Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Retrospectiva dos meus gadgets

Postado em 26 December 2008 Escrito por Izzy Nobre 63 Comentários

A segunda parte do post anterior já está escrita. Antes de publicá-la, me deu vontade de escrever outra coisa.

Tava batendo um papo MSNístico com amiguinhos brasileiros e gringos neste pós-Natal e averiguei que, dentre meus chegados que não tinham nenhum tipo de aparelho digital destinado a reprodução musical, 95% deles ganhou um.

É espantoso o quanto MP3 players se baratearam nos últimos anos. Encontrei esta imagem do meu primeiro MP3 ever:

Este é o RCA Lyra RD1071, que eu estava decidido a denominar “RCA Lyra Alguma Coisa XPTO” até notar que o filename indicava um código que uma googleada revelou ser o modelo do aparelho. Meu pai comprou este mp3 player pra mim na longíqua era em que eu não tinha autonomia financeira suficiente pra comprar coisas pra mim mesmo (2004).

O bichinho tinha 64mb de memória interna – expandível/expansível até 576mb via cartão SD -, não tinha backlight, e funcionava com uma pilha AAA. O troço era tão porcaria que a porta USB era 1.0 – ou seja, copiar até mesmo uma única música demorava pra caralho. E sabe qual a melhor lembrança que tenho do bicho?

O quanto eu o ADORAVA. Em 2004, a idéia de carregar mp3 no bolso era nova e incrível o bastante pra deixar qualquer um maravilhado. Como assim, posso baixar qualquer música quiser, transferir pra um aparelhinho do tamanho de uma caixa de fósforos e sair na rua com ele? WOW.

O amor que eu tinha pelo aparelhinho era tamanho que redimensionar essa imagem pra usar no blog me fez perceber o quanto eu tenho saudade dele.

Esse troço era meu companheiro inseparável. Lembro que nos primeiros meses, eu gostava de sair de casa simplesmente pelo fato de que eu poderia ouvir minhas musiquinhas favoritas com um cenário diferente à minha volta. Vocês que têm mp3 player devem lembrar as primeiras emoções.

O gadget que veio a substituir o Lyra foi o Palm TE2.

O Palm TE2 teve uma vida relativamente curta – uma brincadeira de mal gosto de uma amiga (um chute completamente inesperado na perna) danificou o port de fone de ouvido. A amiga me ressarciu o valor do aparelho (após meses, mas enfim) e àquela essa altura, o sucessor do TE2 podia ser adquirido por um valor bem em conta, então nem pensei duas vezes.

Este é o Palm TX. O negócio tinha 128mb de memória interna, expansível até 2gb via cartão SD. Instalei um media player qualquer e abandonei o Lyra, que encontrou outra ocupação servindo como leitor de cartão SD pro meu crescente pelotão de brinquedos eletrônicos que invariavelmente empregavam a mesma mídia.

A vantagem do Palm TX é que ele preenchia uma necessidade infantil que eu sempre tive – ter um computador de bolso. Eu era absolutamente obcecado pela idéia de carregar um PC na palma da minha mão, e palms – como o nome deixa claro – eram exatamente isso.

Na verdade o troço não era um computador coisa nenhuma, mas nada que um launcher (um programinha que fazia o PalmOS simular o Windows XP) não podia resolver. A fantasia infantil estava sendo satisfeita de qualquer forma.

O Palm TX, com visual de Windows XP

A outra vantagem do negócio é que a tela generosa e o espaço de armazenagem maior permitiam algo que até então parecia coisa de ficção científica: carregar vídeos no bolso. O que mais fiz com aquele PDA foi assistir vídeos.

Alguns anos depois me mudem pra cá pra Calgary, e a subsequente bonança financeira (Alberta é a província mais próspera do Canadá por causa dos campos petrolíferos, empregos que em Ontário pagavam 8 dólares a hora pagam 13-14 aqui) me permitiu obter algo que eu sempre imaginei que não era pro meu bico:

Aquele amor inicial por ouvir musiquinhas em formato mp3 fora de casa se transferiu inteiramente pro meu novo iPod video. Tudo bem, a tela era menor que a do Palm TX (que eu acabei vendendo no meio deste ano), e eu não poderia rodar joguinhos no iPod, e eu precisava converter vídeos pra tocar nele, mas a bateria dele durava mais que a do Palm, e 30 gigabytes de armazenamento cuspiam na cara dos 2gb do meu PDA. Poder trazer minha coleção musical inteira e ainda sobrar espaço pra uns 10 filmes fizeram o iPod ganhar meu coração.

