Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

3 coisas que você precisa saber sobre o PSP2

Postado em 28 January 2011 Escrito por Izzy Nobre 81 Comentários

E então a Sony finalmente revelou o sucessor do PlayStation Portable. Este é o NGP — atual codinome do aparelho –, que é a sigla pra Next Generation Portable.

O NGP (que alguns teimosos certamente ainda chamarão de PSP2) faz jus ao nome. O portátil terá um violento processador quadcore ARM Cortex A9, uma tela de toque OLED de 960 x 544, rádio 3G, dois analógicos, acelerômetro, giroscópio, duas câmeras, GPS e um segundo painel sensível ao toque na parte traseira. O troço será compatível com o PlayStation Suite, ou seja — será retrocompatível com jogos de PSP e PS1.

Como se não bastasse isso, a filosofia por trás desse novo PSP se baseia em “cinco conceitos chave”: Interface revolucionária, conectividade social, entretenimento baseado em localização geográfica, e combinar realidade “real” com virtual (ou seja, realidade aumentada). Sim, eu sei que na realidade isso são quatro e não cinco itens. Reclame com o Engadget.

É um redesign completo no hardware do aparelho, e uma mudança absoluta na filosofia de uso do console. Na superfície parece incrível, mas há algumas coisinhas importantes que você precisa saber sobre ele.

1) Rebranding — Por que “NGP”?

NGP não é o nome definitivo do aparelho; é só um codinome (talvez acabe virando o nome oficial, quem sabe?). Entretanto, o simples fato de que a Sony rejeitou o óbvio PSP2 fala muito sobre a forma como a linha PSP é vista pelo público e pela própria Sony.

Apesar de ser hardwaremente mais parrudo que o seu principal competidor, o PSP vendeu menos da metade de unidades que o DS (62 milhões contra 135 milhões). A seleção de software nunca disparou da maneira esperada, a pirataria galopante desmotivou os developers e a aquela tentativa patética de reformular o console que foi o PSPGo foi um fracasso retumbante, por dois motivos: preço, e seleção fraca de jogos pra download.

Mas é tão bonitinho…

A marca PSP tá marcada na consciência coletiva do público, assim como a Sega também estava quando lançou consoles e add-ons (o Sega Saturn, SegaCD e o 32X vem à mente) apenas pra mata-los pouco tempo mais tarde.

A melhor coisa que você pode fazer ao lançar um produto que se baseia em uma marca vista como fracasso pelo público e pela comunidade acionista é se distanciar do nome original. Isso se chama “rebranding“.

Não se engane: ao inventar esse codinome NGP (que soa completamente monótono e coorporativo/burocrático), o que a Sony está dizendo nas entrelinhas é “a gente sabe que o PSP foi uma merda. Mas isso aqui não é um PSP“.

2) Ele será caro

Essa nova geração de consoles portáteis exibe hardware state-of-the-art, o que é algo que nunca aconteceu antes nesse mercadoo 3DS com sua tela autoestereoscópia que reproduz imagens 3D sem a necessidade de óculos, e o NGP com CPU e GPU quadcore. Compara isso com o GameBoy, que foi lançado com uma tela monocromática dot matrix (tecnologia da década de 70) em pleno 1989.

O resultado disso é uma etiqueta de preço salgada. O 3DS custará 250 pilas americanas (mais caro que um Xbox 360), e a Sony já deixou implícito que o NGP custará mais caro ainda. Não é a toa: processadores quadcore e telas OLED de 5 polegadas e sensíveis ao toque não são exatamente componentes baratos.

Eu chuto que o NGP custará em volta de $300-350 dólares — por esse preço, você poderia muito bem levar um PS3 pra casa.

Consoles portáteis mais caros que consoles de mesa é algo que me deixa meio desnorteado. Os portáteis sempre foram, historicamente, a opção menos onerosa. Um “quase” console com uma etiqueta mais amigável.

O público vai aceitar essa mudança de paradigma…?

