Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

As 6 mentiras contadas pelos participantes do marketing multinível (TelexFree, BBOM, Herbalife, Multiclick)

Postado em 14 July 2013 Escrito por Izzy Nobre 240 Comentários

TF

Tenho uma relação de amor e ódio com marketing multinível (MMN, na sigla brasileira, ou MLM, na sigla inglesa de “Multilevel Marketing“). Odeio essa merda por motivos óbvios — é uma pilantragem chefiada por picaretas que vitimizam pessoas ingênuas –; amo porque não consigo ignorar a parada.

Simplesmente não consigo. Sempre que alguém menciona MMN eu tenho que entrar na discussão. É quase uma obsessão.

Por isso, preparei esta listinha de lorotas típicas que os participantes desses esquemas gostam de contar por aí quando tentam convencer incautos. Tendo lido esse texto, você JAMAIS ficará sem resposta quando aquele seu amigo mala tentar te recrutar pra esses lixos usando um suposto “bom argumento” a favor de MMN.

1) “MMN não é uma pirâmide…”

Erradíssimo. Aliás, o simples fato de que é preciso enfatizar distinção é um indício de má índole do sistema.

MMN é uma pirâmide; este modelo de negócio tem todos os sintomas clássicos:

  • Ênfase em recrutamento desenfreado (geralmente empregando “seminários” onde contratam “distribuidores/divulgadores” em massa, sem qualquer critério — se é tão boa oportunidade, por que é tão fácil entrar…?);
  • Promessa de dinheiro fácil (trabalhe sem sair de casa! Apenas postando anúncios na internet! Gaste apenas duas horas por dia!);
  • Uso ostensivo de símbolos de status/premiações para convencer novos recrutas do potencial de carreira.

A distinção “mas é MMN, não pirâmide” nada mais é que uma ginástica semântica. Você pode dar o nome que quiser ao esquema, mas o que realmente define sua identidade é a forma como ele se comporta.

E MMN se comporta exatamente como pirâmide.

2) “…porque tem produtos!”

Você já conheceu alguém que use produtos da BBOM, ou Herbalife, ou TelexFree, ou qualquer uma dessas empresas e que não seja TAMBÉM divulgador dela? Alguém QUE NÃO FAÇA PARTE DA EMPRESA já te recomendou o serviço da TelexFree, por exemplo, dizendo ser “excelente”…?

Amigos recomendam produtos e serviços pros outros o tempo todo, e no entanto isso nunca acontece com produtos e serviços supostamente sendo vendidos por empresas de MMN — a menos que o sujeito faça parte da pirâmide.

bbom

Clique para ver maior

Os únicos que realmente usam produtos dessas empresas são os seus participantes, e olhe lá — porque a grande maioria do público em geral sequer sabem o que eles comercializam.

E como isso acontece? Como é que o produto de uma empresa com tantos divulgadores é tão desconhecido…?

O que empresas de MMN realmente vendem é a esperança de liberdade financeira. É por isso que 99% dos anúncios delas enfatizam a oportunidade de trabalhar lá, e não o produto em si.

telexfree

Clique para ver maior

Se você acha que estou sendo tendencioso, faça uma busca no Google Imagens com o nome de qualquer MMN. Compare a proporção de anúncios do PRODUTO (que eles orgulhosamente alegam tratar-se da distinção primordial entre MMN e pirâmides), e anúnios de recrutamento.

3) “Marketing Multinível é ensinado em Harvard!”

Não. Isto jamais aconteceu.

A verdade é que Harvard, como qualquer faculdade, tem matérias que tratam de inúmeros assuntos como “case studies”. Um desses case studies chama-se “Causes of Failure in Network Organizations“, de 1992 — um estudo com óbvio tom negativo sobre esse tipo de negócio. Mary Kay Inc.: Direct Selling and the Challenge of Online Channels, de 2004, foi outro case study similar — com conclusão igualmente NEGATIVA.

Dizer que a prestigiosa faculdade ensina ou endossa Marketing Multinível por ter publicado um estudo sobre o modelo é como dizer que seu professor de história aprova o Holocasto por dar uma aula sobre o assunto. Foi uma mentira inventada por oportunistas e repetida por gente ignorante que não verifica a informação.

Essa lorota existe já faz um bom tempo; a faculdade já se pronunciou sobre isso em 1995, numa matéria do Wall Street Journal.

Desafie o cara que te falou isso a procurar o código da matéria sobre MMN no site da Harvard. Ou pelo menos a achar o nome do curso.

[ ADENDO ]

Alguns proponentes do marketing multinível miram um pouco a baixo e apenas comentam que há cursos de Marketing Multinível em faculdades nos EUA, como fez o @CarlinhosTroll  target=”_blank”>neste vídeo (aos 11min30seg). O objetivo de dizer isso é conferir legitimidade ao modelo, afinal, ninguém daria um curso se o material de estudo do curso não fosse válido, não é mesmo?

Vamos esquecer brevemente que também existem faculdades de ufologia, de leitura de tarô, de astrologia, e que isso não significa que o material ensinado tem validade.

Vamos esquecer também que a “faculdade” que ele citou não tem nem mil estudantes e está em 178o. lugar no ranking de faculdades de “Artes Liberais” nos EUA. Pra quem não sabe, faculdades de Liberal Arts são estigmatizada a anos como fábricas de diplomas sem validade.

Vamos esquecer que pra citar este fato, o vlogger usou uma imagem photoshopada que omite um parêntese importante na matéria — a matéria chama MMN explicitamente de “piramide”:

degree

Imagem do vídeo

ss

Screenshot da matéria, sem photoshop. Perceba a diferença.

Mesmo que ignoremos TUDO ISSO, o fato inegável é que a tal faculdade oferece um curso de míseras 3 horas de duração de MMN. Em comparação, demora 18  meses pra acompanhar todas as aulas, e 3 anos pra obter um diploma de leitura de tarot (Dê um Ctrl + F e coloque “18 months” pra achar o trecho que menciona duração do curso).

Resumo: como muitas outras mentiras do MMN, obviamente o cara não avalia a informação que recebe: ele ouve algo em que ele quer acreditar, e então promove — sem se informar desses detalhes que mudam completamente a história.

A propósito: o Carlinhos diz que os EUA “apóia” marketing multinível porque uma faculdade chinfrim oferece um curso de MMN de 3 horas de duração (um nonsequitur absurdo). Enquanto isso existe relatório oficial do FTC (Federal Trade Commission, órgão governamental que regularia o mercado) condenando o modelo MMN.

Continua achando que os EUA “apóiam” MMN?

4) “Mas seu emprego/governo do nosso país é uma pirâmide também, se for por isso!”

Não. Em um emprego legítimo, você não precisa pagar pra participar. Não é obrigado a comprar o produto da empresa. Não precisa adesivar seu carro com a marca da firma. Não precisa tentar convencer todos que você conhecem a entrar também. Você não sente a necessidade de dizer pra todo mundo que seu chefe é MUITO rico.

E da mesma forma, nenhum político fica tentando convencer outros cidadãos a se candidatarem a cargos públicos.

Embora essas estruturas possam aparentemente ter formatos similares, é preciso entender POR QUE elas tem esse formato. Seu departamento só tem um chefe porque o cargo não requer muito mais que isso; da mesma forma como um país precisa de mais eleitores que deputados, e de mais deputados do que presidentes.

Por outro lado, MMNs tem esse formato porque há um ímpeto em recrutar todo mundo que eles veem pela frente — algo que não acontece no cenário político, ou na empresa em que você trabalha.

Percebe a diferença…?

5) “Não precisa recrutar ninguém se você não quiser!”

E no entanto isso é o que todos os participantes fazem. Porque como já ficou claro, MMNs não tem produtos — eles têm disfarces para que a prática de pirâmide não fique mais evidente. A única forma de fazer dinheiro nesses negócios é recrutando, e por isso a cultura de “ENTRE AGORA GANHE DINHEIRO JÁ” é predominante em MMN.

6) “Nós continuamos recrutando porque toda empresa faz isso, ou a Coca Cola vai um dia parar de vender refrigerante?”

Essa mentira revela um detalhe curioso sobre a grandíssima maioria dos proponentes de MMN — eles não tem lá um intelecto invejável, e portanto são incapazes de fazer analogias que façam sentido.

Por mais bizarro que esse ponto possa parecer, ele é o argumento central target=”_blank”>deste vídeo em que um sujeito chamado Junior Multinível responde a este meu target=”_blank”>vídeo. No meu vlog (perceba aliás que ele pensa que “Daily Vlog” é meu nome, apesar do fato de que eu digo meu nome no vídeo, confirmando a primeira frase deste item), explico que se MMN fosse como qualquer outra empresa, chegaria o ponto em que contratar tantos empregados não seria mais necessário pois já se atingiu o limite operacional.

O sujeito do vídeo — que até onde sei tem certa fama nessa cena MMN — explica que a Coca Cola nunca parará de vender refrigerante, logo, é por isso que a TelexFree não para de recrutar distribuidores. Isso é um nonsequitur absurdo; não estou criticando a TelexFree por vender seu VOIP, e sim por recrutar agressivamente novos vendedores.

A comparação seria válida se a Coca Cola tentasse ativamente recrutar distribuidores com um ímpeto similar ao das empresas de MMN, e sabemos que essa correlação é falsa.

As confusões legais recentes da TelexFree e da BBOM reiteram o que qualquer pessoa com bom senso já sabe (são furadas) e praticamente garantem que o uso eufemístico do termo “marketing multinível” vai em breve perder sua pouca legitimidade. Prevejo que em breve esse tipo de esquema passará a ser chamado por outro nome.

Mas não se deixe enganar por uma mudança de rótulo; se o negócio se vende como uma excelente oportunidade e envolve recrutar outras pessoas, passe longe.

Se algum parente ou amigo seu pensa em entrar nessas merdas, mande este link pra ele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Top X

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 29 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

240 Comentários \o/

  1. Fabio says:

    Prevejo que esse texto vai viralizar tanto quanto aquele sobre pessoas que estragam o Facebook. Acho válido.

    • Lucas Mourao says:

      Olha nao defendendo ninguem ateh pq concordo q sejam piramides msm, mas eu googlei herbalife e soh apareceu o produto e tals.

      • Victor Valle says:

        Porque eles têm produto. E precisa trabalhar muito pra ganhar razoavelmente bem. Me lembro em uma dessas apresentações que eles usam bastante essa frase “Seus ganhos são proporcionais ao seu esforço e seu tempo de trabalho”

        • Jonathan says:

          A Herbalife vende os produtos sim.
          Aqui em SP conheço onde vende o shake pronto, vc entra, toma dois chás, depois dois shakes.

          A galera substitui isso pelo almoço. Na primeira vez é grátis, nas outras vc compra fichas pra uma “sessão”(sei lá o nome, mas não dá pra chamar de refeição eu acho). E olha, tá sempre cheio…

          O Izzy teve uma experiência complicada com eles, mas, PRA MIM, de verdade, vendedor da Herba Life só ofereceu milk shake até hj.

          • Jean Franco says:

            Eu acho a Herbalife um caso curioso, ela de fato foi piramide e ainda é, mas ela meio que “tenta ganhar um dinheiro honesto” vendendo produtos caríssimos (o que não vem ao caso mas é bom citar) e com algumas lojas de produtos prontos. Não se sei se é para dar mais legitimidade ao esquema ou se de fato eles pretendem um dia parar de “piramidear”.

          • Expedito Paz says:

            Herbalife tem produto, é fato. Só que ninguém diz que o shake deles faz a mesma coisa de qualquer outro que você compra em supermercado ou farmácia e custa o dobro, ou mesmo o triplo do preço.

            E uma curiosidade: uma década depois de deixar o Brasil por não ter funcionado como MMN, a Amway voltou pra cá como comércio convencional, abrindo lojas padronizadas, essa coisa toda.

  2. Cocoroni says:

    E ainda por cima as salsinhas Telexfrias não percebem duas coisas:

    - O inglês do “Site internacional Telexfree” é de estudante de cursinho de inglês. Basta ver a imagem, “Economy” ? Acho que eles querem dizer que você vai economizar dinheiro, mas essa palavra nesse contexto não é usada.

    - Ninguém vai pagar 5x mais caro que o Skype por esse serviço

    • Junior says:

      Vamos a matemática:
      Skype
      1000 min.
      Inclui Argentina, Brasil, México e outros 7 países. Exclui áreas rurais na Colômbia -- LEX.

