Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Como esse novo espírito de manifestações vai acabar prejudicando o Brasil

Postado em 23 July 2013 Escrito por Izzy Nobre 33 Comentários

morpheus

Em Matrix (que é até hoje um dos meus filmes favoritos, perdendo apenas talvez pra Enfermeiras Safadas 5), o Morpheus dá uma lição importantíssima sobre pessoas alienadas defendendo um sistema que as explora. Eis a a brilhante cena, que eu tenho a impressão de que nunca foi tão relevante quanto atualmente:

E eis a frase chave: “você precisa entender que a maioria dessas pessoas não está pronta pra ser desplugada. E algumas delas estão tão acostumadas, tão dependentes do sistema, que lutarão para protege-lo“.

Num texto recente, confundi os inúmeros leitores que sempre me julgaram um playboyzinho reacionário de direita ao dizer que não apenas apóio a onda de manifestações que está acontecendo no Brasil, como acho que mais importante que os objetivos imediatos dos revoltosos é o efeito dominó que, quem sabe, instile em nosso povo um sentimento de obrigação cívica. O brasileiro é há muito tempo criticado por sua inércia; finalmente, nos emputecemos o suficiente pra tocar a revolta pública que há muito tempo cobrávamos de nós mesmos.

E em tempo de campeonato de futebol, ainda por cima! Daí você tira o quão puto o povo brasileiro estava: nem o pão e circo tradicional serviu pra segurar a onda. Aliás, o “pão e circo tradicional” (nosso futebol mundialmente respeitado) é parte do problema: o preço da Copa do Mundo do ano que vem encabeça a lista de motivos pra se revoltar.

Então. Eu nem parei pra pensar que esse novo espírito revoltoso, que esse novo brasileiro 2.0 que vai pra rua e reinvidica, pudesse ser manipulado para o “mal”. E hoje percebo que minha análise desse novo ânimo manifestante foi muito ingênuo.

protesto

Começaram a estourar manifestações de apoio a empresas de MMN que foram recentemente bloqueadas pela Justiça. Em Brasília, eles fecharam o acesso ao aeroporto.

Ao ver esse tipo de coisa, não consigo NÃO lembrar da cena de Matrix. O que o Morpheus alertou é exatamente isso que você vê na imagem e nos links acima: um grupo tão dependente de um sistema nocivo que os explora, que chegam a levantar a voz para defender o sistema contra seu desligamento.

Não demorou nada pra que gente pilantra cooptasse o novo espírito de manifestações do nosso povo pra divulgar e defender suas safadezas…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: rapidinhas

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

33 Comentários \o/

  1. Alexandre says:

    Excelente texto. Faço a mesma análise da atual modinha de protestos Brasil afora!

  2. Victor says:

    Interessante, mas will it blend?

  3. Felipe says:

    Engraçado eles levarem faixa dizendo que querem trabalhar. Se quisessem mesmo estavam procurando emprego e não brigando pra tentar ganhar dinheiro no mole.

    • Bruno Guedes says:

      Sujeito quer trabalhar recrutando gente pra um sistema se gabando de ganhar dinheiro sem trabalhar.

      Aliás, sujeito que quer trabalhar vai procurar emprego, não protestar às 8 da manhã de um dia útil, né. 😛

    • Felipe Machado says:

      Hahaha

      O mais engraçado é que a parte que você cita “ganhar dinheiro” no mole virou um link para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

      Que beleza

  4. Ezio says:

    Mas apenas uma minoria esta protestando pela (falida) TelexFREE, no Rio ppr exemplo, o protesto ainda é legítimo!

  5. @mos_axz says:

    É interessante também que muitas das propostas são ingênuas. Querer subsidio do governo na passagem, aumentar o valor repassado para saúde e educação, como se o problema do brasil fosse a falta de dinheiro, não o mal gasto do mesmo.