3) Ele será, possivelmente, o último PSP

O mercado não é o mesmo que era em 2005, quando o PSP nasceu. Naquele momento, a briga pela hegemonia portátil era apenas entre a Sony e a Nintendo. A Sony, crente no mantra “more is better“, dotou o PSP com hardware mais potente, uma tela maior, e algumas funções multimídia. Já sabemos no que deu essa aposta.

O que o NGP me diz é que a Sony decidiu que se “more is better” não deu certo no passado, a palavra de ordem agora é “morer is betterer” (sic). GPS, 3G, dois painéis de toque,  funções multimídia, funções de mídia social, processador quadcore, jogos de console no seu bolso…

Você entende o que eu quero dizer? Apesar dos esforços da Sony em nos dizer que o NGP não é um PSP, em seu âmago a filosofia do aparelho é a mesma. Hardware melhor que o da competição, múltiplas funções além de gaming. Já vimos esse filme antes, minha gente.

O problema é que, como eu falei no começo, o mercado atual em que o NGP nascerá não é o mesmo de 2005. Você sabe que outro aparelho tem tela de toque, acelerômetro, 3G, câmeras, GPS e tudo o mais? Um iPhone. O mesmo iPhone que em 2009 abocanhou uma fatia do público do moribundo PSP.

Esse é o problema real do NGP. Chegamos a um período em que a posse de um smartphone não é limita a médicos e executivos, então pra uma grande parcela da população essa listinha de funções do NGP não é uma grande novidade de última geração — são funções que eles já carregam no bolso há mais de um ano.

E ao mesmo tempo, celulares têm se tornado cada vez mais capazes de prover seus donos com games que, enquanto talvez não batam de frente com seus competidores nos consoles dedicados, fazem um trabalho bom o suficiente para que você não considere gastar outros 200-300 dólares pra levar um outro aparelhinho de entretenimento no bolso oposto ao do seu celular.

Isso aí é um jogo de celular, acredite ou não

E a Sony está ciente da ameaça. Não é à toa que eles lançaram aquele comercial envergonhante tentando convencer a molecada a comprar PSPs e relegar seus celulares a mandar mensagens de textos e ligar pra sua avó. Compreendendo a Sony que a Nintendo sempre dominará o pódio da corrida portátil, o que resta agora é brigar com o novo competidor.

E se o NGP fracassar, eu não acho que a Sony tentará sua sorte no mercado portátil uma terceira vez.

Tendo dito isso… tenho uma certa esperança. O PSP foi um dos meus consoles portáteis favoritos — por causa da emulação de SNES, mas enfim… — e se o preço do NGP não fosse tão salgado, eu consideraria comprar um.

Mas sei não. O tempo dirá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

81 Comentários \o/

  1. Tiago says:

    primeiro?

    aposto que vai comprar.

  2. Arthur says:

    “e se o preço do NGP não fosse tão salgado, eu consideraria comprar um.”

    LOL

    No aguardo de um futuro post seu “NÃO AGUENTEI AMIGOS, COMPREI UM NGP!”

  3. @kaduvrp says:

    Eu fiquei meio assim também. O preço aqui no Brasil do 3DS não está tããão absurdo quanto imaginei que fosse bater. O DSi chegou aqui custando 1200 reais e se estabilizou em 850. O 3DS saiu (pelo menos em alguns lugares) por 870 pilas à vista.

    E eu tô com medo de quanto isso vai custar aqui… Acho que vou ter que passar esse.

  4. Bruno NM says:

    Tu vai acabar comprando, tenho certeza. Se falava a mesma coisa do Ipad hahaha

  5. R_the_alien says:

    Um coisa o PSP e o NGP tem que o iPhone não possui: botões!

    É o que pode salvar esse portátil nessa competição.

  6. @rhobsonv says:

    Confesse, seu paraíba cabeça-chata sem vergonha, que assim que o NGP chegar às prateleiras canadenses você comprará um! 😀

    Pelas fotos do NGP no Engadget, dá pra ver que a Sony continuou com a porcaria da tela reflexiva que inutilizava os PSPs em ambientes um pouco mais claros que a escuridão total… 😛

  7. guipolonca says:

    “O PSP foi um dos meus consoles portáteis favoritos — por causa da emulação de SNES, mas enfim…”

    kkkkk você esculacha

  8. […] This post was mentioned on Twitter by izzynobre, izzynobre, Rodolfo Almeida, Diego Chavão, benecruz and others. benecruz said: RT @izzynobre: 3 coisas que você precisa saber sobre o PSP2 » http://t.co/Jb62BpL (favor não dê RT ou vc derrubará meu site) […]

  9. Renato Dalmo says:

    Aposto que vai comprar um so pra falar mal!

