Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

10 detalhes que você não percebeu no novo trailer de Star Wars!

Postado em 16 April 2015 Escrito por Izzy Nobre 15 Comentários

MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS SAIU O TRAILER NOVO DE THE FORCE AWAKENS.

Embora no passado eu tenha me decepcionado um pouco com aquele primeiro teaser de 88 segundos, eu deixei claro naquele texto que mesmo assim a minha veneração por Star Wars jamais esfriará. Minha decepção não era com nada que foi mostrado no teaser que vimos em novembro, mas pelo contrário — pelo que não foi mostrado. Foi muito curtinho, muito breve, como aquele seu amigo muito gente boa que apenas dá uma passada na festa e já tem que ir embora 15 minutos depois porque trabalha no dia seguinte. Você não fica puto com o amigo, e sim com a situação que te impede de passar mais tempo com ele.

Continuando a analogia, esse novo teaser é como se o seu amigo voltasse alguns momentos depois e falasse “dane-se o trabalho amanhã, passa uma cerveja aí!”.

Hoje, durante o Star Wars Celebration, a Disney liberou o novo teaser de The Force Awakens. Indo na contramão daquele primeiro, neste teaser eu não esperava ver muita coisa, e no entanto me entregaram BEM mais do que eu achava que merecia:

Alguns detalhes interessantes que notei no trailer. Teaser? É trailer já né, fala a verdade. Dois minutos!

Um Super Star Destroyer caído, com o que parece ser uma X-Wing também avariada na frente. Planeta deserto me faz pensar em Tatooine, que tem uma incrível significância para a mitologia da série. Por um lado, tudo sempre acontecendo nos mesmos locais dá uma impressão de que o universo de SW é pequeno; por outro, quem não gosta de ver locais familiares? Aposto que é Tatooine, sim.

Quem deve ter ficado arruinado com essa montanha de ferro velho (presumo que não é a única no planeta) são os jawas. A demanda pelos serviços daqueles camelôs de tecnologia detonada deve ter caído ao chão…

ERRATA: encontro referências na web que o planeta em questão é Jakku, outro que será modificado na tradução brasileira assim como o Count Dooku (que virou Dookan) e o mestre Jedi Sifo Dias (que virou Zaifo Vias)

O capacete do Vader, avariado e com uma semelhança inegável a uma caveira humana. Nenhum outro item da armadura do Vader (o painel do peito, a capa,o sabre de luz) não seria tão icônico, ou tão claramente referente a morte.

Morte? Na cena, o Luke diz claramente “My father HAS it” (“meu pai a tem”), se referindo à Força — em vez do esperado “my father HAD it” (“meu pai a tinha”). Certamente, o contexto aqui é que o pai do Luke, como visto no final de Retorno de Jedi, foi recuperado e passou a existir além da morte, como um fantasma da Força. Ainda assim, achei o uso do present tense do verbo to have… curioso. Ainda que ele tenha contato com seu pai como um fantasma da Força, me parece incomum se referir ao Anakin como se ainda estivesse vivo.

Mão robôtica do Luke (com uma aparência muito melhor do que todas que vimos nos últimos filmes; mais mecânica, mais artificial. Aqui a gente vê que pelo jeito o Jedi tem uma consideração pelo R2D2, o que faz sentido porque a essa altura o droid é parte da família praticamente.

O sabre do Luke sendo passado à Leia, se podemos confiar no monólogo do Jedi. O sabre do Luke, a propósito, pertenceu no passado ao próprio Anakin. Por causa disso, quando foram filmar O Ataque dos Clones, o Hayden Christensen não tinha opção de sabre. Todos os outros atores puderam escolher seu próprio modelo; o do Hayden TINHA que ser esse, porque é esse que o Obi Wan dá ao Luke no começo do Episódio IV, dizendo que o sabre pertencia ao seu pai — ou seja, precisávamos ver esse sabre específico sendo empunhado pelo Anakin pra que a continuidade fizesse sentido.

