45 respostas

  1. Alan Reis
    13 de April de 2013

    Pergunta inocente: Se não é necessário “fechar” os apps, qual a finalidade dessa função?

    • Izzy Nobre
      13 de April de 2013

      Limpar a lista de apps recentemente abertos. E sim — é meio inútil. Há poucos apps que REALMENTE ficam rodando no background (Skype, app de GPS, e basicamente só isso); esses sim, faz alguma — pouca — diferença fechar. O resto, não.

      • Alan Reis
        13 de April de 2013

        Entendi. Valeu (=

      • @rhobsonv
        13 de April de 2013

        Esqueceu do Facebook. E não, NÃO é pouca a diferença que faz deixar ou não eles abertos. O Facebook do iOS, assim como o site completo do pc (e imagino que o app pra Android) é uma bosta flamejante numa trajetória elíptica que será interrompida a qualquer momento por um ventilador. Manter ele aberto = lentidão E consumo de bateria. O Skype segue a mesma linha que o Facebook. E os apps de GPS, bem, eles usam a PORRA DO GPS O TEMPO TODO. Se vc não tá usando, fecha, ou ele ficará gastando sua bateria a toa.

        Basicamente a “taskbar” do iOS serve para forçar o fechamento de apps que usam a “brecha” (ok, funcionalidade) de ficarem “dormindo” 10 minutos no background para que eles sejam reabertos + rapidamente. Jogos que demandam de muito processamento (Real Racing 3 é o ultimo exemplo) fazem isso, pra vc atender uma ligação e poder voltar a jogar rapidamente. O problema é que, se vc enjoar de um jogo e for pra outro, o carregamento do segundo jogo vai demorar mais que o necessário, por causa do primeiro que ainda tá na memória e vai precisar sair…

        Forte abs seu sommelier de sêmen!

      • Hélio Magno
        13 de April de 2013

        Deve ser o seu iPhone 3G ou seu samsung podrão que tá pedindo pra ser trocado.
        Pq no meu iphone 5 deixo o facebook aberto o dia todo e não sinto problemas na navegação do sistema,e no iPad também.

      • Alexandre ‘Tabajara’ Souza
        19 de April de 2013

        Se voce quiser me dar um 4 de presente, riquinho, estou a sua disposicao para recebe-lo.

      • Marcelo
        24 de April de 2013

        Ele ta certo, se você deixa Facebook, Safari com muitas abas e caralhada aberta, e outros aplicativos que sugam aberto o celular além de queimar bateria realmente fica mais lento… Como você, tenho o iPhone 5, ao contrário de seus antecessores de 512MB ou 256MB de RAM(ultimo caso apenas o 3GS), o iPhone 5 realmente não trava, mas você ve a bateria indo pro saco… o iPhone 4 trava bastante… o 4S com o processador Dual Core A5 ainda aguenta mais… A verdade é que a multi-tarefa não é igual a do android que consome o aparelho inteiro e exige Smartphones Quad-core com 2GB de memória RAM(Nexus 4, Note2 , S4, Optimus G e etc…) mas mesmo assim é muito(muito mesmo) bom matar os aplicativos de tempo em tempo , principalmente se você tem um iDevice antigo ;)

      • Rafa Soares
        13 de April de 2013

        Também é bem útil pra dar um “reset” em apps travados e/ou bugados.

      • guilherme lima
        14 de April de 2013

        pow cara tb acho meio inutil essa historia de jailbreak … sei lah o sistema ios eh meio limitado mas ele atende bem as necesidades alheias afinal se nao atendesse eles nao venderiam tanto iphone … e tb esses recursos do video so iria fazer a bateria durar menos do q jah dura kkk … pow admiro mt seu trabalho velho sempre acompanho seus videos e seu blog … abração

      • Alexandre ‘Tabajara’ Souza
        19 de April de 2013

        Pontuação? Pra que?

