Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Não resisti, comprei o iPhone

Postado em 3 September 2008 Escrito por Izzy Nobre 127 Comentários

[ Update ] ATENÇÃO QUERIDOS VAGABUNDOS

A partir de hoje estarei abandonando o israelnobre@hotmail.com. Meu email agora é izzynobre ARROBA gmail.com. Atualizem seus MSNs e tal. A página de contato lá no topo já foi modificada, pra ajudar os navegantes.

PROSSEGUINDO

****

Ontem me bateu uma vontade quase demoníaca de comprar o iPhone 3G, e sem ter a namorada por perto pra me convencer a não gastar mais dinheiro com gadgets, fui lá e comprei.

Não que ela fosse reclamar tanto, na verdade, porque ela tava muito afim de um celular novo e acabou herdando meu k850 – que substituiu o velho w810 dela, que ela também havia herdado de mim três meses atrás quando comprei o k850.

E devo dizer que o hype ao redor do iPhone – principalmente no pertencente às suas capacidades internéticas – não é sem mérito.

Sim, antes que você pergunte, eu acabei de comprar o k850 três meses atrás. Acontece que, por causa dos planos de 3G ilimitado aqui, eu me tornei completamente dependente do estilo de vida mobile, e a vontade de adquirir um celular mais apropriado pra essa finalidade (tela maior, browser mais poderoso, teclado qwerty – ainda que virtual) cresceu a cada dia. E ontem ela finalmente tomou conta da parte do meu cérebro que toma decisões financeiras.

Antes de começar esse review, deixa eu tornar algo bem claro. Este não é meu primeiro gadget, e com toda certeza no universo não será o último. Herdei do meu pai a paixão por eletrônicos, e por isso já tive/tenho praticamente todo tipo de aparelho eletrônico comercialmente disponível. Graças a isso, conheço em primeira mão os melhores features e, mais importante, os piores defeitos de cada um.

Ou seja, posso comparar Gadget X ao Gadget Y objetivamente, ao contrário de gente que declara dogmaticamente que X > Y, onde X é o aparelho que elas têm. Ao risco de soar arrogante, lá vai: tenho um pouco mais de perspectiva do que a maioria das pessoas. Aliás, foda-se, vocês já sabem que eu sou arrogante mesmo.

Ao usuário novato de gadgets é comum se apaixonar perdidamente por um aparelho e ignorar completamente todos os seus defeitos. Pra mim, por outro lado, aparelhos eletrônicos já se tornaram triviais, e por causa disso eu raramente me empolgo em demasia com eles – ao meu ver, eles são apenas uma forma de entreter minha mente extremamente inquieta. E certamente estou sempre atento pras falhas do negócio (falhas que eu tento contornar comprando aparelhos específicos pra cumprir a função que o outro deixa a desejar).

Tendo dito isso, o iPhone é o primeiro aparelho eletrônico portátil a me impressionar em MUITO tempo. Não é exatamente pelo conjunto da obra em todo, afinal, o iPhone tem sérios defeitos que mencionarei ao longo desta resenha. E ele definitivamente não substituirá todos os aparelhos na minha coleção (o Archos AINDA continua espancando em matéria de video playback, com suporte a qualquer tipo de arquivo/legendas/etc, e o PSP reina absoluto como console portátil). Porém, em um quesito o iPhone é completamente imbatível – a integração do aparelho com a internet. Mas já já chego lá.

Então. Esta é a caixa do troço:

Dentro da caixa:

Os fones de ouvido padrão da Apple – que eu odeio profundamente – e o cabo USB são de praxe. Aliás, como esse é meu terceiro aparelho da Apple (iPod Video, seguido pelo iPod touch, seguido pelo iPhone), e como minha namorada e meu irmão já tiveram dois cada um, tenho quase uma dúzia de cabinhos USB de iPod aqui em casa. Sério, volta e meio acho um embaixo da almofada do sofá ou no cesto de roupa suja.

Aquele quadradinho branco, no entanto, é novidade pra quem só teve iPods até então. Se trata de um carregador – você enfia o bicho na parede, pluga o cabo USB, e carrega o telefone sem a necessidade de um computador. Suponho que é compatível com iPods também.

Logo que transferi minha lista de contatos pro iPhone, passei a mexer um pouco com as opções de personalização do negócio. E em seguida, resolvi me aventurar pela AppStore.

A AppStore, que estava sendo propagandeada como a grande revolução em distribuição digital de software (por gente que nunca ouviu falar da Xbox Live Marketplace, ou da PSN, ou do Steam, ou do GameTap, ou de etc etc etc), é um dos fortes motivos pelo qual não farei o jailbreak do telefone. Pros não-iniciados, jailbreak é o termo referente a “destravar” o aparelho, permitindo usar aplicativos não-oficiais.

Um dos motivos é que prefiro manter a garantia. Tenho um iPod touch destravado desde o ano passado, e nunca fiz muito com esse suposto potencial que precisou pôr o próprio aparelho em risco pra ser atingido. Você pode destruir gadgets durante um desbloqueio mal feito, como tu deve saber. Considerando a minha má sorte recente, prefiro não facilitar.

Supondo que você consiga desbloquear o negócio sem problemas, e daí? Ter mais aplicativos que o normal é interessante, mas como falei antes, eu costumo comprar gadgets pra servir propósitos específicos. Pra que emular SNES porcamente no iPod se o meu PSP faz isso muito melhor? O resultado é que meu iPod touch destravado era apenas um mp3 player e nada mais. Arrisquei foder o negócio pra nada.

No entando, a AppStore me permite desfrutar os aplicativos que ocasionalmente capturam meu interesse, ao mesmo tempo que mantem minha garantia válida e o número de problemas ao mínimo. Gambiarragem de gadget SEMPRE acaba dando muito problema mais cedo ou mais tarde, podem confiar em mim.

Então. Nos primeiros quinze minutos usando a AppStore baixei alguns aplicativos interessantíssimos que são, ao contrário dos que eu adquiri jailbreakzando o touch, actually useful.

Midomi é um programinha que, de uma forma quase mágica, descobre nomes de músicas utilizando o microfone do celular. Tudo que você tem que fazer é abrir o programa e cantarolar um trecho da música (não precisa cantar a letra, embora ajude. Ele também reconhece músicas que estão tocando no ambiente, como uma boate), e o telefone descobre a música pra você. E não apenas isso, mas oferece um sample da canção, pra tu conferir se é aquela música mesmo. Testei umas vinte músicas até agora, ele errou apenas duas. E eu nem sei se posso culpar o negócio, já que canto tão bem quanto piloto jatos comerciais.

