Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Brasileiros não sabem usar o Facebook

Postado em 26 May 2011 Escrito por Izzy Nobre 185 Comentários

Este é o tipo de texto que eu não gosto de escrever porque consigo antecipar as reações de alguns leitores nos comentários. Mimimimi esse babaca se acha porque mora no Canadá mimimimi.

É especialmente cansativo ouvir essa reclamação-curinga porque na maioria das vezes a minha crítica não é comparativa ao Canadá, o que torna o mimimi imbecil e, mais importante que isso, característica de complexo de inferioridade. Se todos os meus textos seguissem o modelo “o Brasil sucks por causa de X, aqui no Canadá é Y”, vá lá — haveria mais substância no argumento de que eu comparo o Brasil ao Canadá pra me auto-afirmar.

Esse tipo de deslumbre (que é mais comum ao imigrante recém-chegado) realmente é irritante e eu não vou dizer que nunca fiz esse tipo de comparação.

Mas a questão é que nego não pode ler uma crítica sequer sobre o Brasil vinda de um emigrante que imediatamente interpretam com esse coitadismo.

Não precisa nem ser crítica, aliás. Semana passada fui convidado pelo youpix pra escrever essa coluna sobre plágio na internet. Note você o TOTAL CHILIQUE que fizeram nos comentários só porque eu, supondo que o público do youpix é totalmente diferente do meu público, me apresentei citando onde moro.

Me dá muita pena imaginar que tem gente  cujo esfíncter se contorce todo de dor e agonia simplesmente por saber que alguém mora no exterior. Tomar no rabo, né, porra.

Então, a partir de hoje, me façam este favor: quando vocês lerem qualquer crítica minha em relação ao Brasil ou brasileiros, finja que eu moro no Azerbaijão. Você notará que a crítica ainda faz sentido, independente de onde eu moro. Ou apenas lembre das ocasiões em que VOCÊ MESMO criticou o Brasil ou brasileiros.

Enfim, o facebook.

Eu tenho certeza plena de que sequer conheço 288 pessoas, que dirá tenho 288 amigos

Brasileiros tem um histórico em relação a mal comportamento em redes sociais. Nos primórdios do orkut, nossos conterrâneos “invadiam” comunidades de língua inglesa e tocavam a conversar em português entre si, pra desgosto dos participantes gringos. Nossa participação em MMOs resultam em tirinhas como esta.

No facebook, usamos eventos pra mandar mensagens. Olha essa desgraça:

E além disso, temos (note o uso da primeira pessoa, quem sabe os coitadistas param de encher o saco) o hábito de sair adicionando todo mundo como “amigo”. O raciocínio que leva alguém a me adicionar no facebook é literalmente este:

“Gosto do site desse cara, sou amigo dele!”

E existem diversos problemas dessa prática de estender sua esfera de “amigos” pra diversos desconhecidos na internet.

Isso talvez pareça contraditório vindo de um cara que expõe tanto a vida pessoal como eu, mas isso é porque vocês não sabem que no meu twitter, twitpic, HBD e etc, eu escolho e filtro exatamente que partes da minha vida vocês conhecem.  Eu tenho pleno e total controle sobre a pequena fração da minha vida que vocês conhecem. Já notaram que eu não divulgo nomes de colegas de trabalho, nem o nome da loja onde eu trabalho, ou sobrenomes de amigos?

Muitos de vocês talvez nem saibam que eu tenho uma irmã, né? E minha mãe? Vocês provavelmente nunca me viram falar dela por aqui.

E há um motivo simples pra isso. Mesmo nesse nosso mundo hiperconectado de twitpics instantâneos do que eu estou comendo e checkins no 4square, ainda é saudável e prudente omitir alguns detalhes da sua vida pessoal. O que tem de stalker sinistro na internet é de dar medo.

E é por isso que eu não aceito no Facebook pessoas que eu não conheço pessoalmente. Enquanto no meu twitter eu tenho controle total da pequena janela através da qual você vê minha vida, o mesmo não acontece no Facebook — um amigo retardado ou um colega de trabalho sem noção pode chegar e soltar algo (ou por minha tag numa foto, por exemplo) que entre amigos passa, mas que eu não gostaria que fosse exposto pra meio mundo. 

ESSA é a diferença. E é por isso que no meu Facebook só adiciono amigos.

O problema é que é impossível explicar isso pra brasileiros. Nós somos grandes adeptos do social networking (vide a forma como o orkut explodiu no Brasil, e era usado até mesmo como substituto pra email. “Apaga esse depô quando ler!!!!”), e portanto é incompreensível que algumas pessoas prefiram não aceitar entre seu meio social completos desconhecidos.

Outro lance é que eu não tenho lá tanto interesse assim de ler status ou ver fotos de gente que eu não faço a menor idéia quem seja. Houve uma época que eu saí adicionando leitores do HBD no Facebook e a parada perdeu totalmente o sentido de ser. Eu acessava aquela merda pra ver o que os amigos andam fazendo, e invés disso apareciam milhões de posts e fotos de nego que eu nunca sequer vi na vida. What’s the point?

Meu litmus test pra adicionar alguém no Facebook é “eu já sentei pra falar bobagem com este sujeito alguma vez na minha vida?”. Caso a resposta seja “não”, não vejo motivo pra adicionar o sujeito.

Não é estrelismo, é uma questão de usos diferentes da plataforma. Não uso aquele negócio pra bater papo com leitores (pra isso existe twitter, email, comentários, mil outras formas). Facebook pra mim é uma parada pra manter contato com amigos.

Até porque, como eu realmente só tenho amigo “real” gringo, todos os meus status updates são em inglês, e vocês vão achar que eu tou falando inglês pra me exibir porque moro no Canadá.

A PROPÓSITO! Já que já estou cagando regra mesmo, bora parar de chamar essa porra de FÊICE? Sério, isso é um atestado absoluto de sebosidade espiritual. Face, note(book), isso é lamentável e asqueroso. Nem no tuíter isso é perdoável, e olha que lá tem limite de caracteres.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Essa internerd...

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 29 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

185 Comentários \o/

  1. steve says:

    que buceta é essa, e o final da historia, VSF KID

    • Vics says:

      Brasileiro escrotiza a parada em qualquer lugar da internet,prova disso é todo mundo cansado de ver inclusão digital
      no twitter, alem dessas malditas twitcams de putaria, alem do last.fm, e sites como gametrailers, uma filhadaputagem sem limite, lamentavel. AEHWIEiAUWEH

    • Alexandre says:

      Bom eu li todo o seu post mas não entendi ainda onde vc quer chegar com essa conversa de brasileiro não sabe usar o facebook.
      Brasileiro, Americano ou Canadense qualquer que seja a nacionalidade das pessoas vão ter alguns que adicionam somente quem realmente concem e outros que adicionam qualquer um, em alguns casos é de propósito pois o facebook pode ser usado para fazer propagandas de produtos para todos os seus amigos deste modo quanto maior o numero de amigos mais sentido faz enviar a mensagem pois mandar uma mensagem com a intenção de divulgar um produto para meia duzia de pessoas não faz sentido.