      Ver detalhes
      6,5 centavos/min
      €64,99/mês

      ou seja 194,97 ( EUROS, ou seja 565,41 REAIS ) por 3 mil minutos para apenas 10 países

      Fonte: http://www.skype.com/pt-br/rates/

      TelexFREE

      3000 min.
      49,90 ( Dólares americanos ou seja 112,27 REAIS ) ou seja muito mais do que o triplo de diferença

      Fonte: http://www.telexfree.com/software/sobre

      • Fellipe Carneiro says:

        Se juntar tudo o que gastei de Skype até hoje não dá 49,90 dólares. Isso em uns 3 anos

      • Tiago says:

        Onde é que você viu esses preços?
        No link que você falou no Skype não tem o preço da assinatura premium (a conta é free e skype-skype também) só tem isso aqui: “Experimente nossa mais recente assinatura – no valor de € 7,99 – grátis por 1 mês” bem mais barato do que você disse e fornece chamadas ilimitadas para telefones fixos na América Latina e para outros países a média é de 0,89 por mês…

      • Tiago says:

        E ao entrar no TelexFree BR:

        “Por força de decisão judicial proferida em 13 de junho de 2013, pela Juíza de Direito Thais Queiroz B. de Oliveira Abou Khalil, nos autos de Ação Cautelar Preparatória nº 0005669-76.2013.8.01.0001, ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Acre, em trâmite na 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco-AC, estão proibidas novas adesões à rede Telexfree, na condição de partner ou divulgador; estão vedados os recebimentos, pela Telexfree, de Fundos de Caução Retornáveis e Custos de Reserva de Posição; estão proibidas as vendas de kits de contas VOIP 99Telexfree nas modalidades ADCentral e ADCentral Family; estão proibidos os pagamentos, aos partners e divulgadores, de comissões, bonificações e quaisquer vantagens oriundas da rede Telexfree (decorrentes de vendas de contas VOIP 99 Telexfree, de novos cadastramentos, de postagens de anúncios, de formação de binários diretos ou indiretos, de royalties, de Team Builder, dentre outras porventura devidas); que o descumprimento a qualquer das determinações acima enseja o pagamento de multa de R$100.000,00 (cem mil reais) por cada novo cadastramento ou recadastramento e por cada pagamento indevido.”

      • Carlos Nicodemo says:

        Ok, mas o Skype tem uma versão gratuita, limitada a apenas chamadas de voz e vídeo entre 2 usuários, em qualquer lugar do mundo com conexão com a internet. Acho que as pessoas das áreas rurais da Colômbia podem fazer uma ligação de cada vez né?

      • Cocoroni says:

        Parabéns Jr, sabe usar a calculadora do Windows

        Pena que não teve a capacidade de ler que o pacote de ligações ilimitadas para a Am Latina é 7,99 Euros por mês

        Ou que se você fala com um país específico paga bem menos (ilimitado também), por exemplo.

        Ou tem o pacote MUNDO ILIMITADO 12E por mês para mais de 60 países (escolha para ver a tarifa dos EUA que aparece)

        Sem contar que ninguém fica 1000 min por mês no telefone falando Voip a menos que não conheça MSN (ops, agora é skype kkkkk)

      • André Luiz says:

        Sem falar que saiu há não muito tempo atrás uma nota em algum jornal que dizia que segundo a Anatel a Telexfree sequer tinha contrato com outras operadoras para poder completar qualquer tipo de ligação.

        • mauro says:

          esse ponto ninguém da telexfria comenta

          • Celso says:

            Telexfree não tem contrato pois não é considerada uma empresa de TELECOMUNICAÇÕES!

          • Celso says:

            E nem o skype, e por isso o skype é ilegal ? ‘-’

          • daSilvaEdison says:

            “E nem o skype, e por isso o skype é ilegal ?”
            O Celso repete aqui uma mentira deslavada plantada pela TelexFREE.
            O Skype é focado no VoIP-VoIP.
            Interconexão com rede telefônica ele sempre subcontrata.
            Aqui no Brasil quem fazia até 2011 era a Transit.
            De lá pra cá é a C GTGI (http://www.gtgi.net/)
            Ambas são Operadoras regulares no nosso sistema.
            .
            Obs.:
            O Sr Daily deve se lembrar da encrenca que deu quando da troca de Operadora da Skype aqui no Brasil por conta da portabilidade numérica.
            Nem sei em que é ficou.

      • Alexandre says:

        Skype chamadas ilimitadas para telefones fixos na América Latina € 7,99 por mês.
        € 7,99 / MÊS… e não €64,99

      • Rafael says:

        Defecou pelos dedos hein fera.

        No próprio site do skype tá falando:

        Mundo Ilimitado
        Inclui EUA, Reino Unido, China e mais de 60 outros países. Exclui áreas rurais na Colômbia -- LEX.

        Ver detalhes
        As chamadas são ilimitadas2

        €10,49/mês

        Me fala de onde se tirou 6,5 centavos/min.

      • Guills says:

        Não é questão de matemática, a questão é: “Como, onde, e pq eu vou usar essa bosta”. Digo isso pois morei nos EUA por 10 anos! Conheci e tenho centenas de amigos de toda a parte do mundo! Desse monte de amigos, aqueles que tenho necessidade de ter um contato de voz, eu uso o Skype, que além de ser um excelente serviço, é de graça. Agora, vamos citar o povo do Acre, que muito se fala! Independente de a pessoa ter condições ou não…Onde vc vai usar essa merda? Vc oferece para seu vizinho, e ele te pergunta: “Comprar essa merda pra falar com quem?”…Isso sim deve ser considerado na discussão sobre ter/não ter produto! Logo, a Telexfree não tem produto, e usa essa merda de voip para mascarar um esquema financeiro! Alias, o ministério público devia liberar as contas da Telexfria para os otários pegarem o dinheiro de volta, mas deveria continuar a proibição de existir novos cadastros! Essa merda quebraria em 30 min. Tempo suficiente para o povo sacar o dinheiro!

  3. Daniel Filho says:

    Arranjei inimizade pq eu não entrei nem endosso esses esquemas, teve nego que se chateou pq eu postava no meu facebook que a empresa estava sendo investigada… e eles me marcavam nos anuncios ou nas respostas da empresa! vá entender.

    • Gleyston Lima says:

      Pois é amigo, comigo foi assim também, colegas meus ficarão injuriados comigo por não ser burro como eles!

    • Vudu Reverso says:

      Eu bloqueei cada criatura dessas que apareceu em meu facebook. Os ingênuos eu até desculpo, porque esses só entram nesse tipo de esquema uma vez. Mas se o cara fez parte de mais de uma empresa, ele sabe que é furada e, portanto, é desonesto .

  4. Anderson says:

    Utilidade pública esse post…

  5. Rafael says:

    Cara, que video bizarro o desse cara hahaha ele nem se dá ao trabalho de olhar a data do teu video pra falar os acessos! Esses caras são uma piada.

  6. MH says:

    Regra básica da vida: Se alguma coisa é fácil demais, melhor olhar com cuidado por que é 99% de ser furada.

  7. Elis says:

    Não é endossando nada, nem fazendo apologia de pirâmides, eu uso herbalife e não sou distribuidora. Meu vendedor tentou insistentemente me apresentar o planoi de negócios até o dia que eu disse claramente: Não vou vender nada, não vou recrutar nem indicar ninguém, estou aqui pra usar o produto, e se você não tem interesse em vender vou encontrar quem tenha.

    Aí parou, eu tomo, acho gostoso, sei que é mais caro do que vale, mas não me importo, porque me faz sentir bem.

    • Izzy Nobre says:

      Meu vendedor tentou insistentemente me apresentar o plano de negócios

      Isso não te diz nada?

      • Elis says:

        Sim, diz que é uma pirâmide.

        Mas veja bem. Eu ia lá e era bem tratada todos os dias. Chegava e ganhava abraços, sorrisos, as pessoas perguntavam como eu estava, me recebiam bem no espaço vida saudável. Eu sei porque: queriam me recrutar. Mas eu fiquei um tempo enrolando sem dar uma resposta definitiva porque eu gostava de ser paparicada, me sentia comprando um tratamento vip, sabe como é?

        Eu achava uma troca relativamente justa. Eles me enchiam o saco de vez em quando, mas em troca eu era tratada com simpatia e aparente interesse a maior parte do tempo, o que era bom pra mim, me relaxava.

        Acho que essa parte do treinamento (lavagem cerebral?) deles é eficiente, eles ensinam bem como ser simpático e receptivo. Sabendo onde eu estava pisando acho que não tinha muito a perder com isso.

        • Max says:

          REsumindo Elis… vc estava carente…

          • Rubens says:

            Puxa o Herba Life é uma mistura a base de fibra, custa 3 vezes mais que o mesmo produto vendido em farmácias ou mercados, tal como: Diet Shake (Fabricante: NUTRILATINA), Lipomax Shake (Fabricante:DIVCOM PHARMA),In Natura Shake (Fabricante: IN NATURA), etc. Porem há uma pesquisa da Proteste que reprovou esses Shake. “A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) reprovou a qualidade nutricional dos cinco shakes mais vendidos no mercado – os produtos são usados em dietas e programas de emagrecimento.”
            Olha quer emagrecer mesmo, e mudar sua vida e seu humor? Dou uma dica:
            1) Procure um médico, ele vai te orientar na melhor maneira possível, indicando o especialista para seu problema.
            2) Feche a boca coma menos.
            3) Faça exercicio (caminhe por exemplo) e o execute com prazer.
            4) De muitas risadas e deseje pelo menos a umas 5 pessoas um bom dia..
            5 ) BOM DIA!!!!!!!

    • Silveira says:

      Oi Elis! Me tira uma dúvida:

      Quanto você paga pelo Shake da Herbalife (imagino que você consuma o para emagrecer, certo) e quanto outra marca de um outro produto similar (de mesmo peso e composição) custa na farmácia ou supermercado?

      • Elis says:

        Eu pago 73 reais pelo pote de shake com 30 porções. Isso é bem abaixo do preço de tabela, que é 108 reais(compro pela internet ) mas eu pago 10 reais pela nutrição no espaço vida saudável (2 chás e um shake) pra falar a verdade, tem muito tempo que estou pra procurar um similar, fazer essa conta e experimentar. Mas a verdade é que sou preguiçosa e eu acho importante gastar dinheiro, Me faz ficar mais comprometida. Mas eu estou fazendo papel de otária, eu sei, sou conhecida em certos meios por ser muito otária.

    • @mos_axz says:

      Não querendo falar nada, afinal o dinheiro é seu e você não está sendo enganada, mas já tiveram inúmeros estudos relacionando os produtos da Herbalife à falência de fígado, excesso de chumbo em seus produtos e inclusive teve produtos proibidos no Brasil pela vigilância sanitária. Não são todos os produtos, alguns talvez façam bem, mas os riscos são menores em tomar um Shake do Bobs ou do McDonalds (e olha que o shake de morango do Mc é quase diabetes tipo II envasada)

      • Elis says:

        Isso é interessante de saber. Vou pesquisar mais sobre isso, obrigada.

        • Daniel says:

          Ola Elis, olha existem outros shakes nao citados como o Pershake da perfam e o sanafit da sanavita. Esse segundo os shakes que eu provei nao sao muito saborosos eu havia comprado a linha com Chia. E tive um otimo resultado. O sanafit voce paga entre 55,00 a 69,00. E a empresa tem uma equipe medica especializada para atendimento por 0800 que da dicas e auxilio de dieta.

      • PANICO says:

        (e olha que o shake de morango do Mc é quase diabetes tipo II envasada)
        hauuahuahauh caramba se tivesse like seria o top

  8. Pollyn says:

    Parei de ver o vídeo quando ele comparou a Coca ao Pelé. sahuhsuahsuahsuahsuhaush

  9. matheusteixeira says:

    curti o texto, realmente todos os participantes desses MMN tem uma cartilha de respostas prontas e se você por acaso usar a lógica, eles falam que o idiota é você por não estar ganhando dinheiro.

  10. DDD says:

    Foda é que eu fui hoje em um almoço de família e tem um trouxa que caiu nessa

    • 3D says:

      O primo de um amigo meu é divulgador, e por causa da juiza do acre ta com o cu na mão. Gastou 2500 reais pra “comprar” o pacote e fazer parte, agora que ele “tem” 2000 tao querendo foder tudo. Se é que de qualquer forma teria como ele tirar esses 2000

  11. Alê Paes says:

    Incrível que o carinha do vídeo usa exemplos como cocoa cola e C&A, mas ele não se toca que elas tem de fato produtos pra vender, e outra elas buscam novos CONSUMIDORES e não novos RECRUTADORES.

