Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Assim fica difícil se empolgar pra comprar um PS Vita

Postado em 3 May 2012 Escrito por Izzy Nobre 29 Comentários

Eu sempre fui fanzaço de consoles portáteis. Aliás, tenho uma pequena coleção deles aqui no meu santuário da Nintendo:

Falta o DS Lite e o PSP, que eu deixo na gaveta do escritório porque realmente como você pode bem ver, simplesmente não cabe mais nada nessa vitrine.

Então. O PS Vita foi lançado esse ano (por um preço que rivaliza o de um console “de mesa”, o que é meio absurdo) e não vem vendendo muito bem. Não há nenhum jogaço imperdível ainda (talvez o Uncharted e olhe lá), a bateria dura pouco, não posso rodar meus jogos de PSP nele… enfim, não estou lá super interessado em comprar o bicho.

E um dos motivos é que eu já tenho no meu bolso um aparelho perfeitamente capaz de não apenas me prover a jogatina mobile simples necessária pra não morrer de tédio em algumas situações chatas dessa vida maldita (os Angry Birds da vida), mas o iPhone é capaz disso aqui também:

OLHA ISSO MANO. Olha essa porra. É um FPS com multiplayer online com veículos e gráfico de console de verdade, caralho. Você lembra que nem faz tanto tempo assim quando nossos jogos de celulares eram isso aqui?

Sim, eu já sei o que você está pensando. “Mas Quide mimimi bububu iPhone não tem controles de verdade como vou jogar um FPS assim“. Sabe o que também não tinha um controle “de verdade” pra FPSs?

Olha esse controle do Nintendo 64. OLHE PARA ELE. Absorva todo o absurdo que era aquela merda aparentemente desenvolvida para uma raça mutante com 3 mãos.

E aquele analógico absurdamente tosco e mal posicionado? Aliás, aquele trocinho do controle do N64 não era nem um analógico “de verdade”, era um joystick mesmo. Negócio meio retrô.

E sabe o que era legal pra caralho jogar nele?

 

Poisé. Naquela época o que a gente compreendia de controle de FPS era teclado e mouse; a idéia de usar um controle de videogame pra um jogo de tiro em primeira pessoa (“jogo estilo Doom” era a nomenclatura da época) era absurda. Não dá. Não é a mesma coisa. É uma porcaria!

Quinze anos depois há uma geração inteira que só sabe jogar jogo de tiro no controle do Xbox 360 ou do PS3. E aí?

Voltemos no tempo um pouco mais e podemos presenciar uma outra mudança de paradigma. Na época de Doom e Duke Nukem, o controle usado por FPSs ainda era o teclado.

Lembro que até tinha uma opção pra mover a mira com o mouse, mas ela era usada apenas por malucos ou quando você queria zoar as configurações do jogo de um amigo. Por via de regra, jogo de tiro era nas setinhas do teclado, atirando com o Ctrl e abrindo portas com a barra de espaço.

Aí surgiu este joguinho aí:

O nome do joguinho é Abuse (yep, é um link do TVTropes. Diga adeus à sua produtividade hoje), e está até disponível pra iPhone (com o nome “Abuse Classic“). O jogo foi um dos pioneiros em dividir o controle entre o teclado e o mouse.

E na época, essa era a MAIOR crítica ao jogo. “É muito difícil operar teclado e mouse ao mesmo tempo”. “É um sistema muito esquisito”. “Pra que criar moda? Seria melhor se fosse só no teclado”. Alguns anos mais tarde, não consegue se imaginar um esquema de controle diferente pra jogos de tiro. Qualquer tentativa de modificar isso é anátema.

Acho que alguns de vocês são meio novinhos e por isso só conhecem o microcosmo gamer pelo cenário atual. O paradigma de controle já mudou diversas vezes, você que não presenciou isso, ou talvez não lembra.

Por isso nao tenho essa ojeriza que vocês têm por controles de toque. Eu já me adaptei perfeitamente e digo sem exagero: meu desempenho num FPS online de iOS é melhor que num do Xbox 360, acredite se quiser. Aliás, não precisa acreditar em mim não: quem jogava Modern Combat 2 online comigo sabe que, modéstia a parte, eu ESTUPRAVA naquele game.

Parem com essa frescura de “mimimi não tem controle” em relação a jogos de plataformas como o iPhone ou o iPad. Tem controle sim, você que é cabeça dura demais pra acompanhar mais uma mudança.

