Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ News ] iPhone 5S e 5C vendem 9 milhões de unidades, é vocês que financiam esta merda

Postado em 23 September 2013 Escrito por Izzy Nobre 38 Comentários

Outrora fã quase incondicional da Apple e do seu celular carro-chefe, eu ando publicamente decepcionado com a empresa da maçã e o smartphone dela. Só não me desfaço de vez porque já aderi demais ao iEcossistema pra largar assim do nada. Suspeito que a essa altura, largar crack seria menos traumático que abandonar minhas playcounts, playlists, músicas e filmes comprados na iTunes Store e etc.

O que mais me incomoda é que o iPhone está estagnado. Em 2007, o iPhone era aquele gamechanger proverbial que REALMENTE mudou tudo. Você pode mimimizar o quanto quiser, insistir que o LG Prada já tinha tela capacitativa antes, mas a imagem abaixo é difícil de refutar:

after iphone

Entretanto de 2007 pra cá o iPhone vem estagnando lentamente como o Fiat Uno da sua mãe naquele dia em que ela jurava que tinha gasolina suficiente pra ir visitar sua tia.

Mesmo este recente iOS7, cheio de features “sensacionais” — entre uma delas apagar minha Biblioteca de conteúdo no iTunes, mas isso é história pra outro dia –, faz nada além de finalmente adicionar funções que usuários de Android já aproveitam há literalmente ANOS. Não há mais real inovação; a empresa que — como você vê na imagem acima — pautou o mercado de smartphones agora se limita a copiar, com anos de atraso, funções de outros sistemas operacionais.

iphone 5C

“E não é só isso: vamos lançar de novo o celular do ano passado mas dessa vez de plástico. E colorido!”

Eu, como ex-fã, fico puto e desapontado com o fato de que o iPhone está basicamente parado no tempo.

Só que aí o resto do mundo, que obviamente discorda de mim, compra 9 milhões de iPhone 5S e 5C. Sites especializados já podem deixar um layout com título “Novo iPhone bate recorde de vendas” pra soltar todo setembro que tá de boa.

Ou seja: os consumidores estão encorajando a Apple; talvez deixando implícito que a necessidade constante de inovação é algo do qual o público abriu mão.

Que bosta. Eu tava mantendo fé de um iPhone 6 pelo menos com tela maior, mas se as vendas dos novos iPhone servem como indicação de qualquer coisa, é que a Apple pode continuar fazendo tudo igual e a negada vai comprar de qualquer jeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: news

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

38 Comentários \o/

  1. Nathalia Rocha says:

    Compre logo um Windows Phone

  2. @heitorvrb says:

    Faça 9.000.001 aí: Comprarei um 5C assim que chegar no Brasil!

  3. Caramba, imaginem cada iPhone dando lucro de US$ 100 à Apple! o.O

  4. Pedro says:

    Já fAz tempo que a Apple não inova. Infelizmente. Tenho um nexus 4 e tenho quase certeza que meu próximo celular vai ser um galaxy note 3. Não boto mais fé no iPhone.

  5. Victor says:

    Gostei do seu texto, mas dicordo em partes e não sou fã de porra nenhuma. A empresa que mais inovou nos utimos anos foi a Apple izzy, iphone, ipad, macbook air (conseito de ultrabooks), ipod, se isso não é inovação. Isso em menos de 10 anos! Você quer um iPhone que voe? Qual empresa mudou tanto sua vida nesse periodo? A apple revolucionou todos esses mercados, se não fosse pela apple não teriamos smartphones senciveis ao toque por exemplo. Acho que usuarios como você se viçiaram a todos os anos a Apple revolucionar o mercado e esqueceu que uma empresa não vive só de inovações, mas de evolução também.

    • Tiago Holsi says:

      O “conceito” de ultrabook foi criado pela intel.

    • Marcelo says:

      Conceito de “ultrabook” é uma inovação da Intel. Pelo texto do Izzy, ele não está tirando o mérito essas inovações nesses 10 anos.

      Esse tipo de argumento é o equivalmente a dizer que, se um time não está ganhando nada nos últimos anos, nego justifica para os amigos que ele é campeão disso e aquilo, como se isso o fizesse ser o melhor atualmente.

      O ponto ao qual ele se refere é, a Apple parou no tempo no quesito inovação, mas ainda assim, muitos usuários “compram” cada lançamento como algo novo e extraordinário (os fags, claro), algo que a concorrência já está fazendo, e muito bem feito, por sinal.

      Evolução também é “inovação”. Se bem que no quesito “inovação”, a Apple não está evoluindo ou evolui muito pouco nos ultimos tempos, sinceramente.

  6. Alessandro says:

    Mimimi… Cara, esta chato esses posts sobre iPhone. Compra logo um Android, assim sobra mais tempo para postar coisas mais interessantes. Vlws.

