Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

iPhone – One Week Later

Postado em 10 September 2008 Escrito por Izzy Nobre 134 Comentários

Inspirado neste texto do Cardoso, em que ele falava sobre seu primeiro mês com o iPod touch, decidi falar sobre a primeira semana de uso do iPhone. Ontem fez exatamente sete dias que comprei o negócio; após aquele clima de empolgação inicial com o brinquedo novo (e já com alguma experiência de uso), dá pra fazer um diagnóstico mais imparcial sobre o desempenho do celular.

Versão resumida? Nessa semana eu descobri que fiz algumas declarações erradas sobre o iPhone. Além disso, o OS ainda tem algumas áreas pra melhorar. No fim, fortaleceu-se a opinião de que o iPhone é um celular pra quem acessa internet mobilemente MUITO. Pessoas que não usem 3G por 3-4 horas por dia estarão desperdiçando o potencial mais forte do aparelho. Wifi é bacana e tal, mas pra mergulhar de cabeça na internet REALMENTE móvel (ficar ancorado a um access point não é ser “móvel”), tu vai precisar de 3G. E de um plano de dados decente, se não quiser uma conta com 5 dígitos.

Agora, a versão longa.


Primeira tela do “desktop” do iPhone


Segunda tela. Não tirei ss da terceira, porque lá jazem os programas que eu não uso com frequência

A primeira mordida de língua foi em relação à câmera. Nas primeiras fotos comparativas que postei aqui no HBD, não havia iluminação externa, e portanto a câmera do k850 (que tem flash) mostrou uma performance incrivelmente superior. Fui bastante impiedoso nos meus comentários sobre a câmera.

E ela realmente não é nada sensacional, o que é uma baita decepção pra algo que é alardeado como O DEUS DOS CELULARES. Entretanto, um pouco de iluminação externa faz bastante diferença na hora de tirar uma foto, que é algo pro qual eu devia ter atentado. Veja por si mesmo a foto abaixo:


Clique aqui pra ver a versão grandona

Ninguém vai imprimir fotos tiradas pelo iPhone (ou pelo menos ninguém com mente sã ou bom senso), mas pra função pela qual a maioria das câmeras de celular existem – ou seja, poder capturar eventos espontâneos em momentos que você não tem sua câmera “de verdade” por perto -, dá pro gasto.

Por causa disso, me reanimei a postar fotos no Flickr direto do iPhone – mas apenas quando a iluminação for propícia. Foto de boate ou durante a noite é inviável.

O próprio sistema de envio é mais amigável. No k850 eu tinha logar no Flickr, entrar na área de upload, e então tirar a foto e enviar (tomando o cuidado nesse momento de não sair do navegador, ou o upload seria interrompido).

Um dos problemas é que logo após que eu tirava a foto, o site já ia carregando o upload, me dando no máximo 2 ou 3 segundos pra ver como a foto ficou.

E como o firmware que eu usava não me permitia uploadear uma foto tirada previamente – algo que o w810 fazia de boa -, pra enviar uma foto direto de uma balada com os amigos eu precisava dedicar 10-15 segundos pra navegar pelo Flickr até chegar na área de envio, e depois de tirar a foto tinha que segurar o telefone por mais 10-15 segundos enquanto enviava a imagem. Se colocasse no bolso, algum botão poderia ser apertado, fechando o navegador e fodendo o upload. Não poder enviar uma fotografia tirada previamente era uma chateação, especialmente porque não havia muito tempo pra ver se a fotografia ficou boa.

Com o iPhone é diferente. O Flickr me fornece um email secreto, e qualquer imagem enviada pra esse endereço será postada na minha conta. O subject line vira o título da foto, e qualquer coisa no corpo dela vira a descrição.

Basta tirar todas as fotos que eu quiser. Não é necessário interromper as atividades com os amigos pra entrar no site, falar pra galera esperar ainda mantendo a pose, em seguida tirar a foto e esperar pelo upload segurando o telefone.

Com o iPhone tiro todas as fotos que quero, e no caminho ao banheiro abro a pasta de fotografias, seleciono a opção “Email Photo” nas preferidas, seleciono o Flickr nos meus contatos, pronto. Meto o celular de volta no bolso.

Parece pouca coisa mas esse novo método é extremamente mais prático.

O Safari é incrivelmente mais potente que o Netfront que eu usava no k850, não há comparação. Pra você ter uma idéia da diferença, tirei algumas fotos que mostram o mesmo site aberto nos dois telefones.

Sim, eu sei que comparar os dois telefones é obviamente incoerente, a intenção aqui é ilustrar a diferença de uso que eu experimentei com o upgrade pro iPhone.


O Safari é tão superior ao Netfront que me permite fazer algo que eu nunca pude fazer no k850 – logar no painel de controle do HBD e escrever ou editar textos. Isso era algo que eu sentia necessidade no celular velho porque, sendo nerd perfeccionista, bastava alguém apontar nos comentários que eu cometi um erro no post pra eu ficar agoniado por não poder corrigir no ato. Isso não é um problema com o iPhone:



Reconhece esse texto de algum lugar? Então.

O teclado qwerty do iPhone, ainda que virtual, é uma melhoria de 1000% no método de input que eu usava antes. O firmware do meu k850 só tinha T9 em inglês, me obrigando a adicionar MANUALMENTE cada palavra em português que eu teclava, pra reduzir o esforço na próxima vez que eu precisasse digita-la. Dá pra imaginar a trabalheira que dava? Consegue entender agora o tipo de esforço que eu sofria pra responder todos so twits e comentários que eu recebia? Poisé.

Agora posso bater papo no MSN em português. A configuração de linguagem em pt-br oferece até uma auto-correção muito bacana, que adiciona acentos, capitaliza letras após pontos finais, entre outras. Ela peca ocasionalmente em correções sem sentido (“o” vira “os”, “a” vira “aí”, e por aí vai), mas é questão de apenas cancelar a correção dessas palavras.

O bug é chatinho, mas no geral a auto-correção ajuda muito mais que atrapalha após descobrir que posso usar o teclado em inglês pra mandar mensagens de texto pra amigos gringos, e em portugays pra bater papo no twitter com a brasileirada.

E o Google Maps então? No touch ele já era incrivelmente útil. Aliado ao aGPS do iPhone, o aplicativo torna qualquer imbecil em um navegador com extrema proficiência.

