Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Scribblenauts – O jogo do ano

Postado em 13 September 2009 Escrito por Izzy Nobre 135 Comentários

Se você cresceu jogando adventures da Lucasarts como eu, sem dúvida tu deve ter passado por momentos de imensa frustração alimentada por pensamentos tipo “porra, o que DIABO eu preciso fazer aqui pra passar dessa parte?” Rapaz, essa deve ter sido uma das frases mais frequentes da minha infância!

Jogos como Day of the Tentacle, The Dig ou Full Throttle te colocavam numa situação insólita qualquer, esvaziavam os bolsos, te davam o que encontraram neles e diziam “TE VIRA AÍ, Ô SEU FILHO DA PUTA”. Muitas noites em claro depois, cansado das combinações infrutíferas dos itens do jogo e já desesperado pra sair daquela área do jogo, tu resolvia ver um walkthrough (ou “detonado” em bom português) na web e amaldiçoava até a quinta geração dos designers do jogo quando descobria que a solução do puzzle envolvia combinar 3 itens completamente arbitrários e entregar pra um personagem aleatório qualquer. A aparente falta de lógica na solução de alguns dos obstáculos eram até mesmo capaz de matar o interesse no jogo. Sou um gamer, não o MacGyver, porra!

O fato de que eu conseguia enxergar quatro ou cinco soluções alternativas usando os itens não-interativos espalhados pelo cenário me emputecia mais ainda. Apesar de ser um grande fã daqueles jogos, o fato de que só havia UMA forma arbitrária de resolver os puzzles limitava o gameplay e ao mesmo tempo aniquilava o replay value da parada. O único motivo pelo qual alguém joga The Dig uma segunda vez é a nostalgia, ou amnésia.

Até então, este sempre foi o paradigma de jogos de puzzle – por mais interessantes e criativos que fossem os obstáculos que os programadores inventaram pra você, tu tá sempre fadado a descobrir a solução exata e única pros puzzles. Desvie mesmo que um pouco só da idéia que eles tiveram sobre como vencer a fase, e você ficará encalhado nela até finalmente apelar pra um detonado da vida.

E então chegou Scribblenauts. Após este brilhante jogo pro Nintendo DS, jogos que se auto-entitulam “games de mundo aberto” terão que arrumar outra definição pra si mesmos.

Scribblenauts é o mais novo jogo da 5th Cell, produtora responsável por Lock’s Quest e Drawn to Life. Neste brilhante jogo tu é jogado em mais de 200 puzzles diferentes, e tem com tarefa achar soluções pra eles digitando nomes de animais/pessoas/objetos, que aparecerão no jogo em seguida e têm seus próprios comportamentos e interações uns com os outros.

Pra entender mais ou menos o escopo disso, veja o trailer abaixo:


O trailer foi obviamente feito com uma versão beta do jogo (a interface mostra algumas pequenas diferenças) mas a idéia central permanece. Em todas as fases, o objetivo é chegar à Starite, uma estrelinha que está em algum lugar do mapa (às vezes escondida). No caso do vídeo, ela está no topo de uma árvore.

Você pode ser um cara sem imaginação e digitar “ladder”. Uma escada aparece, você sobe, e pega a estrela. Em seguida o cara tentou “football”, apanhou a bola e a arremessou contra a estrela, derrubando-a da árvore. Caso você esteja realmente criativo, digite “parachute”, vista o paraquedas, em seguida “Helicopter”, suba no helicóptero, sobrevoe a àrvore, e pule em direção à estrela. Ou “chainsaw”, e corte a porra da árvore. Digite “bomb” e exploda a árvore.

Tá entendendo mais ou menos a profundidade do jogo agora?

Antes que você me diga que sua falta de habilidade com a língua inglesa te impediria de apreciar o jogo, não se preocupe:


Yep. Basta selecionar “Português” nas configurações do jogo pra aprecia-lo na língua-mãe.

É realmente genial a forma como os developers enfiaram literalmente dezenas de milhares de palavras no jogo (em múltiplas línguas), e como os objetos conjurados por elas reagem uns com os outros. Trazer “God” e “atheist” ao jogo resulta no infiel sair correndo com medo do Criador. “Cross” e “vampire” causa resultado semelhante. Jogar “zombie” no meio de outros bonequinhos gera pânico total, e sim, os zumbis transformam suas vítimas em outros zumbis também.

Alguns personagens aparecem armados (“Ninja”, “Cop”, “Robber”, “Pirate”, etc); há também objetos que seu bonequinho pode vestir – cartola, roupa de mergulho, máscara, terno e gravata, colete a prova de balas, fone de ouvido. Há diversos veículos terrestres, marítimos e aéreos. Há objetos que produzem fogo, água, vento, e todas as reações esperadas dos tais elementos. Jogar objetos elétricos (torradeira, TV, rádio, videogame) na água resultam na destruição de tal objeto, além de um choque violento. Há animais (existentes, míticos, e extintos), brinquedos, instrumentos musicais (até berimbau, acredite se puder), prédios… como esses troços não são apenas sprites inanimados e reagem de formas diferentes com outros objetos no jogo, as possibilidades são infinitas. Tem até memes internéticos, como “ORLY”, “Rickroll”, “Longcat”, “Leeroy Jenkins”, e etc.

“Virgin”, a propósito, traz à existência um moleque trajando uma camiseta de videogame. Épico!

O design das fases do jogo também são super criativas. Em uma dos mapas você está numa cadeia, preso numa cela com a alavanca que abre todas as outras. Os outros presidiários te atacarão se puder, e a desejada estrelinha está atrás dos policiais que estão prontos pra invadir o presídio (e que também te atacarão, já que nessa fase tu também é um detento). Ou seja, tu tem que inventar um jeito de se livrar de todos os outros personagens.

