Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Minhas duas semanas com o iPad

Postado em 24 June 2010 Escrito por Izzy Nobre 62 Comentários

ipad

Agora que já usei tudo que o iPad tem pra oferecer aos corajosos/impacientes que se recusam a seguir a sempre sensata orientação de esperar pela segunda geração do aparelho, posso oferecer a vocês uma opinião completa sobre o brinquedo.

Eu estava firmemente disposto a não comprar esse negócio. Primeiro, porque eu já tenho um netbook, que é justamente o tipo de aparelho que o iPad tenta substituir. E em segundo lugar, por causa do iminente lançamento do novo iPhone, que é um aparelho que eu sem dúvida uso muito mais e praticamente não sei mais viver sem. Era mais aconselhável guardar essa grana pro novo modelo do celular.

Já que estou falando do iPhone 4, eu preciso mencionar um negócio. Cês viram o FaceTime, né? A nova função de ligação com vídeo. Eis a citação no site da Apple:

People have been dreaming about video calling for decades. iPhone 4 makes it a reality. With just a tap, you can wave hello to your kids, share a smile from across the globe, or watch your best friend laugh at your stories — iPhone 4 to iPhone 4 over Wi-Fi. And it works right out of the box. No other phone makes staying in touch this much fun.

Eu tive um choque ao ler o trecho acima. Alienação ou pura cara de pau Jobsiana? Afinal de contas, eu tinha um celular três anos atrás que fazia ligação por vídeo. E não dependia de wifi, nem que a outra pessoa tivesse o mesmo celular que eu. Vender a parada como uma função inédita é de se achar graça.

Mas enfim.

Como os senhores sabem, comprei o iPad wifi de 32gb. Decidi não optar pelo 3G por dois motivos, como mencionei em outro texto: primeiro que ter dois planos de dados me parece um negócio extremamente redundante, e segundo que o iPad não é um aparelho que eu SEMPRE usarei fora de casa, então poderei depender de wifi pra conectividade na maior parte do tempo.

E além disso, há a opção de fazer jailbreak no meu iPhone (algo que eu sempre resisti) pra compartilhar minha conexão 3G via wifi. Fiz o jailbreak em segundos quando cheguei em casa com o iPad, e tudo funciona belezinha.

E posso dizer que estou relativamente arrependido. Tudo funciona bonitinho, mas o problema é justamente ter me tornado dependente de iOS modificado – quando sai novo iOS, que foi o caso dessa semana, é a maior confusão pra entender o que fazer. Faço upgrade ou não faço? Se for fazer, COMO faço? Meu iPhone explodirá?

(Não ria, nos primeiros dias do iOS4 tinha gente colocando o iPhone em bootloop quase irreversível apenas por executar o update)

Decidi que quando comprar o iPhone 4, abrirei mão do jailbreak e do compartilhamento de conexão pro iPad. Pra gente neurótica que nem eu, não vale a pena. E ano que vem, quando sair o novo iPad, definitivamente optarei pela versão com 3G.

Então, o iPad!

ipad

À primeira vista é fácil (eu diria até “tentador”) resumir o iPad a um “iPod touch gigante”. Afinal a interface é parecida, ambos usam praticamente os mesmos apps, você não pode fazer ligações com eles, etc.

Não é bem assim. A melhor forma que eu tenho de explicar o bicho é que ele é o que o iPod touch seria, se este fosse um computador. Entendeu? Ele essencialmente traz a experiência do iPod touch (comprar e instalar apps com um botãozinho só, a tela de toque, a simplicidade geral do iOS) pra algo mais próximo de um computador. Enquanto o iPod touch é um excelente media player, console portátil e web browser, o iPad é tudo isso, mas num formato que dá pra usar em casa mais confortavelmente.

Como escrever uma resenha COMPLETA do bicho resultaria num texto imenso, vou mostrar apenas as funções que me interessaram mais quando comprei o aparelho.

Em ordem:

1) Ler quadrinhos

comics

Todos os meus gadgets com tela já foram usados em um momento ou outro pra ler quadrinhos – meus computadores, meu iPod touch, meu iPhone, etc. Entretanto, é inegável que a tela e o formato do iPad o tornam praticamente perfeito pra isso.

O app que eu uso é o ComicZeal. Jogo os .cbz/.cbr no iTunes e acabou. Bastante prático. Tou com quase 5gb de quadrinhos no bicho.