  2. Rafael Costa
    13 de April de 2013

    Pontuou exatamente a minha opinião. Cheio de “fru-fru” só pra irritar. Quer fazer o sistema ficar melhor: KISS (Keep It Simple, Stupid). Belo post.

  3. Arthur Novello
    13 de April de 2013

    Ahh o Cydia e o Winterboard… Quem nunca?

  4. kblosnack
    13 de April de 2013

    pelo menos a música do videozin é boa…

    e escreva mais textos, pare de frescurite de “blogs estão morrendo”

  5. @mos_axz
    13 de April de 2013

    Sempre pensei que fechar os apps fizesse alguma diferença. Ao menos no 3gs parecia fazer alguma. Então é o mesmo sistema do Windows Phone: Um falso multitasking onde só alguns apps funcionam de verdade no background (se bem que no WP a parada é ainda mais punk).

    Quanto aos outros detalhes, realmente atrapalham bem mais do que ajudam (até porque não ajudam).

    • anonimo1w
      14 de April de 2013

      Como assim mais punk? Ruim, bom..?

      • @mos_axz
        19 de April de 2013

        É mais drástico o fake multitasking, sendo bom e ruim em vários aspectos. Quase todos os apps paralisam TOTALMENTE ao ir pro background (até o skype, que é da MS, por exemplo) com exceções de apps nativos somente. Isso é ruim por causa que as vezes perde algumas coisas, além do tempo de recarregar. Em compensação economiza bateria e melhora o desempenho de maneira absurda.

  6. Igor
    13 de April de 2013

    Fala Izzy!
    Cabei de ler o texto e realmente, são ideias super genéricas mesmo. Me senti até mal por não saber da parada dos apps hahaha, mas enfim, vivendo a aprendendo.

    O texto ficou bem legal (:
    até! \o

  7. lolerson
    13 de April de 2013

    Tem muita coisa no iOS que é MUITO boa mesmo, algumas vezes é difícil de criticar o sistema por não trazer muitas coisas novas, porque muitas das coisas que ele tem são extremamente boas; ao contrário do android, que 90% do que fazem por primeiro é porcaria e precisam ficar lançando update pra modificar.

    Tem várias coisas novas que dariam pra ser colocadas no iOS, mas com certeza esse vídeo não mostra nenhuma delas, só torna os sistema mais difícil de ser usado, o que vai muito contra a filosofia da Apple de fazer as coisas bem simples e intuitivas.

  8. Pedro
    13 de April de 2013

    A parte de abrir as pastas “girando girando” eu achei legal. Não vai melhorar em nada a praticidade o iOS, mas por ser algo “novo” chega a ser interessante.

  9. Nicholas Sthefan
    13 de April de 2013

    Interessantíssimo o texto. E olha só, realmente pensa que tinha algum “efeito” fechar os apps. Parece que o iOS se vira mais sozinho que muita gente por aí. LOL

    Vejo essas animações como “não quero melhorar o desempenho, então vamos disfarçar com ‘coisas bonitinhas”. Ou seja, algo completamente desnecessário.

    []‘s!

  10. sopa
    13 de April de 2013

    tenho certeza que o flamenguista dono de tal iphone não utiliza fones de ouvido pra ouvir seus funks

  11. Anderson Silva
    13 de April de 2013

    Pra mim, só falta uma coisa para que o iOS fique perfeito: Gestos Multitarefa no iPhone/iPod Touch, Funcões de Teclado mais descomplicadas e Pastas sem limites de Apps. Quem nunca teve que criar trocentas pastas de jogos (por exemplo) porque o sistema limita as mesmas com 12 apps (20 no iPad, se não me engano)? :P
    Coisas que Jailbreak resolvem para mim, mas se tivesse (pode até ser) o mesmo tweak numa versão nativa no sistema, seria excelente.

