Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Postado em 23 April 2004 Escrito por Izzy Nobre 1 Comentário

Estava eu passeando serelepemente pelo Orkut quando encontrei isso:



Hm, que peculiar. Um grupinho de metaleiros que criou uma comunidade para se reunir e falar mal do new metal. Parece que é comportamento padrão: vestir camisa do Iron, pendurar uma corrente nas calças e falar mal de bandas cujas músicas não tenham solos de três minutos de duração.

Meu espírito mala crítico me impulsionou a me cadastrar na comunidade dos batedores-de-cabeça.

Com vocês, Álvaro, o metaleiro!

Álvaro 4/19/2004 11:44 AM

Você disse tudo,cara,New Metal está por fora.Não passa de lixo comercial,mais um estilo bizarro,destinado apenas a encher os bolsos desses caras que se dizem “músicos”.

Lixo comercial destinado a encher o bolso dos caras. Interessante a maneira como ele retrata o estilo (por nenhuma outra razão aparente a não ser não gostar dele) como uma falcatrua para arrecadar dinheiro.

Os metaleiros gostam de dizer que o new metal é “música para fazer dinheiro“. Me respondam uma coisa, amigos cabeludos: o Iron Maiden por acaso faz shows de graça? O Judas Priest alguma vez promoveu uma distribuição de CDs aos fãs?

NÃO? Como não?! Quer dizer então que eles cobram pra tocar?!? Eles lucram com a música deles?! Puta que pariu. Que crime, ein. Alguém pode me informar, por obséquio, em que contexto o dinheiro que o Slipknot lucra com seus concertos é diferente do que o Manowar arrecada desempenhando a mesma atividade? Eu não vejo diferença.

Se ao menos os batedores-de-cabeça levassem a discussão para o campo da técnica musical, eu não os odiaria tanto. Contra isso, eu não poderia argumentaria: o metal é definitivamente um estilo superior – tecnicamente – que qualquer outro. Quero deixar bem clara minha opinião a respeito disso.

Porém ainvés de brigar num terreno favorável, os metaleiros revoltados se atém à bater na mesma tecla: música “comercial”. Música “influenciada pela mídia”.

Há inúmeras maneiras de pôr esse argumento pífio por terra, mas opto pela mais simples. Sabe comé, alguns metaleiros podem estar lendo o HBD hoje…

Sigam meu raciocínio por um instante:

O heavy metal existia a dez, vinte anos. Era uma fórmula de sucesso que deu certo e arrembanhou legiões de fãs. Anos depois chega o Korn ou o Limp Bizkit que, ao invés de se renderem ao estilo “em vigor”, criam um som novo. Uma tendência totalmente diferente, uma experiência que poderia dar certo ou errado. Poderia dar dinheiro, mas poderia ser um fracasso retumbante. As chances eram mínimas, pois no mercado predominava o estilo que os cabeludos adoram.

Isso é seguir padrões, fazer música pelo dinheiro ou ser ditado pela mídia?! Não. Isso é gostar de música com tanto fervor, que você prefere tocar o que gosta e se arriscar a bater com a cara na parede, do que seguir um modelo pré-concebido.

Aliás, termozinho escroto esse, “mídia“. Jogar a culpa na mídia é uma estratégia clássica, porém combalida. Os punks e os metidos-a-alternativos já espremeram-na até o bagaço. Arrumem outro bode expiatório, pelo amor de Deus. Vamos ser originais, ao menos.

Quer falar mal do new metal? Falem. Mas digam apenas que não gostam. Essa babaquice de “porque é música pra fazer dinheiro” já encheu o saco. Não sou eu que idolatro uma banda que criou um “mascotinho” cuja imagem adorna camisetas, tal qual uma grife.

Aliás, metam essas camisas do Eddie no rabo. Coisinha mais escrota!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Geral

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

Um comentário \o/

  1. Under says:

    Odeio esses caras que se acham o fodão, que sabe tudo de metal e critica os que gostam de outros generos…..já conheci muitos deles…..e os principais são aqueles que gostam de heavy metal……