Se o PS Vita quer me convencer, ele terá que fazer mais que apenas ter botões.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

29 Comentários \o/

  1. Moisés Ferreira e Silva says:

    Isso mesmo, bota pra quebra mesmo.

  2. O negócio não é usar um ‘controle’ real ou não. E sim que a tela do Iphone é pequena demais pra jogar um fps, assim, “completo” ou qualquer outro jogo em tempo-real que utilizasse de muitos comandos.

    Mas pra jogos onde vc só irá mover o personagem com um dedo, mover a mira com outro e atirar, tá de boa.

    Mas pra ‘jogos em geral’, ainda falta muito hein Izzy…

  3. Peterson says:

    Eu já tentei acostumar com controles de toque e só falho, tenho Max payne e GTA 3 no iPad e iPhone, é um pesadelo, não sei se é minha mão, mas não tenho a mesma fluidez, e sou MASTER no Xbox 360

  4. Marcelo Eiras says:

    Se gamepad fosse tão bom para FPS não existiriam Eagle Eye, FragFX e o XFPS.

  5. amendogaba says:

    INUTEU A GENTE SOMOS INUTEL

  6. Lucas Schirm says:

    007 simplesmente era foda mesmo, e nunca tinha parado para pensar em como o controle era bizarro.

    Agora, tirando o gamegear, não consegui gostar de mais nenhum console portátil. (meu android não é considerado console, né?)

  7. AgaGê says:

    Eu ainda acho que só precisava de mouse e teclado mesmo

  8. allan says:

    “jogatina mobile simples necessária pra não morrer de tédio em algumas situações chatas dessa vida maldita (os Angry Birds da vida)”

    Os angry birds da vida realmente servem para divertir, mas acho que ainda não substitui por completo um psp, por exemplo.

    Concordo com você que o Vita está caro e não tem jogos apelativos ainda, mas você vai querer comparar as possibilidades de jogo do VITA com as do iPhone? Se você gosta de shooters, espera lançar o CoD do VITA ou então algum jogo do gênero, que aí a comparação passa a fazer sentido…

  9. Heitor says:

    Só tá falando mal do controle do nintendo 64 só porque jogou O “melhor” console da nintendo!

  10. Acho que ao Iphone falta apenas uma tela maior…

    Talvez o 3,5″ sirva para a maioria das pessoas… Mas sempre acho que aquilo é muito apertado.

    E ao Ipad… Ele é pesado de mais para se jugar muito tempo como um PS vita por exemplo;

    Então, o PS vita ou certos aparelhos android (com os poucos jogos tão legais quanto esse) ainda são opções melhores em minha opinião.

  11. Paulo Penante says:

    Os controles mudaram muito sim, isso é mais que verdade, tive um Nintendo 64 e tinha dificuldade de jogar nele, eu era pequeno tinha mãos pequenas, e ela doia demais depois de jogar umas 2 horas sem parar, aquele “gatilho” que fica atras do controle então, eu quase não conseguia usar.

    Também cheguei a jogar Duke Nuken, e quando fui jogar Counter Strike, levei um bom tempo pra me acostumar.

    Os controles de hoje são muito mais faceis de usar, sua mão quase não dói, e são pequenos em relação ao de um N64 por exemplo.

  12. Edmo Freitas says:

    Não há controle melhor pra FPS do que teclado+mouse. É o mais natural que temos hoje. Nenhum controle ainda conseguiu substituir.
    Mas não interessa, esse jogo vai vender pra caramba.

  13. Embora não concorde com você, tava lendo o texto de boa. Mas comparar um iphonezinho com um 64 é querer forçar lindamente, kid. Mesmo pra uma trollbait foi forçado.

  14. Guilherme says:

    “Você lembra que nem faz tanto tempo assim quando nossos jogos de celulares eram isso aqui?”

    Claro que lembro, é o único jogo no meu celular atual.

  15. r9 mardanos says:

    sensacional esses controles inovadores que fazem seus dedões tamparem a tela inteira do jogo.

    pro ipad até vai, mas pro iphone puta que pariu. que merda é jogar algo mais complexo naquilo.