    Tweaks: Zephyr, SwipeSelection e Infinifolders

    Fora isso, para mim a interface dos sistemas operacionais da Apple (iOS e OS X) são excelente e impecavelmente símples e poderosas. Se tivesse que mudar alguma coisa, talvez um detalhe ali, uma correção de cor, aqui… mas nada radical que justifique uma mudança. Não é a toa que, hoje, qualquer macaco sabe usar um iPhone sem nunca ter visto um negócio desses.

  12. Ricardo Y. Mise
    13 de April de 2013

    Olha só, parece até que a Microsoft está comandando as funcionalidades do novo SO.

    Já testou o Windows 8 num desktop, Izzy? Digo, por curiosidade mórbida? Bagunça total aquilo.

  13. Fábio Léda
    13 de April de 2013

    Gostei do texto, Izzy. Acho que essa necessidade de mudanças constantes na aparência de um OS (nem que seja mínima) acaba nos tornando um pouco reféns de inutilidades. É claro que a estagnação do design do iOS é algo que deve ser revisto (e você pontuou bem noutro vídeo onde diz que é uma das coisas que não dá pra entender no iOS), mas acho que acima de tudo, tem que vir a funcionalidade e a simplicidade no UX.
    Sobre fechar apps supostamente rodando em background, é uma velha mania que usuários de Android têm (eu também tinha), que acham que assim vão liberar mais memória no aparelho e ganhar performance. Por conta disso, existem vários task killers no Google Play que são usados indiscriminadamente, mas na verdade, não trazem nenhum benefício ao SO. Assim como os desfragmentadores (pelo que sei, não faz sentido desfragmentar memória flash, já que é virtual). Os desenvolvedores acabam ganhando em cima da falta de conhecimento dos usuários, criando firulas e fazendo a gente acreditar que elas realmente fazem a diferença na performance do SO.
    Eu sou designer e Android user e devido a isso sou entusiasta de customizações, mas sempre prezo pela simplicidade e usabilidade. Por isso, migrei para a Custom ROM da Miui e estou feliz da vida. =)

  14. Luciano Lopes
    13 de April de 2013

    Sinceramente são essas coisas que me fizeram mudar para o iphone. O Android é muito poluído e cheio de informações. Já o iOS é muito mais simples e prático. Claro que o Android evoluiu muito e devido aos atuais lançamentos fico até tentado a mudar, mas quando penso na poluição visual, repenso tudo de novo.

    • Fábio Alves Corrêa
      13 de April de 2013

      Hoje em dia pode customizar um Android prá ele ficar uma zona, assim como você pode também customizar ele prá ficar simples e prático. Você pode customizar um iOS prá… ahm, não, não pode.
      Mas reconheço que só foi recentemente que o Android passou por melhorias significativas na interface (4.0+), a meu ver a ponto de se equiparar à praticidade e simplicidade do iOS.
      Portanto acredito que hoje seja simplesmente uma questão de gosto (e dinheiro, iProducts custam o dobro!). Por exemplo, eu como usuário do robozin eu invejo o ecossistema de aplicativos do iOS (em especial os jogos), mas o do Android não é exatamente uma merda, só é um tanto quanto mais fraco.
      O problema é que eu não consigo mais abrir mão de todas as customizações que fiz, que deixa todas as funcionalidades que mais uso a um toque de distância… relaxa que não ficou como o do iPhone do flamenguista acima, ficou bem clean, legível e organizado.

      • Rafael Costa
        14 de April de 2013

        Tenho os 2 e concordo com você. O único problema do Android é PIRATARIA. Os Google não faz absolutamente NADA pra proteger de pirataria no Android. Qualquer um baixa um APK e pronto. Daí as empresas que fazem apps f***** (eg. Tapbots) pra iOS, não arriscam no Android. Se o Google resolver isso, e parar de usar a porcaria (LENTA) do Java pra fazer apps (uma solução seria liberar apps nativos), o sistema seria perfeito!

