Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

Top Onze Diferenças Entre Brasil e Canadá

Postado em 23 April 2008 Escrito por Izzy Nobre 315 Comentários

Olá, vagabundos. Não falei que estaria atualizando essa merda com mais frequência?

Com este texto aqui, inaugurarei uma nova categoria aqui no Agá Bê Dê – o Top X. Minha total falta de disciplina pessoal me impede de prometer adições semanais nessa nova área, mas garanto que escreverei Top Xs com frequência satisfatória. E será sempre o tipo de texto que vocês parecem gostar – extenso, fruto de longa pesquisa, cheio de ilustrações e tudo o mais.

Pra dar o pontapé inicial nessa bagaça, acho que nada seria melhor que mostrar a vocês as principais diferenças entre o Brasil e o Canadá. Esse parece ser um assunto sobre qual muitos de vocês tem bastante curiosidade, ou pelo menos é a conclusão que eu tiro levando em consideração as dúzias de desconhecidos que me adicionam no MSN toda semana pra me fazer perguntas sobre a vida no hemisfério norte.

Agora, quando os paraquedistas do Google me adicionarem no MSN pra perguntar justamente isso, posso dar o link desse texto e voltar aos meus filmes pornográficos.

Aqui estão as Top 11 Diferenças entre o Brasil e o Canadá. Era pra ser um Top 5 originalmente, mas as idéias continuaram vindo e a lista ficou maior. O que é entendível, afinal, foi ingenuidade da minha parte pensar que houvesse apenas cinco coisas nos separando do padrão de vida canadense.

11) Clima

Essa é a diferença mais óbvia. Por causa da abençoada localização geográfica do Canadá (que se encontra firmemente plantado bem longe da faixa equatorial), temos a maravilha que são as quatro estações do ano. “Mimimi, o Brasil também tem estações do ano”, cale a boca agora mesmo. Estou falando de estações DEFINIDAS.

No inverno (dezembro a fevereiro) é frio pra caralho e essa merda branca cobre a paisagem completamente. Na primavera (março a maio) é bastante agradável, as flores desabrocham, tudo fica colorido. No verão (junho, julho, agosto, o que coincide com as férias escolares gringas) é bastante quente, com temperaturas beirando os 40 graus, acredite se puder. As meninas começam a sair de saias curtas, é uma beleza. E no outono (setembro a novembro) a parada começa a esfriar e o ciclo recomeça.

Isso proporciona uma impressionante mudança de paisagem bem diante dos seus olhos. Quando nos mudamos pra este apartamento, em outubro, isso é o que víamos:

Essa foto foi tirada por mim, bem na frente da minha casa, quando eu, um amigo e meu irmão íamos jogar tênis na quadra do condomínio. As folhas caídas indicam a chegada do outono. Aí está o mesmo lugar (visto sob ângulo um pouco diferente), em dezembro:

Poisé.

O Canadá tem quatro estações bem definidas. Já o Brasil tem essencialmente apenas dois períodos climáticos – o “hmm, essa brisa agradável até que ajuda a secar o suor um pouco” e o “meu deus do céu está quente demais, não consigo respirar”.

Por causa disso muitos brasileiros não tem noção do que é FRIO. Cansei de ouvir paulistas me falando que “tava frio pra caralhou hoje, mêêêêu!” pra descobrir que o tal “frio pra caralho” era 10 graus. E por causa disso, muitos brasileiros acham que gostam do frio. Isso é porque o frio daí debaixo sempre se mantém na casa dos dois dígitos positivos, o que significa um alívio do calor infernal.

Tá vendo essa foto ali em cima? -23 graus centígrados. Expor suas extremidades (orelhas/dedos/nariz) a este ambiente por tempo prolongado provoca frostbite, ou seja, seus vasos sanguíneos se contraem tanto pra conservar calor que sua circulação é cortada e seus dedos CAEM.

ISSO é frio. Ok? O próximo que vier reclamando do frio paulista de 8 graus vai ouvir um “vá a merda, obrigado”.

10) Segurança 

Graças a diversos fatores do estilo de vida canadense (economia forte, abundância de empregos, polícia bem paga e alguns outros), é definitivamente mais seguro andar por uma rua canadense às duas da manhã do que seria fazer o mesmo no Rio de Janeiro ou em São Paulo.

Eu mesmo demorei um pouco a me acostumar a essa realidade. Na primeira vez que um amigo entediado me ligou às 11 da noite pra ir tomar um café, achei esquisito sair andando por aí na calada da noite, cortando caminhos por vielas sem iluminação.

Não se engane, no entanto – ainda há eventos isolados de violência. Entretanto, eles são em volume muitíssimo inferior ao que acontece no Brasil. De acordo com a Wikipedia, as estatísticas mais recentes mostram que no Brasil há 27 assassinatos pra cada 100 mil habitantes. No Canadá, há 1,8 assassinatos pra cada 100 mil habitantes. Ou seja, matam um e deixam o outro à beira da morte, imagino.

Eu já fui assaltado no Brasil, e presenciei o assalto de uma ex-namorada. Meu irmão foi rendido à mão armada na porta da minha casa. Aqui, eu não conheço ninguém que sequer TENHA OUVIDO FALAR de um conhecido sendo assaltado.

9) Educação superior

Aqui eu terei que dar um merecido ponto pro Brasil. Mesmo com todas as suas maravilhas, há um conceito que o primeiro mundo ainda não conseguiu sintetizar – educação gratuita.

Ok, a frase anterior está tecnicamente errada. O que se faz no Canadá (e nos EUA, e em muitos outros países) é o inverso do que acontece no Brasil: educação até o segundo grau é paga pelo governo. Você termina seu ensino médio de graça, e aí paga pra fazer faculdade.

Aí em casa, é mais comum relegar a rede pública de ensino médio “aos pobres”, enquanto nós da classe média cursamos colégios particulares caros, na esperança de passar num vestibular federal e liberar nossos pais do fardo econômico.

No Brasil, qualquer um tem direito de cursar ensino superior – se vencer a concorrência num difícil teste de seleçãp, é verdade, mas ao menos a opção de obter educação pós-secundária sem gastar rios de dinheiro está lá caso você seja competente o bastante pra poder se beneficar com ela. Aqui, ninguém toma posse de um canudo sem dever quantias que chegam às dezenas de milhares de dólares à faculdade.

8) Impostos

No Canadá se paga bastante impostos, o que é uma constante em países de primeiro mundo. É de se esperar que tantos benefícios venham ao custo de alguma coisa, e aos canadenses custa aproximadamente um terço de tudo que eles ganham.

Além do imposto de renda, paga-se impostos provinciais (PST, Provincial Sales Taxes) e impostos de vendas (GST, Goods and Services Taxes). E como funciona isso, você está perguntando?

É o seguinte. Digamos que você queira comprar uma bobagem qualquer que custa exatamente 100 dólares segundo a etiqueta de preço. Ao levar o item pro caixa, o sistema adiciona automaticamente o PST e o GST ao valor do produto. Em Ontario por exemplo, a combinação de GST e PST significa impostos de 13% em cima do valor do troço. Ou seja, vão te cobrar 113 dólares, ao invés dos 100 redondos que você achava que o produto custava.

Na prática isso significa que você sempre pagará um pouquinho a mais do que a etiqueta dizia, e no começo isso é BASTANTE confuso e irritante. Felizmente, a província em que eu moro (Alberta) é uma das poucas em que não se paga PST. Aquele mesmo produto de 113 dólares pra moradores de Toronto custaria 105 pra mim. Estamos na vantagem.

7) Política

Sei muito pouco sobre (e me interesso menos ainda por) política, então esse é compreensivelmente o item em que posso falar menos. O Canadá é uma democracia parlamentar, ou seja, ao invés de um presidente temos um primeiro ministro. Há essencialmente apenas dois partidos políticos, assim como nos Estados Unidos: os Liberais e os Conservadores. Isso torna a política gringa extremamente maniqueísta – ou é assim ou assado, ou é preto ou é branco. Tons de cinza na política gringa são menos comuns.

Existem partidos menores, mas eles são como a Rede TV – todo mundo sabe que tá lá, mas quem realmente dá a mínima? Bota na Globo de novo aí que a novela vai começar.

Além disso, o Canadá presta reverência à corte Inglesa. Há um feriado pro aniversário da Rainha, e a imagem dela adorna nossa nota de 20 dólares. Isso difere muito da cultura brasileira, onde nós por exemplo ficaríamos muito pouco chateados se os decendentes corte portuguesa fosse subitamente atropelados por um caminhão de mudanças.

6) Inversão de valores trabalhísticos

Se no Brasil você conta pra um amigo que seu pai é pedreiro, o sujeito provavelmente se perguntará o que você está fazendo numa faculdade ao invés de estar malabarizando num cruzamento movimentado pra ajudar com a pouca renda familiar. No Canadá, se você conta que seu pai é pedreiro, o seu amigo colocará seu nome no topo da lista de pessoas a quem ele pedirá dinheiro emprestado num momento de aperto.

Pedreiros, carpinteiros, pintores, encanadores e outros profissionais similares fazem parte dos “trade workers”, ou seja, a galera que trabalha com a mão na massa da área de construção civil. Como há oportunidades pra todo mundo em praticamente qualquer área que você quiser, a maioria dos gringos prefere trabalho com mais conforto, e como resultado há um número pequeno de interessados nesse tipo de trabalho mais pesado. E quando há pouca gente querendo executar um determinado serviço, o pagamento por ele aumenta. Até mesmo um aprendiz de pedreiro aqui ganha dinheiro que permite um padrão de vida confortável.

No Brasil, o sujeito se torna pedreiro por falta de opções. Aqui, sujeito se torna pedreiro não por falta de escolha, mas por não ter medo de sujar as mãos e pegar pesado.

A propósito, pra você ter uma noção da disparidade da situação, meu irmão – que é gerente do restaurante onde eu trabalhava – quer se demitir do trabalho dele pra voltar a ser trade worker. O motivo? Quer ganhar mais dinheiro.

5) Multiculturalismo

No Brasil, é comum passar sua vida inteira sem jamais entrar em contato com alguém de outra nacionalidade. Os poucos estrangeiros com quem interagimos por aí são turistas, e ainda assim é um acontecimento relativamente raro que vira até motivo de assunto de conversa entre amigos. “Conheci um alemão na praia ontem!”

No Canadá, é completamente o contrário. É literalmente IMPOSSÍVEL sair de casa e não esbarrar com pelo menos cinquenta imigrantes. Boa parte das pessoas que eu conheço não nasceram aqui. Lá no meu trabalho, só consigo pensar em dois colegas que são canadenses.

O motivo disso é a estabilidade econômica e as oportunidades de trabalho, que atraem gente de todo canto do mundo pra cá. O fato de que canadenses são em geral mais abertos em relação a imigração ajudou nisso também. Ao contrário dos americanos, os canadenses sabem que se os imigrantes parassem de vir a este país, tudo pararia.

E isso permite você a ter um contato em primeira mão com uma cultura totalmente distância da sua. Com a Jana, uma amiga croata minha, eu entendi como foi nascer e viver num país do leste europeu completamente detonado por guerras civis e falta de trabalhos. Com o Ahmed, um colega da Etiópia, eu aprendi sobre o a dificuldade de viver na região saariana e dos seus costumes religiosos.  E com o Kailing, um sujeito de Hong Kong, aprendi bastante sobre como é viver em um dos país mais populosos do mundo. E isso é uma via de duas mãos – graças a mim, eles aprenderam muita coisa sobre o Brasil. Agora eles sabem, por exemplo, que a moeda oficial do país é olho de baiacu.

Esse tipo de intercâmbio cultural é quase impossível no Brasil, a menos que você faça intercâmbio.

4) Liberdade acadêmica

Este aqui é um ponto difícil de atribuir ao Canadá ou ao Brasil; deixarei que vocês debatam nos comentários.

