Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Justiça Virtual

Postado em 29 January 2008 Escrito por Izzy Nobre 53 Comentários

Vocês já ouviram falar na expressão “hivemind”? Hive em inglês significa “colméia”. Mind é o óbvio “mente”. Mente-colméia é o termo aplicado pro fenômeno de aparente organização grupal independente de um líder, algo que é comum em coletivos de insetos como formigas e abelhas. Sacou? Abelhas, colméia. Os bichinhos se organizam e desempenham funções distintas sem a necessidade de instruções ou supervisão. Em outras palavras, é o modelo de anarquia quintessencial que estudantes de filosofia se masturbam só de imaginar funcionando de verdade no mundo real.

Anarquia nunca pareceu funcionar fora de letras de músicas punk, até a chegada desse maravilhoso instrumento que conhecemos como A INTERNET. Porra, existe alguma coisa que a internet não é capaz de fazer? A rede encurtou distâncias, facilitou o acesso à pornografia, provocou terror na indústria fonográfica e, nos dias de folga, destruiu décadas de dogma sociológico trazendo ao mundo a primeira ocorrência real de comportamento complexo não-orquestrado.

Eles se intitulam “Anonymous”, e ocupam uma das mais populares comunidades nerd gringas – o 4chan. Junto com o Something Awful e o Fark, os channers compõem uma das tribos mais conhecida da internet. E o Anonymous é a personificação do grupo.

Esse nome é reminescente da prática de não assinar os posts publicados nos fórum dos caras, um ritual que eles alegam promover pra enfatizar a idéia de que não há um indivíduo reconhecível na patota, são todos o mesmo sujeito, um organismo com uma consciência única formado por diversas pessoas. Bem Borg a parada, levemente assustadora e surreal, mas lembrem-se que estamos falando de uma cambada de adolescentes entediados.

E, aparentemente, adolescentes entediados constituem poder impressionante quando se algomeram em direção a um objetivo em comum. Agindo simultaneamente como Anonymous, o grupo se tornou infame na internet por promover verdadeiras caças-às-bruxas no domínio virtual, que eles consideram propriedade deles. Eles não dizem isso diretamente, mas todo o discurso justiceiro deles carregam um teor forte de “a internet é nossa e agora você vai sofrer por ter feito o que fez”. E eles sofrem.

Qualquer pessoa ou organização que tenha a infelicidade de ser considerada um alvo por Anonymous passa a receber ataques furiosos de todos os fronts possíveis – páginas são hackeadas e removidas do ar, servidores são afogados com DDoS, até o momento que a perseguição toma formas tangíveis – informações pessoais são distribuídas à turba ensadecida, que passa a apavorizar o alvo, a família do alvo, o cachorro do alvo, e qualquer outra criatura que tenha a infelicidade de se associar a ele.

Por isso comparei o grupo ao fenômeno hivemind (também conhecido pelo termo mais pejorativo mob mentality). Sem nenhum tipo de líder, sem qualquer tipo de organização arbitrária convencional, o exército dotado de consciência coletiva se mobiliza em prol do objetivo em mãos. Discussão filosófica à parte (eu sou particularmente contra esse comportamento de fazer justiça virtual com as próprias mãos, algo que eu chamo de Síndrome do Power Ranger Virtual).

Normalmente o Anonymous – ou Anon pros íntimos – se limitam a perseguir grupos virtuais que promovem racismo ou webmasters que se atrevem a provoca-los (estaria eu me colocando na alça de mira dos moleques?), mas essa semana a gangue resolveu destilar seu veneno contra um inimigo bem mais tangível e potencialmente perigoso – a Igreja da Cientologia.

Como esse post já tá muito mais parecido com reportagem investigativa séria, vou me ater à concisão. A Igreja da Cientologia é um culto (ou seja, uma religião de brincadeirinha) iniciado pelo fracassado autor de ficção científica L Ron Hubbard que, entre outras atrocidades contra a raça humana, transformou o outrora bacana Tom Cruise num proselitista religioso attention whore visivelmente insano. A Cientologia é famosa por apelar pra litígio jurídico toda vez que um crítico eleva sua voz contra a igreja, e seus dogmas a respeito da medicina (e mais especificamente a psicologia) moderna chegou ao extremo de provocar a morte de alguns membros. Lisa McPherson é a mais notória. 

Recentemente, a Cientologia já gozava o status de alvo de gozação internacional. Aquele episódio de South Park (e a subsequente demissão de Isaac Hayes, cantor cientólogo que interpretava o personagem Chef) apenas atiçou o vozerio anti-cientologia. E, finalmente, a religião se viu às voltas com os nossos amiguinhos Anonymous.

