Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

E o iPad, ein?

Postado em 11 June 2010 Escrito por Izzy Nobre 50 Comentários

Então, foi o seguinte.

Tarado por tecnologia como sou, eu sabia que era uma questão de tempo até comprar o iPad. Mesmo naquele texto sobre ler quadrinhos no netbook (que muitos de vocês com aparente analfabetismo funcional interpretaram como uma menosprezada pra cima do aparelho, o que definitivamente não era o caso), eu admitia no último parágrafo que acabaria comprando o troço.

Se bem me lembro, quando redigi aquele post eu nem tinha tocado no bicho ainda. O iPad só foi lançado aqui no Canadá no finzinho do mês passado,  e as correrias relacionadas à mudança não me permitiram ir lá dar uma olhada no troço. Finalmente houve um motivo maior pra ir ao shopping – cortar o cabelo, acho -, e aproveitei pra passar pela Apple Store.

March 2010 286

A loja tem estado lotada literalmente todo dia. Neguim vem aos montes experimentar o tablet. Apesar de ter 16 unidades espalhadas pra livre acesso dos curiosos, tive que esperar minha vez por quase dez minutos até que um moleque finalmente se cansou de fuçar no gadget e foi embora.

ipad

Comecei a mexer no sistema operacional (que se chamava iPhone OS mas que, já que agora 2 dos 3 aparelhos que rodam o sistema não são iPhones, a Apple mudou pra iOS) pra tentar compreender qual exatamente era a diferença entre o iPad e um iPod touch. Logo de cara a sensação em geral é que o tablet sempre foi a verdadeira “casa” do iOS, e que o iPhone e o iPod touch foram apenas experiências de beta test.

A tela é incrivelmente responsiva e “viva”, as cores são bastante distintas. Ver fotos nele é uma maravilha. Sites carregam com um visual mais aproximado do que você já está acostumado num computador “de verdade”. Webmaster vaidoso que sou, obviamente fui direto ao HBD.

E tirei uma foto antes mesmo que o Safari terminasse de carregar a página:

ipad2

Aliás, o termo “webmaster” ainda existe? Esse termo é extremamente “este site é melhor visualizado em 800×600”.

Enfim. Embora me faltassem motivos pra comprar o aparelho, eu já me encontrava bolando desculpas pra mim mesmo pra sair dali com um iPad debaixo do braço.

Decidi ver os joguinhos, outro fator definitivo. Como devo ter deixado implícito entre os que me conhecem, meu iPhone essencialmente é meu console portátil de escolha. Enquanto meu PSP e meu DS coletam poeira em algum canto esquecido do meu quarto, o iPhone tá sempre no meu bolso por default, e por isso e acaba sendo minha plataforma predileta pra joguinhos móveis.

A unidade demo da loja tinha Plants vs Zombies HD,a versão iPadiana do clássico do PC e iPhone. PvZ é um dos meus jogos prediletos, então cliquei no iconezim automaticamente.

ipad3

Foi o basta. Decidido a comprar o aparelho, consultei meu planejamento financeiro mais uma vez (fica a dica, seu planejamento financeiro é uma das coisas mais importantes da sua vida. Conheça-o intimamente e sempre saiba em que pé está sua situação monetária). As cifras no site do TD Canada Trust – meu banco – deram a luz verde, e alguns dias depois eu voltei e comprei o meu iPad.

Peguei o modelo 16gb wifi. Analisei cuidadosamente a opção do modelo 3G, e acabei optando pelo wifi mesmo. A minha lógica na decisão é que, ao contrário de um celular (que sempre sai com você), um tablet talvez passe a maior parte do tempo em casa, tornando o plano de dados 3G algo que você não usará o bastante pra justificar o gasto.

Expus meu dilema no twitter e meus prestativos seguidores ofereceram uma sugestão interessante – por que não fazer jailbreak (pros leigos: hackear) o iPhone e habilitar a função não-oficial de tether por wifi? Em português isso significa “transformar meu iPhone num router wifi”, que eu poderei então usar pra conectar o iPad à internet.