  2. WUT says:

    Babaca…
    Se acha só pq mora no Canadá…

  3. Geasy Lagos says:

    Concordo.
    Brasileiro se mal-acostumou muito com o orkut e sai por aí achando que qualquer rede social pode ser vista e usada do mesmo jeito, só que com “nomes” diferentes. ah, vá…

    • Agora começa a aparecer os nomes de orkut com LeTrAxS AsSíM e acéntós qué nãõ exìstèm e se eu nego alguém eu tô me achando

      • Blyter says:

        não, graças a deus, parece que a grande massa poluidora do Orkut ainda se mantém no Orkut. eu migrei pro facebook e tô tentando entender algumas regras não formais que no orkut nós ignorávamos a paulada. Mas hoje mesmo umas 30 pessoas me adicionaram e são pessoas que eu sei de onde elas são, só que nunca conversei com elas, nem sei nada sobre elas, elas só me adicionaram porque meu nome apareceu lá no troço de “possíveis contatos que você conhece”, isso é estranho.

        • Chico says:

          Hipster!, se acha superior só porque usa o facebook. Aposto que quando usava o orkut, não falava mal, e ainda escrevia seu nome As$iM. Orkutização, é meu piru.

  4. Hemerson says:

    Ótimo texto.

  5. Gordo says:

    Pra terminar a historia da suspensao voce nao tem tempo,mas pra escrever sobre o facebook voce tem,né?
    Muito bonito,senhor Kid

  6. @thiagostocco says:

    Pior que é uma merda mesmo, eu adicionei tantos “conhecidos” no facebook que certas vezes eu tenho que pensar se posto aquilo mesmo ou não, já que o único pessoal que realmente entenderia são meus amigos mais próximos, e não o sujeito com quem estudei 10 anos atrás e nunca mais conversei na vida, e que provavelmente vai olhar meu status e pensar “nossa, que porra é essa?”. Mas enfim, isso acontece no twitter também, “conhecidos” quem começam a te seguir (e você não tem a MENOR vontade de segui-los de volta).

  7. tplayer says:

    O senhor rompeu nossa amizade no Facebook.

    =/

  8. yaten says:

    não saber usar é diferente de usar de outro jeito, não quer aceitar quem não conhece é só falar, agora para de escrever sobre facebook e termina a história que quero ir embora

  9. Skooter says:

    Faltou falar dos perfis de empresas, instituições, lojas, bares, puteiros, enfim, qualquer outra merda que não seja uma pessoa. Isso irrita profundamente. Vejo vários amigos adicionando esses perfis. Já tentei explicar que um gatinho morre cada vez que alguém cria um perfil para uma empresa em vez de uma página, mas não adianta. E não vejo amigos gringos fazendo isso, só os brasileiros.

    Outra coisa que irrita são amigos que ficam respondendo perguntas sobre você em aplicativos que só te mostram a resposta se você pagar ou fizer a mesma sacanagem com seus outros amigos. Esses aplicativos eu bloqueio, mas eles estão sempre se multiplicando. E da mesma forma, só brasileiro é que entra nessa, não vejo os amigos gringos participando dessas coisas.

  10. Henrique says:

    Concordo.
    Brasileiro desvirtua tudo mesmo. Desde os tempos do Orkut eu não adiciono quem não conheço, e me recusava a entrar em comunidades do tipo “Eu sou amigo de Fulano”.

    Afinal, se ele estava na minha lista de amigos, significava que eu sou amigo dele, não?

    E esse lance do “Configure seu FaceBook corretamente” é o grande exemplo de não saber usar a ferramenta dos tempos de FaceBook.

  11. Will says:

    Concordo em genero, número e grau, novamente… Minhas condolências ao senhor, senhor Nobre. Simples cara, brasileiro tem a maior dificuldade do mundo em entender que você não é obrigado à adicionar em uma rede social uma pessoa que você sequer tem certeza se existe… Agora detalhe… Cadê a porra da conclusão?

  12. Gilberto says:

    Putz nessa eu tenho q concordar com vc em gênero, número e grau.
    Eu não consigo entender essas pessoas que tentam adicionar todo o universo no facebook e afins, desde sempre usei essas coisas de mídias sociais e sempre foi da forma que você descreveu, e não consigo entender a galera que usa de forma diferente.

  13. Duran says:

    Não encarei isso como uma crítica aos brasileiros do Face (muhahaha). Encarei como uma crítica aos “fãs” do Izzy que acham que, por meramente ser leitor dele aqui ou no twiter, fazem questão de achar que ele é uma amigão e pode ser tranquilamente adicionado no Facebook. Isso não é um fenômeno novo, no Orkut, creio eu, os poucos famosos que haviam já sofriam desse problema. E isso não é um problema brasileiro, qualquer fã xiita ao ver seu ídolo (sim Izzy, vc é ídolo para alguns) querem ter uma maior proximidade. E isso é um saco, é uma das más consequências da fama! Talvez a solução seja criar uma Fan Page com o nome Izzy Nobre, só para saciar essa vontade dos fãs carentes hahaha.
    Abrass

    • BlackFire says:

      Concordo com você, existem pessoas que usam produtos e serviços de forma indiscriminada e errônea em todo o mundo e há muito tempo; isso não é exclusividade nem do facebook, nem de brasileiros. Ao longo do uso e do tempo as pessoas tendem a melhorar seus hábitos e mau comportamentos nas redes sociais se bem orientadas ou mesmo por observação do comportamento de outros amigos. Falo isso pq estou co-orientando uma tese e um artigo científico sobre o assunto. E por fim, odeio essa mania de achar brasileiro uma merda pq alguém faz algo melhor em específico. Cada país tem lá suas qualidades e seus defeitos, a crítica pode ser boa, mas é fundamental que ela venha com alguma proposta para não se tornar vazia. Esses hábitos podem e devem ser mudados por nós mesmos que usamos “tão bem” essas ferramentas. Fica com Deus!