Now Playing é um aparelho que usa o GPS do celular pra localizar a sua posição na cidade, e em seguida mostra os cinemas mais próximos, com as horas das sessões, resenhas do rottentomatoes.com, imagem do poster, e até mesmo trailers dos filmes. Incrivelmente útil pra mim, que me contentava antes com a página WAP do cinema local que mostrava apenas nome do filme e sessões. Pra ser melhor, só faltou a opção de comprar os ingressos direto do celular (algo que o meu k850 antigo fazia através de um software da operadora).

Essa função era super foda, aliás – tu abria o programa, selecionava o cinema, o filme e a sessão. Comprava os ingressos, que apareceriam na sua conta telefônica. Aí o programa exibe uma espécie de código de barras que será escaneado na porta do cinema, te dando entrada ao filme. Vivemos no futuro conforme descrito pelos Jetsons. Isso funciona pra shows e peças de teatro também. Ano que vem nego comprará bilhete do trem da mesma forma.

Trailguru é um aplicativo bastante útil pra quem gosta de correr. O troço usa o GPS do celular pra indicar sua distância do ponto de partida, sua velocidade, alteração na altura do relevo, e um monte de outro troço que eu nem mexi ainda. E como tudo no iPhone, a apresentação do programa é a mais user-friendly possível. Estou ansioso pra testar o negócio.

Speedtest é um programinha que mede a velocidade da sua conexão 3G. Eu usava o MobileSpeedTest.com no k850, é mais prático ter um ícone na “área de trabalho” que faça a mesma função.

Facebook é auto-explicativo. O programa te dá controle total sobre sua conta no site de forma muito bem implementada, dá pra desde participar de chats com seus amigos que estão online no site, até tirar fotos e enviar pro Facebook imediatamente. Bastante prático pra quem curte essas merdas, e incrivelmente fácil de usar.

E tem mais bobagens, como cliente de MSN, editor de imagens, programas de monitoramento de peso e coisital. Experimentarei mais aplicativos nos próximos dias. A AppStore pode ser acessada diretamente do celular, sem a necessidade de um computador pra ver e baixar os programas. Muito bom pra alguém cujo emprego se resume a oito horas livres.

Todas as soluções móveis permitidas pelo celular me fazem sentir como um personagem dos Jetsons, como falei antes. Pra alguém que gosta tanto do acesso móvel e das amenidades que isso proporciona, poucos telefones competem em pé de igualdade com o iPhone.

Falando na internet, esta é a velocidade média da conexão 3G no telefone:

Não se equivale à conexão de 10mbps que eu tenho em casa, mas pra um celular é sensacional.

Agora, às falhas.

Pra começar, a câmera do iPhone touch é DESGRAÇADAMENTE nojenta. E isso é uma grande pena pra quem gosta de uploadear fotos direto do celular pro flickr, como é meu caso. A implementação do envio das imagens é muito melhor no iPhone do que no k850; pena que as fotos que você enviar do iPhone parecem ter sido passadas pelo filtro CU_SUJO no Photoshop.

Mas não confiem na minha palavra, aí vão fotos comparativas tiradas com os dois celulares.


k850 (5mp)


iPhone (2mp)

Yep, eu não estava exagerando.

Sim, eu já saba que não poderia esperar de uma câmera de 2 megapixels desempenho semelhante a de uma de 5 megapixels, mas porra, o meu w810 com a mesma resolução da câmera do iPhone tirava fotos consideravelmente melhores, e tem um LED pra servir como flash alternativo. Em baixa luz, como na foto acima, a câmera do iPhone te fará repensar o investimento.

O problema é que não é só a qualidade do sensor e lente que são horríveis – enquanto a do k850 tem flash, timer, macro, edição de imagens, redutor de noise, redutor de motion blur, redutor de olho vermelho, controle manual de white balance, face detection, configuração de foco e ISO manuais e outras coisas que eu nem lembro, a câmera do iPhone tem… o botão que bate a fotografia. E só isso.

Pra maioria das pessoas, talvez essa câmera simples de 2mp seja suficiente praquela foto rápida numa boate ou na casa de um amigo. Pra mim, que downgradeei da excelente câmera do k850, é tortura.

A falta de bluetooth A2DP (ou seja, bluetooth estéreo) é nada mais nada menos que um crime. Usar fones de ouvido em pleno século 21 me incomoda de uma forma que vocês não conseguiriam acreditar. A propósito, o bluetooth do iPhone serve apenas pra usar com headset. Não dá pra transferir arquivos nem contatos. Porra, Apple, WTF?

A bateria perpetua a tradição “non user-replaceable” da Apple, o que também me incomoda pra caralho.

E o OS do iPhone continua não fazendo multitarefa, o que é uma vergonha. Pelo menos dá pra ouvir música enquanto você mexe em outros aplicativos ou acessa a internet. Melhor que nada, né.

Minha conclusão é que como CELULAR, o iPhone apanha muito feio até mesmo dos aparelhos mais simples. Entretanto, como aparelho de internetagem móvel (que é, na minha opinião, a verdadeira premissa do iPhone), ele é praticamente imbatível.

O que me leva a um questionamento – por que tantos playboyzinhos tiram onda com iPhones no Brasil? Qual o propósito de comprar um negócio que se define como uma plataforma de acesso móvel a internet, e não poder usar a internet? É como comprar uma BMW sabendo que não terá dinheiro pra pôr gasolina no tanque, porra.

Claro que isso não se aplica à turma que curte gadgets e, mais importante, ENTENDE de tecnologia em geral. Os aficcionados por tech toys compram porque o iPhone oferece uma plataforma interessante pra aplicativos e tal, algo que também não será usado pelo playboyzinho que quer dar uma de bacana na faculdade.

E não me venham com wifi. Eu considero wifi uma solução sem fio pra LANs, e nada mais. Pra acesso móvel, wifi deixa muito a desejar. Primeiro, você está a mercê de routers abertos (algo que se tornou bem raro nos últimos 3 anos). Em segundo lugar, você não pode se mexer – achou um hotspot, tem que ficar plantado lá enquanto estiver usando o negócio. Perdoe minha semântica, mas isso não significa “móvel” pra mim.

