Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

HBD: a morte e o retorno

Postado em 23 April 2012 Escrito por Izzy Nobre 49 Comentários

Oi malucos.

Como vocês podem talvez imaginar, a situação aqui na residência Nobre está frenética por causa da epopéia da “morte” do HBD.

Ontem, mais ou menos às oito da noite, eu recebi a informação de que o meu host havia perdido tudo — incluindo o meu site. Eu ainda tinha algumas horas de trabalho pela frente, então imagina minha AGONIA TOTAL.

Eu saí ontem do trabalho e, desrespeitando todas as leis canadenses de trânsito, cheguei em casa em tempo recorde de uma maneira que nem a minha seguradora nem a polícia de Calgary aprovaria (se não posso dirigir na calçada, por que meu carro foi feito de forma que o permite subir nela? Respondam essa, ateus).

Subi as escadas do prédio de maneira praticamente olímpica, naquela afobação que me é característica. Meu pobre coração, mais acostumado com adiposidades do que com esforço físico, sofreu um processo quase fatal de overclocking. Meu ventrículo esquerdo ainda tá fora do ritmo.

Uma vez na frente do PC, estralei os dedos de forma teatral (embora desnecessária) e pensei “vamos ver como está esta merda aqui”.

E de fato estava uma merda. O HBD foi pro espaço junto com meu host; com isso sumiram meus posts, imagens, layout, sumiu tudo.

Meu querido bloguinho, cujas celebrações de 10 anos de existência estavam a poucos meses de distância, deixou de existir. Evidentemente 90% da culpa da situação deve-se a mim mesmo. Não fazer backup desta porra toda foi um vacilo que jamais cometerei novamente.

Minhas opções eram limitadas (chorar comendo sorvete, essencialmente). Até que me aparece o broder @gbuzogany com uma solução MacGyverzística inacreditável:

Quando ele desenvolveu o app do HBD pra iPhone, a API do negócio fez um rip de todo o conteúdo do site. As imagens continuavam no servidor, mas pelo menos todos os 10 anos de posts estavam na database do app.

O broder então fez alguma macumba digital para extrair do app todo o conteúdo de posts, e em seguida fez uma segunda macumba eletrônica (envolvendo mais galinhas de Zelda, suponho) pra transformar esse conteúdo em algo utilizável pra MySQL.

Ele terminou sua necromancia inserindo tudo num WordPress novinho em folha que eu instalei num novo servidor e pronto: todos os posts haviam sido recuperados.

Os dados estavam meio zoados (sintaxes estranhas nos caminhos ou algo assim), mas o broder desenvolveu um scriptzinho ali no ato pra ir consertando esses pequenos solavancos.

Eu me considero um cara sortudo, mas isso foi uma MEGA CAGADA. Dei muita sorte.

Hoje de manhã, o HBD existia apenas como um monte de texto sem imagens nem layout nem nada. Aí entram dois outros MAGOS DA PROGRAMAÇÃO HTML, o @gabrielsubtil e o @lluanmuniz.

O Gabriel achou meu layout nos mais escuros confins de seu HD (provavelmente habitando a mesma pasta C:Documentos ChatosRestituicao do Imposto de Renda 2006tempbackupwindows filesprinter driversCOMPLETE SASHA GREY COLLECTION em que se encontram o resto de seus arquivos “perdidos”).

Mas faltava muita coisa ainda. Ele e o Luan executaram uma verdadeira DUPLA PENETRAÇÃO no meu novo servidor — isto é, ambos logados ao mesmo tempo na parada, não muito diferente do modus operandi da Sasha Grey –, habilmente reconstruindo todo o MySQL do site como se fossem uma daquelas equipes que tocam pneus de carro de Fórmula 1: solucionavam um problema, saltavam pro outro, revezando as tarefas e às vezes trabalhando simultaneamente no mesmo problema. Fórmula 1 pode não ser um esporte, mas esses malandros que consertam os carros são de fato atletas.

Observar os dois trabalhando daquela forma no servidor foi sinistro. Me fez perceber que eu realmente não sei porra nenhuma desses negócios de internet.

Só quando o contador da ligação do skype marcava quase 6 horas, nós três atigimos um ponto em que o HBD se tornou reconhecível novamente. E aí passei a consertar algumas imagens quebradas, que é a única etapa dessa trabalheira que eu tenho habilidade pra mexer.

Como você pode ver, o HBD não está plenamente funcional. Mas tamos todos trabalhando nisso.

Passei as últimas 13 horas plantado na frente do computador, ligando pra este e aquele amigo, pedindo conselhos no tuíter, googleando soluções e plugins pra botar o HBD do jeitinho que você o conhecia antes deste final de semana.