    • @mos_axz says:

      já existe a fan page do HBD http://www.facebook.com/hbdia
      e pra falar com o izzy é só usar o twitter(sim, ele responde você)
      Izzy relaxe, pior vai ser quando o pessoal descobrir o facebook de sua esposa…
      e cuidado com os stalkers psicopatas revirando seu lixo…

  14. Eu sei que é chato pra caralho, mas qdo eu vejo status com um português ruim, eu tenho que corrigir.

  15. Thiago says:

    Minade no Fêice?
    . -.
    É foda, com a “fama”, o blog disvirtua muito.
    Mas ainda sim, é um bom blog pra se acompanhar, keep going kid (Y)

    Tirando esses trolls.

  16. David Lafleur says:

    ja tá de brincanagem com o texto da suspensao né caralho

  17. Doug says:

    Criticar o modo como eu falo buceta já é demais.
    Mas concordo com todas as criticas comportamentais dos brazucas nas redes.

  18. Paulo Roberto Junior says:

    Mude o título do post, os sete primeiros parágrafos não têm nada a ver com o título atual. Comecei querendo ler uma coisa e acabei lendo um mimimi sem pé nem cabeça. Obrigado.

  19. @GM_Bermeo says:

    O mais vergonhoso é quem entra e fala “bom dia face” , quando sai fala “boa noite face”.

  20. André says:

    Quando eu entrei no Facebook, dezenas de pessoas começaram a me adicionar. Eu eu não sou um icone internético nem nada. É só questão de que todo mundo que algum dia já viu a tua cara VAI tentar te adicionar no Facebook. Basicamente vc vai receber mensagens de todas as pessoas que já conheceu em toda a sua vida. LOL.

    Não deu 3 dias, eu fechei minha conta. Pra mim basta o pessoal que eu tenho no msn (e vc Izzy tá lá – acho que no MSN antigo – me baniu uns 4 anos atras haha).

  21. Carlão says:

    Entendo seu lado Kid, e no FEICE eu add todo mundo que gosto da blogosfera, twittosfera, e outras fera’s por ai,e sim, estou no meio dos 288 que sonharam um dia em manter uma amizade contigo no facebook heaiehaiuehaui

  22. Evangélico Xiita Pagão says:

    O kid termina a história da suspensão sendo invadido pelo esfíncter anal.

  23. Marcelo says:

    Pra fazer texto random tem tempo, pra cumprir as promessas tem que estudar, né, ô metecapto? :P

  24. LoverLord says:

    Achei uma total “escrotisse”, alienação e se achar baixo por ser brasileiro (ou se achar por não estar morando aqui – apesar de tudo que você tentou frizar no começo) isso de você dizer que temos que nos adaptar ao padrão dos outros. O brasileiro usa suas redes sociais de uma maneira diferente do pessoal de fora e sim às vezes, e na maioria quase sempre, de jeito ‘considerado’ errado. Mas o que é considerado errado? Tentar conhecer novas pessoas, adicionando quem achar interessante? Na época dos primórdios do Orkut(sim estou desde a época pré-google no Orkut) entrar em comunidades estrangeiras pois existirem poucas em português? E o mais importante: Errar e ser considerado “idiota” “noob”(termo de MMORPG’s se prefir) por não saber usado direito? Aí está o ponto principal, na última parte. Talvez o brasileiro não saiba usar o Facebook hoje, pelo fato de ele ser novo entre a maioria, assim como o Orkut foi quando chegou por aqui. E de verás é mais difícil migrar de uma rede como o Orkut para o Facebook, onde a Google depois de ter comprado, mal acostumou o usuário com padrões diferentes. Mas é uma idiotice falar que o brasileiro é idiota ao usar de outra maneira, senão a do país de origem da rede social. Será que quando o Orkut foi criado, o seu criador homônimo pensava que ia ser usado assim? Estou falando em especial do Orkut pela grande quantidade de usuários, mas isso serve pra qualquer rede social.
    Mas vamos falar de mim antes que os haters venham trollar. Minha primeira rede social foi o Orkut, e ainda usava antes de ter internet em casa, então era mais galera. Ia na LAN House acessar pra usar, e jogar Mu Online, Tibia e outras besteiras da época. Por sinal foram os games que me ensinaram muito do inglês que sei hoje, já ganhei bolsa de intercâmbio e tudo mais, então antes de me xingarem, eu já estive fora do país e sei como os estrangeiros olham o pessoal. Por sinal foi lá que tive o primeiro contato com o Facebook, lá fiz e não utilizo muito, pelo fato de muito dos meus contatos (apesar de ser dificil acreditar que alguém tenha 800 ‘amigos’) no Orkut. Pois então, é dificil de acreditar se ter 800 amigos? No meu caso, todos os meus amigos tanto no Orkut como no Facebook eu conheço. Todos mesmo. No facebook são bem menos é claro, nem tenho idéia agora.
    Mas enfim, já cansei de digitar, pra no final a maioria se achar hater e pagar de cult dizendo falar “Nem li”. Ta aí, quem se achar bom pode ler, comentar, apoiar, discordar, enfim, somos livres pra fazermos o que quiser.
    Pra quem quiser saber quem sou: Sou estudando de Eng. Mecânica em universidade federal, tenho 18 anos (não sou velho, mas eu tenho cabeça de gente velha).

    P.S: Kid, acompanho o que tu faz há mais ou menos 1 ano (soou meio stalker isso, mas enfim), e acho que dessa vez tu pisou na bola. Não te condeno nem nada por morar fora e afins. Whatever… Só acho que tu expressou isso de forma errada. Um abraço. Uma boa crítica ajuda as pessoas a crescerem ;)

    • davi says:

      Parei no “Orkut pré-Google”… LOL!!!!

      Cara, desculpe acabar com suas ilusões, mas o “Orkut pré-Google” nunca existiu. :)

    • davi says:

      Tá… Eu li o resto…

      Então quer dizer que o cara acha que o Google comprou o Orkut, foi intercambista e tem 18 anos… Bacana…

      Como se não bastasse, jogou Paint Brush Online Edition.

      I rest my case.

      • ThiagooW says:

        Aew, vc devia saber o que fala antes de soltar merda por ai…o google comprou sim o orkut, antes de ser o orkut de hj em dia…

    • Rafael says:

      Você leva jeito para ser piadista, continue assim!!

    • LoverLord says:

      Orkut pré-google me referi a antes da Google meter seu nome por canal oficial junto ao Orkut. E sim, sei da história do Orkut e de sua criação e caralho a quatro.
      Como eu disse haters gonna hate*

      E é joguei mesmo Paint Brush Online Edition. Concordo que tibia não é um jogo dos melhores, mas acho que nada tem haver com o caso hum.
      Now, I rest my case asshole hehe

    • Lenhador says:

      Os servidores brasileiros de alguns MMOs estao dominados por powerabusing brasileiros, e também somos o povo mais trapaceiro desses mesmos jogos. Eu também aprendi muito ingles por aí, e concordo com as criticas lamentaveis sobre como os brasileiros se portam pela internet afora

    • Rafael says:

      “Fulano adicionou 193 fotos no album praia”

      Vai pro caralho!