O que é aGPS? Bom, o “a” é de “assisted”. Isso significa na prática que o receptor GPS localiza o seu celular, mas ele conta com o apoio do sinal de torres de celular pra triangular sua posição mais rapidamente, e do 3G pra baixar os mapas direto do servidor do Google. É um GPS “ajudado” por outras tecnologias.

Tirei essa screenshot indo pra academia de kung fu na segunda feira. Bastou colocar o endereço do prédio e o GPS do telefone me achou e traçou a rota até o lugar. Esse ponto azul no meio da tela (aquela aura azul que você vê na imagem emana da bolinha) representa você. Basta seguir a linha roxa da rota e pronto. O Google Maps fornece os nomes das ruas, pra facilitar a navegação, e o GPS é tão apurado que percebe até se eu estou na rua ou na calçada. Totalmente Jetsons; é simplesmente impossível se perder tendo essa merda no bolso.


Google aberto em uma das abas do iPhone

Você deve ter notado que, em alguns dos shots que eu tirei, eu tinha apenas uma ou duas barrinhas de recepção de sinal. Isso acontece porque tirei essas screenshots lá do trampo, onde trabalho numa sala de comando blindada. Apesar do sinal fraco, o 3G se manteve firme e forte – as imagens não me deixam mentir – e eu pude manter o uso desde o momento que pus o pé na sala, até a saída.

A propósito, eu não estou exagerando quando digo que uso internet no celular durante todo o expediente. O único momento que não estou conectado pelo celular é quando estou jogando videogame, ou dormindo com os pés na mesa e o alarme de proximidade da sala ligado nos meus headphones, pra me acordar se alguém pintar por lá. Sério.

O prédio onde eu trabalho (o Tribunal Federal e Provincial de Calgary) é totalmente state-of-the-art. Quase todas as áreas importantes das duas torres de vinte andares que compoem o prédio têm sensores de movimento, ruído, temperatura, pressão, etc etc etc. Há medidores de radioatividade, toxicidade, nível de CO2 no ar – pra detectar incêndios -, tem um bunker nuclear quatro níveis abaixo do térreo, é um prédio DUFUTURO mesmo.

Procê ter uma idéia, o 13o. andar é onde guardam as exhibits usadas em casos federais (armas usadas num crime, documentos que provam fraude de alguém do alto escalão, etc). Você só pode fazer o elevador parar nesse andar se tiver um crachá, a entrada é protegida por seguranças 24 horas por dia, a porta do saguão tem um leitor de impressão digital, e a “gaiola” (é como chamamos a parte que liga o saguão ao cofre das exhibits) é protegido por feixe laser.

Queria tirar foto da porra toda, mas por motivos óbvios (quero manter meu emprego) é expressamente proibido tirar fotos lá dentro.

Então, da sala de comando eu controlo essa porra toda. Uma das funções sobre qual eu tenho controle é ativar sensores de movimento em áreas específicas e dizer ao sistema como reagir a eles. Eu seto um perímetro de 20 metros perto da entrada da sala de comando, designo a reação “soar alarme nível 1” – ou seja, alarme local limitado à minha estação -, e durmo por algumas horas.

Mencionei que recebi um aumento mês passado? E que antes desse aumento já ganhava o equivalente a seis mil reais por mês?

Mas voltando ao iPhone.

Mas nem tudo é perfeito, claro. Eu tenho notado que navegar no Safari com mais de 5 tabs abertas causa crashes ocasionalmente. Nada muito feio, o navegador apenas fecha e você tem que abrir de novo. Mas se você estava digitando alguma coisa, já era.

De vez em quando rola um perceptível lag no input do teclado virtual, especialmente quando mandando SMS. Nesses casos eu desligo e religo o celular, tomando uma nota da cartilha “Como Resolver Qualquer Problema Relacionado à Tecnologia”.

Supostamente esse problema (e o da auto-correção maluca no teclado em português) já foi notado pela Apple e será corrigido no update que sai sexta-feira. Veremos.

Minha conclusão é que o iPhone é um celular pra quem quer se conectar à internet sempre que não está na frente de um computador. Aliás, como todo esse uso massivo da minha conexão 3G, sabe quanto eu gastei de transferência?

Estou bem abaixo do meu limite de 6gb mensais, que é virtualmente ilimitado. Não quero nem pensar quanto isso teria me custado no Brasil.

Se planos 3G razoáveis chegarem junto com o iPhone aí no Brasil, pode comprar tranquilo. Se você não pensa em usar a internet no celular, vai gastar dinheiro à toa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

134 Comentários \o/

  1. Kid says:

    Merda, altos erros de formatação no texto. Xeu corrigir isso.

  2. Junior says:

    Acho que, pelo menos por enquanto, não vale a pena ter um Iphone aqui no Brasil. Ainda mais pra quem mora numa cidade pequena, como eu, que não tem nem previsão de ter 3G.

  3. LeandroR99 says:

    çopobrinõatenioaifoni

    Bem, já que você pode corrigir o texto a qualquer momento, não seria “controle” no lugar de “control”?

    “Então, da sala de comando eu control essa porra toda.”

  4. Kid says:

    @LeandroR99

    Corrigi lá. Valeu o aviso!

  5. Blude says:

    Bacana, Kiddo. A minha experiência com mobile é praticamente nula, se resume apenas a Tweets via Opera Mini, mas a sensação de poder acessar qualquer informação de qualquer lugar é simplesmente demais. Com esse GPS então? Tenho até algumas idéias de desenvolver apps que usem GPS e comunidades virtuais.

    Só uma dúvida que me resta -- e que já até perguntei uma vez -- com esse boom da telefonia móvel ai, alguém ainda usa telefone fixo?

  6. Jpunker says:

    No Brasil será um absurdo o preço e os planos com as operadoras! Putz mas dá muita vontade de ter um. Aumento de salário hein… que folga!!!

  7. Kid says:

    @Blude

    É meio raro mesmo usar telefone fixo. Não sei o número da casa de nenhum dos meus amigos, o único telefone fixo pra qual eu ligo é o do escritório.

  8. Vouyer de Carteirinha says:

    Aqui em Fortaleza já temos 3G, pela operadora claro e mais recentemente a TIM. Eu tenho um modem 3G com 512Kbps (max) e um 1giga de franquia. Se eu exceder isso o modem vira um GPRS, não pago nada a mais. O mais problema de ter um iphone aqui se chama “violência”. Recentemente assaltaram na beira mar daqui o ex governador e um ministro do STF (duas ocasiões distintas). A chance de seu iphone ir para na feira da Parangaba é grande

  9. espectral says:

    Não rola fotos da sala de controle dessa porra de prédio não?
    Altamente MISSÃO IMPOSSÍVEL.
    Fiquei instigado.

