Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Resenha: Filho do Fogo

Postado em 21 July 2011 Escrito por Izzy Nobre 78 Comentários

Quando eu era um mísero moleque imberbe (17 ou 18 anos de idade no lombo), minha querida mãe evangélica me presenteou com este livro.

Naquela época eu era o que a comunidade evangélica chama de “desviado” — alguém que um dia professou fê cristã, mas que por um motivo ou outro encontra-se longe da igreja (ou às vezes longe do dogma em si, tendo rejeitado completamente as crenças de outrora).

Eu não havia atingido o nível de total desligamento da fé ainda, mas já começava a trilhar o caminho que me levaria a ele: já estava desconfiando que as fábulas bíblicas não eram histórias literais, rejeitava as explicações igrejísticas aos questionamentos dos ateus, e começava a duvidar que há um deus onipotente e bondoso tomando conta da incalculável putaria que é este nosso planeta.

Afinal de contas, não faz sentido. Se a Terra é a mais importante criação de Jeová, você imaginaria que ele tomaria bastante cuidado da gente. Tal qual uma dona de casa dedicada, Deus não deixaria que mofo se acumulasse nos cantinhos embaixo da pia da humanidade, por exemplo.

Fig1: Mofo.

Pois bem. Percebendo o desvio dogmático de seu filhote, a Sra. Nobre (que hoje não tem mais esse nome, ela re-casou) presenteou seu filho com o tal Filho do Fogo. E do que se trava o livro?

Filho do Fogo é a suposta auto-biografia de Eduardo Daniel Mastral (cujo nome real é Marcelo Agostinho Ferreira), que narra seu envolvimento com uma seita satanista que no livro ele entitula de “a Irmandade”. O nome do livro é referência à alcunha com a qual os membros da tal seita se identificam — o lema deles é “Filho do Fogo, o fogo não queima”. Whatever.

O livro começa com o cara narrando a infância atribulada dele — pais sem grana, convivência em bairro de periferia cheio de gangues, seu próprio envolvimento com grupos de marginais, sua prática de kung fu, etc — e eventualmente chega na adolescência. Foi aí que ele estabeleceu contato com a Igreja Satânica nos EUA, que enviou um “mentor” para guia-lo: Marlon (que o livro repetidamente insinua que é o pai biológico do autor).

Vocês talvez conheçam o personagem — nas últimas eleições, surgiu na web o boato de que o tal Marlon seria o nosso atual vice-presidente, Michel Temer. Mas estou me adiantando.

Então, o livro mostra como ele galgou os degraus do satanismo e explica bastante dogma da tal Igreja Satânica — muitos deles que espelham em muitos aspectos os dogmas de algumas denominações cristãs.

Não vou me estender nisso, mas googleiem “legalismo espiritual” — é o princípio que anjos e demônios só podem agir se você sinalizar de alguma forma que eles podem. No caso do satanismo, ao ouvir uma música dedicada ao Capiroto você está dando “legalidade” pro capeta agir em sua vida. Daí vem o medo cristão das tais “mensagens subliminares” em videogames, livros, revistas em quadrinhos, filmes, etc. Segundo Mastral, os satanistas também acreditam nesse dogma de legalismo espiritual.

Como o livro narra um satanismo que muito se assemelha com a imagem que cristãos têm da religião, parece autêntico. Entretanto, o livro é permeado de eventos sobrenaturais que removem qualquer credibilidade que o livro pudesse ter.

Em Filho do Fogo, Mastral alega ter super poderes (ou tinha, quando era satanista). Ele conseguia soltar mágicas nos outros, causando doenças por exemplo. Ele diz que tinha a capacidade de prever o futuro, se comunicar por telepatia, VOAR, “canalizar espíritos” (ou seja, ser possuído por demonhos) pra vencer diversos campeonatos de kung fu, viagem extracorpórea — ele diz que uma vez ocupou o corpo do gato de uma vizinha e, ao sair apressadamente do bichano, o matou sem querer através de um mecanismo que não é muito bem explicado — um monte de coisa nesse estilo aí.

Até licantropia (em outras palavras, lobisomens) o cara mete no meio do livro. Além disso tudo, de acordo com o autor há uma conspiração satânica para destruir igrejas cristãs e dominar posições de autoridade no governo para facilitar a chegada do Anticristo.

Tenho vários amigos crentes que acreditam piamente em tudo que o sujeito diz no livro. O problema é que afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias, e eu não consigo acreditar nessas histórias todas sem uma prova sequer.

Eu acho que se houvesse realmente um grupo de pessoas capazes de voar, lançar mágicas, virar lobo e o caralho, não seria preciso uma conspiração silenciosa pra dominar o mundo — os caras poderiam simplesmente DOMINAR O MUNDO ué. Quem ia impedi-los?

