Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Mais jogos imperdíveis de iOS

Postado em 23 October 2010 Escrito por Izzy Nobre 53 Comentários

Quando eu escrevi meu primeiro dossiê de jogos imperdíveis pra iPhone e iPod touch aqui no HBD, muita gente ainda via a idéia de jogar nos portáteis da Apple como uma espécie de gambiarra. Celular e mp3 player “não foram feitos pra jogar” – esse era um dos argumento dos detratores, oferecido quase como um dogma – e por isso, a experiência nunca seria realmente satisfatória.

Obviamente, muita coisa mudou de lá pra cá. Pra quem não leu, eis aqui um artigo da minha coluna semanal de games no TecnoBlog que comenta o incrível espaço que os dispositivos iOS conquistaram no mercado de jogos em apenas um ano. O iPhone e o iPod touch roubaram um belo pedaço do público do Nintendo DS e do PSP, e a tendência deve se repetir esse ano, também.

O motivo é duplo: primeiro, iPhone e iPod touch já era, mesmo antes dos joguinhos, sonhos de consumo de muita gente. E o segundo é derivado do primeiro – havendo um grande público pra um dispositivo, é nele que desenvolvedores se interessarão em lançar jogos.

E uma cacetada de jogo sensacional foi lançado pro iPhone nos últimos meses. Aqui estão alguns dos que eu recomendo.

Ah, e uma ressalva: da última vez que escrevi um post neste estilo, tive o maior trabalho de sair catando os preços pra cada jogo e tal. É um esforço fútil, porque os preços na AppStore são voláteis e nunca passam de 10 dólares anyway. Então, deixarei as mini-resenhas sem preços, já que eles provavelmente se tornarão irrelevantes quando houver descontos e tal.

Larga a mão de ser um favelado do caralho, quando jogos originais de PS2 custavam 250 reais você tinha motivo pra procurar pechinchas. Clique aí e compre essas porras, você vai me agradecer.

Angry Birds

angry

Angry Birds é um dos maiores fenômenos da AppStore – o jogo vendeu milhões de cópias e há rumores até de que virará linha de brinquedos e até mesmo filme. É um fenômeno cultural, sem dúvida.

No jogo, você usa um estilingue e diferentes passarinhos – cada um com uma habilidade diferente – pra derrubar estruturas onde se escondem porcos, seus arqui-inimigos. Você tem um número limitado de pássaros e as construções às vezes requerem uma sequência perfeita de acertos milimetricamente precisos que demorará horas pra conseguir, mas a frustração apenas te motiva a continuar jogando.

O jogo tem mais de uma centena de fases, recebe updates frequentes, e é muito divertido. Não é a toa que ele passou meses no topo de lista de mais vendidos.

Cut The Rope

cut

E eis o jogo que finalmente roubou o trono de Angry Birds. Em Cut The Rope, você deve cortar cordas que seguram um docinho que seu monstrinho quer comer. Há vários elementos que ajudam e atrapalham o doce a cair bem na boca do monstro (espinhos, aranhas, balões que fazem o doce levitar, etc), e é preciso bastante estratégia pra fazer o balanço das cordas levar o doce ao bichinho.

Você consegue pontos extras se fazer o doce bater naquelas estrelinhas que você vê na screenshot. Como muitos dos jogos casuais imperdíveis da plataforma, Cut The Rope tem aquele apelo Elma Chips – é impossível jogar só UMA fase.

Pix’n Love Rush

pixn

Pix’n Love Rush é, acima de tudo, uma homenagem aos jogos dos velhos tempos. Nele você controla um gatinho chamado Pixel (se eu algum dia tiver um animal de estimação este será seu nome, por causa desse jogo) ao longo de várias fases que emulam as plataformas dos joguinhos de outrora. Você consegue pontos matando morcegos, pegando os itens “positivos” e evitando os “negativos”. Após capturar um certo número de itens, você atinge um combo e o estilo visual do jogo muda, simulando o aspecto de jogos antigos.

O jogo é bastante viciante e se você curtia consoles das gerações passadas, é impossível não esboçar um sorriso quando o estilo visual do jogo imita jogos de um Game Boy, como no exemplo da screenshot acima.

Fruit Ninja

fruit ninja

Em Fruit Ninja você está armado com espadas (sim, plural, porque dá pra usar os dois dedos) e deve fatiar frutas que pulam na tela. Se você deixar três frutas escaparem pelo fundo da tela sem serem cortadas, o jogo acaba. E de vez em quando vêm bombas junto com as frutas, e que também acabam o jogo imediatamente se você as corta-las por acidente.