Acho que meu resumo é que, pra alguém que não possui nenhum outro aparelho, consigo ver o iPhone como um gadget quintessencial, o ápice da convergência. Quem tem outras escolhas no entanto dificilmente se interessará nos jogos ou na capacidade de vídeo (PSP e o Archos continuarão na minha mochila pra essas funções). É bem mais fácil ter o mp3 player e o telefone como um aparelho só, e o acesso à internet no iPhone é provavelmente o melhor da categoria, senão O melhor.

Sobre preços – o celular me custou 300 dólares + taxes (315 no total). O plano de voz com 200 minutos (ligações após às 6 da noite e nos fis de semana são gratuitas) saiu por 35 dólares; o plano de dados custa 30 dólares, e uns badulaques adicionais – callerID, call forwarding, voice mail, My5 (um plano que te deixa ligar pra 5 números de graça) e outros troços – custou 15.

Ou seja, contas mensais de aproximadamente 80 dólares. Com o celular antigo, eu pagava 70 por mês.

O meu plano de dados permite transferência de 6gb por mês. Ou seja, eu teria que usar mais de 200mb por dia pra estourar o limite. Usei a internet no telefone ontem por 5 ou 6 horas, baixei vários aplicativos e assisti 3 ou 4 trailers usando o Now Playing, pra mostrar pra namorada como era o negócio. O acessório nativo de gerenciamento de dados indica que eu usei até agora 18mb. Como não sou fã de ver vídeos no iPhone e fiz mesmo só pra testar a funcionalidade de um aplicativo, eu provavelmente jamais usarei mais de 20mb por dia, que dirá 200.

No entanto, preciso configurar logo o meu My5, porque 200 minutos por mês acaba rapidim.

Eu compraria o iPhone no Brasil? DEFINITIVAMENTE não. Nem cogitaria a hipótese. iPhone sem acesso à internet na minha opinião é semelhante a qualquer celular pré-pago da vida.

Agora a pergunta é – o que farei com meu iPod touch?

E não esqueça de ler essa resenha muito melhor do iPhone, mais técnica e tal, escrita pelo TioSolid.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

127 Comentários \o/

  1. Matheus says:

    lol, quarto

  2. Thiago says:

    Quinto! Top 10 heheheeh

  3. Kid says:

    TioSolid me informa aqui no MSN que a câmera do iPhone é bem melhorzinha sob luz natural. Testarei hoje, vocês serão os juízes.

  4. Daniel says:

    Kid… quero comprar seu Touch.. quando vc aparecer no msn.. bora negociar

  5. Heron says:

    Massa cara… massa mesmo
    mas como vc disse… aki no brasil n compensa comprar esse celular… seria soh pra ter e mostrar pros outros… pra telefonia eu fico com meu n95, e pra games uso o psp… ta loco de bom…
    n vale a pena investir em algo q eu não vou usar direito
    Até

  6. Caio says:

    Sobre iphone no brasil: Se vc quiser sofrer com EDGE, vc pode ter um 😛
    Mas estou pacientemente esperando pelo lançamento do 3G em algum futuro próximo!

    Sugestão de joguinho pro iphone/ipod touch:

    Aurora Feint

    É um puzzle muito viciante! Única coisa que jogo no ipod touch, de resto é nds mesmo.

  7. Blude says:

    Perguntinha ingênua, Kid: alguém ainda usa telefone fixo aí no Canadá?

  8. Kid says:

    Tou baixando o Aurora Feint. Rola multiplayer…?

  9. TioSolid says:

    Já naveguei via EDGE no iPhone quando a Claro misteriosamente não descontou o saldo e é -usável-. Mais rápido que discado, evidentemente mais lento que 3G.

    Quanto a garantia, faz o Jailbreak e foda-se. Se der problema, entra em modo DFU (restore completo), põe o firmware original de fábrica e boa. QUANDO que a Apple (a não ser que o jobs leia seu blog) vai saber que você modificou ele? >:)

  10. Kid says:

    @TioSolid

    Eu até faria isso se visse alguma vantagem em fazer o jailbreak agora que existe a AppStore.

  11. Kayaphas says:

    eu gosto do fone do iPod…

    e o touch vc dá pra mim (Y)

  12. Ricardo says:

    Kid,

    Aqui no Rio já tem 3G! E se não me engano outros estados com Sp e etc já contam com o 3G.

  13. Roberto says:

    Bem, já tem 3G aqui no Brasil… Será que isso não nos dá internê móvel como se tivesse usando um daqueles modems porquinhos?
    BTW, esses aplicativos foram free? Se for, vou upgradear meu firmware do touch e não JBzar.

    Ah, ta usando o Google Chrome, já?

  14. Ricardo says:

    E no meu caso que só uso um aparelho p/ tudo…fico com o N95…

    Sou um retardado e perco tudo…se eu andar com vários eletronicos eu perco tudo em 1 mês…

    para vc ter idéia…eu esqueço o relógio em vários lugares…

  15. Rodrigo Cardoso says:

    Kid, uso o Iphone aqui no Brasil, com plano de dados, e acho muito útil. Já possuo a muito tempo, desbloqueado é claro.

    O ruim é o preço apenas, pago cerca de 60 reais só pelo plano de dados.

    E estou esperando o 3G ser disponibilizado aqui na cidade para trocar o Iphone em um 3G.

  16. R_the_alien says:

    Cara,
    eu sempre tive birra com o iPod, desde a vez em que instalaram o iTunes na minha casa e ao desinstalar ele simplesmente sumiu com meu drive de cd, só voltou após a formatação do sistema, mas de qualquer forma eu sou fã da Apple.
    Quanto ao iPhone, nunca me interessou muito não, primeiro pelo que você citou no texto… aqui no Brasil o uso não atingiria todo o potencial do aparelho e também porque atender um iPhone em qualquer centro desse país deve ser uma sensação semelhante as que os protagonistas de filme de ação sentem com todas aquelas explosões: adrenalina pura.

  17. the door says:

    O iphone não é tudo oq falam, eu até tava empolgado pra comprar quando anunciaram o 3g, mas depois fui perdendo a vontade, sou mais o n95.