  25. Samael says:

    Muito interesante o texto, remeteu minhas memorias a alguns anos atrás quando ainda era eu um usuario do Orkut, nego ficava se gabando por ter quase 1.000 amigos, 99% ele nunca tinho visto na vida.
    Realmente brasileiro é um povo com uma mentalidade muito dificil de se entender.
    Será culpa do PC do Milhão ??? Casas Bahia ???

    • André says:

      Esse negocio de colocar culpa na “inclusão digital” já tá me enchendo. Vcs deviam parar com isso. Isso passa uma péssima impressão de que vcs se acham superiores por serem de uma classe social mais favorecida.

      Brasileiro, rico ou pobre, age da mesma forma na Internet. É coisa de brasileiro, independente de classe social, de PC das Casas Bahia ou qualquer coisa do tipo.

      Pense nos seus amigos, que são da mesma classe social que vc. Eu aposto que a maioria deles usa a Internet de forma completamente idiota, mas nenhum deles usa PC da Casas Bahia ou Show do Milhão. =/

      • Daa says:

        Perfeito!

      • Marcelo says:

        Desculpa, mas dizer que o brasileiro age da mesma forma na internet, sendo rico ou pobre, é dizer que a formação social e educação (pleonasmo? xD) não vale de nada.

        É muito mais difícil ver um desfavorecido usando a internet da forma “correta” que o Kid apresentou, mas não é impossível, e vice-versa. Pessoas que pensam mais sobre as coisas não vão ver sentido em adicionar qualquer um só pra ter amigos, ou porque gostou do subnick dele… :)

        Resumindo: O fator da inclusão digital importa sim, mas não é a única coisa a se levar em conta. Não devemos generalizar o brasileiro dessa forma.

      • Haquer says:

        POBRE!!!

  26. Guilherme says:

    Amigo Izzy, que tal fazer um agrado a estes seus “230 amigos”, crie uma fanpage chamada “Izzy Nobre” e deixe-os “adicionar” lá.

    Ah, mas é provável que digam que você criou a fanpage por se achar uma estrelinha…

    ps.: Eu adicionei meio mundo de pessoas no Facebook por conta de jogos sociais, e hoje me arrependo um bocado…

  27. Vitor says:

    Essa história de que brasileiro não sabe se comportar em jogos online que estão em inglês é verdade.Eu jogo World of Warcraft e já ouvi muita reclamação de gente no fórum que brasileiro bagunça o chat do jogo,falando em português e acaba inutilizando essa função do jogo para os jogadores falantes da língua inglesa.E realmente,brasileiro NÃO sabe utilizar rede social de uma maneira,digamos,saudável.É por isso que você vê gente no orkut que tem 4 perfis diferentes,com 900 pessoas adicionadas em cada um,mas que às vezes a pessoa não conhece uns 2/3 dessas pessoas.

    • @engdavirocha says:

      Cara, achei um pouco idiota essa sua afirmação sobre os MMORPGS, jogo WOW também, no servidor Warsong (80% de BR +/-) e já ví essa tirinha que o kid postou há muito tempo em algum canal de chan… Acredito que ela não se refere exclusivamente ao fato de pessoas falando em outro idioma dentro de um servidor inglês, mas sim da maneira que os brasileiros se fecham em um grupo hermético e isso tira um pouco da graça de um jogo em grupo. Além da barreira da língua, brasileiros tendem a se fechar em grupos apenas com brasileiros, algo parecido ao que o kid criticou no post sobre intercambistas que viajam pra passar um mês no exterior e fazem questão de só conviver com outros brasileiros.
      Além disso há também o fato da maioria dos brasileiros serem idiotas e REALMENTE não saberem usar as redes sociais. Ví há algum tempo um artigo sobre isto, que em qualquer outro país existiria apenas a comunidade Turma do Chaves e cada personagem seria um tópico de discussão dentro da comunidade, mas os brasileiros criam uma comunidade pra cada personagem. Ou as comunidades “Sou amigo do Fulano”. Idiotices assim. Ou as mil comunidades sobre qualquer assunto.

      No mais Kid, tome no seu cú e atualize esta bagaça.

  28. Gustavo C. says:

    Meu caro, brasileiros não sabem usar nem lata de lixo, espera que saibam usar redes sociais?

  29. Então, eu não entrei no Facebook nem planejo entrar. Eu tive um perfil no orkut que foi praticamente Jesus Cristo: ele morreu, voltei mas depois eu matei de novo porque aquilo não estava servindo pra nada mesmo. Não vejo motivo nenhum pra acreditar que o Facebook será diferente. Já dá até pra ver que nós vamos fuder com tudo, só pra não perder o costume.

    Ademais, minha cota de redes sociais já tá preenchida com o Twitter.

    _o Saída pela esquerda!

  30. Tito says:

    Ta, e a continuação da história?

  31. Sandro says:

    Quando fui introduzido ao orkut, lá pelos idos de 1998, cai na besteira de aceitar como amigo qualquer um cujo nome eu ja tivesse ouvido. dai que tinha 500 amigos e mal lembrava como assim.

    Agora no face eu ajo diferente; só adiciono quem eu ja falei merda junto – com uma ressalva: Povo do trampo, só se é amigo mesmo.

    Pra nao correr o risco de misturar. Povo do trampo é só no linkedin

  32. Fernando says:

    Cara, falou td!!! Mas a cultura nossa, infelizmente é mto pobre…

    E ainda tem as merdas de jogo… É uma merda…

  33. Matheus Manoel says:

    Olá, sou o MATHEUS MANOEL, e moro em Itapetininga, Brasil.
    Acho uma pena os brasileiros não conseguirem se adaptar ao livro das caras, já que para fins empresariais ele é 12089188027% melhor que o orkut. :/

  34. Matheus Manoel says:

    obs.: imagina o kid morre sem postar o final da história da suspensão? :/

  35. ATNV says:

    A sorte é que muita coisa pode ser bloqueável nas configurações de privacidade. Caso contrário, o FB já estaria perto do insuportável, mesmo com amigos reais. Alguns deles geralmente não são menos joselitos que o resto.

  36. Wladimir says:

    Por isso nao tenho facebook nem twitter hehe, só o orkut ja cansa de mexer…

  37. Junior says:

    Não acho que sejam só os brasileiros que fazem esse tipo de coisa. Acho que se tu fosse francês por exemplo, o título do post seria “Franceses não sabem usar o Facebook”.

    No mais, você está certíssimo, eu não aturo nem as atualizações dos meus amigos, imagine de 200 e tantos estranhos.