No final das contas eu tava tão cansado de ficar na frente do PC, porém ainda não queria largar o trabalho no blog, então vim escrever este post aqui na sala mesmo. Se é pra continuar mexendo nessa merda, que pelo menos não seja na frente do computador.


(Como se isso fizesse muita diferença né).

Queria agradecer ABSURDAMENTE estes três broders — três PROFISSIONAIS na verdade –, que passaram HORAS me ajudando a resolver um nó cego desses (e ainda por cima, pro bono, só por gostar do site).

O @gbuzogany foi dormir a umas 4 da manhã (de uma segunda feira!) me ajudando a recuperar os posts. E se não fossem o @gabrielsubtil e o @lluanmuniz, ler o HBD seria equivalente a tentar abrir um arquivo .txt de 500 páginas.

E agradeço todo mundo que mandou mensagens de apoio e encorajamento. Ter (aparentemente) perdido algo no qual eu trabalho há uma década foi de torcer as tripas; é bom nesses momentos saber que tem muita gente comovida e tentando ajudar. É bom saber que tanta gente curte o que eu faço.

A casa ainda tá meio bagunçada, mas já já a gente põe tudo em ordem de novo. E, pra compensar os 3 dias de downtime, vou tentar acelerar a produção de conteúdo aqui 🙂

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Geral

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

49 Comentários \o/

  1. Helder says:

    N acompanhei de perto a epopéia da morte do HBD, mas fico mto feliz q tenha dado td certo. Força, Quide! A pior parte já foi.

  2. RAMONE says:

    Vê se faz uma porra de um backup agora, seu animal comedor de rapadura.

  3. Sagaz says:

    ainda bem que existem os magos da programação HTML, que sempre ficam lisonjeados com esse título.

  4. Estamos ai, avetureiros do Bairro proibído e MAGOS DA PROGRAMAÇÃO HTML

  5. Yui says:

    Parabéns a todos os envolvidos, rs. Espero que dê tudo certo e o HBD volte certinho bonitinho ao ar e continue por muito mais tempo :*

  6. Danilo says:

    EHNOIS.JPG

    Alguém que esteja lendo isso, por que os textos puderam ser resgatados e as imagens não?

  7. Parabéns pro izzy que deu cagada e para os três envolvidos na recuperação! Tomara que nunca mais aconteça um problema desses…

  8. Mateus Alves says:

    Kid,

    Não to conseguindo abrir aquele texto da Biblioteconomia e Filosofia (um dos meus preferidos). Nem to cobrando nada não, só te avisar mesmo.
    Que bom que o HBD não morreu *-*
    TRATE DE FAZER UM BACKUP AGORA SENHOR ESRAEL NOBRE!
    sahusahusahu’

    abraço

  9. Marcelo says:

    Cara, fico feliz que conseguiu recuperar o Blog. Eu imagino a frustração caso isso não fosse possível, ainda mais considerando que boa parte da sua renda vem dele.
    Só uma detalhe: magos da PROGRAMAÇÃO html não existem, pois HTML não é linguagem de programação, e sim marcação.
    Boa sorte no retorno!
    Abraço.

  10. Leonardo Neen says:

    A BAGAÇA voltou!!! ;DDD <3

  11. Nando says:

    Fico feliz que você recuperou o Blog, me lembrou aquele episódio que aconteceu com o Jonnyken, e que bom que em ambos, tudo acabou bem.

    Cria uma rotina de backups agora, né porra? UAHUAHUA

    Abraço.

  12. giovani says:

    um dos melhores textos do HBD… trollagem, ironia, boas tiradas, sensacional! impressionante q tenha conseguido escrever assim num momento tão crítico.
    parabéns, meu velho! seguimos acompanhando! abraço

  13. Darox says:

    Tá blz

  14. Douglas Camata says:

    Salve salve o amigo @gbuzogany, GRANDE RÁKER!

  15. Derik says:

    Todos agradecem os bruxos da internet que salvaram sua vida!

  16. Izzy cagado, vê se não esquece mais de fazer backup semanalmente. Esses três bróders que te ajudaram merecem respeito eterno, hein? Se não fosse por eles tu tava completamente fodido!

  17. Royalpalla says:

    Porra Izzy, ainda bem que não perdeu as paradas!

    Mas a parte mais engraçada do post foi a pasta que se encerrava com SASHA GREY COLLECTION! Eu fazia essa merda direto, mas era C:/Windows/System32/drivers/pt-br/Brazzers ahuaiaaiuahiauhhuaah

    êta caraio!

  18. @mos_axz says:

    Reclame do que quiser, izzy, TU É SORTUDO PRA CARALHO!

