Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Menos um motivo pra comprar o iPad

Postado em 11 May 2010 Escrito por Izzy Nobre 44 Comentários

Eu estava no Brasil em janeiro quando o iPad foi finalmente anunciado. Mais especificamente, eu estava no Beach Park o dia todo enquanto vocês nerds virgens estavam colados no computador esperando o Steve Jobs finalmente revelar essa merda aí.

Ok, confesso – no caminho pra casa eu estava checando o tuíter furiosamente (no Nokia 5000 que meu primo me emprestou enquanto eu estava aí) justamente pra saber o que era o tal iPad.

E meus sentimentos eram ambivalentes.

Por um lado o aparelho parecia legal e prometia funcionalidades interessantes uma vez que os desenvolvedores começassem a focalizar seus esforços nele; por outro, assim como a maioria de vocês eu estava esperando um MacBook mais portátil, e não um iPod touch menos portátil.

Finalmente decidi que compraria o iPad na segunda geração – com um preço mais amigável, provavelmente mais leve, e com mais funcionalidades. Como o iPhone next gen sai esse ano em junho, pelo menos haveria algum novo brinquedo da Apple pra roubar minha atenção de qualquer forma.

Aí eu vi isso.

HOLY SHIT

Já que o iPad não tenha uma REAL funcionalidade (acessar internet no sofá não é um selling point pra quem já tem laptop, netbook, iPhone E um PC dedicado ao home theater), vou logo dizer então que ele nasceu pra ser um leitor de quadrinhos.

Já leio quadrinhos no iPhone e a experiência é bacana, embora não ideal por causa do tamanho da tela. No iPad seria perfeito (ou quase, se não fosse o fato de que pôr os quadrinhos no aparelho – assim como no iPhone – é uma chateação do caralho).

Aí pensei e decidi – não seria legal se eu usasse algum outro aparelho eletrônico portátil pra mesma função?

Transformar um netbook num leitor de quadrinhos portátil não poderia ser mais fácil.

Primeiro, eu preciso ser capaz de simplesmente fechar a tampa do computador e coloca-lo pra “dormir” – assim, o processador e o HD não ficam trabalhando quando eu jogar o netbook de volta na mochila e meu brinquedinho não derreterá. Pra isso, basta mudar no Windows as configurações do efeito de fechar a tampa: de “hibernate” pra “sleep”.

Depois, preciso de um leitor de comics. Uso o CDisplay, e nunca tive problemas. Vocês recomendam algum outro?

Finalmente, nas configurações do CDisplay eu rotaciono as páginas pra direita, me permitindo segurar o netbook como se fosse de fato um livro ou revista em quadrinhos. Fica assim:

netbook

Não é estritamente necessário rodopiar a imagem, mas em minhas experiências lendo quadrinhos no netbook em trem ou ônibus noto que é uma forma mais confortável.

Precisei segurar o computador só com uma mão pra poder operar a câmera com a outra. Em situações normais de uso, a mão direita repousa sobre o mouse pad, e com o dedão você controla a passagem de páginas. Muito bacaninha.

Ah, e antes que encham meu saco com acusações de pirataria:

netbook2

Só baixo quadrinhos que já possuo. Não é nem necessariamente por ser politicamente correto (embora uma pequena fatia seja), é mais pela obsessão nerd de ter suas posses em formatos digitais pra poder aprecia-las “on the go”. Tenho a Ultimate Matrix Collection (aquela com 10 DVDs numa caixa de acrílico e uma estatueta do Neo), e acabei de baixar os três filmes no Demonoid.

Vantagens do sistema em relação ao iPad:

  • Não ter que recomprar os quadrinhos que eu já tenho em forma física;
  • Caso você prefira usar leitor de quadrinhos diferente do Marvel.app, como é o caso do ComicZeal, não é necessário recomprar os quadrinhos. Mas a transferência dos arquivos pro iPad é feita por wifi, é lenta e instável;
  • 150gb disponíveis pra lotar de quadrinhos, se você quiser;
  • Ao contrário do iPad, feche o leitor de quadrinhos e vire o netbook de volta à posição convencional e ele tem uma utilidade real;
  • HP Mini 210 custa CAD$350. O iPad, CAD$700.

Desvantagens do sistema em relação ao iPad:

  • Não é tão visualmente legal quanto o iPad;
  • É um pouco mais pesado;
  • A bateria dura bem menos: 6h do netbook contra 9-10h do iPad (sujeito a variações dependendo do uso, naturalmente).

E é isso aí. Eventualmente acabarei comprando um iPad também (especialmente agora que a Rogers parou com a sacanagem de cobrar extra pra permitir a um dono de iPhone compartilhar seu plano de dados entre os dois aparelhos), mas pelo menos até lá não preciso chupar o dedo invejando a turma que lê seus quadrinhos digitalmente no caminho pro trabalho.