O jogo é simples, mas viciante pra caralho.

Plants vs Zombies

plants v zombies

Eu sempre ouvi falar de Plants vs Zombies (originalmente um jogo de PC), mas nunca tinha me interessado em saber exatamente do que se tratava. Bastou ver a screenshot da versão pro iPhone pra eu me apaixonar imediatamente.

O jogo é um tower defense em que você deve combater zumbis usando plantas com habilidades variadas, em cenários diferentes. A arte do jogo é adorável e o gameplay, completamente viciante. Já zerei essa porra umas 3 ou 4 vezes.

Prince of Persia Retro

pop

É o primeiro Prince of Persia, um dos mais clássicos jogos de plataforma da história, agora no seu celular. Alguma pergunta?

Prince of Persia Warrior Within

ww

Digamos que o teu esquema não é nostalgia, e sim os jogos mais recentes. Bem, neste caso há o Warrior Within – e sim, este é um port direto e completo do jogo de PS2/Xbox/PC. Absolutamente impressionante. E seguindo a mesma linha…

Tony Hawk’s Pro Skater 2

th

Nunca tive um PS1, mas joguei MUITO essa merda na casa de amigos e locadoras. Eu estava cético em relação aos controles, até ir à uma Apple Store e experimentar o jogo nos iPhone 4 que eles deixam naquelas mesas pra galera fuçar. Joguei por 5 minutos e corri pra achar o hotspot wifi do shopping e comprar o jogo. A trilha sonora clássica não aparece, mas dane-se – basta baixa-la e tocar no background, como eu faço.

VirtualCity

vc

Virtual City é um meio termo entre Settlers e SimCity 2000. Nele, o foco é estabelecer linhas de produção e escoamento dela (no esquema produza X, que será levado pra outro lugar e transformado em Y, depois levado a outro local e transformado em Z). O jogo tem belos gráficos e várias missões, além do modo “free play” – ou seja, você apenas constroi sua cidadezinha sem se preocupar em seguir missões. Recomendo fortemente pros fãs de RTSs. E já que estamos falando de RTS…

Land Air Sea Warfare

lasw5

Você por acaso jogava Total Annihilation? Foda-se Starcraft e todos os seus fãs, TA sempre foi e sempre será pra mim o melhor real time strategy game de TODOS os tempos. Então, LASW é essencialmente TA portátil. Dúzias de unidades terrestes, aéreas e marítimas se explodindo em belos gráficos 3D na telinha do teu iPhone. Pra completar a experiência, baixe a trilha sonora original de TA e pronto.

Carcassonne

carca

Carcassonne é um clássico jogo de tabuleiro. Não sei se é muito conhecido no Brasil, mas é um sucesso absoluto na Europa. O jogo consta com um modo multiplayer assíncrono muito competente, com ranking e chat. Acho que nunca joguei uma única partida single player de Carcassonne (convenhamos, seria meio chato).

MovieCat

moviecat

MovieCat é um jogo de perguntas e respostas sobre filmes com um plottwist – ele é todo encenado por gatos. Há várias categorias de perguntas (como essa do screenshot, que pede que você acerte o filme se baseando no figurino usado nele), e MUITAS perguntas diferentes. É bastante divertido.

Modern Combat 2: Black Pegasus

MC

A Gameloft tem o hábito de criar versões iPhonísticas de clássicos dos consoles. MC2: BP seria, no caso, um clone de Modern Warfare.

E que clone. O jogo tem gráficos incríveis, gameplay afiado, e vários modos multiplayer pra até 10 jogadores. Já joguei demais com a galera do tuíter, é definitivamente imperdível.

Mirror’s Edge

mirror

Mirror’s Edge pro iPhone não é uma cópia direta da versão pra consoles/PC, mas isso é uma coisa boa. Um resenhador na IGN falou que tem a impressão de que ESSA é a maneira de jogar Mirror’s Edge.

A versão do iPhone é um “jogo de corredor”, como há tantos na AppStore (Canabalt, por exemplo). Você corre sem parar e executa pulos e cambalhotas pra se desvencilhar de oponentes ou obstáculos. O jogo tem gráficos lindos (procure um vídeo, a imagem estática não faz justiça ao jogo), boa música e o gameplay é muito divertido. Parece bichice mas há algo quase poético na combinação dos belos cenários com a música e a mulé correndo.

isso é porque eu meio que já tenho uma conexão emocional com o tema do jogo, né.