  10. vico says:

    A Claro vai trazer o iPhone pro Brasil. O legal é que nas propagandas que eu vi até agora nas lojas da Claro, todos as imagens do iPhone tavam em espanhol! Porra, eles põem um iPhone imenso na porta da loja e nao se dão ao trabalho de por em português… Bizarro hehe

    Só quero ver quanto vai ser o aparelho + plano 3G. Se alguém já tiver alguma informação, diz aí!

  11. Xiska says:

    Top 10!!1!UM
    Brincadeira hihihi
    Muito bom o texto, Kid. Tava demorando pra você mandar um desses sobre o Iphone. To morrendo de vontade de comprar um, no final do ano vo pros EUA e já tá lista de compras ;p

  12. Red says:

    Planos 3G são extremamente abusivos aqui no Brasil. Alias,o que não é abusivo aqui? LOL
    Quanto está custando um plano 3G no Canadá,kid?

    Abraços.

  13. Argus says:

    QUADRAGÉSIMO SEGUND-- ops.

    Então, parece bem interessante. A função GPS pra mim seria especialmente útil, já que vivo me perdendo por aí. Uma pena que o Brasil tá longe de suportar esse tipo de tecnologia a um preço viável.

  14. Roberto says:

    Perfeito, a depender da operadora.

  15. Rafael says:

    Ganha em torno de seis mils reais por mês e gasta quanto com as despesas mensais, mesmo?

    Ums simples conversão como essa, só serve pra impressionar as crianças daqui.

  16. Daniel says:

    Eu tou esperando o 3G se tornar real mesmo no nosso país para todo local. Que adianta o 3g ser limitado tão limitado? aqui onde moro o povo compra aqueles modems 3G e conectam pela EDGE/GPRS, só compro quando for 3g aqui mesmo.

  17. Rauen says:

    Kid, aqui no paraná eu to pagando 43 reais por conexão 3G com taxa de download ilimitado… Bom, tudo bem q ainda não temos 3G de verdade (ainda to limitado a GPRS), mas ja tem bastante cobertura 3G nas grandes cidades… (eu moro no Litoral, isso explica tudo)
    Na verdade, o plano é limitado em velocidade a 250kbps, mas na verdade, quando se pega cobertura 3G, dá pra usar todos os 3.2mbps pq eles ainda não estão controlando a banda… (O protocolo HSPDA não era 7mb?)

    E ainda ganhei o mini-modem-usb-3g, “di gratis”…

    O unico ruim mesmo é ficar saindo com o laptop debaixo do braço.. To doido pra chegar o iPhone aqui no brasil pra me enfiar num FINANCIAMENTO (pq não vai ser nada barato o iPhone aqui) pra ter o prazer de usar só esse meu chip 3g ilimitado nele o

  18. Rodrigo Reis says:

    Cara, agora sim, me instigou a comprar esta porra ! Se a Claro (ou a Vivo) enfiar a faca, vou na Argentina buscar um :p

  19. Kid says:

    @Rafael

    Minhas despesas mensais (incluindo aluguel, transporte, alimentação, eletricidade, gás, celular, três cartões de crédito, internet, TV a cabo, telefone fixo, uma doação de caridade que sai automaticamente da minha conta pra um grupo canadense que dá apoio a órfãos*, uma mesada que dou pra minha irmã e outros gastos aleatórios) fica na faixa de 1100 dólares por mês. Isso não inclui dinheiro que envio pra minha mãe/primos no Brasil em eventos como natal, aniversários, etc.

    Como divido casa com irmão e namorada meus gastos são bem baixos. Caro mesmo é o aluguel, o apê custa 1095 por mês, cada um paga exatamente $365. Essa é a maior parcela do meu orçamento.

    Quando terminar de pagar os cartões (calculo que isso acontecerá lá pra dezembro), esse orçamento cai pra 800 dólares por mês e meu fundo de investimento engordará, e me agradecerá.

    O negócio vai apertar é quando eu começar a faculdade ano que vem, visto que tenho que pagar o semestre inteiro (algo em torno de 3 ou 4 mil dólares) em uma lapada só.

    O Sr Cético está satisfeito ou quer ver recibos também? 😛

    Não tou tentando te humilhar nem nada, é que tem muita gente que sempre me pergunta sobre o custo de vida canadense e eu sempre esqueço de mencionar. Então, taí 🙂

    *Pra que tu não fique pensando que eu tou tentando dar uma de SUPER MORALISTA, taí a confissão: eu setei essa doação porque a mulé do banco insistiu muito 😛

  20. Belo review. Sorte sua que as limitações do iPhone não afetam diretamente (ou se afetam, não te incomodam tanto) você.
    E não são poucas, mas pelo visto você tá felizão, e é o que importa.
    A Apple é foda nesse quesito, ela agrada muito bem aos fãs dela. E sem falar no design e usabilidade do iPhone, são perfeitos.
    Sinceramente eu queria gostar do iPhone, mas preferí um mais completo, o mais nerd possível, escolhi o Samsung Omnia. Além do touch divertido tem câmera de 5 megapixels com flash (ainda que de LED).
    Já conhecia ele?
    Saiu um comparativo entre iphone, omnia e htc diamond no phonearena, é interessante ler. Ou não, já q vc já comprou o seu iphone.

    E Hei de concordar com vc na questão do plano de dados… ficar preso a hotspots wifi é totalmente brochante. Se tem smartphone, ter pacote de dados deveria ser obrigatório =D
    Eu tinha um N95 (que eu adorava btw), mas acabei dando upgrade pra um touchscreen, que faz muita falta.

    Bom, parabéns pelo novo celular e pelo review. Abraços.

  21. Valmir says:

    O preço do 3G aqui em Fortaleza não é tão caro,é atém mais barata que a velox. A velox aqui em casa de 300 é o mesmo preço do 3G de 500. O problema é que pelo menos onde eu moro qualidade é bizonha, as vezes a conexão fica abaixo dos 100kb. Fora que como foi dito, os preços dos planos de dados aqui são inviaveis.

  22. Matheus Santos says:

    Looks cool.