 

"Com licença, eu e meus amigos decidimos que devemos ser os imperadores deste país. Obrigado por sua compreensão"

Além disso, há muitas alegações que o cara faz para as quais jamais foi capaz de oferecer provas. Ele diz que ganhou inúmeros campeonatos de kung fu (devidamente ajudado pelo seu demonio de estimação, uma entidade chamada “Abraxas”), mas não há registro de nada disso.

Tem também o lance dos sacrifícios humanos. De acordo com Mastral, a forma de estabelecer contato com as entidades luciferísticas é matando pessoas e consagrando o sangue ao Coisa Ruim. Ele vai e admite ter participado de inúmeros sacrifícios humanos, alguns voluntários — tem louco pra tudo nesse mundo, né –, a maioria não.

Ele explica que sacrifícios de cristãos são os preferidos pelos demônios, então há toda uma equipe de elite de satanistas especializados em sequestrar crentes pros tais sacrifícios. Os caras abafam as mortes com histórias de acidentes de carro ou coisa similar.

Pera. O tal Mastral admite abertamente participar de forma ativa nos tais sacrifícios, e fica por isso mesmo?! Nunca foi à polícia, nunca denunciou os outros envolvidos, nunca se entregou às autoridades por homicídio qualificado…?

Como se não bastasse isso, o livro é extremamente mal escrito. O cara claramente não tem treinamento formal em redação, ou sequer ler muitos livros, porque o vocabulário dele é limitadíssimo (ele usa a palavra “descortinar” tão frequentemente no livro que chega a cansar; o termo aparece até na capa e na traseira do livro) e o estilo de narração dele é, na melhor das hipóteses, pedestre.

Pra você ter uma idéia da mediocridade do sujeito como autor, observe estas passagens do livro:

Leio livros no iPhone, sim, e daí?

Num trecho do livro, o Mastral fala dos “ciclos satânicos”, ou seja, três períodos de 666 anos que culminam em 1998, o “Terceiro Ciclo”. A data tem muita importância na trama; segundo o autor, nas eleições de 1998 diversos satanistas ocuparam posições de poder em Brasília.

…o problema é que a lógica dos tais três ciclos se estabelece considerando um tal “ano zero”, que seria a data de nascimento de Cristo. E o cara vai e menciona o tal  ano zero três vezes no mesmo capítulo.

Não tem como dar nenhuma credibilidade a um sujeito que não compreende o funcionamento do calendário.

Eu suspeito que há um fundinho de verdade nos livros (Filho do Fogo é dividido em 2 volumes). Suspeito que o cara realmente se viu envolto com ocultistas, e aí se baseou em obras de outros autores conhecidos no meio cristão (Rebecca Brown, Frank Peretti) pra bolar essa trama de sacrifícios humanos, possessões demoníacas e conspirações satânicas.

Na época eu gostei bastante do livro; tanto que até cogitei seguir o rumo do cara (a maior parte dos livros pinta o Satanismo como o clube exclusivo mais legal do mundo, com direito a dinheiro, orgias ritualísticas e o caralho). Entretanto, hoje é bastante claro que 98% do livro é fantasia.

E sobre o Michel Temer? Bem, há boatos na internet que ele é o tal Marlon, o maioral satanista que guiou o Mastral em sua caminhada. Além do fato de que o Mastral realmente se parece um pouco com o vice presidente (embora isso seja subjetivo)…

…no livro o Mastral explica que o Marlon é maçon e descendente de libaneses, o que é realmente o caso do vice presidente.

Quando reli isso, achei sinistro — especialmente porque é uma realização da profecia do livro, que dizia que os membros da Irmandade veriam-se em posições de liderança no Brasil em poucos anos. O livro foi escrito nos anos 90, a propósito. O livro também fala que os satanistas só se envolvem com mulheres estonteantes, o que me intrigou quando fiquei sabendo que a mulher do vice presidente é mó gostosa.

(Se bem que pra um homem rico e importante, ter mulher gostosa não é exatamente algo incrível)

No fim das contas, o livro é meio tosco, mas a história é interessante o suficiente por si própria (mesmo que você a veja como ficção) pra garantir a leitura, então recomendo o livro.

Creio que o cara realmente se envolveu com grupos ocultistas (e que talvez se vejam como oponentes do cristianismo mainstream, meio como um cristão se vê como adversário de um macumbeiro, por exemplo) mas esses papos de ciclos satânicos e super poderes é balela. Tenho certeza que ele leu um livro da Rebecca Brown e pensou “rapaz, posso ficar rico com isso aí também!”, adicionou umas pitadinhas do que ele aprendeu nos tais círculos ocultistas pra maior autenticidade, e taí o resultado.