De acordo com o manifesto postado em diversos sites relacionados ao grupo, Anonymous está realmente puto com a influência que os milhares de advogados a serviço da religião exerce sobre seus críticos, e resolveu se responsabilizar pelo maior e melhor orquestrado ataque contra a Igreja Cientóloga.

Primeiro vieram os ataques no campo virtual. Em uma assustadora questão de MINUTOS, aproximadamente trinta sites relacionados à crença cientóloga foram enviados pro limbo. Anonymous finalmente decidou que isso promovia pouco ou nenhuma influência no mundo real, e que a missão de realmente destruir o culto a L Ron Hubbard não se beneficiava com a remoção de meros websites. O que começou como uma piada acabou tomando espaço na mente da garotada por trás dessa putaria toda e a segunda via de ataque foi traçada – uma manifestação global, simultânea, diante dos prédios da igreja.

No momento da escrita desse texto, um tópico no Something Awful que debate o planejamento do protesto ultrapassa as 120 páginas. Usuários de várias partes dos Estados Unidos que nunca se viram na vida projetaram juntos dezenas de cartazes que serão impressos por milhares de outros nerds que também não se conhecem, e no dia dez de fevereiro essas placas serão erguidas em direção aos muros das igrejas e aos olhos de curiosos que estarão passando pela área.

E não é apenas isso. Cartas a respeito dos perigos da Cientologia (e, mais importante, reclamando pela revogação do status de isenção de importo da “religião”) foram redigidas e estão sendo enviadas aos montes a constituintes americanos. Usuários que planejam comparecer a comícios dos candidatos presidenciais americanos nas próximas semanas se imbuíram da responsabilidade de levar o assunto diretamente aos políticos, numa tentativa de conscientizar os futuros líderes da preocupação e ultraje popular em relação à Cientologia.

O movimento é tão maciço que até eu, um negativista convicto do tipo que acredita que as merdas nesse mundo são inerentemente impossíveis de consertar, começo a ver algum tipo de resultado positivo saindo dessa impressionante mobilização. E, lembrando, todo o movimento é completamente não-direcionado. Não existe uma pessoa sequer em posição de autoridade que esteja coordenando a logística da operação. O negócio simplesmente aconteceu.

A organização voluntária de uma massa tão numerosa por si só é algo absolutamente impressionante, como qualquer pessoa que já tentou organizar um grupo de 5 pessoas pra realizar um trabalho de faculdade pode concordar. Se algum resultado positivo sair dessa esculhambação, o negócio será verdadeiramente épico.

Aí vão uns links pra vocês que estejam totalmente ociosos no trabalho e queiram ler mais sobre o assunto, e que incidentemente torna esse artigo mais wikipedia-like:

http://www.whyaretheydead.net/ – Site que fala sobre as vítimas dos dogmas da Igreja da Cientologia

http://en.wikipedia.org/wiki/Project_Chanology – Um dossiê detalhado sobre as ações do Anonymous contra a Igreja

 – Reportagem involuntariamente hilária sobre o Anonymous

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

53 Comentários \o/

  1. Ness says:

    Kid, Você é um /b/tard! Mas eu gosto do seu blog… Perdoado.

  2. GuiFig says:

    ahmahgad espero que dê certo (yn)

  3. Shing says:

    se der certo, quero ver o Tom Cruise dando outra entrevista bizarra… HEIUHUIEH

  4. Tokinooner says:

    Massa, adoro essas movimentações enormes por motivos fúteis…. vamos ver se eles ganham uma nota no Jornal Nacional… kkkkkk…

  5. Lilica says:

    Nota mental: terminar de ler illuminatus.

    Parece algo saido ( inspirado) de lá.

  6. maROCKosu says:

    onomatopéia :aplausos:
    clap* clap* clap* clap* clap*
    finalmente um texto interessante de se ler
    o problema menor q eu vejo é q sem um líder não tanto uma “dogmaziação” do que um líder pensa e espalha pelo grupo, como por exemplo no criador da seita cientologia
    estou com o guifid, espero que dê certo o grupo, mas temo que vire uma “modinha”

  7. Elis says:

    Fiquei MUITO impressionada com isso…

    Muito mesmo…

    Também espero que dê certo…

    Outra coisa que me deixa muito impressionada é existirem pessoas que levam cientologia a sério como religião.

    Kid,
    Não tem nada em protuguês pros ociosos no trabalho daqui não?

  8. thiago says:

    top 10 uhullll. agora vou ler.

  9. Gabriel says:

    Kid /b/tard. Quem diria.