2) Ler livros

books

Nunca botei fé no Kindle e similares. Gadgets que APENAS servem como ebook readers não me aperecem, especialmente com aquela tela monocromática. Tá, eu sei que eInk é melhor pra ler e tal, mas você está louco se acha que em pleno 2010 vou comprar um aparelho com tela em preto-e-branco.

Já li 4 livros desde que comprei o iPad e não vejo nenhum problema em ler livros numa tela de LCD. Dá pra ajustar o brilho, fazer marcações nos livros, etc.

monteiro

Muito bacana. Estou pouco a pouco baixando toda a minha coleção em formato digital pro iPad (que lê arquivos .epub e, em setembro, passará a ler .pdf também).

3) Ver filminhos

filmes

A telona do iPad praticamente IMPLORA pra que você assista vídeos nela, e por isso decidi gastar um pouco mais no modelo de 32gb. No meu iPhone, 9 dos 16gb disponíveis (na verdade 14gb, mas enfim) são ocupados por mp3. Como não planejo ouvir música no iPad, esse espaço todo seria dedicado aos filmes.

Mesmo assim, mas achei que me arrependeria se não pegasse um modelo com mais capacidade.

4) Navegar a web

web

Eu o iPad é um aparelho quase perfeito pra navegação casual. Manja qualé? Acessar seus sites favoritos na cama antes de dormir ou ao acordar, no sofá enquanto vê TV, essas coisas. A tela permite que as páginas sejam exibidas exatamente como elas aparecem no seu computador, e o Safari mobile é excelente.

5) Bater papo no MSN

msn

Auto-explicativo, né?

6) Mandar emails

email

Idem.

Como você pode ver, tudo isso pode ser feito num iPod touch ou num iPhone. Entretanto, o formato maior do iPad  torna cada uma dessas atividades muito mais confortável.

O iPad é o perfeito “companion device”, aquele gadget que tá ali do teu lado quando tu tá fazendo algo e precisa mandar um email, ou googlear algo, ou mandar um tweetzim comentando uma bobagem que você percebeu no filme que está assistindo. Algumas pessoas estão chamando o iPad de “o verdadeiro PC”, e eu concordo. Ele é muito mais um “computador pessoal” (no sentido mais Jetsons possível) do que este desktop trambolhão na minha mesa.

E meu netbook, coitado, é usado cada vez menos. Acabarei doando-o para alguém. Um dos motivos pelos quais iPads acabarão dominando sobre netbooks é a vida de bateria – Meu iPad foi de 100% a 68% após quase SEIS HORAS de navegação por wifi nonstop. Meu netbook com uma imensa bateria de 6 células teria morrido muito antes disso.

Lembro no Keynote do iPad que o Steve Jobs sacaneou netbooks, dizendo que “são máquinas Windows, são lentas”, etc. Eu discordei de cara, mas quando uso o iPad por algum tempo e pulo pro netbook (que já tem alguns meses de uso), é impossível não notar que o iPad é extremamente mais rápido. E continuará mais rápido, ao contrário de um PC Windows, que tem tendência de ficar cada vez mais lento até que eu execute algumas manutenções no sistema.

E aí está a grande sacada da Apple. Tablets não eram nenhuma grande novidade, mas a embalagem do aparelho deles é muito mais gostosa de experimentar, e interessa gente que jamais se interessou por gadgets semelhantes antes. Minha mãe, que não devia nem saber o que eram tablets, tá louca por um iPad. Minha noiva, meu irmão e meu pai, também.

É como o FaceTime que eu mencionei lá em cima. Os caras não são os primeiros a fazerem algo, mas eles fazem um streamline na experiência, tornando-a mais acessível, mais confortável. E no processo, acabam popularizando a coisa. Veja quantos iPhone copycats surgiram desde 2007. Com o iPad não será diferente. E sabe duma coisa? Eu arrisco que ligações por vídeo FINALMENTE se tornarão lugar-comum, simplesmente porque a Apple empurrará os competidores nessa direção.

Ame-a ou odeie-a, é a Apple que está nos levando em direção ao futuro da ficção científica.