  18. avatarx says:

    eu tava precisando de um aparelho novo (perdi o antigo) até cogitei a compra de um iphone 3g, mas me lembrei q moro no Brasil e pagar um caríssimo plano de dados não rola, fora o risco de andar com ele por aí(rio de janeiro),optei pelo n82 e to feliz com ele, mas quem sabe quando vier o iphone 3.0 ou 4.0 que eles devem corrigir esses pequenos detalhes que não fazem do iphone o celular perfeito

  19. Kid says:

    Aos curiosos, todos os apps que baixei são free.

    Tou postando do iPhone, aliás 🙂

  20. rcrd says:

    to esperando o 3G ficar bonito aqui no Brasil pra comprar um iphone… por enquanto é inútil, continuo com

    PSP/Celular Comum/Laptop =P

    achei que tu fosse postar do vídeo :~ (huaauaua)

  21. Roberto says:

    Bah, meu itunes só me mostra o firmware 1.1.5
    ^o)

  22. Fábio says:

    Faz sentido sim ter o iPhone no Brasil porque enquanto o 3G não se espalha dá prá ir se virando com o Edge.
    Quanto aos playboyzinhos terem o iPhone, cara, playboy compra QUALQUER COISA prá tirar onda, desde que esteja na moda e seja descolado, mesmo que não use prá nada.
    Wifi é interessante só se vc tiver o seu router em casa.
    Mas os pontos contra realmente me tiraram a vontade de ter o iPhone. O próprio fato de que os aplicativos úteis devem ser comprados já é um contra prá mim, e creio que prá todos os brasileiros. No entanto, ainda é melhor que na porra da plataforma J2ME (Java prá celular), encontrei pouquíssimos aplicativos úteis (mesmo os pagos bons são raros). Uma merda.
    Agora a qualidade da foto realmente fez eu engasgar, puta que pariu. Literalmente “shitty”.

  23. Billy says:

    Eu não sei quanto a vcs, mas eu tenho internet ilimitada embutida na minha conta de cel, to realmente querendo o iphone pelo motivo de poder acessar a internet e usar o tel, quando eu estiver na rua, então não acho que o iphone seja assim tão inútil aqui no Brasil

  24. Fábio says:

    Agora que eu vi o comentário do Kid, que os apps são free… agora realmente detonou a J2ME(rda).

  25. Kid says:

    @Fábio

    Tem MUITO aplicativo free. Todos os que eu peguei aqui (uns 15) são grátis. Acho que mencionei isso no texto.

  26. Felippe says:

    kid internet 3g já é realidade aqui =
    existem planos de internet móvel, e com certeza com o iphone tende a melhorar o serviço…

    Desde o primeiro momento que vi o iphone é exatamente isso que tenho em mente, usar pra acessar a internet sem depende de redes wifi…

  27. danger says:

    kid burro como sempre achando que o tal do canada eh o pais do mundo que inventou a internet e aqui soh tem macaco feito no desenho dos simpsons sendo que por r$80 por mes o nego tem 500 megas por mes que servia muito bem pro uso dele de no maximo 20 por dia.

    e pior que os comentaristas burros que soh tem celular de 1 real e nunca usaram internet fora do pc do milhao deles ainda vem aqui falar: eh realmente no brasil nao ia funcionar

    nao sei quem eh mais burro

  28. Motta says:

    os apps da applestore são de graça?? o.o q beleza…

    mas no brasil provavelmente n deve ser possivel usar a applestore, como tudo da apple por aqui…

  29. Tom says:

    O Brasil tem alguns planos de dados 3g bem bacanas (pelo menso aqui em sp. Apesar de achar o iphone sensacional eu preferi trocar o meu pda antigo por um htc diamonn, que tb é muito bom pra navegar

  30. Billy says:

    @Felippe.
    Apoiado, é esse o espírito, nada de ficar detonando a pátria mão só porque mora lá em são judas sem cuecas e não tem uma rede decente de telefonia.

  31. hardwaregames says:

    Seu viciado em tecnologia…

    rsss!!!

    Abs!

  32. Billy says:

    kkk, Eu tb achei que o kid, não daria nada pela internet aqui no Brasil, bicho vc tem que visitar um pouco o seu país cara.

  33. Angelo says:

    Alguem por acaso ja viu a tabele de preços da Claro para acesso 3G aqui no rio?
    Uma vergonha…

  34. Billy says:

    @Angelo
    Pois é cara, mais infelismente é essa a realidade, agora é só esperar que as outras operadoras entrem na briga e que isso faça o preço baixar, mais ai ainda é um alivio pensar que a 5 ano isso não era possivel nem em sonho.

  35. danger says:

    80 reais (50 dolares) por 500 megas por mes, que ate satisfazem o kid pra usar e o nego dizendo “uma vergonha”.

    provou o que eu disse: os pobres de merda vem aqui e ai quem nao conhece fica pensando que no brasil nao serve iphone como o outro (que nao mora aqui a 50 anos) se acha na sabedoria pra falar

    eh o cego contando pro caolho sobre o mundo do tiro ao alvo

  36. Angelo says:

    agora que eu vi esse link que o danger postou, ate que o preco ta bom , nao seria para usar aqueles aparelhinho que voce coloca um chip gsm e usa no pc? Ou não tem diferença no uso ??

  37. brun0sacchi says:

    existe um app pro iphone chamado CameraPro, que tem uma porrada de coisas pra usar com a câmera dele
    isso é, tem no Installer (JBzar iPhone), só não sei se tem algo do tipo no appstore :\

    alguém pode me dizer se o firmware 2.0 do ipod touch vale a pena comprar?
    tava querendo atualizar o meu, mas não sei se vale os 10 dólars; meu pai frescou um pouco quando falei sobre isso

    tá certo que vou ter uma PORRADA de app crakeado de graça, mas…

  38. danger says:

    e tem SIM bluetooth estero:

    http://blog.wired.com/gadgets/2008/07/the-five-best-i.html

    e experimente tirar uma foto com o seu celular otario de antes de noite pra ver como fica bem pior. Nego tira uma foto no estudio com 1 e outra deitado na sarjeta cheio de merda boiando em volta do celular com a luz apagada e vem fazer comparacao

    Aqui o bluetooth stero item 2 pesquise antes de falar http://blog.wired.com/gadgets/2008/07/the-five-best-i.html

  39. Angelo says:

    É , estava fazendo uma pesquisa aqui, realmente esse valor é para usar o modem 3g em pcs ou notebook e não em aparelhos de telefonia movel.
    Os planos tem limite de transferencia de dados por mes, que de 1MB é 5GB , ou seja, fora de cogitação para quem faz downloads.
    Sem contar o tempo de permanencia minimo na claro, que beira 18 MESES!! e se voce nao gostar do serviço, paciencia, não pode cancelar a não ser que pague uma multa de 900 reias(que reduz-se de 50 reais por mes passado ao mes de contratação do serviço)

    Pesquisei e achei muitas opniões negativas sobre o serviço 3g ainda , uma pena =//

  40. DanBoy says:

    Cara esse Aurora Feint é viciante….hahahahaha mas nao rola multiplayer nao!