  23. Tom says:

    Eu pago 29 reais por mês no meu plano 3g de 250 mb e nunca consegui chegar nem perto de estourar a cota (por 10 reais a minha poderia por o de 1gb). Eu uso pra dar uma navegada, msn, google maps e umas outras coisinhas.
    E como uso o Destinator como programa de navegador gps (que já tem os mapas no storage card), tb não gasto mb qdo preciso usar gps turn by turn.
    E ainda é muito bacana ligar o troço no notebook pra poder ter internet total em qualquer lugar. Esse era meu sonho desde que comecei a usar a internet em janeiro de 98. Poder ir pra praia e levar a nerdice comigo :’)

  24. ianwlad says:

    interessante, com certeza vale a pena ter se vc tem como usar internet em qq lugar…

    não é o tipo de gadget que eu compraria, eu gostaria de ter, mas não gastaria grana nele, ainda mais morando aqui no Brasil

    abraços

  25. Alexandre Melo says:

    O 3G aqui no RJ já tá bem melhor que antigamente por “apenas” 100 reau/mês. Tô usando no k810 e não tenho do que me queixar.
    PS: Valeu pelo linque do blog do Naturista!

  26. rcrd says:

    é… tu acabou de avisar o que eu já estou fazendo hahah

    to tirando suco do meu E398 (Geração anterior ao E1 ROKR da motorola -- 2004 ou 2005, acho) aqui. Vou agüentar até sair plano 3G decente e eu poder comprar um eufone =]

  27. Leandro says:

    Uma vida no canada recebendo 6mil dolares ou uma no brasil recebendo 50mil reais? qual seria a melhor?

  28. espectral says:

    Responde todos os comentários que lê, como sempre prega, né?

  29. Angelo says:

    Kid, eu ja li seu faq e nao achei nada sobre a pergunta que quero fazer, entao vou perguntar, se nao quiser repsonder tudo bem, afinal voce deve receber uma infinidade de perguntas desse tipo todo mês.

    Voce foi para o canadá seguindo algum desses programas de imigração que eles tem?

    Se for responder, responda por email, acho que é melhor e etc

    Obrigado

  30. Kid says:

    @espectral

    Mas eu li seu comentário sim. Não respondi porque no texto eu já expliquei que não posso tirar fotos dentro do tribunal 😛

    @Angelo

    Meu pai trabalha com TI na área médica, ele imigrou (como skilled worker), a família veio junto.

  31. Hohenstaufen says:

    Kid, tem como me dizer se existe um bom leitor de .pdf para iPhone/Touch? Eu tentei procurar no youtube/google mas não acho resultados satisfatórios, e como eu mesmo não possuo um aparelho, fico na dúvida. Para mim, é fundamental ter, por isso a pergunta.

    Abrçs e parabéns pelo review.

  32. Fabricio says:

    Kid.
    Aproveita este texto sobre o seu trampo e coloca na faq.

    Abraços

  33. Angelo says:

    Ah legal, é isso mesmo!
    Pretendo me formar em engenheiro e fugir para ai!
    =D

    Valeu pela info cara =)

  34. Kid says:

    @Hohenstaufen

    Não conheço nenhum, porque não uso mesmo. Posso pesquisar.

  35. Felipetenor says:

    exelente review… mesmo sendo um applemaniaco de carteirinha eu tenho q admitir q o iphone ainda tem bastante a melhorar em certos ptos cara, mas gracas a ele eu nao preciso mais de laptop o q eh muito bom… quanto a camera, ela eh de lua tem hora q tira fotos muito boas tem hora que tira fotos horriveis…. no link tem as fotos do show do symphony x que eu tirei com o iphone -- http://gallery.mac.com/felipetenor#101048&view=grid&bgcolor=black&sel=4

  36. Thito says:

    @Kid
    Já que vc fica agoniado com erros gramaticais segura esse:
    O ponto azul pulsante (aquela aura azul que você vê emana da bolinha)
    Faltou algo não?
    haha
    Mas falando sério agora, o Aifone 3G aqui no Brasil chega a custar 1600 dolares… que imposto é esse que cobra 300% em cima do preço real? Vou ficar com meu W200 mesmo e quem sabe eu compro um PSP 🙂

  37. LadislauNS says:

    Quide,
    será q vale a pena comprar esse k850 no Brasil?
    ou tem algum outro modelo quase tão bom e mais barato?

  38. Kid, seu pai trabalha com TI na área médica? Legal… to no último ano de Informática Biomédica na USP.
    Ele tem empresa? Tá precisando de funcionários? hehehe

    jk ;P

  39. Thito says:

    Ah esqueci, vc não atualizou o FAQ cara!

  40. LadislauNS says:

    pois eh…
    esse w200 do comentário acima parece ser bom…
    mas achei a tela pequena…
    eu gosto de tela grande!

  41. Darox says:

    Legal , já é melhor que muitos notebooks da vida. O que seria aquele ícone do Spore? to doido esperando esse jogo sair.

  42. O 3G tem DualBand? Tipo 700 e 2100 Medidas que eu não sei.

    Por que com Claro só tem 700. Meu E65 não pega 3G ainda.

  43. Rodrigo Cardoso says:

    Kid, ai no Canada o iPhone é desbloqueado?

    A propósito, quando vc virar advogado bem sucedido, me indica para ocupar seu cargo atual?

    Abraços

  44. Jonh B. God says:

    Foda hein… to loko pra dar um upgrade no K750i, mas nem tenho idéia de qual vo escolher, me decepcionei com o HTC Touch que um amigo de Palmas(TO) tem, a interface touchscreen do windows mobile 6 é sofrivel… Gostei do N95, mas meu amigo que tem um aqui em Goiania msm é um porco, ai a tela fica pura gordura… vi o IPhone crackeado de uma cliente, num curti muito não… vamos ver, a Claro soltar ele no Plano 3G 1Mb Ilimitado por 99, quem sabe…

    Hum, vc podia falar um pouco sobre essa questão do custo de vida canadense, algo como um “Guia do Mochileiro Tupiniquim acima do circulo polar artico” condensando coisas que vc disse em outros posts e mais detalhes, com seu ponto de vista satirico e humorista, com um leve toque acido alá Mr. Manson do Cocadaboa…

    Ps.: Nossa, como o fim dos “Primeiraummm” melhorou as coisas hein…

  45. espectral says:

    Viu os novos iPods? Quero trocar meu nano3g por um dos novos 😀

  46. Gabriel says:

    As far as I know a Claro vai lançar um plano de dados 3G ilimitado a menos de 100 merréis por mês.