    Ainda bem que o hbd está se recuperando. Imagino que você tenha ficado muito triste e tal, mas desejo sinceramente que o melhor blog do brasil continue forte.

    Aliás, dá pra fazer o texto da fatidica viagem de trem pra mostrar a ressureição do HBDIA?

  19. Aprendi 2 lições com esse problema do Izzy Nobre.

    A primeira é que existem realmente caras legais na internet que querem mesmo ajudar sem pensar em retorno financeiro como alguns “técnicos” que eu já conheci.
    E segundo é que preciso fazer backup urgente do meu site, nunca se sabe quando uma merda dessas pode acontecer conosco 🙂

  20. Roger Souza says:

    Cara fiquei tão feliz com a volta do blog, que vou ler algumas postagens antigas que eu tinha deixado de lado pelo tamanho das matérias. Gosto muito do HBDia é divertido, irônico, safado e real.

  21. Eder says:

    Kid,
    Cê ainda vai morrer de ataque cardíaco causado pelos inúmeros “bugs”, apagões, host fail e etc do HBD. Fora os PCS que vc avacalha até que eles não funfam mais e, na correria, vc quase morre de acidente ou congelado para comprar outro imediatamente.
    Depois falam que nordestino é devagar, mas o Kid é ligado no 380v. Tem paciência o cearense, não…

  22. Junior Pellin says:

    Vida longa ao HBD.

    Kid, ontem me parece que tu falou que só tinha recuperado as imagens até outubro de 2011, mas à noite eu tava lendo aquele texto sobre os Homens de Bem, de 2008, e as imagens dele tavam lá.

  23. Grayce Kelly says:

    Cara… se acaba o HBD eu nem sei como seria. Leio esse trem aqui todo dia! Haha
    Força Izzy!!!

  24. Bom saber que o HBD ainda vive! E não se esqueça Kid, Hoje é um bom dia.

  25. Murdock says:

    Eu vi quando você percebeu a morte do HBD mas como não sei picas dessa área, nem tive como tentar ajudar. Sorte que tem malucos gente boa te seguindo no twitter, parabéns pros caras.

  26. Silvio says:

    Favor fazer backup dessa vez.

  27. Eric Draven says:

    Sabe quem salvou o HBD?

    http://3.bp.blogspot.com/-9tIuGge2LzA/Tou-UpvmYzI/AAAAAAAAAt4/upyozhaBL9w/s320/Sem-T%25C3%25ADtulo-2.png

    LOL

    Nada a ver, mas realmente os caras sabem muito, eu fosse o Kid pagava os caras com tuítes do @izzynobre que valem mais do que dinheiro 😀

  28. Jeferson says:

    Izzy, sou um fã anonimo seu rsrsrs, e vi a suposta morte do HDB quando vc e a equipe de fan kids (hahahaha gostei dessa) já estavam quase voltando o site ao ar. Fiz questão de olhar os seus posts no twiter, para ter noção do que aconteceu, curiosidade na verdade, e cara, quase fiquei chateado… a dona host killer falhou desta vez… pois tinha tudo para vc perder mesmo os quase 10 anos de posts, dentre eles alguns que já me renderam vários minutos de muita diversão.

    Curto demais o HDB, suas matérias no Tecnoblog, são um passatempo para minhas horas de sonolência matutinas, rsrsrsrs… quando chego no trabalho ainda pego seus últimos posts no twitter antes de você dormir.

    E o Tweet Old Post? Vai voltar quando?

    Abraços

  29. Sarpa says:

    Caralho!
    Seria um desgosto fudido perder tudo por causa de um servidor fudido.
    Os caras foram ninjas mesmo.

    Agora, falta aquele plugin dos comentários via facebook.

    Espero que tenha ido pra um host sério, que mantenha backups dos clientes.

  30. Biguá says:

    Fala kid, bom que no final tudo deu certo, parabéns aos envolvidos.

    Curiosidade, posta aí quais plugins tu ussa nesse teu wordpress plz ?

    Vlwz

  31. Já dizia o velho ditado: existem dois tipos de pessoas: as que fazem backup e as que um dia começarão a fazer.

    Ao menos foi possível recuperar 🙂

  32. Marwin B says:

    Amigos, é hora de comemorar. fico feliz em saber que a galera que acompanha o izzy seja tão prestativa. Eu queria ter feito algo, mas infelizmente me limito a apenas saber usar o campo de busca de um site ou googlear meu problema com o computador.

  33. Rodrigo Miyashiro says:

    Parabéns ao KID pela força por passar por este tapa na cara que a vida nos dá, e aos RAQUERS FÃS do HBD. VLW MSM!