  10. Romulo de Sousa says:

    essa imagem tá com muita cara de montagem. Esses círculos na tela são muito ridículos.

  11. wallacy says:

    A sony falou que o NGP não será mais caro que o PS3. Kid, espero que você esteja errado!

  12. Marcus says:

    É sério, izzy, já cansou esse discursinho de que o iphone é uma plataforma de games que vai destruir o mercado de portateis. Ele é um celular, e como tal, oferece jogos casuais a pessoas que não compram videogames de verdade. Sabe qual é a diferença entre o iphone e o NGP? O NGP é dedicado a games, e ele tem o apoio não só de uma comunidade (ainda que dedicada) de desenvolvedores indies, mas de uma empresa agressiva, que comete muitos erros, é verdade, mas ainda assim tem capital de bilhões pra investir somente em pesquisa e desenvolvimento pra games. GAMES, é isso que a Sony Entertainment faz, e o NGP, assim como o 3DS é uma plataforma DE GAMES. Os seus argumentos simplesmente não se sustentam, por vários motivos: vc diz que o iphone roubou mercado portatil em 2009. Sim, se vc analisar somente os números, as vendas cairam. Mas ja parou pra pensar que os portateis já tinham atingido o seu apice de vendas? e que quem tem um psp agora VAI comprar o NGP e quem tem um DS VAI comprar o 3DS, que é a sua evolução natural? Isso vc não leva em conta,a inovação das empresas, numeros nao significam nada se não são cruzados com o tempo e a estratégia das empresas. Vc diz que o NGP será caro, e isso é fato, mas vc sabe quanto custa um iphone? quase 800 dólares, se não for vinculado a uma empresa. Se o NGP custar 300 so com wi-fi, o que é provavel, já desbancou completamente o “oponente” tanto em hardware quanto em preço quando em jogos. Vc continua a citar esse jogo ai da epic, sem esclarecer que o jogo é inteiramente estático e com cenas praticamente automáticas. É um gimmick pra parecer um jogo de aventura de verdade, e é divertido, mas é um gimmick. E vc viu o representante da epic na PALESTRA DE LANÇAMENTO do NGP, não MESES DEPOIS, desenvolvendo uma engine. Vc viu o representante da activision e hideo kojima, desenvolvedores de renome, todos empolgados com as possibilidades infinitas do NGP. Possibilidades é a palavra de ordem, não limitações, como no caso do iphone. Limitações incentivam a criatividade? Claro que sim. Mas tem uma hora em que todos os gamers, casuais ou hardcore, se cansam de atirar passarinos em porcos. E quando isso acontece, o casual desliga o videogame, e o harcore liga o seu console pra jogar zelda, ou halo ou uncharted. E agora eles podem fazer isso tudo on the go. Vc acha que o iphone realmente pode concorrer com isso?

  13. Adriano says:

    Comparar um jogo de iPhone com um jogo de PSP/DS é comparar um joguinho do orkut/facebook com um jogo de console.

  14. Victor says:

    Giroscópio, acelerômetro e tela de toque, pra mim, gritam “gimmick”. É pouco prático jogar com a tela de toque na maioria dos jogos, e, convenhamos, é ridículo o cara ficar balançando o portátil pra fazer alguma coisa.

  15. @engdavirocha says:

    Uma coisa que como portador de um smartphone com tela multitouch eu posso dizer: botões fazem a diferença. Nada da tela imunda com marcas de dedos tendo que limpar a cada 5 min…

  16. Vamos fazer um bolão pra ver quem acerta quanto tempo após o lanćamento o kid compra?
    eu to apostando 1 mes e 8 dias.