No Brasil, funciona assim – somos oferecidos uma grade currícular de umas onze ou doze matérias pra estudar durante os três anos de ensino médio. O objetivo disso é nos tornar pequenos especialistas em todas as disciplinas, pra nos preparar pro temido vestibular. Você então escolhe que carreira seguirá, e faz o teste. Se passar, ótimo. Se não, tenta de novo no ano seguinte.

No Canadá, funciona mais ou menos como nas faculdades brasileiras. Pra se formar, você precisa de X créditos em 4 disciplinas principais (Inglês, Matemática, nem lembro mais quais eram), e Y créditos em 4 disciplinas opcionais. O objetivo disso é que você pode, já desde o ensino médio, se aventurar em “versões demo” dos cursos superiores que te interessam. Tá afim de ser advogado? Se inscreva em Introdução ao Direito. Acha que seria um excelente chef de cozinha? Faça Culinária. Tem interesse em trabalhar com a comunidade, ou talvez desenvolver mais suas habilidades fotográficas? Dê uma olhada em Assistência Social ou Fotografia.

E o que é melhor, os créditos nessas disciplinas são válidos na faculdade e servem até como pré-requisitos pra outras cadeiras.

Isso torna o ato de ir à escola INCRIVELMENTE mais interessante, mas tem seus problemas também. Como você precisa apenas dos créditos mínimos em matemática e inglês, e os únicos que se aventuram a tomar as versões opcionais (e mais avançadas) dessas matérias são os nerds, o resultado é uma geração de jovens retardados que não conseguem resolver problemas matemáticos mais simples ou que cometem erros de grafia e concordência absurdos. Sabe aquela noção brasileira popular (e egocêntrica) de que gringo é tudo burro? Então, essa é a origem dela.

Pra você ter uma idéia da situação, EU (que falo inglês há apenas quatro anos) corrijo erros crassos dos meus amigos que me fazem imaginar se eles sequer leram um livro na vida.

3) Bilingualidade

Além das centenas de línguas e dialetos que você ouve diariamente a caminho do trabalho, no cinema ou na praça de alimentação do shopping, temos que lidar com DUAS línguas oficiais – inglês e francês.

Na prática, você pode passar sua vida inteira sem saber falar uma palavra em francês sem problema nenhum – apenas uma minoria do país é francofone, e eles se concentram em Quebec e nas províncias mais próximas. Aliás, é muito mais comum ouvir cantonês (China) ou farsi (Irã) do que francês. Quanto mais longe você se afasta de Quebec, mais raro é encontrar um “french-canadian”, como eles se declaram.

Entretanto, nós que moramos aqui no oeste do país não estamos totalmente livres da influência européia – praticamente qualquer tipo de mídia verbal impressa (posters, revistas, rótulos de produtos, placas, QUALQUER COISA) trazem dizeres ou ao menos propagandas em francês. Por exemplo, caixas de cereal matinal têm duas tabelas de valores nutricionais, uma em cada língua.

No começo era estranho, com o tempo se torna totalmente normal. Imagino que vou estranhar ver produtos com rótulos apenas em uma língua quando visitar o Brasil em outubro.

2) Leis, leis, leis

Lá atrás eu declarei que é impossível ter um país de primeiro mundo, que ofereça tantos benefícios aos seus habitantes, sem cobrar deles impostos altos. Aqui está o outro fator responsável pela considerável diferença entre as culturas brasileira e canadense – leis.

Existem dois tipos de legislação no Canadá – leis propriamente ditas, que englobam crimes gerais (assassinato, estupro, roubo à mão armada, etc) e as bylaws, que são regras mais específicas e que só se aplicam às cidades em que você se encontra. E existe bylaw pra praticamente tudo que você pode imaginar.

Cruzou a rua fora da faixa? Multa. Se reuniu com um grupinho de adolescentes skatistas atrás do shopping pra encher o saco da geral? Multa. Jogou um panfleto no meio da rua? Multa. Foi pêgo bebendo em público (tipo, andando na calçada com uma latinha de cerveja à boca)? Multa e confiscamento da bebida. Tava mijando atrás de um muro? Multa ALTA. Existe literalmente dúzias dessas leis menores, cada uma carregando uma multa considerável que garante que o cidadão pensará duas vezes antes de fazer alguma coisa socialmente reprovável.

E a principal diferença entre o Brasil e o Canadá…

1) “Poder aquisitivo” ou “olhem o que eu comprei agora, queridos leitores” 

Admito a culpa – os relatos e fotos que vocês vêem aqui no HBD são provavelmente o principal motivo pelo qual boa parte de vocês já sentiu vontade, mesmo platônica, de morar no Canadá. E isso é, em grande parte, por causa do poder aquisitivo proporcionado pela combinação salários altos + preços baixos. É difícil falar sobre o próprio poder aquisitivo sem soar arrogante ou exibido, então me perdoem.

Vamos analisar minha situação cuidadosamente aqui. Eu sou um operador da sala de controle no tribunal da minha cidade. Isso soa importante, mas na prática mesmo eu sou apenas um segurança com título pomposo. Nada mais que isso. Não tenho curso superior, não tenho nenhum “skill” rentável. Sou apenas um moleque que, pra todos os fins práticos, acabou de terminar o colegial.

Apesar disso, eu fui capaz de (em apenas oito meses) montar um apartamento completo, com certos itens de luxos que apenas poucos no Brasil podem possuir, sem jamais reduzir meu ímpeto consumista que me faz gastar mais de 600 dólares por mês com quadrinhos, armas airsoft, jogos, etc. Sem nem pensar duas vezes eu comprei itens caros como o iPod touch, o Archos, ou meu novo violão, e à vista. Até pra galera que tá bem de vida no Brasil, isso não é algo familiar.

O que um segurança no Brasil poderia fazer com seus 400-500 reais por mês? Comprar farinha láctea pros seus oito filhos e amarrar uma corda no telhado. 

E aí está. Espero que tenham apreciado, porque esse texto deu trabalho pra caralho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Top X

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

315 Comentários \o/

  1. Tio Roy says:

    1º ! O depois eu leio melhor.

  2. ianwlad says:

    aff os caras comentam antes de ler só pra ser primeiro….

    Muito interessante o texto, Kid.

    Mas achei tb que seria mto legal colocar as diferenças do transporte público, deve dar um textinho legal.

    Abraços

  3. Sabai says:

    droga, pq fui lê

  4. Cacá says:

    Do caralho. =D

    Kid, leio o HBD desde a época do post dos góticos -- acho que uma caralhada de gente começou nessa época, também. Participei do FHBD uma época, mas parei de acompanhar já faz um tempo… Enfim, desde aquela época não fico mais do que uma semana sem dar uma passada aqui, ler seus posts novos e, às vezes, reler os antigos. =)

    E, hm, sobre a multiculturalidade… Cara, não que o resto do Brasil esteja assim, mas São Paulo aos poucos caminha pra um lance parecido. Dia desses atravessei a Av. São João (entre a Ipiranga e a Duque de Caxias, no centrão da cidade) sem ouvir uma palavra em Português, só passando por dois casais Peruanos e uma renca de Nigerianos.

    Amigo meu também atravessou a Praça da República no meio de Nigerianos, Angolanos, Chineses, Bolivianos e Europeus Orientais Genéricos falando alguma língua cheia de consoantes -- mas nada de Brasileiros. Enfim, SP tende a ficar tão cosmopolita quanto NY, um dia.
    [I S2 SP mode OFF]

    Ah, e um post sobre o transporte público canadense seria bacana, mesmo. =D

  5. Perini says:

    Agora depois de ler tudo, puta que paril, bem o que eu queria, vou fazer intercambio final do ano que vem e é sempre bom saber mais coisas.

    Fiquei com duas dúvidas/curiosidades

    1º: No assunto 6, você falou que os trade workers são muito valorizados, ai fiquei encucado, tu sabe a média salárial dessa área ?

    2º No assunto 1, na parte “proporcionado pela combinação salários altos + preços baixos” tu se refere preços baixos apenas para os eletrônicos ? Porque falam que o custo de vida ai é altíssimo.

    Valeu kid por mais um texto excelente!

  6. mathx says:

    Putz, hoje o HBD estragou minha produtividade… e já me atrasou pro próximo compromisso. E ao invés de sair fico aqui escrevendo comentários…

    🙁

  7. Luiz Felipe says:

    Muito bom KID, haha, mas um texto sensacional.
    É muito bom acessar o HBD e ver sempre textos novos. Conheci o blog em 2005 acho, com aquele texto do Klaus que me fez rir, rir, rir e fazer divulgação do seu blog de graça =D.

    E sim, eu já senti vontades de ir para o Canada após ler seus textos, e após ler essa ultima parte, deu vontade de agora mesmo vender tudo que eu tenho, pegar um emprestimo no banco e ir hoje para ai.

    Hehe

  8. rcrd says:

    Continuo com uma imensa vontade de morar no Canadá… tava vendo preços pra ir praí e tal. Quem sabe ano que vem :]

  9. Godoi says:

    Dá uma vontade de largar tudo, e pegar um avião para aí.
    A tentação de ter um salário e um poder aquisitivo bem maior é grande.

    Porém é como começar uma nova vida.
    Amigos, família, namorada… tudo viraria história.

    Eu fico curiosos e com aquela vontadezinha de tentar! ;P

  10. Dan says:

    Excelente cara ..muito bom mesmo.

    Fiquei imaginando um monte de gente tomando multa por ai ..aqui em campinas é comum ver (muitas)pessoas atravessar a rua fora da faixa ..alias ..muito comum ..

    abraço izzy!

  11. Victor says:

    Olha só textos diarios! isso mesmo Kid continue assim igual nos velhos temposo/
    pra nao perder o costume… e as patricinhas intercambistas?

  12. Eduardo says:

    fodão o texto…o negócio das bylaws eu achei interessante,não sabia dessas mini-leis canadenses…

    ah,e eu tenho vontade de morar no Canadá desde que começei a ler o HBD(três,quatro anos atrás),então se um dia eu,por ironia do destino,virar seu vizinho chato e irritante, lembre-se que o único culpado daquilo foi VOCÊ XD

    e btw,os french-canadians são tão “super-patriotas” em relação a sua língua e cultura como dizem,ou é meio exagero ??

  13. Vovô Garoto says:

    Que bom cara, o blog está ficando caprichado de novo, parabéns.
    E você não deve estranhar as embalagens dos produtos brasileiros estão em português e espanhol, por causa do Mercosul.

  14. Caio says:

    Muito bom o texto!

    Mas textos assim só faz reforçar a minha vontade de morar fora do Brasil 🙁

  15. Trovalds says:

    Quide, não sei se tu já postou algo parecido aqui ou no Fórum, MAS… tu poderia postar sites que descrevam empregos no Canadá e o “caminho das pedras” para conseguir um visto de trabalho por aí?

  16. Dafne says:

    Muito bom pessoa! Além da super vantagem de que você realmente atualiza isso aqui, o que me garante normalmente um texto a cada 2 dias…
    Conhece o Loser? http://www.interney.net/blogs/loser/
    É mto bom (leia os textos mais velhos), bom, pelo menos eu gosto do jeito dele de escrever e das idéias absurdas, mas o cara demora de mais pra atualizar…

  17. Chucrutes says:

    Curti bastante o texto…
    Tenho planos de mudar de país um dia,e o Canadá com certeza está na minha lista…

  18. marcus says:

    E o mercado de trabalho na Canadá para futuros Estatísticos com PhD nos EUA? Será que é bom?

    Off-topic: teu aniversário de namoro é dia 27 de abril? O meu é dia 28!

  19. Lucas Teixeira says:

    Kid tem um erro no seu texto.
    É normal se referir ao Brasil como um país tropical, mas isso não é verdade.
    Eu como um bom gaúcho sei muuuito bem o que é o frio. Claro que não é tão frio como o Canadá, mas é bem mais gélido que os 10 graus de São Paulo.
    Sem generalizações kidô!

