Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Joguinho viciante da semana ] Pocket Planes

Postado em 16 June 2012 Escrito por Izzy Nobre 56 Comentários

Opa, fazia tempo que eu não me viciava em um joguinho o suficiente pra atualizar esta seção semi-esquecida. Mas regozijai-vos, porque tenho boas novas aqui.

Pocket Planes é um simuladorzinho de empresa aérea dos gênios que nos deram Tiny Tower (o que meio que dá pra perceber pelos gráficos). O jogo é freemium, ou seja, grátis com a opção de gastar dinheiro real pra acelerar processos in-game. Felizmente posso dizer com segurança que é um dos jogos freemiums que menos empurra o jogador a gastar dinheiro de verdade — o outro desta curta lista sendo o Army of Darkness, que eu resenharei algum dia desses.

 

O negócio é simples: você começa com 5 aviõezinhos (ou são quatro? Não lembro agora) e escolhe uma cidade onde deseja começar o jogo. Sua tarefa é levar passageiros e carga de lá pra cá, tentando maximizar os lucros nas viagens. Cada passageiro/carga oferece um valor X pelo transporte; quanto maior a distância, mais cara a passagem, e maior é o seu lucro.

É importante notar que um passageiro que ofereça mais dinheiro não significa necessáriamente que a viagem será a mais lucrativa que você pode fazer, porque cada vôo tem um custo também. Às vezes é mais lucrativo levar um passageiro pra uma cidade mais próxima, do que um lá pra puta que pariu. As escalas que você faz (uma necessidade causada pela autonomia dos aviões) também influenciam o lucro final de cada viagem.

Cada vôo demora alguns minutos; depois que você pega passageiros e carga com toda a sua frota e a envia a seus destinos finais, o gameplay está essencialmente encerrado e você pode fechar o joguinho e voltar à sua vida. Quando os aviões chegam em seus destinos, você pega outros passageiros e manda o bicho pra outra cidade de novo.

O objetivo é ir ganhando dinheiro pra comprar (e upgradear) aviões e construir (e upgradear) aeroportos. 

Os aviões mais caros comportam mais passageiros/carga, voam mais rápido e tem maior autonomia — o que significa que você não precisa fazer tantas escalas e assim ganha mais grana. 

E o jogo é essencialmente isso. É grátis, é bonitinho, é viciante, e eu adorei o fato de que há muitas cidades brasileiras nele.

A propósito, eu particularmente gosto muito de joguinhos de simulação. Sou um viúvo da geração SimCoisas, da saudosa Maxis, e Pocket Planes preenche esta lacuna em meu coração. E o Pocket Planes tem um pouquinho mais de simulação e estratégia que o Tiny Tower, que era praticamente um Tamagotchi high tech.

Recomendo com força. Procure aí Pocket Planes na AppStore. Ah, e roda no iPad também. 

(Android users: se foderam.)

A PROPÓSITO: tem um componente social em Pocket Planes, as “Flight Crew”. Clique em MENU, depois em FLIGHT CREW e coloque o nome “SKYTAUBA” no espacinho do topo pra participar do time de vôo de leitores do HBD. Vai ficar assim: 

Volta e meia acontecem eventos globais e sempre que tem um passageiro/carga com nome azul (como o Brian Fuller indo pra Calgary no penúltimo screenshot); este vôo então computará ponto pro evento global da nossa Flight Crew. Ou algo assim, eu nem entendi direito. Mas participe da SkyTauba!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

56 Comentários \o/

  1. LRAbbade says:

    Parece bom, só não entendi a parte do “Sou um viúvo da geração SimCoisas”, se hoje ainda tem The Sims, SimCity, e tão sempre lançando novos, esse ano mesmo vai lançar SimCity novo…

    • Izzy Nobre says:

      Dê uma olhada no catálogo de SimCoisas de 15 anos atrás e você entenderá o que eu quis dizer. Hoje só tem SimCity, e mal.

      E The Sims é outra categoria totalmente diferente.