    Só falta saber quanto vai custar o iPhone nacional. Alguém tem alguma idéia?

  47. Vovô Garoto SF says:

    Ei Quide, você poderia fazer um post só com custo de vida, salários, empregos e afims no Canadá? Eu acho que seria interessante, principalmente pra quem quer se mudar para o Canadá, ou até que só tem curiosidade, ter dados confiáveis sobre a situação no país e tal.

  48. Kuat says:

    É… que msabe um dia o 3G funcione direito aqui em brasília (o 3g da TIM da minha colega de trabalho vive caindo)
    Espero que não demore mais ano para o 3g estar com planos bons acessíveis, quem sabe eu não consigo juntar dinheiro para comprar o meu iPhone até lá!

  49. Hugo says:

    Menino Queede,

    Só seu plano 3G de 6Gb, previamente citados, sai pela bagatela de….?

  50. Kid says:

    @Hugo

    30 dólares por mês. Meu k850 tinha 3G ilimitado e custava 7 dólares por mês. Ou seja, minha operadora tá enfiando a faca com gosto nos donos de iPhone.

    Mas pela magnitude do uso que eu dou pro serviço (aproximadamente 8 horas por dia, todo dia, sem contar a viagem de casa pro trabalho, e vice versa), vale a pena demais.

    • lucas says:

      Kid, desculpe desenterrar assunto, mas dá pra me dar uma noção de uso? Quem vai acessar a internet umas 2 horas por dia, mas não todos os dois, pois na maior parte do dia estou em local com wi-fi. Seja estudando ou trabalhando, você acha que uma franquia de 2GB dá conta? Agora que li seu texto tô até pensando em arriscar 500mb

  51. NeO says:

    Show de bola seu post sobre o Iphone! Infelizmente a coisa no Brasil anda diferente, a operadora te rouba nos preços, você encara pagar e vem um filho de uma boa mãe e te rouba o aparelho. Então melhor ficar com meu celular Moto V360 que tá excelente, não sou tãaaaao nerd a ponto de ter que ficar online 120% do tempo 🙂

  52. romrocha says:

    Kid muito obrigado por relatar seus custos, vc sabe dos meus planos pq já te disse no MSN! Seremos vizinhos um dia! Anote ae!! rs… dps preciso de umas dicas de sites/blogs nerds em inglês, para poder treinar mais meu reading!!

  53. João Vitor says:

    Meu plano me dá 10Mb de transferência de dados. Quanto isso dá, mais ou menos, Kid? Tô pensando em começar a usar o celular pra ler e-mails e tal 😀

  54. Rocky says:

    Eu desisti do iPhone exatamente por a questão do 3G no brasil ser caro e ruin. Acho que vou optar por um aparelho com mais hardware que vai se encaixar melhor no meu perfil de usuario.

  55. Pedro "BeatsMe" says:

    iPhone+3G com preço acessível aqui no Espírito Santo ainda é um sonho longíquo.
    Agora que a Claro está trazendo a 3G, e rola boatos que ela está cobrando 100 reais só pra fazer RESERVA do iPhone, sem dizer ao menos qual vai ser o preço final.

    Tenho cara de trouxa? Puta merda né?

  56. Bruno Briante says:

    Muito bom seu OWL. Mas estou feliz demais com meu iPod Touch pra trocar por um iPhone.
    A propósito, porque não usa o plugin para o WordPress que cria um Admin Panel especial para mobile (com direito a versão especial para o Safari e tudo). Fica tudo muito mais fácil!

  57. Mauricio says:

    Fala Kiddo! Muito bom review. vc eh um puto, por sua causa meu hype do iPhone foi do -50 pra +7126812. Vou ter que pegar um assim que a Claro lançar.

    Mas comentando alguns comentarios:

    @Argus: GPS não custa dinheiro. é um serviço gratuito. Voce paga dependendo do software que utiliza pois alguns baixam os mapas online, ou cobram pra navegação em tempo real.

    @Rauen: A velocidade máxima do HSDPA depende da operadora e do aparelho. A Claro implantou a versao de 3.6Mbps (atualizável). Hoje existem 4 versoes de HSDPA: 1.8, 3.6, 7.2 e 14.4 Mbps. O mesmo vale para os aparelhos. Cada aparelho suporta uma versao. Entao, mesmo que a rede suporte 7.2Mbps, se seu aparelho suportar apenas 1.8Mbps, essa será a maior velocidade que você vai conseguir.

    Se não me engano, o iPhone suporta o HSDPA de 3.6Mbps.

  58. duuardo says:

    Nossa que foda, Kid, você pretende fazer faculdade de que? 🙂
    E você sendo imigrante pode fazer faculdade ai de boa? Que foda. *-*

    AH, muito louco esse iPhone, mas sempre achei ele meio batatão, aqui no Brasil seria praticamente inútil te-lo.

    o/

  59. Weslly says:

    Mencionei que recebi um aumento mês passado? E que antes desse aumento já ganhava o equivalente a seis mil reais por mês?

    Também quero, comofas/?

    Eu uso o Opera Mini no meu celular, bem melhor que o navegador padrão

  60. DenMan says:

    faz quase um mês que não vejo um post que me entretenha. me sinto lendo uma revista eletrônica sobre gadgets e mods.

    quer dizer, não que tu vá mudar algo, afinal quem gosta de escrever é tu e mimimi.

  61. Raul Bernardelli says:

    @LadislauNS

    Compre um W580i, da SE também.
    E continue com o PSP. 😛

  62. Catu says:

    Kid, você agora jogando Travian, se o site abrir normalmente no Safari, vai ser uma mão na roda, pois se você viciar no jogo vai querer abrir o Travian até tomando banho…

  63. Weslly says:

    @espectral

    “Queria tirar foto da porra toda, mas por motivos óbvios (quero manter meu emprego) é expressamente proibido tirar fotos lá dentro.”

  64. Sarpa says:

    Porra, seu gastão!

    Lembro que durante meu período de intercâmbio nos EUA, dava pra viver tranquilamente com 600 dólares por mês só pra despesas. Eu ganhava cerca de 2500, logo sobravam 1900 só pra putaria, como compra de video game, jogos, laptop e outras merdas que custam absurdos aqui no Brasil!

    Kid, agora imagina você com o mesmo tipo de emprego aqui no Brasil. Nunca que ia ter todos os videogames, iphone, gadgets e putarias tecnológicas que você tem ai!