  17. Sua mãe says:

    Eu tenho um PSP e um Itouch 4g…tive boas lembranças do meu PSP. tenho boa lembraças dele =D. emulador de NES, SNES, MEGA DRIVE, MASTER SYSTEM alguns games de PS1 e do proprio PSP. Hj eu me divirto mais com meu Itouch jogano Zenonia e ouvindo Calibre 12 XD…..mas sei la…a Sony tem capacidade de desenvolver um portátil foda…resta saber como vai estar o mercado ate 2012, 2013…já q todas as funções q ele apresenta ate la estejam obsoletas

  18. Felipe (MaximiliumM) says:

    Amigo, Izzynobre.

    Por favor, mostrar para esses incultos que o iPhone não tem só jogo casual e que comparar o iPhone ao PSP/DS não é a mesma coisa que comparar joguinhos de Facebook a consoles.

    Estou jogando Dead Space no meu iPhone. Se isso é casual pra vocês então não sei mais o que pode ser hardcore, amigos.

    Ah, só pra constar, a Capcom vai lançar DMC para o iPhone. Se não sabe o que é isso, Google, casual gamer do inferno.

    Então, acho que quem tem que parar aqui com a palhaçada de tentar desmerecer o iPhone como uma plataforma de jogos são vocês, caros amigos.

    Abs.

  19. Sly says:

    Eu tenho um PSP faz bastante tempo agora, é um console que jogo pra caralho. E recentemente comprei um iPhone.
    E bão, não consigo jogar grandes coisas no iPhone. Uso muito pra internet, ler artigos, e mil e uma coisas pra que se usa um smartphone. Mas eu ainda não consigo aposentar meu PSP e ficar só com o o celular. Tem muitos jogos fodas pro iPhone, certo. Mas eu ainda não consigo jogar sem direcionais e/ou analógicos. Mover personagens pela tela do iPhone não funciona pra mim, infelizmente.
    Então é bem capaz que eu compre esse bagulho.

  20. Zero says:

    Acho que o fanatismo pela Apple e o iPhone te deixou cego, Kid. Mas tudo bem, o blog ainda tem posts legais 😀

  21. Gabriel says:

    Excelente texto.

    Se você acha caro custando 300 dólares, imagina pra gente daqui do Br que terá de pagar mais de (OITO) mil.

    PS.: Como trollar alguém segurando um NGP? Pergunte a ele qual é esse modelo novo de PSP e faça uma trollface.

  22. Gabriel says:

    Dependendo do preço e desbloqueio eu compraria um

  23. Artur says:

    Chuto essa faixa de preço também. Mas como o competidor direto já custa bem carinho, $300 não me parece algo TÃO absurdo. Comparando ambos com os consoles de mesa, é sim bem salgado.

    E quem for comprar o NGP, não vai comprar por causa de 3G, GPS e etc (diferente de um possível comprador do iPhone). Vai comprar por causa dos jogos. Na conferência, a Sony mostrou furiosamente os jogos a caminho. Monster Hunter, Uncharted, MGS… Esse é o foco do negócio.

    Eu também botei fé nesse NGP. É mais que óbvio que, pelo menos a principio, o 3DS vai vender muito mais só por ter as letras D e S. Mas veremos daqui um tempo… É dificil tirar o trono da Nintendo nos portáteis, mas nunca se sabe.

  24. Artur says:

    Ah, e não sei se você ficou sabendo, mas vai usar uma mídia física. Então já tá fugindo do aspecto mais criticado do PSPGo e fugindo também do fracasso sensacional dos UMD’s.

    A midia é um negócio chamado “E-Media Card”. É um flash memory card.

  25. Tanarim says:

    Rsrs, eu sempre acho engraçado que o kid fala dos novos gadgets, “eu consideraria comprar um se não fosse salgado, se eu não tivesse a primeira versão e etc…”, aposto meus dvds do changeman que ele vai comprar.

  26. pxds says:

    tem que fazer um post sobre o 3DS agora né?