Eu geralmente não sou muito fã de gambiarra, mas é inegável que essa solução é mais atraente que gastar 150 dólares a mais na unidade com 3G, e outros 35 dólares por mês num segundo plano de dados – pra um aparelho que não me acompanha com tanta frequência que meu celular.

Eu odiava a dependência de wifi nos tempos do meu iPod touch, mas como já tenho o iPhone (que excelente applefag eu estou me saindo ein), o problema não seria o mesmo.

Comprei o de 16gb de bom grado. Escolhi este modelo porque como não colocaria música nele, isso já de cara significava 8gb de sobra. Achei que 16gb deveria dar pros meus filmes, apps e quadrinhos.

Saí da loja com o iPad na mão, feliz da vida.

ipad4

Meu pai também é perdidamente tarado por tecnologia, e assim como eu paquerava à distância a idéia de comprar um iPad. Era um espécie de pacto não-oficial que o primeiro a adquirir o brinquedo informaria o outro sem demora.

Saquei o telefone ainda no shopping e liguei pro véio. Falei que tinha finalmente comprado a porra do tablet. “Caralho, foi mesmo? Que bacana! Pegou qual modelo?”.

“Peguei o 16 giga mesmo”, falei

Ah, uma pausa aqui: se você é do tipo de gente que fala “quatro megas”, “oito gigas”, por favor pare. “Mega” e “giga” são abreviações e como tais, não se pluralizam.

Quando falei isso pro meu pai, ele perguntou por que eu não tinha comprado logo o de 32gb, pelo menos, já que a diferença era apenas de cem dólares – uma quantia insignificante pra quem já está gastando $580. Decidi que tinha realmente sido uma estupidez e volto à loja com o iPad e recibo na mão.

“Eita, já tá devolvendo?” indaga o vendedor na Apple Store.

“É, decidi que foi burrice comprar o de 16gb quando dá pra dobrar a capacidade por tão pouco”.

“É, tem razão” concluiu o carinha “me dá o recibo aí que eu vou lá pegar um de 32”.

ipad5

A caixa com o recibo em cima é o modelo de 16gb sendo devolvido, e a adjacente é o de 32. Catei a caixa, assinei o novo recibo, e voltei pra casa serelepe.

Alguns dias depois, já posso dizer que experimentei essencialmente tudo que o aparelho tem pra oferecer. Amanhã conto pra vocês o que estou achando do tablet até então.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

50 Comentários \o/

  1. @rhobsonv says:

    Não dá pra negar, invejinha… 😀

    Os próximos passos são: comprar um MacBook, deixar o cabelo crescer de novo, pintar as unhas e virar a nova drag-queen do Canadá, viu kidê…

  2. Toshiba says:

    Irado demais.. estou em Vancouver nesse momento..
    E me segurando muito pra nao ir na Future Shop comprar um!

  3. João says:

    Parabéns pela compra!
    Não tenho coragem de sair comprando um aparelho que até então não tive contato.
    O iPad parece ser bem legal pelo que vi, muuuuitas e muitas vezes, pela internet…
    Estou a espera de uma bela review.

  4. @yan_agronomia says:

    Porra cara… Mesmo não falando de todas as funcionalidades dele, me deixou com vontade de comprar um e cada vez mais puto de morar num país subdesenvolvido…
    Acho que vou dar um start no meu projeto engavetado de abandonar o Brasil…
    Afinal não vejo mais vantagem morar aqui, ainda mais que estamos perto de serem dirigidos por mais 4 anos pelo PT e sua trupe…
    Vlw Kid, toda vez que leio seu blog penso cada vez mais que meu lugar não é aqui…

  5. […] This post was mentioned on Twitter by izzynobre and はがね, João ou TocuJapa. João ou TocuJapa said: RT @izzynobre: POSTEI http://hbdia.com/wordpress/2010/06/11/e-o-ipad-ein/ […]

  6. Jrenovatio says:

    Sou mais um com inveja, mas como o iPad não chegou no Brasil, acho que o iPhone 4 ainda vai chegar primeiro, sinto que não será esse ano que compro o iPad. 🙁

  7. Bertim says:

    Amiguinho @izzynobre: ele possui multitask? Abs.