  34. Rômulo Renner Maciel says:

    Nem se preocupa em recuperar o tempo “perdido” Kid. Todos passamos por momentos dificies, aproveite agora para se recuperar.
    E vendo pelo lado positivo é mais um capítulo para a história do blog.

  35. amendogaba says:

    Tanta critica aos brasileiros, mais quando se fode a quem ele recorre. HAHAHAHHA ENFIA UM BACK UP NO CU SEU GORDO :p

  36. Rafael Fusco says:

    Parabens e obrigado a todos os envolvidos nessa empreitada de colocar o HBdia no ar!

    Gosto muito do post. Seria uma pena perder tudo.

    Izzy, PQP!! Backup é a primeira regra de um nerd!! Estou decepcionado com você. kkkk

    Abraços!

  37. Pedro says:

    Amigo de verdade é isso. Queria ter ajudado, mas também saco menos das interwebs do que gostaria =/

    Aliás, já descobriram os lháckerz que atacaram o StarHosting?

  38. Hawk says:

    Que coisa hein, Kid. Você é tão ligado em tecnologia e não se preocupou em fazer um simples backup mensal?

    Mas pelo menos tem gente que ajudou, se não você estaria perdido. Parabéns aos caras que se prontificaram a fazer tudo isso de madrugada.

    Você vai pagar ao menos uma cerveja para eles ou ficará tudo na brodagem mesmo?

  39. @engdavirocha says:

    Só achei boa uma coisa do HBDia ter morrido e ressuscitado: Acabaram os comentários do livroderostos 🙂

    hahaha, me odeiem haters 🙂

    Na boa, tu devia por um plugin qualquer de joinhas nos comentários.

  40. Você tomou chá de cogumelo e está perdido!

    Na verdade, eu é que sou burro. Se você não encontrou o que estava procurando é muito provavelmente culpa minha. Não manjo muito desses negócios de programação HTML. Quem sabe eu até deletei a página sem querer ou algo assim.

    Vai ler outra coisa ou venha ser meu amigo de bolso no twitter.

    Nem chá nem perdido. Taí seu post

    http://bit.ly/ImBxOE

    http://hbdia.com/wordpress/geral/o-que-eu-acho-desse-joguinho-de-danca-de-star-wars/

  41. A merda é que textos bons estão perdidos…
    .
    Mas achei a saga épica
    O dia em que fui flagrado nu pela sogra (série em 4 atos)
    .
    http://hbdia.wordpress.com/2005/03/25/
    http://hbdia.wordpress.com/2005/03/28/
    http://hbdia.wordpress.com/2005/04/03/
    http://hbdia.wordpress.com/2005/04/07/
    http://hbdia.wordpress.com/category/uncategorized/page/44/
    .
    E este aqui bem pertinente
    .
    Calcinhas, cuecas e confusão
    Postado em 31 July 2009
    http://bit.ly/Ix4fXX
    http://hbdia.com/wordpress/essa-internerd/calcinhas-cuecas-e-confusao
    .
    Posts de abril
    .
    Vamos brincar de CENAS DO BRASIL?
    Postado em 12 April 2012
    http://bit.ly/IvTetj
    .
    Nossa senhora, eu quase me mijo de rir no YouTube hoje. Veja porque.
    Postado em 16 April 2012
    http://bit.ly/ID1clh
    .
    Lembra que eu falei sobre me arrumar como adulto? Então
    Postado em 17 April 2012
    http://bit.ly/IdvzgB

  42. daniel placido says:

    caraca nem sabia dessa, por isso q a 15 dias não recebo as atualizações de feeds, foi mal pela comida de rabo no outro post reclamando disso hehehe

  43. Kely says:

    KID, te leio faz uns bons 8 anos, e deve ser a segunda vez que comento aqui. Não sei se você já sabe/já até avisou no twitter ou algo assim, mas seu feed RSS mudou de endereço e quem assinava não tá mais recebendo seus posts desde 20 de abril.

    Achei que você tinha morrido e resolvi entrar no site, aí vendo esse post entendi o que aconteceu. Já atualizei minha assinatura (que antes era hdbia.com/wordpress/feed e agora usa o feedburner) mas veja se não tem algo que possa fazer para não perder ou pelos menos avisar os assinantes antigos para se atualizarem.

    🙂

  44. Isabela says:

    Que bom que no final deu tudo certo, Izzy!

    Eu que te acompanho via feeds, só percebi a falta dos teus posts hoje, quando entrei no site e vi que haviam atualizações, sendo que no Google Reader, a última atualização datava de 20/04. Me inscrevi no link atualizado, mas queria te avisar sobre isso. Será que aconteceu isso com outros que também te leem via feeds?