Não o culpo por tentar fazer dinheiro; de acordo com a internet, ele tá precisando. Talvez seja por isso que ele escreveu 17 livros e produziu 5 DVDs com esse papo de ter sido satanista e treinando crentes a lutar contra os demônios (sério).

Dá pra baixar os dois volumes de Filho do Fogo aqui, ó.

Já vi alguns artigos na web que desmentem o Mastral, mas o foco deles é em corrigir o dogma cristão que o autor prega atualmente, ou seja, é de interesse zero pra mim.

A propósito, eis um vídeo a respeito do tal boato que o Temer seria o Marlon.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Livros

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 29 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

78 Comentários \o/

  1. R says:

    ele realmente parece com o Temer,ele esteve aqui em Brasilia a pouco tempo,eu o vi pessoalmente e até o jeito de falar lembra o nosso VP

  2. Kauê Pereira says:

    Só pra constar:

    - Acho incrível os relatos passados pelo Izzy. Acredito no que ele fala e sei que existem evangélicos que, por exemplo, acreditam em um livro que fala sobre lobisomens s lançamento de magiais.

    Mas queria deixar claro que não são todos assim não. Veja, a gente pode até acreditar em um “cara com superpoderes que rege o mundo” mas existem limites entre a fé e a crendice.

    Sei que isso pode não significar nada para vocês. Mas fico envergonhado de saber que existe gente da minha religião que se deixa levar por qualquer pequeno truque de “pastores e fiéis”.

    • Olumor says:

      Fato! isso existe e não representa a ideia total, mas claro fica evidente qd se quer ter algo pra dizer: “olha como eles são idiotas para acreditar nisso”. É tudo questão de conhecimento. Assim como vários ateus que coneço que mal sabem como foram concebidos.

      • paula says:

        pode até ser q ele tenha acrescentado a questão do voar… lobisomem….
        mais não podemos ignorar td q foi citado, pois o satanismo é real, e a questão de sacrificar pessoas e animais tbm é real.

        Li aki uma critica falando eu creio em Deus mais não nisso

        Bem crer ejm Deus até os demônios crê

  3. Kauê Pereira says:

    Outra coisa, que deixa tudo mais ridículo.

    Esse cara e a própria Rebecca Brown são incoerentes tanto do ponto de vista racional quanto religioso.

    Várias passagens dos livros dos autores não encontra nenhum embasamento bíblico. O que é tosco, já que eles são “escritores cristãos” que estão aí para DESCORTINAR todo o “mal que existe no mundo”.

    Sei lá, se for pra fantasiar prefiro Tolkien e George R. R. Martin

  4. Marcos says:

    Caramba Kid, quando eu li esse livro eu era muito novo e todo boalhóide com essa coisa de evangelismo e etc. (eu era evangélico fervoroso e hoje sou ateu)

    Mas assim como você eu acho que esse livro é uma balela só. Mas eu acho que o autor deve ter simplesmente inventado uma história fictícia e vendido como um livro religioso.

    Mas existem seitas “satânicas” e derivados, mas não passa de uma espécie de clube em casa de árvore.
    E mais uma vez, parabéns pelo blog. =)

    • paula says:

      pode até ser q ele tenha acrescentado a questão do voar… lobisomem….
      mais não podemos ignorar td q foi citado, pois o satanismo é real, e a questão de sacrificar pessoas e animais tbm é real.

      Li aki uma critica falando eu creio em Deus mais não nisso

      Bem crer ejm Deus até os demônios crê

  5. Thiemi says:

    O livro parece ser bem chatinho… Não chamou tanto a minha atenção… mas se um dia eu estiver sem livros em mente tentarei ler esse. Ai volto aqui para discutirmos.
    Mas eu recomendo o livro que terminei de ler hoje “100 escovadas antes de Dormir” muito bom ;)

  6. J says:

    Essencialmente vocês não acreditam sem provas. Então é só ninguém encontrar provas que a conspiração jamais será comprovada. Ótimo!

  7. Godo says:

    Vamos ver, eu tive um AVC em 1998, dizem que eu n deveria ter sobrevivido … 1998 – 1+9+9+8 – 1+8 + 9+9 – 18 18 – 18/3 = 6 … 6+6+6= 18 … FUI SALVO POR DEMONIOS X.x

  8. Thiemi says:

    Alias eu sou católica/budista por causa dos meus pais… mas não vou a igreja por não concordar com varias coisas do catolicismo, assim como não concordo com o evangélico, e nem com coisas do budismo.
    Eu acredito em deus, mas não nas religiões. Por isso acho que não gostaria de ler o livro, ou leria e acharia uma idiotice só.

