Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

GPD XD, um emula-tudo chinês que é o melhor gadget que eu já tive

Postado em 17 January 2017 Escrito por Izzy Nobre 17 Comentários

Como muitos de vocês sabem, eu sempre fui um grande amante do PSP. Desde a época da finada PSP Brasil, no orkut, eu evangelizava todos ao meu redor sobre o potencial de emulação do portátil da Sony. Carregar no bolso TODOS os joguinhos clássicos 16 bits que eu tanto amava era simplesmente inacreditável. E quando o PSP se tornou capaz de rodar jogos de PS1, então? Eu havia pulado completamente a geração 32 bits, e agora me vi capaz de finalmente explorar a imensa biblioteca do PS1. Que bons tempos!

Meu apreço pelo PSP era tamanho que numa ocasião em que acidentalmente quebrei a tela tentando limpa-la, não vi recurso senão sair correndo imediatamente pra uma loja de eletrônicos próxima e comprar outro.

De lá pra cá, esses nossos sensacionais broders chineses vem fazendo inúmeros aparelhos que se equiparam e até vencem o PSP em sua capacidade de emulação — esse mérito se dá em parte pela adoção do Android como sistema operacional, que torna esses aparelhos imensamente mais versáteis que o PSP. Quem diria que eu, que passei tanto tempo zoando Android e seus entusiastas, viria nele uma imensa vantagem!

Eu cheguei a experimentar com um desses emuladores chineses, o Dingoo A320, que eu resenhei aqui três anos atrás. Aliás, como meus vídeos antigos eram bosta, viu. Isso nunca deixará de me surpreender.

O Dingoo, no caso, me agradava muito pela longevidade da bateria, a possibilidade de liga-lo à TV, e a portabilidade. O LCD deixava um pouco a desejar, com ângulos de visão limitados, e a biblioteca dele era bem reduzida ao padrão PSP a qual eu já havia me acostumado — porque realmente bem, 100% MESMO, o Dingoo só rodava GBA. Além disso, ele usava um sistema proprietário que limitava bastante o desenvolvimento de homebrew pra ele.

Vi vários emuladores portáteis indo e vindo nesses sites chineses e, embora extremamente intrigado, já ter TANTOS aparelhos que emulam limitou a minha curiosidade nestes outros brinquedos. Ficava difícil justificar gastar com um desses aparelhos quando eu tenho não um, mas dois PSPs

Até que veio a GearBest.

gearbest

Como vocês sabem, a GearBest é um desses sites chineses de compra. Há alguns meses, alguém do departamento de marketing deles descobriu o meu canal — suponho que eles fiquem bem de olho em criadores de contéudo brasileiro, visto que brasileiros se amarram nesses sites. Vendo que eu tenho histórico de resenhar gadgets, os caras se aproximaram, perguntando se eu me interessaria em resenhar aparelhos que eles me enviem.

De lá pra cá venho curtido um relacionamento basicamente perfeito com os caras da GearBest — recebo de graça produtos que eu já tinha interesse de obter de qualquer forma, isso me rende assunto pra criar conteúdo pro meu canal, as vendas dos caras aumentam, e vocês recebem recomendações interessantes de produtos às vezes bem desconhecidos. De quebra, eu recebo uma pequena comissão dos produtos que vocês compram através das minhas resenhas.

Ou seja, o mítico win-win-win que o Michael Scott tanto queria. Todo mundo sai ganhando.

(Vale adicionar que, apesar da comissão, eu tento ser bastante honesto em minhas resenhas dos aparelhos. Todas as falhas que eu perceba nos aparelhos serão expostas em detalhes.)

De tempos em tempos eu peço recomendações de produtos pra galera que me segue no Twitter. Sabendo do meu amor por aparelhos de emulação, algum broder (que eu infelizmente não me lembro agora) me sugeriu que eu pedisse a eles um GPD XD. Esse bicho aí embaixo:

gpd xd1

A imagem na tela do GPD XD nessa foto é o launcher TV Launcher. Para os não-iniciados no mundo do Android, um launcher é basicamente um “skin” que você joga em cima do sistema operacional, alterando a aparência dele. Como hoje se enfia Android em tudo que é aparelho, alguns launchers tornam o sistema melhor pra ser usado em hardware que foge do padrão tradicional de celular/tablet — por exemplo, uma smart TV ou setup box.

Experimentei com vários e no final achei que o TV Launcher era o melhor pra um aparelho como o GPD XD. Ele é totalmente customizável; como você pode ver no meu, eu defini como ícones dos emuladores as caixas dos consoles em questão — com a adição do ScummVM fodendo o padrão.