    Massive attacks do Anon não são lá tão incomuns quanto você faz parecer, eles já se juntaram pra fazer uma porrada de coisas.
    O caso das bombas nos estádios, dos bichinhos de LED…

    No mais…

    “LULZ is a corruption of LOL, which stands for laugh out loud”.
    “They attack innocent people, like an internet hate machine”.

    Cacete, eu lembro quando esse vídeo saiu pela primeira vez. Não aguentei de tanto rir, tanto do vídeo quando do fato que menos de duas horas depois do vídeo sair no youtube já tinha o nome, endereço e telefone do cara da reportagem.

  10. M says:

    Carai, impressionante o que a falta de um serviço faz…

    ócio é foda…

  11. Droantjk says:

    queima eles, Jesuisis!

  12. Azul84 says:

    “Normalmente o Anonymous -- ou Anon pros íntimos -- se limitam a perseguir grupos virtuais que promovem racismo ou webmasters que se atrevem a provoca-los”

    Na verdade, o Anônimo nunca se focou em combater o racismo e coisas semelhantes para tornar a internet segura para seus filhos e netos, isso é coisa de grupinho de Orkut. A história do Hal Turner é mais por ele se achar uma e-divindade do que por ele ser um supremacista racial.

    E em uma escala de maior importância, é bom lembrar que foram eles criaram aquela coruja do O’Rly…

  13. Jonmiguels says:

    eu li isso antes de vocês, haha.
    e comentei primeiro, isso me torna o “primeirão”

  14. Guelerme says:

    O Kid é um goon, /b/tard eu já não sei se ele é.

    E eu tenho medo do pessoal do Anon e do 4chan. São nerds, mas nerds potencialmente perigosos e com muito tempo nas mãos. 😛

  15. Anubis says:

    Não acredito que você falo mal do 4chan. Mas realmente, ele já foi melhor …

  16. Abra Fanta says:

    Interessante.

    Bah, foda mesmo é o jeito que essa “religião” conseguiu engolir o tom Cruise. Aquele olhar meio psicótico quando ele fala sobre ela me assusta.

  17. dreadful says:

    muito bom, post muito bom.
    negócio de homem aranha, post aranha, não ta com nada (e essas coisas saem antes no ueba).

  18. NAni says:

    “A Igreja da Cientologia é um culto (ou seja, uma religião de brincadeirinha)”
    Culto não é uma religião de brincadeirinha =/Mas entendi o que na verdade queres falar =/

  19. Equilibrium says:

    Um texto melhor de se ler, parabéns!
    Ps: Provavelmente só por tê-los chamado de “…cambada de adolescentes virgens entediados.”, já está ferrado…

  20. Gabriel says:

    Provavelmente isso não tem nada a ver com justiça, eles devem estar fazendo just for the lulz.

  21. Sofia says:

    Sinto um certo trauma com filósofos.
    É a segunda vez que os cita para compor uma pseudo-piada nos posts.

    Encha o saco dos psicólogos…

  22. Yoshio says:

    Eu ia colocar um comentário como “Anonymous” mas deixa pra lá. XD

  23. Kenshin Br says:

    O meu inglês é ruim ou é essa reportagem da Fox que tá totalmente viajada? Terroristas? o_o’

  24. Droantjk says:

    ontem topei com esses justiceiros equanto vagava pelo orkut.. um curinthiano frustrado tava criando um barraco pq tavam zuando o time dele.. aueheuaheuaheuahe.. ai ai aii..

  25. lucas says:

    Dá pena de ler um comentário tipo este acima.

  26. Arnaldo says:

    E outra.. a McPherson aderiu à Cientologia porque quis.

    A imbecil foi ela em sair do hospital pra se tratar com “”””””””religião””””””””.

    Babaquice.

  27. Gustavo737 says:

    Agora é esperar para ver e rir.
    Não acho que será um fail a manifestação, mas depois da reunião em frente as sedes da Cientologia ele estão planejando fazer o quê? Se é que haverá algo planejado.
    De certa forma não deixa de ser uma organização em hivemind, Anon é o Zerg da internet.

  28. darso says:

    naum entendo nd dos links em ingles dai fico sempre boiando no assunto
    droga 🙁

  29. Droantjk says:

    foi pra mim isso ai, lucas?

  30. lulz says:

    Cê não gosta mesmo de filósofo, heim? =[
    Piada com Los Hermanos era mais engraçada

  31. Kenshin Br says:

    Comprei um Wii hoje depois de mt sacrificio; mas a porra fica dando msg de erro direto e não cospe fora o Wii Sports. Sim, a porra do disco tá presa dentro do console.

    Como esses Anonimos pode me ajudar?