Nunca fui exatamente um macfag, mas aquela experiência com o iPod video (apesar de ter que me submeter ao iTunes) me deixou decidido que eu nunca empregaria produtos de outra fabricante pra função de reproduzir música.

E foi por isso que dezembro passado vendi meu iPod video pro meu pai – ele tinha um iPod video, mas queria se aproveitar do óbvio desconto paterno que eu teria que dar pra adquirir um jukebox pro carro – pra dar mais uma graninha pro Steve Jobs.

iPod touch de 16gb. Um downgrade drástico dos 30gb oferecidos pelo iPod video, mas nem é preciso discutir a diferença entre as telas dos aparelhos.

Aliás, um negócio digno de nota é como eu me tornei aos poucos um típico gringo gastador sem noção. Enquanto no Brasil eu provavelmente ainda estaria com aquele Lyrazinho (contanto que ele ainda funcionasse), aqui eu substituo os troços sem que eles tenham o menor problema. Foi o que aconteceu com o iPod video.

O iPod touch era muito cool e tal, mas as dificuldades em usa-lo nos meus computadores me levaram a devolve-lo e passar pro próximo gadget de reprodução de mídia e aniquilação de tédio:

Comprei o Archos 605 wifi, cujas resenhas unanimamente coroavam como o melhor reprodutor de vídeo no mercado. Também pudera – o troço tem um speaker, uma haste metálica dobrável que permite você apoia-lo e assistir sem usar as mãos, roda qualquer formato em qualquer resolução, tem suporte embutido a legendas… nem preciso dizer que na categoria “reprodutor de vídeo”, o Archos foi o melhor dispositivo que eu jamais comprei.

Entretanto, o posicionamento dos botões é extremamente não-intuitivo quando você está usando o bicho pra reproduzir músicas, e ele é um pouco grandinho também pra essa finalidade. Além disso, alguns meses após aquele drama com o iPod touch, versões novas do firmware e do iTunes haviam sido lançados. Resolvi arriscar e comprar o touch DE NOVO. No fim das contas, apesar de todos os defeitos do touch, eu QUERIA ter aquela merda. Era irresistível e inevitável.

Na época não havia a AppStore, mas dava pra raquear o iPod pra adicionar funcionalidades extras. Os problemas iniciais se foram mas a complicação com vídeos permaneceu, garantindo que o Archos ainda teria muita uso pela frente. Naquele período, convencionei a usar o iPod touch pra música na rua, e o Archos pra assistir filmes e séries no trabalho.

Como levo uma mochila pro trabalho, carregar múltiplos aparelhos eletrônicos não é inconveniente, e a segurança urbana que o Canadá desfruta me encoraja a andar por aí cheio de tralhas na mochila (neste exato momento, ela contém meu PSP, meu DS, meu Archos, e meu Acer Aspire One. A câmera digital é um personagem coadjuvante que aparece de vez em quando).

A experiência com o Safari me convenceu que eu não conseguia mais suportar o navegador dos meus dumbphones. Ter acesso a internet a qualquer momento se tornou absolutamente indispensável na minha vida, e o desejo por um navegador mais potente se tornava maior a cada dia.

Eventualmente eu não consegui me segurar e comprei a porra do iPhone, que se tornou previsivelmente meu gadget favorito.

É interessante como os anos foram me tornando exigente. Critico o iPod touch por não reproduzir vídeos muito bem, critico o Archos por ser esteticamente desagradável, critico o iPhone por ter funções medíocres como celular. No momento que aparecer um outro aparelho com UMA função a mais que um que eu já tenho, é bem provável que vou ceder e adquirir o novo brinquedo. E vou passar a critica-lo da mesma forma, pronto a aposentá-lo quando algum gadget novo aparecer no horizonte.