Tela

Foi facinho de configurar, aliás. Procurava imagens no Chrome, e atribuia-as aos emuladores no TV Launcher.

Sobre specs: o GPD XD roda Android 4.4 (bem atrasado, eu sei, mas num aparelho com propósito expresso de emulação, não me sinto muito limitado), com um processador quad core underclockeado pra 1.4ghz — no subreddit relacionado, a galera parece preferir uma ROM chamada “Legacy ROM” que permite liberar os 1.8ghz do processador, que foi intecionalmente reduzido pra conservar bateria, porque afinal de contas você não precisa muito mais que 1.4ghz pra rodar emulador.

O bicho tem 2gb de RAM, e vem em dois sabores: 32gb e 64gb, com entrada pra Micro SD que reconhece cartões até 200gb — além de saída HDMI, porta microUSB pra carregar/usar acessórios, e headphone jack.

Da esquerda pra direita: entrada pra cartão microSD, porta microUSB, porta miniHDMI, e headphone jack

Sobre emulação, o GPD XD roda essencialmente tudo que Android pode rodar, até o Dreamcast (sim, lisinho. Sim, até Shenmue). NES, SNES, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, PS1, N64, Atari 2600, PSP, DS, tá tudo lá.

Pra rodar jogo de DS, o emulador funciona de uma forma interessante: Você pode dividir as duas telas do DS na telona do GPD XD como preferir. Em alguns jogos a ação se passa toda na tela de baixo, então você pode deixar a display debaixo (que seria a tela de toque) grandona na tela, e a tela superior (com informações semi-inúteis) aparecendo pequenininha do lado:

Em jogos como Super Mario 64, o oposto acontece — a tela de toque é basicamente inútil, te permitindo inverter o arranjo acima:

O legal é que o emulador salva a configuração pra cada jogo. E no meu caso, quando aperto L3 (o analógico não clica, então o L3 e R3 são botões do lado dos sticks), as telas invertem — assim, caso a tela outrora inútil precise ser acessada com mais precisão em um momento crucial do jogo, você pode fazer isso.

A propósito, pra quem estiver curioso, esse é o tamanho do GPD XD comparado a um 3DS XL:

Pra resumir: é um tablet em formato de console portátil, emulando tudo que Android é capaz de emular, permitindo também plugar na TV e jogar com amigos. De certa forma, é como se fosse um Nintendo Switch.

Ah, e tem uma bateria absurda de 6000 mAh. Quase esqueço de citar isso.

As principais falhas do GPD XD são as seguinte:

  • Não ter bluetooth. Isso é praticamente imperdoável. Ele tem saída HDMI, então você pode plugar na TV pra jogar os clássicos na sala — mas sem BT, você fica limitado a conectar um cabo OTG, e então um hub USB, e então os controles. Dá pra plugar controle wireless 2.4ghz, ao menos, mas BT teria tornado isso BEEEEM mais fácil
  • A “tampa” do aparelho faz um ruído alto quando você abre. Parece bobagem mas me incomodou bastante. Usuários de mais longa data me disseram que isso passa com o tempo de uso. Veremos.
  • De acordo com o que li em fóruns, se você plugar o GPD XD num carregador com mais de 5V, ele pode queimar. Nunca precisei ter cuidado semelhante com nenhum eletrônico, então achei estranho.
  • De tudo que eu testei, a única coisa que não emulou bem foram alguns jogos de PSP — os mais graficamente intensos, tipo God of War ou Prince of Persia Revelations. Felizmente, todos os outros rodaram de boa.
  • Apesar da boa construção, o meu speaker direito não funciona. Vasculhei em todos os fóruns, perguntei num grupo de FB sobre o aparelho, fucei o Google INTEIRO e ninguém mais reportou esse problema. Pelo jeito, meu tradicional azar me atacou fortemente de novo. Felizmente, o GPD XD é alto PRA CARALHO então não faz tanta falta assim — tanto é que eu demorei dias pra notar que só um estava funcionando. Meu pai, que tem formação em eletrônica, se disponibilizou a tentar consertar… preferi não arriscar.