Primeiro eu tentei me equipar com um colete a prova de balas e uma bazuca. Não funcionou – os presidiários, armados com uma submetralhadora que eles acharam no presídio, foram mais rápidos em me matar. Tentei po-los pra dormir com tranquilizantes, mas novamente os meliantes manobraram mais rápido que eu. Tentei me isolar na minha cela com uma parede de concreto, soltar um urso lá no meio da parada e abrir todas as celas. Os presidiários detonaram meu pobre urso.

O urso me levou a outra idéia – armadilhas. Soltei um monte daquelas armadilhas que se fecham no pé do infeliz que pisa nelas. Infelizmente um dos presidiários conseguiu pegar a arma antes se ser pego pela armadilha, e mesmo imobilizado pela armadilha, ele conseguiu me matar.

Resolvi apelar – criei várias bananas de dinamite, abri as celas, e joguei um fósforo aceso na porra toda enquanto mantia meu personagem atrás da parede protetora. Explodiu TODO MUNDO e eu fui tranquilamente pegar a estrelinha.

Eis o que há de realmente foda em Scribblenauts – simplesmente associar sprites animadas a vocábulos aleatórios, embora certamente uma tarefa incrivelmente demorada e impressionante por si só, não é nem metade do motivo pelo qual o jogo é genial. O que realmente impressiona é o nível de detalhe aplicado às interações dos objetos que tu trás ao mundo. Quer um exemplo? Tome vários:

- O cientista sai correndo com medo de deus;
- O terrorista ativa qualquer explosivo no cenário e toca fogo em prédios;
- O pé-grande sai correndo com medo de câmeras;
- Máquinas do tempo te levam aleatoriamente pra Idade da Pedra, ou pro futuro, ou pra era medieval;
- Aparelhos eletrônicos podem ser desativados com uma EMP;
- Crianças correm com medo de fantasmas/bicho papão/outros monstros;
- Vampiros têm medo de cruzes, alho, e podem ser mortos com água benta;
- Quer ir até o fundo do oceano? Não dá, porque o personagem flutua naturalmente… Isso é, se você não der um submarino/snorkel/tanque de mergulho/etc pra ele;
- Zumbis transformam outros personagens em zumbis;
- Leão é um objeto perigoso no jogo. Isso é, a menos que você digite “domador” e dê um chicote pra ele;
- Carros quebrados podem ser consertados com um poste de luz/bateria sobressalente + cabos de chupeta;
- Policiais correm atrás de presidiários, terroristas, ladrões, etc;
- Carne pode ser amarrada a um bebê pra atrair dinossauros;
- Uma medusa transforma qualquer personagem em uma estátua de pedra. Adivinha o que acontece se tu põe um espelho na frente dela.

Eu poderia passar o dia inteiro listando as milhares de interações diferentes entre os objetos e os personagens do jogo. Na minha opinião, é essa variedade alucinante que promove gameplay emergente diferente de qualquer coisa que você jamais viu.

Há achievements (ou melhor, “méritos”) a arrecadar em cada level dependendo de como tu resolve os puzzles. “No Weapons” é dado caso você resolva o problema sem usar armas. “Zookeeper”, se tu usar dois ou mais animais na solução. “Tooling around” se você utilizar ferramentas como martelos, furadeiras, pás, etc. dar choque em outros personagens do jogo te rende “Electrolysis” (eu descobri que jogar objetos elétricos na água é uma ótima forma de se livrar de perigos marinhos como tubarões). “Firefighter” se você apagar fogo em um mapa, “Exterminator” se tu matar dois ou mais personagens (humanos ou animais) no mapa, “Jockey” se você montar num animal, e por aí vai. Há uma lista interminável dessas medalhinhas de honra ao mérito, e elas te motivam a arrumar formas diferentes de resolver os mapas.

Há também uma moeda imaginária no jogo, que você acumula pra comprar novos avatares e musiquinhas. Como se não bastasse o jogo ser IMENSO (há DEZ mundos em Scribblenauts, que você vai destravando com o dinheirinho do jogo. Assim, tu pode joga-los na ordem que preferir), há dois estilos de fases – Action, em que você essencialmente tem que chegar à Starite que está em algum ponto isolado do mapa, e o Puzzle, em que tu recebe uma dica no início da fase e tem que descobrir que objeto está faltando lá dentro – só então a Starite se revelará. É mais complicado que parece.

E ao contrário do que eu sempre pensei, nem todos os problemas da vida podem ser resolvidos com granadas. Acreditem, eu tentei.

Enquanto aqueles adventures clássicos requeriam maneiras limitadas e quase sempre totalmente não-intuitivas de resolver os puzzles (afinal, isso era parte do desafio), Scribblenauts permite as duas propostas – resolver o negócio da forma prática e óbvia, ou montar uma verdadeira máquina Rude Goldberg usando os mais bizarros e incompatíveis itens pra chegar à estrelinha no final.

Minha mentalidade quando jogo Scribblenauts se resume a duas abordagens diferentes – como eu resolveria este problema no mundo real, e como um personagem de desenho animado resolveria o mesmo problema? Após usar os dois métodos de solução do puzzle, eu o repito outras dez vezes, usando métodos e itens totalmente diferentes.

Isso sim é um jogo de “mundo aberto”. E a gente aqui achando Dead Rising incrível porque tu podia bater nos zumbis com manequins de loja de roupas…

Pra estender MAIS ainda o gameplay, resolver o mesmo mapa duas vezes sem repetir itens te rende a medalha “Genius”. Três vezes, e dessa vez tu ganha “Prodigy” e a fase em questão ficará agora demarcada por uma estrelinha dourada. Como se pode ver, o replay value de Scribblenauts é algo digno de nota.