E agora me dêem licença que finalmente descobri como target=”_blank”>upgradear a RAM do computadorzim. Memory Express aqui vou eu (e fica bem pertinho daqui de casa, veja que conveniente)!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

44 Comentários \o/

  1. Trovalds says:

    Falou falou e não disse nada no fim das contas… exceto pelo argumento “preço”.

  2. Geek Pobre says:

    Como leitor de Comica recomendo o ComicRack. É mais pesado mas infinitas vezes superior. Baixando o ComicVineScraper e o Library Organizer (2 plugins dele) fica perfeito.
    E sobre o wifi sync do ipad, ele permite syncar via USB as hqs. É uma opção do iTunes (e pelo visto o OS4 vai liberar essa opção para iphones e ipods)

  3. Dico42 says:

    Tambem uso meu netbook como leitor de quadrinhos, só que uso na posição normal (a tela do meu é MUITO mais leve que o resto dele. É bizarro segurar como se fosse uma revista em quadrinhos). Nessa posição, as letras não ficam um pouco pequenas não, Kid ? Btw, uso o FFView, p/ mac.

  4. renandearaujo says:

    iPad… não terei… prefiro um notebook a usar um tablet

  5. CCCC (Discípulo) says:

    Kid viado, vai morrer de tanto se contradizer no cu.

  6. Izzypobre says:

    Título: Menos um motivo pra comprar o iPad

    Fim do texto: Eventualmente acabarei comprando um iPad

    cara… você é muito GAY!

  7. buenojhs says:

    Se tivesse falado o preço no primeiro item eu já teria desistido. Do mais, ainda gostaria de um para minha profissão. Faço parte dos profissionais da saúde, e uso atualmente formularios online do google forms. Um desses seria simplesmente excelente.

  8. paceka says:

    Vários apps de comics (e outros formatos) no iPad aceitam receber arquivos por USB, por intermédio do iTunes. É coisa de clicar e arrastar, do jeito que você gosta no Windows. Testei ComicRad e Cloudreader (leitor universal de pdf, imagens, cbz, cbr, etc), ambos free, e ambos aceitam os arquivos via USB.

    Menos um ponto negativo ali pra sua lista do iPad ;D

  9. Daniel Neves says:

    Pelo que vi você ainda usa Windows, se quiser um aplicativo que seja realmente BOM para ler HQs e/ou mangás aconselho o Comix. Perfeitíssimo, só que só tem versão para Linux 🙂
    tale em breve saia para Mac(assim poderei ler) e depois para Windows.

  10. nosceteipsum says:

    Têm uns notebooks que viram totalmente contra o teclado (você vira e dobra) e são da hp também, se não me engano.
    Eles contam com tela multitouch, ou seja, não deveria muita coisa pra um ipad e é um pc de verdade.

  11. Porkispin says:

    O windows 7 que tem nesse seu pc não é o 32 bits?

  12. Darox says:

    Eu prefiro o bom e velho papel na mão, nunca vai ter cheiro de gibi o digital.

  13. KKKK says:

    KKKKKK agora sim vc conseguiu atingir um nivel ghetto impressionante, esse netbook virado desse jeito tá RIDICULO. E ficar tentando se convencer, fazer post aqui pra falar que NÃO vai comprar o ipad… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tu é ridiculo demais

  14. Eduardo says:

    Pois é, no fim tu vai comprar um iPad e dizer que ele é fodão. E ler quadrinhos nele. E esquecer teu HP hehehehe

  15. Rogi Yagame says:

    Bem eu num intendi, pelo título eu achei q vc fosse esculachar o Ipad o_O… Mas enfim, foi bem interessante esse post, pois eu ñ conhecia alguns desses programas de quadrinhos, apenas o ComicAll. P.S: Saudades do HbdTV, quando será o próximo?

  16. TioSolid says:

    This post was flagged as BOM SENSO e tal.

    Boa kid. To pensando em comprar um Kindle daqueles antigões ou qualquer aparelho desse pra usar por aqui. Netbook chamaria atenção pra caralho, enquanto um kindle nem tanto (ainda mais do antigo que nem tem botão direito). Foda é ser preto e branco né :/

  17. IsraeL says:

    Para ler quadrinhos prefiro o ComicRack. Acho melhor que o CDisplay. Mas para ler mangás eu prefiro o CDisplay.

  18. Gege says:

    Conheço essa história de ficar vendo tutorial na net de como fazer algum upgrade e depois da merda (psp)

  19. Kid says:

    @KKKK

    Nunca falei que não vou comprar. Falei que por enquanto há menos um motivo pra comprar.