Aqui está meu vídeo de impressões iniciais do aparelho:

Enfim, tenho que sair correndo pro trabalho. Estou preparando uma resenha COMPLETA em vídeo sobre o GPD XD, mostrando todos os features e tal. Posso te dizer já de antemão que o GPD XD cumpriu todas as minhas expectativas (que eram altíssimas), e substituiu o PSP completamente. O hardware é muito bom, o form factor é praticamente perfeito (depois de arranhar a tela do meu PSP Go, clamshell design me parece a forma correta de fazer um portátil), a emulação roda 100% de praticamente tudo que eu tentei, os botões são bem responsíveis, e funcionar a base de Android dá ao console uma excelente multi-funcionalidade — sim, você também pode ver Netflix, Youtube, Fêice, tuíter, dar bom dia no grupo de família do Whatsapp, tudo.

Se você tem alguma pergunta ou sugestão pra resenha, por favor, se manifeste nos comentários. Estarei lendo todos e respondendo dúvidas, uma por uma.

E antes que eu me esqueça: a GearBest agora oferece opções de parcelamento. Até março, se você parcelar em 6x é sem juros. Corre lá:

Compre o GPD XD de 32gb

Compre o GPD XD de 64gb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 32 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas, e sobre notícias bizarras n'O MELHOR PODCAST DO BRASIL. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

17 Comentários \o/

  1. ADRIANO BG says:

    Está aí algo que gostaria muito de ter, mas está saindo por cerca de R$1000 no Mercado Livre. Isso aqui parece ser suficiente para quem já tem Android: https://www.youtube.com/watch?v=xiz-C3Fv99o (logicamente, é um vídeo com um guri de 12 anos).

  2. Diogo says:

    Se gostou do GPD XD, então já pede um GPD Win..

    Tô esperando uma resenha sincera do novo lote para decidir se compro ou não.. 😉

  3. Play GB says:

    Bem legal pra levar pra viagem, achei legal que dá pra ligar na TV também pois as vezes pra jogar de 2 com a telinha pequena assim fica meio ruim. Não vejo problema não ter bluetooth.

  4. Diego Macedo says:

    Oi Izzy, Obrigado pela análise! já corri e comprei o meu! aproveitem que pode parcelar em até 6x sem juros ai malucos!

  5. Fernando says:

    Tava pensando em comprar um GPD Q9 porque queria um celular com botões, tipo tudo em um aparelho. O XD tem 3G ou 4G? Wi-fi 2,5 e 5GHz? Ou é só um emulador portátil mesmo, sem recursos de telefonia?

  6. Oritako says:

    A bateria dura quantas horas de emulação de jogos mais simples (SNES e GBA)?

  7. Nikorasu says:

    Meu sonho de consumo ainda é o DragonBox Pyra, já ouviu falar Izzy? Fiquei muito hypeado lendo sobre esse handheld na internet.

    https://pyra-handheld.com/boards/pages/pyra/
    https://en.wikipedia.org/wiki/DragonBox_Pyra

    • Izzy Nobre says:

      Feio, grosso, e specs ruinzinhas. Also tela RESISTIVA? Puta que pariu, que lixo mano!

      Dá uma olhada no GPD Win.

      • Denis says:

        A linha toda do DS e do 3DS tem telas resistivas e eu nunca vi ninguém reclamar disso

        • Lusca says:

          A diferença é que o software do DS e do 3DS são feitos *depois* do dispositivo ter sido criado e por isso os botões e ícones são do tamanho do seu dedão a fim de dar precisão ao touchscreen bosta.
          Já o Windows existe bem antes de criarem esse negócio com touch impreciso. O resultado é que vc clica no iniciar e fecha a janela.

  8. Alan says:

    Izzy, pode me esclarecer uma dúvida?
    Seguinte, se eu plugar ele na TV, a imagem nela fica como? Em específico emulando SNES ou N64, a imagem se ajusta à uma widescreen de boas, ou fica como nos emuladores de PC, que mantém o ratio 3:4?
    Eu sonho com algo que torne converta bem para um TV e não fiquem aquelas bordas gigantes para manter o quadradão-padrão.

  9. Bernardo says:

    Poderia também fazer uma lista com os emuladores que você está usando no GPD XD, pra ajudar a galera que comprou.

  10. Marcelo says:

    Que top Izzy! Eu ja comprei o Smartwatch que voce citou e agora isso?! Voce poderia fazer um comparativo dele e do GPD Win, voltados para os emuladores…fiquei bem na duvida entre os dois! Parabens pelo conteudo! Show de bola!

  11. Gabriel says:

    Em dúvida se compro o XD ou junto mais grana e compro o WIN. To no aguarde da resenha completa/na esperança da sua aquisição do WIN pra dar uma luz!

  12. Henrique Sarre says:

    Izzy. Vc poderia listar o nome dos emuladores que vem nele?