Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Pergunta do Dia ] Que app relativamente desconhecido você usa a mais tempo?

Postado em 4 September 2013 Escrito por Izzy Nobre 70 Comentários

Lá pros idos de 1998 ou 1999, eu fuçava a internet inteira procurando joguinhos freeware que pudessem ser jogados em multiplayer — de preferência, online. Nessas caçadas eu encontrei o Brainchild Design, uma produtora independente que fazia joguinhos de computador que creio plenamente ter sido o único brasileiro a conhecer.

Um dos joguinhos da empresa chamava-se JUMP ‘n BUMP. Eu poderia descrever o jogo, mas deixarei que um vídeo do youtube faça isso por mim.

Como você pode ver, o jogo é mega simples — até quatro jogadores dividiam o teclado controlando coelhinhos bonitinhos que pulavam em cima uns dos outros, explodindo e pintando o cenário com 5 vezes o volume de sangue que aparentam ter.

Eu ficava jogando horas com meu irmão, enquanto minha irmã assistia (ela era muito novinha na época pra manjar como se jogava) e explodia de rir cada vez que um coelhinho morria. Um amigo não podia ir lá em casa sem jogarmos algumas — várias –hilariantes rodadas de Jump ‘n Bump.

Algum tempo depois descobri que dava pra criar novos levels no jogo de forma bem rudimentar — criando imagens no paint, redimensionando pro tamanho aceitado pelo jogo, e em seguida editando uns codigozinhos num arquivinho TXT (pra indicar ao jogo que partes da imagem do cenário eram água, que partes eram gelo, que partes eram terra normal, etc).

O MS Paint da época não redimensionava imagens muito bem (aliás, mesmo hoje não é essas coisas todas). No fórum do jogo, a sugestão: Irfan View. Baixei o programa.

irfan

Usei o Irfan View pra fazer meus levels no jogo (de repente ainda estão lá no site da produtora, depois procuro direitinho), e acabei me acostumando a usar o app pra redimensionar qualquer imagem. Parei de jogar o game, mas com a blogagem veio outra necessidade de redimensionar fotos.

De lá pra cá se passaram quinze anos e continuo usando este aplicativo. É sempre um dos primeiros que instalo quando formato ou compro um PC novo, inclusive.

Tem algum app obscuro aí que você usa há MUITO tempo? Me diz qual!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Sem categoria

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

70 Comentários \o/

  1. Nina says:

    Winamp. Mas nem sei se é tão obscuro assim.

    • Thiago Buccos says:

      Verdade, gostava muito dele. Usei muito antes de migrar para OSX em 2008.
      Pena que a versão para Mac na época não chegava perto da para Windows e consequentemente me acostumei depois com iTunes.

  2. Gustavo says:

    Só usei o Irfan view por algum tempo, tenho um amigo que sempre usou esses programas obscuros.Nesse momento não me vem a cabeça nenhum programa pouco conhecido que eu tenha usado.

  3. durante mais de 11 anos usei o winamp, mas semana passada começou a dar uns problemas estranhos com um plugin, ai estou usando o itunes e achei bem legal. Também uso o firefox desde a versão 1.0, acho q tem uns 9 anos já…

  4. Heitor says:

    eu uso o AIMP pra escutar música, é parecido com o Winamp, mas eu acho que não é tão obscuro

  5. Luiz F. says:

    foobar2000. Com os plugins certos e configuração correta, é o melhor player que existe.

    MacType -- um programa maravilhoso que substitui o renderizador de fontes do Windows (ClearType) para um semelhante ao do Mac OS/iOS. É altamente customizável, as fontes ficam mais desenhadas e suaves, igual num Mac.

  6. Gara says:

    Eu tinha a mania de usar o Winamp 2.95 (ele roda até no Windows 95).

    Meio que fora do assunto, mas o JezzBall é de 1992 e roda até hoje no Windows 7.

  7. Cristiano says:

    Uso o FreeCommander no lugar do Windows Explorer desde 2005 eu acho (http://www.freecommander.com). Também uso o irfan view, geralmente pra recortar imagens e fotos. Usei por muito tempo o keynote pra anotações, textos, listas, mas já foi substituído pelo evernote por causa da óbvia vantagem da nuvem (http://www.freeware-guide.com/OldGoodFreeware/Keynote.html).

  8. Eduardo says:

    Não sabia que o IrfanView era obscuro. Na época, achava que era até bastante popular. Ah, “a mais tempo” x “há mais tempo”… Acho que você está há muito tempo fora do Brasil…

  9. Kojiro says:

    Hoje em dia já é bem famoso, mas quando comecei a usar o VLC, ele era bem desconhecido, e tinha uma interface pior e mais minimalista que a de hoje em dia, tudo por que na epoca de internet discada ele me permitia ver o video antes de terminar de baixar e me permitia saber se ele valia a pena ou se era o video certo.