  9. Dáphini says:

    é Kid, foi zuar o cara que escreve mal, pelo menos ele não escreve “demonhos”.. igual cê fez…
    rs

    sem nada pra comentar de interessante…
    Meu pai já leu esse livro, mas quando eu quis ler ele não deixou, não entendi o por que… acho que ele achou que tinha uma carga espiritual muito grande (palavras dele), por falar de outras seitas e tal… mas enfim, cada um crê no que quer, e viva a liberdade de expressão!

  10. Duran says:

    Esse livro é uma tremenda scarlamandra. Não acredito! Esse livro é tão realista quanto Harry Potter, e ainda dão crédito! O que vai fazer é fomentar o surgimento de uma nova geração de pseudo góticos satânicos! hahaha

  11. @Thiagoqrz says:

    Já li esse livro, alias. Sinceramente, é como vc disse: pura balela, engana trouxa. Ja li o biblia satanica, os mandamentos da ordem de nove angulos e o diabo a 4 sobre ocultismo. E nada do que ele diz é verdade (a não ser pela mágica. rsrs). Os caras maus, pelo menos por suas leis, não fazem rituais com humanos e nem com animais e nem a maioria do que o cara fala. Ele apenas quer ganhar em cima de pessoas que não se interessam em buscar a verdade. P.s: Não sou satanico. mensagem de Gandi pra vcs: “Eu gosto de Cristo. Eu não gosto de vocês, cristãos. Vocês cristãos são tão diferentes de Cristo.”

  12. César says:

    Olha esse livro não tem absolutamente nada de Satanismo ou Ocultismo, por que essa tal de Igreja Satânica que ele disse que teve contato nos EUA e contra sacríficios humanos.rs

    Enfim, é apenas um livro de ficção mal escrito

  13. Claudinha says:

    Ele foi em Rio Preto certa vez e disse q usava o pseudônimo pq os satanistas estavam atrás dele pra mata-lo. Acho q já não tem mais satanista atrás dele.
    E concordo sobre o lance dos crimes, ele não se entrega e ninguém prende e dizem que ele é filho do Michel Temer a mãe dele desmentiu a história.

  14. Blyter says:

    Eu aqui me segurando para escrever um livro de ficção por não saber escrever muito bem e o maldito me lança 17 bombas dessas.

  15. monkeyblue says:

    bullshit

  16. Bruno says:

    Esses dois parágrafos ficaram meio repetidos… ou impressão minha?

    “Eu suspeito que há um fundinho de verdade nos livros (Filho do Fogo é dividido em 2 volumes). Suspeito que o cara realmente se viu envolto com ocultistas, e aí se baseou em obras de outros autores conhecidos no meio cristão (Rebecca Brown, Frank Peretti) pra bolar essa trama de sacrifícios humanos, possessões demoníacas e conspirações satânicas.”

    e

    “Creio que o cara realmente se envolveu com grupos ocultistas (e que talvez se vejam como oponentes do cristianismo mainstream, meio como um cristão se vê como adversário de um macumbeiro, por exemplo) mas esses papos de ciclos satânicos e super poderes é balela. Tenho certeza que ele leu um livro da Rebecca Brown e pensou “rapaz, posso ficar rico com isso aí também!”, adicionou umas pitadinhas do que ele aprendeu nos tais círculos ocultistas pra maior autenticidade, e taí o resultado.”

    …mas parabéns pelo texto.

  17. Cilene says:

    Já que vc NUNCA me responde no Twitter, mando por aqui.
    Vc iria gostar de ler “Viagem ao Sobrenatural”, de Roger Morneau. http://setimodia.wordpress.com/2010/01/19/e-book-viagem-ao-sobrenatural/
    Qto ao Mastral, essa coisa de assassinato é complicada. Só pode ser mentira, já que ele está impune até hoje.
    Não entendi: oq q tem o Mastral ser parecido com o Temer? No livro é sugerido que eles sejam parentes ou algo do tipo?

    • Wender says:

      Sim, no livro ele diz que o MT chavecou a mãe dele e pontuou-la (ela casada) e todo o histórico de vida do tal Daniel foi devidamente arquitetado pela “Irmandade”

    • Olumor says:

      “Qto ao Mastral, essa coisa de assassinato é complicada. Só pode ser mentira, já que ele está impune até hoje.”

      eu rí dessa frase, vc não vive no Brasil??

      Obs: nao li o livro e pelo que foi apresentado aqui no texto, acho q é mentira do cara.