  20. Kid says:

    @Lucas Teixeira
    Me perdoe cara, mas não posso classificar um país de acordo com a minoria, né? O país não deixa de ser tropical porque faz “frio” em UM estado, né?

    Mas vamos pros exemplos práticos.

    Em Porto Alegre está fazendo no momento 23 graus. Em Calgary, -6.

    E leve em consideração que esses -6 graus tão sendo considerado um dia quente. Não estou de putaria.

    O que é uma temperatura baixa em RS? 4, 5 graus? Reitero -- isso não é frio, e muito menos pode ser comparado ao clima canadense.

  21. Robson says:

    certamente não erra isso que você queria despertar..
    mas to com invejinha 😛

    vou ficar sonhando com meu concurso que vai me pagar 5k por mês para não fazer nada

  22. Alessandro says:

    Quanto ao ítem 2, aqui também existem várias leis municipais com multas pra coisas desse tipo, como multa pra jogar lixo no chão por exemplo. Acho que a diferença pelo que você falou é que aí a fiscalização funciona, aqui não.

  23. Hikaru says:

    caralho.Mto bom o post!Vai evitar que eu te adicione no msn pra perguntar do Canadá =P
    Hehe…mas falando serio, vc fala frances,kid? Ouvi dizer que isso é pre- requisito pra ir pro canadá.
    É que eu planejo ir pra aí daqui uns 2 ou 3 anos quando terminar a faculdade. Eu ja sei falar ingles, mas nao manjo nada de frances…
    Eu ouvi falar tb que eles se interessam bastante por mao de obra qualificada. Aí vc acha que dá pra exercer uma faculdade que fez aqui no Brasil no Canadá?

  24. Xisde says:

    Gostei do post XD

  25. rcrd says:

    @Kid

    na verdade o frio aqui no RS (pelo menos no vale onde moro, 40km de Porto Alegre) chega a -5º, e fica em média -2°.

    A temperatura está em 23° agora porque não é inverno ainda, hahah -- temos que admitir que é um país tropical =]

    Lógico que o frio daqui não se compara ao frio daí, mas acredito que aí a climatização de ambientes seja muito superior à nossa…

  26. Tio Luiz says:

    [i]”Ou seja, matam um e deixam o outro à beira da morte, imagino.”[/i]

    UHAahaUAhuAHAUAha

    Demais cara!

  27. Poserboy says:

    Paulista reclamando de frio é dose. Carioca então, nem se fala. Em NOVEMBRO passado, um carioca veio passear por causa da “namorada” que é daqui. Vestia jaquetão, moleton, touca, manta, luvas, etc.

    Mas o frio do RS é bem desgraçado. Aqui de Pelotas, por causa da umidade, é mais desgraçado ainda.

    Mas, mesmo assim, -23°C me afugenta uma possível vontade de ir pro Canadá.

  28. Felippe says:

    Faltou uma informação, como faço pra conseguir um visto? AHiuAHIUA

  29. Kayaphas says:

    bom papoha…mas fikei com uma duvida: faz frio aih? e calor?…

    tá….parei…

  30. Bruno Guedes says:

    Preguiça de escrever um comentário elaborado. Adorei o post, tá genial.

    A propósito: é fácil ir pro Canadá? 😀

  31. Coisa bisonha, meu outro comentário ficou preso no meio do caminho…

    Enfim… interessante, Kid… diz aí: é difícil ir morar no Canadá? =D

  32. Fábio says:

    Cara o foda do clima também é a amplitude térmica, ou seja, diferença entre máxima e mínima, o Brasil é jóia porque a amplitude térmica daqui é minúscula comparando com outros países (tomo como exemplo o meu Paraná).
    Quanto as bylaws, aqui no BR temos as leis municipais, mas parece que aqui elas não são tão numerosas (e chatas) quanto as daí.
    E nos podrutos brasileiros vc vai encontrar sim rótulos em duas línguas, ultimamente tá aparecendo muito rótulo em português e espanhol.
    Rapaiz, e esse negócio de escolher a classe que vc vai eu já tinha visto nos filmes mas só agora realmente caiu a ficha, hahaha, e isso prá nós daqui é como se fosse contra as leis da física.
    E o negócio da inversão de valores trabalhísticos nos países de primeiro mundo eu já conhecia, METADE da minha família é imigrante ilegal na Espanha (mãe, irmã, sobrinho e até um primo). Só tem uma coisa: isso só vale prá homem, minha mãe e minha irmã não tão lá as mil maravilhas lá não, só meu primo que tá melhorzin.

  33. Fábio says:

    Ah, sim, esqueci, ótimo post.

  34. Anon says:

    Oy, Kid, eu tou querendo me mudar para aí(proposta de emprego), cê sabe me dizer se um apartamento aí é mais ou menos o mesmo preço daqui?

  35. Pauduro says:

    Ano passado passei o começo de julho no interior SP divisa com Minas (Serra da Mantiqueria)
    Fez -2 graus e sensação térmica de -8

    Meu pau parecia q ia cair!

  36. Argus says:

    Kid, assim como os caras ali em cima, moro em Porto Alegre e tal. Aqui, no inverno, realmente chega a fazer -2º. Em Porto Alegre.

    São Francisco de Paula, na serra gaúcha, chega a fazer -10º. Cambará do Sul, bem perto da cidade anterior, faz -15º no inverno. E por aí vai.

    Ótimo texto, de qualquer jeito. O último item é verdade, diversas vezes eu já pensei em, quando tiver idade e cabeça suficiente, ir para o exterior. Mas seria para Londres |:

  37. Argus says:

    @Poserboy: Pelotas, cara? Tenho medo de ir para aí. Dizem que a proporção de bicha para hetero é de 2:1.

    Tá, parei.

  38. Renan Martins Paiva says:

    Simplesmente magnífico o texto.
    Textos longos, bem elaborados, é disso que eu gosto de ler aqui 🙂

  39. Nightshadew says:

    Tinha parado de acompanhar o HBD por falta de posts, mas pelo visto as atualizações voltaram. Ótimo, de volta ao meu Speed Dial 😀

    Kid, tem alguma idéia se engenheiro elétrico/eletrônico tá em alta por aí?

  40. Lucas Teixeira says:

    @Kid
    Concordo, não é tão frio como no Canadá.
    Mas aqui nos locais mais frios chega a -10 graus.
    A minha cidade não tem uma temperatura tão baixa e nem neva (principalmente por ser muito próxima do nível do mar), mas chegamos a -5 no inverno.

    Claro, não quero comparar o clima do Canadá com o daqui, seria absurdo.
    Mas isto foi apenas um surto meu pois me sinto discriminado (:P). Quando falam em Brasil falam em praia, bundas e carnaval. Algo que é muuuuuito distante da minha realidade daqui.
    Ai no final das contas parece que moro em outro pais!

  41. N says:

    O que um segurança no Brasil poderia fazer com seus 400-500 reais por mês? Comprar farinha láctea pros seus oito filhos e amarrar uma corda no telhado.

    Espera chegar um Izzynho pra ver o que acontece com a grana. 🙂

  42. Cephiro says:

    Quanto ao clima, não dá nem pra comparar Brasil e Canadá. Pra quem se assusta com as temperaturas, eu garanto: os -20° de lá são MIL VEZES mais confortáveis que os -5 ou 38°daqui. Lá o clima é BEM mais seco, o que torna a sensação térmica mais amena, e como TUDO é climatizado, você quase nem sente o frio.

    Sobre segurança, é uma sensação estranha mesmo quando você chega lá. Você normalmente passa por vielas pra chegar nos cantos, vielas que se você fosse passar no Brasil seria assaltado 3 vezes, estuprado 2, e ainda te levavam 1 rim.

    Sobre as leis, realmente, pra um brasileiro, não poder cruzar a rua fora da faixa enquanto toma uma cerveja parece beeeem estranho. Eu senti uma falta tremenda de poder fazer isso. =/

    Poder aquisitivo: ok, não é pra tanto, Kid. Comparativamente, as coisas por aí são incrivelmente caras. Claro, aí vocês ganham muito bem, mas pra quem é acostumado com os preços brasileiros, é uma facada atrás da outra (“2 doletas por uma Coca? WTF?”). Mas quanto a bens duráveis, tens razão, é praticamente 1/3 do preço daqui.

  43. Argus says:

    Até porque as nossas praias do RS são uma bela bosta.

  44. Lucas Teixeira says:

    Outro detalhe importante que torna o inverno daqui trágico comparado ao daí.
    O Brasil é um pais pobre nós não temos climatização em ambientes fechados no inverno.
    E pagar por isso é muito caro, a solução é aguentar aquele frio infernal em qualquer parte que tu vai.
    Não é muito fácil tomar um banho quando a temperatura na rua é -2º C e na tua casa é de 2º C.
    Muito macho do sudeste ia passar o inverno inteiro sem tomar banho. 😛
    Hahahaha

    Falou!

  45. pilla says:

    ah nao eh frio no rs eh? experimenta dá uma volta de bermuda e camiseta no inverno entao!

    ps.: ótimo texto

  46. Lucas Teixeira says:

    @Poserboy
    Somos da mesma cidade! Haueaueaieuh
    Tinha evitado falar que era de Pelotas por causa de possíveis comentários desnecessários.
    Mas já que ele foi mais corajoso que eu e se pronunciou primeiro também vou sair do armário (ui).

  47. pilla says:

    ih que mentira lucas, eu moro em rio grande e aqui não chega a -5 nem fodendo

  48. karsh says:

    kid, por favor, tem como você me passar informação de como ter acesso a um visto pra morar no canadá ou coisa do genero, to pensando sériamente em me mover do brasil, a principio eu iria morar com a minha familia na italia, porem ir pra europa não é uma idéia que me atrai, eu tenho problemas com linguas latinas, porem nao com ingles e inglaterra/usa estão fora de cogitação.

    qualquer coisa manda para karshhc@gmail.com, qualquer informação mesmo eh de muita utilidade, e apesar de raramente comentar sou um leito assíduo do seu blog XD.

    a propósito, bota logo o google ads para podermos ajudar :), obrigado.

  49. Lucas Teixeira says:

    Hhuieuhiaehuae, to floodando os comentários. Que coisa de noob.

    @pilla
    bom cara, tenho duas coisas para te falar.
    1º -- Somos de cidades diferentes. Por mais que a distância não seja tão grande o clima muda.
    2º -- Eu disse que “chega a -5”. Isso não quer dizer que é uma temperatura normal do inverno. Isso acontece pela madrugada em poucas noites do inverno.

    Eu estava me referindo a casos mais extremos. Não estou comparando em hipótese alguma as temperaturas daqui com o Canadá ou qualquer coisa.

    Apenas casos extremos… tenho certeza que a expressão “chega a -5” deixava isto bem explícito.

  50. Nortonn says:

    Eu passei 1 mes lah em Vancouver, q não eh absurdamente longe de onde vc mora. Posso flar q foi a melhor experiencia da minha vida, não tem nem comparação com o brasil. Voltei lotado de bugigangas, jah q são baratas tem q aproveitar, neh =P

    mto bom texto, kid

    parabens 😀

  51. Jovas says:

    Cara, é praticamente impossível pensar no Brasil com um estilo de vida como esse.

    Sobre segurança mesmo. Dia desses fui à uma boate, mas antes passei num posto de gasolina que fica em frente. Depois de comprar umas cervejas, quando tô saindo da lojinha de convenicências do posto, vejo 3 caras trocando uns supapos: um fortão contra dois “normais”. Os “normais” tomam umas porradas que os fazem recuar, pra perto de um policial que tava de bobeira lá na lojinha, e vendo a cena do meu lado (!).

    Quando os caras chegam e falam pro policial fazer algo, ele diz:
    — Vocês são dois e ainda apanham, pô?! Aaaah…

    É uma putaria.

  52. Leonardo says:

    Kíde e blogueiros desocupados, deixa eu fazer uma pergunta; eu morei durante um bom tempo na Alemanha (e só estou esperando pegar o canudo pra voltar lá de vez), vocês acham que seria interessante eu escrever sobre esse tipo de coisa para terem uma idéia de como é a vida em outro país que não o Canadá e Zilzão?

