Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Já que tamos falando de velharias…

Postado em 8 January 2011 Escrito por Izzy Nobre 75 Comentários

Olha só isso.

Após googlear intensivamente e encontrar aqueles meus posts antigaços em fã clube virtual de Star Wars e fórum gringo de empresa fodida de games, resolvi desenterrar também o antigo Hoje é um Bom Dia do weblogger — o blog que começou toda esta merda aqui que você lê neste momento.

O weblogger faleceu lá pelos idos de 2007 ou 2008, levando junto com ele todos os blogs cujos donos tiveram a péssima idéia de usar o weblogger. Felizmente, existe o tal do Wayback Machine, que é uma espécie de máquina do tempo da internet.

O problema é que eu não lembrava a URL do blog, um requerimento pra usar o negócio. Googleei agressivamente e achei a URL em um blog qualquer da época.

Olha esse layout. Note a total ausência de qualquer iconizim de Super Mario World. Apesar do fato de que o jogo SEMPRE foi o meu favorito, eu não havia mesclado a imagem icônica do jogo com minha identidade virtual.

Dei uma lida por alto nos textos. A maioria das imagens caiu e os links dão em páginas 404, mas pelo menos o principal — os textos — tão tudo lá.

E eu decidi dedicar a tarde de hoje a explorar o quão diferente eu era 8 anos atrás.

Já de cara achei um post homofóbico (um fruto da mistura criação religiosa + mongolice comum a moleques de 17-18 anos), um texto em que eu fantasiava sobre como seria a vida no Canadá (escrito 5 dias antes da viagem pra cá), minhas primeiras resenhas de filmes, devaneios sobre o futuro, trolladas no IRC cujo espírito resultaria na criação da Semeadores da Discórdia, relatos sobre meu desempenho (pobre) na faculdade, esse tipo de coisa.

Tinham também umas tirinhas desenhadas no Paint pelo meu irmão, ilustrando as desventuras da nossa turminha da época. Tipo essa aqui, ó.

É incrível rever o Izzy Nobre de 2003. Eu era, quase literalmente, outra pessoa.

Nem tudo mudou

Eu jamais imaginei que um dia, quase 10 anos depois, estaria relendo meus escritos e me maravilhando com a pessoa que eu era na época.

Deixo a vocês o conselho: abram um blog. Nem precisa dar o link a ninguém, e recomendo o Blogspot porque é historicamente confiável. Milhares de serviços de blog vieram e se foram, e o Blogspot continua firme e forte.

Comece a documentar o seu dia a dia. É sério, faça isso. Reler esse tipo de coisa anos depois é uma experiência incomparável. É quase como se você tivesse voltado no tempo e observasse você mesmo quando mais novo.

Álbuns antigos de família causam efeito similar, mas fotos contam uma história extremamente incompleta. Fotos documentam quase exclusivamente momentos felizes, e têm intervalos muito grandes entre uma e outra. Um blog te permite documentar sua vida de uma forma mais completa, e não apenas os momentos de celebração.

Eu sei que poucos vão seguir o conselho. Se você tinha um blog antigo no blogspot que abandonou, corre lá e lê o que você escreveu anos atrás. Diz aí: não dá arrependimento de não ter escrito mais?

O link das páginas do antigo HBD taí, cortesia do Wayback Machine. Lerei essa porra inteira hoje no trabalho, sem falta.

Tem alguém aí que é leitor do HBD desde a época do weblogger…?

[ Update ] Hahahaha, eu escrevi isso em 2003. Sou um profeta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Essa internerd...

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

75 Comentários \o/

  1. kblosnack says:

    pensei em fazer isso com um blog que eu tinha lá em 2001, mas não CHUBIRUBA lembro da URL nem ferrando e não tinha nada que ajudasse a procurar ela no google

  2. Gabriel says:

    “estou postando aki na casa de Márcio. Tou com inveja do link dele, imagina se lá em casa eu acessasse a 64Kbps”

    HAHAHAHA

  3. mmkay says:

    Texto ótimo izzy.

    Quando vi os twits sobre seu blog antigo no começo da tarde, fui dar uma olhada no meu de alguns anos atrás e foi surpreendente. Por um lado fiquei envergonhado da minha ingenuidade, mas por outro fiquei orgulhoso de relembrar minha infância. Realmente tinha perdido a ideia crua de quem eu era.

    reforço sua recomendação para os outros leitores criarem um blog/diário pessoal, valeu muito a pena.