    Pessoal critica governo e pede que o governo fique mais forte para combater a si mesmo. Se de 1 bilhão entregue, somente 100 milhões chegam ao destino, a solução do povo brasileiro é gastar 10 bilhões naquilo.

    Parece com o pessoal dos sindicatos querendo resolver problema da inflação aumentando o salário mínimo.

    Sinceramente, ao menos antes de protesto virar moda, o número de merdas ditas eram menores…

    Also, achei engraçado o “queremos trabalhar! permita que a empresa que oferece dinheiro fácil volte a funcionar”. Parabéns pelo texto Kid. Sucinto, mas completo.

    • Kojiro says:

      Até hoje não vi ninguém defendendo que a passagem seja subsídia pelo governo, o que os protestos da passagem querem em sua maioria(tirando a galera do MPL, que já se retirou dos protestos) é um preço justo, com a retirada do excesso de lucro das empresas.

      • Tiago says:

        O Movimento Passe Livre lidera os protestos em várias cidades e o objetivo deles é justamente esse: transporte gratuito.

  6. Ruan says:

    Reconheço que as manifestações podem ser algo ruim. Mas também penso que não é tão surpreendente, inda mais porque nós brasileiros nunca fomos de fazer manifestações. Porém acho que o melhor a se fazer é continuarem com protestos, que isso se torne rotina no país e que ganhem experiencia e que isso nos ajude a pensarmos. Assim, TALVEZ, consigamos fazer manifestações realmente valorosas e que influenciem o país.

  7. Roberto says:

    Engraçado não vi pessoas realmente de baixa renda nesta foto. Parecem mais uma classe media que descobriu como ganhar dinheiro (temporário, diga-se de passagem), sem fazer absolutamente nada. Acho que ali ninguém recebe bolsa família.

  8. Diego Matias says:

    Não acho que vale comparar, na verdade não acho que vale separar. Ambas manifestações são legítimas e devem ser defendidas -- mesmo quem foi enganado tem o direito de se manifestar.

    Querer escolher qual manifestação é legítima e qual não é abre margem pra coisas piores.

    As manifestações equivocadas como a das MMN, vão acabar quando as pessoas forem melhor esclarecidas e o caminho pra isso são as manifestações que estão acontecendo pelo Brasil.

    É importante que o brasileiro não perca esse hábito.

    Agora sobre a manipulação… você vai ver isso em qualquer grupo organizado.

    • Lucas says:

      É isso ai, essa galera que manifesta pela TElexfree é mal esclarecida e quer ganhar dinheiro fácil, assim como nossos politicos.
      O importante é ir pra rua ,e com passos vacilantes e lentos como um todo vamos adiante!

      • Felipe Issa says:

        Discordo que sejam pessoas ‘mal esclarecidas’, ao meu ver eles sabem muito bem que a TF é uma piramide, mas como já investiram muito dinheiro e/ou ainda não recuperaram o valor investido, querem que o esquema volte a funcionar, mesmo que isso signifique lesar outras pessoas.

  9. Arthur says:

    Mas essa manifestação da Telexfree foi bem pequena comparada com as de junho e as que ocorreram desde então. Eu me preocuparia pra valer se houvesse uma marcha de 20 mil pessoas em pró da Telexfree, bloqueando a avenida Paulista! hahaha
    Por mais que discorde deles, eles estão no direito de manifestar, essa é a democracia. Sempre haverão pautas legítimas, e outras não tão boas assim.
    Defendo manifestações, desde que o negócio não parta pra anarquia. Democracia pressupõe direitos, mas também deveres!

  10. Thagor says:

    Izzy,

    Creio que esses caras que estão fazendo manifestação defendendo MMN são na verdade a base da piramide, quem verdadeiramente se fodeu nessa historia investindo grana. Se o governo liberar o funcionamento da Telexfree, talvez eles tenham uma chance de passar o prejuízo para frente, saindo da base (e criando outra sem eles).