    Eu escreveria com o maior prazer se o pessoal tiver interesse nisso, e lógico que eu tentaria fazer algo decente de se ler.

  53. Gustavo737 says:

    Muito bom o texto, voltando a elevar o nível do HBD.
    Se você voltar a falar do Canadá nos posts, eu acho que as diferenças no transporte urbano e principalmente na mentalidade entre os povos seria um bom assunto.

    E realmente passa uma boa impressão do Canadá, que aliás desde um bom tempo antes do HBD começar que queria morar por aí, parece ser bom (o país está popular aqui nos comentários). E minha área não tem futuro no Brasil.

    De todas as diferenças qual a que causou o maior impacto?

  54. Julia says:

    9) Educação superior
    será q é msm ponto pro Brasil?
    acho q o fato de pagar para cursar a educação básica só diatancia ainda mais os pobres de conseguirem algo na vida: ou vc nem termina o 1° grau, ou vc tem nivel superior.

    4) Liberdade acadêmica
    concordo…seria muito bom se os jovens dessa idade tivessem mesmo alguma maturidade para escolhas… mas como nao têm, é ponto pro Brasil.

    8) Impostos
    aqui tambem existe, mas já tá embutido no preço da etiqueta, oras…

    2) Leis, leis, leis
    tirando a lei sobre beber cerveja na rua, acho q é ponto pro Canadá.

  55. Tiago says:

    Muito bom o texto, deve fazer as perguntas idiotas que te fazem no MSN diminuirem (ou não, internautas tem comportamento aleatório).
    Agora que ativei a net onde estou morando vai ficar bem mais prático pra comentar.

  56. Predolim says:

    Só eu ri com a foto do tópico de segurança? ):

  57. Nightshadew says:

    @Leonardo

    Seria ótimo, escreve aí!

  58. Dan says:

    Eu confesso que este post me deu o empurrão pra começar a ver trabalhos no Canadá 🙂

    Talvez eu nem espera a faculdade ..so vá com o meu diploma Técnico mesmo 🙂

  59. HPhil says:

    ptm xD
    q tezão

  60. Maria Victória says:

    é, eu tenho uma vontade quase platônica de morar no Canadá.mas quero mais ainda morar em Nova York.

    eu prefiro que o ensino fundamental-médio seja gratuito e faculdade paga.porque na faculdade você pode trabalhar pra pagar 🙂

  61. Mateus says:

    Kid, tu devia colocar aqueles marcadores de pontuação de post (tipo 5 estrelinhas ou coisa do genero).
    Sou o tipo de leitor q tem preguiça de comentar, mas tou aqui sempre e acho q talvez esse método fosse interessante pro blog.
    Valeu!

  62. Tomás says:

    Gostei do texto, eu tenho uma tia que mora em toronto e ela já tinha me falado algumas das coisas que você contou. Calma, mas o texto teve coisas inééditas hehe!!

    Sim, e eu estou só lendo tu falar que vem aqui pro Brasil em outubro, c vem pra quais cidades, São luís tá no roteiro?

  63. Kenshin Br says:

    Achei estranho vc falar de imposto, pq aqui a gente paga muito mais do que em qualquer outro lugar do mundo.

    Se um negocio custa 100 reais, 50 é imposto. LOL.

  64. Jhonatan says:

    Kid fazendo sucesso com posts não tão polêmicos. =)

  65. Luiz Felipe says:

    Já fico imaginando o Kid vindo pro Brasil e fazendo posts sobre a viagem…

    HAHA

  66. Fabiana says:

    Sentir inveja é bem legal, é o que diz nas Bíblias.
    Resta saber o que EU vou fazer amanha quando acordar, para melhorar a situação deste lixão que vivemos…
    Talvez faça críticas pela internet… Ha!

  67. Miu says:

    Essa é a diferença… lá, se vc ferrar com alguma coisa, tá se metendo com um biláu..

    aqui são só leis normais =$

    ho ho ho ho

    veja lá, será que só eu pensei nisso?!
    XD

  68. tommy says:

    planos pra morar na Alemanha, Japão… e agora: Canadá. Só falta o bom agora: cascalho.

  69. NapA says:

    Só um comentário rápido…

    “Sabe aquela noção brasileira popular (e egocêntrica) de que gringo é tudo burro? Então, essa é a origem dela.”

    Será que vale a pena a gente se orgulha de não sermos “todos burros” vendo que os burros de lá se dão muito melhor que os craniozinhos daqui? Eu acho que não…

  70. Kid says:

    Ok, vou tentar responder alguns comentários.

    @Cacá
    Anotado. Vou escrever um post sobre transporte público em breve.

    @Perini
    Um pedreiro iniciante ganha tranquilamente 16-18 dólares por hora. Um pedreiro com alguns anos de experiência ganha na faixa de 30 dólares a hora.

    E esse lance de “custo de vida aí é alto” é muitíssimo relativo. Aluguel é bastante caro realmente, e alguns serviços também (tipo, se você precisar de um carpinteiro/eletricista tá fodido). No geral, o resto é tranquilo.

    E eletrônicos nem se comenta. Um iPod que custa 300 dólares aqui (um quarto do salário mínimo canadense) custa mais de mil reais aí (quase três salários mínimos brasileiros)

    @Eduardo
    Sim, french-canadians (franceses em geral, na verdade) são geralmente mais patriotas. A propósito, Quebec tenta há décadas se tornar independente do resto do Canadá.

    @marcus
    Isso, meu aniversário de namoro é no dia 27 de abril. Sabe o que é bizarro? Esse era meu aniversário de namoro com a ex-namorada também :S

    @Anon
    Aluguel é definitivamente a coisa mais cara do custo de vida aqui. Meu apartamento pequeno, de apenas dois quartos, custa mais de mil dólares por mês. A beleza é que eu divido o aluguel com o irmão e a namorada.

    @karsh
    Cara, dá uma googlezada por “Consulado Canadá Brasil”.

    @Cephiro
    Poder aquisitivo: ok, não é pra tanto, Kid. Comparativamente, as coisas por aí são incrivelmente caras.

    Tá se referindo a que, exatamente? Tu passou apenas um mês aqui, cara. Tu não paga contas, nem faz compras, nem nada disso. Estou curioso a que você se refere que é “incrivelmente mais caro”.

    (…)mas pra quem é acostumado com os preços brasileiros, é uma facada atrás da outra (”2 doletas por uma Coca? WTF?”).

    Fakezord grande, ein? 2 litros de Coca Cola custa 97 centavos no Walmart. Máquinas de refrigerante em qualquer lugar cobram um dólar pela latinha.

    Onde você viu Coca Cola de 2 dólares…?

    @Mateus
    Vou tentar instalar algo parecido.

    @Tomás
    Passarei em Fortaleza e em São Luís.

    @Kenshin Br
    Não sei quem está perpetuando esse mito, mas o Brasil não é o país em que mais se paga impostos no mundo.

    @Cabelera
    ISSO. Nego tá com sonhos de mudar de país mas não consegue sequer dar umas googlezadas pra arrumar informação por sí próprio, quer tudo mastigadinho? ;/

    E o lance do custo de vida que você falou é acertadíssimo. Mesmo que a tal coca cola fictícia de 2 dólares do Cephiro fosse real, esses dois dólares custam MENOS pra um canadense que dois reais custam pra um brasileiro.

  71. Kid says:

    A propósito, no texto eu não disse em momento nenhum que se paga mais imposto no Canadá que no Brasil. Só falei que se paga BASTANTE imposto.

    A diferença que rendeu esse item na lista está no fato que os impostos de compra não estão “embutidos” na etiqueta, como no Brasil.

  72. Gam says:

    Seu blog é mais famoso que o da Ivete Sangalo. Topei com ele no Google hoje =x

    Sabe, apesar de tudo isso, eu não me interesso em sair do Brasil.
    O povo aqui é mais sussa, as leis não funcionam e eu tenho um estudo bom o bastante pra ter um bom estilo de vida no futuro.
    Disserte sobre isso, Kid. Falei errado? =x

    Fato é que nunca saí do Brasil, então…

  73. Z says:

    Acho interesante que no post passado ninguem deu bola ao meu comentário relativo ao post mas simplesmente se limitou a defender a sua postura de dizer que fala inglês fluente(disse isso depois de ir para o canadá) ao invés de ler realmenta o que eu tinha a dizer. Eu realmente acho estranho que seu blog tenha se tornado tão comercial de uma hora pra outra sem ter nenhum ads ou algo parecido, se é apenas pela “fama” e o admiro pois tem feito um bom trabalho, mas como bom brasileiro que não acredita em (quase) nada que um homem público diz eu não sou tão crente nisso.
    Eu vivo em curitiba, aqui o clima é um pouco mais ameno, não chega a ter temperaturas negativas mas fica bem frio, 2, 3º. Ouço falar muito de violência, vários dos meus amigos já foram assaltados, mas o ultimo sujeito que quis me assaltar perdeu um cigarro, acho que no brasil o que ainda vale é a ‘malandragem’, ser astuto e sagaz pode salvar sua vida ou seus trocados, o canadá parece um bom lugar pra se viver, mas eu não estaria feliz trabalhando de segurança ou seja la o que for, gosto de desenvolver e aprender, acho que gostaria de ser professor, também entendo boa parte do que ouço em filmes ou jogos mas nunca me considerei fluente pois nunca tive a oportunidade de usar meu inglês oralmente, sei escrever e ler muito bem, ouvir marromenos, falar eu nunca testei.
    Parabéns pela evolução do blog, passou de algo que vale a pena ser lido para algo que vale a pena ser comentado e aparentemente sem incentivos monetários.

    perdão pelos possíveis erros de gramática, eu não estou 100% sóbrio ao comentar e mesmo após ter lido e re-lido meu escrito, creio que possam haver erros. Só para evitar flames ignorantes.

  74. Z says:

    detalhe: comentava enquanto esperava um filme porno em streaming carregar, sabe como é, net de 250 não é la essas coisas por isso escrevi tanto.

  75. Kid says:

    @Z

    O que você quer dizer com “seu blog se tornou comercial de uma hora pra outra”?

    Eu não ganho nenhum centavo com esse site (na verdade, ele me custa dinheiro pra manter) e o atualizo apenas no meu tempo livre. E meu blog não sofreu nenhuma mudança “de uma hora pra outra”, continuo com o mesmo público que sempre tive a meses. A única diferença é que tou postando com mais frequência, o que faz o pessoal comentar mais.

    Continuo não entendendo o lance do “virou comercial”. Como você pode ver, não há nenhum banner de qualquer espécie no meu site, não há nenhum tipo de post patrocinado sobre coisa alguma.

  76. Stan says:

    Sobre o clima Kid, acho que já falaram aí encima, o que vocês sentem ai eh muito mais amenizado do que nós. Eu moro numa praia, então veja bem, a média do verão é sempre ali pelos 30ºC. E nesse verão, numa noite bateu -2ºC. Tu pode pensar “haha isso é normal aqui”, e por isso mesmo não é tão sentido, aqui ninguém tem aquecedorzinho dentro de casa e com certeza quem vem veranear não traz blusão de lã na mala. Então deixe nós brasileiros continuarmos reclamando do frio que faz aqui, já que relativamente é a mesma bosta.

    --

    “Argus:
    Até porque as nossas praias do RS são uma bela bosta.”

    Torres pra pegar onda e pela tranquilidade, Capão da Canoa e Atlântida pra fazer festa, pra que melhor que isso?