Apesar de ser um jogo de apenas um jogador, um dos meus grandes prazeres em Scribblenauts é mostrar o jogo pra alguém e pedir ajuda da pessoa pra resolver os puzzles. Frequentemente as soluções do seu companheiro são completamente diferentes das suas, e isso te ajuda a ganhar mais medalhas. Sem contar que é totalmente delicioso mostrar pra um gamer (seja hardcore ou casual, ambos se espantam) o quão imensas são as possibilidades do negócio. É impossível não se empolgar com o jogo quando sua idéia mais nonsense é reconhecida pelo jogo e funciona. Não sendo palavras ofensivas ou protegidas por copyright, praticamente tudo funciona em Scribblenauts.

No geral, Scribblenauts é uma adição muito bem vinda ao mundo dos games, um jogo REALMENTE original num oceano de FPSs genéricos e clones de GTA. Jogar Scribblenauts me remete às partidas de RPG zoadas com os amigos, quando já estávamos de saco cheio do jogo e a coisa virava um teste de paciência pro mestre.

“Ok, eu visto um jetpack, puxo meu estilingue e atiro bem no olho do dragão”.

“Jetpack?! Não pode porra, obviamente não tem jetp…”

“Ok então eu pego uma motocicleta, ponho uma rampa na frente do dragão, vou com tudo pra cima dele e, antes de acertar com a moto no filho da puta, pulo pra fora. E eu não me machuquei porque antes disso tudo eu coloquei uma cama elástica logo embaixo da rampa.”

“Caralho, que mané motocicleta rapaz, eu tou te falando que…”

“Tá bom, tá bom. Eu apenas coloco várias minas de proximidade ao redor do dragão e provoco-o atirando nele com uma arma de paintball. Quando ele vier pra cima de mim, BUM!”

“Assim não dá, tu tá de sacanagem com a minha cara”

“Posso pelo menos pegar um helicóptero, amarrar uma corrente nele, amarrar a corrente no dragão, e leva-lo pra longe do castelo sem machucar ninguém?”

“Vai tomar no cu, Israel. Me dá minhas fichas e meus dados. Nunca mais jogo RPG contigo”

Sim, todos os cenários acima são possíveis em Scribblenauts. É pura palhaçada. Jogo do ano sem qualquer dúvida, e me arrisco a dizer que o mundo dos games finalmente produziu mais uma obra de arte.

Sai do meio, Super Mario World. Você foi fantástico por mais de uma década, mas chegou meu novo jogo favorito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Games

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 29 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

135 Comentários \o/

  1. tiophio says:

    Isso me faz querer um DS. :(

  2. Scribblenauts é realmente genial. Joguei no emulador, e como eu já tava querendo comprar um DS mesmo, esse jogo foi um dos fatores decisivos. Sensacional.

  3. cccc 2 says:

    kid viado vai morrer com etzinho+torradeira+bolacha cream cracker enfiada no cu!

  4. Oscar Calstrom says:

    WTF???? Sai do meio SMW???

    VC traiu o movimento, véio!

    Curiosamente, eu estava no Mercado Livre HOJE vendo preços de DS só por causa deste jogo.

  5. freek says:

    Isso me faz querer um DS. :( [2]

  6. Dertras says:

    Eu to jogando esse jogo também, muito foda, infinitas possibilidades.
    Eu zerei todos os mundos já, agora to fazendo cada fase 3 vezes pra pegar os méritos e zerar todos os mundos. Só falta os mundos 6,7,8,9 e 10 pra eu pegar os simbolos =D

  7. Yep says:

    Melhor jogo do DS. Talvez dos outros videogames também, foda demais.

    Até penso em comprar original.

  8. Dudu Maroja says:

    digite no jogo “Game of the forever” e veja o que aparece, pra você ver como seu título é título de NOOB!

  9. Ronaldo says:

    Maldito KID.
    Me obriguei a vir aqui dizer que nunca senti tanta vontade de jogar algo após ler um review.

  10. Kaqui says:

    Isso me faz querer um DS. :( [3]
    Pô, e olha que foram 28 anos pra ter o meu primeiro videogame, que é um Wii. Tô procurando jogos diferentes como esse pro Wii, poxa… não tá dando pra comprar mais um console ainda :-( ((

  11. Raph4 says:

    Estou com nojo da Nintendo, então não gastarei em mais um jogo deles, muito menos em outro console (não tenho DS).
    Mas me interessei grandemente e estou baixando em breve a versão emulador – foda-se se não é a mesma coisa :D

    Disclaimer: Senhor Israel da Nóbrega, você é BURRO.
    Grandemente burro.
    Sério, você trabalha numa pornshop? Cursa lawschool?
    Pq vc não ganha dinheiro fazendo reviews, já que jogar é a sua vida ou ao menos tirando um dessas produtoras, já que tudo o que tu fala aqui, faz brotar uma vontade imensa de jogar essa coisas non-sense(?).
    Sério.. torço pra que pelo menos este post tenha sido pago.
    È o que vc faz de melhor hahaha

    Sério, reconsidere sua carreira.

  12. Allan Araújo says:

    Haha, sensacional o jogo mesmo, estou viciadíssimo aqui.

    Essa do presidiário fui um pouquinho mais esperto: Fiz um Hércules e fui colocando ele dentro das celas, uma de cada vez, e ele ia matando todo mundo. Quando abri minha cela, já não tinha mais ninguém vivo :D (o Superhero tb funciona dessa forma)

  13. respider says:

    compra certa quando sair pra iphone

  14. Yep says:

    SE sair pro Iphone, né.

