Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Joguinho viciante da semana ] Galaxy on Fire 2

Postado em 8 October 2012 Escrito por Izzy Nobre 22 Comentários

Quando eu estava na sétima serie (caralho, faz quase QUINZE ANOS), achei lá em casa um CD cor de rosa de alguma daquelas revistas de CD-ROM. O disco proclamava orgulhosamente trazer “400 jogos de Windows”, e apesar da maioria se tratar de sharewares/demos, tecnicamente ainda são jogos.

Um destes jogos era Warpath.


20121008-102935.jpg

Warpath é um joguinho de exploração espacial. Você começa com uma navezinha chumbrega e tem que minerar/colonizar planetas e meter bala nos outros caras que tentam fazer o mesmo. Anos mais tarde fui descobrir o Warpath 97 (que, ironicamente, já estava disponível quando eu descobri a primeira versão do jogo).

Eu dizer que eu gostava de Warpath é como dizer que um viciado gosta de crack. Boa parte da minha infância foi sacrificada pra esse jogo. O sucessor do jogo tinha até multiplayer online, e dava pra derrotar o esqueminha shareware (que te limitava a 10 horas de jogabillidade, se me lembro bem) simplesmente deletando um .dll na pasta do jogo.

(Curiosamente, o site da produtora ainda existe e não mudou nada desde aquela época)

Então. Descobri recentemente um joguinho iOS que é essencialmente Warpath em 3D e no meu bolso.


20121008-103856.jpg

Galaxy on Fire 2 é um joguinho de, bem, exploração e batalha espacial. O seu carinha (esqueci o nome do filho da puta) foi parar acidentalmente do outro lado da galáxia, e você tem que juntar grana pra quem sabe um dia conseguir voltar pra Terra.

Há o elemento de mineração de asteróides, há o elemento de guerra interestelar, e há até o componente meio Dope Wars (quem lembra?) de comprar mercadorias numa estação espacial pra vender em outra onde o preço é maior.


20121008-104116.jpg

Os gráficos são sensacionais e me submergem totalmente no universo do joguinho. Viajar entre um sistema solar e outro usando jumpgates, explorar o céu escuro entre os planetas, desviar de asteróides gigantes, voar perto de super-espaçonaves de carga… Eu tou ultimamente num vibe de scifi (comecei a ler Ringworld essa semana, aliás) e Galaxy on Fire 2 caiu como uma luva.

Uma coisa que eu aprecio no jogo é que o universo dele é bastante vivo. Por exemplo, você chega numa estação espacial e tem piratas lutando contra as forças de segurança daquela área. Você pode sair de fininho, ou se juntar à briga se quiser. Atire nos seguranças da estação e você levará bala também, além de ter que pagar um cafezinho pra poder pousar na estação porque agora os caras te odeiam.

Tem inúmeras missões (o jogo promete 10 horas pra completar a história, se não me engano), uma cacetada de missões laterais, ou se você quiser pode ignorar todo o drama da historinha e operar como sacoleiro interestelar pra comprar aquela navezona foda que tu viu no Hangar de uma das estações espaciais. Eu também tive minha fase de vídeo em Dope Wars então GoF2 meio que preenche duas lacunas da minha vida gamer de uma vez só.

E caso você finalize essa porra em um dia porque é um viciado do caralho, tem até expansões com missões, armas e naves novas. O jogo tem até in-app purchases, caso tu seja impaciente e queira comprar aquela super navezona o mais rápido possível. Eu pessoalmente passei a odiar o sistema freemium então agradeço o fato de que a IAP do jogo é totalmente opcional.

Aliás, o jogo meio que esconde a IAP de você. Em nenhum momento ele bloqueia seu gameplay porque você já fez ações demais, ou fica relembrando que por X dólares você pode adquirir X milhões de dinheirinhos virtuais no jogo.

Resumindo: vários sistemas solares diferentes, vários planetas, inúmeras naves e armas diferentes (tu pode customizar a configuração da nave toda, aliás, se você curte essas coisas), mil missões/side-quests, sisteminha de compra e venda de mercadorias espaciais, e devo até estar esquecendo alguma coisa aí.

Aliás, quer ver a parada em ação? Toma:

O jogo custa apenas 5 dólares e eu recomendo fortemente. Compre lá.

Curiosamente, o jogo é bem antigo (2010 em termos de joguinho de celular é século passado) e eu já o conhecia há bastante tempo. Acontece que eu tenho um amigo viciadíssimo em EVE Online, e por algum motivo isso me tirou o tesão desse tipo de game.

Recentemente, por estar lendo bastante scifi espacial, me deu vontade de jogar Warpath de novo. Aí esbarrei novamente com o GoF2 e a ficha caiu de que ele é essencialmente Warpath 3D. Tou com umas 4 horas de jogo e mal comecei, ou seja, os 5 dólares valeram a pena bastante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

22 Comentários \o/

  1. DoAssogue says:

    Eu tive esse cd também. Veio como brinde da loja onde meu pai comprou o micro já que ele adquiriu também o “kit multimídia”

  2. Marcelo Eduardo says:

    Izzy, não sei se você joga muito no PC, mas o jogo “Freelancer” é muitíssimo parecido com esse e é sensacional também!