  77. not me says:

    outra diferença sobre os impostos. não sei exatamente como eles são cobrados (tanto aí como aqui), mas me parece que seja assim:

    canadá
    preço do produto: $100
    imposto A: 2% sobre o preço base
    imposto B: 3% sobre o preço base
    imposto C: 5% sobre o preço base
    preço final da parada: $110

    ou seja, no canadá, os impostos são cobrados sobre o valor do produto.

    brasil
    preço do produto: $100
    imposto A: 2% sobre o preço
    imposto B: 3% sobre o preço com o imposto a
    imposto C: 5% sobre o preço com o imposto B
    preço final da parada: $110.31

    ou seja, no brasil os impostos são cobrados em cascata. some-se a isso a quantidade de impostos federais, estaduais e municipais e voce tem produtos custando 2 vezes mais caro, ainda mais se for importado.

  78. Diogo says:

    Ter leis rígidas não garantem o cumprimento delas. Acho que a diferença entre os dois países está mais aí. Presenciei em Calgary um policial multando um moleque que tinha jogado o copo de refrigerante no chão.

    Aqui no Rio é difícil vc ir na Central do Brasil e não testemunar meia dúzia de filhos da puta mijando atrás das estátuas.

  79. Cabelera says:

    Agora sim ta rendendo essa bagaça. Vamos ter que incluir o iPod em nossas orações por isso ;).

    @Lucas Teixeira: Realmente não é muito agradável tomar banho aqui no sul quando a única coisa que tu tem para esquentar o banheiro é uma latinha de extrato de tomate com dois dedos de álcool queimando, pq se tu arriscar ligar a merda da estufa de 3000W mais o chuveiro de 7000W, cai a chave de luz e tu vai ter que dar uma divertida caminhada até a caixa da luz, enrolado em uma toalha e com o corpo cheio de sabonete, a uma agradável temperatura de 0 graus.

    @Um monte de gente:
    Para sair do país e ir morar em qualquer canto do mundo o mínimo de que o cara precisa é ter um pingo de iniciativa própria pô! Não é tão difícil assim catar ai no google o Consulado do Canadá e ver como conseguir o visto.

  80. Cabelera says:

    @Kid:
    8) Impostos: Eu não tenho nenhuma pesquisa em mão aqui, mas tenho quase certeza que a carga tributária no Brasil é maior que a canadense, se não me falha a memória teve uma pesquisa que mostrou que o brasileiro trabalha em média oito meses por ano “por governo”, levando em conta o que se paga de impostos aqui. Isso sem contar a brutal diferença que pagar impostos no Brasil é a mesma coisa que jogar o dinheiro no lixo.

    6) Inversão de valores trabalhísticos: Isso é aparentemente uma constante nos paises de primeiro mundo, tem um maluco que eu conheço que ta morando na Itália e ele trabalha soldando fios de alta tensão. Ele recebe um salário módico de 6.000 Euros, enquanto o “normal” lá gira em torno dos 1.500.

    @Alguém que falou de custo de vida: Sobre o custo de vida, é obvio que algumas coisas são mais caras no “primeiro mundo” (nunca vou me esquecer da garrafinha de água que eu paguei 15 Reais no aeroporto de Zurique) mas porra, eu prefiro mil vezes pagar 2 dólares uma coca, recebendo um salário de 2.500 dólares do que pagar R$ 1,50 uma Coca com um salário fudido de 500 reais.

  81. Cabelera says:

    *“por governo” -- Leia-se “pro governo”

  82. Cabelera says:

    * (…)oito meses por ano “por governo”(…)

    Leia-se (…)oito meses por ano “pro governo”(…)

  83. Cephiro says:

    @Kid
    Meus gastos foram mais com transporte, alimentação e mais algumas coisinhas, o que já dá pra sentir o custo das coisas. E como eu disse, pra quem é acostumado com o custo das coisas aqui, é realmente um tanto caro se manter aí.
    Quanto à Coca de 2 dólares, eu vi por algum canto aí sim, mas não lembro exatamente aonde. Esqueci de tirar foto, mas pergunta pro Wagner que de repente ele lembra.

  84. K-Max says:

    caralho, post gigantesco em clima de discovery channel.
    vou ler mais tarde 😀

  85. deuso says:

    Clap, clap, clap. Adorei o texto. Já queria muito morar no Canadá, agora então…Só questão de convencer a namorada 😛

    Kid, como ficam os salários do pessoal que tem curso superior? Imagino que Advogados, Médicos e Engenheiros não devem ganhar uma merreca, mas dá pra, digamos, encher a burra de dinheiro e voltar rico pro Brasil, como é o sonho de todo Mexicano?

  86. M says:

    Só pelo fato de que por ano vocês têm 4 estações definidas, já torna o lugar infinitamente melhor do que o local onde eu moro, que varia de muito quente para um pouco menos muito quente.

  87. lol says:

    Continuo não entendendo o lance do “virou comercial”. Como você pode ver, não há nenhum banner de qualquer espécie no meu site, não há nenhum tipo de post patrocinado sobre coisa alguma.

    Eu fiz um comentário parecido com esse, há alguns posts atrás. É que de repente vc começou a querer agradar os leitores, falando diretamente com a “massa anônima” que le seu blog, parecendo muito mais amistoso do que vc sempre se pintou.

    E como a coisa aconteceu meio de sopetão, e posts trabalhosos começaram a aparecer um atrás do outro… Quando a esmola é muito, o pobre desconfia, sabe como é.

    Bom, independente disso, os posts estão ótimos. Sinta-se lisonjeado, seu blog é o único que me dei ao trabalho de acompanhar, em toda minha vida internérdica. Alias, senão me engano foi o CAD que me mostrou ele, e falando nisso, o moleque ainda vive?

  88. chrome says:

    e conseguir cidadania, é dificil?
    porra, eu até tô fazendo faculdade publica e tal,a mais famosinha do Brasil, mas, cacete, jogar uns tijolos em cima de uma massa cinza e ganhar bem é algo a se pensar.

  89. Gam says:

    Não esquece de me responder o/

  90. ianwlad says:

    Falar q o blog é comercial é foda 😆

  91. Kid says:

    @lol

    Agora entendo melhor suas dúvidas. Bom, como você pode ver, costumo sem lucrar absolutamente nada com esse site. Não há posts patrocinados (eu quase nunca falo bem de coisa alguma, aliás), não há banners, não há nada do tipo. Esse site só me custa tempo e dinheiro, não ganho absolutamente nada com ele.

    A única coisa que mudou é que eu passei a ter mais disposição pra escrever e me comunicar com os leitores

    @Cephiro

    Uma passagem de trem/ônibus custa $1,75. Um passe mensal que permite você a pegar quantos trens/ônibus quiser, o dia inteiro, custa 70 dólares. Isso não é caro.

    Alimentação também não é cara. Um lanche no McDs por exemplo custa menos de 6 dólares. Compras aqui na minha casa (que têm que manter 3 pessoas) ficam sempre na faixa dos 150 dólares. Leve em consideração que nossa renda mensal combinada ultrapassa os dez mil dólares por mês.

    Sua impressão de as coisas serem caras se deve exclusivamente pelo fato de que você não trabalhava aqui, e portanto tinha que usar reais pra pagar por suas despesas.

    Trazendo dinheiro de outro país pra gastar aqui (dinheiro este que vale menos que o local), você não pode categoricamente dizer que as coisas são mais caras. Na verdade elas são muito mais baratas, porque você tem que levar em consideração quanto se ganha AQUI.

  92. pilla says:

    sobre os impostos no brasil, http://www.impostometro.org.br/

  93. darso says:

    …matam um e deixam o outro à beira da morte, imagino.

    uahuhauahauhuhauahua

  94. Leonardo says:

    Posso escrever a parada ou não?

  95. Kid says:

    @Leonardo

    Por que você não começa um blog? Não precisa nossa permissão pra isso.

  96. lol says:

    Não era bem uma duvida que eu tinha, era só estranheza mesmo, que resolvi expor, já que vc convidou os anonimos a comentar.

    Mas enfim, mesmo que fosse por um motivo comercial e o blog tivesse cheio de banners, o conteúdo tá ótimo, e isso é o que importa.

  97. Leandro says:

    Cara, você pode falar a vontade que o Canadá é isso, ou aquilo…

    Mas não adianta:

    O Brasil é muito mais bonito.

    Huahauha!

  98. Kayaphas says:

    ‘boniteza’ é relativa…eu, por exemplo‚ não gosto d gordinhas… =P

  99. Soyer says:

    Se nada aqui der certo, me mudo pro Canadá 😀

  100. Cab says:

    Estou preparando minhas malas!

    Isso é sério, quero urgentemente mudar de país e agora já sei pra onde ir! É caro coisas relacionadas a moradia e alimento?

    Afinal, não vou morar com meus pais aí e teria que me virar só e comprar tudo. =|

  101. Denys says:

    Um relatório recente do Banco Mundial revelou que uma companhia típica no Brasil precisa dedicar 2.600 horas por ano para pagar os seus impostos -- isso faz com que o país fique em último lugar entre as 177 nações pesquisadas.

    Na Irlanda são necessárias apenas 76 horas.As grandes companhias empregam exércitos de advogados para guiá-las através do labirinto de regulamentações.

    Mas, ao se depararem com tal complexidade, muitos pequenos empresários ou vão à falência ou mergulham na “informalidade” -- um termo muito utilizado no Brasil como um eufemismo para a sonegação de impostos.Além dos impostos trabalhistas e as contribuições à previdência, as companhias têm de lidar com os impostos estaduais sobre as vendas -- governados nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal por 27 conjuntos de leis diferentes -- bem como com inúmeros outros impostos sobre vendas, lucros e folhas de pagamento, nos níveis municipal, estadual e federal.

    O fardo fiscal no país vem aumentando sistematicamente nos últimos anos, tendo chegado a um patamar de cerca de 37% do PIB (Produto Interno Bruto), tão elevado quanto o de muitos países desenvolvidos, sem entretanto resultar na qualidade dos serviços oferecidos por estes países.Fábio Pina, da Fecomércio, uma associação de comércio com sede em São Paulo que faz campanha pela reforma fiscal, afirma: “Alguns impostos são pagos à União e repassados aos Estados, outros são distribuídos dos Estados para os municípios, e há ainda aqueles que são transferidos dos Estados para a União para depois serem redistribuídos aos Estados. É um vaivém monstruoso e desnecessário que é o legado de centenas de anos de imposições constantes de leis tributárias”.

    O governo está sendo cada vez mais pressionado para dar um jeito nessa confusão.Na semana passada, Guido Mantega, ministro da Fazenda, disse que uma proposta de reforma seria enviada ao Congresso Nacional até 28 de fevereiro.Tal reforma vem sendo prometida desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo em 2003. Mas agora ela traz um incentivo extra: em dezembro o governo sofreu um forte golpe quando o Senado rejeitou uma lei no sentido de perpetuar a CPMF, um imposto sobre operações financeiras cujo valor total seria de cerca de R$ 40 bilhões (US$ 23,4 bilhões, ?16 bilhões, £ 12 bilhões) neste ano.O atual sistema baseia-se bastante nos impostos sobre as transações comerciais que são ocultos do consumidor no ponto da venda, de forma que, no Brasil, os pobres pagam proporcionalmente mais impostos do que os ricos.

    Os índices de impostos variam bastante: no Estado de São Paulo o preço do frango, por exemplo, inclui 18% em impostos. Em se tratando de uma lata de refrigerante, o imposto é de 47%, e de uma lata de cerveja, 56%, de acordo com o Feirão do Imposto, um website que lista diversos exemplos desse tipo.Uma reforma ampla significaria unificar os 27 diferentes impostos estaduais, assim como aglutinar ou simplificar outros impostos e contribuições previdenciárias. Porém, os maiores Estados -- aqueles que mais perderiam com qualquer reforma -- são controlados pela oposição, o que torna tal mudança politicamente difícil.

    Acredita-se que a proposta do governo envolva alguma maneira de simplificar os impostos estaduais sobre as transações comerciais, mas sem criar um imposto único sobre o valor das mercadorias. E é provável que os outros impostos de âmbito municipal não sofram nenhuma mudança.

