Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

O que é airsoft?

Postado em 1 February 2011 Escrito por Izzy Nobre 87 Comentários

No MSN, no twitter e aqui mesmo no HBD um monte de gente tem me feito várias perguntas sobre airsoft. Como é um esporte não muito praticado no Brasil, são naturais as dúvidas e o interesse da galera. Atendendo a pedidos, aqui está um pequeno dossiê explicando os pormenores do hobby, as diferenças entre airsoft e paintball, e algumas outras dúvidas frequentes da turma.

Invejinha de leve do dono dessa coleção :(

Não se assuste -- é tudo de brinquedo


O que é airsoft?

Airsoft é um esporte de times em que o objetivo é eliminar os membros da facção rival. Para isso, usam-se réplicas de armas que disparam bolinhas de plástico de 6mm de diâmetro. Como você pode ver na foto acima, armas de airsoft são virtualmente indistinguíveis de armas reais.

É aí que mora o apelo do airsoft contra algo como paintball. Além das armas de paintball se parecem com armas de brinquedo, o tanque de CO2 e o hop (o espaço onde se guardam as bolinhas de tinta) fazem o negócio parecer uma arminha dágua. No airsoft, além das armas ultra-realistas, também se incentiva o uso de vestuário e de linguagem militar. Até rádios se usam na brincadeira, pra poder se comunicar sem entregar a posição pro inimigo.

Pra resumir em uma frase, airsoft é essencialmente um bando de adultos brincando de ser soldados.

Ah, ok. Por que você não entra logo pro exército então, se curte esses esquemas militares?

Porque algo que me diverte como hobby não precisa necessariamente ser meu estilo de vida. Só por que eu gostei de me fantasiar de Mario no Halloween, isso não significa que eu deveria adotar esse vestuário permanentemente em todos os outros dias do ano, ou que eu deva tentar arrumar emprego como imitador de personagem de videogame.

Sem contar que tem aquele pequeno detalhe que o exército do país onde eu moro não é como o Brasil e realmente manda soldados pra fronts de guerra, e por ter uma família por quem me responsabilizo, não é exatamente algo que me interessa.

Em contrapartida, tem bastante milico que se envolve tanto no mundo bélico que pratica airsoft pra se sentir mais perto da coisa até em seu tempo livre. Tem gosto pra tudo, né.

Airsoft machuca?

Armas de airsoft atiram entre 300 e 350 pés por segundo. Snipers passam um pouco dos 400. Pra pôr em termos comparativos, de acordo com lei canadense, armas que disparem projéteis em velocidade superior a 450 pés por segundo são consideradas armas de fogo e seu acesso é restrito.

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Tomei um tiro de raspão de um rapaz que empunhava uma pistola a mais ou menos 60 metros de distância. O resultado foi o hematoma acima.

Qual a diferença entre airsoft e paintball?

Porra, não fico claro? Bom, essencialmente a diferença é que airsoft é mais realista, machuca mais, e sua roupa não precisa ir direto pra máquina de lavar após cada jogo.

Não vou ser ellitista e dizer que um é mais divertido que o outro. Diversão é um conceito absolutamente subjetivo. Entretanto, posso dizer que airsoft é mais divertido pra quem gosta de realismo e filmes de ação. Em airsoft, quando minha AK-74 tá vazia, eu puxo o pente fora e enfio outro. Quando esse esvazia, eu solto o rifle, puxo a Beretta M92F, puxo o slider pra trás pra engatilhar a primeira balinha, e saio metendo chumbo.

Em comparação, pra recarregar sua arma em paintball tu abre a tampinha de plástico de um tubo que fica em cima da sua arma e a enche de bolas coloridas.

Meio sem graça, né

Há modificações pra transformar esse negócio aí em cima em M16, AR15, MP5 ou qualquer que seja seu fuzil favorito. O problema é que no momento que você conecta o hop (o tubo onde ficam as bolinhas) e o cilindro de CO2, todo o esforço em realismo vai por água abaixo.

