Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Joguinho Viciante da Semana ] Roads of Rome

Postado em 28 November 2013 Escrito por Izzy Nobre 6 Comentários

Eu fico surpreso que um joguinho tão bacana seja tão injustiçado e desconhecido. Pelo menos tenho uma pequena forma de combater isso.

No aftermath da compra do iPad Mini — que é o melhor iPad pra usar como console portátil alternativo, por ser mais amigável de carregar por aí — eu saí procurando tudo que é joguinho de estratégia. Sei lá como, encontrei Roads of Rome. E me perguntei como demorei tanto a encontra-lo.

roads

Roads of Rome é um joguinho em flash (creio que surgiu primeiro em flash) também disponível pra PC e iOS. Trata-se de um híbrido entre “time management” e RTS.

Joguinhos de time management é aquele tipo de jogo (geralmente freemium) em que você tem X “ações” por turno e precisa decidir como as gastará pra maximizar lucros — esse joguinhos são geralmente simulações de um negócio, um supermercado, coisa do tipo. Em Roads of Rome, você tem que construir estradas que conectam o ponto A de uma fase ao ponto B, e pra isso precisa recolher recursos ao longo do mapa usando “bonequinhos”.

Acontece que cada ação que você toma custa alguns recursos, e se você priorizar os recuros errados (estava se ocupando em coletar madeira quando precisava mais de comida, por exemplo), o gameplay trava por alguns segundos preciosos e você se fode. Tipo, em alguns momentos o jogo te diz “ah, você tem bastante pedras? Foda-se, porque pra construir essa ponte tu precisa é de madeira, vacilão“.

Tem que jogar meio que nem xadrez, avaliando o que você precisará daqui alguns instantes e priorizando a coleta de recursos de forma correspondente.

O jogo tem um ritmo bem acelerado; fazer o malabarismo com bonequinhos e se ocupar em nunca os deixar parados nem por um segundo que seja lembrou-me um pouco do gameplay de um RTS competitivo como StarCraft. Os mapas são muito bem desenhados e super variados, o que é bacana.

Roads of Rome é, por algum motivo, mega desconhecido. Não há muitas resenhas em sites grandes e ninguém no meu twitter conhecia o jogo. Bom, agora tu conhece!

Se quiser testar o jogo aí no browser mesmo, toma aí. Tem pra PC e pra iOS também — e o jogo tem duas continuações, a propósito. Não cheguei a experimenta-las ainda porque ainda estou na fase 12 de 40 do primeiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

6 Comentários \o/

  1. Bruno Guedes says:

    Obviamente eu já estou jogando desde que você recomendou ele no Twitter. Curti. :V

    O time management dele ficam bem brutal bem rápido, eu já estou perdendo o “expert time” no quinto estágio. Isso quando eu não perco porque não tem como gerar ouro pra quebrar as pedras que estão barrando meu acesso às pedras de ouro. É foda. XD

  2. Darox says:

    Não é concorrente do Settlers?

  3. Ismael Felix says:

    Já conhecia esse jogo. Creio que o joguei há uns 3 ou 4 anos. Bem legalzinho, mas só fica mais interessante depois da 10ª fase p/ frente.

  4. Santiago says:

    Eu já conhecia o jogo faz tempo e é realmente muito legal. Recomendo o 2 e o 3 também

  5. Tama says:

    Já conhecia. adooooro. zerei os 3 com aproveitamento máximo