    Quanto ao 3g aqui em SP rola sim KID, aqui dá pra fazer tudo isso que vc faz ai!!!

  41. Kid says:

    @danger

    Os valores do link que você mandou não são pra acesso via celular, e o iPhone não tem A2DP. Aquele link contem um mod escroto que exige um adaptador. É pura gambiarra. Ele não instala A2DP magicamente no celular.

    Não venha discutir sobre algo a respeito do qual tu é ignorante.

    A propósito eu nunca falei que NÃO EXISTE 3G no Brasil. Aprenda a ler.

  42. Fala Mansa says:

    Aee kid vc se rendeu ao impulso comunista e comprou o Imerda…
    eu não conhço nada dele mas como ele ta mto na moda e é caro pra caralho eu não gosto
    hehehee

    aqui no brasil a 3G ta só começando acho q em uns 2 anos ela vai começar a ficar mais acessivel
    da pra ver TV nele(pela net)?
    e tem video-conferencia???
    essa é uma das coisas mais legais da 3G
    quando eu vi eu realmente me senti nos Jetsons..

  43. Rocknaveia says:

    Ja sei o que fazer com seu Ipod Touch, mand apra mim :p

    Cara eu uso o celular mais tosco que alguem pode usar, como só uso celular como despertador, nao faço questão nenhuma de um super duper celular mega foda.

    Alias preciso comprar outro, quando raramente alguem me liga a pessoa não me ouve huehueuhe ai do uns tapas no aparelho e a pessoa passa a me ouvir.

    Quanto a me mandar o Iphone esqueça, falei zuando, pr amim um mp3 player é unutil huehuehueh

    Flw.

  44. Thito says:

    Meu primo tem Internet 3G pra pc, e te digo, é uma bosta!
    Downloads à incríveis 15kb/s !
    E não moro em são judas sem cueca hahaha, moro em Curitiba, e minha conexãozinha de 1mbps dá um banho na dele que no contrato tá como 2mbps 😉
    E kid seu viado eu querendo comprar o Iphone desde o lançamento, e vc decidiu de uma hora pra outra que queria e comprou ¬¬
    Ah que desgraça esse Brasil e seus impostos! Uma porra de um Iphone 3g aqui tá 2.000 reais :S
    Mas parabéns cara, quero ver ele no próximo HBDtv.

  45. Thito says:

    Ah e se possível a Becca Demonstrando 😉
    hahaha

  46. Fala Mansa says:

    kid ja ouviu falar do Google a mobile???

    ele faz as mesmas coisas que um GPS só que sem ter que pagar a menssalidade

    e o Iphone faz video-conferencia??

  47. Não sabe o que fazer com o iPod Touch?

    Eu aceito doação!

    😛

  48. Thito says:

    @Fala Mansa
    Faz video conferência sim cara mas tem que comprar um kit na apple Store!
    tá ae o link:
    http://gizmodo.com/5015395/apple-introduces-iphone-3g-videoconferencing-kit-zomg

  49. rcrd says:

    eu uso internet 3G da claro em casa. Ela funciona quando quer, a velocidade tanto de download quanto de upload é uma bosta e a conexão GPRS é mais rápida que a EDGE (não entendi porque até hoje). Eles oferecem 1mbps, mas sinto como se continuasse com dial-up.

  50. Eduardo Giovanini says:

    Eu até penso comprar um iphone quando a claro lançar oficialmente aqui… só que eu utilizaria para internet movel msm, o 3G da claro o mais completo de transferencia 2gb mensais sao 99 reais, e paga 5 centavos por mb utrapassados…

    Se essa taxa do 3g diminuir(quero o completo) ou se melhorar a quantidade em vez de 2gb pasar para 5 eu compro!

  51. Eduardo Giovanini says:

    @rcrd

    Aqui no momento a conexao é de 2mpbs, porem ela nao eh soh tua, voce compartilha com um numero “x” de pessoas que tbm ta utilizando

  52. Fala Mansa says:

    @ Thito:
    uhahahaha que merda
    pra mim a possibilidade de se fazer video conferencias pelo celular é uma das coisas mais incriveis do 3G, porque é totalmente Jetsons, durante toda a nossa vida agente vio milhares de filmes de ficção cientifica mostrando isso, e finalmente chegou em nossas mãos
    eu acho que é o caso de ficção vira realidade mais foda que tem

  53. Eduardo Giovanini says:

    E falando no touch, faz um sorteio aqui no blog! e quem ganha paga o frete soh haushs ou entao leiloa ele!

  54. Fernando says:

    hum legal… depois dessa, iphone não é mais meu sonho de consumo, e volto a qrer o nokia n95 *-*

  55. danger says:

    enfia no c* da sua namorada o touch. dai me contenta de nao ter que ver mais esses mendigo virtual pedindo coisa e contenta tambem quem quer ver mulher pelada

  56. danger says:

    digo respeitosamente e com carinho

  57. Geek In The Pink says:

    PRIMEIRO

  58. Geek In The Pink says:

    Segundo … D:

    E terceiro, HÁ!

  59. danger says:

    se o flavio acha o kid grosso e idiota imagine quando ele conhecer o carlos gordoso, o estagiario suado do kibeloco

  60. Knux says:

    o iphone será vendido pela claro e a vivo no brasil, com app store e as porras… mas quero ver o preço dos planos e a qualidade do acesso à internet.

  61. Kid says:

    @Renato

    Não conheço o Flávio e muito menos o site do maluco. Nunca troquei uma palavra com ele.

    Mas naquelas, na verdade ele me elogiou até. Só falou que me “acha” idiota.

    Quase pensei em me sentir ofendido, mas aí visitei o site do moleque e notei que ele é um KibeLoco wannabe.