Pelo fato de que as armas de airsoft são réplicas quase perfeitas de armas reais, você pode acoplar nelas acessórios de armas reais — como mira laser, silenciador, mira telescópica, red dot scope (use o google), rifles snipers, etc. Por exemplo, a HK UMP do meu irmão no momento tá decorada assim:

Outra coisa legal das armas airsoft é que, por causa do realismo delas, elas são excelentes ferramentas pra cinematografia. Meu irmão está fazendo um filme de zumbis que exige réplicas de armas de fogo. Não tivemos dúvida:

Uma das (muitas) armas usadas no filme

Mas se as bolinhas de plástico não marcam a sua roupa, como você “joga” isso? Como saber se alguém foi acertado?

Funciona meio que no “honor system“. Jogadores alvejados devem, voluntariamente, se retirar da partida. Isso é feito por meio do deadrag, um paninho vermelho que jogadores carregam nos bolsos durante os jogos. Se você levar um tiro, saque o deadrag e abane-o sobre a cabeça — este código significa que você já está fora do jogo, e que os outros jogadores devem mirar em outros alvos.

Assim você poder sair de trás da sua cobertura e caminhar tranquilamente pra fora do campo sem se preocupar em levar tiros na cara de todos os lados. Atirar num jogador que está saindo do campo com o deadrag na mão é motivo pra expulsão do local.

Jogadores geralmente conseguem distinguir se tiros acertaram seus alvos (por exemplo, se eu te dou um tiro, eu provavelmente vou notar o seu reflexo resultante do impacto e da dor), então não é um bom hábito tentar trapacear — o grupo com quem você jogar definitivamente percebe esse tipo de coisa e ostraciza maus jogadores.

QUIDE PELO AMOR DE DEUS COMPRE A ARMA X, Y E Z E MANDE AQUI PRA MINHA CASA, TE PAGO O TRIPLO DO VALOR DA ARMA E DO ENVIO!

TODO DIA alguém vê fotos da minha coleção e me manda uma mensagem similar em fóruns, twitter, youtube, email, scrap no orkut, mensagem na wall do Facebook… Não é exagero, de TUDO quanto é forma de nego entrar em contato comigo, eles me mandam esse pedido.

Eu não posso fazer isso, parem de pedir. De acordo com lei canadense, é preciso uma licença específica pra vender e enviar airsoft. A arma nunca chegaria na sua casa — isso sem contar que a Polícia Federal ia indubitavelmente reter a arma na alfândega.

Minha AWP L96, minha arma favorita

Airsofts são legais no Brasil?

Até pouco tempo atrás, não. Airsofts eram enquadradas como “réplicas ou simulacros de armas de fogo”, de acordo com a lei 10.826. Entretanto, de acordo com a wikipédia…

No Brasil, o Airsoft começou a ser divulgado em 2003 pelo Portal Airsoft Brasil. Após diversas reuniões com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o airsoft passou a ser conhecido pelo Órgão do Governo Brasileiro que regula os produtos considerados controlados no país. Esta reunião deu início a elaboração de diversas minutas que resultaram na edição da atual Portaria que oficialmente cita o nome airsoft no Brasil. Sendo assim em Dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG, que regulamenta o uso dos equipamentos usadas na prática do esporte airsoft. Em fevereiro de 2010, o exército publicou então a Portaria 002 Co-Log, que revogou a portaria anterior e passou a exigir que as armas de pressão de airsoft tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho vivo para diferenciá-las das armas de fogo. Graças a portaria e ao aparecimento de lojas nacionais a comunidade dos jogadores está cada vez mais ativa e crescente, o esporte tem sido mais divulgado e já conta atualmente com dezenas de jogadores. Quase todos os fins de semana há jogos em algum lugar do Brasil.

Ou seja: agora tá liberado.

Onde posso comprar airsoft no Brasil?

Aqui há uma breve lista de lojas brasileiras que vendem airsoft. Como o esporte é relativamente novo e bastante caro, é natural que o número de lojas especializadas ainda seja pequeno.

