Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Pergunta do Dia ] Que joguinho você ADORA, apesar de não ser muito bom nele?

Postado em 11 March 2014 Escrito por Izzy Nobre 17 Comentários

Antes, uma explicação: nesta nossa internet, eu passei a usar o termo “JOGUINHO” quase exclusivamente após perceber na área de comentários do meu vlog que a galera GAMERZONA HARDCORE LEETPLAYS COMPREI UMA GEFORCE NOVA retorce o cu de tanta raiva, porque vêem o termo como “ofensivo”, ou jocoso.

Então! Existem sempre aqueles J O G U I N H O S que por mais que a gente não se saia lá tão bem, continuamos jogando e curtindo pra caralho por anos. Talvez por muita devoção àquele estilo particular de gameplay, ou talvez por uma veia meio masoquista, às vezes rola que o game que tu mais gosta é o que mais te enraba.

Uma espécie de Síndrome de Estocolmo gamer, talvez?

Enfim. No meu caso, o joguinho que eu adoro mas sempre me fodo é a série Advance Wars inteira.

A série Advance Wars, assim como o caralho segundo o samba-enredo da Unidos do Caralho a Quatro, “ os tempos mais primórdios tá aí“. A franquia nasceu no NES, vulgo Nintendinho, em 1988. Boa parte de vocês nem era nascido. Eu tinha míseros 4 aninhos.

Repare que o jogo é tão foda que com exceção de uma leve recauchutada nas sprites e tal, e uma vitaminada na palheta de cores, muito pouco dos elementos de gameplay mudaram desde aquela época.

Isso é um feito sem paralelo no mundo gamer. Se tu coloca, sei lá, um Mario atual do lado do Super Mario Bros do NES, é bem difícil reconhecer que são a mesma série. Já Advance/Famicon Wars começou tão bem mesmo lá no tão limitado Nintendinho que não foi necessário mudar muito assim nas edições seguintes. Olha o Famicon Wars aí:

wars

Como melhorar perfeição?

A série chegou nas margens americanas em 2001, com o absurdamente clássico excelente Advance Wars do GBA.

No que foi talvez a única cagada da série, ao renomear a franquia cairam vítima daquele negócio de atrelar “ADVANCE” no nome do jogo só porque era nome do console; um negócio beeem típico nos primeiros games daquele portátil.

Ok, tudo bem que isso foi em boa parte pra seguir o padrão do Famicon Wars. E aceito também que essa metodologia funcionou nos títulos “SUPER” do SNES (Super Mario World, Super Metroid, Super Return of the Jedi). Só que repare que isso geralmente (ou sempre) era em casos em que a franquia já tem um nome/identidade bem distintos. Tire o “SUPER” daqueles games e eles ainda tem seus nomezinhos próprios e tal. Tire Advance do Advance Wars e fica só o xoxo “WARS”, que não é nem um nome próprio e tal.

Mas divago.

Advance Wars teve uma continuação deliciosa pro GBA, o Advance Wars 2: Black Hole Rising. Foi possivelmente o que eu mais joguei. Aliás, estou jogando no presente momento, aliás.

Photo 3-11-2014, 8 05 54 AM

E quando deixo o Dingoo em casa, tenho o game no celular também:

Photo 3-11-2014, 8 06 03 AM

E joguei também as versões do DS, Advance Wars Dual Strike (novamente naquela brincadeira de incorporar o nome do console, mas dessa vez ao subtítulo do jogo) e o Advance Wars Days of Ruin — que foi criticado por tentar deixar a série mais “séria”.

Caso tu não manje o jogo, trata-se de um game de estratégia em turnos. Lembra do antigo COMBATE, aquele jogo de tabubleiro lá? Era um pouquinho daquele jeito. Pra trazer prum contexto menos analógico, ele lembra muito o Fire Emblem (que é feito pela mesma empresa) ou os Final Fantasy Tactics da vida.

Eu ADORO jogos de estratégia, seja em tempo real ou em turnos, e Advance Wars virou rapidinho uma das minhas séries favoritas. Imploro mentalmente que a Intelligent Systems lance uma continuação pro 3DS, que eu compraria no ato, apesar de ser um merda na porra do jogo.

(Em minha defesa, o jogo é conhecido por ser bem desafiador)

E você? Que game você adora, apesar de ser horrível nele?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: pergunta do dia

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

17 Comentários \o/

  1. Bárbara says:

    Super difícil escolher apenas um JOGUINHO que adoro e não sou tão boa assim (não que eu seja expert).