  4. @King_Matheus says:

    O mais chato de você abrir um blog é que você espera que ele seja lido.

    Dá uma frustraçãozinha inicial, mas depois é legal.

  5. PCN says:

    Eu mantenho um blog, ele tem 4 anos. Hoje eu tenho 19 anos, nem sou tão “velho” e “maduro” assim, mas já vejo diferenças.

  6. Felipe says:

    Muito legal resgatar essas coisa, Claro que 96% das coisas com toda ctz lhe causa mta vergonha huashusa! “Pq eu era assim, meu deus”….

  7. Felipw says:

    Puta merda, eu fiz isso de ler um blog meu antigo faz uma 1 semana!

    A sensação é muito estranha. É como se você tivesse vendo lésbicas se pegando na Record.

    Você dá risada dos termos que- no caso -- em 2008 eu usava e de como a gente parece ter evolúido em algum sentido.

    Rola um arrependimento daqueles tempos mas uma saudade também. E é por isso que eu criei de novo um blog faz 2 dias. 🙂

  8. Olha, acho que todos os leitores to HBD nos dias do weblogger já faleceram.

  9. “Dei uma lida por alto nos textos. A maioria das imagens caiu e os links dão em páginas 404”
    Olha eu aí 😀
    Além de ter sido um dos primeiros a achar esse blog depois que você falou, né?
    Você está muito nostalgico esses dias, procurando velharias e tal… ASHDUAShDUASUDAHSAASU

  10. Muio legal, Izzy. Por sinal chubiruba você realmente é outra pessoa em comparação com o Izzy de 2003, escrevia mal pra cacete também. ASJKAJSAJSKJAKSJAKJSAK

  11. Everton Lima says:

    Não sei se era no weblogger… mas eu lia um blog seu antes de ter dominio próprio.

    eu cheguei até a copiar um texto seu sobre cabelo, ou algo do tipo em meu site, e vc me mandou um e-mail totalmente puto pelo plágio heuhueuheue

  12. Wallacy says:

    Putz, o desenho no paint ficou muito legal!

  13. Higor says:

    Aff Kid, tu tá ficando velho mesmo. Daqui a pouco chubiruba tá falando das músicas da época, falando de como você lutou na guerra sentado na varanda de casa pros teus netos.

    Já pensou em abrir um museu?

    P.S.: não esquece de trocar a água da dentadura. -n

  14. Vovô Garoto Sf says:

    Simple Plan? Bicha!

  15. Sanro says:

    Perdi um blog no weblogger tbém, não faço idéia do endereço, e com certeza não tem link em lugar nenhum que eu conheça. Raios, não lembro nem do nome do blog. 🙁

  16. Ivan says:

    Por essas e por outras que criei o blog 3meia5. A única diferença é que serão 365 escritores para deixar sua marca de um dia no blog.

    Ah, vc foi convidado e não respondeu meu e-mail. Faggotizinho!

  17. _Maurício says:

    Eu comecei a ler o blog e tinha esse layout, sou um dos leitores mais velhos dessa porra.

  18. Neil says:

    Também procurei meu antigo blog (de 2003) e tava rindo CHUBIRUBA pra caralho do meu eu de 7/8 anos atrás

  19. Z3hr0_C00l says:

    Naaaaaaah… comecei a ler esse porra em 2004 ou foi 2005 não lembro.

  20. Z3hr0_C00l says:

    Lendo o blog antigo, de cara vejo isso: “E por algum desvio inexplicável de personalidade, acho que estou gostando de Angra também. ”

    Nessa epoca eu conheci Angra, era meio que impossivel não gostar daquele cd -- Rebirth -- comecei a ouvir as musicas da epoca do Andre Matos e não tem comparação, apesar de cantar melhor que o Eduardo, as musicas do Rebirth são epicas…

    Assim como eu, tu deve ter gostado somente desse cd, e de algumas singles.

  21. Guilherme says:

    ” e em breve lançarão um filme dizendo: dos mesmos criadores de matrix..”
    foda cara
    iuehiuehui

  22. Raid says:

    Cara, eu leio teu blog desde a época do weblogger, antes mesmo até do que essa screen que está no post. Digo isso pq lembro que não havia as tirinhas do seu irmão ainda. Conheci ele pelo Fidido ou pelo Loompas não me lembro bem.

    Um dos posts mais antigos que me lembro era um que você chegou na biblioteca da escola ou algo assim e viu um monte de alunos esperando aqueles numerozinhos aleatórios do Winzip terminarem para abrir um trabalho importante.