  12. @mos_axz says:

    Uma coisa importante lembrar Izzy, é que nem sempre as coisas são como a Telexfree. A Herbalife existe a inúmeros anos, tem uma marca fortíssima e a pirâmide não ruiu, porque? Porque o foco deles é em convidar gente para vender o produto aos revendedores. Os produtos são caríssimos, logo se alguém comprar o produto porque caiu na propaganda, vai sustentar aquele ponto da pirâmide. Não deixa de ser uma pirâmide, mas nesse caso, ao invés da empresa acabar do nada, o que acontece é que quem entra como revendedor pode perder dinheiro e quem compra o produto nos famosos espaços “vida saudável” perdem dinheiro comprando um produto sem nenhuma garantia (pesquisem Herbalife lead,Herbalife liver failure, Herbalife Anvisa no google), vendidos por pessoas que não saberiam administrar dipirona em gotas pros filhos. O negócio da empresa é sustentável, mas normalmente a pessoa que revende trabalha e perde dinheiro…

  13. Silveira says:

    Por que o VOIP do Skype é muito mais barato, estável e abrangente que o da TelexFree, mesmo ninguém da Skype tentando te vender diretamente o serviço ou te recrutar para vendê-lo e ganhar comissão em cima de ti, é um mistério para estes “vendedores”, não é mesmo???

    Eu parto do princípio que eles não são ingênuos/ignorantes e sim desonestos mesmo. Fingem desentendimento para não arcar com a responsabilidade legal em participar ativamente de um esquema de pirâmide, o repassando adiante para outro “incauto”, em vez da Polícia…

    • Andrew says:

      Exacto! 99.9% são desonestos, e na melhor das hiposes eram BURROS, mas depois que o $$ entrou, F… a fonte do dinheiro!

  14. Leo says:

    Valeu pelo post Izzy, eu tenho amigos que entraram nessa merda e a lavagem cerebral é tamanha que mesmo com as empresas sendo investigadas eles ainda a defendem. É muito triste ver a ânsia das pessoas por dinheiro fácil…

  15. Marcos says:

    Faltou refutar um argumento esdrúxulo Kid, esses zombies falam que 30% do PIB dos EUA e do Japão vem de marketing multinível…

    • @mos_axz says:

      Peça para eles mostrarem esses dados num site oficial do governo norte-americano. Pesquisei por MLM USA GDP e num site pró-MLM achei a info de que MLM é uma indústria de 150 bilhões e o PIB/GDP do USA é 14 Trilhões.

      • Pingo says:

        Você ao menos sabe o que é PIB?

        • @mos_axz says:

          Produto Interno Bruto. É a quantia de riqueza produzida naquele período por aquele país. No resto do mundo se utiliza a nomeclatura GDP de Gross domestic product (Produção doméstica bruta). Esse é um dos dados utilizados para medir se a economia está crescendo, estática, regredindo e etc. De acordo com o site da CIA, que antes que você me pergunte, é a agência de inteligência norte-americana(https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/fields/2195.html) O GDP dos Estados Unidos eram de 15.68 trilhões. E o GDP dos USA era, em 2011, 14 trilhões, 991 bilhões e 300 milhões, ou como eu arredondei, 14 trilhões. Passei na prova professor?

          (also: Se achar que eu copiei e colei, pode pesquisar a frase toda no google ou no Bing, que verá que ela não foi copiada)

          Mas, tenho quase certeza de que você não sabia o que era GDP, pela sua pergunta. Fica o aprendizado :D

          • Rubens says:

            Cara não sei seo o questionador aprendeu alguma coisa , eu sim obrigado por ensinar oque a vem ser o GDP e tambem pela sua “tirada inteligente’ na resposta

  16. MSardi says:

    Caro amg,

    Gostaria apenas de dizer que uso Herbalife e não sou recrutador. Vá a um chamado “espaço vida saudável” da Herba que você vai encontrar mais alguns com meu perfil.

    Abs

  17. Winman says:

    Esse pessoal usa umas táticas sinistras, estive no mês passado em Fortaleza, e caminhando a noite pela orla na avenida Beira-mar com a minha esposa, fui abordado por um cidadão muito insistente, dizendo que tinha uma cortesia para um jantar, segundo ele um hotel estaria sendo inaugurado na cidade, e era só ir lá pra conhecer o apartamento modelo, que ficava pertinho que depois seria servido um luxuoso jantar… Logo pensei que não existe almoço (ou jantar) grátis, mas a insistência do rapaz foi tão grande que resolvi ir.

    Lá chegando, adentro uma sala de espera, onde eram coletados alguns dados de quem ia aparcendo. Logo depois, chegou uma moça para me atender, perguntei pelo jantar e logo veio a conversa fiada, falou que para ter direito ao jantar, eu teria que estar disposto a ouvir o que a empresa tinha a me falar, numa palestra com mais de uma hora de duração. Começou a falar de diárias de hotéis pagando um tanto pela adesão, e eu disse que com o valor eu me hospedaria em qualquer lugar que eu quisesse sem precisar de plano nenhum. Perguntei se o que a empresa tinha a falar teria alguma coisa a ver com indicação de pessoas e ela me falou que se indicar seria melhor, teria muitos ganhos…

    Agradeci e disse que não me interessava, e queria sair de lá com a minha esposa, falei que quando fui abordado, me disseram que eu só teria que conhecer um apartamento de um hotel novo, e que não era nada disso que eu estava vendo lá. A moça ainda me deixou retido, disse que eu só poderia sair depois que falasse com o seu supervisor. Logo chegou o cara, num terno bem alinhado, acho que ele sacou a minha sagacidade, não fez maiores perguntas e nem insistiu em nada e pediu pra um motorista que tava do lado de fora para me deixar no meu hotel.

    Fato relevante: Na tal sala do jantar, a quantidade de zombies era enorme, e quando a mulher estava falando comigo, tentando me convencer a ficar na palestra, tinha outras atendentes mostrando os planos deles para várias outras pessoas, sendo que essas observavam com bastante atenção… Iam lotar uma sala para a tal palestra. Não perguntei o nome da empresa, mas pela temática da coisa, acredito que seja a tal My Travels, ou alguma coisa parecida…

    • João Sérgio says:

      My Travel and Cash. O maior recrutador dessa empresa,depois de sair dela, teve passagem pela Telexfree e atualmente está na BBOM. Lembro que, na época fazendo as contas, dava pra ver que, dessa taxa pra entrar no sistema, mais da metade ia pra quem estivesse no topo de uma “matriz” cuja linha de base tinha 16 participantes

    • Joao says:

      Carambolas, cai exatamente nesse truque aff, pense numas horas perdidas, ainda bem que não foi dinheiro perdido.

  18. Estranhamente não comparam com nenhuma empresa que seja de fato uma franquia. Não que desse certo porque, se a comparação fosse verdade, McDonald’s e Starbucks estariam empurrando novos McDonald’s pra qualquer um sem nem mesmo uma avaliação de local pretendido e público potencial e tals. Pra ter uma idéia, lá em Barbacena (onde eu morei maior parte da minha vida) não da pra abrir um McDonald’s, mas já deve ter uns 10 distribuidores TelexFree, se pouco.

    • A diferença, digamos, básica entre instalar um McDonalds num grande centro e na cidade de Barbacena é que o McDonalds é uma empresa, capitalista, e quer a todo custo ter ganhos com suas unidades, com seus lanches vendidos.
      Pode até ter público interessado em consumir McDonalds em Barbacena, mas se esse público se resume em, chutando alto, 10% da população, e desses 10% digamos que 25% continuem consumindo regularmente… com o investimento que você faz em uma franquia é pedir pra jogar dinheiro fora.

      E outra: alguma vez na sua vida você viu um McDonalds fechar as portas???

      Não querendo falar sobre o produto final do McDonalds, mas em termos de negócio, em termos de empresa, os caras são imbativeis, um grande exemplo para muitos empresários seguirem.
      Tudo questão de estratégia, tudo questão de saber elaborar bem o funcionamento de seu negócio. Coisas que qualquer um com graduação na área de negócios desenvolve (eu disse graduação, não cursinho do SEBRAE).

      Agora, tratando-se de MMN eu nem perco meu tempo com esse tipo de gastação de saliva. Já vi o quanto esse tipo de droga (porque nada mais é do que exatamente isso) faz estragos nas pessoas e não estou disposto a experimentar isso TÃO CEDO…

      • Bruno Guedes says:

        Exatamente. Essa é a questão, uma empresa séria não teria uma política de recrutamento agressiva como toda MMN tem, porque eles vendem um PRODUTO, não uma oportnidade furada de dinheiro fácil.

        Por isso não tem McD em Barbacena, e por isso custa uma pequena fortuna pra abrir uma loja da Starbucks. Porque eles tem um plano de negócios sério.

      • Aqui em Juiz de Fora já fechou um McDonalds… e ficava no centro da cidade, no local de maior movimentação de pessoas.

        • Alexandre says:

          Mas vc sabe o porque?

          • Magno says:

            McDonalds não é uma empresa de sanduíche, é uma empresa de imóveis.

            A lanchonete é só uma forma de ocupar o terreno enquanto o preço não valoriza. Se alguém aparecer querendo pagar um aluguel (ou comprar) o imóvel por um preço maior que o que a loja fatura, eles fecham o negócio.

        • Max says:

          sou de Juiz de Fora… lanchava muito la antigamente….

      • William Larré says:

        Aqui em Olinda-PE já fechou um McDonalds. Talvez pela localização não ter sido das melhores.

        No local entrou a Habibb’s e está firme e forte até hoje.

  19. Ronaldo Milani says:

    tem um colega de trabalho que entrou no multiclick e fica tentando recrutar geral lá na firma, eu acho ótimo. nunca mandei a real pra ele, muito pelo contrário, eu dou a maior força kk gente burra tem mais é que se fuder.

  20. kblosnack says:

    minha mãe vende mary kay mas vende pelos produtos e não pra recrutar pessoas, aliás as (poucas) recrutadas delas que pediram pra serem recrutadas

    • aroldinho cara brabo vulgo Izzy says:

      mary kay nao tem recrutamento, e tipo avon da vida…

    • Mia says:

      Você ganha comissão. E se uma amiga sua começar a vender Avon porque viu você vendendo e te copiou, você não ganha nada com isso…rs. As revendedoras tratam direto com a empresa.

  21. João Sérgio says:

    Agora estão espalhando esse vídeo de uma advogada defendendo a empresa rel="nofollow">

  22. Mauricio says:

    A página dessas pirâmides no facebook é hilária, tem muito troll e fake, mas a lavagem cerebral é demais.

  23. lindomar says:

    Izzy tem um novo, se chama MONAVIE, tem até um funkeiro “famoso”, que divulga em uma de suas musicas

  24. Zeras says:

    Izzy,
    Por que não chamar esse cara (do video da resposta) pra uma conversa ao vivo?
    Seria uma ótima oportunidade de vermos argumentos e contra-argumentos diretamente em uma única conversa.

    Até pq á pra perceber claramente que os defensores do MMN não se convencem somente com fatos expostos.

  25. William Targino says:

    Fiquei curioso e fui ver o vídeo do animal. Caro Izzy, não faça mais isso! Induzir pessoas de bem a ver aquilo é maldade. Atrofia o cérebro.

  26. Bruna says:

    Argumentos contra esquemas de pirâmide não faltam. O problema é que não adianta falar com pessoas já “zumbificadas”, que sempre recorrem ao famoso “eu estou ganhando dinheiro e você não”. Só falta tamparem os ouvidos e gritarem lalalalala.

    • Vicente Gabriel says:

      Mais é logico. O cara investiu a maior grana no negoçio, ele nao vai deixar os outros ficarem “secando” o “dinheiro facil” dele.
      Realmente, isso tá parecendo um apocalipse zumbi, pelo menos nesse eu nao serei infectado :D

    • Presley Rocha says:

      “Tamparem os ouvidos…” eu ri kkkkkkkkkkk

  27. helder pereira says:

    Incrivel como a promessa de dinheiro facil mexe com as pessoas…um amigo meu embarcou no Colibri e quando recuperou o investimento saiu fora..um cunhado meu já mexeu com a tal de forever também…nunca cai nestas conversas pois sei que dinheiro fácil só na loteria

  28. Joao do Polo Norte says:

    E quanto aos derivativos do mercado financeiro? alguém aqui viu Inside Job? O problema é muito maior que MMN.MMN é brincadeira de criança perto do mercado especulativo.

    • Magno says:

      Mas quem trabalha com derivativos e opções sabe que aqueles são negócios de alto risco.