  15. Dudu Maroja says:

    a um tempo tinha até feito minha versão “Scribblenauta”

    http://flic.kr/p/6YoSN4

  16. Legal, perderam o DS aqui da empresa. e fora do meu orçamento comprar um.. mais achei o jogo sensacional

  17. Dudu Maroja says:

    Perderam ou roubaram? uahauhaua

    —-

    Lista dos memes e piadinhas presentes no jogo

    Post Two One Seven
    Rickroll
    Long cat
    Tacgonl
    All your base are belong to us
    Over Nine Thousand
    Keyboard Cat
    Loituma Girl
    Feep
    Fifth Cell
    Om nom nom nom
    LOL WUT
    Epic win
    Epic fail
    neogaf
    Monorail Cat
    Do not want
    Ceiling Cat
    ORLY
    YA RLY
    NO WAI fazem aparecer a mesma coruja!
    ANONYMOUS
    Game of the Forever
    Giant Enemy Crab
    Manbearpig

  18. duaardo says:

    Realmente esse jogo é foda rs

    E viciante. Se eu não me controlar posso ficar fácil jogando a noite toda até o ds indicar a luz vermelha por muito tempo :D

    Ótimo review Kid!

  19. Flameskin says:

    Você não citou que o movimento no jogo é uma porcaria.

  20. Dertras says:

    O movimento não é ruim, é dificil no começo, mas depois que se acostuma fica normal, o problema é que as pessoas deixam a stylus pressionada na tela pra se mover, quando você só precisa tocar no ponto aonde você quer. Quando dominado isso, dá pra ficar na ponta de plataformas facilmente

  21. Neutronx says:

    Tô jogando ele também, a umas boas horas. E PQP, 5th Cell virou minha empresa favorita agora. Jogo mais fóda do ano.

  22. Vitor says:

    Parabéns, cara. Gosto de posts assim, que nos levam a querer conhecer coisas novas. Tou indo atrás desse jogo já (nem que seja em emulador).

  23. Lucas Paim says:

    Tô jogando pelo emulador, nem sabia que dava pra colocar em português
    Mandei até um e-mail pro kid perguntando nomes de animais da fazenda xD
    Mas é legal jogar em inglês, vai ampliar seu vocabulário.
    Realmente o jogo do ano!

  24. Dudu Maroja says:

    animais de fazenda

    Cow, bull, donkey, horse, chicken, roster, sheep, goose, turkey, izzy.. ops esse não é de fazenda!

  25. Rafael says:

    Muito bom Kid! Muito bem feito a review!!
    Esse jogo ta quase me convencendo a pegar um DS! ;D

  26. Yep says:

    Eu botei Avestruz, e o fazendeiro montou nele :P

  27. Lucas Paim says:

    Valeu, Dudu, já passei.

    Haha, também botei avestruz e o cara montou nele. Botei coelho e o fazendeiro começou a dar porrada nele O.O

  28. sirilo says:

    O jogo é incrivel, mas uma coisa me decepcionou, o modo advanced é muito fácil. Pois voce PODE repitir um item, é so inventar qualquer adjetivo para ele.
    Por exemplo:

    Jetpack
    Great Jetpack
    Super Jetpack
    kjhaskjdahic Jetpack

    E pronto , o mesmo item será usado e o modo advanced será passado. Não sei como deixaram isso passar.

  29. Guilherme says:

    seria legal se saísse pra iphone hein ;)

  30. Ah Kid, me fazendo gastar mais moneys…

  31. Yep says:

    Sirilo:
    Não é porque tem como que você precisa fazer isso…

  32. sirilo says:

    Mas na hora do aperto acaba saindo..

  33. ReVo says:

    Acabei de me suicidar com um BURACO NEGRO! Valeu pela dica KID!

  34. Eric says:

    Baixei o jogo e passei pro DS de um amigo meu e jogamos todos.

    Não morria de rir daquela forma junto do pessoal fazia tempo. Ver as reações de Nuke (Porra, nuke me deu uma bomba atomica… *largo a stylus sem querer* epa, caiu *BUM*), Rickroll, Zombie (gritos histéricos quando viu todas as pessoas da fase se transformando em zumbis) entre outros. Ficamos 1 hora jogando apenas a PRIMEIRA fase, vendo várias possibilidades de palavras.

    Demais, demais.

  35. Daniel (ZyFeZ) says:

    Muito bom =D

    Baixei a ROM pq não aguentei esperar meu jogo chegar da Play-Asia. Simplesmente genial. Game of the Year =]

  36. Robson says:

    kid muleke doido sem asa! to lendo esse post no meio da minha aula de programção, e por tua culpa num vou dormir se num baxar esse jogo HOJE! to vendo aki no mininova alguns downloads variando entre 8 e 11 MB. um jogo tao … putz… sei a…. grandioso assim, pode realmente caber em tao pouco espaço, ou isso eh só o demo? eu sei q tu usa o cartucho original, entao to apelando pra tua noção de dimensão em MB mesmo…

  37. ReVo says:

    Ach0 que encontrei um easter egg. O “TELETRANSPORTADOR”

  38. R.P.N. says:

    Experimente digitar “Keyboard cat”. SURPREENDA-SE!

  39. Robson says:

    putz…. comentei sem nem ler os outros antes..

    @Matheus Bonela
    @Danie

    os ROMS de vcs eh o jogo full? qual o tamanho real dele?? to pesquisando da facul e os tamanhos ficam variando entre 8MB e 32MB. devo baixar esse de 32 ou o jogo real eh ainda maior e eu num to axando??

  40. yEP says:

    Baixei o jogo de 8 MB, descompactando ficou em 32.

    É esse jogo memso.

  41. Robson says:

    VLW FIO! ra to em casa baxando!

  42. Lucas Nascimento says:

    Isso me faz querer um DS. :( [4]
    Ficar jogando clássicos antigos, no emulador de Super Nintendo é bom ,porém é meio frustante quando eu vejo uma resenha de jogo como essa que você fez de Scribblenauts Kid!