  62. Kid says:

    E tirei fotos com o iPhone em luminosidade maior e mordi a língua violentamente.

  63. gui ( : says:

    Mas em Sao Paulo a CLARO, já trouxe o 3G, eu uso net no PalmCentro já ( : .

  64. Rodrigo Lemos (Snakeds) says:

    Po kid, já estou viciado no teu blogg.. O que é uma merda, pois todo dia venho aqui e esbravejo com você por não ver uma atualização. Então quando essa aparece é como chegar 10:30 em casa, mais cedo da escola e ver que o Chalalá do DBZ

  65. Argus says:

    Dê o Touch ao vencedor do concurso de Natal.

  66. @Kid: E o celular da sua mina, vai pra onde?
    Já ouviu falar de consumo consciente?
    Assita o video The Story of Stuff
    O planeta é destruído gradativamente para a produção dessas bugigangas meu irmão!
    Pense nisso… pensar enlouquece!! rerere

    Um abraço
    Gabriel Dread Siqueira

  67. Thito says:

    @Kid
    Cara essas fotos tiradas do Iphone estão com resolução máxima?
    800 x 600? isso é o máximo? :S

  68. danger says:

    aproveitando o topico de celular… alguem sabe se existe como BLOQUEAR ESSAS MERDA DE SPAM SMS do Kaka e mande sua resposta pra puta que o pariu pra ganhar um playstation da TIM? obrigado.

  69. Nighto says:

    Maneiro.

    Já experimentei os iPhones de alguns amigos (não o 3G, mas enfim, tenho 3G no meu N95 e sei como é), e realmente a renderização é estupidamente melhor. Mas eu também não compraria.

    Eu tenho o N95 e gosto muito dele, gosto do MP3 player dele -- embora obviamente tenha menos opções que o iPod/iPhone me atende super bem, as transferências de arquivo via Bluetooth funcionam, o A2DP funciona sem gambiarras etc. Mas realmente a experiência de navegação na Internet é imperdível. Me pergunto se não valeria a pena comprar um iPod Touch ou um Nokia N800 ou N810 (Internet Tablet) ou um PSP para isso. O iPod tem o apelo de ser iPod (o que pra mim não conta muito, sinceramente…), o N8x0 é bacaninha porque é um tablet que roda Linux, o que é interessante pelo menos pra mim (não sou fanboy mas gosto) e tem teclado embutido e o PSP que não tem tela de toque mas eu poderia jogar com ele 🙂

    Tá, mas nenhum desses tem 3G nem EDGE, e aí? Daí que desenvolveram um aplicativo para os Symbian S60 (N95 incluso) chamado JoikuSpot que roteia conexão EDGE/3G para Wifi. Já usei com meu laptop e funciona direitinho…

    Outra opção também seria parar de putaria e comprar um netbook como o ASUS eeePC 901, que também tá bem tentador.

    O que você acha? Já teve a oportunidade de usar algum desses internet tablets? Acha que a navegação do PSP vale à pena ao menos para usar como leitor de feeds (Google Reader)? Digo favoritando os sites e entrando neles, considerando que você não queira escrever texto já que isso é um saco…

    []

  70. Weslly says:

    A qualidade da câmera dele lembra bastante a do meu Nokia 5200, que já é obsoleto mas ainda quebra um galho 😛 (e pelo menos o bluetooth dele é melhor que o do iPhone :D)

  71. Jonh B. God says:

    Queria te contar não kide, mas aqui em goiania tem 3G tá… a velocidade é top (pra que tá acostumado com a lerdeza do edge do k750) no N95 de um amigo com plano ilimitado… Acho engraçado como a apple faz produtos inferiores parecerem cool… to babando num HTC q eu vi na net… ^^…

  72. Billy says:

    @kid.
    Da pra usar o msn no iphone?…

  73. Weslly says:

    Tem 3G aqui em brasília também, e funciona muito bem

  74. st3 says:

    essa foto aí tirada com o iphone parece daquelas máquinas de chapa do começo do século (aquelas com fole e flash de pólvora)

  75. betob01 says:

    falta de videochamada é suficiente para não comprar… quem sabe daqui umas 5 gerações 😀

  76. alpha says:

    a foto do k850 (5mp) foi feita sem iluminação esterna?

  77. Leo Schneider says:

    @KID

    KIIIIIDDDDDDDDDD!!!!!!
    “Minha conclusão é que como CELULAR, o iPhone apanha muito feio até mesmo dos aparelhos mais simples.”

    AGORA VOCÊ CONCORDA COM O QUE EU FALEI COM VOCÊ HÁ QUASE 2 MESES ATRÁS SOBRE O IPHONE? QUE ELE COMO TELEFONE É UM CU??!?!?!?!

    Que falta UMA PORRADA de funções que QUALQUER OUTRO CELULAR DE MERDA tem???

    Então…

  78. Kid says:

    @alpha

    Ambas fotos foram tiradas na mesma luminosidade -- a luz do quarto estava apagada.

    É que o k850 tem um excelente flash.

    @Leo Schneider

    Eu sempre soube que o iPhone era um celular abaixo da média, se você for analisar apenas a parte “celular” do bicho.

    Como não comprei ele pra usar como celular, não me afeta 😀 pra mim é um internet tablet com 3G ilimitado que recebe e faz ligações de vez em quando.

  79. Renan says:

    Por isso que eu digo, pra pobretão, melhor aparelho é o A1200, que agora ta sendo anunciado pela Claro aqui no RJ, e ponto!

    é um palmzinho marromé, player de videos até interessante, 2MP, emulador de gba, snes, megadrive pra baixo, alem de quase arranhar um PS1! por 500 lulas, tá é muito bom!

  80. Leo Schneider says:

    Kid,

    Como uso o meu como telefone também, já estou pensando em trocar por outro, o Sony Ericsson C905.

    Dá uma olhada nele e me diz o que acha.

  81. Renato says:

    Kid, você é brigado com o Flávio do Chongas? Olha a entrevista dele no AOE: http://atoouefeito.com.br/supositorio-entrevista-flavio-chongas.html

  82. Renan says:

    esqueci de falar! quake, hexen 2, doom, e warcraft 2 na canetinha tbm rola no A1200. nerds fudidos, a hora é essa!