      Opções são bastante úteis para uma empresa se precaver de alta e baixa dos preços das ações, dolár, etc. A pessoa que vende as opções lucra com as operações não realizadas e aquelas que compram as opções lucram quando podem ser favorecidas pela realização da operação.

      Todos ali sabem dos riscos envolvidos e como minimizar as perdas. Não é como colocar 3000 reais em uma empresa e ter que ralar para não perder 100%.

      Ao comprar uma ação (é a parte que eu conheço, logo para mim é mais fácil dar exemplos) você pode colocar um stop de 10%. Você investe 1000 reais e, se o valor chegar em 900 reais, a ação é automaticamente vendida e você embolsa o prejuízo de 100 reais. Mas se cair mais, você pode comprar na baixa com esses 900 reais e recuperar o dinheiro perdido ou pelo menos ter mais ações daquela empresa.

  29. Rodrigo says:

    Na vdd p/ mim, a analogia ficaria melhor se todos q trabalham na coca cola saíssem no fim do expediente abordando pessoas conhecidas, ou não, falando: “vc precisa ir p/ o escritório comigo amanhã. Vamos todos ficar ricos, e qto mais gente melhor. Tudo q vc precisa fazer é pagar o ingresso de 300 reais para passar na catraca. Mas se vc pagar mais, vc ainda vai ficar mais rico. Como vamos ficar ricos? Coca cola transparente que vai custar 50 reais a garrafa pet, exatamente o mesmo gosto… não tem como errar.”

  30. Elmut says:

    Pois e, como dito acima, este texto e de utilidade pública.
    Recentemente aconteceu de um amigo que jogava PW comigo a muitos anos, querer me recrutar para a BBOM.
    Ele me adicionou num grupo que eles usam para “expandir network”, os posts nesse grupo eram as msm coisas de sempre “entenda que MMN nao e piramide”, “olhe só como e rico o nosso chefe”, “veja o carro que o supervisor regional comprou”, “repare como e lindo o broche de membro diamante”. A mesma lorota, e isso e igual em qualquer uma, mas mesmo assim eles brigam, gritam, xingam, defendendo a ideia de que a empresa deles e diferente. Va entender esse bando de loucos.

    • Mauricio Costa says:

      Amigo. Ainda é suspeitas.. ninguem provou nada ainda.. respeito sua opiniao porem seja coerente.. deixe a justiça decidir.. ate q prove ao contrario.. a empresa é legal tanto ela como a telexfree.. a não ser q no lugar q vc nasceu dizem que antes de julgar jah é culpado!! nem a justiça decidiu ainda.. pra meia duzia de pessoas falar mal.. rachando os bico aki.. kkkk

      • wallambuco says:

        pois é, essa lógica sua é tão boa que a Elize Matsunaga nem foi condenada pela justiça e meia dúzia de pessoas (só meia dúzia) descem o pau nela. pô, ela é tão legal quanto a telexfree.

  31. Só acredito no MMN quando não tiver taxa de adesão e principalmente o pacote premium rs!
    Furada, eu cai no golpe da Amway há quase vinte anos, estava com os produtos em casa e diziam pra mim mesmo, como posso oferecer produtos tão caros e fúteis como estes? Certos mmn ainda funcionam por conta de terem pessoas que compram os produtos por falta de conhecimento ou comodidade ou aquela velha mentalidade besta de “eu posso pagar, não ligo para o preço”! Mas outros que vendem produtos virtuais, estes sim tem os dias contado, ou seja pode esperar o dia do grande golpe! De certo ponto, eu não tenho pena destas pessoa “lesadas” por estas empresas, pois são pessoas que querem renda fácil, riqueza, são gananciosos e se acham mais esperto por terem inventado a “roda financeira”!
    Eu sei que não caio mais nisto, e por mim pode liberar a Telefree, o BBOM e qualquer outra, gente que entra nestas “jogadas de mestre” não são tal inocentes assim!
    Bené

  32. BrunoHe says:

    Grande amg Izzy, sempre salvando nossas peles.

    No momento ngm q eu conheça sequer sabe q essas empresas existem, então é algo a menos a se preocupar.

  33. Cantarzo says:

    Me lembro de um vizinho meu, estudante de direito da UFC que começou a vender protudos Herbalife, eu até hoje me pergunto se o cara é ignorante no assunto ou mal caráter.

  34. Tiago B. says:

    Já vi gente usando e recomendando Herbalife sem ser revendedor, muito poucas, mas, já vi, uma era uma mulher desesperada por emagrecer ashuash

  35. Alfredo Cavalcanti Segundo says:

    Eu não caio nessa conversa de que são pessoas ignorantes. Em qualquer estrato social que você vá, a educação básica te ensina que dinheiro fácil não existe. Se o cara entra é porque tá pouco se lixando e quer mais é tirar o dele.
    Quem produz um vídeo como esse: https://www.youtube.com/watch?v=AsE_eyrBcso não está fazendo por inocência. É pura pilantragem.

  36. Regis says:

    Melhor parte do vídeo do sujeito, qualquer comentário contrário às ideias do cara é sumariamente apagado, podem checar, ontem tinham uns 30, achei pouco, hoje fui olhar, tinham 7, todos os comentários que vi ontem foram apagados, exceto os que concordavam com o cara. Para mim isso só mostra o quão ridículo o MMN e os seu associados são, qualquer argumento que eles não conseguem responder (todos talvez?) são ignorados e censurados, tenho pena desse cara.

  37. Tiago Xavier says:

    Na verdade, a metáfora do doidinho da coca-cola revela a natureza do esquema.

    Se ele compara a produção do produto com o recrutamento do MMN ele está admitindo que MMN existe PRO RECRUTAMENTO em si.

  38. Gabriel says:

    Finalmente um textinho do jeito de antigamente! Bom texto! Sei que está sem tempo ae Kid, mas não esquece dos textos não

  39. thiago says:

    Você é um verdadeiro OTÁRIO MESMO kkkkk, conheço muitas pessoas que usam produtos das empresas MMN e que não são divulgadores, SEU BURRO.

    Cara vc faz umas pesquisas nada a ver com nada,kkk pena de você e desses outros OTÁRIOS que acreditam nessas merdas que vc fala, lamentável…
    OTÁRIO.

    • Ninguém está “acreditando” nas “merdas” que “o Izzy” fala. Você é que acreditou nas merdas dos outros. O que fazemos é só exemplificar como essas merdas são de fato merdas.

    • João Sérgio says:

      todo mundo aqui já tá acostumado com fã de alguma coisa que dá chulique quando alguma coisa é criticada, ok. Você é só mais um nessa categoria

    • Diego says:

      Sério? Quais produtos? Que pessoas?

    • Daniel says:

      Produtos? Tekpix?

    • João Luís says:

      Como assim pesquisas que não tem nada com nada? Ele pega notas oficiais de entidades oficiais americanas, cursos de universidades e isso aí não tem nada com nada? Meu Deus, a que ponto nós chegamos.

    • sorvete says:

      concordo que MMN, ainda vai dominar o mundo dos negócios, onde só vamos usar produtos os quais vendemos faz muito sentido, pois fica mais barato e ainda podemos ganhar dinheiro com eles. Quem não acredita em distribuição de renda é porque já tem seu status-quo seu emprego com plano de carreira ou herança e ficam deturpando uma nova faze da economia mundial ou concordando com um status-quo de um país que impede através dos impostos que as pessoas comprem bens de consumo ou simplesmente vivam suas vidas sem depender de um governo corrupto o qual esses filinhos de papai devem suas ferraris e jatinhos …

      • @mos_axz says:

        Amigo, se todo mundo vende e utiliza, quem compra? O problema Obvio do MMN, que você mostrou, é a concentração absurda de renda, onde as corporações é quem ganham dinheiro absurdos e os revendedores, por não ter ninguém que compre o produto, comprará para si próprio, não vendendo. E quanto ao resto do comentário, nem vou falar nada porque, numa análise econômica, nada do que você disse tem algum significado lógico.

  40. Rodrigo Nunes says:

    E o cara do vídeo ainda te acusa de se promover com o telexfree… Vergonha alheia da incapacidade alheia!!!!
    Destaco:
    “qual é a coisa que o planeta enterra (sic) que todo mundo quis fazer (…) depois eu descobri que médico ganha muito pouco”

  41. Renan says:

    É engraçado como só tem peão nos comentários e um argumento frequente é: NOSSA, ELE TEM BRINQUEDOS NO QUARTO, QUE CRIANÇA!! Seriously?? É engraçado, igualzinho a discussão de fanboy, o Diego Souza(porque, mesmo não sendo feirante nem caminhoneiro, porque médico ganha pouco) eu sei entender as coisas, fica xingando, claro sinal de quem não tem argumentos… TelexFree = Coca-Cola ; Coca-Cola = Pelé ; TelexFree = Pelé!!

  42. thiago says:

    Merdalife, Telexfria e Boomda. É isso o que esses sistemas são.

  43. Roberto says:

    O mais interessante é que os sites onde os divulgadores publicam seus anúncios inúteis, são sites só de anúncios. Quem em sã consciência entra em um site só de anúncios sem nenhum conteúdo de interesse. O cidadão não quer anúncios nem no youtube, quanto mais em sites deste tipo….

  44. Larissa says:

    Eu me divirto muito com o povo ganancioso que entra nesses esquemas.

    Já fui chamada de burra no Facebook por não querer participar do esquema. Onde já se viu não participar? Bastava fazer um investimento de 600 reais pra um ano depois receber 1200, e tudo isso em dólares. Preciso dizer que mandei a pessoa à m….?

    Pior que essa pessoa postava todos os dias imagens da Telexfree, GRITANDO, chamando todo mundo do face dela de burro por perder uma oportunidade assim. Engraçado é que faz umas três semanas que ela não anuncia mais os depósitos em dólares na conta, e não xinga ninguém.

    O que será que aconteceu, neh? hahahaha

    Gente gananciosa um dia tem o que merece.

    Prefiro ganhar dólares, reais, euros, libras esterlinas… trabalhando de verdade.

    • Mia says:

      As reuniões dessas empresas parecem cultos religiosos. Eles normalmente fazem as reuniões em resorts ou hotéis. O palestrante é sempre um vendedor foda, chega de carrão e etc. Fazem todo um circo, usam as mesmas técnicas de discurso de cultos religiosos.

      Acho bastante assustador!

  45. Marcelo P says:

    Quiz: Que punição você acha adequada a quem promove MMN?

  46. Felipe says:

    Opa, cai aqui nesses comentários, infelizmente, acho eu, estou na telexfree, porém, todavia, entretanto, eu consegui recuperar o investimento e ganhei 100% do meu valor investido em 9 meses, se ela realmente fechar, pq ainda esta em processo, pelo menos recuperei o que investir e lucrei com isso, eu não tenho ninguém na minha rede, não quis ficar atras de ninguém pra isso, justamente, pq, se algum dia não desse certo, não iria levar ninguém comigo a não ser eu mesmo, tive essa conciência pelo menos. O intuíto de entrar, não foi comprar nada e nem chamar ninguém pra minha rede, e sim, duplicar ou triplicar meu valor investido, como eu invisto em bolsa de valores, invito em imoveis, decidir investir na telexfree, sei que era um risco, porém, qual negocio não é um risco? Bom, esse foi mo meu caso, sei que terá pessoas caindo em cima do meu comentário, criticas construtivas são bem vindas!!! Abraço a todos e ao Izzy Nobre!!!

    • Edu says:

      Me explica essa genialidade, quer dizer que vc tinha o dinheiro que investiu todo na mão, dai investiu ele na Telexfree e recuperou ele em NOVE MESES???
      Cara vc eh um genio, mto sabio investir em algo e recuperar o investimento em 9 meses mesmo tendo o dinheiro na mão antes disso.
      GÊNIOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

    • Rubens says:

      Bom, mais uma hipocresia, explicando. Quem tem capacidade de investir em algo sólido como bolsa e imóveis, geralmente tem informações e sabem muito do mercado e seus riscos. Nunca, mas nunca tiraria seus investimentos em algo que tem car acorpo e cheiro de PIRAMIDE FINANCEIRA ou MMN, conta outra, as pessoas não são seus recrutados que ouve e acredita nas suas “lorotas”.

  47. Jenadson says:

    Rapaz com relação ao produto da BBOM que vc falou que só quem usa são as pessoas que estão dentro, vc esta totalmente errado os rastreadores da maxtrack são usados por milhares de pessoas principalmente frotas de caminhões a UNIPEXMIL é a segunda maior franquia do Brasil. Tu acha que ela chegou nessa colocação como?!!! Fala besteira e fácil, estudar antes de falar coisas que não sabe, quer saber como funciona pergunta a quem esta dentro como a empresa funciona, nao generaliza, sei que existem pirâmides e MMN, seja sábio nao ignorante!!!!
    Vc tem meu email terei o maior prazer em tirar suas duvidas nao quero te recrutar para nada, só que nao se espalhem falsas informações para induzir a erro!!!!