  7. Vinícius Martarello says:

    Desiste do iphone, kid, na próxima leva de celulares pega um note ou galaxy s

  8. Tiago Holsi says:

    Despertado da Matrix e fora da zona de distorção da realidade. Parabéns!

  9. Eric says:

    A Apple entrou em um ciclo em que faz uma versão de novidades e outra de melhorias como foi com 4->4S, 5->5S… etc. A questão é mais você ter uma expectativa irreal das coisas.

  10. Glauber says:

    Não posso falar muito do iPhone porque não tenho um. Já usei e não gostei.
    Com relação a celulares Android, tenho um Galaxy S4 e to gostando bastante. Não to com saco pra comparar, mas acho que a Apple tá cagando na cabeça dos usuários. Concordo em tudo quando você fala que não existe mais inovação nas novas versões. Um leitor biométrico é interessante, mas comprar só por isso (ou por qualquer outra feature que não agrega muito valor) não faz sentido nenhum. É como se eu tivesse comprado meu S4 por causa do recurso de foto com som (não sei pra que vou usar um troço desses).
    Enfim, acho que fanboyzice não vale a pena, e os usuários deviam prestar mais atenção no que as empresas estão vendendo. Acontece isso também com fãs da Intel e da AMD com relação a computadores.

  11. Vinícius Martarello says:

    ihh agr com comentário por fb essa área vai morrer 🙁

  12. Marcelo says:

    Cara, não quero ser o inocente que diz “mas tudo de bom que tinha pra ter, já tem”, mas com tanta concorrência à altura, muito do que se pode alcançar com componentes atuais já está alcançado. Precisa-se de investimento científico para melhorias. A Apple ainda tem alguns trunfos na minha opinião, que é a qualidade de fotos, fluidez e precisão do touch, integração forte entre hardware e software, e performance. Sim, eu já brinquei no S4.
    Agora, como inovação, imagino features como NFC (Apple só lançará quando pegar no mercado de varejo), projetor (SE lançar um dia, será quando o componente for tão barato e eficiente em energia quanto uma câmera), baterias MUITO duradouras (36 horas, quem sabe), entre outros. Você poderia coroar um rage text desses com algo construtivo, como *o quê* você esperaria como inovação, e a viabilidade de cada uma.

  13. Márvio says:

    Não sou fan boy, até por que acho isto uma idiotice pois os bestas que defendem tanto seus precious não ganham nada com isto. Tive um iphone 3GS e um 4. Estava com o 4 até umas semanas atrás. Não sou daqueles freaks que trocam de gadgets a cada 6 meses, mas senti uma necessidade de algo novo. A única coisa que me amarrava aos idevices era(é) o itunes, pois toda minha biblioteca de músicas está organizada lá.
    Mas decidi ir para o Android, pois como já tinha um Tablet Samsung Galaxy, pude ver a liberdade que o aparelho me dava. Acabei comprando um Galaxy Note 2 em uma promoção recente. E estou satisfeitíssimo com minha aquisição. E com certos aplicativos dá para sincronizar a biblioteca itunes com devices android.

    Uma mudança sempre é boa.

  14. IBG says:

    Esse número de vendas só vai reverter se outra marca for uma puta duma inovadora, porque desde o primeiro iPhone, não houve nenhuma mudança notável ao nível de ser manchete de jornal. Os números de venda do iPhone continuam grandes porque as suas inferioridades em relação ao Android ainda não são o suficiente pra fazer um monte de gente falar “PRECISO ver como é esse novo jeito de ter um celular!”

    Se vc que é super entendido do assunto levou anos pra fazer essa decisão… E mesmo assim (suponho) que não é com tanta ansiedade que vc vai lá na loja comprar um Android. Não sei.

    A recompensa de se arrancar do iEcossistema ainda não é suficiente. Esse número de vendas é culpa da falta de criatividade da concorrência também.

  15. Eu não consigo deixar a Apple de lado. A concorrência pode fazer isso ou aquilo, mas isso não tira o brilho da Aplle na minha opinião. Depois de muitos anos desejando, consegui ter um iPhone. É o 5 e atualizei o IOS dele recentemente. E, sinceramente, não tenho do quê reclamar. Izzy, realmente espero que você e a Apple façam as pazes. 🙂

  16. Vitor says:

    Izzy você não gosta mais do sistema da Apple, não adianta vá feliz para casa com seu galaxy note 3. Além disso quanto mais cedo você larga o crack, com mais facilidade você se readapta sem ele.

  17. lolerson says:

    O izzy ta virando um fã de android mesmo, o maior sintoma já está aparecendo: se preocupando com o celular dos outros em vez do dele.

  18. CCC(o legado) says:

    Kid viado, vai morrer de tanto produto superfaturado da Apple enfiado no cu.