  43. Guilherme Rodrigues says:

    Kid, estou impressionado com Scribblenauts ao mesmo tempo que estou impressionado com o teu review, certamente é um dos melhores reviews que pude ler até hoje. Acertou um soco em cheio com este post…

  44. Anderson says:

    Vixee… já ta qui garantido na lista! JOGÃO! =D

  45. Ciberdek says:

    Onde baixa esse jogo?

  46. Eletrodoido says:

    ício instantâneo cra! Esse seu post valeu pela grandiosidade do jogo!
    Comprei meu DS tem 2 meses esperando por ele!
    Até abafou o lançamento dos novos pokemon!!

  47. Felipe says:

    Adoro usar seres míticos. A esfinge é ótima pra voar. Asas também. Tapete voador também é bom pra voar. Pégaso também! E o jetpack. E tem outros. ^^

  48. Rudá says:

    Um dos motivos de comprar o DS foi esse jogo, acabei comprando o DS quinta-feira passada. Muito bom mesmo, acho que vou comprar original só porque fizeram o jogo em português Brasil!!!

  49. Vitor says:

    Jogo simplesmente foda! A fase dos prisioneiros + guardas eu passei colocando um buraco negro huahuahuahua

  50. lyral says:

    bem legal esse joguinho, baixei aqui pro pc!

  51. rafael says:

    Cara desenterrou The dig, lembro que precisei ligar para o disk games, $6,90 o minuto para solucionar uma etapa, ai tive q ligar denovo, e denovo e denovo, entendeu o porque das combinações absurdas?

  52. NeO says:

    Quero um DS com Scribblenauts!

  53. Trovalds says:

    Comparar LucasArts com esse game no mínimo é pecado… compararia mais com um Incredible Machine. Claro, o segundo é imensamente maior que os universos do primeiro e imensamente menor que o game em review.

    No mais, LucasArts era fichinha perto dos adventures da Sierra… LucasArts se tu achava as soluções absurdas, vou citar só um exemplo da Sierra (Leisure Larry 1): vc está no bar, em frente a uma porta trancada com um segurança que te pede uma senha. Onde descobrir a senha? Simples: vá ao banheiro, sente no vaso e fique lendo o que os outros escreveram. Repetidamente. Uma hora a senha aparece. Isso que é um dos mais fichinhas do game.

    Anyways, maldição… cada dia mais fico afins de comprar um DS [252].

  54. cwalewsky says:

    PQP, fiquei pirado pra jogar isso.

  55. Romariz says:

    Alguem pode dizer onde achou um emulador que rode esse jogo decentemente?

  56. Aíquis says:

    O jogo realmente é incrivel,diversas possibilidades que você falou ai eu nem tinha imaginado!rs
    e é muito legal mesmo ver as soluções do seus amigos pros desafios
    Jogasso

  57. Aíquis says:

    pra quem perguntou das roms,baixei a minha no roms4ds.blogspot.com,se não me engano tem cerca de 9mb,muitopouco prum jogo tão bom

  58. Edecildo says:

    Eu também lembro muito da semelhança com o TIM – The Incredible Machine, conforme disse TROVALDS, guardadas as devidas proporções.
    Scriblenauts também será lendário…

  59. Robson says:

    Baixei via torrent do mininova.org… é como disseram la em cima, o jogo descompactado eh 32MB. E O JOGO EH B0M DEMAIS VEIO!!!

  60. Kenshin Br says:

    O Wii é cheio de jogos no mesmo estilo dos adventures point-and-click dos PC antigos.

    É incrivel como vc, dono de Wii, parece não conhecer nenhum deles.

    Recomendo comprar Zack and Wiki. É baratinho, mesmo um lacrado.

  61. Felipe Pinho says:

    Kid, lista dos itens em inglês.
    22804 itens!
    http://pastebin.com/f6a4bb4b0

  62. Felipe Pinho says:

    corrigindo ai em cima…
    22802 itens.

  63. Pessoal no site romsparagba.com tem o jogo pra download direto além de um emulador que roda perfeito.

  64. Lucas Paim says:

    Muitos dessas palavras dão no mesmo objeto, tipo blade e sword.

  65. Junior says:

    Pena que não tem pra PC. Seria muito melhor que paciência pra passar o tempo.

  66. Cristiano says:

    Kid, acabei de comprar um DS pra jogar esse jogo aí no ônibus. Tava mesmo pensando em comprar um portátil. Realmente o jogo é muito bom. Valeu pela dica. Agora manda aí uma listinha de outros bons jogos que eu tô com preguiça de pesquisar.

  67. says:

    Ótimo review Kid!
    Fiquei muito feliz por ter meu nome lido no MRG como a pessoa que indicou o jogo =D
    Agora é esperar o próximo enquanto joga Scribblenauts. Só faltou falar pra galera comprar o original pra dar apoio a 5th Cell.

  68. Kid says:

    @Sá

    De fato, deveria ter posto uma notinha de apoio aos caras. No twitter venho batendo nessa tecla faz tempo, se todo mundo simplesmente pegar a rom de graça, e o jogo acabar sendo um fracasso de vendas, capaz da 5th Cell desistir de fazer esse tipo de jogo foda :(

  69. ana says:

    aguardando mudança de layout.

  70. Algust21 says:

    hahahahaha
    Isso é foda. Por isso ainda não vendi meu DS. Hardware horrível, gráficos péssimo (pelo preço, claro), mas INEGAVELMENTE criativo, perfeito.

    Agora que o Iphone tava ganhando..

    Valeu pela dica Kid. mais um comprado via indicação do hbd.

  71. kuat says:

    esse jogo só roda quando quer no emulador =/ porém é genial!

  72. O que acontece se eu eu digitar: auto-hemoterapia?

  73. overcoked says:

    omfg!!!!!

  74. Mariana says:

    Não vejo a hora de pegar o DS do namorado e jogar! Eu que achava que Ouendan era top do top no DS. =D

  75. ianwlad says:

    Esse é com certeza um dos melhores jogos que ja joguei! dou mta risada com ele, simplesmente genial!