  27. Rafael says:

    À respeito do preço…eu acho que o pessoal que mora em países desenvolvidos poderão sim cogitar a compra, já que a maioria destes já possui o(s) console(s) de última geração. Já aqui no Brasil a história será outra…

  28. badware - bairro do salgado says:

    vai sair o meu ovo eskerdo q vai

  29. LucasTheNerd says:

    Izzy Nobre, the gaming prophet!

  30. SonGohan says:

    To chutando 400-500 obaminhas no PSP2. Pode dizer o que quizer, diferente do 3DS que tem uma proposta nova e diferente, O NGP nada mais é do que o PSP atualizado, com inclusões necessárias e apenas seguindo o mercado. Touch Screen, Graficos extremos, segundo analógico, sensores de movimento, 3G, é um novo psp com upgrades que foram ordenados pela industria. Eu vou ficar com o 3DS, e embora o psp tenha tido algum sucesso (vendeu 65 mi, muito mais que o xbox360 e o ps3, por exemplo) nao acho que o PSP2 venha a vender bem. Pelo contrário, acredito que suas vendas sejam medíocres, e meu argumento é: O psp era fraquíssimo em software, ele vendeu bem nao pq tinha graficos bons, mas sim pq o ds tinha graficos horriveis! Com o 3DS tendo um hardware bacana, com gráficos legais, e sendo o psp2 vendido por um preço absurdo, o fracasso é iminente.

  31. leobalrog says:

    Sr. Israel Nobre, favor introduzir a seguinte frase em sua cabeça proeminente: Iphone não é videogame.

    Sugiro que, como exercício, você repita-a mentalmente de 50 a 100 vezes por dia.

    Sony está cagando pro iphone. Se estivesse querendo concorrer, teria inserido telefonia no NGP (nome horrível, btw)

    Also: celular é celular, assim como camera fotográfica é camera fotográfica, e principalmente, videogame é videogame.

    Abraços…

    • Leonardo says:

      Você é o tipo de pessoa que se entrar no ramo da tecnologia vai morrer de fome. Sem mais.

      • Leobalrog says:

        Sem mais…? Mais o que? você não disse nada…

        • guipolonca says:

          E o tal do “Playstation Phone” a sony está cagando sim.Cagando de MEDO da Apple.E viva o tio Jobs!

          • Marcos says:

            É um Android com botões, ou seja, pra quem assume que uma tela multitouch oferece muito menos em termos de jogabilidade do que botões e joysticks analógicos. Mas você é um MacFag, então não adianta tentar explicar… São os únicos que para serem fanboys tem que pagar uma nota preta…

    • Nathan says:

      Eu concordo com o que você disse. Da mesma forma que um celular não serve como câmera fotográfica para quem realmente gosta de fotografia, ele não serve como videogame para quem gosta de jogar. Não tem como jogar a maioria dos jogos num aparelho sem botões físicos. No máximo alguns tipos de jogos podem ficar melhores se forem adaptados a tela sensível a toque, mas não significa que um FPS possa ser adaptado sem teclas físicas de forma que continuem mantendo a jogabilidade atual…

  32. Trovalds says:

    Haters da Apple, continuem rageando.

  33. Daniel Ramires says:

    Podiam vender com uma margem baixa de lucro pra ganhar pontos no quesito Custo-Benefício…

    Mas é… isso não vai acontecer… vão vender a preco de JogoIzzyJusto (preço justo segundo os critérios chubiduba do Kid)

    • Aí que você se engana amigo, consoles são os produtos vendidos com uma das MENORES margens de lucro nas lojas. Chega a ser de 3% a margem de um PS3…

      Em compensação, os jogos são vendidos a $60 cada um (com 5 jogos você compra um PS3, me diz aí, você conhece alguém que tenha menos que 5 jogos para qualquer console?), e eles sim tem uma margem de lucro maior.

      Get your facts straight

  34. Daniel N says:

    Olhai o Izzy acertando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Hahahah. Pior gente que tudo o que ele falou é verdade. O PSP mesmo com seu razoável sucesso no Brasil, no mundo afora foi muito aquém do esperado, ainda mais se formos comparar com o favorito Nintendo DS.