E pra te deixar com mais vontade ainda de comprar o troço, tomaí:

[youtube]4QSKQhycovw[/youtube]

Meu veredito? O iPad ainda é um pouquinho caro pra convencer as massas (ou nem tanto, considerando que a Apple vendeu impressionantes 3 milhões de aparelhos em menos de 3 meses), mas assim que a segunda geração sair com um preço inevitavelmente menor e ainda mais funções, acho que começaremos a ver uma popularização sem precedentes. O iPad tem potencial (pelo menos em alguns segmentos de usuários) pra praticamente matar a necessidade de um computador convencional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

62 Comentários \o/

  1. Darox says:

    hehehe netbook virado nunca mais, parabéns , muito legal mesmo

  2. Jan says:

    filho da mae kid!
    agora quero essa bagaca!!

  3. Pedro says:

    Preciso de um iPad e de um iPhone 4.
    E se quiser doar seu notebook, estou aí

  4. Dan says:

    Só uma coisa (não relacionada ao texto): ” I come in the name of Jesus , repeat it after me, BIOTCH! I COME IN THE NAME OF JESUS BY THE POWER OF HOLY SPIRIT! ” …LOL

  5. E agora, compro comida ou iPad?

  6. Duvidoso says:

    Kid, é possível comprar apps para o iPad em outras lojas fora a Apple Store?

  7. Caleb Albuquerque says:

    Estou aceitando doações… 😀

  8. Replicane says:

    Não vejo a necessidad de um iPad, talvez para a faculdade ou algo do tipo, mas agora ele não se encaixa na minha realidade, já tenho medo de usar o n95 no ônibus, que dirá um iPad. A Apple vai esperar muito tempo pela minha grana num iPad.

  9. CCCC (discípulo) says:

    Kid viado, vai morrer com um iPhone 4 e iPad no cu.

  10. Abisnobaldo says:

    Todo aquele trabalhão de instalar os abandonwares a toa =P

  11. João says:

    O iPad não vale 1500-2000 que custará aqui. Mas, ah se ele chegasse aqui por 1k…
    O bicho é realmente algo mágico. Faz você não sentir falta de nada quanto a entretenimento na hora que quiser. Não fosse o preço venderia como água, bem como está acontecendo por aí.

    Sempre fui fã da Microsoft, mas a empresa infelizmente perdeu seu rumo, e a Apple está fazendo-a comer poeira. A empresa está acertando sempre, em tudo, e em cheio. Tiro meu chapéu à Apple. Quando os jogos chegarem com força no Mac OS e Steve Jobs guardar sua faca, a Apple facilmente dominará o mercado.

  12. Alyne says:

    1) Doa o netbook pra mim?
    2) Já tinha algum tempo q eu não via a palavra copycat. Estranho o.O
    3) Acho q uma excelente melhoria no iPad2 seria uma câmera frontal para o FaceTime. Até pq, é tudo iOS mesmo, e para o público que o iPad tá atingindo isso seria uma novidade interessante.

  13. Markus says:

    Pow.. o iPad já ta na minha lista de compras a muito tempo, só tava esperando o iPhone 4 sair, pois pra mim, é um must-have, e como vc, nao consigo viver sem 😛
    Talvez eu vá esperar até o “iPad 2”, já que quando tiver o iPhone 4, vai faltar pouco pro lançamento do segundo modelo 😀

  14. Moisés Freire says:

    Doa o Netbook para mim².

  15. Z3hr0_c00l says:

    Cadê os posts engraçados! Se for pra saber de tecnologia nois vai no guanabara.

    E o videocast sobre ovnis?

  16. Camilo says:

    macfag .

    ok primeiro preciso do meu iPhone 4 depois penso num iPad …

  17. _g says:

    ipad no meu caso é uma puta inutilidade. Não atende minhas necessidades para trabalho, nem as de mobilidade (já tenho um iphone e um notebook, que vive comigo para cima e para baixo) e tãopouco as de jogos :/

    mas ó, daria um desses para minha mãe fácil. A véia só de mexer num iphone teve a maior facilidade, imagina com a tela ampliada?

  18. Por “isso tudo” que o iPad foi criado. haha, e confesso, que depois de ler isso, acabo tendo dúvidas entre comprar um MacBook Pro ou um iPad. Mas depois penso denovo e vejo, tá maluco Flavio.

  19. pauloecm_ says:

    genial! é tudo que eu precisava, quero MUITO comprar.