Epic Citadel

citadel

Ok, estou trapaceando, já que Epic Citadel não é um jogo – é um demo da engine desenvolvida pela Epic Games, os caras por trás de Gears of War e Unreal. Mas o troço é grátis, e ver gráficos num nível quase de Xbox 360 num celular é algo indescritível.

Game Dev Story

gds

Game Dev Story tem gráficos ridículos, não há dúvida. Mas ele é o jogo mais viciante que você jamais jogará.

Em GDS tu é o CEO de uma empresa de games, e controla todos os aspectos da criação de jogos – escolhe o console, os artistas, os programadores, essas coisas. O gameplay é absolutamente viciante, ninguém jamais consegue jogar essa porra por apenas alguns momentos. Eu abri o jogo rapidinho pra tirar algumas screenshots e acabei jogando por 4 horas sem parar.

Este são os joguinhos que eu estive jogando nas últimas semanas. Você tem mais algum a recomendar? Joga nos comentários aí, seu porífero!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

53 Comentários \o/

  1. Abisnobaldo says:

    Kid casualfag =P

    Alguns são legítimos browse games (por mais viciantes que sejam) e outros são versões pioradas de jogos de consoles.

    Mas tem uns que me interessaram e daria uma chance caso tivesse pra alguma plataforma que eu tenho. O da empresa de games, o Mirrors Edge que não é simplesmente um port tosco e o clone de Total Annihilation parecem bem legais.

  2. Ana Carolina says:

    Putz! Eu tenho o Angry Birds, Cut the Rope, MovieCat (graças ao seu Twitter! Hhahah =) ) e baixei o Game Dev essa semana. Você tem toda razão em tudo o que escreveu sobre esses jogos. Na minha opinião, os mais viciantes são Game Dev e MovieCat. Eu também tenho o Are you Alright, onde você ajuda uma menina a trabalhar em um hospital. Me prende por horas! E o ZombieFarm, com zumbis fofos que falam “brains” quando vc clica neles! Hahahaha E dá para invadir o terreno alheio atrás de cérebros, etc. O que você, provavelmente, já sabe (visto que não é um jogo nooovo)! 🙂
    Tô querendo agora o Plants Vs Zombies. Faz tempo que não brinco em um Tower Defense! 😀
    Vou ver se pego o VirtualCity tbm.
    Muito bom o post, Izzy! 🙂 Inté!
    @anacharo

  3. Xong Lee says:

    to com medo de pegar esse Game Dev

  4. Edu says:

    GDS como muita gent já disse, é essencialmente crack. Tenho muita vontade de comprar Land Air Sea Warfare, mas tenho a impressão que o jogo deve ficar muito melhor num iPad. Como não tenho um, e como eu acho que a falta de modo story é relevante… Compro quando sair um update (prometido pelo dev) ou quando comprar o iPad 2. E também tenho a impressão que Virtual City deve ser melhor numa tela maior. A propósito, tu poderia fazer qualquer dia um post sobre jogos no iPad.

    PS: “Nunca tive um PS1” = falso nerd feelings

  5. Fernando Ramiro says:

    Bem interessante a versão dolly do Mw2 graficos realmente muito bons. oque esperar então da versão da gameloft pra blackp ops eihn negada . . . muito foda!

  6. Tenho aki Angry Birds, Cut The Rope, Fruit Ninja e Game Dev Story. Esses joguinhos prendem a gnt por horas. O Game Dev Story vicia mais q crack :s não peguem essa porra, pelo bem de sua vida sozail.

  7. Inês says:

    Eu recomendo Critter Crunch, Cat Physics (segue a mesma linha de Cut The Rope), e Solomon’s Keep (um dungeon crawler simples, porém viciante).

  8. Rafael says:

    Desses aí tenho o PvZ e o Mirror’s Edge e os dois são muito bons. Só acho o ME caro demais por ser um jogo tão curto, sorte que baixei em uma promoção de 0.99 🙂

    Recomendo fortemente o Hellkid: hook & jump, joguinho plataforma onde você é um demônio que vai pulando de penhascos e se pendurando em estruturas enquanto coleta almas. Tem 5 personagens diferentes e o multiplayer dele é viciante demais!

    Outro jogo estilo plataforma que eu gosto é o Ghosts’n Goblins Gold Knights da Capcom, só achei ele também curto demais como o ME, mas como custa só 0.99 vale a pena.