  76. Raph4 says:

    @Kid/Pirataria
    Perae também né.. quem já tem o DS, se pegar rom ou comprar pirata é um belo filho da puta. Mas o DS não é um console barato, nem popular por aqui – nem tanto assim por aí, convenhamos.
    Dos 3 (e por 3, sim, não dá pra não considerar o iPhone), o DS é certamente o pior. Um jogo apenas não vende console.

  77. Yep says:

    Isso é uma coisa engraçada, falam que o DS é o pior, mas quando lançam um emulador de DS pra PSP/seilaoque comemoram, mesmo sem touchscreen e o jogo rodando a 5FPS. :D

  78. moe moey says:

    raph4, você decididamente não faz sexo

  79. Raph4 says:

    @moe moey
    WTF? Que diabos isso tem a ver? ouahoauhuhaouaha

    @”Yep”
    Exatamente. Porcaria a gente brinca em emulador, baixa pirata, deleta no mesmo dia, whatever.
    Quando o console merece, eu compro original mesmo, não é o caso do DS pra mim.

  80. Rics says:

    Cara, o jogo deve ser quase tão grande quanto os seus posts então! kkkk

    Sensacional!

    Esse é o jogo que me faria comprar o Nintendo DS sem só, mesmo que fosse só pra jogar ele e mais nenhum.

    Estou aguado de vontade de jogar Scribblenauts, principalmente agora, depois desse super review que você fez.

    Parabéns pelo post e obrigado pela riqueza de detalhes nas descrições. Nenhum site de games faz isso rapaz… hehehehe

    PS: Só pra deixar claro, a piadinha sobre o tamanho dos posts não quer dizer que eu ache isso ruim. Na verdade é o contrário. Os posts do HBD são sempre muito bons!

  81. Fabiane says:

    E ao contrário do que eu sempre pensei, nem todos os problemas da vida podem ser resolvidos com granadas. Acreditem, eu tentei.

    Mas podem ser resolvidos com varas de pescar e jetpacks! o/

  82. Grama says:

    Dentre todos os lançamentos deste ano , e em meio a espera de jogos colussais , tais como God of War 3 , Shadow of the Colossus 2 , Halo 3 , Resident Evil Portable . Eis que surge um jogo simples , de graficos Suficientemente bons , uma incrivel Jogabilidade , interface simples e uma avasaladora quantidade de diverção , em uma coisa tão … tão .. Simples .
    Apesar de não ter um DS , Joguei este jogo (no DS do meu amigo) e digo , eu fiquei com vontade e comprar um DS só por causa deste unico jogo , claro que outros jogos tbm me interesavam , mas este foi o qual me deu aquela vontade de pegar meu dinheiro e torrar tudo , de uma unca ves , sem do e sem pensar 2 veses.
    Realmente o jogo do Ano :)

  83. Grama says:

    OBS : desculpem os erros de portugues :/

  84. Nuno says:

    Simples o jogo não é. Criar gráficos para todas as palavras (são mais de 20.000 em inglês – supondo que os gráficos se repitam em 1/4 dos casos, ainda assim é imagem para cacete), ações variadas, diferentes animações e interatividades… é um jogo prá lá de complexo. Uma virada técnica, sem dúvida.

    Mas eu, pessoalmente, não gostei. Em geral nunca gostei de puzzles e achei que com este seria diferente. Mas não foi.

  85. kzz says:

    então kid.. me diga como voce resolveu aquela do primeiro mundo onde tem um furacão e você precisa atravessar..

    quebrei a cabeça de tudo quando é forma até me vir a palavra ‘blackhole’.. mandei o furacao pra pqp :P

  86. Concordo com você: MELHOR JOGO DO ANO!!!

  87. Robson says:

    @Fabiane

    e CAVILHAS DE AÇO!! somente DEUS sobrevive a uma boa cavilha de aço! largue uma cavilha de aço em cima dos seus desafetos (vivos ou nao) e seja feliz!!:D

  88. @kzz:

    Não sou o kid mas vou dar minha versão: Me lembrei do filme Twister e mandei uma vaca pro furacão. Ela voou e caiu do outro lado. Montei na vaca e passei pro outro lado. Simples não ?!?!

    Suei na última fase do 1º mundo, a da abelha. Foi o jeito apelas para Deus

  89. Nick-kun342e says:

    ainda prefiro jogar chrono cross no meu emulador de ps1

  90. PUTONA DE VERMELHO says:

    ABANDONOU O SUPER MARIO?? ENTAO AGORA TATUA ESSE BONEKINHO NO FURICO IAIIAIRIAIAIRIA
    QUERIA VER SE TIVESSE FEITO A DO MARIO.
    PS: VC N IA ABANDONAR ESSA PORRA!
    PS2: <- EU TENHO UM, E VOU ARRUMAR UM DS TMB

    http://www.oitobits.net/wp-content/uploads/nintendo-tattoo.jpg

  91. Pablo Pires says:

    @vinihf Já leu a resenha do Scribblenauts do @izzynobre do HBDia.? COnfere ae!! http://bit.ly/12hFBt

  92. Saggittarius @geison erdmann says:

    porra hein, bom bagarayo!

    e eu vendi meu DS por 150 fck reais ¬¬

  93. Ah é, eu falei sobre Scribblenauts, e não mandei nenhum link, nesse blog aqui vocês podem ler: http://tinyurl.com/mtjtf5

  94. @romeujr vc tem um Nintendo DS, né? Conhece esse jogo? http://tr.im/z9ss

  95. Heitor says:

    O jogo é realmente ótimo, pena que a tradução pra português não é lá essas coisas. Às vezes, jogando em inglês, eu imaginava uma solução pro puzzle mas não a fazia por não saber traduzi-la.