  19. Rafael Rodrigues says:

    Passei do S3 para o S4. O Galaxy S4 é nada mais nada menos que um desktop portátil.

    O dispositivo mais foda que tive desde o palm Tungsten T5.

    Sem mais.

  20. Efraim Gon says:

    Izzy, apenas um motivo para não comprar nos concorrentes: Android não dá né.

  21. Alini says:

    A empresa sempre acaba qdo o dono morre… 🙁

  22. Caio xD says:

    Realmente Izzy eu senti a mesma coisa que vc, mas comigo foi na epoca do iPhone 4, eu tinha meu humilde iPhone 3G tinha que instalar muitas “gambiarras” pra ter funções que qualquer “ching Ling” tinha, e fora que a interface do iOS ateh HJ nao mudou nada dez do lançamento do iPhone, sempre com os icones quadrados com as pontas arredondadas, na epoca que eu comprei meu Galaxy S2, nao quis mais saber de iPhone, Android sistema “Aberto” sem restrições, com muitas funcionalidades… ai os Fanboy’s do iOS vao falar “Nossa Android cheio de virus ao contrario do iOS”, ai eu falo, o iOS nao tem pega virus, blz, tbm nao tem como baixar nada de lugar nenhum, sistema totalmente bloqueado, podendo baixar apps, transferir arquivos, somente do iTunes, o android esta com problemas?, eu restauro o sistema (android) no proprio aparelho, sem perder nada…. o iOS deu algum “problema”? precisa de restaurar o sistema? esta na rua? espere chegar em casa para restaura-lo….sem mais esta eh minha insignificante opniao…

  23. Gogobrasil8 says:

    Izzy, mostre que você não tem medo de alguém te criticando e aprove meu comentário. “Faz tempo que a Apple não inova” Izzy, INOVAR não é coisa que acontece toda hora. Se fosse, não ia chamar inovação. Simples. Inovar de VERDADE é um evento que muda todo o mercado ou até o mundo. Por exemplo: Primeira inovação do mercado de computadores: Criação do Personal Computer, o PC. Segunda inovação: ANOS DEPOIS interface gráfica. E assim vai. É IMPOSSÍVEL inovar tão frequentemente assim.
    Sobre as funções copiadas do Android, só digo uma coisa: birra de fã de android, porque o google simplesmente copiou O iOS no android. Só isso. Algumas funções vão para o iPhone e acontece esse barraco todo? Eu nem precisava falar que o android copiou o iOS porque já virou dado cultural. Senso comum.
    Só pra mostrar o quão rídiculos são os argumentos desse texto. Uma empresa não anda inovando? Mano, quando alguém inova, é um fato que vai marcar a década e até o século inteiro. E você diz que a Apple não inova.

  24. Gogobrasil8 says:

    IBG, te mando um livro de lógica amigo. Abraço.

  25. Wagner says:

    Atualizei meus dispositivos Apple para o iOS7 e não tive NENHUMA complicação por isso. Na verdade até percebi uma melhora na velocidade dos mesmos, e nem perdi dado algum.
    Já tá um saco ouvir/ler esse mimimi de que a Apple não é mais isso ou aquilo, que copia os androids etc.
    Vão lá comprar o galaxy s4 dourado lançado após o iphone 5s, ou esperem pra comprar o galaxy s5 com processador x64 então…

  26. Wellington Alves says:

    O pior de todo esse seu mimimi, é saber que a única coisa que vc chama de inovação e que te faria continuar com o iPhone, é uma tela de 5 polegadas. Desde quando uma tela maior é inovação?

    Qual o limite então que uma tela pode chegar até começarem a disputar quem consegue lançar o smarth phone com a menor tela que cabe no bolso?
    A verdade é que a grande massa consumidora está satisfeitíssima com o iPhone e só o utiliza para as funções triviais. A Apple não vai inviabilizar seu melhor produto apenas para agradar uma minoria ínfima.
    Como seus leitores, adoraríamos ver vc mudar logo para o Android, pelo menos teríamos novos textos divertidos por aqui!

    • Izzy Nobre says:

      Isso não é a única coisa que eu quero. É uma das principais, mas não é a única.

      Sabe o que eu realmente não quero? Um celular virtualmente idêntico ao do ano passado e com pouquíssimas novas features. Ou que o celular que eu comprei no ano passado já fosse descontinuado, como foi o caso do iPhone 5.

      • Manoel says:

        Izzy, mas pelo seus argumentos você quer trocar de celular todo ano então, né? É a maior conclusão que dá pra tirar dos seus argumentos. Ao mesmo tempo você se contradiz quando diz que quer comprar um novo celular a cada ano e não quer que o modelo anterior seja descontinuado. Mas veja que contradição: se vier um novo iPhone super diferente do anterior todo ano, a necessidade de trocar de aparelho todo ano será maior ainda, e todos vão reclamar ainda mais da obsolescência. Uma coisa boa da evolução paulatina dia iphones é que mesmo hoje o iPhone 4S é um aparelho super atual.