    • Art says:

      Amigo, ele está se referindo à epoca dos SimCopter, SimFarm e por aí vai, indo além do próprio SimCity. Época boa que jamais voltará! : (
      The Sims faz uma linha bem diferente. SimCity hoje? Não lançam um há muito tempo! O SimCity Sociedades não conta, é péssimo, foge muito ao gameplay clássico.
      Felizmente lançarão uma nova versão do SC, em fevereiro do ano que vem, que parece que promete muito, recuperando muitas das características dos clássicos. Vejo que minhas horas perdidas jogando ele voltarão. : /

      Sobre esse Pocket Planes to revoltado. Meu IOS é das antigas, não suporta o jogo.

  2. Ruan Aragão says:

    Até o momento só tem para iOS?

  3. Beicom says:

    Esse jogo suga a vida como TinyTowers?

  4. Marcos says:

    O avião veio de Fortazela aqui pra Recife (na segunda foto) 8D

  5. Gabriel Miranda says:

    E para variar, android users se foderam. Ontem procurei igual doido pra ver se tinham lançado pra android tbm, tava seco pra jogar e só vão lançar em alguns mês…

  6. André Luís Ribeiro Gonçalves says:

    Kid, falando em sim games, você joga os outros títulos da Kaiorsoft além do Game D?

  7. Gustavo Finoto says:

    Viciei nesse joguinho na pior hora = final de semestre da faculdade!
    Joguinho simples, inteligente e divertido!

  8. Alexandre says:

    A idéia desse jogo, tenho certeza, foi copiada do Airport City, um app que só tem para Android, e que, ideologias de sistemas operacionais a parte, é bem mais bacana que o Pocket Planes, de verdade. Tipo, não tinha porque eu fazer esse comentário, a não ser pelo fato de tem um monte de egente que fica de mimimi porque este ou aquele app IOS ainda não foi lançado para Android, e esse complexo de vira-latas é uma bobagem.

    E antes que alguém venha dizendo que eu estou com dor de cotovelo, eu tenho dois tablets, um de cada sistema operacional, e não tenho porque puxar sardinha pra nenhum dos dois lados…

  9. LucasLFS says:

    Cara, só tem como comprar avião e partes de avião com aquela grana verde q se paga em cash ou ganha mto raramente no jogo.

    Como tu diz q é um dos que menos apela pra isso?

    • @dieguitoo says:

      Mesma sensação. Achei MUITO mais gimmeyourmoney do que o TinyTower. Você simplesmente não faz nada sem Bux a não ser mandar os aviões de lá para cá. Coins só servem pra comprar/upgradear aeroporto. Sem Bux seu processo de evolução é muito, mas muito, mais lento. E olha que com $0,99 só dá pra comprar 20 Bux, ou seja, tem alguns aviões que nem dá pra comprar com 1 obama.

      Mas o jogo é viciante e não consigo parar de jogar essa merda.

      • MagusDiablo says:

        Olha amigos, vocês vão me perdoar mas vocês tão chorando por uma besteira. Eu sou um dos caras que menos gasta QUALQUER COISA na AppStore, já gastei MUITO com jogos Freemium e hoje não torro um centavo nosso. E eu tô aproveitando esse jogo DEMAIS. Já estou com dez aviões, quinze cidades e não gastei um centavo. Querem a fórmula do sucesso?

        às vezes é melhor foder seus lucros e levar os carinhas verdes. Ontem de manhã eu gastei TUDO que eu tinha de Bux e fui só juntando com os transportes (e os 3 que eu consegui indo do lvl 11 ao 12) e hoje estou com 67 Bux. E olha que eu dormi da meia noite e meia até meio dia. O esquema é saber aonde gastar e quanto ganhar. Abrir cidades grandes (ou aumentar o nível e gastar com propaganda com cidades pequenas) é a chave pra encher o rabo de Bux.

        Abs

  10. Lucas says:

    Skytauba, PQP.

  11. Tatazete says:

    Sou viciada nos Tycoon.. já jogou Cities in Motion ? *-*

  12. Murdockbr says:

    Maldito, acabei viciando nisso. Só preciso aprender a jogar direito.