Existem airsofts em sites como o Mercado Livre também, mas fique esperto: a maioria delas é de pobríssima qualidade. Se o anúncio tem o termo “spring”, “spring action”, “spring loaded”, FUJA — a palavra “spring” significa que a arma usa pressão mecânica por uma mola que precisa ser acionada a cada disparo. Dá um tiro, puxa o slider pra trás, dá outro tiro, puxa o slider pra trás novamente.

Prefira as armas elétricas (“electric”) ou a gas (“GBB” ou “gas blowback”).

Bom, isso é essencialmente o básico sobre o esporte. Se você tem alguma outra dúvida, mande-a nos comentários que eu atualizarei este post. Se você tem curiosidade pra ver as armas em ação, isso não é nada que uma pesquisa no youtube com o termo “airsoft” não resolva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

87 Comentários \o/

  1. Og Fux 69 says:

    Eu tenho uma M92F Spring (já estava consciente, comprei de ”teste”), 26 dólares, ela é simplesmente LINDA 😀

  2. Guilherme says:

    Realmente interessante
    sempre quis saber como funcionava o sistema de eliminação e a diferença principal entre airsoft e paintball.
    Cada vez melhor isso aqui
    Parabéns

  3. @griiiimm says:

    qual o preço médio de cada tipo de arma?
    se é que tem

    • Kid says:

      Eis um ponto que eu esqueci de mencionar!

      Pistolas ficam na faixa dos 150-200 dólares canadenses.

      Rifles automáticos (AK/MP5/UMP), por volta de 400-500.

      Isso são valores pra armas elétricas ou GBB. Pistolas springs mal chegam aos 30 dólares.

  4. Renan de Souza says:

    Que massa, muito melhor que paintball mesmo. Vou procurar uma loja disso em Curitiba.

  5. @kaduvrp says:

    Achei interessante. Mas olha, eu já me fodi jogando paintball, não sei se arriscaria meter as caras em outro esporte desses hahaha

  6. Na última Campus Party Br foi um grupo brasileiro que pratica Airsoft.

  7. wallacy says:

    Uma Spring é tão realista quanto a elétrica? Achei legal, queria uma dessas só pra ornamentar meu quarto, hehe!

    Parabéns pelo post e pelo novo visual do site!

  8. Alexandre Dieter Mussiat says:

    É impressão minha ou, além das armas de fogo, existem FACAS de airsoft? .-.

    Tipo réplicas perfeitas, mas sem fio…

    • Vitorsemc says:

      Porra, se existir como é o uso de uma porra dessas em um jogo?

      “opa, opa! Degolei você!! Ok.. para de jorrar sangue e pega a deadrag… Bora filho, tá demorando demais… ah, agora tá deitadinho no chão. Ok… Como você quiser.”

      • @griiiimm says:

        é só pra enfeite

        • Vitorsemc says:

          Então ficou sem graça

          • Eduardo says:

            a gente usa como morte branca…

            quando alguem leva um tiro.. geralmente grita …. entao quando alguem leva tiro no jogo grita MORTO.. e sai do jogo…

            agora se tu pega alguem pela “desconfortavel” posicao por tras.. hauhauhauha (duplo sentido hauhuhua)
            tu ao inves de dar um tiro.. que vai doer.. ainda vai denunciar sua posicao.. entao tu pega a faca encosta no cidadao e fala rendido….

            a pessoa apenas sai do lugar quieto sem falar nada.. poe o pano vermelho na cabeca e vaza..

            mesmo porque morto nao fala e nao denuncia posicao do inimigo!!

  9. Adolfo says:

    Caramba, eu comprei uma de mola no Dealextreme extremamente vagabunda só pra ver como é a brincadeira (paguei U$ 8,50) e a primeira coisa que fiz foi atirar em mim mesmo, ficou roxo até o dia seguinte, agora tou até com medo de pensar quanto deve doer um tiro dessas suas.