  10. Um que uso a anos, com design tosco mesmo, de Win95, que não é tão conhecido assim é o SpaceMonger.

    Ele é muito leve, vai no pen drive, não precisa ser instalado, e serve para mostrar em caixas quais são as pastas que mais ocupam espaço no PC. Muito útil, nunca precisei procurar um substituto pra ele nesta tarefa.

    • JB says:

      Putz! Tirou a minha chance de falar primeiro. Uso sempre desde que descobri. O engraçado é ver que os caras lançaram anos depois uma versão paga que nunca fez sucesso. Spacemonger é rei!

  11. Giuliano says:

    Uso o IrfamView pra imagens, Aimp2 pra ouvir música. SharpDevelop pra brincar com .Net. E pra finalizar, WinSplit Revolution para organizar as janelas abertas.

  12. MatheusKS says:

    O meu app “obscuro” é o Code::Blocks. É uma IDE (editor de texto, compilador e debugger) para a linguagem C++.

    A galera aí falando de WinAmp… Eu uso VLC (obrigado Linux!) para ouvir minhas músicas, assitir vídeos e outras coisas -- ele roda de tudo.

  13. Eddie says:

    Eu usava um programa chamado Thumbs para editar e redimensionar fotos, mesmo para catalogar fotos.

    Ele ainda existe (http://www.cerious.com/) mas acho que muita gente desconhece.

    Excelente programa…

    Deixei de usa-lo quando passei a trabalhar só com Mac … mas eu recomendo.

    • Fábio says:

      Thumbs! Eu usava essa bagaça! Parei de usar com o WinXP, porque ele já tinha visualização de miniaturas embarcado. Mas é bom saber que ainda “existe” (existir no sentido de estar sendo mantido), vou baixar já já.

  14. Tommy says:

    Eu utilizo no trabalho um programa para me lembrar das coisas (agenda) bem simples e funcional: Agenda.exe Não existe nem menu de Sobre.

  15. Lucky says:

    Elifoot. Jogo até hoje no PC e iOS.

  16. Glauber says:

    Eu uso o system explorer. Muito útil para gerenciar os recursos e processos do sistema.

  17. Anderson says:

    eu usava o ACDSee (visualizador de imagens, parecido com o Irfan) até recentemente… quando troquei pro Windows 7, parei de usar… mas sempre instalava quando formatava o PC… era bom pra ler os meus scans…

  18. Também uso o foobar2000. Depois de usar o WMP, o iTunes, o AIMP e vários outros players, eu finalmente encontrei um que me agradou. É uma pena ser um programa desconhecido pelas pessoas.

  19. Gregório says:

    Quando eu tinha mac utilizava muitos softwares que nunca tinha ouvido falar até então. O já citado VLC era um deles, mas depois eu vi que não era tããão desconhecido assim.

    Agora garanto que a maioria nunca ouviu falar do Sequential (para ler HQs e eBooks), do UnRar (arquivos rar) e do Jubler (edição de legendas).

  20. JB says:

    Tem um chamado UpTime que mostra o horário em que o computador esteve ligado, inclusive o que aconteceu antes de você instalar o programa (dia desses descobri a mágica).
    Descobri há uns anos atrás, mas perdi o executável e nunca mais encontrei de novo. Só achei outros muito complexos e que não mostravam o que eu precisava.

  21. Lucky says:

    Quem responder Internet Explorer tá mentindo.

  22. DoAssogue says:

    Notepad++ é obscuro? Se for é esse já que o Irfanview você já citou!

  23. BrunoHe says:

    Todos os meus apps são padrões e famosins, o mais diferente é o meu player. Nome eh GOM Player.

    Vcs com ctz podem me dizer se eh obscuro ou não.

  24. Matheus says:

    eu uso o Floola para gerenciar o meu ipod. Mil vezes melhor que o iTunes e com muitas funções extras interessantes (como passar coisas do ipod pro pc). Recomendo fortemente, diga-se de passagem.

  25. Mike says:

    Evilplayer…- um player simples e leve
    PrtScr 1.7.0.0- print fácil leve
    Rainmeter..- para adicionar relogio no desk
    xpadder..- não uso mouse então utilizo ele para configurar meus joysticks
    Types 2.11- modificação de ícones
    Tuneup- não tão desconhecido, mais customização, temas e ícones do sistema.
    http://oi43.tinypic.com/wjvyn6.jpg
    Isso é tudo que consigo lembrar por agora..

  26. Thiago says:

    Eu n chamaria de obscuro, mas sim “ultrapassado” ACDsee Classic, ainda axo o melhor prog pra ver fotos e Winamp (versao atual) pra musicas.
    Jogo antigo q ainda jogo hoje: DotA (WC3).