    Já foi provado que as pessoas querem DI VER SÃO, e é isso que o DS dá. O NDS não tenta ser um console poderoso como o de mesa, trazendo jogos feitos para um video game portátil. Quem pode querer mesmo um console de mesa é aquele Gamer super hard core sem vida social alguma ;P. Tentando ser isso que mencionei, o PSP não conseguiu ser nem um nem outro e ao tentar tirar a Nintendo do seu pódio, armargou inúmeras vezes, mais recentemente com o psp go.

    Como mencionaram acima eu não acho que o iPhone e iDevices(iPad e iPod touch) sejam plataforma de games mas eles rodam GAMES. O que acontece pessoas, é que chega uma hora na nossa vida que não temos mochila de estudante para todo lugar que vc vá, ou até mesmo espaço nos bolsos pra carregar além da carteira e celular, um videogame, ainda mais grande como o NPD. E muitas vezes queremos, na fila do mercantil ou do banco jogar um joguinho besta por uns 5 minutos apenas, e nisso os smartphones ganham pois além de ter mais jogos desse tipo, não ocupam um espaço adicional no seu bolso.

    Ah, vamos lá, ligar ou des hibernar seu vg portátil, carregar o jogo e começar a jogar leva uns 30 segundos AO MENOS, coisa que nesses 30 segundos já dava pra estar numa segunda partida de cut the rope ou algum outro jogo casual.

    AMO meu Nintendo DS. Estou jogando incessantemente Chrono Trigger, Professor Layton e Phoenix Wright(ainda o primeiro) nele, mas o tempo que vc precisa pra entrar na história do jogo, e começar a jogar já foi-se um bom tempo da espera.

    Portateis servem pra isso. Tempo de espera. Se você está considerando vc na sua cama ou sofá ou aula a comparação passa a não ser justa, mas os joguinhos de smartphone(agora alguns bem mais elaborados com até RPGs decentes) fazem do uso de VideoGames portáteis desnecessários.

    É uma pena eu dizer isso, fã do jeito que sou, mas é a verdade 🙁

  35. Vinicius Brenny says:

    Peraí, como assim joguinhos de iPhone são casuais?
    OK, 95% são, mas e Dungeon Hunter, Riven, Dink Smallwood, Heroes Lore, Rage, Crystal Defenders, Rimelands, Worms, Sonic, Tony Hawk’s Pro Skater, Settlers, Duke 3D, Undercroft?
    Só esses (ok, a maioria RPG, whatever) já joguei mais que a soma de horas que joguei no meu 360 e PSP JUNTOS.
    Tanto que O Xbox tá desmontado e o PSP já foi vendido há algum tempo..

    E quando o Izzy estava falando de comparações com iPhone, ele falou de RECURSOS. O que os devs vão fazer com estes recursos é que vai fazer a diferença.

    Depois: os dois não são competidores diretos, no sentido mais amplo da palavra. Eu obrigatoriamente tenho um celular, mas posso ter um console portátil. Se for exigente, compro um iPhone ou Android (que a meu ver está perdendo só em tamanho da biblioteca) e o console vira uma opção pra fazer melhor o que já tenho. Se não for um gamer hardcore, a probabilidade de eu comprar um bicho desse cai muito!

  36. @rafaelsnunes says:

    Hahaha o pessoal realmente acha que iPhone só tem jogos casuais. Para citar apenas alguns: Rayman 2, Pandemonium, Prince of Persia: Warrior Within e Crimson Gem Saga tiveram suas versões de console inteiramente adaptadas para o iPhone. A Capcom irá lançar DMC, a Square Enix esse ano também irá lançar Final Fantasy Tactics.

    Já faz tempo que os jogos de iPhone deixaram de ser casuais, só não vê quem não quer ou que tem birra de jogar em celular só porque não é um aparelho dedicado.

  37. TioSolid says:

    iPhone não tem direcional nem botão, atenciosamente, NewsInside.

    Also: seu tema tá muito dahora heim, só auqelas bombinha no logo que ficaram WAT. Poe um Super Mario ali porra

  38. Octhavio says:

    Haters gonna hate.

    Eu prefiro meu iPhone.

