Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Postado em 25 October 2004 Escrito por Izzy Nobre 0 Comentários

Estando eu muito entediado num outro dia aí, decidi procurar flogs de gente da minha cidade. Na página inicial do fotolog.net, você pode selecionar todos os fotologs de um determinado país. Escolhi “Canadá” e as páginas do índice se abriram. Eu digitava Ctrl + F e o nome da minha cidade, para localizar nas páginas que abriam. Se o navegador não encontrasse nenhuma ocorrência da palavra “Oshawa”, eu passava pra próxima página do catálogo e repetia o procedimento infinitamente.

E entendi um dos motivos pelos quais gringo na internet tem raiva de brasileiro. Até EU fiquei com raiva.

Havia, sem qualquer exagero, mais brasileiros registrados no Canadá do que canadenses. Muito mais; eu diria até uma proporção de cinco brazucas pra cada gringo. Era raridade encontrar um fotolog de um canadense. Conforme já percebi, esse pessoal daqui não se liga nessas modinhas internéticas. Blog, fotolog, orkut… eles não fazem a menor idéia do que é isso. É raríssimo conhecer alguém que tenha algum desses. Os caras aqui se conformam com MSN e só.

Nosso país é uma nação de internautas insatisfeitos.

E o pior não é isso. Em relação a fotologs, a gracinha do momento é criar frases pseudo-engraçadas com o nome da cidade e país de onde seu flog é registrado. Acho que vi uns quatro mil flogs com os escritos “aki em casa tein piscina vem, CANADA“. Cansei de ler os “cerveja naum dah ressaca mas, CANADA“. E seus autores, cada um se achando mais engraçado e original que o outro, aposto. Neguinho vê a piadinha – se é que se pode chamar de piada – em fotologs por aí, acha A COISA MAIS ENGRAÇADA DO MUNDO e coloca no seu próprio, talvez achando que ninguém nunca viu essa gracinha antes, e que ele surpreenderá todos com a sagacidade de montar uma frase que faça um trocadilho imbecil com o nome de um país que ele sequer conhece.

O povo brasileiro tem duas características: nos espalhamos com facilidade, e não respeitamos regras. Antes nossa má educação se limitava às nossas fronteiras, mas com a internet, essa combinação nos tornou uma praga global. Veja o exemplo do fotolog: o país que você seleciona serve pra identificar a nacionalidade dos usuários do sistema, e ajuda a estabelecer um quadro demográfico dos fotologgers (tem gente que gosta desses rotulozinhos, fazer o que). Os brasileiros, ignorando a funcionalidade do sistema e as regras de utilização, usam um recurso do negócio pra fazer uma gracinha.

E gracinha sem graça, o que é pior. Se até a piada é fuleira, todo o propósito de bagunçar o sistema vai por água abaixo. Acho que não podemos esperar nada mais engraçado de um povo que passou os últimos vinte anos vendo os mesmos humoristas contando as mesmas piadas em A Praça é Nossa.

E o mais triste é que alguns brasileiros se ORGULHAM desse domínio que estabelecemos sobre os sistemas virtuais. Se o pessoal aqui no Canadá fosse mais informado sobre as tendências de comportamento da internet, eu teria vergonha de admitir minha nacionalidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Geral

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)