  27. João Ricardo says:

    Há algum tempo utilizava o gdipp para suiavizar as fontes do Windows. Então descobri o mactype que faz o trabalho muito melhor, instalo em todos os PCs que posso. Recomendadíssimo.

  28. kahnm says:

    downloadhelper.
    sempre usei ele pra baixar videos, acho que des de sempre.

  29. Blyter says:

    Tô usando o Windows 8…ele é bem desconhecido para os criadores de software.

  30. Fábio says:

    Eu uso o Stardock Fences, desde a versão beta. Ele é excelente para organizar os ícones do desktop. Uma pena que a versão atual (2.0) resolveu deixar de ser free, mas em todo PC que trabalho instalo a versão 1.0. Prá mim um essencial.
    E tem também um programinha de captura de tela que eu mesmo fiz. Esse eu garanto que é obscuro, até esses dias atrás só eu tinha! Só recentemente passei para alguns colegas de trabalho.

  31. Leonardo says:

    Uso há muitos anos e recomendo o Unlocker (http://www.emptyloop.com/unlocker/), para excluir/mover aqueles arquivos teimosos.

  32. Gilmarzinho says:

    BeyondPod, pra ouvir podcasts hehuahua
    Té.

  33. LuizCMS says:

    Uso o Quintessential Player como tocador de mídias, desde.. sei lá, 2003..

    Na época que comecei a usar, fiquei muito impressionado com o campo de busca que ele oferecia, e desde então uso ele.

    Não gostei muito da versão 5.0, fico com a 4.51!

  34. Wendell Oliveira says:

    Instalo sempre o FilZip (!) nos meus computadores, pois ainda acho um software bem leve e que cumpre bem suas funções.

    Outro software que uso pra redimensionar imagens, no estilo do IrfanView é o EasyThumbnails.

  35. Danilo Lion says:

    Irfanview foi um dos meus melhores achados até hoje….

    outro que pode te ajudar muito é o Gadwin -- Print screen …..ele permite selecionar que “parte” da tela você quer dar print e pode já salvar direto como jpg. (além de ficar no “ctrl + v” do pc…. muito util Izzy!

    Conheço também o adolix pdf (junta e separa pdf’s e suas paginas….)

  36. Elis says:

    Nossa, eu sou a mais mainstream de todas. Só uso os softwares e apps mais conhecidos. Mas achei boas dicas aqui.

  37. Jean says:

    Uso o Xara X pra mexer com imagens.
    Cria vetores, desenha importa e exporta jpg e PNG, redimensiona, coloca sombra, transparencia, e é simples, sem layers, sem recorte, sem nada. Uso desde 2001 🙂

  38. Adolf says:

    Todos os programas que uso são MAINSTREAM.

    Mas voltei a jogar agora uma coisa linda de Deus de 2001 chamado Capitalism II. É bem desconhecido, e, assim como eu, a maioria dos que conhecem compraram pensando se tratar de algo como SimCity.

    • Capitalism 2 é bom pra caralho. Já devo ter jogado mais de 500 partidas. Engraçado que é um jogo extremamente versátil. Voce pode escolher ir pela dominação pelos produtos eletronicos, desenvolvimento tecnologico, mercado de ações…
      Joguei muito o Cap 1 mas o 2 conseguiu ser ainda mais completo.

  39. Cassius says:

    HAHAHA que maravilha. Eu uso o IrfanView também, até hoje. Devo ter descoberto ele em 2002, por querer redimensionar imagens para a web e ter uma mpaquina lenta. É, de fato, o primeiro programa que eu instalo cada vez que formato o PC e não consigo usar/visualizar imagens com outro programa a não ser esse. A melhor versão é a 3.75, que sempre instalo.

  40. Dayane says:

    Izzy nunca pode simplesmente jogar alguma coisa, sempre tem que criar as próprias fases e técnicas.

  41. William says:

    O irfanview é um programa bem conhecido, uso ele a mais de 10 anos pra abrir arquivos PSD e outros que o padrão do windows não abre.
    Outros programas desconhecidos que usei muito, e que só não uso por não funcionarem no windows 7 são o netants, melhor gerenciador de downloads que ja existiu e um joguinho chamado colocou, um jogo em que voce era um astronauta, ele tem gráficos bem toscos, mas eu adorava a “liberdade que o jogo me dava”

  42. Enkidu says:

    Ainda uso o sonique (music player).
    Não sei por que, gosto muito dos plugins dele, e o visual é muito foda.
    Uso a mesma versão que usava em 1998, a cada novo computador, uma cópia do installer é transferida.