  39. el san says:

    Sobre o preço, certeza: não fica por menos de 900 dilmas (sim, no brazzzzzzzil tudo é caro fazer o que).
    O que me deixa com certa “raiva” são os fanboys pseudo indies da nintendo dizendo que o processador do 3DS é superior ao do NGP. Tipo, LOL @! Como se Mario e Zelda tivessem gráficos mais poderosos do que Uncharted e Killzone

  40. André says:

    Já da pra prever que esse PSP2 vai ficar do 3DS assim como o PSP ficou atras do DS… A Nintendo mais vez trouxe algo novo, já a Sony mais um vez, apenas deu um upgrade grafico e adicionou coisas que já existam no mercado faz tempo (touch screen e mimimis que se acha em qualquer smartphone e no proprio 3DS).

    O trunfo dela seriam os gráficos infinitamente superiores, mas foi FAIL, já que 3DS também faz graficos estilo PS3/360, e ainda faz com a frescura do 3D que é a modinha atual.

  41. André says:

    Mas lembrando que eu acredito que o PSP2 ainda venderá bem o suficiente. As pessoas ficam de “mimimi o PSP foi um fracasso”, mas o negocio vendeu mais de 60 milhões de unidades. Isso é MUITO. É mais que o PS3, mais que o 360, mais que o GC, mais que o Xbox, mais que o Mega Drive, a lista continua.

    Eles já tem um publico… O negocio vai ter espaço no mercado, só que vai continuar em segundo lugar.

  42. Fernando says:

    Whatever o Iphone.
    O PSP vendeu bem, não foi tão fracasso assim, só pegou uma crítica negativa -e justa- por falta de jogos.
    Alias, a mudança de nome é pra fugir do mimimi nome fraco para o público. E o que diz da Nintendo? Tudo bem, só o nome Nintendo já é positivo na cabeça do público. Mas SONY também é. E um número a mais significa um novo começo.
    Um exemplo? Xbox. Foi um fracasso. O XBOX 360 é um fracasso? Longe disso.

    PSP vai vender bem para o público que ele conquistar, o pessoal que fica entre o casual e o hardcore, o casual que está virando hardcore. (Quem falar midcore, que vá tomar no cu e lamber uma piromba.)
    O público de portátil, sim, existe, principalmente no japão. E o próprio Hardcore.
    Sim, portátil é para ter jogos de portátil, não de console.
    Mesmo assim, a ideia de ter uncharted na minha mochila (lol, ele não cabe no meu bolso…) é tentadora.

    also, o layout ficou bacana. Bem a tua cara, gayzão e tals.

  43. duvido que o senhor não vai comprar um NGP em menos de 2 semanas apos o lançamento.

  44. @mosblenarufa says:

    Tio solid
    qualquer pessoa que fala que não ter botão nem direcional deixa o iphone sucks são pessoas que nunca jogaram em um iphone…

    esse psp tá muito potente, se duvidar mais do que meu note…

  45. Gabriel Oliva says:

    Vamos ver também o hardware do iPhone 5. Mas sei lá, acho meio arriscado isso que a Sony ta fazendo.

  46. Marcus says:

    Por acaso quando a nintendo mudou o nome do Gameboy pra Nintendo DS foi rebranding? Rebranding pra que? Pra vender menos?

    HAHA, suas “análises de mercado” cigana style são uma piada.

  47. André luis says:

    Quide, não adianta…todos sabemos que você comprara o “ngp” uauhauaha agora eh aguardar.

  48. Charles says:

    “Se não tem botões não é videogame” = BBK

  49. Guilherme says:

    Kid e sua bolinha de cristal, das varias coisas que eu me lembro você ter dito em algum momento “não vou comprar essa merda” você acabou sempre comprando… (: aguardemos pra ver o desfecho do psp2 (é pra mim é outro psp)

  50. Luke says:

    O preço pode fazer o produto não decolar. Vamo ver. No entanto, tenho minhas considerações também em relação ao rebranding. PS, de certa forma é uma marca forte, para o bem ou para o mal.

    Ow! E manda um abraço pro @tplayer, o cara é fantástico. Só manda um oi no twitter! É o que peço! Fantástico! Curta aí a Eslávia!