    Vou citar dois ou três que fizeram (fazem) parte da minha rotina. O primeiro é Street Fighter IV (fliperama) em que eu praticamente entrava no jogo (inclusive adquiria hematomas durante o JOGUINHO), mas só era boazinha jogando com a Rose; sei lá porquê não me dou bem (ou melhor, me dou super mal) jogando com personagens masculinos.

    O segundo JOGUINHO é Pump It NX Absolute -- que pra quem não sabe é a máquina de dança -- que eu ADORO POR DEMAIS DA CONTA; eu era boa, mas não consegui “evoluir” como era de se esperar; não zerei (ainda), infelizmente.

    O terceiro JOGUINHO é o mais famoso em rede social: Candy Crush Saga; acho que NINGUÉM é fera nessa poha; já cheguei a ficar quase um mês na mesma fase e não consigo parar de jogar essa merda que não leva a lugar nenhum.

    E já que tu falou sobre um jogo mais fodástico, Kid, aproveito para citar um último JOGUINHO que adoro, mas não sou tão boa assim: Tekken (fliperama) -- NUNCA passei de três adversários com um só crédito.

    P.S.¹: Trabalhei em loja de fliperamas, por isso citei tais JOGUINHOS em flipers.

    P.S.²: Só hoje resolvi conferir o Hoje É Um Bom Dia e já estou “apaixonada”. x) Beijo!

  2. Andre Bovendorp says:

    Basicamente todos. Principalmente mobile, ou que leva tempo.

  3. Lucas Zacchi says:

    Sou xexelento -é permitido eu usar essa palavra sem perder pontos de Q.I? Enfim, não sou um bom jogador de Command & Conquer, mas mesmo assim não desisto de jogar aquilo.

  4. Renan de Oliveira says:

    Eu jogo Age of Empires desde criancinha, faz uns 12 anos, eu queria ser bom nele 🙁

  5. Igor Unzer says:

    2600+ horas de Team Fortress 2 e não jogo bem.
    Já fui melhor, mas acho que de tanto jogar, fiquei ruim.

  6. Eduardo says:

    Age of Empires 2. Jogo faz anos, mas não sou muito bom.
    Os outros jogadores sempre conseguem fazer a economia voar e montar um exército mais rapido do que eu.

  7. Neto says:

    De vez em quando, me pego tentando jogar Battletoads & Double Dragon -- The Ultimate Team; Super Contra; Dick Tracy e Punch Out todos do NES e no pc tento jogar o impossível Dungeon Crawl Stone Soup. Acho que estacionei nos anos 80/90 em matéria de jogos. Hj em dia nem jogo muito.

  8. Spuma says:

    He… por incrença que parível, o jogo que eu até hoje tento mas não consigo zerar é Super Mario World. Não consigo passar do terceiro castelo, se não me engano. Um dia, quem sabe…

  9. Ulisses Macedo says:

    Jogos de luta. Acho massa a competição acirrada mas nunca chego naquele nível e soltar combo um atrás do outro. No Street Fighter eu tenho a habilidade de um texugo adestrado.

  10. Vinícius Martarello says:

    Eu sou ruim na maioria dos COD da vida. E tem um jogo de DS em particular que eu amo mas sou um desastre: Elite Beat Agents.

  11. Arnaldo Junior says:

    JOGUINHOS de corrida, como Gran Turismo e F1. Acho bem legais, mas estou longe de ser um bom jogador…

  12. Roberto says:

    Fala, Izzy. Em sua defesa, digo que até a galera do Arena IG chama os videogames de joguinhos, então tá de boa.

    Agora, dois jogos que eu adoro, mas não sou lá essas coisas: Super Street Fighter IV e Gran Turismo 6. Aliás, sempre fui mais fã dos jogos da Capcom do que dos jogos da SNK.

  13. João Felipe says:

    Sou fãzaço da série Contra. Aquele tipo de jogo em que NINGUÉM consegue ser bom nele.
    Também curto jogar HoMM, sempre pulo o tutorial e sempre me fodo.

  14. Miguel says:

    Super Mario World eu sou um lixo.

  15. João marcos restani says:

    Todos .. adoro jogar diversos jogos mas nunca me destaco em nenhum, o máximo q eu chego é em ser razoavelmente bom xD

  16. Angelo Moreira says:

    Tenho varios,mas acho que o maior deles é Cybernator cujo estou tentando mais uma vez zera-lo. Mas este jogo me acompanha a quase 15 anos e só esse ano fiz algum progresso significativo… e agora estou enrascado em uma fase com pouca vida e pouco life… n sei como vencer 🙁 mas ei estou eu tentando até o dia do meu triunfo.