    • Lucas says:

      Voce falou uma coisa certa.. essas pessoas sao individuos que sao ludibriados, os que estao no topo so terao o trabalho de criar um novo nome ridiculo e inventar uma nova historia.. sao as mesmas pessoas que ganham os maiores premios!! Em todas as empresas!! Tem um cara chamado fabiano montarroyos, ele entra em todas e leva com ele milhares! Ganhou uma lamborghini zerada vermelha.. a galera de recife ta ligada.. pra esse cara e alguns outros isso n é nada.. logo logo esses caras vao inventar outra forma de enganar o povo.

  11. BrunoHe says:

    Quando o cara nasce burro, morre burro.

  12. João Sérgio says:

    sente o nível do que a turma fala rel="nofollow">

  13. Lucas says:

    O que eu gostaria de enfatizar é que o negocio de MMN é um puta de um negocio interessante.. INFELIZMENTE nao pra voce que entrou esses tempos eacha que vai ficar milionario!! Os unicos que realmente GANHARAM MUITO DINHEIRO sao pessoas que ja possuem uma grande experiencia com “marketing multinivel”, à praticam e veem trabalhando com isso por muito tempo! Criando assim, muitos contatos, ,”amizades” de pessoas que pensam e fazem da mesma forma.. entao queridos, nao se iludam e parem com essa MERDA..

  14. Diones Reis says:

    Volta e meia acontece uma manifestação destas no Acre, aonde acredito que boa parte da população está amarrada com esta picaretagem.

    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/07/manifestacoes-da-telexfree-mudam-rotina-e-dividem-opinioes-no-ac.html

    Com a piora da situação econômica, (que na minha opinião vai acontecer até o final de Outubro), corre o risco de um Estado da Federação imitar a Albania de 1997.

  15. E aí, Quide! Saudade dos seus textos. Esse foi curtinho, nem caracteriza como texto quase. 🙁 Textos como a Saga da “Suspensão” (título que eu mesmo bolei pra compilação” são simplesmente sensacionais! Volte a escrever mais!

  16. André says:

    Não vi coerencia no texto pq os “manifestantes” da Telefree não tem absolutamente nada a ver com o pessoal que fez as manifestações contra a corrupção e tal.

    Um grupo não tem nenhuma relação com o outro.

    • Izzy Nobre says:

      Mais uma vez você não entende a porra do texto. Um texto do HBD não está completo sem você fazendo um comentário típico desses 🙂

      Não falei que um grupo tem “relação” com o outro, falei que… ahhhh, deixa pra lá. Se você não entendeu um texto curtinho desses, tentar explicar de novo é perda de tempo.

  17. João Sérgio says:

    bora rir um pouco mais rel="nofollow">

  18. Leo says:

    Agora tudo é manifestação… outro dia vi peão fechando bilheteria de show em protesto contra o preço alto de ingresso.
    Vei… brasileiro entende tudo errado…

  19. Gley Riviery says:

    Só acrescentando que, se no Brasil o governo é de esquerda, então apoiar os manifestantes é coisa de direita, seu playboyzinho reacionário.

  20. Dhix says:

    Izzy, vc disse no twitter que tinha uma explicação de porque a maoria das pessoas que entram nesse esquema são cristãos. Qual é o seu ponto de vista?

  21. Eduardo Lima says:

    Excelente análise, mas o pior nem é isso, pelo que estou vendo essa modinha revoltada está gerando ódio, muito ódio entre pessoas que são pró ou contra alguma coisa, por exemplo os direitos dos homossexuais, se as coisas não pararem, haverá cada vez mais agressões em manifestações. Ódio político, religioso, homofóbico,regional, parece que abriram a caixa de pandora aqui no Brasil.

  22. A vida imita a arte. Será mesmo?…

    Mas será que esses ípsilons semi-aleijões também seriam tão vagabundos a ponto de interditar uma rua e fazer um protesto super idiota envolvendo a incrível quantidade de 60 pessoas (o que faz a falta de uma pia de louça suja para lavar)?…