Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Postado em 29 March 2005 Escrito por Izzy Nobre 1 Comentário
You scored as atheism. You are… an atheist, though you probably already knew this. Also, you probably have several people praying daily for your soul.

Instead of simply being “nonreligious,” atheists strongly believe in the lack of existence of a higher being, or God.

atheism

96%

Satanism

88%

agnosticism

75%

Buddhism

58%

Paganism

58%

Christianity

25%

Judaism

13%

Islam

13%

Hinduism

0%

Which religion is the right one for you? (new version)
created with QuizFarm.com

Nada que eu já não soubesse. O único erro do teste (um que me incomoda muito, diga-se de passagem) é o popular deslize de definir ateísmo como uma crença. Ateísmo não envolve crença, e sim a ausência de uma. Ateu não é o sujeito que crê que Deus não exista, é o cara que não crê que Deus exista.

“Mesma coisa” o caralho. Faz diferença sim, filhotes. Esse negócio de dizer que ateus acreditam na não-existência de Deus é uma safada jogadinha semântica (muito comuns em fóruns cristãos, aliás) pra tentar rotular o ateísmo como uma religião, quando na verdade está bem longe disso.

Qual o objetivo de comparar o ateísmo com uma religião? Sinceramente não sei. Mas os crentes adoram fazer isso.

Ateísmo não é uma religião, ao contrário do certos cristãos tentam nos convencer. Você não se torna adepto de uma religião simplesmente por não acreditar no Deus de uma outra religião – caso contrário, todos teríamos centenas de religiões, cada uma negando o(s) deus(es) de outras.

O argumento cristão é que o ateísmo, assim como religiões, envolve grupos de estudo que discutem obras de autoridades no assunto, debatem suas idéias acaloradamente, e acham que sua opinião está sempre certa. Acontece que essas características são tão vagas, que transformariam qualquer atividade em grupo em uma religião. De acordo com essa análise, até um partido político pode ser considerado uma crença religiosa.

O que eles se esquecem, obviamente, é que o fator principal que define uma religião (a crença no sobrenatural) está ausente no ateísmo. Mas usar racionalismo não é uma marca registrada deles de qualquer forma, relevemos.

E a forma como o teste deixou ateísmo e satanismo bastante equivalentes (alcançar um alto valor em um o dá automaticamente um alto valor no outro), não me resta dúvidas de que ele foi escrito por um cristão. Há uma diferença gritante entre as duas correntes: o satanista (ao menos o dogmático; há o satanismo filosófico, que não é uma religião) acredita que Deus exista, já o ateu não.

Nada a ver uma coisa com a outra, não? Uma comparação como essa só poderia ter sido mesmo feita por esse povo crê piamente que falta de fé no Senhor não tem nada a ver com pensamento lógico, só pode ser obra do Capiroto mesmo. “Hoje eles não vêem motivo racional pra acreditar em Jeová, amanhã estarão sacrificando bodes para Lúcifer!

Humrum.

Não importa muito, anyways. Esse testezinho foi só pra ganhar tempo e terminar as continuações do post-novela.

E nem reclamem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Geral

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

Um comentário \o/

  1. Aian Cardoso says:

    Fiquei sem entender a difereça semantica, alguem pode me explicar?