Rinse, repeat infinitamente.

E em pensar que há anos atrás, um aparelhinho com 64mb de memória interna, que nem backlight tinha, me fazia tão imensamente feliz…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tech Toys

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

63 Comentários \o/

  1. vitor_zero says:

    Também tive um lyra… guerreiro esse bixinho…
    só nao gostava que ele rodava com pilha AAA, se fosse bateria igual qualquer mp4 xing ling hj, na epoca seria a melhor coisa do mundo hehe

  2. Kayaphas says:

    e eu aqui…com meu ipod shuffle 1gb…ah…é suficiente…se bem que assistir meus filminhos trash em qualquer lugar seria interessante =P

  3. Paulo says:

    gadgets são viciantes, de qualquer forma, a cada novo lançamento no mercado, a pessoa se sente “obrigado” a comprar e assim, sanar a sua vontade do caralho de dizer para os amigos que tem o aparelho mais novo do mercado da sessão eletrônicos.

  4. Renato says:

    Minha lista andou parecida com a sua até o segundo aparelho, aí me pendi pro lado dos smartphones, mais precisamente pra os modelos da Nokia, e é onde estava até pouco tempo, hehe.

  5. pH says:

    Muito bom o texto, Kid, como sempre, com a qualidade fantástica.

    Parabéns!

    Abração!

  6. Kid says:

    Um companheiro no twitter acabou de me lembrar do Palm TE2 (aka Tungsten E2), cuja carreira e eventual morte foram amplamente reportadas aqui no HBD.

  7. Paulo says:

    fui ownado pelo kid.
    ;/

  8. Nesse caso, o ‘companheiro’ que lembrou do TE2 sou eu.

    http://twitter.com/matheusbonela/status/1080061651

  9. Lembrei do meu Zire71 na gaveta com a bateria morta, meu fiel companheiro por anos, com sua câmera fotográfica VGA, Media player com cartão de 256Mb (devidamente transferido pro porta-retratos digitais do meus avós)

    Agora quem assumiu o lugar do Zire71 foi meu iPhone 3G 16GB, tiro minhas fotos com qualidade suficiente para exibir aonde quiser, não me preocupo com o espaço disponível na memoria e ainda carrego todas as minhas musicas comigo!
    fora o acesso ilimitado a internet
    (graças ao SIMcard do meu modem 3G, pena que as operadoras do Brasil só querem empurrar minutos e poucos dados nos planos do iPhone, um plano normal com dados aparte sai mais em conta, só que a obrigatoriedade de ter pelo menos “tantos minutos” para poder contratar os serviços de dados são desestimulantes, então ando com o antigo celular para voz e o iPhone para dados, assim como muitos donos de Nokia Ealgumacoisa)

  10. Du Cardoso TM says:

    Tô contente com meu iPod Touch de 16 GB, tanto pra vídeos quanto pra músicas. 😀

  11. PurpleLine says:

    Inveja. Tudo o que eu tenho é um mp4 xing-lingzão de 2GB.

  12. Marcus Rocha says:

    Essa sua mochila aqui no Brasil seria paraíso de ladrão. Fiquei imaginando… você mataria o FDP de tanta droga que ele poderia comprar. Aliás, seria uma coisa boa.

    Eu seria um nerd de gadgets se eu tivesse condição financeira para isso. Aqui no Brasil, com essa miséria que eles pagam de salário e os preços exorbitantes cobrados por aqui, tornam muito difícil adquirí-los.

    Sempre tive celulares entry-level. Só recentemente comprei um com tela colorida. Mas também toca mp3 e tem bluetooth. E comprei também meu primeiro gadget “de verdade”, um iPod Nano 8GB 4g. Um luxo (para mim), tanto que tenho receio de sair com ele, posso acabar financiando algum bandidinho FDP por ai.