X-Wings num planeta, uma cena inédita na franquia. Até onde vi não há nenhuma referência de que planeta seria este, então estou tentado a arriscar que é Kashyyyk, o planeta natal do Chewbacca. Outra curiosidade é que as turbinas das X-Wing são diferentes dos modelos vistos nos filmes anteriores. Reparem:

xwing

Vistas de frente, as turbinas antigas formavam círculos completos; as do novo filme, semi-círculos. O motivo pra isso é que as X-Wings vistas nos filmes anteriores eram o modelo T-65, enquanto a do The Force Awakens é a T-70, um modelo atualizado.

Essa é foda! Stormtroopers (em modelo atualizado) se ajeitando numa formação sinistra, prontos pra seguir cegamente as ordens de seja lá quem é a figura no palanque lá atrás, em um tom que muito lembra uma tropa nazista. De fato, há muita influência da iconografica nazista nos stormtroopers. Começando pelo nome, aliás. O que faz sentido — quer melhor forma de mostrar que os caras são DO MAL do que traçar paralelos com o mais infame exército que já existiu?

E se você parar pra pensar, isso significa que o Harrison Ford enfrentou nazistas normais e nazistas ESPACIAIS.

O selo na bandeira não é o do Império Galático, então do que se trata? Um novo império Sith? Uma facção leal ao império tentando pegar as rédeas da galáxia? O vácuo de poder que segue a derrubada de um ditador costuma produzir esse tipo de resultado no mundo real…

EFEITOS PRÁTICOS! Não importa quão bons os efeitos computadorizados sejam, nosso olho nunca engole totalmente a ação quando é tudo polígono e o fundo é todo verde. O JJ Abrams é dessa nova escola de cineastas que gosta de usar efeitos práticos sempre que possível (em outras palavras, ele EXPLODE COISAS DE VERDADE)e isso deixa as cenas infinitamente mais tangíveis do que o que vimos, por exemplo, na Nova Trilogia.

E você percebeu que, nessa cena, stormtroopers parecem estar lutando contra outros stormtroopers? E na cena logo em seguida…

Quando vimos Finn (o personagem do John Boyega) pela primeira vez, alguns hipotetizaram que o cara estava vestido de stormtrooper como disfarce igual Luke e o Han Solo fizeram no Episódio IV. Essa tomada, no entanto, me faz pensar que o cara entrou no Império com boas intenções, percebeu que estava do lado errado, e tentou sair fora e lutar ao lado dos rebeldes.

E considerando a batalha que aparece logo antes dessa cena, é possível que ele não seja o único desertor!

Combate dentro de um Super Star Destroyer (ou seria um Star Destroyer normal?)! A cena lembra bastante a fuga da Estrela da Morte no Retorno de Jedi, mas ver as naves no chão passa uma ideia MUITO melhor de escala de tamanho do que no espaço.

Eles estão em casa! Chewbacca e Han Solo (este segundo mostrando mais a idade; faz sentido, já que Wookies podem viver por séculos), provavelmente à bordo da Millenium Falcon, ambos com armas na mão — repare o blaster do Han, quase imperceptível –,  possívelmente encarando alguém e descobrindo que tratam-se de aliados. Ou: será que eles estariam roubando a Millenium Falcon de volta de alguém…? Isso faz a frase “estamos em casa”, e as armas empunhadas, fazer bastante sentido!

CADÊ DEZEMBRO QUE NÃO CHEGA MEU DEUS. Vô comprar os bonequinho TUDO.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Top X

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 32 anos, também sou conhecido como "Kid", e moro no Canadá há 13 anos. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas, e sobre notícias bizarras n'O MELHOR PODCAST DO BRASIL. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

15 Comentários \o/

  1. Felipe says:

    [Dúvida legítima]

    Kashyyy não é uma lua de um planeta, mas que é conhecida como planeta justamente por ser o único lugar a ter vida daquele pequeno sistema?

    Sério, li/vi/ouvi isso em algum lugar, mas não tenho certeza de quando exatamente, nem onde -- provavelmente posso ter ouvido errado, faz tempo.