  13. Rodrigo says:

    Socorro! Empaquei no jogo. Consegui comprar um Birchcraft, que é classe 2 e agora não consigo voar com ele pra nenhum aeroporto. Diz que o aeroporto tem que ser classe 3. Peguei outro aeroporto, fiz upgrade para 2 e não mudou nada, continua dizendo que o aeroporto é classe 1. E agora? Joguei bucks fora?

    • swk says:

      o upgrade de aeroporto não altera a classe dele, só aumenta a capacidade de flyovers e de pasageiros e carga disponíveis.

      a classe é determinada pela população, e até o momento não tem jeito de alterar a classe de um aeroporto.

      deixe seu birchcraft no hangar se vc não tem nenhum aeroporto pra ele, qdo tiver avançado mais tire ele do hangar e põe na ativa de novo.

  14. Vinicius Affonso says:

    Já faço parte do SKYTAUBA Flight Crew!

  15. Se eu entrar pra esse Skytauba eu perco alguma coisa no meu progresso do jogo?

    Also, Kid fdp me fez ficar viciado nessa merda ao ponto de estar falando com a minha namorada no telefone e falar “perai que eu tenho que despachar uns avião, rapidinho” e deixar a coitada em espera…

  16. Leonardo Fullana says:

    Izzy, botarei a Skytauba entre os top 100 ainda hoje, no máximo amanhã. Count on me.

  17. Hélcio says:

    Alguém pode me dizer pq eu ainda não pude pegar nenhum passageiro ou mercadoria para ajudar nossa Flight Crew?

    Sou level 7 e já comprei todos os aeroportos do Brasil, daqui a pouco pretendo começar a voar internacionalmente, mas acho que ainda não sei tudo… Nem sei como faz pra pegar os voos de event/flight crew… Alguém me fala? Pfvr. 🙂

  18. Hélcio says:

    Ah, e pra formamos uma ‘equipe’ no twitter também, que tal todos que estão na Flight Crew twittar: ‘Eu sou #SkyTauba #PocketPlanes’? \õ/

  19. Artur says:

    Cabei de achar esse site, pelo google procurando sobre o joguinho viciante que tira meu sono tem 5 dias, e tamos ai nesse SKYTAUBA! vamo nessa!!! hehehe

  20. Catu says:

    Taí um post que o Kid poderia fazer em benefício a essa geração criada a Leite com Pera e The Sims… uma época em que existia até simulador de formigueiro (SimAnt)! Gostava muito do SimLife (o Avô do Spore) e SimEarth… Esse último era sensacional. Você podia começar com literalmente uma bola de rocha derretida e transformá-la em um mundo vivo.

  21. Diogo Renan says:

    E como compra novos aviões?

  22. Guina says:

    Não entendi como funciona as parts/builds nos aviões. Alguém sabe explicar? Also, jogo muito simples e viciante mesmo. Gostei!

  23. Lucas says:

    Esse jogo vicia mesmo

  24. Julio says:

    Izzy, me explica ai para que serve e como uso T-BODDY. Pelo que entendi ele da mais espaço no avião né? Cheguei a ganhar uns a medida que fui passando de level, mas eu não sei como usa-los. Se poder responder agradeço.

  25. João says:

    Olha cara tem um evento em Londres,ai apareceu uma carga escrita em meio que laranja.

  26. João says:

    Ativem a flight crew:#JOAOLUCASCF2012

  27. Ewerton says:

    no meu iphone 3g nao funciona, ios tem q ser a partir de 5,0

  28. Phellipe says:

    Já tem pra Android na Google Play… CHUPA IZZY kkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. João Roberto says:

    Eu tenho androide jogo de boa tanto no meu galaxy s2 quanto no meu Ipad

  30. RenneSteven says:

    Vocês ainda estão jogando esse jogo?

  31. Pq as coisas do android são sempre feitos pela metade ? Lixo.. lixo .. lento e nem funciona o CREW… santo pai !!!