      • Cilene says:

        Ele não é influente econômica ou politicamente, ou seja, teria todas as condições de estar na cadeia há anos. Seria risível se eu estivesse surpreendida com a impunidade relativa a algum figurão.

  18. Matheus says:

    LOL!

    Até bateu um interesse de ler o livro (sério), mas quando você disse que o cara escreve mal bagaraio essa vontade até passou.

    Mas vamos ver né, quem sabe um dia futuro em que eu esteja sem nada pra fazer e todos os meus eletrônicos tenham queimado eu possa dar uma chance.

  19. Wender says:

    Muito bom!
    Eu tenho vários livros deles e realmente acreditava em tudo, mas foi-se o tempo.
    Hoje consigo olhar e ver como é incrível o fato das pessoas não questionarem e não exigirem provas, acreditar cegamente em alguém simplesmente porque ele fala que é verdade…
    “Bom ele é um cristão, não deve estar mentindo…”
    Parabéns pelo post Kid ;)

  20. The C says:

    A propósito, Abraxas é o nome de um álbum do Santana, de 1970.

  21. Watcher says:

    Como você tira prints do iPhone? Que magicow!

  22. Sanro says:

    Já que vou utilizar meu (infelizmente escasso) tempo lendo um livro “tosco” de ‘faz-de-conta’, porque não gastar com algo devidamente bem escrito como Drácula, Dom Quixote, ou mesmo Senhor dos Anéis e as Crônicas de Gelo e Fogo?

  23. dikdik says:

    E ai new kids , tranquilo ?

    Sem mais delongas . A ultima palavra desse trecho aqui :

    “o estilo de narração dele é, na melhor das hipóteses, pedestre.”

    Não seria … sei lá ; pedante no lugar de pedestre ?

  24. sebastiao neto says:

    (Se bem que pra um homem rico e importante, ter mulher gostosa não é exatamente algo incrível)

    depende. político ter mulher “mogostsa” OFICIAL é bem raro. Só lembro da esposa do collor (que na época era), da esposa do michel temer.

    nesse caso então, ele é sim, filho do demo (ou do PMDB, que é a mesma coisa)

    • Marcelo says:

      Esposa do Collor? Aquela baranga da Rosane Collor ? Você deve estar confundindo com a cunhada dele, a Thereza Collor, que ele pegava e era mulher do irmão dele (Pedro Collor) que dedurou o irmão e fez a merda toda jorrar. Merda por sinal que é um cocozinho perto do mensalão, aloprados, dossie, filho do lula, etc, etc, etc… e que não deu em anda já que UNE/CUT/OAB estavam devidamente aparelhados e comprados. E assim caminha o Brasil um passo pra trás de cada vez.

  25. luiz filipi baraun says:

    por favor, não destrua meu coração: ele nem sequer *lê* muitos livros.

  26. Juvenal says:

    Até licantropia (em outras palavras, lobisomens) o cara mete no meio do livro. Além disso tudo, de acordo com o autor há uma conspiração satânica para destruir igrejas cristãs e dominar posições de autoridade no governo para facilitar a chegada do Anticristo.

    ————

    Acabando com a IURD, pra mim, já ta ótimo!

  27. Tati says:

    preciso dizer, uma das coisas q me atrai do seu blog alem da sua escrita eh o fato de q eu sou de fortaleza e criada num berço evangelico. Alguns pensamentos sobre religiao e mimimi que voce expressa aqui em geral batem mto c/ o que eu penso. its like reading inside my brain.

    ah eh eu li esse livro. essas coisas de profecias sao confus

  28. maROCKosu says:

    KID, já que vc falou dele, fala dos outros e do filho da luz…

  29. Pedro Ivo says:

    Piff. Eu comecei a duvidar da religião seguida pelos meus pais aos 13 anos. Mal aê, Izzy.

  30. Murdock says:

    Nem como ficção o livro vale então?

    • André says:

      O Kid recomendou o livro sim:

      “No fim das contas, o livro é meio tosco, mas a história é interessante o suficiente por si própria (mesmo que você a veja como ficção) pra garantir a leitura, então recomendo o livro.”

      Se sair uma versão mangá talvez eu leia. Haha.

  31. Doug says:

    Que história trash, caralho me pergunto o que o cara tava fumando quando escreveu isso.

    • Blyter says:

      o que ele tava fumando, não. o que ele queria fumar! é pegar um harry potter e abrasileirar ao formato macabro de nossas crenças e dá nisso. dinheiro faz muito dessas coisas por aqui.