  38. droantjk says:

    só pra constar que foi uma trollagem aleatória, nada contra cearenses :D

  39. Felipe says:

    Legal teu post. Já tive facebook e larguei por causa dessas merdas. Isso só estraga a rede, principalmente para os adolescentes como eu. Tenho orkut ainda, mas entro muito pouco. A maioria dos adolescentes são burros demais pra terem um perfil nas redes sociais como o twitter, lembro que um dia uma menina me seguiu e fui ver o perfil dela no micro-blog. Só de ler a bio e 2 páginas de tweets, já pude saber onde morava, onde estudava, alguns de seus amigos e a escola onde estudava. Se eu fosse um “stalker”, ela já estaria com os buracos do corpo alargados e, provavelmente, morta. Agora eu pertgunto, é certo isso?

  40. Bruno says:

    FACEBOOK = OVERRATED

  41. raphs13 says:

    Se não gosta de escrever então não escreva, ninguem está te obrigando.

  42. Miguel Fox says:

    Caraca, adorei o final! Sempre achei ridículo pessoas que dizem face e note. O nome é Facebook porra!

  43. DocFHBD says:

    Rá! Sou amigo do Quide no FB!

  44. Victor says:

    Mais um excelente texto Israel. Aos queridos leitores verde amarelo do hddia uma mensagem: Na atual situação do pais só nos resta, sim, criticar e falar as verdades e revoltar-se. Se vc é aquela pessoa que contenta-se com essa merda toda a culpa é sua leitor, porco e hipócrita,que da suporte a toda a mediocridade brasileira e colabora com seu voto e mente de esterco. Não gosta de ouvir críticas ao seu pais tão querido, sai da internet e vai ouvir voz do Brasil.

    • Criticar? Porque não criticas a política ou algo de útil? Claro que és um Emigrante também, que como muitos, se julga superior por estar em um país de “primeiro” mundo, Strauss Khann foi acusado de estupro, e ele, é um ser superior, um Europeu, claro, com sua cultura acima da minha, deve saber. Mas, além deveria de criticar, quem sabe um solução prática, e não teórica, caro amigo.

      • Victor says:

        Solução prática e teórica: voto consciente! O Brasil é um caos por causa e unicamente do próprio povo brasileiro, dúvidas? Meu caro politicamente correto, qual seria sua solução “prática” criticar o governo,ou colocar alguém competente para governar?

      • Victor says:

        Strauss Khann, ta querendo me trollar né?

      • Nat says:

        Porque bom mesmo é criticar a crítica alheia, é isso que é “algo útil”, certo? É, deve ser isso que vai levar o Brasil e o mundo para frente…
        Aprenda a usar a vírgula antes de tentar ser politizado, seu semi-troll.

  45. Victor says:

    Alias, poto de corte pra amigo:
    -Esse cara é seu amigo mesmo?
    -”Claro!”
    -Sério mesmo?
    -”Sim eu ia na casa dele, estudavamos juntos…e…”
    -Tá legal. E qual é o nome da mãe dele mesmo?
    -”…”

  46. Marina says:

    Tá explicado porque demorou tanto pra me aceitar no FACE!
    hahahaha

  47. Guil~ says:

    Acho que “não saber” é diferente de “usar de outra forma”.

    Sei lá, às vezes é bom adicionar alguém novo que você nunca viu por terem os mesmos interesses, mesmo humor ou coisas do tipo. Por sinal nos meus perfis já extintos do orkut e twitter fiz algumas boas amizades que rendem até hoje.

    O extremo de “mimimi nunca vi, nunca falei, não vou aceitar” é tão infeliz quanto o extremo de “BORA ACEITAR GERAL E TER MAIS DE 8000 AMIGOS AEAEAEABR”

    Basta saber selecionar quem você conhece ou gostaria de conhecer para ser seu amigo. Na dúvide, delete o indivíduo indesejável da sua lista, simples né?

  48. Z3hr0_C00l says:

    Agora pronto, até parece que todo mundo adiciona quem não conhece. Generalização é uma merda mesmo.

  49. leitor vouyer says:

    filha da puta, vai postar o final da história ou não

  50. Eliane says:

    Assino em baixo.Já recusei vários pedidos de uma mesma pessoa, e as vezes fico pessoa, será que este indivíduo não se toca que eu não quero tê-lo junto a minha lista de amigos??Um pouco de senso de humor não faz mal a ngm. :)…

    Ótimo post!!!

  51. wallacywm says:

    Ae, tua irmã é bonita?

  52. Gente.boa.eh.meu.pau.q.mora.perto.do.meu.cu.e.nao.me.come says:

    por essas e outras q eu uso orkut apenas como forum desde 2006. fêicebuque não me atrai. acho q sou interneticamente antisocial.

  53. ineendj says:

    pior que é verdade muito menos o twitter,a unica coisa que brasileiro pelo jeito sabe mecher é no orkut e malema hein!

  54. Bimbo says:

    Pô que legal, kid. n sabia que vc tinha face.
    me adciona lá no face. tô esperando. abraço valeu.

  55. ineendj says:

    pra mim a rede social do momento é o twitter ñ o facebook..next

  56. returnONE says:

    Já parou pra pensar que quem te adicionou alí são brasileiros por seu público ser brasileiro? Se vc escrevesse um blog que só mexicanos, que só italianos ou só canadenses lessem, eles não adicionariam vc?

    Concordo totalmente no fato de que brasileiros geralmente são bem estúpidos em comunidades online. Quando eu jogava alguns MMO eu esperava pra me identificar como BR depois que a pessoa me conhecia por causa do preconceito mesmo.

    Esse vídeo é bem parecido com a tirinha q vc pois.

    DHSUHDSIUAKDHAISKHDSAUHD

    Abraço

  57. Marcos says:

    resumindo o facebook é seu e você só adiciona quem você quer.Nunca conversei com você apesar de te admirar e tals, uma vez no tuiter você me disse: Oi amigo (LoL), mas só, por isso eu sairia te adicionando no facebook? não tem o pq. Eu vivo fuçando seu twitpic mas não como maniaco, apenas porque curto seu estilo de vida e acho maneiro isso, você NÃO tem vergonha de assumir seus gostos.

    -Antes de acharem que é puxa saquismo, eu não estou puxando o saco de ninguém, acho que a vida privada de uma pessoa é dela, é como revistas de fofoca, meu a pessoa é Ato/atriz, e só por isso você tem que saber com quem ela trepa? isso pe problema dela, deve saber sim> futuro filems etc.

  58. Marcos says:

    nussa pareci um analfabeto lá, é que eu confundi isso com o VT..