    • Jaime says:

      Cara, se tem ou não produto nem é a questão principal, quando você vai nessas reuniões e eventos pra conhecer a empresas, eles praticamente não falam do produto, só falam de como você pode construir uma rede, perna direita, perna esquerda, não sei o que binário, eu fui em uma porque um colega de trabalho tava quase me matando pra que eu fosse e também porque ia rolar boca livre. Qualquer pessoa percebe que é pirâmide, só os otários que não. Dai o cara chegou com um carrão, inclusive o ser é conhecido na cidade por só se envolver em rolo desse tipo, já foi da Herbalife, depois de uma tal de Monavie e agora tá nessa bosta de BBom.
      E o povo fica iludido vendo o Lider deles falando em criar rede, em vencer na vida, em comprar carrões e viajar. Em nenhuma momento ele fala do tal do rastreador. Só em ganhar dinheiro. Lembrando que dinheiro não se ganha, se produz!

    • Fernando says:

      Acho que vc não estudou nada a respeito, o fabricante Maxtrack vende para a Embrasystem e para quem mais quiser comprar. Não tem nenhuma ligação societária com a Embrasystem. Esta Embrasystem atua como mera distribuidora/revendedora dos produtos que compra. Tem entrevista do dono dizendo que acabou de fechar a importação de um grande lote de rastreadores, ou seja, vendem qualquer marca. E quem usa estes produtos são somente os associados sim. O mercado de rastreadores tem como marcas lideres a Sascar e Ituran reconhecidas pelas seguradoras e muitas vezes exigência para aceitação de apólice. Se a tal BBom fosse sustentável, ela continuaria pagando os associados com o dinheiro que alega receber dos comodatos, apesar do bloqueio. Enquanto isto, está fazendo terrorismo com prazo, alegando a limitação de pacotes por CPF com o único intuito de levantar dinheiro em caixa para tentar provar a sustentabilidade. Pior, alegando que isto faz parte de acordo com o MPF, como se existisse possibilidade de acordo quando a Piramide está mais que comprovada nos autos do processo.

  48. Beatriz says:

    Quando eu era menor, minha mãe tinha entrado na herbalife, resultado dívida e mais dívidas

  49. Mia says:

    Uma vez fui em um desses espaços de vida saudável com uma amiga e tomei um shake da Herbalife. Achei super gostoso (não vendo Herbalife…rs). Acho que se eles vendessem o produto deles como o esquema da Avon ou Natura (em que as revendedoras ganham uma comissão e tratam diretamente com a empresa), seria bem melhor, talvez a credibilidade da empresa aumentaria e talvez até a credibilidade dos produtos aumentaria.

  50. Bem, vejamos. O Cara que escreveu a matéria é um “blogueiro” que se chama Izzy Nobre (Kid), não tem especialização nenhuma na área, apenas pesquisa sobre qualquer assunto na net e sai espalhando o que encontra. Enquanto isso, uma das maiores autoridades em investimento e negócios contemporâneo, autor de “best selers” como Pai rico, Pai pobre, que se chama Robert T Kiyosak, explica que o MMN é o negócio do século XXI. Qual dos dois teria maior autoridade pra falar no assunto?
    Veja também:

  51. Neto says:

    izzy, olha esse vídeo do Carlinhos troll rel="nofollow"> , Você concorda ou não com ele ?

    • Izzy Nobre says:

      Discordo 100% de tudo que ele falou no vídeo. Abordei um dos pontos dele aqui no texto (quando ele diz que há faculdade ensinando MMN nos EUA)

      • Neto says:

        uhum… também discordei quando ele falou que o governo está tentando ganhar votos ilegalizando as empresas de MMN, pois, assim, as pessoas continuariam dependentes de programas do governo (por exemplo, o bolsa família). Mas, como uma pessoa que depende de uma “ajuda” do governo para sobreviver teria dinheiro para “investir” numa empresa? Na minha opinião, ele criou um modelo de uma empresa MMN totalmente utópico. Precisa ser muito ignorante para acreditar que existe um modelo de comércio tão perfeito como o que ele idealizou no vídeo.

      • Diones Reis says:

        Não assisti este vídeo, não consegui ir até o final.
        Porém, é lamentável que o CarlinhosTroll use de desonestidade em “photoshopar” um título de um artigo, para dar validade ao argumento.
        Quem for ler o artigo na íntegra, vai ver que é uma crítica a este tipo de curso, e não que o curso vale a pena ser feito, e que valida este tipo de negócio.

        http://business.time.com/2011/06/02/college-offers-absurd-degree-in-multi-level-marketing/

  52. Neto says:

    É sobre marketing multinível “correto” ,segundo ele.

  53. Vicente Gabriel says:

    Tou ate agora tentando entender por que diabos a comparaçao com a Coca Cola.
    Quer dizer que o produto da telexfree sao os “vendedores”/recrutadores?
    Por que se for, só esse agumento rebate todos os outros. A pessoa que diz isso é tao ignorante quanto quem diz que quem vive de passado é museu (ok, sei q essa parte foi desnessesssaria e que vai causar muita revolta em quem diz isso. fod**-se)

  54. Jean Savigny says:

    Sou da TelexFREE, uso o VOIP, estou satisfeitíssimo com o serviço. Parei de pagar conta do telefone fixo e conta de celular, ligo do VOIP da Telexfree para todos os meus amigos, seja fixo ou celular de qualquer operadora pagando apenas 50 dólares. Além de ligar várias vezes para amigos que moram em outros países. A conta é simples: Quanto daria minha conta do fixo da minha casa ou a conta do meu celular, se eu fizesse essas ligações todas no fixo de casa ou pelo meu celular ??? Aos desinformados, fica apenas meu ato de ignorar, idiotas e especuladores de plantão tem um bocado. Com relação a este blog, sinceramente, não me lembro de ler tanta desinformação sobre o tema. Puts, é muita ignorância e especulação, kkkkkkkkkkkkkk. Enquanto vcs falam mal de uma empresa séria e lícita, tem gente como eu ganhando $$$.

    • João Sérgio says:

      a questão chave é: quantas linhas VOIP ativas(pagando mensalidade) a Telexfree tem? Quantas Adcentais(lembrando que cada Family tem 5 Adcentrais e muita gente entra com 10 ou até mais familys)postando anúncio todo dia e fazendo jus a pagamento de vinte dólares semanais existem? O grosso da receita vem das mensalidades ou das adesões? a média das mensalidades dá pra pagar os divulgadores ou a empresa pega grana das adesões recentes pra pagar as postagens de anúncios dos divulgadores antigos?

      Se a empresa conseguir dar respostas convincentes às perguntas acima, será liberada com a maior facilidade, caso contrário não, seja o julgamento feito pela juíza do Acre, pelo TJ-AC, pelo STJ ou pelo STF. O resto é conversa

    • Jaime says:

      O que eu acho mais engraçado, é o quanto os divulgadores do tal Voip da Telexfree tem amigos e familiares no exterior!! Incrível!!

    • Tulio Sarron says:

      As vezes fico imaginando se não são robôs que eles colocam para comentar em qualquer coisa que esteja relacionada e este assunto. O discurso é sempre o mesmo…

    • rodnei says:

      NA ESQUEÇA A PARTE MAIS IMPORTANTE, Q ALEM DE VC PAGAR SO 50 DOLARES PELO SERVIÇO, AINDA TEM GARANTIDO 400 DOLARES POR MES…SEM FAZER NADA, SEM VENDER NADA….ISSO Q É IMPORTANTE NÉ? LA TEM UMA MAQUINA DE FAZER DINHEIRO…

    • Rubens says:

      Puxa falo com o mundo todo de gratis, ou seja usava o MSN e Skype.

  55. Bruno says:

    O Carlinhos CAGOU Falando sobre isso… Não sei qual o intuito dele com este video e com a imagem photoshop que ele utilizou para enganar os incritos dele… isso foi feito com os escritos… e ainda falando sobre o artigo totalmente inverse com o da materia da TIME… Feio isso ! uma falta de respeito com os incritos… e ainda pede para os outros incritos avaliarem o video dele… fala serio.. parabens pelo o blog Izzi.. Abrç

  56. Julio says:

    Ótimo post, é uma pena que a maioria dos integrantes desse tipo de coisa não tem interesse em uma “busca pela verdade, independentemente de ela ser conveniente ou não”, e enxergam qualquer evidência contrária como um ataque pessoal…

    Outro blog com muito informação a respeito de pirâmides em escala global, falácias, “argumentos” usados pelos petralhas é esse aqui:

    http://amlmskeptic.blogspot.com.br/2013/06/why-scammers-hate-skeptics.html

  57. Allan says:

    Curti o artigo, muito bom mesmo, mas devo discordar quanto ao Herbalife (não sou divulgador, juro).

    Conheço mais de 10 (DEZ) pessoas do meu convívio que consome produto da Herbalife SEM COMPRAR. E são produtos de qualidade, devo afirmar. Realmente, pode até ser pirâmide, mas os seus produtos fazem sucesso independente da rede.

    Ps: NÃO sou divulgador Herbalife.

  58. Allan says:

    Ops, consome SEM SER DIVULGADOR.

    (consumir sem comprar é foda, haha)

  59. Megabatista says:

    Acompanhei o Vídeo do “Júnior Multinível”…
    As ofensas seriam válidas para suas opiniões “mi-mi-mi” e rigorosas sobre Filmes que não saem do jeito que você deseja.
    Mas em se tratando deste assunto em específico o Júnior não foi convincente.

  60. Alexandre says:

    Isso tem lógica?
    Imagine você pega 49 cochinha no valor de 6 reais pra revende.
    Você pode vende cada cochinha por 1 real (preço tabelado) . Ganha 49 reais, menos 6 do investimento reta 43 reais de lucro.
    Mais se você pega 49 cochinha e desisti de revende, você pode devolve elas e assim mesmo vai ganha 20 reais, menos 6 do investimento reta 14 reais de lucro.

    Tem lógica? Pra Texfree tem.

    Isso não é Marketing Multinivel.

  61. Leo says:

    Izzy comeu a bunda do carlinhos…
    Ninguem é mais troll que o nosso King Troll Izzy!

  62. Vine says:

    Que decepção.
    O @CarlinhosTroll agiu de extrema má fé neste vídeo que ele fez.
    Eu acompanhava ele desde o início, e agora que vi esse lado ‘filho da puta’ dele.
    Minha regra nº1 da vida ‘Nunca confie em um brasileiro’, Antes o Carlinhos era uma das exceções, agora já não é mais.

    E agora ele está até apagando os comentários negativos do vídeo dele, e moderando os comentários novos.
    Valeu Carlinhos, mostrou teu verdadeiro rosto, deixou o lado ‘jeitinho brasileiro’ aflorar, deu aquela ‘abrasileirada’ na tua vida.

    Fica firme aí Izzy, agora dos YouTubers ‘brasileiros no exterior’ eu só confio em você e no teu pai.

  63. Gabriel says:

    Só discordo quando dizem que são ingênuos quem entra nesse negócio. Como alguém que ganha pra postar anúncios em sites que ninguém vai ver e conseguem ganhar dinheiro sem vender produto algum podem achar que estão dentro de um negócio legítimo? Estão todos querendo dinheiro fácil.

  64. Renata says:

    Adorável o texto,mas vendo as comparações a Coca Cola,resolvi mostrar aqui o que a lavagem cerebral faz com eles.

    1. Eles dizem que são mais de 1,5 milhão e o advogado em entrevista recente afirmou que são 450mil

    2. Tentam por a culpa na justiça do Acre,mas conhecendo um pouco da lei,o segredo de justiça é uma prerrogativa dada aos investigados,se são tão transparentes assim,porque não pedem eles mesmos a quebra do sigilo para que seus “divulgadores” conheçam a empresa a fundo?

    3. Dizem que a culpa é das teles kkkk E que agora a Oi e a Vivo lançaram o Voip para concorrer com eles

    - Oi lançado em março de 2006 o da vivo também é antigo

    Será que alguma vez eles perceberam que o numero que ligavam para completar a ligação por a senha era da Vivo? kkkkk

    Dizem que é por conta da Voxbras que “será” kkkk A maior operadora de telefonia,tv do Brasil e que irão derrubar Net,Sky,Claro,GVT,desculpem,mais risada kkkkk São tão hipnotizados que não conseguem ver em uma simples pesquisa que a VoxBras que por sinal tem um dominio bem recente registrado,depende de todas essas que eles dizem que a Telex vai destruir. Para simplificar,a autorização da tal VoxBras é de funcionamento em poucas cidades do interior do ES e de SP,justamente cidades onde as grandes não tem interesse em atuar,é mais ou menos como aquelas operadoras de internet via rádio que só atuam em determinados bairros da cidade. Mas pra eles é uma gigante.