  51. Flavio says:

    Parece que a Sony construiu uma bazuca para matar formiga. Informação visual demais no aparelho.

  52. PÊ ESSE PÊ FOREVS pois é…

  53. Carol says:

    Você vai acabar comprando, você sabe que vai…

  54. NGP e iPhone… objetivos diferentes… é a mesma coisa que comprar um pedal de distortion pelo preço de uma pedaleira… com certeza a distortion vai ser mais foda, não vai ter tantos recursos como a pedaleira, mas vai ser melhor. [entenderam a metáfora?]

  55. Dayrell says:

    Kid, os computadores acabaram com os consoles domésticos? Não e nem vão acabar.
    O mesmo serve pros smartphones. Eles vão ganhar, cada vez mais, jogos “robustos”, mas os consoles portáteis dedicados a esse fim sempre estarão um passo a frente.
    Também tem o fator de que isso colocaria os jogos no mesmo problema das distribuições de Linux ou Android. Vai ter um jogo que funciona no smartphone X e Y, mas não funciona no Z e no W. É óbvio que não é interessante pra indústria de games se meter nesse “labirinto”.
    É bem mais fácil “sustentar” apenas duas plataformas.

  56. SonGohan says:

    O pior de tudo eh fanboy da apple:
    “Pessoal dizendo q iphone nao tem jogo hardcore!” Aí cita meia duzia de ports HORROROSOS, com os controles tao ridiculamente ruins que vc se perde.

  57. Com PSP2 ou NGP, eu não vou comprar mesmo. Vivo outra realidade aqui. Certo que no Brasil, teus 300 dólares serão 3800 reais. Certo!

  58. Lana says:

    Pra mim, o que alavanca venda de console, qualquer que seja é jogo. Se tiver bons jogos, posso pensar em trocar meu irmão no mercado livre por um.

  59. ianwlad says:

    uaheuhe unica certeza q tenho é que vc vai comprar isso, kid

  60. […] This post was mentioned on Twitter by Pablo Iglesias, Pablo Iglesias. Pablo Iglesias said: @roniuj dá uma olhada neste comentário http://j.mp/eTRAGM […]

  61. Yago says:

    Eu acredito que o “NGP” será um fracasso. Um portátil mais caro que um console de mesa é algo absurdo, não tem lógica isso. Poucos vão comprar o “NGP”

  62. Isis Emanuelle says:

    Hey Izzy, tdb?
    Sou inscrita no seu canal e olha só, hj vim parar aqui e resolvi comentar. Kid, vc me ajudou de duas formas hj e nem sabe kkkk

    1-Seu último vídeo foi uma avaliação, diria mais um comentári, sobre o psp go, se valia a pena ou não. Pra mim foi um baita toque, afinal nem conhecia o portátil (sou noob). Tbm foi um incentivo pra minha futura compra do portátil, pois não possuo o psp, apenas o ps vita e queria um bom console pra emulação dos clássicos (pq não se vive só de GTA 5 nessa vida neh). O psp go além de hiper fofinho parece td que preciso em emulação e pra um video jogo novo o preço até que não tá tão exorbitante kkkk

    2-Além de me ensinar um pouquinho mais sobrea história dos consoles a hj, vc tbm me fez sorrir. Tive um dia de merda hj, e vim parar aqui no hbdia pra procurar seu post escrito sobre o psp go pra me distrair…acabei no post sobre seu livro que é mt engraçado e acabou me convencendo a baixar o livro que como td que vc escreve ou filma é mt engraçado e sincero kkkk
    Vc melhorou mt meu dia, msm com os seus piores/mais engraçados dias e te agradeço demais por isso.
    Td que vc faz tem uma qualidade imensa, seja os vídeos, o site, podcast ou o livro, vc é o melhor
    São 5:43 e aproveitei pra escrever esse comentário, que daki uns anos vai parecer bobo, mas que quer msm te agradecer por vc ser esse cara que é, que produz tanto e de quem eu sou tão próxima (te vejo mais em vídeo no youtube do que vejo meu pai kkkkkk) e te quero mt bem
    Izzy vc é foda! C: