Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Apresento a vocês a TEORIA GERAL DA INCOMPETÊNCIA pra você nunca mais se chatear com ninguém

Postado em 21 June 2013 Escrito por Izzy Nobre 39 Comentários

Hoje eu estava no trabalho (enquanto minha cidade morre alagada na pior enchente das últimas décadas, mandando muito maluco pro meu hospital)… Aliás, peraí, preciso ilustrar melhor a situação pra tu sentir o drama da parada. Se liga nisso aqui:

memorial

Essa é a Memorial Drive, uma das avenidas que leva ao centro da cidade. Ou melhor, ERA, porque atualmente esta bela via pública chama-se Memorial RIVER:

BYTO22m

Pior né nem isso. Aqui em Calgary rola um evento de mais de cem anos de tradição chamado Calgary Stampede. É o maior evento da cidade, aliás, um dos maiores do país — e é tipo uma versão canadense da Festa do Peão de Boiadeiro em Barretos, com pegada cowboy, rodeio, exibições pecuárias, essas coisas.

O Stampede é conhecido mundialmente, e é o grande orgulho da nossa metrópole. Olha uma foto do negócio:

stampede1

Para curtir o Stampede esse ano (que acontece em menos de 2 semanas) você terá que vir de snorkel:

stampede

Se houver rodeio, será de peixe-boi.

Calcule aí o clima emocional da cidade no momento (o clima meteorológico você já sabe qual é, dilúvio bíblico).

Fudeu geral, maluco. 100 mil desabrigados (incluindo inúmeros amigos meus). Uma combinação de derretimento das geleiras por causa do verão + uma chuva pesada que já tá durando mais de uma semana inundou Calgary. Felizmente, nenhuma morte — a infraestrutura de evacuamento e resgate é robusta.

Fecharam tudo quanto é estabelecimento comercial na cidade e inúmeros estão sem trabalhar, até porque seria difícil gerenciar redes ou seja lá o que você faz da vida usando um jetski e pés de pato. Se eu morrer esses dias vocês já sabem porque foi.

Então. Eu tava lá no trabalho e pensando, sei lá por que, numa constante internética comum: a gente, falando de forma bem geral, tem a tendência de se irritar quando ouve alguém falando merda. Aliás, nós todos temos uma certa tendência de falar merda. Só que não percebemos quando nós mesmos falamos, e contraditoriamente nos irritamos quando ouvimos os outros falando merda.

E isso gera muito stress. Quase toda confusão internética que já presenciei ou me envolvi se reduzia, em seu âmago, à insatisfação de alguém por ouvir (ler) outrem falando merda.

E hoje vi algo no meu trabalho que me fez ver esse tipo de coisa sob outra ótica. Se liga no bagulho:

Estava eu lá no hospital quando presenciei um técnico de informática tentando converter um arquivo DOC para PDF pra uma enfermeira. Primeiro o cara tentou baixar um aplicativo; não rodou no Windows XP da máquina da mulher. Depois procurou um conversor online, também não conseguiu. O cara passou uns 15 minutos tentando, frustradamente, converter a porra do .DOC pra .PDF (algo que você faz facilmente no próprio editor de texto, aliás). Até renomear a extensão do arquivo ele tentou, com resultados previsíveis (não funcionou).

E tive uma imensa epifania testemunhando aquela cena: a maioria das pessoas não manja nem o que é OBRIGAÇÃO DELAS MANJAREM — que dirá então assuntos complexos e que confundem os sábios há milênios, como religião, política, ou qualquer outra coisa que não seja aquilo do qual elas dependem diretamente para se alimentarem.

Pense nisso da próxima vez que você ficar PUTÍSSIMO porque ouviu alguém “falando merda”. Pense nas suas funções trabalhística, vasculhe seu baú de conhecimento profissional até achar aquele recanto onde você guarda lacunas sobre sua expertise na sua área de atuação. Sem dúvida deve haver algumas, senão muitas.

Agora pergunte a si mesmo: se tu não domina plenamente nem mesmo aquilo do qual o seu ganha-pão se deriva, por que você se acha apto a discutir coisas fora desse âmbito?

E o mesmo vale pros outros — esse cara que tá aí “falando merda” no seu Facebook sobre os protestos no Brasil e traçando analogias com a situação político/econômica certamente tem as mesmas áreas incompletas de conhecimento de trabalho. Pra que se chatear com ele? Apenas relaxe na verdade inescapável: esse cara não manja 100% nem do que faz pra ganhar a vida. É uma garantia plena o fato de que ele não sabe o que fala sobre qualquer outra coisa.

Chamei isto de TEORIA GERAL DA INCOMPETÊNCIA.

Vá e não se estresse mais.

(E mande esse texto pra alguém que tu acha incompetente e/ou que só fala merda. Confie em mim)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: teorias

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

39 Comentários \o/

  1. André says:

    Ver gente falando merda sobre protesto, eu nao fico puto, acho graça.

    Agora, se eu ver nego falando merda sobre video game… AÍ FODEU.

  2. Murilo says:

    Faz bastante sentido…

    Na duvida use DoPDF7, que funciona como uma impressora, e acaba convertendo qualquer documento de qualquer formato que possa ser impresso em formato PDF =P

  3. Patricia Motta says:

    Isso foi libertador, obrigada Seu Izzy!;)

  4. Neto says:

    Ótimo Kid. Isso pode explicar mas não justifica nada. Aliás, se fosse assim, ninguém estaria apto pra falar nada sobre nada.

  5. Gustavo says:

    Caralho, funciona.

  6. @mos_axz says:

    Kid, posso mandar o link desse texto pra você no twitter toda vez que eu ver você se desgastando com alguém que falou uma besteira ao invés de você responder os 30 mil brothers que gostam do teu feedback?

  7. Guilherme says:

    Partindo do presuposto que ninguem sabe tudo, concluimos com seu texto que todos sao idiotas e que ate’ aqueles que estao “liderando” as manifestacoes sao indignos de nosso apoio.

  8. Gabriel says:

    Porra, discordo! É impossível se ter pleno conhecimento sobre algo, mesmo sendo isso seu ganha-pão, alicerce da sua vida ou fato presente desde o seu nascimento. Se nem sobre nós mesmos temos total compreensão, como teríamos sobre qualquer assunto alheio? O descobrimento, o espanto, é característica elementar do homem, e ela evidencia nossa ‘incompetência’ quanto a conhecer as coisas em sí. Não enterdermos integralmente ‘o que fazemos pra ganhar a vida’ não significa que somos incompetentes para falar de outros assuntos, isso é uma falácia tremenda. Pode muito bem ser o biólogo padre, mesmo sabendo que, por limitações tanto metafísicas como físicas, talvez nunca atinja-se todo o conhecimento sobre ambas as matérias.
    Agora, essa incompetência é completamente diferente a da sua Teoria. Uma coisa é estar dentro do que caracteriza o ser-humano, e outra é negar conhecimento. Ser incompetente por escolha é simplesmente burrice. Técnico em informática se bater pra converter formatos é complicado, aí, né…

  9. Vitor says:

    E no caso de uma pessoas saber sobre a sua área de atuação e ter conhecimento o bastante para outras áreas. Não, além disso, e se uma pessoa ter EXPERIÊNCIA o bastante para tratar de algo. Pq assuntos que envolvem religião, política e etc. Requerem experiência no mesmo para a pessoa, juntamente com o conhecimento sobre o mesmo, fazer sua analogia.

  10. BrunoHe says:

    Td mundo é burro

  11. kblosnack says:

    não vai rolar Stampede e nem “O dia que caguei no tapete do banheiro 2”

  12. -Lucas,19 anos 3° ano do ensino médio com 3 D.P's pra entregar segunda sem fazer. says:

    Véi,se tá falando merda…

  13. IBG says:

    Obrigado.

  14. mhgdocarmo@hotmail.com says:

    Mas ninguém manja 100% de nada, é impossível. Se for levar por esse ponto de vista nunca mais vamos discutir coisa nenhuma e a sociedade pára. Eu prefiro contar até 10 e relaxar toda vez que me sinto na necessidade de responder a um argumento na internet; Na real, a maior parte das pessoas que argumentam nos mais variados locais da internet, está argumentando pra vencer e não pra conhecer, e o tipo de discussão que isso gera é muito estressante. Faça na internet igual tu faz nas redes sociais: Só dê a graça de compartilhar seu conhecimento(Em analogia à amizade-internética-em-forma-de-um-clique-de-aprovação) a gente que você ou conhece, ou confia, ou quer comer.

  15. MH says:

    Porra, esqueci de colocar meu nick de costume ali. fuuu

  16. Ricardo says:

    Eis o primeiro produto que eu mais gosto da Israel Nobre’s Corporation: os textos.