    Se pudesse (arrumasse um visto ou grenncard), eu me mandava de vez pros EUA. Ia ficar rico lá!

  65. Mauricio says:

    @Matheus Santos
    Cara, o iPhone 3G é quad band no GSM (850/900/1800/1900) e dual band no 3G (850/1900/2100). Ou seja, vai funcionar no 3G e em GSM de qualquer operadora no Brasil.

    @Thito
    Esse preço ai que você chutou (1600 dolares) não é oficial e provavelmente é do mercado cinza. O preço do iPhone no Brasil ainda nao foi anunciado oficialmente. Lançamento previsto pro final de Setembro/08.

  66. Ronalcaz says:

    Kid, quando você conta detalhes de sua vida aí nos canadás não dá pra evitar a dor de cotovelo. A relação entre sua renda e seus gastos, levando em conta sua elevada nerdice e consumo de gadgets e de matar brasucas de inveja.
    —--
    A coberura 3G por aqui é muito porca. No meu trabalho tem sinal bom, mas em casa é zero. Assim nem me animo a ter um iPhone. Sem levar em conta o preço ridículo dos planos de dados.

    E a decisão de coibir os “primeirauum” foi mesmo saneadora !

  67. Clayton says:

    Esse Review só me faz ficar cade vez mais na vontade mesmo …

    E esse com certeza foi um post daqueles bem explicativos até mesmo sobre a vidona do Kid no Caneids !!

    Pergunta Kid …

    Vai fazer faculdade pra que mesmo ?
    Com certeza vou ficar esperando algum post sobre as faculdade “Canadenses” !

  68. DeKo says:

    Se vc morasse no brasil vc taria beeem fudido!
    Ja viu a tabela d preços da claro?
    Se não, ó isso!
    http://www.claro.com.br/portal/planoinside.do?method=showConta3G&idlocal=52&txtIDLocal=52&iLocalidade=52
    Lol, vc mi deu uma vontad du carai d t um iPhone e t 3g! Só n qru t 3g pq é mtu caro…
    Será que vale a pena eu compra um iPhone 3g? tipo, to a 3 meses ja qrendo troca d celular, adoro akeles tudo-em-1, em casa tenho priguissa d liga u pc então fico o dia mexendo na internet com o psp (haja lentidão), nunca toquei numa tela touch screen, não tiro mta foto, so viciado em musica, tenho wifi em casa, adoro ve vidio do youtube deitado ou no sofá (no psp), adoro usa GPS (no psp) e etc… iPhone seria bom pra mim? o_o
    Abraço!

  69. lipsman says:

    cara, vc gostou do jogo SPORE?

    jah jogou o pra pc??

    podia depois falar uq axou dele ??

  70. Jota Pê says:

    Bem, eu não sei se foi no seu post sobre o iPhone ou em outro lugar que li que o iPhone não tem bluetooth para troca de arquivos, o que pra mim é básico. Quando a Apple colocar bluetooth eu penso em comprar. Pra mim, vale mais um celular com wi-fi, já que minha escola praticamente inteira tem wi-fi, que não seja um Jesus Phone do que iPhone. Por enquanto.

  71. Kayaphas says:

    poder funçar nas internets a qualquer momento ia ser bem prático…imagina a aula de Marketing ou de Legislações e Normas como ia ficar? eheauua
    problema só seria conversar no msn tentando me equilibrar no onibus ao mesmo…e fazendo isso muquiado pra não ser fortemente furtado por metade dos passageiros… =P

  72. marcus says:

    po kid, parece que vc tá se gabando o tempo todo de morar no canadá enquanto a vida aqui é uma merda. tipo, se fosse tão ruim aqui no brasil sua infancia não seria tão saudosa e vc não ficaria falando dela o tempo todo. =D

  73. XxMPxX says:

    Eca, Kid. Já deixou o aparelho todo ensebado. D:

  74. Rauen says:

    marcus:

    po kid, parece que vc tá se gabando o tempo todo de morar no canadá enquanto a vida aqui é uma merda. tipo, se fosse tão ruim aqui no brasil sua infancia não seria tão saudosa e vc não ficaria falando dela o tempo todo. =D

    http://hbdia.com/wordpress/2008/06/20/festinha-animada/

    Eu não teria saudades da minha infãncia…

  75. Thito says:

    @Mauricio

    Sim esse preço, U$ 1600 é no mercado cinza. Só que imagine qdo vier pela Vivo ou Claro o preço exorbitante do negócio! e também tem aquele abuso de plano de dados que é OBRIGATÓRIO, pelo menos na VIVO, hahaha.
    BRASIL UM PAÍS DE OPORTUNISTAS 🙂

  76. Tom says:

    @João Vitor:
    Se for usar pra só ler emails ou usar msn dificlmente vc vai estourar sua cota. No gmail por exmeplo da pra usar imap e só baixar pro celular as msgs que realmente interessam. E se for deixar no automatico, dependendno do sue celular dá pra botar um limite máximo de tamanho do email daí não corre o risco de baixar anexos enormes.
    Mas como a maioria dos emials de texto ocupam pouquíssimo espaço é muito dificil passar dos 10mb por mês… é só ficar de olho

  77. bob espumone says:

    A um tempinho eu venho procurando um telefone com GPS e por ser um iPhone, me empolguei em ter um. Depois de um tempo a empolgação foi diminuindo, apesar de eu ainda precisar deum GPS. Sou terrível pra me localizar, ainda mais de carro e ter um gps sempre a mão ajudaria. O fato de me manter preso a um PC tbm irrita. Adoro meu iPod, mas não vou com a cara do iTunes nem um pouco. Nos demais recursos que falhavam na primeira geração, acho que foram corrigidos de maneira satisfatória, já que o desbloqueio não vem mais a ser grande vantagem em termos de SMS, MMS e coisas do tipo. Voltando a transferência de arquivos, a ausencia do bluetooh pra trasnferência de arquivos também me chateia um pouco. Vou esperar pegar um na mão pra decidir.
    E Quide, seu metido!! Ganhar 6 mil reais no Canadá não é mérito nenhum. Mérito é ganhar 7000,00 aqui no Brasil. =D

  78. Kid says:

    @Glacial

    Ah … segundo a descrição da sua profissão, tu é o primeiro cara a morrer nos filmes de ação .. 😛

    O cardoso me falou exatamente a mesma coisa outro dia no MSN 😛

  79. dreadfu1 says:

    os k8xx são bastante customizáveis.
    É possível, com alguns hacks, colocar T9 em outras línguas.
    E não é possível enviar fotos por email com eles?
    Acho que meu k800 manda email com fotos, daria certo no flickr.