  83. Fala mansa says:

    porra renan eu tenho um A1200
    e ele é masssa mesmo pra rodar video só da um trabalho pra converter
    mas o mp3 dele é bom a camera é excelente, faz videos +-, e ainda da uma puta moral
    hehehhehehe

    mas cara me ensina a emular tudo essas paradas que das funções dele a unica que eu não exploro é a de jogos, só tenho NFS pra cel,

  84. duuardo says:

    AIUSDHIUASHDIUASHD
    filtro CU_SUJO, morrideri o/

    Kid, parabéns ai pela compra,
    ou sei lá se vale parabéns nessas horas.
    Enfim. o/
    Abraços

  85. RodLac says:

    Manda a foto com luz, porra!

    Quando o iPhone saiu eu até pensei: O que eu vou fazer com ele?

    Não encontrei a resposta, e não comprei mesmo. Depois começaram os rumores sobre o iPhone 3G e eu pensei: Bom, eu vou comprar e ter internet móvel 24h.

    Mas nunca ouvi um elogio sobre a conexão 3G da CLARO, então acho que não o comprarei, principalmente depois de ver essa foto porca. Talvez eu mude de opinião quando você mostrar a outra foto.

    Pensando bem, os locais onde eu costumo tirar fotos não são bem iluminados. Então, não mudarei de opinião sobre a câmera.

    Mês passado eu terminei comprando um celular chinês (aqui o povo chama porcamente de MP7, ou MP9) que é touchscreen, tem televisão, roda vídeos, mp3. Bom, resumindo: no Brasil você tem praticamente a mesma coisa que um iPhone (não o 3G) e um pouco mais.

    Os bons gadgets continuam vindo muito caros para o Brasil, por isso eu vejo mais vantagem em comprar muamba de qualidade no Stand Center 😀

    A câmera tem também 2 mpx reais, e 5 mpx interpolados, o que não ajuda muito, mas pelo menos tem o ledzinho que serve como flash para bater fotos em balada =D

  86. Lennon says:

    vei

    to amando esse google chrome

  87. Darciso Lemos says:

    Fala Kid! Beleza?
    Parabéns pela compra! PQP cara 800KBPS no celular??? kkkkkkkkkk
    Eu não queria mais nada da vida! kkkk

    E o que fazer com o seu IPOD TOUCH??? VENDE PRA MIM!!! =]]]

    falou cara!

  88. Jota Pê says:

    Cara Kid, eu te devo uma. Eu também tenho um certo vício por gadgets, e tava babando em cima do iPhone… Aí tu avisa que essa porra num dá pra passar arquivos por Bluetooth… THANKS.
    Agora, posso babar em cima de outro celular que eu vi em paz.
    Aliás, aproveitando, eu preciso de um celular com wi-fi (minha escola tem Wi-Fi em praticamente todo lugar… Aí eu posso entrar na net na aula de inglês que é inútil :D), alguém recomenda algum?

  89. Felipe says:

    Pô cara assino embaixo oq vc disse sobre a internetilade do iphone , eu sou maniaco pela apple, fiquei 3 anos juntando grana pra comprar meu imac e mais 1 ano e meio pra comprar o ipod touch , mas mesmo curtindo mesmo a apple nem penso em comprar um iphone 3G , pq em são paulo os planos 3G são basicamente um assalto, e sem falar q eu conheço muito bem a “cobertura” das operadoras brasileiras
    Bem mas pelo oq vc falou a coisa ai é diferente e parabéns pela compra
    PS: Ah só mais uma coisa , ainda mais agora q vc ta com o hbdtv, vc tem pensado em comprar um mac para editar seu videos e tal??

  90. Mateus Arcanjo says:

    Show!
    boa aquisição, o meu está chegando, em minha cidade o 3G se espalha em grande velocidade, e temos hotspots em vários pontos da cidade e fora que no serviço/faculdade/casa tbm tenho!

    aê, tem uma parada, que não é gambiarra que você pode colocar todos os app’s pagos no iphone sem pagar nada, ja usei aqui… e tem muita coisa boa!

    mas curta bem ele!
    e tem alguns app’s que melhoram e adicionam boas funcionalidades para a câmera!

    falô!

  91. Eddy-london says:

    minha muieh tem um iphone tb… o gde problema eh realmente a camera.. inutil indoors, sem flash, sem botao hardware pro shutter e sem auto-foco. sou mais htc touch pro q vou comprar amanha

  92. Alexandre Melo says:

    A internerd 3G no Rio de Janeiro já tá mais ou menos, e tem alguns pacotes de dados que valem a pena. Tô tão felizão lendo os contos do Naturista no meu k800i que nem penso em comprar iphone tão cedo.

  93. Renan says:

    aí Fala mansa, se liga aí:
    http://www.gsmfans.com.br/index.php?board=11.0

    tudo que tu precisa saber, sem sacanagem. melhor forum do mundo!

  94. Thiago says:

    Eu uso o 3g aqui no Brasil, muitas vezes chega a ter a mesma velocidade da apresentada acima.

    Uso 3g claro em SP.

    []´s

  95. Darox says:

    o que vc fará é navegar ,ligar e dizer que pode descobrir qualquer musica de quem é.

  96. Thito says:

    velho tá 30º aqui em Curitiba!
    em pleno fim de tarde 17:24
    caralho muito quente!!!

  97. Kayaphas says:

    caralho muito quente!!! [2]
    essa semaa ta foda…hj ta pior

  98. Cícero says:

    Kid, só pra referenciar aquele post q vc fez sobre super estruturas q vc ateh citava akelas contruções de simcity, da uma olhada aki http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL747150-6174,00.html
    =)

  99. iRenato says:

    Kid precisando seriamente de uma reeducação financeira.

  100. equilibrium says:

    Prefiro meu Foston com TV…

  101. equilibrium says:

    Ps: As fotos são realmente ruins (A mesma qualidade do meu Foston), o que salvou (novamente…) foi a Becca!

  102. Felipe says:

    a tecnologia 3g pra iPhone tá pra chegar no Brasil…

  103. Tiago Muramoto says:

    Nada a ver, mas como o comentário aparece no teu cel, Tropic Thunder ficou Trovão Tropical mesmo.