  13. Tio_paladino says:

    Eu ate nao tinha tanta fascinaçao por mp3 players, tanto que tenho um ipod video de 80GB e uso-o praticamente como pen-drive, pra armazenar varias temporadas de séries que assisto. Estou tentando me acostumar a ouvir musica nele quando vou pra academia =P

  14. respider says:

    me identifiquei com esse post… eu troco de brinquedos muito rapidamente… comprei um Samsung Omnia 16gb e vendi 1 mês depois por algumas implicações subjetivas… comprei um htc touch pro. Vários amigos me chamaram de louco consumista compulsivo, mas não vejo problema se vendi o bagulho mais caro do que eu paguei… até saí no lucro no final.
    Agora é legal que a Samsung esteja fazendo uma puta propaganda do Omnia e eu penso que já foi meu ex-celular, mesmo sendo tão recente 😀 😀
    Atualmente estou feliz com meu Pocket PC (HTC Touch PRO), meu iPod Touch Jailbroken lotado de aplicativos e meu notebook-fodástico-que-paguei-super-barato
    O próximo brinquedo na mira é o Nokia N97 e quem sabe um netbook 😉

  15. algust21 says:

    HAHAHAHAH
    tá fazendo vontade pros leitores é Kid..?
    queria ver a parte 2 do negócio
    hahahahahaha

    Pô, mas gadgets é por aí mesmo hj em dia.. você tem um e logo quer ter o outro!

  16. duuardo says:

    Um mp3 de 1gb ainda me deixa feliz *-*

  17. Luciano says:

    Recentemente eu peguei um nokia 5310…
    massa… 2 dias ouvindo musica tranquilo e nao tenho que levar mais mp3 e celular, levo dois ghosts no mesmo shell, cara…
    fodástico 🙂

  18. Jota Pê says:

    Comecei com o iPod Mini.
    Aí, fiquei com ele até meu avô me dar um vídeo.
    Agora meu vídeo quebrou, e voltei ao mini.

  19. #SpiDeY# says:

    Achei que ia falar dos outros gadgets..
    Outros palms, o PSP/DS, etc..

  20. Matheus Santos says:

    ausHuashUSAHushusaHsuhsuhasu

    Tenho até hoje meu iPod Mini 4GB firme e forte. Quando quebrar, compro outro…

  21. phpsaux says:

    tive tb um palm, como ele me deixou feliz na epoca, mas melhor ainda foi o Treo que era um telefone, d+

    tive o iphone 2g aqui no Brasil, mas o dificil acesso a spots e internet aqui me fez vende-lo. Quem sabe agora o 3g

    http://tramandocontraomundo.wordpress.com

  22. Kid says:

    * Nas notas de dois dólares canadenses, a bandeira esvoaçante sobre o edifício do parlamento é uma bandeira americana. *

    pode me confirmar se é verdade?

    Nao existe nota de dois dolares no Canada.

  23. marcus says:

    Em 2004 eu comprei meu primeiro mp3 player. Era um discman que tocava mp3(*). Eu achava o máximo da portabilidade carregar a discografia completa dos Beatles (sem os Anthologies) em apenas um CD.

    Mas eu sempre carregava 13 CDs comigo, onde quer que eu fosse =)

    (*)Sim, eu preferia carregar um discman a um mp3 player destes primeiros. Eu sempre preferi a quantidade de armazenamento a portabilidade dos aparelhos.

  24. swk says:

    * Nas notas de dois dólares canadenses, a bandeira esvoaçante sobre o edifício do parlamento é uma bandeira americana. *

    pode me confirmar se é verdade?

  25. Raphaël says:

    “Nao existe nota de dois dolares no Canada.”
    Euribaldes

  26. LadislauNS says:

    Kid,
    vc tem o Opera Browser pro wii?
    é bom?
    sei q é uma coisa simplesmente inútil, mas me dá uma vontade de comprar da porra… kkk

  27. Adolf says:

    Retrospectiva dos meus gadgets:

    • Celular Sony Ericsson W200

    🙁

  28. Joca says:

    Kid Mongo nem conhece o dinheiro do proprio pais que ele vive: http://www.cdnpapermoney.com/images/Birds/1986_2f.jpg -- nota de 2 dolares canadenses

    a proposito quanto voces gastam de media no iphone de voces? Quero saber se soh pra navegar sem ver videos nem baixar coisa 250mb por mes eh suificiente, obrigado.