  23. felipe says:

    Eu leio HBD desde. 2003.

    Me lembro que na época trabalhava como estagiário nnumma empresa chamada Celesc. Bons tempos.

    🙂

  24. Pamina says:

    Valeu kid. Consegui reler meu blog de 9 anos atrás!!!

    E sim, eu leio o HBD desde o início dos tempos. Adorei lembrar dos Capanemas também.

  25. Matheus says:

    Rapaz… eu abri um blog semana passada mesmo. Espero ter essa mesma emoção que você teve daqui a 5, 6 anos. O link tá no meu nome aí (sim, o blog ainda tá ruim e sem nada sobre mim, mas é um blog com textos opinativos. vamos ver onde vai chegar. 😀 )

  26. Marília says:

    Dos meus blogs antigos nem lembro do endereço. Mas algo que me dá essa nostalgia ao ler são minhas agendas antigas. Escrevo diariamente desde 2004, mal tinha chegado na pré-adolescência… É muito estranho ler as coisas que a “antiga eu” escrevia, parece realmente outra pessoa. É bom ver suas próprias evoluções.

  27. motta says:

    porra vontade foda de voltar a atualizar meu blog >.>

    reli o primeiro que eu fiz e, de fato, muito bom ver como as coisas era diferentes.

    é bom ver que a gente muda, e quase sempre fica feliz com a mudança

  28. Mateus says:

    Li quase tudo do weblogger. Parabéns cara, seus textos já eram engraçados desde aquela época (:

    Infelizmente, não acompanho o HBD desde daquela época.

  29. Dhix says:

    Muito legal.. E o superkid@BOL.com.br chubiruba!

  30. Lucas says:

    E o today is a nice day? Por que não CHUBIRUBA vingou?

  31. algust21 says:

    Porra, demais esse!
    um CHUBIRUBA como poucos!

  32. Trius says:

    Eu lia o HBD naquela época. Alias, eu lia o blog do Trunks/Daniel tb =P.

    Inclusive li o teu projeto de livro sobre viagens no tempo tb… muita gente leu!

    Eu já tinha visto uns blogs antigos meus pelo wayback machine e a sensação foi bem essa que vc descreveu, Quide. Fiquei nostálgico hj novamente, com o tweet em que eu apareço, o da dívida lá.

    São nestes momentos em que largamos o clichê “bons tempos”. Então que assim seja: bons tempos! hauihaeiuhea =D

  33. VCR says:

    Nunca tive um blog ou algo similar, mas lembrei de alguns fóruns que participava e fui procurar os comentários que eu fazia na época. Os mais antigos não consegui achar (infelizmente), mas outros de 4 ou 5 anos sim. É realmente engraçado ver como mudamos, mas acho que minhas mudanças foram bem mais sutis que as suas, até porque você mudou de país e isso com certeza te influenciou muito, basta tentar imaginar como seria sua vida se nunca tivesse ido para o Canadá.

  34. Eduardo Elias says:

    Porque eu tive a impressão que você aconselhou a todos a escreverem um diário virtual, também chamado de blog?

  35. matheus says:

    Acho que um post por dia está ficando meio chato. Acho que você não precisa fazer isso. Agora se você quer fazer isso, bem que você podia escrever o texto das finanças.

  36. Guilherme says:

    simple plan?
    eu mandava um e-mail pros caras do chubiruba wayback machine e mandava deletar tudo :s

  37. Flavio says:

    CHUBIRUBA demais!

  38. Rafael says:

    “Ehehehe

    estou postando aki na casa de Márcio. Tou com inveja do link dele, imagina se lá em casa eu acessasse a 64Kbps

    Nem iG conecta mais”

    Meu Deus…hauahauhauah. Como as coisas mudam.

  39. Daniel Ramires says:

    Eu tenho um fichário com textos que escrevi manuscrito… (tenho computador em casa desde os 5 mas a hora que me vinham as idéias (de noite) eu não podia usar o computador (ficava no quarto dos meus pais e meu pai sempre dormiu cedo) -- Faz tempo, peguei pra ler meus textos e realmente é muito interessante…

    No último comentário que fiz no HBD eu disse que iria criar um blog… agora confirmo que irei mesmo!!

    Ah, eu até já tenho um blog em conjunto com uma amiga, mas tá muito parado e só tem coisa muito MUITO doida…

    Ok, segue o link: http://expresso-mental.blogspot.com/

  40. Danilo says:

    Criei meu primeiro blog em 2005 depois que eu li um artigo sobre blogs na edição da revista Veja de 1 de junho daquele ano.

