os roteristas da Marvel.
    Acho que isso deixa de ser spolier oq deixa de ter o climax depois de 40 anos de história. Passou a se algo que faz parte do personagem. O que é diferente de saber quem morre no final de m livro ou filme, pq ai acaba com o climax.

  29. Andrezza says:

    Se eu gosto de cinema e curto (e espero) os filmes do homem-aranha eu sou obrigada a gostar de hq e ler os quadrinhos? Claro que não. Pra você gostar de uma coisa não é preciso conhecê-la em todas as mídias.

  30. Hugo Moita says:

    (à parte)

    Game Of Thrones é (MUITO) bom !!

    recomendo

  31. Alvaro says:

    Concordo totalmente Izzy, história NÃO é spoiler -- coisas relativamente “novas” são.

    E lendo esse texto, eu só me lembrei de quando eu fui um ser filho da puta -- normalmente não sou, mas a vítima merecia -- qd eu dei um spoiler referente a primeira temporada de GoT. (sério, eu tive uma satisfação pessoal… kkk).

    E da minha reação quando me falaram que “o Matias” morre no tropa de elite 2 (justamente qd eu falei que ia no cinema assistir…), ao contrário do que eu fiz, a pessoa não queria dar spoiler, mas acho que é aquele bom e velho impulso free talker que quase toda mulher tem.

    Abs.