  29. respider says:

    @ladislau cara, instala ele sem comprar… instala o homebrew channel e boa
    de graca vale a pena… pagar nao sei…
    parei de navegar pelo wii depois q comprei o ps3… resolucao bem maior e browser bem melhor 😉

    postando do onibus… eu amo 3g

  30. Artur says:

    nunca tive muitos gadgets…meu primeiro gadget foi um GameBoy Color, se é que pode ser considerado um gadget …depois dele, veio um MP4 Player que se dizia ser um iPod(incluindo até mesmo o nome “Apple” atras do aparelho)…mas alguns meses depois, o treco quebrou do nada…ele simplesmente parou de funcionar…taquei aquilo no lixo, e pouco tempo depois, ganhei mais um MP4 Player de uma marca que eu nunca ouvi falar…mas é de qualidade…está comigo há anos, e ainda o uso para ouvir minhas musicas, pois sou pobre…depois do MP4, comprei o PSP…uso pra jogos, videos e acesso a internet quando o PC aqui de casa ta ocupado…agora, estou feliz da vida…xD

  31. Artur says:

    ah sim…o “iPod” tinha 1GB, e meu MP4 Player atual tem 2GB…^^

  32. NAOS says:

    Kibe, olhe pelos que NÃO são nerds de gadgets/videogames/wharever e poste um poukim mais sobre outras coisas. Principalmente se vc tem um poste novo dessa outra coisa que também é continuação de um outro pronto.
    Sei lá véi, le 2001(o livro) do Clarke e posta sobre, que nem vc fez com Ram, e tenta reviver a treta de 2001 e paranranz, eu gostei dessa época

  33. Kid says:

    @Joca

    Essa nota deixou de ser usada nos anos 80. Atualmente não existe nota de 1 ou 2 dólares, a menor nota é a de 5.

  34. InSaNo says:

    Do mesmo jeito que eu não acreditei quando meu amigo me mostrou uma screenshot dele fazendo um download a 11kb/s na época da discada, e hoje eu fico puto por tar baixando algo a 500kb/s ao invés de 1mb/s++ que devia. Bons tempos lol

  35. Joca says:

    Ta mas fala ai quanto voce usa de dados por mes no seu iphone kid. Quero saber se soh pra navegar (sem ver video nem baixar apps) 250mb por mes eh suficiente, porque esse plano eh o que a Vivo quer me dar.

    Valeu!

  36. Kid says:

    Eu uso entre 1.5gb e 2gb por mês.

    Assisto bastante vídeo e podcast por streaming. Sem contar que acesso a internet no celular por 7-8 horas por dia.

  37. respider says:

    @Joca 250 pra navegar é tranquilo… eh o meu pacote… nunca chego perto dos 250mb
    mas eu nao vejo youtube, podcasts, streaming, nada… só navego e uso messenger

  38. Thito says:

    e os PSPs? ficaram de fora?
    logo agora que comprei o meu psp white 😀

    Retrospectiva dos meus gadgets:

    Nokia N-gage classic
    W200
    Sony PSP slim cfw 5.00 M33 -- FELIZ 😀

  39. Net says:

    Eu devo ser um dos únicos pivetes criados a leite com pêra que pode ter uma memória desse tipo com 14 anos nas costas. Meu primeiro Mp3 foi comprado em 2004, quando eu queria porque queria ouvir Neo Venus enquanto caminhava. Aqueles redondos chinecos mesmo, com 128mb de memória. Que na época custavam R$250. Ouch. Aí passou pra um Foston de 1gb, celular, iPod Nano 4gb e hoje vivo feliz com um iPod Classic 80 gb pra mandar um foda-se pra falta de espaço que sempre existiu nos outros aparelhos. E não entendo por quê demônios todo mundo lambe o saco do Touch, com um espaço tão miserável e ainda por cima mais caro que o Classic que o menor modelo tem o dobro do espaço.

  40. Net says:

    *mais que o dobro de espaço que o maior do Touch. Edit vá à puta que pariu.