  9. Gsa says:

    Ei kid, comprei carcassonne, qual seu email pra add??

  10. Kf says:

    Tem Um que é super legal, super másculo e super brutal que é o Robot Unicorn Attack, e para aqueles mais afetados tem a versão HM 😀

  11. Pedro Sá says:

    Curto todos esses jogos da lista!

    Acrescento alguns outros, como:

    -- Mega Jump
    -- Doodle Jump
    -- FlightControl
    -- Leap Sheep
    -- E o último que baixei e gostei, Reckless Racing

  12. Caio says:

    Se esse Game Dev Story sair para PC estou perdido. Prevejo horas jogando sem parar.

  13. Dark_Link 6 says:

    Por influència sua que eu vou comprar um ipod touch, hehe xD

  14. Rael says:

    Izzy, seu safado. Indico a você dar uma olhada no Galaxy on Fire, weCity e wolfeinstein RPG… Peguei um chamado TAP City tb que parece ser bom, mas ainda não testei. Super KO Boxing 2 e Star Defense tb vale a pena… Valeu

  15. André Moura says:

    Tony Hawks pra itouch, dessa eu não sabia!

  16. Beoncia says:

    Estou jogando agora Samurai II: Vengeance. Gráficos ótimos, jogabilidade muito boa e bem sanguinolento. Vale a pena.

    E tem 2 que estou esperando serem lançados: Revolt e Bug Heroes.

  17. Wladimir says:

    Maneiro, mas provavelmente nao vou ter iphone nem nada do estilo na minha vida mesmo, entao deixa pra lá e aproveite!

  18. Sly says:

    Acabei de comprar Game Dev, já tinha visto seus SS’s no twitpic e ficado interessado. Mas agora eu fiquei curioso pacaraio. So far, damn good! Valeu, quibe.

  19. gustavomello says:

    Game dev story tem um bug escroto. Eu fiz um console e ele vendeu 18 milhões de unidades, aí eu fiz um jogo pra esse mesmo console e ele vendeu 24 milhões de unidades.

  20. borba says:

    já ouviste falar do OSMOS?

    procure saber.
    ele é ridiculamente simples, mas a trilha é foda e o jogo é altamente viciante.

  21. Bruno says:

    Joguei vários desses e alguns da lista antiga, mas até hoje pra mim Tilt to Live é o melhor e mais viciante.

  22. Peter says:

    Como não tem o Enigmo em nenhuma das suas listas?!?

  23. underlineg says:

    Predators
    Robot Unicorn Attack HEAVY METAL EDITION
    Bomberman 2
    Hero of Sparta 2

  24. Gauss Magnus says:

    muito bom o post! alguns jogos ja tive a oportunidade de jogar e realmente merece ser falado aqui!

    Um classico tambem que ficou de fora, foi o Super Street Fight IV!

    Outros tambem nao ficam de fora:

    CHAOS RING! (epic!)
    Final Fantasy II
    Luna (muito bom ele, nao chega a ser rpg, e um zelda da vida ;))
    Bejeweled 2 (da mesma produtora de PvZ! pop cap!)

    e um joguinho muito interessante, o CArtoon-Wars! da uma procurada ai que voce vai gosta ^^

    valeu!

    o//

  25. Lucas says:

    O thps nao toca musica do ipod, falha grave. Mas vicia mesmo assim.

  26. guifig says:

    Descrição de Carcassonne: é um jogo de tabuleiro.

    Puxa, já comprei.

  27. underlineg says:

    Faltou dizer também:
    iFighter 1945 (esse eu consegui de grátis, acho que sempre tem uma app que fica de graça por um dia na App Store, não?)
    Resident Evil 4
    Reckless Racing (que você esqueceu de citar aqui, seu viadinho :V )
    Need for Speed Shift e Underground
    Street Fighter 4
    E aqueles joguinhos antigos da popcap: Bejeweled, Peggle e Chuzzle

    Enjoy your Nokia 2270 com joguim Snake e seu Samsung com Rádio Viva Voz

  28. Eduardo says:

    Nem tenho iPhone, mas me encanto com os joguinhos.
    Me encanto tanto que quando descobri o Plants vs Zombies, corri pra ver se achava versão pra pc. E não é que tinha hehehe

  29. Marco Gomes says:

    Game Dev Story foi feito pelo capeta pra inutilizar a humanidade. Mantenham-se longe. Eu estou viciado e preciso de ajuda.