    Um tempo depois chubiruba meu colega também criou um blog e chamou eu e mais outro fulano pra fazer parte da equipe (estávamos na sétima série, veja só você). Só que depois que eu mudei de cidade, automaticamente fui excluído da equipe do falecido XMoita (que porra de nome era esse?!).

    A maior prova de todas é essa:

    http://www.blogger.com/profile/03312983915393736950

    (Nem precisei de Wayback Machine. As antas não excluíram o perfil do Blogspot)

    PS.: O “quem sou eu” do perfil foi alterado depois que eu saí.

    PS2.: Esse comentário vai render um post no meu blog atual.

    PS3.: Apaguei meu primeiro blog e me arrependo por isso.

  41. Danilo says:

    “Você está muito nostalgico esses dias, procurando velharias e tal… ASHDUAShDUASUDAHSAASU” (comentário acima)

    Concordo plenamente. BTW, a segunda vez que eu li o “Puta que Pariu :(” (post sobre o ioiô) bateu uma tristeza foda.

  42. […] disso, a idéia de criar este blog se deve também ao post do@izzynobre no Blog-Diário dele: http://hbdia.com/wordpress/2011/01/08/ja-que-tamos-falando-de-velharias/#more-2359. Muito […]

  43. Danilo says:

    Outro comentário acima: “Agora se você quer fazer isso, bem que você podia escrever o texto das finanças.”

    Izzy Nobre pensando: Amanhã.

    :V

    (chega de floodar essa porra)

  44. Danilo says:

    Ah, não!!! Puta que pariu. Você usava hashtags em 2003?! Tomá no seu cu.

    “Onde você pode me encontrar: No CECOM, quando não tem aula, #r0xclan, #amizade, #rockeros (todos da brasnet)”
    (via barra lateral do seu antigo blog)

    HAHAHAHAHAHAHAHA

  45. André says:

    Só eu achei interessante o CHUBIRUBA contraste entre Simple Plan e Metallica na “playlist”? aiuehueiahoieahioae

  46. Speed Racer says:

    Porra quibe, não só eu lia como você ainda me linkava no seu blog. Lembro que quando você colocou o link, meu trace registrou umas cinquenta visitas a mais por dia vindo do seu blog. O que praticamente dobrava o meu índice normal. Época boa, e pelo Wayback eu consegui todos os backups dos meus textos da época. Alguns eram até muito bons, mas outros, eu mudei muito de opinião. Que foda que é envelhecer, hein…?

  47. Carol says:

    Eu sei BEM como é, eu escrevo em diários (sim, os de papel) desde 2003, e já reli eles várias vezes.

    Eu acho que a maior vantagem de se documentar suas idéias e seu dia-a-dia é que você pode observar o seu progresso, o quanto você aprimorou certas coisas e o quanto você continua ferrado em outras (como, no caso, a preguiça, LOL).

    Meus diários tinham meus textos e tinham desenhos também, documentando coisas do cotidiano, e tal. Gosto do bom e velho papel por esse motivo, apesar de preferir digitar.

  48. Philippe says:

    Leio isso aqui desde essa epoca que voce falou aih. Mais precisamente, desde o dia que voce postou um texto do maravilhoso carnaval fora de epoca de Sao Luis, o quanto seus amigos o chamavam de bicha pq vocd nao ia numa festa que tocava musica ruim e so tinha mulher feia.
    Melhor post ever.

  49. nonono says:

    Eh……………………….como diria Nelson Rodrigues, quando indagado a dar um conselho para focas (jornalistas principiantes) que iniciavam na labuta, o velho assim asseverou: envelheçam!!!

  50. José says:

    Texto curto, conciso e com uma “dica” preciosa. Vou manter isso em mente pra quando bate a preguiça de escrever apesar de um germe de boa idéia.