  41. Kid says:

    Deixei os PSPs de fora (tive dois) porque tentei focalizar em aparelhos cuja função principal era mp3.

    E ontem a propósito eu lembrei que esqueci de mencionar alguns. Por exemplo, meu primero MP3 player na verdade era um discman que lia CDs com mp3 e eu havia esquecido.

  42. Matheus says:

    Eu uso meu ds pra tudessasporraaí

    é meio grande pra um mp3, então eu uso mais pra vídeos e talz, e meu mp3 da C25 que custou enormíssimos 50 reais e tem 1g, que dá pro gasto numa boa e sobra espaço =D

  43. Alone_ says:

    É só impressão ou tu tava ouvindo “Spirit Of The Sea” do Blackmore’s Night? O_O

  44. Darox says:

    Hahaha meu primeiro foi esse em 2001 32MB e cabo paralelo.

    http://www.ivox.com.br/produto/?dir=:14478

  45. Kid says:

    @Alone_

    Era uma música chamada At the Bottom of the Sea. O player vinha com ela e tal.

    Todas as imagens desse Lyra que tu encontrar na internet mostrarão a mesma música justamente por isso.

  46. Roger Santos says:

    Achei o meu primeiro mp3 player “tirando como o izzy falou pq tb tive um cdplayer que rodava mp3”

    http://www.amazon.com/Creative-MuVo-256-MP3-Player/dp/B00028Y826

    na boa, esse foi o melhor mp3 que tive. Muito pequeno e leve o lance era a pilha palito que era mais cara na epoca. depois saiu uma versão de com bateria interna que carregava pela USB, esse eu não tive

    http://tramandocontraomundo.wordpress.com

  47. Anon says:

    55chan.org

    we are everywhere

  48. RicNeves says:

    Procure por Nokia N97 amiguinho…

  49. Lana says:

    Vc cheio dessas putadas eletronicas aí no Canadá e eu cogitando desistir de um DS por causa da alta do dolár depois de 6 meses juntando dinheiro, a vida é injusta mesmo D:

  50. Turcao says:

    o único gadget que eu tenho é meu Nintendo DS que até de player de videos serve. Já que MP3 nem gadget é mais…

  51. Fábio says:

    E ai cara..tdo legal?
    Tava lendo este seu post,e quando fui comprar um mp3 player estava decidido a comprar um ipod 160 gb de qualquer maneira..e foi justamente aqui ,vi vc falando sobre o archos (que ate então eu não conhecia).Pra mim a ideia de ser dependente do Itunes,e da pequena tela do aparelho tb…me fizeram pensar realmente no archos 605.
    Pois bem,tendo me decidido…comprei e como o site era de importados,entre pagar,o pagamento cair…e o bixinho vir dos USA ate aqui..foram quase longos 25 dias,ele chegou 26 de dezembro(que data hein?tipo final feliz de filme da disney..rs)
    Mas ai rapaz..começou a tristeza do meu coração.Mãos tremulas rasgando a caixa e tentando desesperadamente ligar o bixinho..e finalmente ligo ele !
    Mais um minuto..apanhando pra navegar nele..e eis que consigo chegar na parte dos videos !Tem 2 videos de amostra e ja fui colocando eles pra rodar..todo feliz(achei que os videos nao tinham resoluções tão altas..e ja fiquei ansioso pra colocar um video com uma resolução decente,ou algum anime que tanto assisto..pra ver o seu desempenho).
    Com isso,plugando ele no meu pc…a tela congela,,humm…isso nem fazia nem 30 minutos que eu estava com os aparelhos na mão.Tentei controlar meus nervos e não ficar apavorado.
    Peguei o manualzinho e dizia que a primeira coisa que tem que se fazer eh carregar ele e dar carga total na bateria.Sendo assim..me conformei e deixei ele la..carregando.
    Eis que resumindo a estoria(que ja esta se alongando bastante..sorry) me aparece na telinha : code 102 !
    Formatar,Restaurar ou Não?
    Putz….eu nem sabia o que era isso.
    Entrando apavorado em alguns foruns e buscando sobre isso…falavam que era quase morte certa do aparelho.
    Eu não me conformava..não podia ser verdade,,,pois bem…depois de perder uma noite de sono..entrando em foruns..tentando achar uma solução milagrosa,me conformei que ele tinha falecido.
    Pois bem..tendo isso acontecido..liguei ja no outro dia pra loja explicando o fato..e pra minha satisfação(pelo menos isso)eles falaram pra mim enviar o aparelho de volta e trocar.
    Bem.como vc ja tem este aparelho a um tempo razoavel,gostaria de saber de vc se ele te deu mtos problemas…em termos de software…transferencia de arquivos,travamento em geral..reconhecimento ao plugar na usb (o meu nem deu sinal de vida no pc).
    Bem..aguardo seu parecer,dependendo do que me falar..talvez eu nem queira o archos mais…este fato me deixou bastante em duvida..e pensei em reconsiderar o fato de ter um ipod de 160 gb..pois bem…aguardo sua analise..e valew !