  10. Guilherme says:

    Joguei algumas vezes aqui na Inglaterra e foi bem bacana, fui com uns amigos de gaiato e a galera lá tinha claymores, granadas, snipers e todos vestidos a carater! Achei mto animal o negocio mas infelizmente nao fui outra vez.

    Os caras que trabalham no local se nao me engano eram do exercito e tem que pagar flexao caso nao cumpra as regras direitinho, é bem foda.

    Quando fui tava tanto calor que decidi tirar a parte de cima da roupa e levei bala no peito, ficou roxo/amarelo por dias!

    Se alguem tiver interesse dá uma olhada no meu set no flickr do dia em que fui pra ter uma idéia de como os caras levam a sério a brincadeira.

    http://www.flickr.com/photos/guicane/sets/72157606416168125/with/2718393632/

    • Vitorsemc says:

      caceta, CLAYMORE???

      ahahahahahaha!! Quer dizer, a porra explode, você voa 40 metros, perde a perna, cai no chão e aí precisa amarrar um paninho vermelho na cabeça e sair se arrastando pra fora do campo? XD

      Que loko essa parada

      • Leandro says:

        Vixi tem gente q não entende de airsoft e quer tirar sarro.
        Ai Vitorsemc é assim essas Claymore funciona igual as verdadeiras so q com uma diferença em vez de explodir ela lança as bolinhas.

  11. victor says:

    Quando fui pro chile (2007) , comprei uma pistola, não lembro o modelo e um monte de BB’s. Mas não valia a pena comprar o gás lá então deixei para comprar aqui (brasil) , pelo mercadolivre , cada tubinho de gás era 7 reais. Comprei uns 10 , eles acabaram em sei la , 2 dias. Como eu não queria falir por causa de um brinquedo eu deixei a minha arminha jogada em algum canto. Lendo seu texto me interessei denovo , vamos ver né.

    • Eduardo says:

      tu comprou a gas com CO2…

      esse o tubinho eh carooo

      agora tem o com gas propano… compra o galao que da pra uns 4000 tiros aproximadamente..

      galao ta uns 30 reais..

      ahhhh pra ter airsoft a gas pela nova portaria somente com Certificado de porte de arma..

  12. Felipe says:

    Quero muito uma dessas… Mas no Brasil já escutei de tudo, nego me falo que preciso de CR (Certificado de Registro, é o documento emitido pelo Ministério do Exército). Sei lá, da até um desanimo em saber que além de pagar uma grana boa no brinquedo, corro o risco de um policial mal informado acabar ferrando minha diversão e apreendendo a arma!

  13. pertubado - bairro do salgado says:

    dnovo carai?

  14. Suas pistolas são elétricas ou gás? Aqui é preciso porte de arma pra algumas (acho que é pra gás)

  15. Darox says:

    Honor system nunca funcionaria aqui, onde muleques acham que honra é coisa de japonês.

  16. Thomaz says:

    Eu vi a escopeta ali e não deixei de imaginar um tiro a queima roupa.. puta que pariu.. tem como o cara não mor.. ir pro hospital?

  17. Jhow says:

    Aqui no Japão temos times tbm
    aqui a lei permite 100m/s
    mas trocando umas peças do interior consegue se passar os 200 😮
    esporte altamente recomendado. 😀

  18. rodpba says:

    Eu vi lá que você tem um colete também. Po, aí fica difícil saber quando foi atingido, não é? Principalmente se voce esta empolgado, não rola de não perceber sem estar roubando?

  19. Felipe says:

    Maneiro isso, o problema são os preços e o custo pra manter, pelo que vi, comprar gás/bateria e munição.

    Tinha uma pergunta que seria legal(eu acho)mas me esqueci, aqui vão umas bem fracas, na hora de se vestir, tu usa roupa grossa? já pensou em usar colete? precisa usar capacete? tiros na cabeça são permitidos? qual o lugar para praticar, é como paintball onde tem que ir num lugar e pagar, ou dá pra fazer na casa de um amigo e tal?