    Izzy você posta no VT do UOL? só curiosidade, precisa dar nick não :)

  59. Ari Galvão says:

    Facebook: a maior makina de espionagem jah criada (Assange)

  60. Gabriel says:

    Orkut ainda tenho pra manter contato.É que eu sempre penso “por onde anda aquele cara que estudou comigo em tal lugar”. Pronto.. Lá esta meu perfil. Mas facebook eu n vejo motivo (falando como brasileiro que mora no brasil é obvio.Eu sei que o facebook é o orkut dos gringos). Mas pra mim eu n vejo motivo. Amigo de verdade te liga e diz “e ai maluco oq vai faze hj” ao inves de fica olhando estatus de facebook/orkut/twitter. flws

  61. Higor says:

    Concordo Kid. Esqueceu de citar os nomes, que tão ficando no jeito brasileiro, mudando de “João da Silva” pra “&&## JoHhNzinhuuhh Syllva ##&&”, assim como faziam no orkut.

  62. pertubado says:

    so podia ter a cabeçona de panela
    vai arrumar uma trouxa de roupa pra lavar

  63. Costela says:

    Nem li o texto. Cade a suspensao porra?!

  64. Al P1st says:

    Tudo isso culpa do Lula, tirando imposto sobre venda de computadores, Casas Bahia e afins, que financiam computadores, celulares e maquinas digitais em 30 anos e claro a maldita inclusão digital. Punto e Basta!

  65. Roberto says:

    Apoiado, companheiro o/
    concordo em número, gênero e “degrau”
    hehehe

  66. acss says:

    Mark Zuckerberg himself adicionou 500 milhões de “amigos” ( e até alguns inimigos ) na conta do face. isso sem falar no “Tom” que é automaticamente adicionado a sua lista de amigos quando você cria uma conta no myspace.
    Levando em consideração a privacidade das postagens…é por isso que o facebook (face) tem muito a aprender com o Orkut. No orkut você consegue mandar updates para grupos pré-determinados de pessoas.

  67. C says:

    “The worst thing about extranet games is when some Batarian comes in and insists on speaking his own language without auto-translation!” – Mass Effect 2

    Os brasileiros sao batarians, ai tu ve o nivel da coisa.

  68. Junior Leal says:

    ué não é fêice que fala?
    Fêicebook

  69. MAMUTE says:

    CADE A CONTINUAÇAO SEU VIADINHO

  70. MAMUTE says:

    Cade a continuaçao seu viadinho???

  71. mamute says:

    cade a continuação seu viadinho?

  72. Sly says:

    Não quero saber do seu fêicebuque, quibe. Quero saber o que porra rolou na suspensão. :B.
    Sacanagens a parte, o brasil é um lixo em pratiamente todos os âmbitos. Neguinho aqui não segue etiqueta social, quanto mais netiqueta.
    Ah, vê se não torna essa suspensão uma patricinhas intercambistas. :P

  73. M says:

    a tirinha é o melhor…

  74. Koaerece says:

    Mimimimi esse babaca se acha porque mora no Canadá mimimimi

    acabei adicionando pessoal do fórum no livro a sua cara, mas de fato acaba atrapalhando na hora de ver as atualizações, já que de repente as pessoas comentam sobre fotos de seus amigos irl e eu fico ali boiando. No fim das contas fiquei agora só com pessoas que conheço pessoalmente, mesmo que seja apenas num encontro do fórum. No orkut ainda fica todo mundo.

  75. nosceteipsum says:

    eu xiliquei viadosamente quando recebi essa mensagem por meio de evento.
    PUTAQUEOPARIU!
    deu vergonha forte de ver muitos dos meus amigos confirmando esse evento.

  76. Ricardo says:

    Cadê a continuação kid? “/

  77. mms says:

    vai tomar no meio do seu cu
    vc disse que tinha o texto da suspensão PRONTO, para de ficar de mimimi brasileiros mimimi e posta a merda logo

  78. sp1d says:

    Cara, vc vai me desculpar, mas eu acho que os norte-americanos usam o Facebook MUITO pior que os brasileiros..

    Fiz intercambio recentemente e adicionei uma boa galera universitária dos EUA/Canadá, os quais já deletei quase todos.

    É um album novo por semana, com 200 fotos cada, comentários bizarros em tudo, conversas enormes em cima de qualquer bosta, fora que nego não censura nada (tem menina que coloca foto dela mesma ao lado da privada pós-balada – true story bro)…

    Não que as merdas que os brasileiros fazem nas redes sociais sejam menos piores, mas achar que só brasileiro faz merda é meio ignorante.

    • nosceteipsum says:

      não ta entendendo.
      esse é o uso correto.
      não tem nada de errado nisso…
      use a ferramenta de evento pra evento e a de fotos para fotos e pronto.

  79. Lucas says:

    Mas escrever TUÍTER é aceitável?

  80. Zukriuchen says:

    Eu sei que é você que não quer comparar o Brasil com o exterior, mas essa prática de adicionar pessoas desconhecidas é muito mais ‘atribuível’ aos americanos do que aos brasileiros.

  81. Vini says:

    Cara, brasileiros em redes sociais é como um câncer coberto de fotos de festeenhas badaladas e manolos sinistros expondo suas “idéias” ortograficamente comprometidas. Náo é a toa que tem gente ganhando a vida com sites de babaquices orkuteânas.

  82. Lenhador says:

    O pior de tudo é que o mau-uso das ferramentas vão inutilizar possibilidades maravilhosas que o facebook proporciona, como promover eventos e agilizar listas, textos, discussões.

    O brasileiro fez isso com o orkut, acabou com todas as ferramentas possiveis (fan, sexy, aquelas coisas realmente inúteis e coisas uteis como mensagem entre foruns, e comunidades sem sentido! Fazer comunidade só pra mostrar o que gosta e nem sequer discutir em nenhuma!), e temo fazerem isso com o facebook também (a nível brasil eles vão conseguir).

  83. Lucy says:

    Gostei do testo, concordo que brasileiro não sabe usar redes sociais e pra mim, ainda tem uma questão: Como negar o pedido de um colega de trabalho que você não quer adicionar, sem ficar feio? Contato de trabalho é diferente de amigo
    :(

  84. krash says:

    Kid me add pleaxxxx

  85. Vitorsemc says:

    Concordo com o lance do “feice” vai tomar no cú. Isso é papo de gente que tá achando que tá super antenado só porque criou uma conta no facebook e tem um app pra atualizar direto do celular pré-pago.

  86. vitor says:

    Olha depende muito da pessoa…
    eu não saio add ninguém e também não aceito qualquer um no orkut ou no face…
    depende muito de cada um

  87. Nihil Lemos says:

    Bem, depende muito de quem adicionar. Não adiciono qualquer um aleatoriamente. Simplesmente adiciono quem achar interessante e acompanho faz tempo. Agora coisas como o Badoo é babaca mesmo. A única ferramenta uso é só o Formspring e olhe lá.