    São por essas e outras que não me assusto com as comparações com a Coca Cola

  65. rodnei says:

    REALMENTE, DA RAIVA DE VER O VIDEO DO TAL CARA….ELE FALA Q É COMISSAO SOBRE VENDAS NÉ…ENTAO, COMO ELE EXPLICA O FATO DE RECEBEREM 100 DOLARES POR SEMANA, MESMO Q NAO VENDAM NADA? DE ONDE SAI ESSE DINHEIRO? SEGUNDO, ELE FALA Q O MUNDO INTEIRO NAO VAI ENTRAR, É CLARO Q ENTRA, ELE COMPARA COM SER MEDICO, FEIRANTE….E SEI LA O QUE…QUEM VAI QUERER SER FEIRANTE SE PODE GANHAR 50 MIL POR MES, SEM FAZER NADA??? O CARA É UM VERDADEIRO IMBECIL, Q FICA TENTANDO DEFENDER O INDEFENSAVEL….

  66. Fábio Dantas says:

    Eu tomo shake da herbalife no espaços saúde há quase 1 ano. Não sou distribuidor e nem pretendo ser.

  67. Evandro says:

    Izzy sempre te achei chato para caralho, é você meio que é mesmo, você é bastante autocritico e deve saber disso. Mas tem mandado muito bem, no fim das contas acabo sempre chegando a algum conteúdo que você criou e geralmente concordo com sua opinião.

  68. Luis Henrique says:

    Cara, não to defendendo MMN, Deus(se é que Ele existe) me livre. Mas a herbalife, tem inclusive lojas físicas no Centro do Rio(que eu saiba) que são tipo lanchonetes que servem os shakes pra galera. Inclusive minha cunhada frequenta uma dessas lojas com o pessoal do trabalho dela, e ninguém é divulgador nem nada disso(provávelmete o dono da loja é).

  69. Marcos says:

    Olha aí Izzy:
    Sandro Carlos “Gente, uma pergunta: Onde estão os “Líderes” que vivam ai desfilando com carrões e arrotando riqueza e gritando: Voa Telexfree? Sandro Rocha, Júnior Multinível, Fernando Augusto, etc.. Estamos aqui no osso sozinhos e desesperançados. A empresa não nos dá nenhuma credibilidade quando nos informa algo, não temos nada de concreto. Esses pseudo líderes são responsáveis por esta situação, ficavam ai desfilando luxo e ostentação o que chamou a atenção das autoridades. Neste país preto e pobre não podem ganhar dinheiro, se ganhar é ilícito. País de merda, tenho vergonha de morar aqui, se Deus quiser quero sair desta bosta de brasil. Estes merdas de líderes, e ainda tive o desprazer de conversar com um pelo telefone na época que ainda funcionava a Telexfree, perguntei se ele sabia algo sobre o voip e o que ele me disse era que o negócio dele era “BOTAR GENTE” e que não sabia nada de voip não. Ai pergunto a vocês, este dai fazia ou não pirâmide? Desliguei o telefone na cara deste infeliz, mas antes falei pra ele que a empresa não era pirâmide, porém ele estava levando a telexfree como se fosse. Vou dar nome aos bois: Foi esse safado do Júnior multinível. Estes caras são os grandes culpados da nossa Telexfree estar bloqueada.”

  70. Alisson says:

    @CarlinhosTroll era um pilantra.
    O Vine aí em cima tá com toda a razão, antes eu já odiava brasileiro, agora odeio ainda mais.

    (E POR FAVOR, NÃO ME VENHAM COM ‘GENERALIZAÇÃO’, QUALQUER PESSOA ESPERTA SABERÁ QUE FALO DA MAIORIA E NÃO DE TODOS)

  71. Ygor says:

    Existem dois tipos de burros.
    1 -- Burro por natureza
    2 -- Burro por preguiça de buscar a informação.

    Meu amigo, deixei de ler seu texto logo em seu terceiro item. Você afirma que MMN e pirâmide financeira são a mesma coisa. Diz que a matéria não é ensinada em Harvard.

    Brother, se informa um pouquinho mais antes de se passar por sabichão-fala-de-mais.

    MMN é legitimo e traz resultados para aqueles que abrem a mente e FAZEM acontecer.

    Talvez fazer parte de uma resistência ignorante faça sentido já que ela é maioria em um país como o nosso.

    • Bruno Guedes says:

      “Diz que a matéria não é ensinada em Harvard.”

      E é? Porque todo link que afirma que é não só está intimamente ligado com MMN ou “Marketing de Rede”, como não tem uma bosta de link pra algum site de Harvard que mostre essa matéria. Se você tiver uma evidência, amigo, esta é a hora.

      Eu discutiria sobre a afirmação de que MMN não é pirâmide, mas como todo vídeo e artigo com esse objetivo tenta fazer isso com um desenho de um esquema MMN no format de UMA MALDITA PIRÂMIDE eu não vou perder meu tempo.

      Abs.

    • Izzy Nobre says:

      Manda o link do curso de MMN oferecido pela Harvard, por favor.

  72. Pingo says:

    É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um recrutador da telexfree entrar no reino do céu.

    Vai enriquecendo, amigo crente! Deus tá vendo e julgando. Teu dia chegará e vc vai prestar contas!

  73. Nano says:

    “Não existe almoço grátis”.

    Gente que acredita que pode ser rico fazendo quase nada, das duas uma: é muito ingênuo/burro ou sabe que vai ter que enganar/dar golpe nos outros. De um jeito ou e outro, se aceita tem mais que se foder mesmo.

  74. Paula says:

    Você ta se expondo ao ridículo com esse artigo. Volta a estudar antes de falar tanta asneira. Te indico dois livros maravilhosos. O negocio do século XXI e pai rico pai pobre. Seu burro

    • Pingo says:

      Tenho aqui um livro pra você ler se chama BÍBLIA.

      Exodo 22 LEIA E PREPARE-SE!

    • Marcos says:

      Também recomendo a leitura de Pai Rico, Pai Pobre para ter uma visão melhor sobre como economizar, investir e etc, mas nem por isso vou endossar tudo que o Robert Kyiosaki diz e faz, visto que nesse próprio livro, ele descreve como se aproveitar de brechas na legislação americana para ganhar dinheiro. Segue como exemplo o caso abaixo:

      http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/2582290/empresa-autor-pai-rico-pai-pobre-pede-falencia-diz-nyp

      O cara pediu falência de uma de suas empresas para não arcar com uma dívida? Será que isso é certo? Burro é quem endossa as opiniões dos outros simplesmente por ter lido um livro, e não questiona nada do que está escrito.

      By the way, sobre a falência, é bem capaz que isso também ocorra com a TelexFria.

    • Tiago says:

      Também indico dois livros maravilhosos sobre o assunto para você estudar antes de falar besteira:

      Princípios da Administração Financeira, do Gitman: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3246045&sid=87612458714111883508586639

      E Microeconomia do Pindyck: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3246532&sid=87612458714111883508586639

    • @mos_axz says:

      Já que é indicação de livros, deixo aqui Economia numa única lição (http://www.ordemlivre.org/2011/08/henry-hazlitt-economia-numa-unica-licao/)

      Já que vai bater a preguiça, basta um trechinho:

      “A ECONOMIA é mais assediada por falácias que qualquer outro estudo
      conhecido pelo homem. Tal fato não é acidental. As dificuldades inerentes
      ao assunto seriam, em todo o caso, bastante grandes; são, entretanto, mil
      vezes multiplicadas por um fator insignificante na física, matemática ou
      medicina: alegações especiais de interesse egoístico. Conquanto qualquer
      grupo tenha interesses econômicos idênticos aos de todos os demais, cada
      um tem também, conforme veremos, interesses opostos aos de todos os
      outros grupos.”

      Resumo de todos argumentos pró MMN: Vocês distorcem todo o significado de qualquer dado existente, qualquer conceito econômico para encaixar no que você deseja. Faz a conclusão, depois prepara desenvolvimento e pesquisa de campo para encaixar nessa conclusão. E a primeira lei da Economia de Thomas Sowell destroi todos esses MMN que vocês defendem, onde vocês ganham sem vender nada.

      “A primeira lição da economia é a escassez: nunca há o bastante de algo para satisfazer todos aqueles que o querem.” Então de onde sai o dinheiro “escasso”, já que elas vendem pouquíssimos produtos, se venderem?

  75. Aleluia says:

    Bom… já dizia o velho deitado:
    “Quando a esmola é demais o santo desconfia”.
    Esse tal de marketing multi-nível (leia-se pirâmide) só pega os que deixam a ganância atordoar a razão.
    E é bem lógico, se o produto é tão lucrativo assim por que colocar pessoas para vende-lo?

  76. Marcos says:

    Quem entra num negócio como TelexFree e pensa q vai ser eterno é mera inocência, ta na cara q tem prazo de validade.
    Sobre a BBOM se o dono realmente estiver comprando os rastreadores não existe problema.
    O CarlinhosTroll pecou na fotoshopada kkkkkkkkkkkkkkk
    Eu entrei nos 2 negócios e lucrei com os 2.
    Outra coisa q me incomoda é alegria de certas pessoas com o negócio sendo paralisado, pq acho errado vcs usarem o termo “eu não avisei”, já que o negócio não faliu, qm parou foi o governo, porém, agora eu digo outra coisa: -Quem garante q a própria TelexFree não pagou para a juíza bloquear tudo assim que eles viram q ia dar merda?
    Para mim é um negócio de risco assim como a bolsa de valores, apostei e ganhei e não me arrependo.
    ps: Não coloquei ninguém na minha rede, apenas lucrei com minhas contas.

    • Gilson Freitas says:

      Você não lucrou, você “trabalhou”, exerceu força e gastou recursos que possivelmente não recuperou.

      Diz que ganha sem fazer “nada” mas tá clicando, colando recrutamentos, consumindo eletricidade e internet.

      Quando você pensa que recupera o $ da inscrição, todos abaixo de você estão sendo lesados, lembrando que tem gente acima de você te lesando, ganhando comissão em cima do teu trabalho.

      E o produto? Que produto é esse que você vende???

  77. Victor Valle says:

    Muito bom o texto.

    Só discordo de uma coisa. Herbalife é produto primeiro, depois negócio.

    Eu uso, tive resultado, recomendo e não sou revendedor.

    Herbalife tem mais de 15 anos nesse modelo e conheço muitas pessoas que ganham bem sem recrutar gente aos montes.

    Fora isso o texto está ótimo. parabens!

    • Gilson Freitas says:

      “Eu uso e recomendo” hahahahaha olha o otário promovendo herbalife sem ganhar nada!!

    • @mos_axz says:

      O modelo da Herbalife mudou nos ultimos anos, a alguns anos atrás era recrutamento absurdo. E você está recomendando produtos com preços acima da média e de qualidade duvidosa, que já causaram inúmeros danos à consumidores, chegando até a falência hepática.

  78. Moyses says:

    Quantaaaa bosta escrita.. MMN é piramide sim, Como o governo é, uma empresa normal tbm é, é apenas uma forma geometrica de divisão da empresa, mas diferente do mercado “comum” q o primeiro da “piramide” ganha mais, na BBOM isso ñ acontece.. Mas vc disse q num é emprego normal, vc ñ paga p trabalhar né? Então me diz se vc quiser ser um franqueado do MC vc ñ precisa fazer um investimento? O q ela ñ é é uma piramide financeira ( q isso sim é crime) Sobre o Produto ser usado por alguém. Posso dizer sobre a BBOM q é líder de mercado a 16 anos através da unepexmill com mais de 2000 franquias.. Dentre outras baboseiras q eu li aqui..

    • @mos_axz says:

      Eu poderia mostrar como uma franquia não tem nada a ver com 90% das empresas de MMN. Mas só por você comparar o governo à uma empresa, já fica óbvio que você é incapaz de entender analogias. Deixa pra lá.

      Also, mostre esses dados ai da BBOM ser lider de mercado sem ser em sites da própria empresa e dos afiliados. Como dizia Miguel Reale, falar e não provar é a mesma coisa que não falar.