    • Guilherme says:

      Os caras que jogam frequentemente usam colete e tudo mais, roupa completa de exercito mesmo. Capacete não precisa mas máscara é obrigatório, os caras punem se voce entrar no campo sem máscara e se voce tiver sua arma carregada e com o pente colocado na safehouse. Várias flexões.

  20. Sorete says:

    “Mandar soldados pra fronts de guerra” aí deve ser igual aquele episódio de South Park que Saddan Hussein toma conta do Canadá.

    Alias, as pessoas aí no Canadá parecem mesmo com aquelas do desenho, né?

  21. Izzy, qual a roupa/proteção pra entrar na brincadeira? capacete, colete, protetor pra tudo q é lado?

    Imagino que uma bolinha dessa no pescoço deve dar merda pra valer! =O

    • Peitinho Face says:

      imagino uma dessas bem no meio do olho

    • Eduardo says:

      nem.. ja tomei a queima roupa … e o maximo que pode acontecer eh a bolinha entrar na pele..
      mas eh muuuuito azar….

      por isso que se usa equipamento completo..

      Gandola.. calca … camuflagem.. colete.. oculos de protecao decente…

      so nada de sorrir ou ficar de bocona aberta na frente da linha de tiro..

      essa porra quebra dente facil…

      e sempre. sempre.. oculos de protecao..

      fura o olho que eh uma beleza…

  22. Fuzaro says:

    Kid, pq tu ñ faz um post sobre “qual a melhor opção? Mulheres Bonitas ou Mulheres Gostosas” ??
    falow !!

  23. [KID Fellings]Primeira coisa, como tu gosta bastante de falar mal dos brasileiros que digitam 22 horas e coisa tal, escreve as distâncias em metros então (sério, 300 pés por segundo? Para com esse energumenismo)[/KID Fellins]
    kkkkkkkkkkkk
    Sério, já pesquisei, fui atrás, mas é complicado demais comprar airsoft no Brasil. O Portal Airsoft Brasil ajuda muito. Tira muitas dúvidas. Mas pagar 1300 reais na camuflado, por uma airsoft que você paga 150 dólares (+frete) mandando vir, não é viável. Mas para mandar vir e não bararem na alfândega (ou melhor, pra você retirar quando bararem) você precisa de um Certificado de Importação e um Certificado de COlecionador de Armas. Não é tão difícil tirar, mas investir para mandar vir coisas que você não tem 100% de certeza que vai receber, é complicado.

    • Vitorsemc says:

      Enjoy ur NERF 😀

    • Eduardo says:

      Com CR e CII expedido pelo exercito to importa o que quiser de airsoft….

      nao quer incomodo?? pague o que a camuflagem airsoft e a qg airsoft oferecem..

      eles se mataram pra conseguir montar uma loja no brasil regulamentada com registro de arma…

      nao quer tirar CR.. e so comprar nessas lojas…
      garantido

      coisas como militarairsoft.. eh fria…

      vai comprar entao marcador de paintball pra ver o preço… ou alugue toda vez que for jogar..
      30 em 30 tu compra uma AEG..
      e 4000 bolinhas de qualidade tu compra por 40 reais frouxo…
      vai ver os precos das bolinhas de paintball…

      nao tem complicaçao em comprar airsoft no brasil.. eh so pagar… eh caro.. mas dura!

      e nao tem preço que pague jogar todo fim de semana … e simular missoes!

  24. A vantagem das a gas é que elas possuem o sistema Blowback, o que dá maior realismo. Porém, agora as AEG’s também estão vindo com Blowback. O sistema ainda é muito novo, mas satisfatório.

  25. Enrico says:

    Triste ver o HBD tomando este rumo, antigamente vinha aqui para ver textos novos e bem humorados. Mas ultimamente tem praticamente apenas textos reciclados. O autor parece apenas se importar com o número de acessos diários e não mais com a qualidade do site.