    O segundo são os falecidos HBDtv e em terceiro os textos em forma de livro.

    Parabéns, go ahead bro.

  17. Lucas says:

    Izzy, uma curiosidade: como é a reação popular aí em relação ao que o governo faz quanto às enchentes?
    Pq aqui no Br qq alagamento e deslizamento depois de um dilúvio cobram do governo como se fosse o culpado por tudo que acontece na vida das criaturas, que construíram casas numa encosta barrenta e sem árvores que eles mesmos depenaram. Cobram até o fato de ter dado o habite-se. “se não podia morar pq deu o habite-se?” dizem.

  18. Bruno Guedes says:

    Puxando um gancho pro resto do comentário: não sei se foi de propósito, mas o Word só gera PDFs em versões mais recentes. O OpenOffice e variantes sim, gera PDF já faz um bom tempo. Não foi especificado, então eu estou assumindo mesmo.

    Enfim, minha incapacidade de postar uma correção junto com este comentário é basicamente prova do que você mencionou. E além disso, é a raiz da trollagem moleque, trollagem de raiz, de várzea: derivar puro lulz da incapacidade que as pessoas têm de ver outros falando merda.

    Also, boa sorte aí em Calgary, infelizmente por aqui a gente tem experiência com isso(só não aprende nada, infelizmente :/ )

  19. Ronaldo says:

    Estou a um tempão tentando achar uma maneira de gerar um PDF no Word 2007…
    PS: Não sou técnico em informática.

  20. Ronaldo says:

    Rá! Descobri!!!

  21. Z! says:

    Querido Izzy,

    Segue o livro que vc podia ter escrito com a ideia que tiveram antes de vc http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_de_Peter

  22. Renato says:

    Eu concordaria plenamente com essa linha de pensamento se, estando na internet, mesmo a ideia mais errada e retardada possa adquirir seguidores se não retratada ou corrigida imediatamente por alguém.

  23. […] criticou a opinião de alguém? Já fiz isso várias vezes (infelizmente). Quase nunca estou certa. Nesse texto, Izzy Nobre explora uma questão interessante: pense em seu trabalho (no meu caso, meteorologia). Eu sei tudo […]

  24. rewq says:

    Pelo amor!!!! rs

    É Óptica! Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!
    Óptica!Óptica!Óptica!Óptica!Óptica!Óptica!Óptica!Óptica!
    Óptica!
    Óptica!Óptica!
    Óptica!
    Óptica!

    Na paz, tá Israel?

    Vlw!

  25. jão says:

    É vero.

    Óptica = Luz…

    Ótica = Som…

    Isso é mal da cultura para os ex-pobres e pobres…

    rerere

  26. Felipemcunha says:

    Foda mas e verdade mano!!!!

  27. Bruno says:

    Beleza, entendi a essência do que você disse. Tem muito nego que não manja nada de nada e é metido a filósofo nas Internets.
    Porém existe um falso silogismo no seu argumento:

    Eu não domino minha área profissional logo não tenho credibilidade para nenhuma outra área = falso.

  28. Carlos Bolado says:

    Cara quando eu me irrito com merdas das pessoas e porque eu ando muito depressivo e acho que muita gente e assim também.
    Essa coisa de imcopetencia todo mundo tem ate mesmo o cara mais inteligente eu você e o cara mais burro do mundo tem imcopetencia em algo minimo ou maximo (no caso esse alagamento e imcopetencia dos Canadenses que não deram jeito nisso ate hoje em pleno 2014 com tanta technologia pra anti alagamento).
    Se você só quer ver o lado ruim da pessoa você acha que a pessoa só fala merda.
    Mas pór exemplo do que você fala em video ou em post você fala tanto merda quanto cosa boa, e tipo mesclado as duas coisas dependendo de como você se sente, ja que e uma tem merda todo dia.
    Tem vezes que em uma semana seguida e nenhuma merda acontece ou durante 1 mes seguido so da merda hahahahahahakkkkkkkkkkkkkkkkhuhuhauhuahauhuahua
    Leia a minha merda mas não fique amerdalhado

  29. Carlos Bolado says:

    Se parar pra pensar da pra ver o lado bom da pessoa, mesmo quando você tem uma crença de que só da pra ver o lado ruim da pessoa por motivos de SO FALA MERDA