Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Esculhambação no Facebook

Postado em 28 November 2011 Escrito por Izzy Nobre 13 Comentários

Nos últimos dia eu vejo muitos amigos reclamando no tuíter e no Facebook sobre uma suposta bagunça que seus colegas andam fazendo no Facebook.

O que acontece é que além do hábito irritante de dar “share” no Facebook em tudo que é imagem “engraçada” que encontram por aí — essencialmente transformando o Facebook numa filial do 9gag –, a galera anda compartilhando também imagens gráficas de abuso de animais. Pra “conscientizar”, supostamente.

Mano, por que tanta gente não sabe usar o Facebook…? Eu até já me acostumei com os convites de “evento” que são na verdade promoções ou alguma coisa mais inútil ainda. Ou empresas abrindo perfis pessoais. Ou gente me marcando em foto que não tem nada a ver comigo. Ou nego respondendo “ensino médio completo” quando o site te pergunta onde você estudou.

A porra do site tem interface em português. Qual a desculpa?

Pra te ajudar a mensurar a retardadice dessa galera, olha só que incrível: tanta gente põe “completo” no campo que pergunta a sua alma mater (olhaí, hoje tu aprendeu um termo bonito aqui no HBD) que isso provocou o seguinte “bug”:

POISÉ: “completo” é tão utilizado pra definir a escola que a pessoa cursou que o Facebook reconheceu o termo como uma escola. Clica aí, descubra quantos amigos terminaram o segundo grau na “completo” e morra de vergonha.

Mano, não dá nem pra ficar com raiva dum indivíduo desses; é como observar um sujeito que nasceu sem braços tentando limpar a bunda.

Mas um negócio que me irrita mesmo é o hábito, como falei, de transformar a página principal do meu Facebook numa extensão de tudo quanto é site “engraçadinho” dessa internet maldita.

Quando eu entro na porra do Facebook, é pra ver o que meus amigos estão fazendo, ou dizendo, ou comendo — tanto literalmente como figurativamente, graças aos uploads de fotos de restaurante e mudança de status civil de “solteiro” pra “em um relacionamento”. Essa é a função do site.

Em vez disso nos últimos meses eu abro a porra do Facebook e penso que digitei “9gag.com” sem querer. Quando eu notei que tinha que dar scroll por vários minutos até achar conteúdo realmente relevante para o propósito do site, me deu agonia. Saí dando unfriend em um monte de gente, pra reestabelecer uma proporção saudável entre sinal e ruído.

E vou me abster de comentar sobre comunidades como a “Risos no Face”, porque isso daria um texto inteiro.

Esta desgraça tem 219370 "fãs". A página do Monteiro Lobato tem 1200.

Eu tô ligado que alguns argumentam “ahhhh mas se não fosse pra compartilhar essas coisas, não existiria a opção de compartilhar!”. É o argumento de uma tia velha rebatendo a crítica aos seus .PPS. “Se não fosse pra mandar isso, a Microsoft não teria embutido a função de enviar por email mimimi”.

É isso mesmo que eu estou falando: vocês são tudo umas tias velhas repassando tudo que vêem pela frente e cagando a função real da ferramenta.

O problema real é que quem faz isso talvez não pare pra pensar que não se trata de uma ou duas ou três pessoas fazendo também. É TODO MUNDO FAZENDO JUNTO que cria a massa crítica em que essa merda se encontra.

Isso é igual jogar lixo na rua. Quem faz isso é porque pensa que uma pessoa só fazendo não causa tanta diferença. O que acontece é que quando TODO mundo pensa assim, resultando em ruas completamente emporcalhadas.

E o que é pior — isso acaba funcionando como incentivo pra que outros façam o mesmo. Assim como uma calçada cheia de entulho faz o sujeito se conformar em jogar a latinha de cerveja ao meio fio em vez de se incomodar em caçar uma lata de lixo, uma timeline toda poluída com essas merdas acaba reforçando a impressão de que o Facebook é pra isso aí mesmo.

É um círculo vicioso.

É o que está acontecendo com o Facebook. O problema não é uma ou outra pessoa postar esse tipo de coisa (afinal, a função de compartilhar coisas no Facebook é pra isso mesmo). O problema é que o comportamento é generalizado e o FB acaba virando uma filial desses sites “engraçadinhos” que proliferam como o vírus da herpes na internet brasileira.

Eu gosto de rage comics. Eu gosto do 9gag, gosto de rir. O problema é que quando quero visitar o 9gag, eu vou no 9gag. Quando quero me conectar aos meus amigos, vou no Facebook. E vocês tão tornando a porra do Facebook um site redundante.

Vou começar a deixar mensagens pros meus amigos nos comentários do Ñ.Intendo pra ver se vocês gostam.

Falei sobre isso no meu vlog também, ó

Concorda? Discorda? Me segue lá no twitter e me diz o que você acha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Retardados

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

13 Comentários \o/

  1. Wallacy says:

    Por que tanta revolta? É só respeitar os gostos e diferenças de cada um. Não vejo nenhum conteúdo no que escreveu, claro, a não ser esses terríveis e primários erros de português. Deveria ter vergonha em querer causar falando do comportamento alheio! Estuda mais um pouquinho e lembre-se que se escreve para as pessoas lerem, deve ter um pouco mais de responsabilidade com a gramática, ou você acaba se tornando um perfeito idiota… Como o fez!

  2. Mari says:

    Agradeço esse texto ! Vou compartilhar no meu face pra ver se amigos ( q estão bloqueados entendam o que é Facebook .. Eu me arrependo amargamente de ter convidado certos amigos que nem sabiam o q era Facebook pro mesmo .. Triste de se ver e fico sem graça de falar que eles só compartilham lixo e o pior que nāo é um scrap engracadinho com Frase de efeito , sao varios .teu blog é muito maneiro parabens

  3. Helio says:

    Wallacy

    Você deve ser um dos que fazem do facebook o 9gag.
    Panacão mesmo.

  4. RL says:

    Texto foda. O facebook virou uma rua pós um bloco “whatever” no carnaval…

  5. Tatiane Galdino says:

    Sinceramente ? Não adianta dizer isso para mentes atrofiadas,vulgo compartilhadores frenéticos de 9gag. -P

  6. Felipe says:

    Facebook, serious business…

  7. Olavo Marques says:

    Você fala sobre “saber usar o facebook” mas parece que nem você sabe usar muito bem. Basta clicar na setinha pra baixo (do lado direito do post do amigo chato) e lá você terá várias opções sobre o que quer receber daquela pessoa, incluindo “Somente atualizações importantes” (que é, provavelmente o que te interessa) e “Cancelar Assinatura” que faz todos os posts da pessoa simplesmente sumirem do seu feed. Sem unfriend, sem mágoas, e seu feed limpo do jeito que você queria.

  8. EliasCooper says:

    vc está extremamente certo, APOIO sua opinião afinal eu também acho que facebook não é pra isso !