  20. Robson says:

    Kid, na boa, se você está todo contente, realizado e tal com o novo gadget, beleza seja feliz com ele!
    Mas não precisa esculachar com algo tão bom e util quanto o netbook, poxa manda ele aqui pra quem vai dar mais valor pro coitado…

  21. KrazyFox says:

    Flash pra mim realmente nem falta faria, mas o que ainda me perturba é que o iPad não tem multi-tasking, mas se a Apple implementou esse recurso no iPhone, então tenho esperanças que façam o mesmo no iPad futuramente.

  22. nosceteipsum says:

    gostei muito!

  23. KrazyFox says:

    obs.: Ainda não tenho iPad, só estou esperando o melhor momento pra comprar.

  24. iBruno says:

    No other phone makes staying in touch this much fun. Só não entendi o inédito, a Keynote foi estranha mesmo, era mais complicado ou não usável? Não importa, mas já existia.

  25. Henrique says:

    Na verdade, o iBooks já suporta pdf, só dar um updatezim através da AppStore.

  26. tuts says:

    O iBooks acessa PDF no iPhone, o Kid ta falando do iPad seus burros. O iOS4 so sai pro iPad em setembro

  27. eternity says:

    offtopic:

    Cara, você devia fazer review de cada gadget que você põe a mão. Review tá excelente, bom texto, fotos explicativas, vídeo no tempo certo.

    Cheers! &:)

  28. André says:

    Eu lembro de uma série japonesa, de 2001, na qual a mulher já usava celular com videochamada. Alias, se brincar o Iphone 4 ainda vai ser inferior ao celulares japas de 2001. Celulares no Japão estão sempre num outro nivel. Por isso que Apple não consegue entrar lá. Os Docomo de lá estão sempre vários passos a frente.

  29. Trovalds says:

    Como bem dito pelo quide (usando minhas palavras): a Apple não inventa, REVOLUCIONA o que já existe e trás todo mundo de carona.

  30. raverbr says:

    Quide, vc ta me saindo um exímio chupador de piroca do Sr Jobs hein…

  31. Eduardo says:

    Mesmo assim, não quero um iPad. Sinceramente, para mim não seria tão útil neste momento. Talvez mais a frente.

    Mas gostei dele 🙂

  32. Nome (required) says:

    (foto do msn)
    holy shit, vc é amigo do PC! o cara é simplesmente foda 😀

  33. Mefna says:

    Eu já tentei usar o notebook virado para ler quadrinhos, mas achei pesado e desajeitado por ter q tomar cuidado pra ñ tampar as estradas/saídas de ar.
    Como é a refrigeração no Ipad? Não consigo ver pelas fotos q foram publicadas. Esquenta muito? Afinal estou no país tropical.

  34. Luís Carlos says:

    O teclado é genial, mas tente escrever “maçã”. Infelizmente a Apple despreza outras línguas que não seja a inglesa.
    Legal, genial, mas muito caro para um aparelho que executa um programa por vez, não é multí-tarefa.

  35. marina says:

    assim, eu não sei quanto tempo leva mais ou menos pra eles fazerem a segunda geração d tablet. o que você acha? é que minha tia tá indo semana que vem lá pra NYC e se depender, já peço pra ela me trazer um 🙂

  36. Christian says:

    Se eu fosse milionário como Izzy eu comprava :V

    Izzy, venda-se a uma empresa como garoto propaganda, você é ótimo nisso!

  37. Sherman says:

    Momento inveja pura *-*

  38. Marcelo Divê says:

    É empolgante, dá vontade usá-lo, mas não sentir um desejo muito grande de compra.
    Tenho certeza que depois de um mês usando-o já terei perdido a empolgação do aparelho e jogado ele pra escanteio.
    De qualquer forma, ainda quero mecher em um desses alguma dia.

  39. Davi says:

    Mas Kid, para os terceiro-mundistas que devem escolher um gadget para ter (já que o custo e o risco são altos): iPad, iPod touch ou PSP destravado?
    Explico as opções:
    Todos permitem ver vídeos, ouvir músicas e jogar.
    Qual sua sugestão?

  40. Pedro says:

    http://hbdia.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/06/monteiro.jpg

    Oka, pergunta noob: como faço pra deixar o e-book com esse formato? É algum app do iPad ou o que? (Eu falei que era noob, re.)