  102. Denys says:

    Carga tributária brasileira e canadense
    Foi divulgado recentemente o novo ranking das 10 maiores cargas tributárias do planeta. O Brasil está em sexto lugar. O Canadá em décimo. Tirando o Brasil, todos são países do primeiro mundo. Por esta estatística, deveríamos ter serviços públicos de primeiro mundo, mas…
    SUÉCIA = 50,7%
    NORUEGA = 44,9%
    FRANÇA = 43,7%
    ITÁLIA = 42,2%
    BRASIL = 38,8%
    REINO UNIDO = 36,1%
    NOVA ZELÂNDIA = 35,4%
    ESPANHA = 35,1%
    ALEMANHA = 34,6%
    CANADÁ = 33,0%

  103. FDaldegan says:

    Postando pra ver meu gravatar.

  104. Denys says:

    Não Esta satisfeito ainda ? :
    IDH 2006
    Noruega = 0,965
    Islândia = 0,960
    Austrália = 0,957
    Irlanda = 0,956
    Suécia = 0,951
    Canadá = 0,950
    Japão = 0,949
    Estados Unidos = 0,948
    Suiça = 0,947
    Holanda = 0,947
    Finlândia = 0,947
    Luxemburgo = 0,945
    Bélgica = 0,945
    Áustria = 0,944
    Dinamarca = 0,943
    França = 0,942
    Itália = 0,940
    Reino Unido = 0,940
    Espanha = 0,938
    Nova Zelândia = 0,936
    Alemanha = 0,93236.

    RANKING DOS MAL ACABADOS HEUHEHUehe

    36. Argentina = 0,863
    38. Chile = 0,859
    43. Uruguai = 0,851
    69. Brasil = 0,792
    70. Colômbia = 0,790

    81. China = 0,768
    121. África do Sul = 0,653
    126. Índia = 0,611

    154. Haiti = 0,482
    176. Serra Leoa = 0,335
    177. Níger = 0,311

  105. Kid says:

    @Denys

    Vou repetir o que já falei:

    A propósito, no texto eu não disse em momento nenhum que se paga mais imposto no Canadá que no Brasil. Só falei que se paga BASTANTE imposto.

    A diferença que rendeu esse item na lista está no fato que os impostos de compra não estão “embutidos” na etiqueta, como no Brasil.

    Vou explicar ainda melhor -- EU NUNCA FALEI QUE NO CANADÁ SE PAGAM MAIS IMPOSTOS QUE NO BRASIL. Eu falei que no Canadá, os impostos sobre produtos não vêm explícitos no valor da etiqueta.

  106. Lennon says:

    gostava mais do kid qdo ele me fazia rir

    nem vou mais guardar minha virgindade pra vc…

  107. Kid says:

    HBD agora com avatares. Só falta eu pôr um layout decente nessa merda!

  108. Dan says:

    @Kid
    Aaaaaaa rapaiz, fico show esses avatares 😀

    Agora só falta eu descobrir como mudar meu avatar 8D

  109. max171 says:

    “…que a moeda oficial do país é olho de baiacu.”

    Cara, eu ri alto aqui no trabalho. Ta todo mundo me olhando aqui. Já tinha até esquecido dessa.

    Pow cara, fico dois dias sem entrar e quando vejo já tem post novo e com mais de 100 comentários. Não dá pra negar que isso aqui voltou a ser sucesso hein.
    Bom trabalho.
    valew véi.

  110. Argus says:

    O: será que eu tenho um Gravatar?

  111. Leonardo says:

    @kid

    Eu já fiz isso, mas é uma merda pq precisaria escrever coisas regularmente, comprometimento que prefiro não fazer. Mas sobre esse assunto eu vou escrever sim e enfiar em algum lugar (tipo o seu fórum, pode ser)?

    Se pá até semana que vem estarei com um textículo interessante.

  112. gr4m1nh4 says:

    parabéns pelos últimos posts kid…
    quero dizer q tem valido à pena visitar
    seu blog diariamente nesses últimos dias,
    meses atrás estava achando q seu blog
    naum tinha futuro… Você me provou o
    contrário, ainda bem ^^

  113. Tenko says:

    Pros que tem vontade de imigrar pro Canadá, sugiro que deem uma checada neste site:

    http://www.cic.gc.ca/english/index.asp

    Eu mesma ando pensando seriamente em fazer igual andorinha e migrar pro norte quando terminar a faculdade. Faço design de games e não tenho a mínima vontade de passar a vida fazendo joguinho em Flash pro site do Nescau quando sei que tenho potencial para muito mais.

    A única parte triste seria deixar os amigos e a família para trás. A namorada eu tentaria levar junto, já que as políticas de imigração do Canadá são bastante flexíveis para casaizinhos como nós. Enfim, Kid, você que é nerd não saberia como anda o mercado/salário pros game designers por aí não, né? Em especial pros que trabalham na parte artística. Isto foi uma coisa que não consegui encontrar no Google.

  114. Dan says:

    Será que funcionou meu gravatar? 🙂

  115. Van says:

    e com tudo isso, o Canadá é o 110 no ranking de felicidade dos países. O Brasil, o 60.

    fonte:
    http://www.vjf-mc.com/images/Metropolis_Magazine_press.pdf

  116. Gam says:

    Como faz o avatar aparecer? :V

    Eu tenho a conta, mas não sei usar =)

  117. Gustavo737 says:

    Brasil 60 no ranking de felicidade, isso realmente me faz acreditar que quanto mais ignorante mais feliz a pessoa é.

  118. Rafael Lemos says:

    Centésimo!
    Parabéns Kid, post foda. É legal mesmo saber as diferenlas entre os dois países.

  119. Felipe says:

    HAhaha… até hj eu racho de rir do olho de baiacu.

    E sobre a questão das drogas, mais propriamente a maconha. Eu vi alguns ‘cafés’, li comentários sobre a possibilidade de se fumar maconha nesses lugares. Vc sabe de alguma coisa do tipo?

    E as patricinhas intercambistas???

  120. Felipe says:

    Esse denys aí viajou na maionese. hehehe
    Que se mostrar o ‘descolado’. hehe

  121. thiago says:

    Perai? Antes o legal era ser top 10, agora com a nova leva de posts acho um privilegio ser top 100!
    iuppp

  122. thiago says:

    Kid me responde essa! por favor! A agua da sua privada roda pra qual lado? cara é serio, nao é lenda essa historia de agua no hemisferio sul roda para um lado e agua do hemisferio norte rodar para o outro? agradeço desde já.

  123. Gam says:

    Ah, olha. Apareceu

  124. DOSberto says:

    Ahahahaha…texto muito bom.

    (Ainda esperando as patricinhas escrotas intercambistas)

  125. kabelo says:

    uahuiahuahuaha BOA.
    moeda oficial do país é olho de baiacu.

  126. Enrico says:

    Graus Celsius, não centígrados…

  127. pedro says:

    Aeee
    to indo pra vancouver em julho =)

  128. _LeandRo says:

    Por isso eu quero morar nesse país :D.

    Mesmo antes de ler o texto, sempre quis viver aí.

  129. Denys says:

    Calma kra , isso não foi um ataque a alguma coisa que voce escreveu ..pode sair da defensiva .
    Coloquei somente alguns dados para estruturar as vantagens de morar no Canada. Infelizmente pedi visto no mes passado e o consulado negou e dando uma cartinha dizendo que eu não tinha vinculos suficientes e a renda apresentada não era sufuciente . Claro que achei um absurdo pois tenho hoje 2 empresas , casa propria , um bom carro , 2 filhas e apresentei um rendimento mensal sup. a 30 sal. minimos ; essa história me deixou um tanto desmotivado e senti que gastei meus 130 reais na taxa para um imbecil com uma resposta daquelas, como fiz o pedido por conta própria acredito que por despachante teria conseguido.
    ABS

  130. frost says:

    Interessante o texto, Kid. Vou comentar algumas coisas.

    Bom, eu falo em relação aos EUA, onde eu estive, e para todos os efeitos o Canadá é idêntico aos EUA.

    Quanto aos impostos, eu diria que no Brasil se paga muito mais que no Canadá (ou que nos EUA, for that matter), mas se tem muito pouco retorno. A questão é que os impostos não estão inclusos no preço da etiqueta, e essa é a maior diferença, porque torna as pessoas mais sensíveis a aumentos e diminuições de impostos.

    Nos EUA, quando eu morava na Flórida, pagava um sales tax de 7,5% (ou algo parecido). Quando fui pra Massachusetts, passei a pagar 5%. O curioso é que me parece que Massachusetts cobra mais impostos no todo, mas eles recaem menos sobre o consumo. Outra coisa curiosa era a cambada de gente que ia para New Hampshire comprar suas tralhas, porque eles não têm sales tax.

    O ponto da multiculturalidade é certeiro. Em nenhum ponto do Brasil você vê a diversidade que você vê em qualquer lugar dos EUA (ou do Canadá, imagino). Eu morei por quase 4 meses numa cidade minúscula nos EUA e tinha contato com todo tipo de gente, especialmente latinos (cubanos e mexicanos, especialmente, mas também porto-riquenhos, que são considerados americanos praticamente). No Brasil, se você se mover pro interior, você não vai ver nenhuma alma estrangeira, as quais você mal vê nas capitais (mesmo em São Paulo).

    Em Boston, que é uma cidade estudantil e onde eu também passei uns tempos, há uma quantidade inacreditável de estrangeiros, de todo canto do universo. Sério, é uma coisa inacreditável. Nenhum lugar do Brasil chega nem perto. A minha impressão lá é de que o inglês existe somente porque as pessoas precisam aprender uma língua comum, então o inglês é a língua falada, mas parece ser a segunda língua de todo mundo. É como uma moeda. Aliás, nos arredores de Boston tem a cidade de Everett, que foi tomada por brasileiros. Você pode ir lá falar português pela rua sem problemas (e agora há menos brasileiros, porque está todo mundo debandando por conta do cerco que o governo americano está fazendo em torno dos ilegais).

    Ah, se você quiser, você também pode ir pra lugares na Flórida em que só se fala português, como Orlando. Acho que o português é bem maior em Orlando que o espanhol.

    Aliás, os brasileiros têm um amor incrível por qualquer tipo de parque. Eu juro que não ouvi uma palavra de inglês quando eu fui no Busch Gardens em Tampa. Só brasileiro. Nem uma outra raça gringa. Era engraçado ver aquela cabeçada com camisetas da “Tia Joana”.

    Só vou comentar mais uma coisa. Alguém aqui nos comentários disse que no Canadá se ganha mais mas o custo de vida é mais alto também. That’s fucking horseshit, se você perdoa o meu latim. Qualquer um pode conseguir qualquer emprego nos EUA (ou no Canadá) e viver razoavelmente bem com ele, mesmo que seja um subemprego podre como dishwasher. Aluguéis e serviços são relativamente caros, mas isso é irrelevante se você for comparar o seu salário total com o que você gasta neles. No todo, seu nível de vida é bem mais alto, e isso porque não é possível pesar o fato de que no Canadá e nos EUA qualquer um pode conseguir emprego. No Brasil, dá sorte quem consegue algum.

  131. Peixoto says:

    TOMAR NO CÚ CANADÁ!

  132. Mateus Arcanjo says:

    Tô aparecendo de novo.. kk

    Show de bola textin!
    inclusive tirou algumas duvidas que eu tinha!

    pode parecer “clichê” más to indo pra essas quebradas ai no inicio do ano!

    e toda informação é util!
    continue assim kid!

  133. Bull says:

    Sobre a diferença nº 1, como vc mesmo falow, “Aki no Brasil, o cara pobre teria seus 8 filhos mesmo”….e lah vc naum teria nenhum…..aki a má distribuição de renda talvez fique claro, pela tamanha burrice…..aki o cara ganha 1 salário mínimoe tem 5,6,9 filhos….vai vendo….

  134. Tomás says:

    @Kid

    Bacana, São luís em outubro tem marafolia hehehe, assume ai, c tá vindo pro marafolia ne?