  52. Kid says:

    Cara, nunca tive problema com ele. E como é que tu “apanhou pra chegar na parte de vídeo” se o primeiro ícone na tela é o que leva à pasta de vídeos?

  53. Fábio says:

    Na verdade foi o nervosismo..rs
    Bem..se vc não teve problema com ele..menos mal !
    O problema que vi bastante gente falando que teve este mesmo problema.Mas ja que vc naum teve…espero que o proximo que venha pra mim..esteja 100% !
    outra duvida: quando vc pluga ele na usb do seu pc…vc pluga ele ligado..ou desligado ?
    valew a opinião !

  54. Kid says:

    @Fabio

    Nao faz diferenca, pq o Archos se ligara ao ser plugado e te perguntara se vc quer acessar o HD, ou apenas carregar a bateria.

  55. Fábio says:

    Entendi Kid.
    Porque depois o ocorrido comigo…fiquei cogitando a hipotese que o fato de eu ter plugado ele ligado na entrada usb do pc..poderia ter ocasionado o tilt,o que seria meio estranho né,mas pensei nesta hipotese..sendo assim..o jeito eh aguardar o proximo brinquedinho daqui uns 20 e poucos dias..e ver o que acontece.O que me chamou a atenção nele ao vivo,foi o fato dele ser meio pesado.
    Grande eu ja achava que era,afinal não tem como ter uma tela de 4,3″ e ainda ser pequeno..mas com o peso que ele tem..não da pra sair com ele de casa no bolso de uma calça de moleton..kkk
    falow rapaz

  56. Almeida says:

    Até hoje … eu só tenho um mp3. Uhul o/

  57. Murilo says:

    Kid, me fala uma coisa, eu to pra trocar meu nokia e61 velho de guerra, ja tenho dados ilimitados e tudo mais, e e-mail pra mim é fundamental me fala uma coisa é bom o sistema de gerenciamento de e-mail do iphone? pois é ai que tá minha duvida entre ele e o e71.

  58. Turcao says:

    notebook é gadget 😛

  59. Netto says:

    e eu q nem tenho um avatar ainda
    SOFRI 🙁

  60. izzynobre says:

    HBD atualizado com a Retrospectiva Dos Meus Gadgets: http://tinyurl.com/78mwyq

  61. Alex says:

    KKKKKK quase chorei de pena do marcus rocha que só tinha celular monocromático.
    Po pessoal, tá certo que o brasil não é nenhuma maravilha mas ter um ipod em si não é nenhum luxo.Um amigo meu que não faz porra nenhuma da vida tem 2 ipods(ele mesmo comprou a mãe dele não deu pra ele,e o pai morreu).
    Só ipods eu tinha mas por questão de lógica vendi 6 deles (só fiquei com o touch e o nano 2g).
    Celular aqui em São Paulo até criança tem (com câmera acima de 1.3 mp e mp3 com cartão sd).
    Não sei qual a situação em outras regiões mas aqui em São Paulo, depois que inventaram as prestações,todo mundo tem gadgets.

  62. Camilo says:

    meu proximo gatget será o iPhone 3gs 64 gb 😀

    ou se não aguentar ateh o lançamento compro um iTouch mesmo e fico sendo chamado de pobre pelo kid …