    • Izzy Nobre says:

      Eu gostava do Sonique porque ele tinha a função de “acelerar” as músicas. Passei alguns meses ouvindo exclusivamente versões tico e teco das minhas músicas favoritas, sério.

  43. Thiago Buccos says:

    Ainda uso o IRC e de vez em quando entro em meu ICQ, este último não tão obscuro 😉

  44. @mifaell says:

    Como eu escuto música o dia inteiro, eu uso dois app essenciais.
    Mp3tag, quando alguns cds copiados pelo iTunes não vem com as tags certas, ele edita tudo de uma música/álbum em segundos.

    Caesium, para reduzir o tamanho das fotos drasticamente, mas com uma boa qualidade a olho nu.

  45. Noob says:

    Tasker, tem um botao de record que grava tudo que vc faz no pc ate apertar stop, mexer o cursor, clicar, digitar e tal. usava pra upar num jogo a tosco ai que tinha que ficar clicando tda hora, gravava o mouse indo ate e clicando e deixava repetindo na velocidade maxima e foda-se

  46. Izzy meu amigo,
    Você que é das antigas, (tempos de DOS e Windwos 3.11) com certeza deve ter conhecido, o melhor e mais fantastico programa de todos os tempos, o sensacional, maravilhoso e tudo de bom

    XTGOLD

    Com esse porgrama fazia TUDO, descobria os passwords dos jogos que na época não eram tão bem criptografados, fazia print da tela, deletava de uma forma a não deixar rastros (PRUNE) descompactava e compactava arquivos, mudava atributos dos arquivos, protegendo deixando invisivel….
    Esse fantástico programa na época onde ainda rulava o DOS era A FERRAMENTE.

    Por isso XTGold, vou sempre guardar em meu coraçãozinho sua linda tela azul.

    Raphael

  47. m. says:

    7Zip, mas não sei se é tão desconhecido assim. Descobri como uma alternativa ao Winrar e Winzip.

  48. Arthur Malaspina says:

    Nem é obscuro pra quem curte quadrinhos, mas é pras outras pessoas. Uso o CDisplay há MUITOS anos, melhor programa pra ler HQs no PC.

  49. Camilo says:

    Virtualdub é obscuro?

    Uso há mais de dez anos.

  50. Sim says:

    AlwaysMouseWheel

  51. Filipe says:

    Eu uso o unified remote full. Ele transforma o celular numa espécie de controle para o note. Tem alguns controles específicos para alguns programas (Chrome, alguns media players, etc)

    Também uso o pushbullet. Ele sincroniza as notificações do celular no computador. Ele mostra como uma notificação do google chrome (Naqueles cartões, estilo google now) Também permite compartilhar links, anotações e arquivos entre o pc e o cel. Também permite que vc envie esses mesmos itens para o celular de amigos em forma de notificação.

  52. Lucho says:

    O meu software para leitura de feeds. Ele se chama FeedReader.

    Não só é obscuro como é antigo. A versão mais atual desse software é datada de 2009 (!!!!!).

  53. Mariano says:

    O programa mais desconhecido que eu uso se chama dosvox, um aplicativo da UFRJ. É gratuito, e cria como que um subsistema dentro do Windows,
    perfeito para várias coisas. Leio emails, vejo feeds, navego na net, jogo games, gerencio pastas e arquivos, tudo por ele. Sua interface não é tão boa
    mas os amigos entenderão o por quê. Nele é possível ler emails, por exemplo, estando bem distante do PC. Ele fala, também. Eu não uso a versão oficial
    mas uma alternativa, em http://www.dosvoxalternativoblogspot.com conheçam, programadores! Ele tem um automatizador, permite a criação de aplicativos na
    plataforma, é ótimo. Nesse momento mesmo, escrevo através dele. Tem editor de textos, telefone, muita muita muita coisa. Conheçam mesmo, vão gostar!
    E o melhor, grátis e de código aberto! É um programa de cegos, mas não faz mal que qualquer um pode usar e tirar proveito.

  54. Vinicius Domingues says:

    Um program que uso e é umas das primeiras coisas que instalo num PC recém formatado é o ENSO Launcher, que ao apertar capslock eu digito “Open youtube” ele abre o youtube, você pode fazer com sites, arquivos e pastas, tem outras funções mas não uso tanto quanto OPEN e usar qualquer PC que não tenho eu me sinto lesado e apesar de ser de 2006 tem uma ótima interface, minimalista before it was cool!

    Outro que é menos recente mas mais obscuro é o SyncToy, programa com interface simples, mas que sincroniza pastas entre 2 PC diferentes pela rede local, inclusive uso pra sincronizar a pasta de comandas criados para o ENSO launcher, chego da faculdade ligo o notebook e os arquivos modificados já estão no PC, tipo um DropBox mas que não depende de upload e sem limite de tamanho!