  30. CCCC says:

    kid viado, vai morrer com tantos jogos imperdíveis de iOS enfiado no cu.

  31. Darox says:

    Muito bons mesmo, meus tops dessa lista são LASW e Game Dev Story.

  32. StarDunk
    Super K.O. Boxing 2
    Pinball HD
    Mega Jump
    Air Hockey/Glow Hockey

  33. Roscoe says:

    Seguem alguns outros que eu tenho no meu iPhone:
    Flight Control (imperdível!)
    Monster Dash
    SimCity Deluxe
    Knights Rush
    Fragger
    Bee Spelled
    The Creeps!
    Doodle Jump

  34. William says:

    Olhando os recordes do “Fruit Ninja”, fiquei impressionado como um cara consegue fazer mais de 25.000 pontos. Quantas horas será que demorou?

  35. Flavio says:

    Carcassonne é bom demais, mas nao tenho com quem jogar =/

  36. npstr says:

    Kid !

    Plants vs Zombies é viciante, tenho ele para PC e tb para o xbox 360. Falando em console, você tem jogado alguma coisa no xbox ou ps3 ultimamente??

  37. Roscoe says:

    25000 pts no Fruit Ninja é hack, não tem como…

  38. Alexandre says:

    HUNGRY SHARK!!

    Kid, como e’ que voce nem mencionou o Hungry Shark do Future Games of London??

  39. Taquipariu, viu… não li os comments, mas tenho uma porra de um jogo viciante pra recomendar, sei lá se alguém já falou.

    C já jogou “Tilt to live”? Acho que é o jogo que eu mais joguei na vida (talvez seja Peggle no DS)…

    E pra completar, meu Iphone me fez praticamente aposentar meu Wii. Só uso pra jogar Madden Footbal, e isso até sair uma versão pra IOS…

  40. Gustavo says:

    Eu quero um IPad…
    Vou pegar PvZ pirata, sou sovina?
    Modern Combat parece ser legal.
    Tem RE1 na AppStore?

  41. Roscoe says:

    Esqueci do GeoDefense! Muito bom!

  42. sebastiao neto says:

    Cara, o que me deixa puto é porque os jogos pra iPad são sempre mais caros.

  43. sebastiao neto says:

    Ei kid, você n jogou settlers hd?

  44. Lana says:

    Eu lembro de jogar Tony Hawk 2 no N64. Ah, a infância que não volta =(

  45. xxxx says:

    cmo é q desblokeia essa porra de ipod touch

  46. Eu says:

    Só lixo casual ou port aí, mas eu compraria Piranhas Robóticas no dia do lançamento!

  47. André says:

    Um monte de jogo em flash + tentativas porcas de reproduzir jogos de consoles de verdade… “celulares não foram feitos pra jogar”? Vc acabou de confirmar isso nesse post.

  48. Kid Saraiva Jr. says:

    Muito provavelmente tenha esse jogo nos emuladores de consoles para o Iphone, mas eu curtia muito jogar um game chamado CABAL. Não lembro se era de Phantom system ou mega drive, ou se era somente para fliperama.

    O fato é que gastei boas mesadas inteiras no fliperama da vila com esse jogo…rs…bons tempos.

  49. Charles says:

    Todo mundo conta a mesma coisa do Game Dev Story: “Comprei, fui testar e fiquei um porrilhão de horas jogando!”. Em TODO CANTO a galera fala isso, e cmg não foi diferente. Também, pudera, o gameplay é mto balanceado e progressivo e TE SUGA MESMO. Acho que no total fiquei jogando esse joguim por umas 15hs. Acho que só faltou ganhar aquele prêmio mais foda e fazer um console, não acho hardware engineer de jeito nenhum 🙁

  50. Charles says:

    Acho engraçado esses consoletards virem grilar com o iOS gaming. Mesmo tipinho retardado que na época do Wii criticava, mas quando ia experimentar ficava com cara de idiota depois de jogar por 15 minutos.

  51. Pedro Paulo says:

    Bem que o Steve podia liberar o flash pra gente perder tempo jogando uns jogos em flash como os do http://www.jogosonlinebr.com.br/

  52. Artur says:

    Pega Auditorium seu safado. A versão em Flash é incrivelmente viciante.

  53. Breno Rocha says:

    Poow cara otima lista mais faltou 2:
    THE SIMS 3 e DOODLE JUMP