    Obrigado pela dica, vou comprar!

  3. Willian says:

    Nossa, eu tenho 14 anos e joguei esse jogo num cd de 101 jogos que vinha naquelas revistinhas. Eu adorava apesar de não interder muito bem naquela época.

  4. Gustavo Sá says:

    Esse jogo parece com o Taikodom, MMO feito por uns brasileiros aí. É o mesmíssimo estilo de jogo, por sinal muito bom.

  5. Eu adoraria muito esse jogo se ele não fosse jogado essencialmente como um shmup 3D(aka “estilo Starfox”) um estilo que não vai muito bem comigo. Mas os aspectos de mineração e exploração são supimpas mesmo, recomendo aos curiosos baixar a versão Lite AGORA MESMO. Valeu a dica(e valeu os screenshots crípticos no Twitter :P)

    E de quebra, recomendo outros dois jogos de FC com elementos de exploração, FTL(que tem um pouco de comércio e customização) e Mass Effect(que é bem mais ação/tiro, mas tem horrores de galáxias e sistemas pra explorar).

  6. Cathia says:

    Joguei Galaxy on Fire 2 no Xperia Play -- com o joystick do celular o jogo fica surreal. Foi um dos melhores jogos do tema que já joguei. E com o update Valkyrie a história te envolve demais e não encontro adjetivos bonitos o suficiente para o gráfico.

    Agora quando os Voids decidirem atacar os Terrans vou poder me alistar como pilota e roubar os voids crystals haha

  7. tigerii says:

    É literalmente um “freelancer” esse jogo.

    Não sei se você já jogou, mas é muitíssimo parecido. Se for tão profundo quanto o freelancer (acho que tinha umas 50 ou 60 sistemas, cada qual com suas peculiaridades), e uma AI mais equilibrada (no freeelancer era muito fácil), parece uma ótima pedida.

    Lá vou eu perder mais umas trocentas horas com um jogo.

  8. Davi says:

    Olá Izzy (olha a intimidade…)! Sou um leitor fantasma do HBD, basicamente nunca comento nem contribuo, estou fora das redes sociais. Sugiro você dar uma olhada nesse vídeo, é incrível como os caras demonstram a mecânica da propaganda eleitoral, e como ainda teremos 2º turno em muitas cidades do Brasil, ainda tem um contexto para despertar interesse.

  9. Fábio Alves Corrêa says:

    Tem prá Android normal também, não só prá Xperia Play:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=net.fishlabs.GalaxyonFire2THD
    Essa é uma demo, mas você pode desbloquear dentro do jogo, mas achei caro: 10 doletas. Ah e seu celular ou tablet tem que ser parrudo senão não aceita.

  10. Filipe Sá says:

    Só para lembrar, existe também o Taikodom, que é o essencialmente o EVE Online, porém, numa visão menor. O jogo é uma produção brasileira (corrigam se estiver errado), então, porque não dar 1 olhada nele também? Infelizmente, ele é muito dominado pelo sistema Fremmium, e de inicio, você só pode ter 1 perfil de personagem. Mas eu recomendo, só pra passar umas horinhas.

  11. Sempre quis comprar esse jogo pro iOS mas penso se vale a pena pagar os 5 dólares..

  12. Rodrigo Máximo says:

    Se você quer ficar doido de ansiedade, procure saber sobre Star Citizen, o jogo recém-anunciado do Chris Roberts (Wing Commander, Freelancer)

    Primeiro preview da IGN: http://www.ign.com/articles/2012/10/10/star-citizen-chris-roberts-next-frontier

    Isso e SimCity 5 vão me fazer comprar outro PC…

  13. JRobsonSF says:

    Mai eh phoda mermo…. Pros barao macfag q nem o Izzy eh de gratis, mas pros nerd humilde com android eh 21 conto de reis! Agora fikei triste :-/

  14. Daniel says:

    Joguei muito esse jogo, decorei ate mesmo o nome que ele próprio se chamava, que era Keith Tiberious ‘Dangerous’ Maxwell

  15. Erick Mask says:

    Está em promoção agora por 99 cents.

  16. ricsanto says:

    Dope Wars eu conheço só a versão em modo texto no Linux e acho bem engraçado.

  17. Ryuu says:

    Quidê, já que ‘cê curte jogos assim, tenta Starfarer e Evochron Mercenary. Ambos pra PC e indies, Evochron Mercenary é um spacesim bem complexo e divertido e Starfarer é mais um top down arcade shooter só que com elementos de RTS. Starfarer tá em alfa ainda, por 10 doletas [http://fractalsoftworks.com/preorder/] e EM tá por 25 [http://www.starwraith.com/evochronmercenary/purchase.htm ou pela Steam] [Embora eu tenha certeza que o preço vai cair bastante na Winter Sale da Steam]

  18. Denis Franco says:

    Mano tenho esse jogo no meu Xperia Play é muito fooodaaaaa

  19. ivan lima says:

    vc podia fazer um tutorial pois muita gente n sabe o inglês por exemplo eu kkkk e outra ja que esta familiarizado com o jogo podia dar uma força ai pra gente né….. valew cara