  80. Kid says:

    @dreadfu1

    O problema é que eu NUNCA consegui configurar o cliente de email do k850.

  81. patty says:

    do jeito q as operadoras brasileiras são, pra vc ter um aparelho desse aqui, com um preço razoavelmente bom, o plano vai ser no mínimo vitalício. caso vc morra, o contrato passa a ser do próximo descendente vivo.

  82. crp says:

    Kid, prazer.
    Primeira vez q eu faco um comment aki no teu blog, mas tenho lido ele a mto tempo, desde antes de vc se mudar pra um ap com sua namorada e seu irmao.. acho q tem mais de 1 ano isso. Pois bem, o que eu quero dizer nao eh isso.

    Tipo, queria saber uma coisa: vc fez o review do iphone que, ao meu ver, eh um dos mais imparciais que eu jah li. nego por ai soh falta se borrar qdo fala do iphone, pq ele soh falta servir cafezinho. Mas vc fez um review mto bom pra quem nao tem e tem vontade de ter (meu caso por exemplo. tenho um HTC Touch e fico na vontade soh de ter um iphone. o que me impede mesmo eh aki no brasil nao ter como usar o celular como mobilidade em internet da maneira como ai no canada). Mas vc nao falou da duração da bateria… esse uso intensivo q vc da ao aparelho, te “custa” quanto de bateria? vc recarrega todo dia, como eh o esquema?

    Meu HTC Touch se eu usar mto mesmo (jogando, acessando internet em hotspot, etc) tenho q dar carga todo dia. Mas na maioria das vezes eh dia sim, dia nao..

    Teria como ce dizer soh essa informacao de gasto de bateria? Desde jah agradeço carinha.

    Abraço.

  83. Piuii says:

    @Kid

    nada a ver com o tópico, apenas o novo comercial do burguer king com o tema mario bros.. comedia.

    rel="nofollow">

    de nada.

  84. Kid says:

    @crp

    No meu uso “normal”, ou seja, acessando 3G o tempo todo, ela dura em torno de 4-5 horas. Isso com uma luminosidade de tela bem baixa, wifi e GPS desligado.

    Geralmente levo o carregador pro trampo e uso o celular ligado no carregador.

    Ontem à noite não pluguei o iPhone no PC e quando acordei a bateria tava em 20%. Não imaginei que o standby dele acabasse com a bateria tão rápidamente.

  85. Thito says:

    @Mauricio

    50% a menos? :|, Vc não ta sendo muito bonzinho com as operadoras? Se vier com 50% a menos com certeza será no plano 1000 minutos, ou seja tu tera uma conta de 1000 reais hahaha, tenho um amigo que recebe informações da claro e sobre a chegada do Iphone, ele me disse que será em torno de 2.300 reais!
    Sim qdo é novidade o preço é alto mesmo, no mercado livre por exemplo, o preço do Iphone 8gb “antigo” aumentou graças ao lançamento do 3g, antes encontrava até por 1200 reais.
    Mas vamos esperar o lançamento, tomara que vc esteja certo 😉

  86. Glacial says:

    Considerações:
    1 -- Apoio incondicional a moderação dos comentários.

    2 -- 6k? rico!

    3 -- iPhone é fake multitasking.

    4 -- A camera continua sendo uma bosta.

    5 -- O Cardoso postou um plugin pro WordPress que otimiza o painel de controle do WordPress no iPhone.

    6 -- Tu é viadinho .. 😛

  87. Glacial says:

    Ah … segundo a descrição da sua profissão, tu é o primeiro cara a morrer nos filmes de ação .. 😛

  88. Porkispin says:

    oooou seja… uma coisa de cada vez… primeiro vou morar fora… depois vou ter um iPhone =] (ou o equivalente, qdo chegar a hora)
    tenho um e51 com wifi… até q quebra um galho… mas a idéia de ter internet REALEMENTE móvel… faz a gente pensar um pouquinho mais… só q com o wifi eu num gasta um tostão furado… e pelo menos isso é bom ^^

    outra coisa …chegou a receber meu e-mail, kid? (aquele pedindo ajuda e tal O.o)

    Abraço

  89. Mauricio says:

    @Thito
    Nao se baseie nos precos do mercado cinza. Principalmente porque no mercado cinza, eles poe o preço de acrodo como hype. Se um produto eh muito visado, poe o preco la em cima pra ganhar o maximo de lucro. Dai o preco vai caindo qdo deixa de ser novidade. Eu acredito que o preco do iPhone nas oepradoras vai ser no mínimo 50% menor que o preco no mercado cinza. mesmo tendo que assinar um plano de dados junto (um iPhone sem plano de dados é um iPod Touch, oras)

  90. o meu celular … faz ligações, rá.

  91. Jonh B. God says:

    Kide fraco… cansei de mandar fotos do K750i pro flikr quando viajei pra belém do para por terra!!! Que tipo de geek é vc que nem consegue setar o mms do seu cel??? O meu deu trela uma vez, mas foi só dar um “hard/soft” reset nele e tudo voltou ao normal… kkkkkkkk… me manda o k850i que eu configuro pra vc [sic]…. huahuahuahua… E viva a moderação!!!!!

  92. espectral says:

    Não é pra quaisquer ouvidos: rel="nofollow">

  93. Thito says:

    @espectral
    segura essa então: rel="nofollow">

  94. Lorrene says:

    @kid

    um app só p/ o engadget? O q ele tem de mais além de pegar o feed do engadget?

    R$ 6.000=US$ 3,000 ?

  95. Kaue says:

    Vc esquece de citar que essa porra NAO TEM COPY AND PASTE, mas a gente sobrevive ! rs

  96. Motta says:

    POrra, minha vontade de ter um iphone almenta vertiginosamente.

    agora n sei se continuo com o planejamento de comprar um psp, ou um iphone, como próximo gadget…

    mas tenho medo de comprar um iphone e ficar completamente viciado em internet movel.

  97. NAOS says:

    ULTIMÃO, PORRA

  98. Kid says:

    @Jovas

    Sério que tu não entendeu a piada…? Leia “portu-gays” em voz alta.