        E você pela jeito não acompanhava a Apple antes do iPhone e não acompanha a empresa em sua evolução nos computadores. A quanto tempo existem notebooks com tela Touch, retrateis, dobráveis, com sensor de impressão, tela 3D, subwoofer, etc. E olha os Macbooks -- a quantos anos “mais do mesmo” e sem grandes revoluções. O mesmo digo sobre desktop Mac e até sobre o OS X.

        Desde sempre a Apple foi assim: cria uma nova linha de produtos (tipo criou MacBook Air) e depois só vai evoluindo aos poucos. Se você parar pra prestar atenção a Apple nunca foi tanto a Apple como agora. Simplicidade acima de tudo, tanto no hardware como no software. Dai a ausência de 500 funções novas a cada novo aparelho ou atualização do sistema.

        Se você é uma pessoa que gosta de novidades, gosta de tudo novo em seus aparelhos a cada semestre, nunca devia ter aderido a Apple. Nos desktops e notebooks a Apple sempre foi muito quadradona e conservadora e se, focando na simplicidade e qualidade do hardware. Escolhendo a dedo cada função que estaria ou não presente nos Macbooks e iMacs mesmo no mercado desde sempre existindo todo tipo de estripulia (nos anos 2000 já existiam notebooks dobráveis e com tela de toque, e com biometria).

        Sua decepção com a Apple ao que parece é que você finalmente se deu conta que o forte da empresa é a integração e a estabilidade e não o poder de mudar compketamente toda a sua linha de produtos todos os meses.

        Pense um pouco sobre isto.

      • Lui says:

        Realmente, isso aí foi uma cagada de marca maior da Apple. Descontinuar um aparelho de 1 ano. Eu estava considerando seriamente comprar um iPhone 5 por volta do ano que vem(antes disso não tem como, é caro demais para mim), mas agora vi que vou ter que ir com o 5C de plástico e obrigatoriamente colorido. Fora o iOS 7 que destruiu o lindo visual do iOS 6.

  27. Dito says:

    Da minha parte acho um absurdo que a Toyota não inove e me atenda como eu gostaria em seus carros. Também não gosto da falta de criatividade e inovação nas televisões Samsung. É sempre mais do mesmo!
    Por favor, não é! Companhias tentam agradar a maioria. A Samsung e a Toyota são as primeiras em telefones e carros exatamente por isso!
    Eu, por exemplo, acho que meu iPhone 3GS me serve muito bem…

  28. Gustavo says:

    Izzy, nunca comentei aqui, mas já faz um tempo que eu vejo você reclamando do iOS (inclusive antes de comprar meu iPhone já te via reclamar do wifi do seu) e queria expôr o que eu penso. Espero que você leia com carinho toda essa porra. Todas as grandes empresas de celulares vivem de vendas, elas precisam fazer um modelo novo de celular pra colocar no mercado, ser novidade e lucrar. O que você tem que se perguntar é: eu preciso realmente do novo modelo do iPhone? Ou, sei lá, do Galaxy, whatever. Tenho amigos que ainda tem o iPhone 4 e estão satisfeitas. E desculpa Izzy, adoro você cara, mas o título do seu post não atinge teu público de maneira nenhuma! hahaha o iPhone aqui no Brasil é extremamente caro, um luxo que nem todo mundo tá disposto a pagar, principalmente no caso do 5C, que ficou com estereótipo de iPhone dos pobres.
    Enfim, o que eu quero dizer é que não tem mt pra onde correr, enquanto nenhuma empresa vir com uma grande novidade, a Apple, a Samsung vão continuar estagnadas. Até lá vamo de iPhone 5 mesmo, porque a vida não é leitor biométrico e MUITO menos foto com som (wtf????)
    Abçs

  29. Eduardo says:

    Primeiro de tudo, escreve direito: “SÃO vocês que financiam essa merda”. Mano para de ser chato, vc parece um “mariquinha” que reclama de tudo no Twitter sempre que tem um problema com seus gadgets. Sabe oq vc faz? Compra um Galaxy S4 com Android e se arrepende dois meses depois e volta pro iOS com o rabo entre as pernas, mas seja homem de assumir que voltou pro iOS.

  30. Michel says:

    Izi,

    Descordo plenamente de você, o que você está esperando já encontra em outras plataformas, fazer hardware e software um para o outro é pra poucos. O universo da Apple está anos a frente e permanecerá, os produtos e serviços são de longe melhores que os da concorrência. Facilidade de uso, segurança e integração não são importantes para você? Pare de reclamar, ok?