  8. Rafael says:

    Kid, dah uma olhada no game SmallWorld. Eh um boardgame muito bom que foi portado (na verdade estah sendo) pro iPad. A versao atual nao tem AI ainda, mas por isso custa mais barata. Eles estao sempre lancando updates. Vale a pena!
    Abracos

  9. Luiz Tolledo says:

    Isso me faz querer muito um iPad, de verdade.

  10. SuperMarioTopz says:

    Já que você quis dar uma de expertão e tirar uma com quem fala “megas” e “gigas” vou corrigir você. Não é porque são abreviações mas porque são prefixos de ordens de grandeza.

  11. pr says:

    @SuperMarioTopz LOL e vc não sabe escrever “ESPERTÃO” 😀

  12. Bruno Araujo says:

    Roda emulador de Preisteitiom? E de Cegassaturno?

  13. Diego Rato says:

    Muito bacana, mas realmente ainda tenho receio quanto a touchscreen, em um smartphone tudo bem , mas o lance de digitar e jogar na tela, me parece tão estranho, aposto que eu afundo a tela de um desses em uma semana jogando XD

  14. Pior do que gente que fala megaS e gigaS é gente que fala em iTouch.
    Inveja de poder voltar na loja e trocar/devolver as coisas sem precisar de um processo judicial que se arrasta por 3 anos.

  15. Gladiador says:

    Quanto aos megas e gigas, kilo também é ordem de grandeza (kilograma). Você fala “Tenho 120 Kilo” ou “Tenho 120 kilos”?

    Quanto ao Expertâo, tecnicamente, pode ser EXPERT+ÂO, ou pode ser só burrice mesmo.

    Kid, tu não tens curiosidade de ter gadgets com android? Tenho uma puta vontade de ter um tablet mas sou meio receoso com a Apple (depois de experiências ruins com iPods e a necessidade de gambiarras para fazer o que outros gadgets fazem tranquilamente), e penso em comprar futuramente um tablet android.

  16. Porkispin says:

    Cortar o cabelo no shopping?
    gay behavior detected

  17. DaNieL says:

    Nossa qnto paga-pau…hahaha não sei aonde esse pessoal vive, na boa, eu posso tranquilamente voltar e trocar um produto aqui em SP, pelo menos já fiz isso na FNAC 2 vezes, agora se o pessoal compra do Mercado Livre, ai nao posso fazer nada.

    Quanto ao ipad, estou disposto a comprar um, acredito que em no máximo dois meses comprarei um. Só pelo fato de poder assistir algumas séries, usar o MSN e navegar sem complicações já me agrada a ponto de comprar um.

  18. CCCC (Discípulo) says:

    Kid viado, vai morrer com um netbook virado no cu.

  19. Logo tua opinião sobre o Mac irá mudar, Izzy. 😉

  20. NPSTR says:

    Mesma ladainha hein Kid!

    Náo vou comprar, acho uma merda, ou isso é podre, prefiro o que eu tenho… blá blá blá

    Depois olha o Kid aparecendo ai com a parada. ahauhauahuahau

    Anyway

    Ultimamente tenho tido uma certa briga com o meu Windows (hardware conflitando com software no mais alto grau de fiadaputici)o que está me levando a optar por um comp. da Apple brevemente.

    No momento aqui no Brasil comprar um produto apple é algo surreal, não tenho coragem de pagar por um produto, que nos EUA pago quase a metade do valor cobrado no Brasil.

    Em Julho to nos EUA, possivelmente vou olhar um Ipad com carinho.

    Não pretendo usá-lo para navegar e tal, quero pra leitura, filmes e tal.Fico imaginando ler os meus HQ nele. Me falaram que a bateria dura 11horas, isso procede????

  21. Felipe says:

    E o iPhone 4? O que achou dele? Vai upgradear?