  32. Muito bom Izzy Nobre!

    Conheço você do Twitter e acho importante vermos aqui a opinião de alguém de “fora” do meio evangélico, afinal o autor e sua legião de fãs dizem abertamente que esses livros são evangélístico, ou seja, dizem que esses livros do Mastral servem pra “converter” pessoas ao cristianismo, sendo que conforme você mesmo disse aqui, pelo contrário, esses livros te estimularam a seguir o exemplo do autor e conhecer o satanismo, já que o autor o descreve como um lugar super bacana, cheio de dinheiro, sexo e poder.

    Porém, quero te dizer que apesar de tanta safadeza oculta e explícita no meio evangélico, existe um Deus que te aceita e ama sem merecimento, nem impor nenhuma condição pra isso, o qual tal como você e eu, Ele também reprova tudo isso e tem se revelado na história da humanidade através do próprio humano.

    Certamente que para tirar o “mofo”, Deus não enviará nenhum raio na cabeça de quem usa seu nome indevidamente, mas usará pessoas comuns, tal como você e eu, para criticar o engano e revelar a verdade.

    Mandar raios pra destruir os rebeldes… isso combina mais com Zeus, aquele deus lá da grecia, o qual parece que já se mudou de lá faz tempo(rsss).

    O Deus que conheço não age assim. Ele intervém da história humana através do próprio ser humano e já tem marcado desde o começo o tempo final para o acerto de contas.

    Um dia todos serão julgados, sendo que o critério de tal julgamento será o amor.

    Ele não vai querer saber quantas vezes você foi na igreja, seu número de membro, nem qual a maior oferta que você deixou por lá, mas sim o quanto você amou o seu próximo.

    Portanto ame a Deus acima de tudo e ao seu próximo como a si mesmo, pois este mandamento sim resume tudo e ele sim é a verdadeira religião, visto que te faz uma pessoa melhor e restabelece nossa conexão e aliança perdida com Deus.

    Abraços e sucesso!

    • Juvenal says:

      Deus não existe.

      • anonimo says:

        a existe e eu posso te dizer ele te ve todos os dia ele tbm morreu por vc e ele te ama e te perduou por isso q vc disse
        ele quer te salvar ele te ama e por isso o demonio te odeia

    • André says:

      Se eu deus existir, ele certamente não vai estar nem aí se o pessoal tá acreditando ou deixando de acreditar nele.

      Quem se preocupa com popularidade é adolescente e celebridade de Internet/Youtube. Deus não é nenhum dos dois.

      Se ele realmente estiver preocupado com isso e for julgar as pessoas baseado no “amor” que elas tem por ele, então eu digo que ele é um cara extremamente egoísta e mimado.

      Ele provavelmente deve estar preocupado com a quantidade de merda que o povo tá fazendo ou deixando de fazer.

  33. Aslam says:

    Boa Resenha Kid, como sempre voce escreve muito bem, sempre bem articulado e com uma boa pitada de bom humor.

    Eu conheci o referido autor deste livro, assim como uma das igrejas que ele supostamente “atacou” e de fato ele é um grande mentiroso está mais preocupado em ganhar dinheiro do que falar a verdade.

    Conheci tambem o pastor desta igreja “atacada” e ele me contou que o Mastral pegou todos os acontecimentos ruins que aconteceram num periodo da igreja e atribiu as seus “ataques”.

    Eu creio no sobrenatural, e alias tive provas incontestaveis de varios fatos e situacoes sobrenaturais. Sem querer entrar em nenhum debate, mas sempre tenho orado por voce, e entenda isto de uma forma boa, tem tanta gente desejando mal para os outros, eu estou desejando o bem para voce.

    Eu ainda creio que voce vai ter um encontro (em vida) com Deus, eu percebo muitos tracos cristaos nas suas palavras e relatos.

    Enfim, tudo de bom para voce, gosto muito do seu blog e do que voce escreve, parabens pelo seu sucesso.

  34. Então você leu, pensou em seguir o rumo do cara, mas resistiu à idéia de percorrer a seara das trevas?

    EITA, JESUS MARAVILHOSO AGINDO NESSE CORAÇÃO JOVEM!

    ALELUIA! AMÉM!
    ;)

    • anonimo says:

      e amem msm mas pelo jeitoo ele e meio ate descrente desviado pelo palavratorio ….
      e oq parece
      jesus continue sua obra nesse mosso
      o cure por conpletoo

  35. Zé Coxinha says:

    Nice resenha. A propósito, já leu “Nos Bastidores do Reino – A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus”. Nem tanta capirotagem, mas vários absurdos que permeiam entre a verdade e a lorota. Vale a pena dar uma lida.

  36. Zé Coxinha says:

    Analfabeto sou, corrigindo:

    Já leu já leu “Nos Bastidores do Reino – A Vida Secreta na Igreja Universal do Reino de Deus” ?