  99. Diones Reis says:

    Agradeço e muito esta série de posts sobre o iPhone. Como muitos, eu quero poder comprar um destes quando sair, mas informações parciais ou até mesmo a falta de informações sobre o iPhone, não deixam que a gente faça uma melhor análise antes de comprar.
    E devido ao alto custo deste aparelho aqui, é sempre bom saber bem antes de comprar.
    E as suas informações aqui postadas são imparciais e diretas, e mais uma vez agradeço por compartilhar com os seus leitores as suas experiencias com o seu iPhone. Tenho certeza que ajudará a muitos, como me ajudou, a analisar os pós e contras, e fazer a melhor escolha antes de comprar.

  100. Jovas says:

    @Kid
    Dá um Crtl+F aí e digita “portugays”.

    Corrige. =D

  101. Jovas says:

    Opa, e pelo visto errei também acima. O_O

    *Ctrl

  102. Jovas says:

    Puta merda, AGORA saquei. =D

  103. Mallmal says:

    Kid, estou com saudades dos posts esculhambando religiões. Só porque você mora em um país semi-ateu não pode esquecer-se de nós, moradores da Zâmbia, pobres seres diariamente constrangidos pelas religiosidades alheias. Keep walking.

  104. m&ms says:

    testando aqui
    kid, tá saindo com esse cardoso ou o que 😀

  105. m&ms says:

    nem tão moderados os comments, kid feio e mentiroso
    top top of the pops aqui

  106. Cesar Moura says:

    Mas essa tua namorada é gostosa d+. bota umas fotos mais ousadas dela…. garanto que a quantidade de visitantes aumenta

  107. Hugo says:

    olha o resPEITO ai gente!!!

  108. Kid says:

    @Lorrene

    Aquilo não é um app do engadget, é só um atalho pro site. Alguns sites mostram uma miniaturazinha da página, outros mostram um ícone iPhone-style.

  109. humrj says:

    ae kid, nao sei se faz seu tipo de humor

    http://www.sethcomedy.com/

    o cara do family guy ta com um site de sketches de comedia, e tem um do mario.
    como tu é fa do mario, lembrei de tu

  110. Piuii says:

    @humrj

    ja tentei dar a dica.. mas ngm se interessou T_T

  111. Jonh B. God says:

    Cara, larga de boiolagem e compra o desktop novo logo…. se for comprar as peças e montar te dou mais apoio ainda… Ah, escolhe a AMD, são 12% menos performance por uns 30% menos cash…

  112. Marcos Diniz says:

    Se vc acha que $50 ai é caro, imagine aqui na Terra do Winning Eleven? Não vai sair por menos R$150,00 fácil, fácil!

    AAAA ia me esquecendo de dizer; Bacana este post!

  113. Koji says:

    iphone é um sonho… mas não sei se para a realidade brasileira seria tão bom quanto aí pro Canadá.
    Meu w880i supre bem minhas necessidades, tem mp3 e roda uns joguinhos pra matar alguma fila ou aula xD

  114. NAOS says:

    ultimãããõ

  115. alpha says:

    otimo post. eu nunca me liguei mto a sessas coisas hype. eu soh compre tecnologia kuando ningeum ker mais, eu usso linux mesmo 😀 entaum por esses calculos eu vou me preocupar em adquirir um iphone 3g kuando a 5g estiver num seu auge hype 😀 flw, kid! p.s. faz um topico sobre dinheiro no canada.

  116. LadislauNS says:

    reinstala o movie maker ae, kid…

  117. eu says:

    Se safou por pouco hein rapaz?

    Justiça condena Google a indenizar mulher chamada de “loca” no Orkut
    Publicidade
    da Folha Online

    A Justiça do Rio Grande do Sul condenou o Google a indenizar uma mulher em R$ 5.000, mais correção monetária, por danos morais sofridos no Orkut, na comunidade “Detesto essa Aline Loca!!” [sic]. Segundo o juiz que analisou o caso, o conteúdo da página deprecia a autora da ação.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u444006.shtml

  118. RodLac says:

    é simplesmente impossível se perder tendo essa merda no bolso

    Não subestime a capacidade de um idiota, Kid.

  119. porkispin says:

    Nem tá no ar (ainda não)! =/

  120. porkispin says:

    E aí está o HBDtv 7. Comentários?

    Definitivamente… não está no ar! O.O

  121. LadislauNS says:

    O HBDtv #7 tá lá no youtube mas não ta no
    blog, quide…
    posta ele ae!

  122. Guilherme F. says:

    meuuu parabéns pelo post, você escreve muitíssimo bem e a matéria ficou ótima.Fiquei realmente motivado a comprar um Iphone já que aqui no brasil uso Wiifi no celular(nokia n81) a algum tempo e n gasto muito com isso.Parabens 😀

  123. Vitor Hugo says:

    Tive a chance de mexer num iPhone 1G, e a parte de internet é o que realmente pega.

    Quase comprei um na época por vias suspeitas, mas o trabalho que teria para jailbreakza e a chance de dar errado (e perder mais de 1k), me fizeram mudar de idéia, hahah.

    Agora é esperar para saber quanto será a facada no 3G… e os planos de dados, pois os existentes não são pornografia, mas são pura sacanagem! Percebi que o pessoal confunde o 3G de celular e o modem 3G, são serviços e preços diferentes.

    Nada a ver com o post, mas depois que conheci o HBDia quero um PSP! uehuehuehe XD

  124. Tom says:

    kid, me explica uma coisa. Vc usa push mail pra ser alertado imediatamnte quanto chega email? Isso não acaba com a bateria?

  125. @garotasemfio 200mb a maior franquia? Li que o @izzynobre tem franquia de 6GB no Canadá e gastou 400mb numa semana, tsc: http://is.gd/37rN

  126. NemRi.com says:

    […] por lá recentemente, e em um de seus post’s ele fala um pouco de suas várias funções. LER O POST. A conclusão do post é: Iphone é pra quem usa sua internet com frenquentemente, se você quer […]

  127. kenshao says:

    Vc disse no post q n faz ideia de qnt custaria essa quantidade de dados no brasil…
    Eu usando o iphone modelo antigo, 2g, no meu primeiro mês, usei 5,5mb de dados.. (não tenho nenhum plano de dados)
    Isso me rendeu menos 50 reais no bolso naquele mês =P

  128. já testou aquele aplicativo do WordPress pro iPhone?

    pode ser útil pra você atualizar mais vezes esse blog! 😛

  129. Tomber says:

    kkkkkkkkkkkkk
    UIIIII
    Chora não
    llllllllllxD
    Banana aew!!! kkk