  32. Hugo says:

    muito louco

  33. Rafael R says:

    Brasileiro já adora essas coisas de “união faz a força”, principalmente em se tratando de internet. Se a moda pega, seria divertido!

  34. Droantjk says:

    “Brasileiro já adora essas coisas de “união faz a força” ..”

    soh se for pra enfeitar a rua em epoca de copa do mundo, neh?? olha a situaçao do país, cara.. auheauehauehauehauhe…

  35. Kid says:

    @Toninho

    Porra, achei do caralho a música. Fico muito puto com os adolescentes metidos a metaleiros sem nada na cabeça dizendo que os caras “ofenderam” o rock and roll e falando que eles “merecem morrer”. Ainda que sendo apenas uma hipérbole típica, dá pra ver que é do tipo de maluco que tem nojo da própria cultura musical.

    Piroca no rabo desses massificados imperialistas de merda. Acho do caralho quando bandas de forró misturam clássicos do rock com o som nordestino.

    Achei comédia que eles acabaram a música antes de chegar no último solo :V

  36. Kenshin Br says:

    Os Anonimos fizeram um anime com Freddy Mercury: http://home.sc.rr.com/masterplan/AlwaysRememberCromartie.jpg

  37. Toninho says:

    Kid, tu tem que ouvir isso (se já não ouviu). Depois do Ademir do Arari, esses caras detonam: http://www.mp3tube.net/br/musics/Brucelose-Sweet-child-mine/70365/

  38. Kid says:

    Puto por que, rapaz? Não foi você que escreveu a música.

  39. Droantjk says:

    pela 1a vez eu discordo do KID em alguma coisa.. nao gosto de guns mt menos de forró..mas ia ficar tao puto quanto eles se fizessem esse tipo de coisa com uma musica do bad religion por exemplo… isso eh querer aparecer em cima do trabalho dos outros.. si eh tao bom assim, pq n compoe um classico sozinho?…

  40. Droantjk says:

    eh verdade.. nao tinha parado pra pensar nisso.. mas msm assim, se eu fosse o cara q screveu eu ia ficar puto.. aueheuhaueh.. ahh, pera laa, como fan eu tenho direito de ficar puto tb! 😀

  41. Knux says:

    A Igreja da Cientologia pune com seu braço jurídico qualquer um que publique, mesmo que parcialmente, pedaços dos textos dos seus “livros sagrados”, porque os textos sagrados da Cientologia são protegidos por copyright (o que torna tudo um pouco mais ridículo).

    Mesmo em casos que seriam claramente fair use, os processados acabam com suas vidas destruídas porque não conseguem sustentar o processo por muito tempo e acabam tendo que fazer um acordo muito desfavorável para evitar uma falência ainda pior.

    Então está tudo muito bonito enquanto estão só na crítica e nos protestos. Apontar para pessoas mortas pelo culto é um ato feito a exaustão. Quero ver ser macho de publicar na internet os textos sagrados da cientologia, principalmente tendo em vista que organizações razoavelmente grandes como o Slashdot já deram pra trás nesse tipo de luta contra a cientologia.

  42. . says:

    negativista?
    issu não vai dar certo!

  43. Anonimo says:

    Adeus Kid, foi muito bom te conhecer. E obrigado pelas abobrinhas….mimimimi

  44. Jean says:

    filósofos não se preocupam com coisas úteis e aplicações no mundo real, cara

  45. david says:

    é tudo culpa do ebaumsworld. e mais uma coisa: regras 1 e 2.
    ainda assim, eu nunca achei que esse negócio fosse sair do lugar, tou me divertindo assistindo o negócio 😀

  46. […] de um fórum bem popular da grincolândia, e que atacam desavisados como um enxame de abelhas, (o Kid fez um post sobre eles, se você quiser saber mais), divulgando dados pessoais e acabando com o […]

  47. Matheus says:

    (eu sou particularmente contra esse comportamento de fazer justiça virtual com as próprias mãos, algo que eu chamo de Síndrome do Power Ranger Virtual).

    Izzy, nesse trecho tu diz que é contra esse tipo de comportamento, mas e o que aconteceu com a Mayara Petruso e com o guri que chutou os gatos? Foi praticamente a mesma coisa, e tu tava envolvido. Não que eu ache que tenha sido algo condenavel, mas é uma contradição, não?

    abraços e escreve o post do lança-chamas caseiro.

    • Kid says:

      Matheus

      Denunciar alguém às autoridades competentes é exatamente o CONTRÁRIO de “fazer justiça com as próprias mãos”.

  48. Matheus says:

    humm tá certo.

    e o post do lança-chamas? :B