  79. gilson gonçalves says:

    OLHA MEU JOVEM, EM PRIMEIRO LUGAR QUERO TE DIZER QUE NEM TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM COM MMN SAO POBRES,BURRAS OU IGNORANTES. MAS O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇAO É A TUA RAIVA SOBRE UMA COISA QUE TU DESCONHECE, SABE PORQUE, HERBALIFE, MARY KAY,FOREVER,UP ESSENCIA, AVON, NATURA (OU TU ACHA QUE AVON E NATURA NAO SAO MMN?)VENDEM PRODUTOS PRA QUEM QUISER COMPRAR, SEM QUE A PESSOA QUE ESTÁ COMPRANDO ENTRE NO NEGOCIO, OU TU VAI QUERER ME DIZER QUE TU NUNCA COMPROU NATURA?SABE O QUE TU TEM QUE FAZER É ARRUMAR ALGUMA COISA PRA TI FAZER AO INVÉS DE ESTAR DETONANDO AS PESSOAS QUE ESTAO TRABALHANDO, EM UM PAÍS CHEIO DE BOLSA FAMILIA, BOLSA DISSO BOLSA DAQUILO, AGORA CONCORDO CONTIGO QUANDO TU FALA DE EMPRESAS QUE ALÉM DE NAO TER UM PRODUTO FISICO NA MAO, AINDA FICAM RECRUTANDO PESSOAS FALANDO DA TEORIA DA PROSPERIDADE, NESTE CASO ESSE NOSSO GOVERNO DE MERDA DEVERIA FISCALIZAR ESSAS EMPRESAS E PRENDER ESSES FALCATRUAS, UMA DICA PRA TI MEU AMIGO, ANTES DE COMEÇAR A FALAR BESTEIRA, E TENTAR TE ACHAR MELHOR QUE TODO MUNDO SÓ PORQUE TU TEM ESTUDO, OU PORQUE TU TE FERROU EM ALGUM MMN, VAI VERIFICAR EMPRESAS SÉRIAS QUE ESTAO NO MERCADO TENTANDO MUDAR ESSA IDEIA DE MMN É PIRAMIDE, VAI NO GOOGLE E OLHA MMN REVISTA VEJA.UM ABRAÇO FICA COM DEUS, E VÊ SE TU CONSEGUE SER MAIS HUMILDE,TÁ.

    • Gilson Freitas says:

      Nunca comprei Natura porque isso é comida de gordo retardado, assim como Herbalife.
      Gente arrogante idiota tem mais é que se foder!
      Estou rindo aqui do seu apelo emocional!!!

    • Diones Reis says:

      Avon e Natura seguem a regra de negócio “de porta a porta”, que são vendedores que visitam seus clientes, e vendem os produtos.

      A Natura eu posso falar por causa e conhecimento, pois trabalhei em um projeto na qual a empresa em que eu estava era uma das rensponsáveis pela parte de TI da Natura, e lá aprendemos um pouco do modelo de negócio.

      A Natura “vende” os kits direto para as consultoras, incluindo uma revista catálogo em formato brochura, e alguns produtos.
      Com a revista, a consultora encomenda a Natura os produtos pedidos pelas clientes (colonias, cremes, etc).

      Lembro que uma vez que aconteceu do BD dar problema, justamente na seção de embalo e despacho dos produtos. Foi um deus-nos-acuda, e ao saber que o CEO ligou para saber do porque a linha de produção ter parado, acho que algumas cabeças rolaram aquele dia.

    • Magno says:

      Natura e Avon não são MMN, pois as revendedoras tratam diretamente com a empresa (alguns chamam de marketing mono-nível).

      Se você for um revendedor Avon e contratar a sua vizinha ou uma colega de trabalho, vai passar a concorrer contra elas para vender os seus produtos entre conhecidos da vizinhança e outros colegas de trabalho, logo não é vantagem.

      O máximo que uma revendedora Avon faz é deixar um catálogo com os amigos para eles consultarem e passarem para parentes. Mas quem vai vender e ganhar a comissão continua sendo você.

  80. João Sérgio says:

    Sugestão: que se a empresa voltar, a justiça determine que em todas as reuniões seja obrigatório tocar o CD da divulgadora Margareth Menezes( rel="nofollow"> ) cantando um de seus maiores sucessos ( rel="nofollow"> )

  81. Lucas Machado says:

    Legal que o carlinhos troll insinuou que o motivo pro governo brasileiro ser tão rígido com MMN é que isso faria o pessoal que depende do bolsa-família não depender financeiramente mais do governo do PT e não precisar mais votar no PT. Sendo que o bolsa-família é destinado a famílias com renda per capita abaixo de 100 reais, mesmo que o carlinhos tenha razão sobre o governo usar o bolsa-família pra ganhar votos, os interesses das empresas de MMN e do governo não iriam se conflitar, afinal o pessoal que tá na miséria não vai ter dinheiro pra gastar com um investimento como distribuição de qualquer produto.

    • Paulo says:

      Carlinhos troll, tão original, que esse argumento foi passado pela ‘adevogada’ que postou um vídeo agora viral entre os zumbis.

    • Diones Reis says:

      Incentivar este tipo de negócio, com a justificativa de que isto tiraria as pessoas da miséria, é uma receita para o desastre.

      Vale lembrar que a Albania já se ferrou por causa disto.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Albanian_Rebellion_of_1997

      • Izzy Nobre says:

        Excelente achado. É um bom contraponto a ignorantes como o Carlinhos Troll, que se armam dum falso neoliberalismo pra dizer que a solução pro Brasil é o MMN, que o governo fechou a TelexFree porque ela atrapalharia o curral eleitoral formado por aqueles que dependem de bolsa família… Deixa MMN correr solto pelo país e dá nisso aí.

  82. Marcos says:

    O Sandro Rocha pulou fora da Telexfria e foi pra outra pirâmide, os zombies que seguem ele estão espumando de raiva com esse tapa na fuça!

    “Cada cachorro que lamba a sua caceta!”,hehehehe

    • Diones Reis says:

      Vale lembrar que ele tinha um grupo chamado “Grupo de Elite”, e a rede dele contava com 80 mil inscritos.
      Imagine o quanto ele ganhou antes de sair…

  83. João Paulo says:

    “Você já conheceu alguém que use produtos da BBOM, ou Herbalife, ou TelexFree, ou qualquer uma dessas empresas e que não seja TAMBÉM divulgador dela?”

    Sim, conheço. Minha mãe consumiu HerbaLife por mt tempo sem ser divulgador (perdoe a sinceridade, péssima escolha nesse termo, pois se vc compra uma camisa de marca e sai por aí com ela vc tb se torna um divulgador dessa marca).

    Conheço pessoas que estão na HerbaLife somente por ter desconto, o que não tem nada de mais, ex-alunos de faculdades/cursos tem desconto se retornarem, se eu malho e levo um parente temos desconto, se eu clico num link posso ter desconto na compra de algo …

  84. Charles says:

    Parabéns pelo texto. Racional, analítico, crítico e até investigativo.

  85. Dan Medeiros says:

    Excelente texto com excelentes argumentos! Cudadosamente pesquisado, igual aos divulgadores dos MMN’s #SQN hahahahahahaha

    Cara, que puta pesquisa e argumentação! Parabéns!

  86. Walldécio Américo says:

    Cara, não sou cadastrado em nenhum desses MMNs mas discordo com vc quando vc fala que ninguém que é cadastrado indica, minha esposa consome produtos da Herbalyfe e não é cadastrada, conheço várias pessoas que consomem os produtos (em espaços) e não são cadastrados, também como outros produtos de empresas que usam esse tipo de comercio (Avon, Natura etc, etc)”E o fascismo é fascinante deixa a gente ignorante e fascinada”. EngHaw

    • Diones Reis says:

      Avon e Natura seguem o modelo de negócios de vendas de “porta-em-porta”.

      A Natura vende diretamente para a consultora, que faz a venda dos cosméticos para quem encomendou.

      O investimento inicial é baixo (uns 100 reais), e o kit inclui amostras e a brochura dos produtos.

      Até o Silvio Santos viu que era um belo de um negócio, e criou a Jequiti.

    • Anderson says:

      Avon e Natura, acho eu, não se encaixam como pirâmides. Tem muito foco no produto, e não vejo gente recrutando que nem loucos, normalmente a pessoa interessada é que procura…

  87. Gerson Miyamoto says:

    Eu tenho conhecidos próximos que foram enganados por esses esquemas. Dá pena deles. Eu já fui enganado por falsas religiões.

  88. Gostei desse artigo!

    Realmente as empresas vendem uma esperança de liberdade financeira. Enfatizam muito o fato de ‘largar o patrão’ , ‘acordar a hora que quiser’ ou seja , uma vida que não dá pra ter com um empreg normal.

    O Marketing multinível é um modelo de negócios falido mesmo.

    Não recomendo!

    Abraços!

  89. [...] As mentiras que “recrutadores” das pirâmides contam -- Vlw Kid, agora estou apto para acabar com eles. [...]

  90. Max says:

    REomendo este video do Penn and Teller :

  91. Silveira says:

    Ficou bastante claro que não é apenas “a empresa” que é picareta agora que os divulgadores que botava vídeos no youtube deletaram eles e se associaram a “outra empresa” que também é “pirâmide com produto”. Isso fortaleceu minha ideia que não são pessoas ingênuas/ignorantes que promovem esses esquemas, são claramente desonestas explorando uma brecha no sistema.

    Lembrei até do teu vídeo “qual seu mensalão pessoal” hehehe

    Seria lindo se a justiça mandasse não apenas “a empresa” pagar o prejuízo, mas todos envolvidos no esquema. Mas creio que isso não acontecerá. Ao menos estou anotando os nomes dos pilantras que divulgam elas. Muitas screenshots e cópias de seus vídeos, vai ser uma lista negra sensacional!

  92. Fabio says:

    Otimo texto ! Concordo com tudo e identifico-me com voce nesta questão !

  93. Guilherme says:

    A maior potência do mundo Estados Unidos da América (EUA) trata do MMN como se fosse um trabalho com prática normal. Aliás,na minha humilde opinião é semelhante a panfletagem feita nas ruas, a diferença é que você faz isso na sua casa. E isso não é pagar pra trabalhar, é o futuro, todo mundo sabe que para se obter um negócio próprio é preciso investir, seja alugando um ponto para abrir um restaurante, seja pra abrir uma padaria, um carrinho de churrasco ou qualquer comércio que seja, é necessário adquirir os produtos, pagar mão de obra. reinvestir, etc. No marketing de rede não é diferente, você investe em você, no tempo que pode ficar divulgando seu negócio, ou como se diz no dito popular “vendendo seu peixe”. No mmn seja qual for o negócio que esteja divulgando na sua rede, porque existe muitos seja nós do Priples, BBOM, Telexfree, Multiclick, Blackdever, Dumba, etc… é necessário comprar um plano básico para iniciar seu negócio, esse ponto é que muitos batem na tecla “isso é pagar pra trabalhar” ora meus amigos vamos por a mão na consciência, nem relógio trabalha de graça, se fosse dessa forma no trabalho convencional em que se ganha um salário mínimo (R$ 678,00)você recebe o salário antes ou depois de trabalhar?
    Isso que o governo de mente atrofiada quer, que fiquemos preso a esse salário medíocre, e eu acho que nós merecemos mais, nós no mmn fazemos nossos horários, somos os patrões dos nossos negócios, mas o Brasil teima em ser o país do terceiro mundo de jovens desempregados e sem perspectiva de um futuro melhor onde possam ajudar a sua família e ter um salário digno. Por isso que atualmente estamos caminhado para trás, e o governo já colocou isso na cabeça da maioria dos brasileiros como se fosse uma mensagem gravada e não sai de jeito nenhum, poucos conseguem enxergar além o que é o marketing de rede, não tem a visão do quão grandioso ele é. Em outros países mais desenvolvidos que o nosso, jovens de 15 e 17 anos ganham nada menos que R$ 9.000,00 por mês trabalhando com anúncios, trabalho esse que é legal no país, não é nada de pirâmide, isso se chama marketing de rede, Infelizmente eles calaram a telexfree e agora estão no alvo da BBOM, mas está rolando uma petição para legalizar essa prática no brasil como é nos EUA e outros paises desenvolvidos, por isso votem você que é do mmn ou pretende entrar, junte-se a nós, não fique preso ao que o governo quer que sejamos ou que merecemos ganhar, somos mais, podemos mais, o gigante acordou, não fique sentado, faça algo, mas não fique calado. No final vamos ver quem vence, o povo ou o governo.

    • Izzy Nobre says:

      A maior potência do mundo Estados Unidos da América (EUA) trata do MMN como se fosse um trabalho com prática normal.