  104. FireStarter says:

    Vende esse touch pra min =)

  105. Cainã says:

    Dê o Touch pra mim! UHAUHAUH

    Mas serião, fico boa a resenha, prbs Izzy^^

  106. Jonmiguels says:

    kidoca, na qualidade apple user(tenho 3 ipods, um é o photo 20gb, outro é o nano 2gb(aquele compridinho) e o atual, um vídeo 30gb) ANTIGAMENTE, vinha esse carregador de parede. pararam de mandar em todos os modelos após o nano, sei lá porque. eu tinha um, era lindão e único 🙂

  107. Eduardo says:

    tu me ajudou a escolher meu celular novo Kid,obrigado ^^

  108. Rapaz says:

    Top 120 xD
    aee 113º post

  109. Lorrene says:

    Vi o update, nem li o resto e já tou comentando.

    Como assim você usava o hotmail como email principal? Sério, me explica isso, como você aturava aquele webmail tosco do hotmail e os bloqueios estúpidos deles (que eles chamam de anti-spam) que fazem perder várias mensagens importantes enquanto o gmail tem um bloqueio muito melhor, organiza as mensagens (para quem assina listas, ou tem longas discussões por email é uma maravilha), webmail sensacional (já falei do chat dele?).

    Se você fosse algum leigo, mas pô, vc fez um post falando da época da conexão discada (falando nisso lembra da época que nem provedor grátis tinha e email você PAGAVA p/ ter uma conta?). Tú é macaco velho.

    Eu nunca tive uma conta no hotmail. Só de ver a merda que era, eu não criava, quando finalmente ninguém, além de mim e uns gatos pingados, ainda usavam icq e o resto msn, fui ver como criava conta e só fiz quando podia criar com qualquer email.

  110. Lorrene says:

    Se vc quer algo que servisse internet tablet, pensou no nokia e71? Toma uma review por um usuário apple.

    http://www.marceloeduardo.com/blog/apple/the-e71-survived-should-you-have-one

    Se a rede wimax daí não tiver muita cobertura, eu acho que você poderia colocar o teu k850 como um router wifi para o n810 ou n810 wimax edition, que é mesmo um internet tablet (sem funções de celular).

    http://www.amazon.com/Nokia-02700T6-Portable-Internet-Tablet/dp/B001CZJIIM/ref=pd_bbs_sr_1?ie=UTF8&s=electronics&qid=1220712700&sr=8-1

    Agora vamos falar de Brasil. Wimax ainda em testes, 3G por enquanto só TIM e Claro. A Claro tem maior cobertura e tá até com promoções para pacote de plano de dados (http://www.claro.com.br/portal/regulamento.do?method=showDetalhe&FLGTIPO=NOT&cdnews=3385), mas a Claro é famosa por ter um péssimo serviço.

    Já a TIM o serviço é bom mas é aquela operadora que cobra por tudo. As outras operadoras ainda em testes.

    Aqui por estes lados (onde Judas perdeu as botas, aka João Pessoa-PB) só tem a Claro e como não tem nem 20 dias que ela começou a vender, o serviço ainda está estável. Quero ver se o nokia e71 chega em dezembro no Brasil que eu compro e se não tiver outra operadora até lá, é usar a claro mesmo 🙁

    Saiu o Nokia n96, 16Gb de storage interno, mas saiu por uma fortuna (perdi a porra do link e não tou encontrando no google).

    Outra solução p/ ti, mais confortável, porém menos discreto, seria um UMPC que aceite sim card (ou então um modem 3g) e vc pode levar a vontade. A Dell lançou o dela, mas nesse caso o melhor mesmo é o da MSI (maior tela 10″) hd de 80Gb, 1GB RAM. Esse tão prometendo para outubro no Brasil pela Mirax.

  111. Kid says:

    @Lorrene

    Boas dicas, mas agora eu já comprei o iphone né.

  112. Vouyer de Carteirinha says:

    Caraca esse midomi parece feitiçaria!!!!!!

  113. Lorrene says:

    @Kid eu não sabia que você ia comprar :P, escrevi mesmo para você ficar pensando
    “agora vou ficar com uma vontade demoníaca de testar tudo isso aí”.

    E o touch? Já passou p/ quem?

  114. João Ricardo says:

    olha, nao sei se a galera falou porai, pq tou com preguiça de ler todos os comentarios, mas 3g tá sendo lançado por claro tim e vivo ainda esse mês. Quanto ao wifi, em alguns casos é util, por exemplo, na UnB, varios dos predios possuem, pra quem passa o dia lá, é uma boa.
    Sobre sua velocidade de download, vá se catar… teu celular baixa 40 vezes mais rapido que a conexão daqui de casa 😀

  115. Paulo says:

    Kid,

    Faz o jailbreak e instala o Snapture, é um aplicativo muito melhor que a camera do Iphone, com vários badulaques interessantes (temporizador, preview automático, zoom) e depois o photogene, programa pra vc editar as fotos (arruma a luz, contraste, recorta, uma porrada de coisas).
    Tem uma maneira que vc altera um arquivo do cel, e instala todos os apps de graça, é só baixar o IPA,abrir no itunes e sincronizar.
    Vai em http://www.themonkeysball.com/ e baixa os IPAS. Já o tutorial pra instalar direto tem no Iblog (http://appleiphonebrasilorkut.blogspot.com/,
    Digita IPA na caixa de busca e muda o arquivo.

  116. Rafael says:

    Fala serio, meu sonho atual de consumo celularistico, é o iphone. Pena que ainda tá MUITO caro!

  117. Nerd Pobre. Um outro ponto de vista sobre a cultura nerd. » Iphone chega ao Brasil custando de R$ 1000 a R$ 2000 says:

    […] Kid bem […]

  118. iPhone chega ao Brasil com preço 10 vezes maior » Blog do CTRL+C says:

    […] que seja no telefone. Vamos tomar como exemplo o Kid do HBDia que mora no Canadá e recentemente comprou um iPhone. O plano dele oferece 6 GB (isso é Gigabyte mesmo) por mês! Nos seus testes navegando um pouco e […]

  119. beder says:

    Comprei o iPhone aqui;

    Plano iPhone 150: 150min de conversação + 750MB de dados = R$147,00
    Plano iPhone 180: 180min de conversação + dados ILIMITADOS = R$198,00

    Tem alguns mais básicos e outros mais completos também, mas esses são os mais “acessíveis” e reais

  120. João Neto says:

    @izzynobre Principalmente esse: http://bit.ly/Mdryf por que nele você não deixa duvidas de que iPhone sem 3G = Rasgar dinheiro ^^

  121. Edi says:

    Excelente review, vou comprar um. Obrigado.