  88. Me says:

    Achei sua critica um tanto quanto infeliz. Muitos brasileiros realmente n sabem como usar a internet em geral, n apenas o facebook.
    O problema e que sua critica acabou saindo com um tom elitista,longe de mim ser uma socialista wannabe.
    Mas formadores de opinoes, como vc e, admitindo ou nao, tem a respnsabilidade de levar em conta o contexto social.
    O Brasil e um pais emergente, seus habitantes estao comecando a ter acesso a coisas e informacoes nunca antes tidas. Pela primeira vez muitas dessas pessoas estao tendo a oportunidade de realmente interagir com pessoas e paises distantes. O que de outra forma jamais teriam, seriam meros espectadores de um mundo sempre apresentado como melhor e mais evoluido.
    Assim como vc n moro no Brasil ha algum tempo, e certas coisas em relacao a nossa cultura me irritam. Mas n pq os estrangeiros possam nos ver c maus olhos e sim pq temos potencial mas n sabemos como lidar c isso, uma vez q e td muito novo (uma, duas decadas na minha concepcao e muito pouco tempo).
    P mim, o fato de os brasileiro tomarem conta das redes sociais e apenas um sintoma do q esta por vir e de quem (queiram ou n) serao os donos desse “territorio sem dono” nas proximas decadas. Hj o ingles e o idioma dominante na internet, amanha mendarim? portugues? N sabemos, assim como os brasileiros precisam se adaptar. Eles tb precisam.

    Tb n me incomodo nem um pouco c pessoas que falam “face” e comum uma adaptacao ou abreviacao em nosso idioma.

    Pessoas q n conheco querem me add? Simplesmente recuso, isso tb n me incomoda. O problema e deles nao meu.

    Desculpe ter escrito um “livro” mas e espero ter contribuido p a discussao. Abracos!

  89. Me says:

    *mandarim

  90. Melhores links da semana - AHTABOM.COM.BR says:

    [...] sogra?   Cogumelo Louco – Vídeo – Formigas Zumbis   Hoje é um bom dia – Brasileiros não sabem usar o Facebook   Gravataí Merengue – Antisocial Media: lista dengra de agencia pode?   Um sábado [...]

  91. Lu Pagliato says:

    Ai gente, vocês estão muitos estressadinhusssssssssssss.

    Eu adoro o Facebook mais o brasileiro é muito maus educadus.

    Calma aí né ?

    Beijosssssssss
    Lu

  92. Edward says:

    Brasileiro nunca teve educação virtual.
    Orkut é uma bosta, e Facebook tb. Cluttered amounts of bullshit everywhere. Só tenho essas bostas pra manter contatos mesmo, e só entro quando chega notificação de msg.

  93. matheus says:

    pelo menos no facebook, ainda nao tem nego com nOmEs AxIm ou tipo, fulano vidaloka 157 é nois q tah

  94. Fred says:

    Meu caro…pq vc não vai pra pqp??????????

    obrigado!!!

  95. Adam says:

    eu falo `fêice` e `note` sim, fodasse

  96. Xandy says:

    Eu concordo em boa parte do que você disse, só acho que você fugiu demais do assunto se preocupando em mostrar que você não estava fazendo isso porque mora no Canadá.
    Eu acho que você deveria fazer o post e quem pensar assim, FODA-SE.

    EU entrei achando o título do post interessante e esperava mais dele, um post grande mas com pouquíssimas frases sobre o tema.

    Na próxima, se prenda mais ao tema e esqueça os imbecis que só querem criticar :D

  97. DiogoHc says:

    Sinceramente. O facebook é meu e eu faço e uso ele da maneira que eu achar mais conveniente. Que se dane a forma “certa” de usar, ate pq o certo é relativo. Mas ta ai, opnião é que nem c*, todo mundo tem o seu e da quem quer! ^^

  98. RFC says:

    Pensei que você era meu amigo!!!!
    Até falei para todo mundo… e agora? :(

    lol

  99. @Gui_Schinoff says:

    babaca só pq mora no Canadá .. hauhauahuahuaha mas eu ri

  100. Marcos says:

    Nem Goebbels escreveria um texto como este.

  101. Lucas says:

    A verdade e q os amigos eu so tenho para jogar mafia wars e me mandarem presentes isso é monha vida no facebook, jogar FarmVille e caféworld

  102. Keke says:

    Nem no tuíter isso é perdoável, e olha que lá tem limite de caracteres. TA SABENDO LEGAL (y’

  103. ME says:

    OMG!ENTÃO É POR ISSO Q VC E O LUCIANO AMARAL(LUCAS SILVA SILVA) NÃO ME RESPONDERAM SOLICITAÇÃO NO FACEBOOK!ME RECUSARAM!!!!!DEPOIS DE LER ESTE TEXTO ESTOU DESESPERADO!ESTOU TREMENDO E ACHO Q VOU CHORAR!!!!!! rs

  104. Ricardo says:

    Estava procurando algo que falasse sobre os brasileiros não usarem corretamente o Facebook, mas depois de um tempo lendo sua lamentação e reação antes da ação dos outros, desisti de ler o texto que era o que me interessava.

  105. a. says:

    o texto é bom, mas sr. izzy nobre, realmente tem que reconsiderar certos pontos. realmente não há a necessidade de começar cada post dizendo em que país vc mora. Azerbaijão ou não. Se a atenção é para o tópico, uma técnica básica é evitar incluid informações que façam o texto sair pela tangente.

  106. a. says:

    ps p re-redigir: ia ser muito mais fácil p vc se passasse a omitir seu país de residência da sua linha de apresentação, já que para sua área de interesse isso é completamente irrelevante. a não ser que você morasse em algum país que realmente colocasse algum bloqueio em comunicaçoes eletrônicas. o que de fato acontece em alguns lugares do Canadá, mas não para o povo em geral.

  107. Karolina Calado says:

    Povo é povo em qualquer lugar, sem dúvida há uma massa no Canadá, nos EUA, no México… Que expõe sua vida nas redes sociais da internet.

  108. lammel says:

    Lá em 2007 escrevi um texto com crítica ao comportamento dos brasileiros na web http://webjornalista.blogspot.com/2007/08/educao-do-brasileiro-na-web.html

    … e, mesmo com mais de 4 anos de publicação, percebo que o texto está mais atual do que nunca.