    Têm uns erros bobos também, por exemplo: “vara de pesca” é diferente de “vara de pescar”… fiquei um tempão pra descobrir isso.

  96. Anna Luisa says:

    Scribblenauts destrói todos os outros jogos.

    Mas, Kid, vamos combinar que a pessoa tem que ser extremamente criativa pra jogar aquilo, pelo amor de Deus! Com o tempo você vai sempre usando as mesmas coisas pra resolver os problemas e isso vai te chateando muito.

    De uns dias pra cá só tou usando mesmo pra ver como ficariam as lutas mais bizarras como por exemplo: Samurai X Ninja e Vampiro X Pirata. Tá, querendo ou não é divertido! =D

    Já tentou colocar calango? uahauhauah

    Enfim, ficou muito boa a review, foi por causa dela que decidi baixar a rom pra jogar no DS! Só tou comentando depois de jogar, pq enfim, fiquei com preguiça.

    Falou =D

  97. Roger says:

    isso precisa sair para o iphone!

  98. Hernandez says:

    Quide, cê ficou em 10º na categoria de humor no na premiação do blogbooks e nem fez um post ainda sobre isso?

    http://www.blogbooks.com.br/

    Parabéns!!

  99. Caio says:

    Achei uma bosta, desperdício de dinheiro, NÃO COMPREM

  100. Poisony says:

    É um jogo bem legalzinho, sim. Mas perdi a paciência com um detalhezinho só: a PORRA do controle do Maxwell ser na stylus e a PORRA da câmera que sempre volta pra ele. Tá lá você tentando resolver algo enquanto sem querer você clicou num espaço vazio e lá vai o ser indo prum abismo/fosso de lava.

    No mais, é um jogo muito bom sim. Acho que o hype que me decepcionou, não é como se tudo interagisse da maneira que você espera. No final das contas, você se vê usando as mesmas coisas pra passar de certas fases.

  101. jfborg says:

    Bah! que jogo legal! agora me deu mais vontade de ter um DS!

  102. Antonio says:

    Baixei o Ideas pra emular o DS e o ROM do jogo. Funciona, mas tem um bug, ñ aparecem os botões de menu. Foras q ele da uns problemas com os saves!
    Mas o jogo até q é divertido! Provavelmente é bem melhor no prório DS!

  103. Antonio says:

    A to rodando Windows 7 64-bits. Alguem com problema similar no Ideas? Q outro emu vcs recomendam?

  104. Paulo says:

    SENSACIONAL!!!!

    jogo mto mto foda, excelente msm…

    agora uma duvida, tanto em portugues qto ingles, nao consigo achar uma palavra que sirva pra usar pra andar (não voando né) por cima de vãos e buracos…

    ponte serviria, mas ponte é mto pequena, o que vcs tem usado pra isso?

    tipo, criar uma pequena ruazinha em cima do vão tbm nao dá, ja nao sei mais o que tentar!

  105. Antonio says:

    Apele para o classico Jet Pack, ou se vc quiser tem o Magic Carpet…kkk
    Vc pode usar uma bidge(mais curta) ou suspension bridge(um pouco maior)!

  106. Marta Preuss says:

    WTF? "- Carne pode ser amarrada a um bebê pra atrair dinossauros;" Scribblenauts é muito FTW http://bit.ly/kA8XJ

  107. Paulo says:

    Antonio, sim, pra isso serve jetpack, asas, tapete magico…mas eu nao queria algo pra voar sobre o buraco, entende?

    e sim algo pra construir uma passagem msm (como quando vc precisa conduzir alguem ou algo dum lado pro outro da tela, passando sobre um vão)…

    vou tentar a suspension bridge, que ainda nao tentei!

    alguem sabe mais alguma coisa que possa dar certo?

  108. Ricardo Sanchez says:

    taí um jogo que é realmente infinito http://bit.ly/19tjQ7

  109. Robsonerde says:

    @Paulo

    ja q pelo visto FALTA de tamanho eh o problema, experimenta GRANDE PORTA DE AÇO VERMELHA (ou azul, ou verde, oq vc gostar mais) se nao for grande o bastante, conjure, varias portas e varias colas e junte-os ate servir (muito util na fase da ovelha e do lobo)…

    sim, uma coisa q RELAMENTE ajuda muito eh, ao encontrar um objeto novo na fase, ver o nome dele pra usar depois. tenho usado muito coisas q de outro modo jamais teriam me passado pela cabeça, como respiradouro de fogo, grande cadama de gelo, cavilha de aço, barrica explodindo (eh, esse traduziram errado mesmo). me ajuda muito.

  110. Darox says:

    Ok, me convenceu a comprar!

  111. Eu tinha pouca vontade de ter um nintendo DS, depois de ler esse blog, EU QUERO TER UM DS! http://bit.ly/KQy6j Scribblenauts é fantastico

  112. RT @arquimago Eu tinha pouca vontade de ter um nintendo DS, depois de ler esse blog, EU QUERO TER UM DS! http://bit.ly/KQy6j Scribblen …

  113. Issao says:

    Interessante. Já estava começando a achar que a criatividade no mundo dos games se foi e tudo o que sobrou foram jogos com gráficos épicos e nada mais. Me motivou a comprar (de novo) um DS.
    PS: Acho que a solução universal para o jogo seria uma “Teleport Machine” ou um “Wormhole”. =D

  114. [...] Se quiserem ver a review feita pelo próprio @izzinobre, tá lá no blog dele, o HBDia. [...]