  22. Murdock says:

    Cara, eu ainda acho que o iPad foi um equipamento feito sem se saber pra que e com o tempo as pessoas estão dando várias utilidades.
    Por ex, vc falou dos jogo dos zumbis e do fato de usar mais o iPhone do que o PSP e DS porque não anda com eles. E agora, vai andar com o iPad? Blz, vai usar ele mais pra jogar em casa ou no trabalho mas ele é um console? Não…

    Mas, ok, quem sou eu pra falar, acho que fiz merda comprando um N900…

  23. Diego Rato says:

    @NPSTR se o Ruindows tá te dando dor de cabeça, muda pro pinguim rapaz, recomendo o Mandriva com 60 dólares você compra a versão powerpack com todos os programas privados, muito mais completo que qualquer Ruindows, e de quebra ainda usa o mesmo hardware que você possui, ou então se não quiser desembolsar nenhum centavo, baixe a versão Spring, totalmente free, estou escrevendo isso a partir do Mandriva Spring 2010, aqui da empresa, uso e recomendo. e quanto aos Ipad’s da vida, andei vendo uns modelos genéricos com muitas funções que o produto da maçã deveria ter, como um múltiplas Usb’s e modem 3g e wifi em um único aparelho.

  24. Will says:

    Eu só imagino o quide no shopping:poxa,já que a fila pra cortar o cabelo tá grande,eu vou ali comprar um ipad rapidim e já volto.

  25. Gustavo says:

    1a vez que escrevo pro HBD apesar de acessar aqui a um bom tempo! Sou o tipo de pessoa que prefere ficar quieto, se não tenho nada de útil a dizer.

    Comprei o meu Ipad 64gb wifi only na metade de abril. Trouxe de NY. Moro em Abu Dhabi e apesar de 3 dias depois do lançamento americano já ser possível encontrar ele por aqui, decidi comprar direto da fonte e poupar 2500 dirhams (aprox. 1200 reais). =)

    Cara, eu nunca tive iphone nem nada da Apple por pura birra. Achava que o povo pagava pau só pq os produtos são mais caros e estilosos que os das outras marcas, mas resolvi arriscar no Ipad e caramba, ESSA APPLE SABE O QUE FAZ!

    A sensação de segurar a internet nas mãos, a autonomia da bateria, a preocupação com pequenos detalhes, a qualidade dos programas, cara, virei fã da maçã!

    Te recomendo fortemente fazer o jailbreak, usar o cydia e o installous. Desbloqueia usando o spirit, sem esquecer de salvar teu SHSH antes usando o autoshsh. Isso vai te garantir downgrades caso precise.

    Cara, fico por aqui pq tá ficando longo e talvez chato demais. Qualquer dúvida, soh chamar no msn mesmo do email q me cadastrei.

    Abraço de outro brazuca que vive a tempo longe da terrinha!

  26. Gustavo says:

    E me identifiquei com este ultimo post, também sou uma pessoa que não consegue se controlar quando o negócio são gadgets… E também tem várias pessoas me dizendo que pus dinheiro fora, apesar de ser um dos 1os gadgets que to usando todos dias a mais de um mês! 😉

  27. Thiago says:

    Bem,como posso dizer… tecnologia é viciante. A diferença é entre quem pode e quem não pode comprar. E no momento eu não posso! Merda!

  28. @SuperMarioTopz -- Não são prefixos: quilo, mega, giga e tera são ordens de grandeza propriamente ditas. 😉

    @Gladiador -- O correto seria falar e escrever quilogramas. A versão abreviada e no plural, “quilos”, é um vício do idioma falado, que no Acordo Ortográfico miguxês pode ter virado regra escrita.

    </sarcasm]

  29. Eduardo says:

    o que mais me chamou a atenção é a facilidade de trocar produtos por aí. vc simplesmente chegou, falou “dae, quero o outro”, pagou a diferença e levou.

    por aqui você teria assunto pra escrever um post…

  30. ciberdek says:

    Baseado no Iphone que acabei de comprar, acho que o Ipad também será um sucesso.

    Aquela coisa que a Aplle tem de interface pra N00bs, mas que agrada também usuários avançados é uma sacada genial.