    Brincadeiras a parte seria uma experiência legal pra você e pra sua patroa!

  135. pilla says:

    @Felipe que eu saiba só é permitido o uso medicinal cara

  136. Renato says:

    Olha sou muito, mais muito feliz no Brasil e com toda certeza do mundo so o dinheiro nao traz feliciades uma porque constitui uma familia linda no qual nao trocaria por nada nesse mundo nem por conforto algum, violencia, corrupção, desemprego, analfabetismo, etc, etc, etc, são coisas que nós brasileiros temos q mudar e não podemos deixar para outros e simplesmente ir embora.

  137. Dan says:

    @Renato, respeito sua opinião, mas acho que constituir uma família linda não é exclusividade do Brasil meu camarada.

    Em qualquer lugar do mundo você pode constituir uma família linda.

    E porque? ..porque você ama sua família certo? ..pois é.

    E esse negócio que “nós brasileiros temos que mudar e não podemos deixar para outros e simplesmente ir embora” ..besteira! ..eu acho que o país só muda se o governo parar de ser corrupto! ..o que convenhamos, está longe de acontecer né?!

    Eu acho que cada um deve seguir seus próprios sonhos e não ficar se atrelando a deveres para com a uma nação, ainda mais quando esta nação demonstra tão pouco interesse para com o seu povo.

    E se demonstrasse o contrário não teríamos tanta corrupção ..

    Eu, como muitos aqui, sonham em sair do país um dia ..e este dia não está longe 🙂

  138. ianwlad says:

    Ficou bom o “leia o resto dessa porra”, assim nao enche mto a pagina

  139. Kid says:

    @ianwlad

    Foi isso que eu pensei, fica mais fácil de notar se há comentários novos e assim é mais fácil acompanhar as discussões.

  140. EdWinslet says:

    Legal Kid, acompanho suas crônicas faz algum tempo, desde o caso “Klaus PP”.
    Também curto escrever, sou compositor e guitarra de uma banda de Rock.
    Meus parabéns, embora vc já deva estar de saco cheio de gente elogiando e bla bla bla, mas alguns dos seus textos me deixam entretido o suficiente para enrolar por tempo suficiente no trampo. hehehe
    Abraços

  141. Dieguito says:

    Mas a bandeira e o hino brasileiros são mais bonitos.

  142. Argus says:

    @Dieguito: a bandeira é horrorosa, mas concordo sobre o hino. Pena que é uma mentira atrás da outra.

  143. Pauduro says:

    Alguns pontos sobre a atual situação da pátria amada idolatrada:

    -- Para conseguir emprego no Brasil acima de 2 salários mínimos vc TEM QUE TER curso superior e bons contatos e VIVER numa das Capitais! Do contrário vc será piãozinho de obra ou escravo, isso se tiver sorte como já foi dito aqui.
    E 2 salários na minha opinião é um piada, não dá nem para pagar um aluguel, luz e transporte; quanto mais constituir família!

    -- Os alimentos aqui não param de subir nesses últimos 2 anos! Uma conta de supermercado que dava 70 reais em 2005 pulou para uns 160, pode confirmar com qualquer um que mora aqui no BR. 1 Kilo de arroz por 9 reais é piada! Com menos de 20 reais aqui vc não compra nem 10 pães e frios para encher a barriga! Kilo da mussarela 20-27 mangos, kilo do presunto 12-15 dependendo do lugar, o pão sobe de 15em 15 dias, um aumento muito acima desses aumentos mundiais de alimentos.

    -- O brasileiro não reclama de nada pois o crédito para empréstimos aumentou muito. Hoje em dia é fácil financiar algo, então o pessoal compra um carro 0 por 33 mil reais (isso um popular depenado) e financia em 60-70 meses sem entrada. 90% das pessoas que conheço trabalham apenas para isso, comprar ou trocar de carro! Não ter mais nada na puta da vida para eles não tem lá muito problema! A maioria mora com os pais, pois morar sozinho ganhando menos de 1,5 mil (4 salários) o cara tem q ser ninja!

    -- Existem zilhões de faculdades espalhadas pelo Brasil, todas vendendo diplomas literalmente, pois formam verdadeiros incompetentes, pagou em dia passou! Quem é burro faz trabalho e passa na segunda época!
    Já vi estudantes de direito do terceiro ano que nem sabem expressar suas idéias pela escrita. Me pergunto como diabos eles poderão advogar para alguém?
    Tenho um colega que faz informática e nem sabe instalar o Nero para gravar cds de mp3 no PC. Acreditem, ele me liga quando quer gravar algo.
    É esse pessoal que será a elite do nosso “país”, e assim ele caminha.
    Aqui no Brasil todos os jovens estão virando DOTÔ!

    se quiserem eu posso continuar…

  144. Ótima! Gostei muito desta “reportagem”
    rs.
    Parabéns e bos sorte.

  145. Espetacular este post!
    Estou imigrando para o Canadá e esse texto foi um grande incentivo! 🙂
    abs

  146. leitor vouyer says:

    Posts como esse me deixam tristes em saber que estou preso a esta merda de país sem futuro, sem valores, sem porra nenhuma…

  147. Perini says:

    Ae aproveitar pra pedir pra galera…
    Vocês conhecem agências de intercâmbio ? Conheço a World Study e a STB, mas se souberem de mais e puderam postar, tenho certeza que ñ sou o unico interessado 😀

  148. Lucas says:

    Parabéns…vc eh mais um brasileiro de merda q nao ajuda em nada do brasil

    e pelo jeito 90% dos leitores tb sao idiotas a esse ponto!

    kra…vai te fuder vai…vai chupar um pau canadense…valorize seu país e sua cultura seu merdao !

    eh ABSURDO alguem valorizar 1 post em que alguem fala que o clima do canada é melhor do que o do brasil…soh um BABACA pela saco pra achar que é super legal congelar de frio e nao poder ficar sem camisa fora de casa…

    pelo jeito vc é um nerd que não sai de noite nen vai em noitadas msm …

    na moral…esse post foi uma das coisas mais idiotas q eu vi nos ultimos tempos…

    BRASIL KRA…AME-O ou DEIXE-O !

    eu gosto muito de meu país mesmo com seus problemas e diferente de vc eu tento melhorar alguma coisa aki !

  149. Argus says:

    “BRASIL KRA…AME-O ou DEIXE-O!”

    Poisé, suspeito que foi exatamente o que o Kid fez.

  150. Kid says:

    @Lucas

    “eh ABSURDO alguem valorizar 1 post em que alguem fala que o clima do canada é melhor do que o do brasil…”

    Quando foi que eu disse que é melhor? Eu disse que é DIFERENTE. Esse post não tem como objetivo mostrar que o Canadá é melhor que o Brasil, e sim que é DIFERENTE. Tanto é que em alguns dos itens da lista, eu dei pontos pro Brasil ao invés do Canadá.

    Aprenda a ler.

    A propósito, não que seja meu caso (eu adoro o calor brasileiro e mal posso esperar pra visitar o Brasil), mas alguém merece ser xingado só porque prefere outro clima? Você precisa tomar uma maracujina. Esse teu chilique soa muito como inveja, isso sim.

    “BRASIL KRA…AME-O ou DEIXE-O!”

    1) …mas eu fiz exatamente isso, ué. Deixei-o.

    2) Parabéns por usar um slogan da época da ditadura, promovido por autoridades que não tinham o menor interesse em melhorar o país, e sim chutar pra fora os que não estavam completamente satisfeitos.

    diferente de vc eu tento melhorar alguma coisa aki !

    Levando em consideração essa tua retórica semi-analfabeta de adolescente revoltadinho, eu estou MUITO curioso em saber como exatamente você está melhorando nosso país.

  151. Dan says:

    @Lucas

    Cara, nem preciso falar nada da sua atitude né? ..acho que ela fala por si só ..

    Olha a ignorância do CRETINO ..você leu direito o post ô seu ANIMAL? ..por acaso lá diz ALGUMA COISA sobre o Brasil ser ruim?! ..

    A pelo amor de Deus ..vai pra MÃE QUE TE PARIU(pois deve ter sido uma p*** mesmo pra não ter tido tempo de lhe dar nem um pingo de educação) ..

    Se você tivesse o MÍNIMO de inteligência, entenderia que este post serviu SOMENTE para mostras ao leitores ASSÍDUOS (e não para-quedas como deve ser teu caso) deste blog, as DIFERENÇAS entre Brasil e Canadá, que MUITOS aqui perguntam DIARIAMENTE para o Izzy! ..

    Cara ..só pela sua linguagem da pra ter uma ideia do tipo de DELINQUENTE que é você ..vá se drogar e cale essa boca que você vai nos poupar de ler as merdices ..

    Animal mesmo viu ..

    Esse aí é um exemplo de patriota imbecil que não sabe nem porquê defende o país! ..êêê Brasil, olha a cambada de ignorantes como este que você criou “em teu seio” ..ver um animal desse me deixa envergonhado do meu país ..infelizmente.

  152. Lucas says:

    eu estudo direito em uma universidade federal e pretendo ser um procurador federal ético e honesto ajudando a defender os interesses do brasil…

    eu trabalho e estudo e continuo no meu país ao invés de sugar o que tenho interesse daqui e ir pra outro lugar…

    eu voto consciente…

    eu participo de movimentos estudantis e tento conscientizar todos meus amigos e familiares de como melhorar a cultura idiota do brasileiro…

    eu luto contra o grande problema do brasileiro que é sempre querer se dar bem em cima do outro… não encorajo ou parabenizo quem age dessa forma…

    infelizmente sou somente um estudante mas espero um dia ser alguem na vida e se deus quiser serei até um político e quando esse dia chegar eu vou tentar fazer algo positivo pelo meu país !

    agora vc eh um babacão que foi pro canadá ser tratado como lixo de terceiro mundo que pode até ganhar muito mais dinheiro do que eu um dia em virtude das possibilidades de trabalho do canadá mas que nao honra suas origens…

    isso eu até acho tranquilo….mas vc vem e me fala mau do brasil…. aí já é demais…se vc prefere outro país é um problema seu…mas por favor não ofenda o lugar onde vc nasceu e tenho certeza que vc só está morando no canadá pq teve alguma chance boa na vida…ou família com algum dinheiro ou uma oportunidade de trabalho…coisa que não teria em lugares no mundo muito piores do BRASIl que vc tanto hostiliza…

  153. Lucas says:

    realmente nunca leio esse blog nen tenho interesse em ler

    mas sou muito feliz no meu país e não penso em deixá-lo qualquer dia…

    se vc acha que sou bairista ou ignorante…eu acho que eu defendo o que é meu…

  154. Oscar Guimarães says:

    Parabéns Kid, muito bom o post!! Tu só reforça a minha tese de que é praticamente impossível começar uma carreira do 0 no Brasil, e construir uma família! Em agosto me formo e me mando do Brazilis!!
    Parabéns novamente!
    Oscar

  155. Lucas says:

    dei uma lida no conteúdo do blog e tenho q admitir que exagerei ao criticar o kra que postou isso por ter deixado o brasil…pelo que eu entendi o kra ta por um tempo fora e é só…

    mas o meu objetivo ao fazer essas críticas é tentar colocar um pouco de patriotismo na cabeça de muito babaca que fica exaltanto os EUA e o CANADA e outros países de primeiro mundo ao invés de admirar o grande país em que vive…

    o brasil tem lugares para se morar com qualidade de vida superiores ao canada

    infelizmente tem muito babaquinha que fica escutando hip hop e outras merdas da cultura americana sem dar valor à musica brasileira como o samba que é admirado no mundo inteiro…

    acho um absurdo alguem criticar o Brasil e exaltar outro país dessa forma…o brasil esta do jeito que esta por falta de patriotismo e falta de um senso coletivo de melhorar o lugar em que vive…

    a grande merda do brasileiro é tentar passar a perna no vizinho ao invés de tentar se ajudar pra melhorar a vida de ambos…moro no rio e tenho q falar que o brasileiro quer ser malandro demais….e isso fode o brasil…

    o brasil nao precisa de playboy pela saco de americano que sonha em se formar e meter o pé pra outro país e deixar o brasil na merda…

  156. Lucas says:

    acabamos de ter um exemplo(oscar guimaraes)…

    o kra ta se formando e nen tenta construir nada no brasil…vai meter o pé pra ser mao de obra especializada em outro lugar….

