Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Joguinho Viciante da Semana ] Castle Doombad

Postado em 16 January 2014 Escrito por Izzy Nobre 3 Comentários

Photo 1-16-2014, 12 45 33 PM

A cena de iOS gaming sempre enfrentou um dilema: “vale a pena jogar num celular/tablet”? A falta de controles físicos faz muitos gamers hardcore torcerem o natriz pra idéia de gastar dinheiro com joguinhos pra um aparelho portátil, ou sequer considerar isso “gaming de verdade”.

Entretanto, é inegável que alguns estilos de jogos simplesmente não prestam em outra plataforma senão aquelas com touch screen — e é o caso do gênero Tower Defense. Tower Defense está pra tablets como FPS está pra teclado e mouse. Eu arrisco dizer que tablets são melhores pra Tower Defense que o próprio mouse, mas talvez eu esteja sendo radical.  Estou? Foda-se.

Se você não conhece Tower Defense, você deve ter nascido ontem. Em primeiro lugar, parabéns por ter apenas 24 horas de vida e já conseguir operar um computador e ler o meu site. Em segundo lugar, me informe o nome dos seus pais para eu poder entrar em contato com o conselho tutelar.

Tower Defense é um estilo simplificado de RTS (ou real time strategy). Você gerencia recursos pra construir “torres” que atacarão hordas invasoras. E embora a AppStore esteja quase saturada de Tower Defense (num bom sentido, visto que eu adoro o gênero), Castle Doombad oferece excelente motivos pra você joga-lo.

No cartunesco Castle Doombad, você joga como o Lord Evilstein. O lorde capturou uma princesa e a escondeu em seu castelo, e tem então que defender seu palácio dos heróis que tentam resgatar a menina.

O jogo oferece uma variedade grande de “torres” com a qual defender o castelo do Lord Evilstein — no caso, as torres aqui são armadilhas medievais clássicas, e algumas não tão clássicas assim. Como é obrigatório nesses joguinhos atuais, há in-app purchases mas é perfeitamente possível ignora-las completamente. Só os mais afobados realmente precisam gastar dinheiro nesses joguinhos, na moral. Não financie esta palhaçada.

O gameplay é extremamente divertido — embora eu ache as fases um pouco rápidas demais –, e a direção artística é muito charmosa. A junção de Tower Defense com “protagonista que é o vilão” lembra muito o Tiny Heroes, mas eu posso dizer objetivamente que Castle Doombad é melhor.

Castle Doombad custa US$2,99, é universal (roda no iPhone e no iPad; eu prefiro no iPad) e vale muito a pena!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

3 Comentários \o/

  1. Leandro says:

    Peguei ele a pouco tempo na store. Eu não curto muito Tower Defense, mas esse me chamou atenção por ficar numa perspectiva visual diferente(não conheço outros assim), não é mais um em que você vê a horda de inimigos meio que como um deus apreciando a matança.

    PS: Esse print é seu Izzy? Jogo no iPad Mini sem retina display, quando comparei com um outro, não vi diferença alarmante, fico pensando que talvez seja pela película que estava no aparelho.

  2. MARCELA says:

    Mas não é gratis, 6 reais num joguinho q tem milhares iguais gratis é tenso… tenta baixar toys defense.

  3. Fábio says:

    A primeira vista, in-app purchases parece mesmo ser uma palhaçada, principalmente se você já pagou pelo jogo, que é o caso do Castle Doombad. Mas para jogos grátis, prá mim faz todo o sentido, e muitas vezes é a única maneira dos desenvolvedores terem ganhos com os jogos. Eu estou jogando Asphalt 8 e Dead Trigger 2 e estou considerando muito fortemente em comprar algum item bem baratinho, de 5 ou 6 reais. Eu penso assim: é como se você tivesse agradecendo pelo jogo após você já ter se divertido à beça com ele, não é muito dinheiro mas ajuda prá caramba que a desenvolvedora continue fazendo bons jogos, e de quebra você ainda tem um benefício no jogo.
    Agora muito pior que in-app purchases é o chamado pay-to-win.