  41. Lennon says:

    vi só o q um touchscreen pode fazer com uma música legal atrás
    dava muito bem pra fazer um video igual utilizando um netbook e um mouse
    deu mole
    iphone novo ia te fazer muito mais feliz

  42. Nico says:

    1)É possivel instalr o X-code e compilar algo nele?

    2)Existe algum aplicativo de office (editor de texto, editor de apresentações, etc)

    3)Alguma noticia de jailbreak?

  43. Marcelo Pinheiro says:

    O iPad é excelente e ainda vamos ver apps fantástica transformando o gadget em algo ainda mais interessante.

  44. Kid says:

    @Pedro

    Não entendi bem sua perguta. O formato dos arquivos é .epub, como falei no texto. Essa é a aparência deles no iBooks.

    @Nico

    1) Não

    2) Sim, há a suite oficial da Apple, iWork

    3) Já há jailbreak pro iPad

  45. Brenny says:

    Interessante. Se não fosse minha atual situação financeira e meu imenso desejo de possuir uma LED de 47″, investiria minha grana num troço desse.
    O mais interessante é que todo mundo que tem algum argumento contra ele (contra no sentido de ‘não compraria’, e não de qualquer coisinha besta) não usou. TODOS que conheço que compraram dizem ser -- senão a melhor -- uma das melhores aquisições do ano.

  46. willett says:

    5 Gb de quadrinhos????
    Vc comprou todos eles ou baixa de algum lugar??
    Se vc baixa de algum lugar… tem como postar o link???
    valeu!!

  47. alessandro says:

    e aí zizi nobre. tu realmente é um sobrevivente da porra hein?!

  48. jinx klein says:

    eu ainda pago pra ver o dia em que poderemos fazer td q fazemos com um ipad através de espelhos touchscreen no nosso banheiro , por ex.

  49. xxxx says:

    Kid, eu sou um grande fã. Adorei seu texto.

  50. Lana says:

    Muito bom. Pena que é impossível ter um brinquedinho desses aqui no Brasil, tanto em questão de preço como portabilidade.

  51. tchunako says:

    Agora sei que não preciso disso.

  52. Esdras Emanuel says:

    uma palavra: CARALHO!!!!

  53. thiagomoraesp says:

    Pô, agora eu quero tanto que parece que eu preciso =/

  54. Pedro says:

    O problema é que eu não me imagino jogando Half-Life em um iPad.

  55. Wladimir says:

    Doa o Netbook pra mim, sou um miserável. (Em qualker sentido)

  56. weslley says:

    boa zizi nobre.
    exelente texto a moda antiga .
    iPad vai chegar aqui a uns R$ 3000.00

  57. Thiago says:

    Cara, como vc faz para usar esse layout do MSN? É uma exclusividade do IPAD?

  58. Alisson says:

    porraaaa… agora eu fiquei mais doida pra ter um iPad, ja sou apaixonada pela apple, adoro o iPhone e os iPods… agora eu QUERO um iPad!!!!!

    ^^

  59. Allan Mullen says:

    Comprei um aqui em los angeles e gostei dele somente nas primeiras semanas.

    Achei completamente dispensável para quem ja tem imac/macbook e um iphone/ipod touch.

    Claro,respeito quem gosta e admiro o produto.
    A Apple merece todo o respeito pelo seu OS e sua criatividade no ipad.

  60. André says:

    Putz velho comprei o meu ipad mais não consigo instalar nenhum aplicativo ”/

  61. @King_Matheus says:

    O iPad eu quero, como qualquer um que já testou suas reais utilidades gostou.
    Só que tem uma coisa que impede o brazuka de adquirir: o preço.

  62. ldfran says:

    ainda não tive a oportunidade (leia-se: dinheiro) de adquirir nenhum produto apple. mas se existe alguém que consegue me convencer e fazer o consumismo intrínseco em mim gerar náuseas são esse alguém é você com as suas resenhas, caro Izzy.

    não pagação de pau, realmente não confio em outro “resenhador” quando a palavra é gadget.

    sinto que assim que eu começar o meu primeiro emprego meu primeiro e demais salários serão da apple store.

    ps.: já fui um hater da apple! continuo gostando muito da microsoft e ainda defendo que as pessoas não podem reclamar tanto se não fazem questão de terem copias originais de seus sistemas. faz toda diferença, isso é um fato. e eu só posso falar daquilo que tenho.