    Fora que verdade seja dita, o bagulho tem qualidade.

    A experiencia com o Iphone me mostra que eu compraria um Ipad sem nem pensar.

  31. Carlos says:

    Realmente não entendo essa de falar mal do Brasil. Eu também já troquei mercadorias em diversas lojas e foi tudo
    sem burocracia.

    Boa compra Kid

  32. Gian says:

    Qual será a utilidade do iPad pra você?

  33. Artur says:

    Parabéns, vc é um iFag/applefag completo =D

    Dizae, quando cê vai comprar o iPhone 4?

  34. Aranha says:

    “Eduardo:

    o que mais me chamou a atenção é a facilidade de trocar produtos por aí. vc simplesmente chegou, falou “dae, quero o outro”, pagou a diferença e levou.

    por aqui você teria assunto pra escrever um post…”

    Aqui? Dependendo da loja, mesmo com NF teria assunto pra escrever todo um site, montar um fórum, uma lista de discussão e uma comunidade Hater no Yogurt (Orkut).

  35. Ladislau Neto says:

    Depois conte-nos mais sobre tal aparelho!
    Conte-nos suas aventuras desbravadoras!

  36. thales says:

    uau. 100$ por 16gb. nem parece que a apple vende um produto menor com 160gb

  37. Sanro says:

    Jogos, jogos, jogos!!!

    Fale como ficam os jogos nele… Principalmente os mais nerds de estratégia.

  38. Milson says:

    Vai enfiar essa merda no cu heim fdp!

  39. Eurritimia says:

    O Ipad me faz lembrar uma tirinha do Sieber em que o Estagiário Oséas está usando uma tábua de passar carne embalada em papel alumínio como se fosse um telefone celular.

  40. Kid-Pai says:

    @SuperMarioTopz:
    No caso de informatica as expressões Mega, Giga, Tera, etc, são sim abreviações de palavras completas, como Megabytes, Gigabytes, etc. Essas sim tem um S no final, pois tratam-se de plurais.
    @ Gladiador: A expressão Kilo, em termos de peso é uma abreviação da palavra Kilogramas. O certo seria falar dois kilogramas, por exemplo.

  41. Junior says:

    Um texto como nos velhos tempos. Legal.

  42. Thito says:

    Porque não tem alarme/corrente/cabo de aço segurando esses Ipads? AHAHA

  43. Lennon says:

    jailbreak é muito menos gambiarra que, por exemplo, um emulador de videogame pra pc
    .
    o piru do steve jobs tem q crescer pelo menos mais uns 10 cm pra ele começar a decidir o q eu posso instalar no meu iphone

  44. Eduardo says:

    Já eu, acredito que nunca vou comprar um iPad. Não vejo necessidade para mim ¬¬

  45. Putz, um PSP e um DS pegando poeira jogados no quarto? e eu tentado juntar dinheiro para comprar um DS =/

    Otimo blog e quem sabe eu não compre um iPad tambem =D

  46. Camilo says:

    antes do meu tablet gostaria do meu IPhone 4 de 64 gb : ( pena que ele ainda nao veio …

  47. Shere W. says:

    Se puder dê uma olhada na obra lançada no blog Athan Gene. Claro que se tiver a obra em mãos poderá saber o quanto os estudantes podem aproveitá-la.
    Essa obra foi travada (isso é uma história longa e foi penosa para o autor) por ser literalmente feita (pasme) para provocar eficiência educacional e ser dedicada aos sem-crenças.
    É um front na literatura por preparar estudantes a entenderem como é o gerenciamento de conhecimentos que favorece a aptidão psicológica para a apreensão da Lógica Espacial
    Agradecidamente;
    Shere W.

  48. Dessa vez eu estou a frente do Kid. Estou no Brasil e já estou um bom tempo com 5 iPads aqui. Tudo bem, eu desenvolvo para eles, mas está valendo.

  49. André says:

    Iphone gigante… mais um “brinquedo” pra ter que lembrar de carregar na tomada 🙂