  115. joao says:

    Pow joguei o jogo e não achei essa maravilha toda não. A jogabilidade é horrível (segundo a própria EDGE de setembro/2009), tanto pra fazer ele andar quando pra voar e/ou subir nas coisas, acontecem varios bugs de pesronagem preso no cenário a física tb é bem ruinzinha.
    Uma vez coloquei uma ponte por cima de um vão, fui todo feliz atravessar, mas ao invés de passar por cima, ele chutou a ponte, que voou longe, enquanto ele caiu na água pra morrer.
    Os objetos tb tem pouquíssima interação. Pode parecer , mas se resume à coisas que atacam, coisas que fogem de medo, coisas que atiram, e coisas que não servem pra porra nenhuma. . Ex: “rede de pesca” nao serve pra pescar. “Escadaria” não serve pra subir (pelo menos aqui ele passa reto). As unicas coisas que realmente interagem são objetos que vc pega, atira, ou monta. Só. E os personagens monstros etc só atacam. Se você tem um carro quebrado, nao adianta por mecânico, ele nao vai fazer nada. Além de várias traduções esquisitas… Vc escreve cova, aparece uma caverna. Escreve Carroça, aparece um carrinho de bebê. Vc escreve carruagem, aparece uma carroça. Além das palavras que são ignoradas. Se vc escrever pistola d’água, ele te dá uma pistola, simplesmente. Existe o termo revolver d’água no jogo, mas ele nem tenta te sugerir, só te dá uma pistola. mó viagem.

    Ah kid, quando ao domador, escrevi, e ele não achou a palavra. O mesmo para terrorista..
    Não sei qual o problema. To jogando no DS, tudo certinho.

  116. Henrique says:

    Jogando RPG a minha melhor foi qnd um mago tava me tacando agua, ai eu, um outro mago, botei fogo na água, já que a água eh composta de H2O e tanto Hidrogenio qnt Oxigenio sao inflamaveis (o mestre aceito)

  117. Ronald Rios says:

    @eferreiradg Não conheço, mas dei uma lida aqui. Curto puzzles. Tô jogando agora Scribblenauts http://bit.ly/32GUN8 é sensacional, bicho

  118. Eu tinha baixado esse jogo e nem tinha dado muita importância, pensei que era mais um jogo educativo pra crianças pequenas, daí li essa matéria e fiquei curioso, agora tô viciado!
    o/

  119. PUTONA DE VERMELHO says:

    ESSE JOGO É MO MERDA MEU.. PQP, N CHEGA NEM PERTO DE SER ESSAS COISAS. O CARA VER Q É MO JOGUIN MERDA E FIK SEMPRE ESPERANDO MAIS. AS FASES SAO TUDO OBVIAS, FACEIS! O CARA ESCREVE LA A PORRA DO SISTEMA É MO BURRO. SE TU ESCREVE UMA LETRA ELE DIZ Q É OUTRA. AEW O CARA ESCREVE ALGO LA, ELE NUNCA TEM.. PQP. SEMPRE MOSTRA OUTRAS OPÇOES NADA HAVER.

    SEM FALAR QUE TEM UMA GALERA DE COISA QUE N PODE… VAI TOMAR NO CU!!!!!
    JOGUINHO INFANTIL E MERDA DO CARALHO

    SO RETARDADO MSM Q GOSTA DESSA PORRA, O BONEKO É TODO MONGOL, SAI ANDANDO LEVANDO TUDO, O CARA CLICA EM ALGO PRA INTERAGIR E O BIXO SAI CORRENDO…. PORRA! PIOR Q É UMA MERDA MSM, TUDO

    JOGO DO ANO PORRA NENHUMA, EU PENSANDO Q ERA MELHOR Q QLQR OUTRO… É SO JOGAR MARIO E FIK QUETO AI PORRA. N TEM INTERATIVIDADE DE NADA, QSE NADA DESSSAS MERDAS Q ELE CITOU AI ACONTECE…
    O CARA ACHA Q É ALGO, QNDO JOGA VER A MERDA

    TROKEI MEU PSP POR UM DS
    PRA JOGAR ESSA MERDA

    JOGO BUCETA
    N COMPREM!

  120. fabio says:

    centésimo décimo terceirão!

    [pra n ser banido:

    esse jogo é um dos motivos pelos quais eu NÃO posso ter um console portátil. minha vida acabaria.]

  121. Darox says:

    Ok , comprei e concordo.

  122. pedro pedigru says:

    eu queria baxa o emulador no computador!

  123. pedro pedigru says:

    esse site é muito bom eu achei que fosse bom mas é bom que engraçado!!
    obs:sou figueirense mesmo na série b vamo subi!!!

  124. pedro pedigru says:

    12345678910

  125. Ddan515 says:

    muito bom mesmo eu comprei um ds quando vi esse jogo e vi tambem pokemon black/white mario e varios outros o mais emportante e que eu compre um ninitendo wii tambem muito bom e tambem tem scribblenauts!

  126. Lucas Lopes says:

    Quem quiser comprar um DS Lite baratin, tem um site chinês chamado Deal Extreme que vende por 90 dólares refurbished, vale a pena, eu comprei, veio direto de Hong Kong, não cobram frete e ainda mandam sem nota fiscal, ou seja, nada de taxas! Fica a dica.

  127. Felipe Wayhs says:

    kra joguei esse jogo muito loko tenho ele nossa mto loko e vc falando fica muito mais loko sem ocntar das coisas que vc nao citou mas que mesmo assim sao muitas

  128. Joguinho iOS da semana: Scribblenauts Remix | says:

    [...] você não conhece Scribblenauts, sinceramente você é um gamer de merda. Eu escrevi uma resenha aqui há mais de dois anos atrás, e o resumo é “o jogo é [...]

  129. Caio says:

    Tudo de ”ruim” que havia nesse jogo foi embora no Scribblenauts Unlimited,abraços!

  130. Anderson says:

    eu jogo Curse of Monkey Island, Grim Fandango, Full Throttle e outros até hoje, mesmo sabendo todos os puzzles…