  20. Nailson says:

    Eu tb sou fã de ler Comics/Graphic Novels/Revistas/WhatEver no papel, mas se eu morasse aí na América do Norte eu compraria msm o Kindle… pode falar o que for, mas pra mim, poderia carregar os pesados livros de computação nele, fora todos os livros de literatura (Tolkien, Nick Sagan, yada yada yada).

    E a tela é igualzim papel, P&B, mas é IGUALZIM papel…

  21. eumesmo says:

    achei que vc fosse descer o cacete nessa porcaria inútil…

  22. Abisnobaldo says:

    Se o iPad não fosse caro (o que iria contra os princípios da Apple) compraria numa boa. É um aparelho bem divertido.

    Só que como ele não faz nada muito melhor do que as coisas que eu já tenho, nem tem uma função primordial que só ele tem, fica difícil a animar gastar uma baita grana numa firula dessas.

    Isso falando em termos de Brasil claro.

  23. Edu says:

    Bom texto Kid, e eu também estou na mesma de comprar na segunda ou terceira geração. Só duas observações: no iPad (e no firmware 4.0 dos iPhone/iTouch) é possível usar o iTunes para transferir arquivos para as apps via USB. E claro, o WiFi N também ajuda na questão da velocidade. E embora seja uma gambiarra, cortar o chip SIM não é tão dificil e funciona. E adaptador é bem baratinho. Isto sem falar que aparentemente o próximo iPhone vai usar micro-sim, então vai ser um pulo para apenas trocar os chips entre um aparelho e outro.

  24. crs says:

    .. n seria “AO MENOS, um motivo para comprar um ipad” ? .. ah foda-se o título .. se o ipad se tornar barato e tiver uma boa concorrencia, vai ser incorporado facilmente no dia-dia, como aconteceu com o celular nos anos 90 ..

  25. Camilo says:

    sempre é melhor esperar pela 2ª gen dos produtos…
    espero que qnd sair a 2ªgen por ai, ao menos a 1ª jah esteja na pátria amada : /

  26. O famoso “jeitinho brasileiro” aê, kkkk…

  27. Ivan says:

    http://brogui.mtv.uol.com.br/2010/04/29/nova-app-para-ipad-balanca/
    o bom do ipad é que, alem de ler quadrinhos, vc tb pode se pesar

  28. Gabriel Nascimento says:

    O único problema ao meu ver é carregar isso tudo na mochila. Ipad, Netbook e etc.

  29. Leo says:

    Eu venho fazendo isso faz um tempo com meu notebook, não é tão portátil quanto seria com um netbook, como no teu caso, mas não deixa de ser algo mais prático e cômodo do que ler no desktop.

  30. Karina says:

    Só não entendi o quanto uma revista pode ser menos “on th go” que um computador.

  31. Ainda prefiro ter a revista em mãos do que lê-la pelo pc, mas pelo que vi ficou ótimo. E esse negócio de só baixar revistas que ja tem é besteira, hein =x

  32. Kenshin Br says:

    Esse Ipad é um negocio que simplesmente não faz sentido.

  33. João Vitor says:

    Mano, tu com o laptop virado no onibus.

    POR FAVOR NË

  34. Thi says:

    Kid, achei mais uma parte de grandes obras cinematograficas indianas pra ti comentar.
    rel="nofollow">
    Dá uma olhada. 😀

  35. G. Grünewald says:

    Apesar de eu concordar que um netbook é infinitamente mais útil que um iPodão, ler HQs com o netbook virado de lado é totalmente FAIL, kid.

  36. Jordy says:

    Realmente, o iPad até que é bom, mas, há essas controvercias

  37. Saluli says:

    Adorei a idéia. Já estou usando o netbook para por a leitura em dia. Como costumo ler muito rápido, geralmente ando com uma pilha de livros e revistas, então ler no netbook acaba sendo muito mais prático.

    Infelizmente aqui não é o Canadá e não dá para sacar o netbook em transportes públicos, mas já quebra um galhão.

    Ainda não achei um jeito de ajustar bem a imagem na tela, o ratio das páginas que estou lendo é meio estranho, acho que vou ter que criar uma action no photoshop para resolver isso.

    Achei muito legal você ter criado um método para fazer algo que você tinha vontade. E isso não tem nada a ver com o fato de você comprar ou não um ipad, é uma escolha sua.

  38. Paulo says:

    Veja este vídeo
    " rel="nofollow">
    Criativo não?

  39. @r_ricco says:

    Não sei como anda o CDisplay (faz tempo que não uso) mas tenho usado o ComicRack e acho bem melhor do que a última versão do Cdisplay que usei..

  40. Renan Greca says:

    Engraçado ver isso agora que o Izzy já teve uns três iPads.