      NÃO, NÃO TRATA CARALHO!!!! Mesmo que essa falácia fosse verdade, o que não é o caso, ainda seria um argumento idiota porque leis e costumes variam de um país pro outro. Você não pode fazer algo no Brasil só porque “no país X isso é totalmente normal”.

      Pare de ser manipulado por pilantras!

      http://business.time.com/2011/06/02/college-offers-absurd-degree-in-multi-level-marketing/

      http://ftc.gov/os/comments/bizoppstaffreport/00017-57317.pdf

      Sempre que alguém repete esse argumento dá agonia.

      Em outros países mais desenvolvidos que o nosso, jovens de 15 e 17 anos ganham nada menos que R$ 9.000,00 por mês trabalhando com anúncios

      Fonte disso, cadê?

      • JP says:

        Recebi um convite para participar de uma reunião/apresentação de uma empresa/rede chamada Lyoness. Alguem conhece, me pareceu nitidamente se tratar de uma pirâmide. Eles oferecem a adesão a um CLUBE DE DESCONTOS, mas sempre com o argumento de quem entrar primeiro vai ganhar mais, e também te oferecem bônus por credenciar empresas.

  94. Arthur Nogueira (direto da ilha da Rainha da morte São Luis) says:

    Primeiro se vc precusa de auto ajuda vc é um idiota (90 porcento das vezes) E se é auto ajuda vc está sendo ajudado por um idiota!!

  95. João Sérgio says:

    Essa turma arranja tanta teoria da conspiração que deviam ser contratados pelo history pra escrever novos episódios de “Alienígenas do Passado”

  96. FeiradosPassaros says:

    Eu já ia falar que você estava exagerando em afirmar que multinível é o mesmo que pirâmide, mas percebi que eu estava completamente errado.
    Como tirei essa conclusão ? Simples… Peguei um papel em branco e fiz alguns cálculos. Resutado = System.out.println(“Piramide Detected!!!!!”);

    Sabe Izzy, eu percebi que 99,9 % dos vídeos da internet apoiam essas pirâmides. Você faz parte dos 0,1%.

    Que essas 99,9% estão errados, isso não resta a menor dúvida. Resta saber se esses 99,9% estão enganados por falta de conhecimento ou por falta de honestidade.

    Eu acho que as pirâmides nunca vão acabar…. aliás… se você prestar atenção, irá concluir que já começou a moda das pirâmides, com o surgimento de dezenas de “empresas” desse tipo a cada dia.

    Eu me lembrei de um episódio da serie além da imaginação da década de 80, em que um casal recebe uma caixa com um botão, falando que se o botão fosse pressionado, uma pessoa em algum lugar do mundo iria ser morta mas você ganharia 1 milhão de dólares.

    Eu acho essa a melhor analogia para pirâmides financeiras. Resta saber se você é que vai apertar o botão ou a pessoa que terá de morrer.

    Abraços para o Jurandir do 99 vidas…..

    • João Sérgio says:

      quem tá dentro é a favor, quem tá fora não fora(com exceção de um ou outro) não fala do assunto. difícil de entender?

  97. Gabriel Medina says:

    Talvez eu vá contra corrente aqui, mas achei que o argumento usando a coca-cola faz sentido e é um tiro no pé. É simples: vender coca = recrutar novos vendedores. A coca tem um produto que vende e pelo qual gera lucro, o refrigerante. O ‘produto’ do MMN é recrutar, o dinheiro entra com o recrutamento de vendedores incautos. Isso pra mim revela a pilantragem facinho, mostra que não há realmente um produto e que pra essa máquina continuar girando há a necessidade de entrada de mais gente querendo ganhar dinheiro fácil. O dinheiro que entra e é o combustível disso é o do vendedor, não do consumidor, com na coca.

    • Otavio Jesus says:

      Eu sou teimoso, pois sei que discutir opiniões de quem não entende é distração, mas não consigo ficar quieto ao ver algo assim.
      Pergunto se em algum momento você quiser saber algo sobre sua profissão você vai perguntar a opinião de um especialista ou de um blogueiro????
      Se a resposta for um especialista então recomendo buscar informações com:
      Robert Kiyosaki;
      Donald Trump;
      T. Harv Eker;
      Warren Buffett,
      Max Gehringer;
      Silvio Santos;
      Roberto Shinyashiki.
      Ou seja procure informações com pessoas de sucesso e milionárias e não com vizinhos e blogueiros fracassados.

  98. guilherme says:

    alguem ai sabe dizer oq é piramide??? pq dizer que MMN é piramide… pra mim ja da pra ver que o cara nem sabe oq é MMN

    • João Sérgio says:

      você tá falando do que está escrito nos livros que os membros de MMN tanto exaltam ou do que acaba acontecendo na prática?

    • FeiradosPassaros says:

      Para responder sua pergunta basta você fazer um esboço do plano financeiro.

      Agora pensa nessa situação.

      Uma empresa vende assinatura de tv pelo método tradicional e resolve mudar para o tal de “MMN”.

      Então o que a empresa irá propor, é que a pessoa ganhe dinheiro convidando novos assinantes. Fazendo isso irei ter uma comissão por cliente que adicionar na rede.

      Dependendo do número de clientes que for colocando, irá chegar um momento que ao invés de estar pagando a mensalidade para tv por assinatura, estarei ganhando dinheiro da tv por assinatura. E isso acontecerá com todos os outros clientes que também convidarem outros clientes.

      Que lógica isso tem ? Quer dizer que a tv por assinatura vai pagar para que eu assista televisão?

      Isso é uma pirâmide, pois apenas quem está no topo se beneficia e aqueles que são novos clientes, só terão retorno se adicionar novos clientes.

      Se isso é sustentável, porque não mudamos tudo no brasil para MMN ? A padaria que você compra pão por exemplo, poderia te pagar para chamar mais clientes. Vai chegar um momento que você iria receber dinheiro da pandaria além do pão.

      Abra os olhos. Como é que uma empresa que produz por exemplo chocolate pode dar dinheiro para todo os seus clientes. Dinheiro esse, muitas vezes superior ao valor do produto comprado ? Como que ela vai pagar suas despesas, salario de funcionários, etc?
      Assim como pirâmide, ela só vai poder pagar a comissão de seus clientes atuais, se continua aumentando a entrada de novos clientes.

      E digo mais. Se você acha que MMN não é pirâmide e que isso seja legal no brasil, porque você mesmo não monta sua própria empresa de MMN. Você pode usar qualquer produto, desde um copo d’água a uma mariola.

  99. Diones Reis says:

    Sei que o assunto está batido, mas creio que você gostaria de saber da empresa do seu antigo amigão que tentou te recrutar alguns anos atrás. :-D

    http://www.zerohedge.com/news/2013-07-29/herbalife-smashes-expectations-guides-higher-announces-030-dividend-stock-surges

  100. PANICO says:

    Se a pessoa é estúpido e burro o suficiente para entrar nesse esquema, você acha que ela vai ter condições e um pouquinho de inteligência para entender tudo isso?
    Acho que a maioria que conversa ou conversou com quem entrou nessa pirâmide de qualquer mutreta, sabe que os caras sofreram uma lavagem cerebral igual a religião (não querendo falar mal). Não há como desvirtuar isso daquela pessoa.

  101. [...] E dicas de como identificar as “lorotas” contadas pelos investidores/representantes destas empresas de MMN, no site “Hoje é um bom dia”, clicando aqui. [...]

  102. Jurandir says:

    Bom dia

    Respeito a opiniões de todos.Atualmente trabalho com MM,e ganho mais de R$ 5000 por mês.Se vcs ganham em seus empregos isso que bom,pois eu não ganhava.Apena spara atualizar:quem viu a TV Camera semana passada,onde a maioria de deputados apoiaram o MM?Até Senadores apoiando?Se vc uma piramide eles não iriam apoiar.Eu continuo firme e forete,ano que vem ,a partir de janeiro minha renda passará para R$ 8000 e atá meio do ano que vem R$10000.Para mim é um excelente salario.Quem desdenha do MM é porque tem medo,não conhece ou não tem dinheiro para entrar.

    • El Loco Abreu says:

      Quantas pessoas foram recrutadas por você? Vendeu areia no deserto para quantos?MMN é fraude e se sua renda é assim, pense em quantos estão se lascando e tomando prejuizo para você ter lucros! Oportunismo e parasitismo andam lado a lado com vigaristas, preguiçosos e gananciosos!

    • Leandro says:

      Eu vi uns deputados apoiando Telexfree e BBOM, não apoiando o MMN… alias, minha sugestão foi de que eles prometessem sair caso as empresas fossem condenadas… deputado é assim mesmo, é só o povo gritar que sai tentando mostrar serviço, que bom que o MP e os tribunais não ligam pra opinião pública.

  103. Leandro says:

    1. Você provavelmente não sabe o que é uma pirâmide financeira, qualquer um que saiba a diferença não chamaria Telexfree ou BBOM de MMN… Empresas de MMN não prometem ganhos fáceis.

    2. Conheço muita gente que compra Herbalife sem ser da rede, minha esposa é da Mary Kay e vende muito bem, ela também usa os produtos, só que gasta tão pouco que nem conto, afinal, um creme da Mary Kay dura mais de 6 meses. Alias, TelexFree e BBOM não tem produto, eles disfarçam a pirâmide dizendo que tem, mas basta olhar um plano com o mínimo de conhecimento no assunto pra ver que os produtos são fachada. Diferente de uma Herbalife, Mary Kay ou Monavie.

    3. Eu particularmente nunca ouvi isso então não vou opinar, mas você pode procurar e vai achar muitos bons nomes de pensadores falando bem do MMN.

    4. Você também não paga para participar de uma empresa de MMN. Não sei como está hoje na Herbalife mas na época que conheci a alguns anos atrás pagava-se uns 250 e isso incluía produtos e um STS de 2 dias num hotel 4 estrelas com treinamento de produtos, finanças, demonstração do produto e vendas, só a hospedagem do hotel custava mais do que a adesão…. Comprar 10.000 em produtos não é obrigatório e depende da sua segurança em conseguir vender, ninguém é obrigado a comprar… Em NENHUMA empresa de MMN, na Mary Kay você entra com 149 e recebe quase 600 em produtos, na Monavie paga 50.

    5. Só ficou claro pra você meu amigo… a empresas de MMN de verdade tem produtos e vendem muito bem com um esforço mínimo e você pode tranquilamente viver disso, minha mulher não tem nenhum downline “AINDA” e lucrou mais do que algumas pessoas do interior ganham por mês. Agora é óbvio que ganhar bem só se você recrutar pessoas.

    6. Bom… também nunca ouvi isso, as pessoas não param de recrutar porque seus ganhos dependem do tamanho da sua organização e na maioria das vezes o plano de bonificação não permite que você pare de recrutar… o vídeo desse cara nem vou ver, Telexfree e BBOM deveriam ser processadas pelas empresas sérias por sujar o nome do MMN no Brasil mais ainda… já não é tão bom por conta de alguns distribuidores inescrupulosos da Herbalife que ficavam forçando as pessoas a fazer pedidos de supervisor de 10000 assim que entravam.

  104. silvio says:

    eu ri de mais com a frase
    Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

    só quem não tem o que fazer mesmo pra ler essas inutilidades…. kkkkk

  105. Rafael Nascimento says:

    Quase perdi uma amizade por dizer ao enganado que aquilo era furada. 2 semanas depois as contas da “empresa” estavam bloqueadas

  106. Coracy Alves says:

    Saibam a doferença entre Pirâmide x MMN:

  107. Rafael says:

    Caramba, este link http://www.ftc.gov/policy/public-comments/initiative-358… é FROID…

    Ganhou o meu respeito. E o pessoal que comenta aqui também colocando vídeos e tal elucidando o assunto, são feras também.

  108. Fabio says:

    Certamente você defende a bandeira política do nosso País, pois se formos ver por esse ângulo o sistema de aposentadoria (INSS) do nosso país é a maior pirâmide que existe você contribui para pagar os aposentados, isso é fato não se nega…. na verdade deveria eu ter o meu salario ja garantido pois trabalhei a vida inteira e deveria estar lá acumulado, guardado e não depender da contribuição de hoje para receber o que deveria estar seguro, (NÃO CONTRIBUIR HOJE É A CERTEZA DE QUE NOSSOS VELHOS DE HOJE PASSEM FOME)

  109. Fernanda says:

    Alguém já ouviu falar sobre a cobrança de multa no caso do descumprimento de regras (por exemplo, propaganda do EVS Herbalife no facebook, por exemplo?)