  26. Marcelotov says:

    Eu jogo Airsoft e vou lhes dizer que é MUITO FODA hehe. Eu nao sei como o esporte anda no Brasil (eu moro na Alemanha), mas se tu tiver uma graninha para investir vá fundo! hehe

  27. Gabriel says:

    Airsoft é o que há! Quem quiser comprar, consigo arranjar mais barato que a média por ai, me procura no msn: gabepucci@hotmail

  28. Tama says:

    E laser tag?

  29. Jean says:

    Laser Tag ta bem ultrapassado, e é bem inferior a Paintball our Airsoft…

  30. armstrong says:

    eu jogo paintball numa cidade vizinha, é 20 reais por 200 bolas e o resto tudo.. da tranquilamente pra jogar o dia todo, muito bom. o lugar é cheio de arvores, pedras, tem até um rio no meio e um morro.

    uma vez me matei pra subir numa arvore, e fiquei la só de butuca. passo um noob por baixo, enxi ele de tiro. mas infelizmente aqui o honor system nao é respeitado, e logo eu tava sendo baleado por 3 hahaha e nao conseguia descer da arvore pq era muito alto… no outro dia meus hematomas eram de dar inveja a qualquer um do jackass

    • Eduardo says:

      por isso que quem nao obedece a regra da HONRA nunca mais eh convidado para jogar…

      e no brasil tem muita gente que obedece essa regra…..

      no paintball que eh foda..

      ver neguinho limpando tinta com a mao pra dizer que nao levou tiro..

      por essas e outras que migrei pro airsoft!

  31. caio says:

    E pensar que eu tinha uma pistola dessas uns trocentos anos atrás…uhahua não tinha idéia que existia algo mais sério com essas coisas, eu jurava que não passava de um brinquedo imitando armas de verdade hehehe
    Era de mola, mas tinha uma pressão considerável (principalmente se considerar que eram pirralhos de 12 anos brincando com isso)…digamos que houve um déficit de lâmpadas na vizinhança

  32. semosso says:

    “Como é um esporte não muito praticado no Brasil…”

    LOLOLOLOL ESPORTE

    • Eduardo says:

      Esporte sim senhor!!!

      Alias.. ja temos o primeiro torneio de IPSC de airsoft!!!

      Brasil eh medalha de prata na modalidade de tiro de arma de pressao nas olimpiadas..

      entao….
      nao de risada de algo que nao sabe!

  33. Zé Roela says:

    “airsoft”…. BR = “arminha de pressão”.
    E na boa, não sei quanto a essas espingardas aí, mas o tiro de um paintball machuca muitooo mais que tiro de arminha de pressão (os “revorve”)

  34. pertubado - bairro do salgado says:

    tenho uma podre

    no brasil so pod com certifcado la

  35. HanzoX says:

    qual a função (como ela funciona) da faca no airsoft?

  36. Eduardo says:

    Adorei o post…

    alias.. fico no anseio de mais posts sobre airsoft…

    Ah.. umas correçoes…

    No brasil Airsoft eh considerado ARMA..

    Arma de pressão de airsoft.. mas eh o que esta escrito.. ARMA!!!

    portanto existem as leis especificas aqui no brasil…
    Nao que apoie tooooodas elas.. mas LEI E LEI.. e seguimos o que nos mandam!!!
    Esse eh o preceito maximo da humanidade!

    Enfim.. tu colocou como Simulacro de arma de fogo…
    o que no brasil eh proibido!!! qualquer coisa que seja pra ser uma arma ou simule realmente eh proibido!

    Por isso as armas de pressao devem ser pintadas a ponta delas em vermelho!!!

    Outra coisa…

    Eu acho que a energia cinetica e o peso de uma bolinha de paintball sao mais lesivas que airsoft!

    portanto acho que doi mais de paintball..

    de resto.. se quiser te passo meu email e nos correspondemos pra trocarmos experiencias..!!

    Abracos e ate o proximo post!