    Não é o apontamento de um erro (:

    [/Dúvida legítima]

  2. Rafael Guerra says:

    Eu ainda não acredito que seja a voz do Luke na narração para mim faz mais sentido ser a voz do filho do Luke (muito provavelmente o piloto que apareceu no teaser). Não faz sentido pra mim o Luke falar my father has it.

  3. Izzy, estava acompanhando o livestream do Star Wars Celebration 2015 e tal, e pelo que vi, o planeta desértico é na verdade um tal de Jakku 😛 http://www.ign.com/wikis/star-wars/Jakku

  4. Felipe Martins says:

    Eu não assisti tantas vezes e nem tenho a memoria tão boa assim, então me corrijam se eu estiver errado mas…

    O sabre que o Luke recebe do Obi Wan, que foi do Anakin, e é de cor azul, se perde quando Luke perde a mão.

    Ele então aparece depois com um de cor verde.
    E se não me engano no encontro com o Vader, o próprio fala algo como “vejo que fez um sabre novo”.

    Então esse sabre não deveria ser o que pertenceu ao Anakin, e sim o que o Luke fez, não?

    Ou o sabre do Anakin foi recuperado de alguma forma?

    • Trovalds says:

      Aí entra um pouco da história do Star Wars (que me deixa mais confuso do que com certeza): os sabres dos Jedi são criados a partir de um cristal que eles tem acesso enquanto ainda padawans e que só o Yoda (me corrijam aqui) tinha conhecimento do planeta em que esses cristais eram conseguidos. Inclusive na última temporada da animação de Star Wars: The Clone Wars mostra isso.

      O primeiro sabre do Luke pode de fato ter sido o do pai enquanto Jedi, antes de se tornar Sith, que deve ter sido tomado pelo Obi-Wan no final do 3o. episódio. Daí com a perda da mão pelo Luke (e consequentemente o seu sabre), fica a dúvida: será que o Yoda guiou Luke na busca pelo seu cristal e consequentemente criar um novo sabre?

  5. Anderson says:

    O sabre do Anakin se perde quando a mão de Luke é cortada, não? E pelo q li o Finn esta com ele.
    O império foi transformado em Primeira Ordem. E os Rebeldes em Resistência. PPR isso a mudança do simbolo atrás dos troopers.
    Longos meses até dezbro

  6. Renato says:

    opa! viram esta exposição???

    como assim um lightsaber na jaqueta do Finn?

    http://io9.com/star-wars-costumes-and-props-reveal-new-characters-for-1698341539

  7. Jorge says:

    Meu “achismo” é que a Rey é a Jedi .
    Aparentemente filha da Lea e Solo.
    Faz sentido ela não ter o sobrenome revelado como o piloto por exemplo .
    O piloto acho que deva ter uma personalidade estilo Solo , convencido e meio arrogante que será o par romântico dela.

    • Izzy Nobre says:

      Sinceramente espero que não. Par romântico obrigatório em filmes é um negócio que me aborrece. Gastar tempo de filme pra ficar desenvolvendo relacionamento que não leva a nada anyway…

  8. Hugo Ribeiro says:

    Felipe, você provavelmente está confundindo Kashyyyk com Endor.

  9. Wagner says:

    A maioria dos detalhes aí eu acho que foram perceptíveis pra galera né Izzy. Essas listas top10algumacoisa me lembram o saudoso Puxa Cachorra 🙁

  10. Hugo Saraiva says:

    E se o Luke recorreu ao lado negro para reviver o pai (o Palpatine fala para o Anakin no episódio III [acho] sobre um tal de Darth qualquer coisa que era capaz de criar vida, se não me engano) e por isso vai para o lado negro da força.
    Além disso, ele pode estar falando com a sobrinha, dizendo que a família toda tem esses poderes.
    Tô viajando, eu sei.

  11. ze das bunda says:

    Legal,descobri que se o mundo acabar só vai ficar o Brasil.pq aqui já es um fim de mundo.