  109. Clari says:

    Morei nos EUA e e posso dizer que meus amigos americanos adicionam muito mais do que os meus brasileiros! … Isso não se encaixa pra mim! …

  110. Sandro says:

    Realmente, brasileiro não sabe usar o Facebook.Como ele disse, é só receber um convite, e já adicionamos.
    Outra coisa que enche o saco, é ver recadinhos idiotas, como : Bom dia pessoal ! Bjs !Aí, todos os contatos respondem..rs, ou, estou saíndo para o almoço, ja retorno.Uma hora e meia depois o idiota volta e escreve : Pessoal, meu horário de almoço já foi, agora vou trabalhar..rsrs
    São essas coisas que irritam ! Por exemplo: Porque o infeliz não posta um vídeo que seja interessante ?
    Abaixo Facebook !! rsrssr
    O meu, exclui !!
    Acredito que seja por isso, que os estrangeiros reclamam.

  111. Junior says:

    Mais é isso mesmo, fiquei na Australia um tempo e tenho vários mimimi na minha orelha! Fuck off! Dei muita risada com o seu texto!

  112. Olá… eu li a matéria e super concordo. rs
    mas o q me levou a deixar um comentário dessa vez não tem nada a ver com a matéria, é mais uma curiosidade mesmo. pergunto:
    pq vc sempre escreve “tuiter” em vez de “twitter”?

    desde já, obg ^^

  113. Jackson do Pandeiro says:

    Brasileiro é tudo idiota mesmo. Não sabe usar rede social nenhuma. É só futebol, partiu isso, partiu aquilo, to indo tomar banho, to cagando com meu primo, e ae gostosa etc…
    Tem mais é que se fuder mesmo.
    Ta certíssimo ae o parceiro, autor de post.
    PS. Moro no Brasil mesmo, nunca fui para o exterior, não sei nem como é Guarulhos. Mas acho que brasileiro é tudo bosta mesmo.

  114. Nilza says:

    Nunca vi tanta besteira junto….

  115. Renata says:

    Em algumas coisas vc tem razão realmente, mas sobre abreviar as palavras facebook (face) e notebook (note)… isso acontece com palavras que usamos no dia a dia tbm num modo geral, e não só no Brasil. Tenho amigos estrangeiros que tbm abreviam palavras, então não vejo motivo de classificar isso como um problema por parte dos brasileiros apenas, portanto, nisso, eu discordo de vc.

  116. Sucregay says:

    Acho que o autor do texto necessita de uma coisa: dar uma meia horinha de cu…

  117. Marcos Rodrigues says:

    Concordo que brasileiro seja um pouco idiota, mas não suporto filho da puta que critica brasileiro e exalta gringo.Gringo é tudo safado também, mas gostam de apontar o dedo imundo para os brasileiro.fodam-se.

  118. D@nil.B says:

    Concordo plenamente com os dizeres do texto, principalmente com o último parágrafo. Irrita-me ouvir alguém se referir ao Facebook como “fêice”. >.<

  119. Fred says:

    Concordo plenamente!
    Não sabem mesmo usar. E ainda acham ruim em dizer isso, mas não sabem analisar o próprio comportamento na rede. Enfim, vamos em frente!

  120. Thanure says:

    Entendo perfeitamente o lado que vc quis mostra,mas não sei o termos ‘Brasileiros’ foi exato,mas coisas que vc citou de os brasileiro acharem que vc esta se achando publicando coisas inglês é muito certo,pois tem gente que é babaca e só adiciona no facebook pra ter mais amigos.

  121. Juliana says:

    Ola!!! Estava aqui pensando em como eu odeio pessoas que falam “feice” e outras coisas que fazem e postam no Facebook… E aí me deparei com esse seu post!
    Adorei!!! Morei no Canadá e sei exatamente tudo o que você quer dizer…
    Brasileiro não tem a mínima etiqueta para usar as redes sociais…
    Adorei seu post!!!! Muito bom!!!

  122. henrique says:

    vai toma no seu cu seu otario so pra sabe o brasil e o segundo opais que masi usa o facebook e uns otario como vc vem fala do brfasil que nao sabe usa o facebook vai se fude vei eu em o facebook e da pessoa ela faiz o que ela quiser com ele porra o problema e de quem faiz o que quiser se a pessoa add varias pessoas foda-se ela que add krl

  123. Sergio says:

    Uma coisa é certa, brasileiro se não caga na entrada, caga na saída. HUAHEUAHEUA

  124. fabio says:

    qual o problema de chamar de fêice?
    é uma abreviação perfeitamente válida.

  125. Guilherme says:

    Parabéns. Concordo em genero numero e grau com esse pensamento. Me identifiquei com uma parte em especial, porque também ja tive um perfil que eu aceitava qualquer exú que me adicionasse e depois de um tempo eu ficava me perguntando qual era o sentido daquilo. Então acabei deletando e hoje aproveito muito melhor a minha pagina.

    Agora só dando minha opinião, já que vc demonstrou tanta preocupação com o que nós, leitores, pensaríamos do post.
    Há uma arrogancia incontestavel nas suas palavras. Mas esse é seu blog. Tem que ter a sua cara. Se ela é assim, paciência.

  126. Daniel says:

    Acho interessante que seu post seja bem antigo, e mesmo assim ainda hoje conheço pessoas que tem centenas de amigos no Facebook mas não sabem sequer abrir caixa de entrada do e-mail usado para abrir a conta do Facebook(que por sinal só foi criado provavelmente por outra pessoa), uma amiga minha por exemplo, tem conta no Facebook, está desempregada, e eu indiquei um site para procurar vagas, mas que precisaria de cadastro, “mas eu não sei fazer isso” foi o que ela disse, então eu falei: manda seus dados pelo Facebook que eu crio seu cadastro(achei que ela fosse mandar em uma mensagem privada), e quando eu cheguei em casa, vi que ela tinha colocado os dados na linha do tempo, e compartilhou de forma pública!
    Enfim, deveria existir em todo e qualquer programa ou rede social uma maneira de forçar o usuário a aprender a usar de forma correta, tipo um tutorial estendido, que só se fecharia depois de ter uma confirmação de que a pessoa pelo menos leu tudo.

  127. Maci Nogueira says:

    Brasileiro é adepto do “eu quero ter um milhão de amigos”, gosta de ter seu minuto de fama, curte, comenta e compartilha quase tudo. Pra ele, ferramenta ainda é martelo e chave de fenda… Gostei muito do seu texto.

  128. Mariane says:

    Brasileiros gostam muito de reclamar dos brasileiros.

  129. Jonathan says:

    Não concordo com você em adicionar apenas pessoas que conhecemos, através disso podemos conhecer novos amigos, principalmente as pessoas que não conhecemos, mas temos muitos amigos em comum.

  130. Anonimo says:

    Facebook foi feito para putaria e stalkear mesmo