  15. João Luiz CL
    13 de April de 2013

    Cara eu quero teimar com essa parada de que o app que não é fechado consome processamento. Eu acho que ele consome sim, por exemplo se você abrir o chat do facebook e não fechar ele ficará aberto, se você abre um joguinho e sai dele e depois entra sem fechar você volta pro lugar de onde parou, se você abre o app de musica ou de podcast ele fica tocando até você fechar (e se você pausar e não fechar, quando você volta pro app e despausa ele volta de onde parou), tudo isso que eu disse não utiliza memória desde o mínimo que seja? Mesmo que não use e eu esteja falando merda eu acharia útil sim o botão de fechar tudo.

    • Izzy Nobre
      14 de April de 2013

      Pelo menos você reconhece que está falando merda.

      O multitasking do iPhone não é como o do seu Windows, que está rodando tudo simultaneamente o tempo inteiro.

      • João Ricardo
        15 de April de 2013

        Até o Windows não roda tudo o tempo inteiro. Se abrir vários aplicativos pesados, dá pra notar que quando não se utiliza um deles por algum período de tempo, quando se voltar para tem um delay até funcionar.

    • Arthur Bárbaro
      14 de April de 2013

      A grande maioria dos programas pra iPhone não “usa” memória quando minimizado. Eles ficam na memória enquanto outro programa não requer a memória usada por ele, e aí a diferença entre ter minimizado e ter fechado se torna zero. Programas bem feitos guardam num arquivo, ao minimizar, o local em que estavam, e é por isso que quando você abre de novo eles estão no mesmo lugar.
      E o aplicativo de música e os de GPS são exceção.

  16. Marcello Corrêa
    13 de April de 2013

    Só perfumaria mesmo.

    Aproveitando pra dar um pitaco (sem flamewar), ainda não vi algo mais útil que os widgets do Android (nem mesmo aquela baitolice dos live tiles do Windows Phone me convencem). Hoje, tenho três homescreens no telefone:

    - A principal, com relógio, info da bateria etc.
    - Uma só para os apps multimídia. Posso dar o play na música e nos podcasts diretamente dali
    - Outra para produtividade, com minha lista de tarefas no Any.Do, widget de ações rápidas do evernote, google Drive etc.

    Sem falar nos atalhos dos aplicativos mais usados na dock.

    Raramente tenho que recorrer à grade de aplicativos.

    Acho muito difícil que o iOS adote algo parecido, mas seria bem legal de ver. O sistema parece bom e fluido como o Android jamais foi (melhorou muito no 4.2). Seria bom ver o melhor dos dois mundos no mesmo lugar.

  17. Bruno Wingerter
    13 de April de 2013

    Não sou usuário de ios, mas é mt bom um post do hbd no final de semana

  18. Firmino
    13 de April de 2013

    Izzy,
    Já tive Iphone, atualmente tenho Android e curto a parada das customizacoes, mudo os ícones, mudo aa cores, acho que com mais bom gosto do que vc mostrou aí em cima. Rs. Acho que gasta um pouco mais de bateria, mas fica funcional pra mim e quando me canso mudo tudo, design é legal e tal, mas quando compro um gadget caro, procuro deixar ele com o meu perfil de uso e não o do Steve Jobs.
    Abç

  19. Prentice
    13 de April de 2013

    Só discordo do que você falou de fechar pastas. Quando se quer fechar alguma coisa, eu acho mais intuitivo um ícone X do que simplesmente clicar fora da parada que você quer fechar. Sei lá, “clicar no vazio” ser um comando específico me parece meio confuso, se você não tá acostumado com o sistema.

  20. @lukeee_g
    13 de April de 2013

    Izzy, se vc realmente acredita nesses “artigos” de multitasking e gerenciamento de memória do iOS, n conhece os inner workings do sistema. baixe qlqr app de gerenciamento de memória e veja vc mesmo o consumo

    • Izzy Nobre
      14 de April de 2013

      O iOS já gerencia a RAM fechando apps conforme necessário. Tais apps são placebo.