  16. mauricio pacces vicente says:

    Nenhum controle ou tela de toque ganham de um bom teclado e um razor!!! pode falar o que quiser!

    tanto controles como telas de toque sao uma merda em fps… bom mesmo ‘e um bom teclado e um bom mouse, toutch e controle ate quebram um galho mas e so isso mesmo!

    agora… o vita tem um hardware absurdo uma otima tela e promete otimos jogos, so os que sairam no jap~ao ja s~ao o suficiiente para mim comprar o baguio. agora falar q a unica coisa que ele tem s~ao controles ‘e foda em kid? fica ai com a sua tela de 4.5″

  17. feelipesales says:

    mano, se meu 4s já esquenta jogando dead space, ele vai fritar ovo com essa nova3. mal posso esperar, uaheuahe

  18. Léo says:

    A partir da metade do texto tu esqueceu do PS Vita né

  19. Diones Reis says:

    Será que alguém aqui que já jogou este game, fez o macete para o “Get Down”?
    Sem querer, o bug acabou virando um dos memes mais hilários. 😀

  20. carlosott says:

    uma coisa engracada é que ao mesmo tempo que lia um texto critucando o ps vita no meio do texto tinha um comercial do ps vita

  21. VIctor says:

    Me adaptarei somente quando tiver que usar a mente pra controlar o personagem, e fazer arminha com a mão pra atirar.

  22. Mario says:

    Não concordo com tudo. Vamos aos pontos.
    É certo que o PS Vita, pelo menos para mim, ainda não mostrou nada de especial que me de vontade dr compra-lo. E concordo que gráficos hoje, o iPhone e vários Androids do mercado já fazem com qualidade sem igual. Agora, realmente. Existem certos jogos que precisam de botões. Não quero generalizada. Existem sim bons jogos para iOS e Android em vários estilos que funcionam muito bem com seus controles virtuais. Agora. Existem muita coisa que é impossível se jogar. Principalmente ports se outras plataformas como GTA CW. Titulo do DS que saiu para iOS e não dava pra jogar. Era muito confuso.

    Os controles evoluem. Isso é fato, mas para ai, dizer que o iOS e controles touch substituem os controles tradicionais de hoje acho que não esta certo.

    Abs

    • Izzy Nobre says:

      Mas eu não falei que “substituirão” os controles, acho que você me entendeu mal. Os controles de videogame não substituiram o mouse e teclado, não é mesmo? Ainda existe PC gaming e ainda se joga com mouse e teclado.

      O que eu acho que no final, o que importará não é a melhor implementação técnica para o “problema” dos controles. E que o que hoje achamos impraticável talvez seja visto como padrão pelas próximas gerações.

  23. Alessandro says:

    Existe um controle físico para iPad chamado Fling. É muito bom jogar NOVA, Splinter Cell e Prince of Persia. Há tembém o aspecto financeiro. Não sei quanto custa um jogo da Vita, mas no iOS ou Android os jogos custam entre US$ 0,99 e US$ 6.

  24. Rafael Nicodemos says:

    Kid, cê já ouviu falar de Fallout 3 ou até do Fallout: New Vegas? Duvido alguém conseguir jogar aquilo numa tela touch. O problema é que videogames surgiram com botões e por esse mesmo motivo, sempre terão botões de alguma forma. A grande diferença é como eles adaptam os novos botões pra melhorar a jogabilidadade. Agora, dizer que telas touch são o futuro é forçar demais a barra porque o propósito original das telas touch não é jogar, mas sim facilitar o manuseio do seu smartphone/tablet. Enfim, a minha opinião é de que telas touch nunca vão dominar e sempre haverá necessidade de botões físicos num console.

  25. ryuzaki says:

    Aff…Vcs são mto covardes,comparando ps vita com um pc ou celular ou um tablet mixuruca da apple,não dá pra comparar!Na boa,vcs só sabem é falar besteira,esse post tá um lixo,o ps vita é o melhor portátil de todos os tempos!!!Pra quem não sabe o celular foi feito pra se comunicar, o pc e o tab foi feito pra fazer peskisas e o console foi feito pra JOGAR!

  26. Jlcl says:

    Eu acho ainda muito estranho e um pouco desconfortável jogar no iPhone alguns jogos com controles mais elaborados. Mas eu encontrei um tps muito bom, que lembra aquele Battlefield Heroes pra PC, é o Respawnables, baixem ele e vamos lotar o multiplayer.