Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Postado em 20 December 2005 Escrito por Izzy Nobre 0 Comentários

Olhaí, eu poderia estar jogando Counterstrike com o Trunks, mas vos amo tanto que resolvi não procrastinar dessa vez.

Os screenshots estão em inglês, mas dá pra seguir as instruções direitinho mesmo se você tiver um PS portugays (haha, essa piada nunca fica velha, diz aí). Se não der, crie vergonha nessa sua cara ensebada e baixe um Photoshop em inglês.

Abram o programa e vamos lá.


Crie uma imagem de 350 por 20. Largura e altura, respectivamente, a menos que você queira que a sua user bar seja uma coluna sem graça.

Comecemos a trabalhar em cima da imagem vazia agora.


Selecione a ferramenta Gradient Tool. Você estará criando o fundo da imagem. Selecione duas cores que não machuquem muito os olhos, ou os admins do fórum que você participa não terão piedade.

Pra esse exemplo, escolhi azul e branco. Aplique o gradiente à imagem.


O resultado será algo parecido com a imagem acima. O fundo da imagem está pronto!

O melhor, quase pronto. Se você quiser empiriquitar mais o visual da sua user bar, você pode adicionar scanlines ao fundo da imagem. O procedimento é opcional, mas melhora bastante a qualidade do negócio. E sejamos francos, o que você quer é impressionar a galera do fórum.


Crie um segundo arquivo. Coloque o nome “scanlines” se você tiver ADD e não conseguir lembrar o que diabos está fazendo. Largura e altura devem ser 6 pixels, e o fundo da imagem deve ser transparente. Tão prestando atenção?

Após criar essa imagem, dê zoom até não poder mais. Usando o Pencil Tool (aquele lápis lá), crie um padrão qualquer nesse arquivinho.


Fiz essa linha diagonal amarela aí. Agora, clique em Edit (Editar) e Define Pattern (Definir Padrão, imagino).

Tudo pronto. Só falta jogar a linha diagonal por cima da imagem original.


Selecione o Pattern Stamp Tool. Escolha as scanlines como o padrão, e passe o mouse por cima da imagem original.

O resultado será algo parecido com isso:

A user bar já tá tomando a forma. Agora, precisamos de uma imagem pra colocar nela.


Taí. Lembre-se que a imagem precisa ser pequena pra caber direitinho, então você terá que redimensiona-la de acordo com a necessidade.

A borda direita da imagem não tá legal. Pra dar um efeito melhor, use a borracha embaçada e apague um pouco da borda. Olha como fica melhor:


Pra dar o último toque, vamos aplicar uma sombra nessa imagenzinha.


Clique com o botão direito na layer, e o menu aparecerá. Selecione Blending Options.


A primeira opção é a Drop Shadow. Mexa com os parâmetros do efeito até atingir o resultado que você quer.

A user bar está quase pronta. Agora, basta adicionar o texto. Use a fonte Visitor BRK, que você pode baixar aqui. Aliás, recomendo essa fonte mesmo que você não queira fazer user bars, ela é mó legalzinha.

Escreva o texto desejado. Pra aplicar uma borda preta e tornar o letreiro mais visível, clique com o botão direito na layer naquela caixinha do lado, selecione Blending Options de novo e vá pra última opção, Stroke. Coloque um Stroke de 1 pixel e mude a cor. Eu sempre escolho preto.


A user bar está QUASE pronta. Falta o último detalhe: aquele efeito de reflexo super legal. Se você é um analfabeto de photoshop como eu, devia estar pensando “mas como diabos farei aquele efeitinho? Sou um analfabeto de photoshop como o Kid!” É bem mais fácil do que você imaginou, a menos que você tenha imaginado que o efeito aparece como resultado de um Pai Nosso e dois Ave Marias.

Primeiro, você precisa duplicar o letreiro. Se você não fizer isso, o efeito de reflexo será aplicado por cima dele, e ficará difícil de ler.

A outra forma de fazer isso é criando uma nova layer, mas enfim.


Clique com o botão direito na layer do letreiro e clique em Duplicate layer. Você terá agora dois letreiros, um em cima do outro, então à primeira vista a ação não terá nenhum resultado. É assim mesmo, não se desespere.


Usando a Elliptical Marquee Tool (ferramenta de seleção circular, acho), faça uma seleção no topo da imagem. Preencha-a com a cor branca, e coloque a Opacity na faixa dos 20% ou 30%.

Pra fechar tudo, leve a imagem pro Paint (Selecione tudo com um Ctrl + A, clique em Edit e depois em Copy Merged. É a opção logo abaixo do Copiar normal.) e coloque uma borda preta em volta dela. Há alguma forma de fazer isso no Photoshop, tenho certeza, mas eu não sei como é. Então vai no bom e velho Paint mesmo.

Voilá!

É fácil pra caralho ou não é?

Faça as suas e venha se exibir com a gente no fórum.

Disclaimer: Todas as user bars criadas por mim e o Vexille estão à disposição da turma. Usem à vontade; a única coisa que peço encarecidamente é que vocês nos digam aí nos comentários onde estão usando as assinaturas, pra que a gente possa ir lá ver e ficar todo orgulhoso.

A propósito, seria bom se vocês salvassem as imagens e hospedassem pro seu próprio uso. Assim as imagens não cairão lá do FHBD por excesso de visualizações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Geral

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)