      • @lukeee_g
        15 de April de 2013

        é bonita a teoria ou como deveria funcionar esse sistema, mas na prática é diferente: deixa acumular apps em background (ocupando memória como se tivessem ativadas), e quando o iOS se torna inutilizável devido a lentidão e alcança um nível mínimo de memória RAM (+-12mb) ele fecha as apps (ou até mesmo fecha bruscamente a app atual, vai dizer que nunca viu isso?) vc pode checar nos Ajustes > Geral > Sobre > Diagnóstico e Uso > Dados de Diagnóstico e Uso > LowBatteryLog-2013…

  21. Raph
    13 de April de 2013

    Eu ainda me irrito se eu vejo a barrinha de apps cheia. huehuehue

  22. Arthur Bárbaro
    14 de April de 2013

    Já que perguntaram o que eu achava (Exceto que era uma pergunta retórica, mas vou fingir que não.), segue-lha-a. o/

    1 e 2) O giro é inútil mesmo, e o preview foi mal pensado, mas eu juntaria as duas coisas em um “mostre os itens da Central de Notificações se eu clicar no ícone e puxar pro lado”. O ícone ficaria então no canto superior esquerdo da tela e os itens da central específicos daquele aplicativo à direita.
    3) Eu gosto de fechar os apps. :M (Mas concordo que onde ele deixou ocupa muito espaço. Prefiro que o ícone apareça no final da lista, ou acima, ou um slide to close all, que só aparece quando os programas estão se contorcendo.)
    π) Não vi como é essa forma do pessoal do jailbreak pra mudança do flight-mode/etc, mas vou confiar no fato de você ter gostado.

  23. Sid
    14 de April de 2013

    Acho que deveria vir com Widgets, na central de notificações, porque, convenhamos, é muito ruim ir pro Settings pra habilitar WiFi, 3G, entre outros

    • Daniel
      17 de April de 2013

      O problema é que a própria Apple tem uma filosofia de minimalismo que vai contra todos os Widgets e informações “irrelevantes” sendo apresentados para o usuário.

  24. Pedro
    17 de April de 2013

    Na verdade “multitaskear” um dispositivo com tela de poucas polegadas seria bom. Obviamente nao para o proposito que a topeira que fez o video-conceito pensou. Multitasking de verdade no iphone seria otimo para, por exemplo, nao parar um download no safari quando voce fosse utilizar outro aplicativo. Existem inumeras utilidades do multitasking, nao importa o tamanho da tela.

  25. Daniel
    17 de April de 2013

    Engraçado, no Android eu mexo em várias configurações, visualizo emails que chegaram e ainda controlo meus players de música/podcast só com a notification bar.

    Eu até entendo um pouco os ícones giratórios. Na cabeça de um designer ruim -- parecer ser o caso -- o visual é mais importante que a função. No caso, é interessante que o usuário tenha uma dica visual sobre:
    1) De onde vêm esses ícones?
    2) Como eu incluo, excluo coisas daqui de dentro?
    3) Como volta?

    Girar ou não, é meramente bonitinho, mas uma animação que deixasse claro que o usuário pode incluir e excluir ícones e como faz para voltar (o x é pequeno, sim, mas não é tão ruim), é um desafio que passou desapercebido pelo designer.

    Outro ponto, desconsiderando a inaptidão do designer de perceber que o iOS libera memória sozinho, é que clicar em fechar todos os aplicativos abertos e esperar quase 4 segundos é um tiro no pé sem igual, injustificável e espera uma paciência de monge budista do usuário.

    Enfim, excelente post.

  26. Aryel
    7 de June de 2013

    legal msm é quando no meio das críticas ao iOS 7 tem um merchan do windows 8 kkkkk

Deixar uma resposta

 

 

 

Voltar ao topo