Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Joguinho iOS viciante da semana: iBlast Moki 2

Postado em 29 August 2011 Escrito por Izzy Nobre 9 Comentários

Em 2009, quando a AppStore ainda estava em sua adolescência e os produtores de games ainda não sabiam a que vinham, era hábito pôr “i” na frente do nome de todos os joguinhos. iDracula, iDefense, iShooter… era um costume meio irritante, mas fazia parte do momento.

Dá pra entender. Era uma plataforma nova, e os jogos tinham que de alguma forma se “afiliar” ao console em que rodavam, nem que fosse só adotando parte do nome. Me lembra um pouco da época em que todo jogo do Nintendo DS tinha um subtítulo cuja sigla era sinônima com o nome do console. Castlevania Dawn of Sorrow, Advance Wars Dual Strike, Resident Evil Deadly Silence, Ninja Gaiden: Dragon Sword, e por aí vai.

Então. Nessa época saiu o primeiro iBlast Moki (que aliás agora é free ops não tá mais). Era um joguinho de puzzle baseado em física bem interessante, mas que nunca recebeu grande atenção. Aposto que você nunca tinha sequer ouvido falar do game.

Pois bem, nesse mês saiu a continuação iBlast Moki 2. Uma pena que tenham mantido essa nomenclatura oriunda dos primórdios da AppStore; por outro lado, essa é essencialmente a ÚNICA reclamação que tenho do game.

iBlast Moki 2 é o seguinte: há vários bichinhos em cada fase, e você precisa leva-los até um portal do outro lado do ambiente. Pra isso você usará bombas-relógio com timers que você pode ajustar, porque o timing de cada explosão é grande parte dos puzzles.

Além das bombinhas, há cordas para atar objetos, balões para erguer tralhas do meio do caminho, uma bomba que espalha cola no cenário (grudando qualquer objeto que encoste nela) e uma bomba com lubrificante, que faz com que qualquer objeto que passe por cima saia deslizando loucamente.

O mote do jogo é justamente usar todos esses elementos, num esquema meio The Incredible Machines/LocoRoco, pra colocar os bichinhos no portal. Às vezes é necessário construir máquinas, às vezes é preciso colocar os bichinhos no caminho das máquinas já existentes.

[youtube]

Ainda há um componente social no jogo — tu pode criar mapas e compartilhar com a moçada, e se estiver preso em um level, pode ver as soluções que a galera uploadeou pro servidor do jogo. Tem achievement, tem leaderboards, tem editor de fases, tem tudo essa porra.

Esse esquema de mapas feitos pela comunidade de jogadores estende a longevidade do game ao infinito, porque pode ter certeza que nego não cansará de fazer fase no formato de piroca e tal.

iBlast Moki 2 é um jogo divertido, com uma arte simpática e cheio de features. Se você curte The Incredible Machines, LittleBigPlanet ou LocoRoco, o jogo com certeza vai te agradar.

E por apenas US$0.99 é um jogo imperdível. Compre aí essa porra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

9 Comentários \o/

  1. Rita says:

    Ele lembra o Phun da Algodoo. Engine de física 2D.

  2. Gabriel Silva says:

    Outra boa dica é o Siege Hero, muito viciante, divertido, e ainda por cima é Free. Também há o Fragger, que ainda dá possibilidade de baixar outros vários “mundos”, tudo de graça.

  3. luiz filipi baraun says:

    vou comprar. confesso que fora os títulos consagrados, só baixo os jogos que você recomenda. nunca fiquei desapontado.

  4. Igor says:

    Esse me lembra qualquer jogo casual aleatório de física em um site de joguinhos em flash. Não entendo como vocês conseguem jogar o que ja jogaram e ainda acham que é revolucionario porque é iOS.

  5. Mas não ligue agora… Kkkk

    Diria que ou você desenvolveu esse App ou tá recebendo pra fazer propagando. É justo. =D

    Legal, vou conferir.

  6. Wladimir says:

    Me lembrou Worms, nem que seja um pouco, mas é parecido.