  37. Zé Coxinha says:

    Putz, a emenda saiu pior que o soneto. mas você entendeu. Abs.

  38. Saga says:

    Quanto Filósofo Culto.

  39. [...]  desses livros foi o Filho do Fogo, que comentei aqui. O outro foi a coleção Deixados Para Trás, ou “Left Behind” no [...]

  40. anonimo says:

    Alguns políticos têm pacto com o Demônio, já o Demônio tem pacto com o Michel Temer…

    cara acredito que realmente ele fez essas coisas por q afinal se espera tudo do demonio e seus seguidores e tipo ele dominaria o mundo com seus poderes …..
    nunca….
    ele nao faz isso por q ele so afeta quem nao te o espirito de deus ou jesus crito
    entao pod crer eu e minha familia ele nao afetariaa

  41. [...] ler mais sobre esse tipo de enganação, existe esse ótimo texto do hbdia resenhando o livro O Filho do Fogo. Espalhe a palavraShare on Tumblr Por Editor Sagaz • [...]

  42. dw says:

    os seus comentários sobre o livro são extremamente idiota… Me desculpe , mas perder seu tempo tentando discordar de uma pessoa q presenciou as cenas e vivenciou tudo isso é tolice. O seu nivel de fé está totalmente igualado a zero e você precisa de ajuda espiritual brother . Paz

  43. says:

    Querido,
    Se vc não acredita no demônio e no seu poder e td mais,então não acredita em Deus,nem mesmo na própria Palavra.Leia a bíblia!!Vc já viu Deus pra saber q ele realmente existe? Vc é tão contraditório em sua opinião sobre este livro que vc afirma este ser mal escrito,fantasioso,plágio e ainda assim diz que o recomenda.Afinal,qual é a sua intenção com esta resenha?Vc parece realmente tão perdido qnt sua opinião.Possue pouco conhecimento…Ore,busque!!

  44. Mordakay says:

    Quando se quer desacreditar algo (verdadeiro ou falso), você cria uma nova narrativa, contradizendo a primeira, com algum fundo de verdade ou algo que dê credito a ela. Dai é só esperar, as pessoas terão uma teoria, mas nunca um fato que possa ter crédito. O que você tem é uma cortina de fumaça.
    Não sei se o que esse cara escreveu é verdadeiro ou falso. Mas eu acredito na Bíblia como a inerrante palavra de Deus! A Bíblia narra um episódio em que Deus abriu as águas do mar vermelho. E a bíblia fala que os espíritos das trevas podem se passar por espíritos de luz. Satanás tem poder (não a plenitude do poder de Deus, pois seu poder é limitado). E prodígios e milagres ele pode fazer. Pois a bíblia afirma isso em mais de um texto, como em “Mateus cap. 24″. Onde eu quero chegar? Suspeito que o autor deste artigo é estranho. Alguém poderia até achar que é ocultista.
    Não estou defendendo o autor do livro. Mas acho que a intenção aqui é desacreditar o poder das trevas como eficaz. Pesquise sobre a programação monarca para controle da mente.

    • CmdrEdem says:

      “Quando se quer desacreditar algo (verdadeiro ou falso), você cria uma nova narrativa, contradizendo a primeira, com algum fundo de verdade ou algo que dê credito a ela. Dai é só esperar, as pessoas terão uma teoria, mas nunca um fato que possa ter crédito. O que você tem é uma cortina de fumaça.
      Não sei se o que esse cara escreveu é verdadeiro ou falso. Mas eu acredito na Bíblia como a inerrante palavra de Deus!”

      Gostaria de pedir que você estudasse o fim do Império Romano. E quero que você preste atenção no papel que a Igreja Católica teve na desestruturação do Império. E observe que a Bíblia era exatamente o que você está descrevendo do texto de nosso amigo.

      Acredite na Bíblia se isso te faz bem. Acredite no Livro (sim, Biblia significa o Livro em grego) se isso lhe agrada. Mas não feche os olhos para o mundo ao seu redor e não caia nas mãos de oradores que usam sua crença para manipular a você e tantos outros. Enxergue com seus olhos e fale com sua boca. Leia e interprete o livro com sua mente. Não tenho motivo nenhum para acreditar que você vá preferir me ouvir a ouvir seu padre/pastor, mas eu gosto de acreditar que as pessoas ainda tem um pouco de livre arbítrio (dádiva divina inclusive) ao invés de serem manipuladas pelo dom da palavra.