  51. Sly says:

    Leio o HBD desde sei lá caralho quando, lembo que o layout era bege e era no blogspot.
    Also, já tentei muito escrever blogs, mas é completamente impossível. Sério, não tenho saco.
    Ah, e você não é tão foda assim. Os irmãos Wachowksi não sumiram do mapa logo depois de matrix, sumiram depois de V for Vendetta. 😛

  52. Lucas says:

    Eu já pensei em abrir um blog, só não o fiz ainda pq não consegui pensar num nome 🙁

    E lá pra trás, entre 2004 e 2005, eu comecei o meu segundo diário, escrito à mão mesmo, parcialmente influenciado pelo Efeito Borboleta. Vou pegar pra ler, deve ser muuuuito estranho reler tanto tempo depois, mesmo efeito do blog. Eu escrevi diariamente por quase um ano! :s

  53. André says:

    Eu comecei antes dos blogs, lá pra 98, fazendo sites via bloco de notas mesmos. Blogs vieram anos depois… Engraçado é que esqueci quase tudo o que eu tinha aprendido sobre HTML e Photoshop…

  54. Leizen says:

    Haha! Eu lia seu blog nessa época. Esse deve ser meu terceiro comment no blog desde q comecei a ler! Resolvi comentar só de novo pq bateu uma nostalgia 🙂

  55. Bimbo (xpl0d) says:

    Caralho, kid!
    Velhos tempos do Weblogger, hein?
    Velhos tempos #soldat na brasnet, onde conheci o seu blog e eventualmente marcávamos umas partidinhas.
    good old times, my friend.

  56. Felipe says:

    Leio essa porra desde 2004, hehe.

  57. Eu já tinha um blog pessoal,mais não postava muito nele,agora vou postar mais coisas nele.

  58. Cara, vou dar uma olhada nos teus textos 🙂

    Quanto a escrever um blog. Falta tempo. Faço tanta coisa que não sobra tempo. 🙁

  59. Pensando bem, vou pensar no assunto de fazer um blog. Desde que quando eu comentar algo aqui tu não faça um post falando mal de mim e falando do “cara que tem um blog mixuruca com o template padrão do blogger” ¬¬

    Ou uso o wordpress. O pessoal fala que o gerenciamento do wordpress é melhor 😛

  60. Hide says:

    Eu sou leitor desde essa época, fui inclusive o leitor número 2222 do blog e te passei o link por MSN uhahuahuauha

  61. Conheci o HBD por causa do link que tinha no site do “Nerdson não vai à Escola” e como achei o nome do blog muito legal resolvi entrar, e como gostei das postagens assinei o feed.
    O feed ficou lá esquecido por um bom tempo, até eu começar a te seguir no twitter, o que me fez voltar a acompanhar o seu blog.

  62. Cara, to passando pra ver os coments do pessoal e agora me bateu: na época dos fotologs, eu tive um. Como queria poder ver de novo. Mas eu deletei (aff). Tinha tanta besteira e boas recordações 🙁

  63. badware says:

    qndo o cara é novo é triste os baguiu

  64. badware says:

    como é que muda um site de blogspot
    pra o proprio nome do seu site

    igual tu vez kiba

  65. É quase como achar teu Doppelgänger, right? hahaha

  66. Lord says:

    Mano, no outro tópico você disse que as visitas ao HBD cresceram muito, provavelmente pelo aumento de posts, ou não….
    Espere umas semanas ou um mês e veja as visitas ao HBD 1.0 (Aquele de 2003 do texto)..
    Aposto que vão correr atrás pra ler sobre as aventuras de Izzy Nobre de 2003.. Bom, eu vou hehehe

  67. Expedito Paz says:

    Além do povo que perdeu blogs do Weblogger, teve uma primeira geração brasileira que tinha blogs num tal de Desembucha, que fechou do nada e mal se tem registro de coisas publicadas nele, mesmo no web archive.

  68. Tuku says:

    Cara, sou leitor novo… esse post me fez tentar achar um blog meu que fiz no Blig (BLIGGGGG!). Cara, que vergonha… mas realmente é legal ver como a gente muda com o tempo… tbm recomendo criar este tipo de recordação.

  69. badware says:

    fdp nem responde

  70. […] que mais me motivou foi um post do Izzy Nobre em seu blog. Confesso que não o acompanho a muito tempo, mas ainda assim me identifico demais com os textos […]

  71. […] é um Bom Dia em um dos primeiros posts daqui? Então, além do fato de eu ser super fã do cara, um post em especial dele me convenceu de que a melhor maneira de lidar com minha memória seria escrevendo um blog. […]

  72. Tatiana says:

    Boa noite!

    Eu tinha um blog que foi deletado pelo weblogger.. que eu gostaria muito de rever as postagens, e fotos…. mas ja tentei muito e não consigo…. esse blog é da minha filha, que infelizmente faleceu recem nascida…

    Vc poderia tentar por favor ? queria tanto ver tudo de novo..as postagens..as fotos…o dia-a-dia daquela fase da minha vida e da dela…
    Desde ja agradeço !

    Tatiana