  37. Rafael Valente says:

    Eai kid, olha só, mais qual eh melhor? elétrica ou de co2? as vantagens, preços e taal… Valeu
    ps: kd o hbdtv?
    parabens pelo trampo, vlw…

  38. Diones Reis says:

    Izzy, e se no caso o camarada quiser participar usando o uniforme do “Imperialen Deutsches Heer” (WWI) ou da “Wehrmacht” (WWII)?

    O Airsoft só tem armas conteporâneas, ou armas antigas como a pistola “Luger” ou a submetralhadora “MP18.1”?

  39. quem estiver afim de ver novidades sobre airsoft só acessar http://airsoft-riodejaneiro.blogspot.com/
    abraço a todos!!!

  40. Carinha que mora logo ali says:

    Eu tenho 12 anos mas eu so muito curioso e quando vi pela primeira vez essas armas de airsoft fiquei com mais vontade de ter uma do que casar e ter filhos então eu queria saber:
    mais ou menos em janeiro de 2013 eu vo pros estados unidos e acho q vo pedi pra minha mãe ou meu pai comprar uma aeg pra mim lá, mas mesmo trazendo de lá junto com voce no avião precisa ter esse bagui de cr cii e tal?

  41. Fábio Eugênio says:

    Vou fazer um canal de ação pro youtube,então se eu comprar essas “armas” eu vou ter problemas com a policia?(Tenho 13 anos)

  42. Patrick A Nasser says:

    Achei muito legal a sua abordagem explicativo do assunto… Eu sou de Curitiba e tbm pratico. Meu arsenal ainda é timido comparado ao seu: M190 gas green / Glock G18 CO2 / HK MP5 eletrica. Estou tirando o meu CR para transporte das CO2 e a gas… Parabéns pelo site. as ultimas compras foram na co2brasil, otimos modelos e naum exige CR para a compra, porém tem preço rs Abs, Patrick

  43. Wesley says:

    EU posso importar uma Pistola Taurus Spring do estados unidos para o brasil?

    Quais são os riscos?

    Obrigado

  44. Pedro Prates says:

    izzy, não consigo ver sua coleção, fala que é particular e eu estou logado no yahoo.

  45. rodney tomahawk says:

    cara, pare de fazer comparaçoes sem usar marcadores de paintball de qualidade.. vc coloca a imagem de um marcador simples. Sem contar que existe varias categorias com modelos diferentes. O paintball cenario tem os marcadores muito parecidos com as armas. Existe marcadore (arma) de otima qualidade. Realmente nao tem o realismo fisico do Airsoft, mas em campo de batalho o airsoft é mto fraquinho.. nem barulho tem… nao marca onde se acertou o tiro e da pra trapassear. o combate do paintball é mt mais real e emocionante pra quem jogo.. eu ja joguei os dois e o airsoft nao chega em nos pes.. pra mim airsoft serve só pra decoração.. ae sim é boa. faça um combate entre airsoft x paintball pra vc ver que se ferra… vcs irão sair todos machucados.. quem puder compra os dois.. um pra decorar(airsoft) e um pra jogar de verdade. por acaso a SWAT treina com airsoft?????

  46. Arthur says:

    Estava pensando em comprar uma Crosman Stinger P30T. Ela é bem simples e gostaria só de testar e brincar um pouco em áreas não muito grandes. Gostaria de saber se nessa arma, a bolinha cai depois “engatilhada” e se, depois, posso colocar uma mola um pouquinmho mais forte, pouca coisa…

  47. Ednan says:

    meu airsoft parou de funcionar do nada. eu estava atirando e a arma parou. o gatilho não travou mas não atirou mais. ficou uma bb no cano de disparo e ela não atirou mais. carreguei a bateria e tentei mas ela não atirou mesmo assim. o que sera que pode ser?

  48. Ruan Cunha says:

    “Ah, ok. Por que você não entra logo pro exército então, se curte esses esquemas militares?”

    Nego pergunta isso, mas assiste futebol toda quarta e domingo…