      • Alencar says:

        Quem nos deu o Livre Arbítrio foi a Serpente Falante ao oferecer o Fruto da Árvore para Eva. Deus só proibiu e amaldiçoou quando desobedeceram, obviamente mostrando-se contra a liberdade em tomar decisões por conta própria.

        Lembre-se a quem devemos venerar por sermos livres e curiosos.

        • CmdrEdem says:

          Se desobedeceu então já existia livre arbítrio. A capacidade de decidir é o livre arbítrio. Deus puniu Adão e Eva pela desobediência, que era possível apenas pela existência de livre arbítrio que ele nos concedeu. E a maça era da arvore do conhecimento, não da arvore do livre arbítrio.

          Gênesis 2:9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

  45. Diego says:

    Olha Izzy, agora que sei que voce é um “desviado” quero que saiba que estou orando por você.

    No mundo existem varias formas de ganhar dinheiro. religião é uma das mais rentaveis e inumeras pessoas se aproveitam disso, porém deve-se saber distinguir quem são essas pessoas. em todo grupo, existem pessoas de todos os tipos e generalizar é sempre um risco.

    Reflita o seguinte: se tudo que a biblia diz é mentira, o que eu, que acredito nela perdi? saidas com os amigos? zuação? Mas e se tudo que diz nela for verdade? e se o juízo final acontecer de fato? e se o inferno existe? e se voce passar a eternidade lá? quem perdeu mais?

    O que quero te dizer é: não se espelhe nos homens. se você tem duvidas sobre a bíblia ou a existencia de Deus, converse com ele despido de todo preconceito ou barreiras. Seha sincero. duvido que ele nao vá te responder.

    • Cronos says:

      “se tudo que a biblia diz é mentira, o que eu, que acredito nela perdi? saidas com os amigos? zuação? Mas e se tudo que diz nela for verdade? e se o juízo final acontecer de fato? e se o inferno existe? e se voce passar a eternidade lá? quem perdeu mais?”

      Então você só segue sua bíblia por que tem medo de ir pro inferno? patético…

  46. Leandro says:

    Ainda nao terminei de ler o segundo livro, se tudo o que ele diz é verdade quem garante que ele nao esta usando este livro para se infiltrar na igreja. Porque lendo esse livro até agora essa vida que ele fala parece ser bem chamativa e interessante a ponto de disperta interesse em participar de tudo isso.

  47. JD says:

    Sou católico praticante, estudei teologia durante 3 anos e recentemente concluí a leitura do volume 1 da referida obra.
    Acredito piamente que o livro não seja indicado para pessoas que não tenham um bom filtro, pois sabemos que o pai da mentira é o próprio demônio.
    E é nesta linha que o autor permeia os seus “conceitos” questinadores a respeito do verdadeiro Deus fronte ao Satanismo. Assim podendo levar os mal-preparados a acreditar que realmente o Satanismo e suas vertentes sejam de fato o BEM em detretimento a Deus como o verdadeiro MAL !
    Aconselho a leitura, mas não por pessoas sem o devido pré e real conhecimento sobre o “pai da mentira” e sua imensurável capacidade de atração e distorção de fatos e conceitos teológicos reais.

  48. [...] desses livros foi o Filho do Fogo, sobre o qual comentei aqui. O outro foi a coleção Deixados Para Trás, ou “Left Behind” no [...]

  49. Teonilia says:

    Izzi, gostei bastante da sua resenha.
    Eu li os livros pouco tempo depois que foram lançados. Gostei bastante dos livros e tbm acredito com ressalvas na história do cara. Uma das coisas que ele fala sobre é o “lançamento” do anti-Cristo em 2012, que não parece ter despontado ainda com o glamour necessário.
    Pelo jeito devemos te consumido da produção religiosa da mesma época.
    Vou acompanhar outras resenhas!

  50. nael ribeiro says:

    no mundo em que vivemos existem varios misterios que ate o homem duvida nao tenho opiniao formada sobre o assunto so acho que derrepente existem coisas assim no nosso meio creio primeiramente em DEUS mais acho muito provavel que isso tenha acontecido realmente com esse tal de daniel mastral devemos nos apegar mais e confiar mais em DEUS pois o proprio DEUS tem misterios que jamais ira revelar ao homem por mais que tentam descubrir com tanta tecnologia seria em vao para DEUS

  51. Diego says:

    Uma maluquice só esse livro aí. Esse livro é um clássico crente da modinha da “batalha espiritual”, eu lembro porque eu era cristão na época e começaram a aparecer as ficções das Rebecca Brown e dos Daniel Mastral da vida. Os servos de Jesus descobriram que há magos fodões de satanás que querem explodir a igreja com os penteca lá dentro! Irmãos, fujam para as montanhas xD