  157. Kid says:

    @Lucas

    kra…vai te fuder vai…vai chupar um pau canadense…valorize seu país e sua cultura seu merdao !

    Por algum motivo tenho problemas em acreditar que alguém que usa um argumento como esse acima cursa direito numa faculdade federal. Eu achava que nego estudava justamente retórica num curso de Direito…?

    mas vc vem e me fala mau do brasil

    Em nenhum momento falei mal do Brasil. Leia o texto -- ele é sobre as DIFERENÇAS entre os dois países. Não expressei opinião negativa sobre o Brasil e em alguns casos até dei pontos pro nosso país.

    Custa tanto assim ler o texto antes de falar merda?

    Novamente, tenho grandes dúvidas a respeito da sua formação acadêmica. Até eu que não estudo português (e estou distante do uso diário da língua) há sete anos sei que o antônimo de “bem” é “mal” e não “mau”.

    Larga a mão desse patriotismo retardado sem motivo. Por que exatamente alguém deve amar o país em que nasceu? Ninguém tem direito de preferir outro lugar? Por acaso tenho algum tipo de dívida com o Brasil, por causa de circunstâncias que não estavam sobre meu controle (mais especificamente, ter nascido aí)?

    Não fode, moleque.

    Resumindo, volte pro orkut que é lugar de adolescente ignorante e revoltadinho como você.

  158. Stan says:

    Meu Deus, realmente isso aqui lotou de paga-pau que quer debandar pro Canadá. Os caras leem um texto e ficam todo empolgados, só porque ele tá bem lá.

    Pra mim quem tem que imigrar pra ter uma vida melhor é alguém que não tem capacidade de vencer no país que nasceu. Minha opinião. Muitas coisas são ruins no país porque são generalizadas, existem muitas cidades no Brasil (ex. Criciúma-SC) que são a nível de primeiro mundo, porque não poderia o país todo ficar assim?

    Eu queria que um dia toda essa merda do biodíesel, petróleo, soja e mimimi deixasse o Brasil uma potência (utopia), seria LINDO ver os filhos da ___ que correram quando o negócio tava feio voltando correndo

  159. Kid says:

    @Stan

    Eu queria muito, mas MUITO mesmo que o Brasil se tornasse uma potência econômica e os problemas sociais fossem ao menos razoavelmente consertados (educação de qualidade pra todo mundo, mais oportunidades de emprego, salários dignos).

    Eu ainda tenho esperanças de ver isso acontecendo antes de morrer.

    Entretanto, ao contrário de outros, não vou atrasar minha própria vida esperando um sonho se realizar.

    E não acho a turma que fica maravilhada com o estilo de vida norte-americano são “paga paus”. Esse tipo de análise apressada e de má vontade é extremamente infantil.

    Meus leitores são apenas gente trabalhadora como eu e você que tem vontade de ver seu esforço valendo mais a pena -- seja tendo o poder de comprar brinquedinhos tecnológicos, ou a segurança de andar por aí com elas sem se preocupar em ser assaltado.

    Por que você culpa alguém apenas por procurar um padrão de vida melhor fora da sua terra natal? O que esses caras te fizeram?

  160. Stan says:

    Kid, acredite, o negócio realmente aos poucos vai andando. Eu por exemplo, minha mãe é professora, ganha uma mixaria, e eu to fazendo uma faculdade de graça pelas bolsas do ProUni. To estudando em Criciúma e acredite, lá tem carboníferas pra caralho e quem ganha R$2000 lá é pouco. Claro que infelizmente essa cidade é uma excessão no cenário nacional, mas nem tudo tá perdido não

  161. Dan says:

    @Lucas

    Que piada ..um estudante de DIREITO ..que não conhece o direito de EXPRESSÃO! ..e PIOR ..que NÃO SABE LER!!! ..mas é uma PIADA mesmo!

    Me diga uma coisa querido animal que supostamente faz DIREITO ..você sabe ler? ..você está supostamente em que ano de seu curso? ..pois me parece que sua interpretação de texto é uma BO**A, e eu não tenho IDEIA de como um animal como você conseguiu passar no vestibular ..

    Só pode ser piada mesmo ..

    Me responda mais uma coisa ..você acha MESMO que se virar político não vai ser corrupto? ..pela sua atitude eu TENHO CERTEZA que será o contrario ..

    Ler suas palavras me da PENA ..

  162. Lucas says:

    sobre a minha formação academica…eu estudo na universidade federal fluminense…direito…e soh estou escrevendo rapido e sem pensar pq nao vo ficar me corrigindo em internet…ninguem eh idiota a ponto de nao entender o que esta sendo escrito…

    sobre sair do brasil…pra mim quem sai eh quem nao confia em si mesmo pra lugar por seu lugar no mercado de trabalho…infelizmente muito bom profissional sai do país em busca de vida melhor…aposto que se todos os profissionais que sairam do brasil voltassem o brasil seria muito melhor economicamente…

    o pior eh ver vagabundo que cursa universidade federal….faz um curso bom pra caralho as custas do governo….depois mete o pé e vai pagar pau de gringo sendo que poderia fazer parte da classe intelectual que ajuda a desenvolver o brasil….

    depois liga pra casa falando que tem saudade da praia…do samba…do carnaval…da familia…

  163. Lucas says:

    nao vou ser corrupto…nao sou corrupto…

    felizmente meus pais me ensinaram a amar meu país…ser honesto, ético, e tentar fazer o lugar que vivo um lugar melhor…

    pelo jeito o pai de muita gente aki incentivava a ver MTV e falava que o brasil é uma merda e que a boa era sair daki

    OBS: nao confundam o fato de eu escrever rapidamente sem atentar aos erros de português e ser direto em minhas frases com ignorancia…simplesmente nao tenho por que ficar enrolando pra escrever frases perfeitamente construídas…

    vcs como internautas deverias sobretudo valorizar a informalidade para troca de ideias na internet

  164. Dan says:

    @Lucas

    Cara ..com certeza essa sua atitude ai é de alguém que já tentou sair do pais e não conseguiu ..

    Eu estou sentindo um CLARO sentimento de INVEJA 🙂

  165. Kid says:

    Não Lucas. Como alguém que preza pela própria língua, eu gosto de me dar ao trabalho pra redigir uma mensagem de forma mais formal. Acho que é o mínimo que eu posso fazer.

    É estranho que você, o ufanistazinho de fim de semana, não se dá nem ao trabalho de respeitar a própria língua, mas vem com esse papinho cara de pau de “ame seu país mimimi sou patriota mimimi”.

    Nem ler e escrever direito você sabe. Não enche o saco, moleque.

  166. Stan says:

    Só pra deixar bem claro: não to criticando seu texto Kid, tá bem bom como todos os outros. Eu to é puto com esses merdas que moram no Brasil e ficam sempre falando mal, sempre descontentes com tudo que acontece, bah, isso me irrita demais. Bando de cagão, não querer fazer esforço pra vencer na vida, querem tudo na maneira mais fácil.

  167. Lucas says:

    kid…tudo bem kra… eu paro de criticar seu lindo blog…

    pq eu acho que alguem que desiste de argumentar de forma inteligente e passa a criticar a forma de outra pessoa escrever ou erros de ortografia não deve estar muito interessada em uma discussão inteligente né…

    deve ter ficado sem ter o que falar…aí passou a criticar o português usado…

    já deu pra entender que vc analizou 11 pontos de nossa cultura e de nosso país mas não consegue nen ao menos contra argumentar…

  168. Pauduro says:

    Hahahahaha, quer dizer que um cidadão que nasceu no Brasil deve desperdiçar toda sua vida e sonhos aqui só pq nasceu nesse lugar?

    Vcs são bizarros, parecem fanáticos religiosos!

    E, alguns aqui odeiam samba, odeiam novelas, etc. Eu prefiro ler comic books, jogar videogame e ver Lost! ..e aí? Quer dizer que isso me faz pior que alguém? É apenas gosto. Alguns preferem bundas outros peitos. Duro seria se todos quisessem as mesmas coisas!

    E biodiesel, petróleo, etc nunca vai transformar o Brasil numa potência! No máximo as empresas aqui que tem mais capital estrangeiro que o resto é quem vão se beneficiar! A Nova bacia de Santos pertence 22% a uma empresa inglesa e outra Chinesa ainda tem mais porcentagem, ambas tem contrato com a Petrobras.

    O governo vai é cada vez mais enganando vcs enquanto suas vidas vão avançando e seus sonhos diminuindo.

  169. Kid says:

    @Lucas

    “pq eu acho que alguem que desiste de argumentar de forma inteligente”

    Aqui está, na íntegra, as primeiras linhas do seu primeiro comentário:

    Parabéns…vc eh mais um brasileiro de merda q nao ajuda em nada do brasil

    e pelo jeito 90% dos leitores tb sao idiotas a esse ponto!

    kra…vai te fuder vai…vai chupar um pau canadense…valorize seu país e sua cultura seu merdao !

    Aquilo era um “argumento inteligente” na sua opinião?

    Hipocrisia pouca é bobagem, né?

    “já deu pra entender que vc analizou 11 pontos de nossa cultura e de nosso país mas não consegue nen ao menos contra argumentar…”

    Contra argumentar O QUE, moleque? Você mandando eu me foder e “chupar um pau canadense”? E olha que você (supostamente) cursa Direito. Excelente dom de argumentação o seu.

    Você não fez UMA réplica relevante até agora em todos os mil comentários que você postou. Nada que você falou ergue um ponto válido. Você nem ao menos LEU a porra do texto antes de sair me acusando de “falar ‘mau’ do Brasil”.

    Sinceramente? Tu não merece nem a consideração de uma resposta.

    Você é um reles adolescentezinho alienado que acha que a vida no Brasil é excelente porque você vive fácil às custas do suor da mamãe e do papai. Prega amor pela pátria e não consegue sequer se dar oa trabalho de escrever português corretamente.

    Já falei, volte ao orkut. Não precisamos de retardados como você aqui.

  170. Dan says:

    @Lucas

    Enão vamo la meu querido ..ja que você quer TANTO assim argumentar ..

    Comece então respondendo a minha pergunta que você tem ignorado ok?!

    Onde diabos você leu alguma agressão contra a nossa pátria?

    Ou será que mostrar diferenças entre o Brasil e outros países é agressão á nossa cultura/economia/política?

  171. Lucas says:

    pauduro

    acho q vc é mal informado sobre a questão da bacia de campos…

    se vc não sabe…

    não importa quem está explorando o petróleo…o dinheiro ganho pelo governo vem de fontes como DEBENTURES e ROYALTIES que é fixo…nao importando quem explora…

    logo…sendo a petrobrás ou a TEXACO…o governo federal estadual e municipal vai arrecadar os mesmos valores…

    sobre vc não gostar de samba…tudo bem…n tenho criticas…gosto é igual cú cada um tem o seu…mas simplesmente acho errado vc não valorizar essa parte importantissima da cultura brasileira…simplesmente do rio…

    eu só fico triste por não serem mais os brasileiros que admiram nossa cultura pois se mais gente gostasse de samba…não teria gente pagando 200 reais prum show do 50 cent ou do ben harper e ao mesmo tempo existirem músicos excelentes no samba que por falta de incentivo não podem viver da música…

  172. Kid says:

    @Lucas

    Também fico triste com gente que não respeita nem admira nossa cultura.

    Veja você, que estupra o português impiedosamente cada vez que fala alguma coisa aqui.

  173. Lucas says:

    huahushuahuhsua

    vcs alegraram minha tarde…tava de bobera aqui no estágio sem ter o q fazer…

    eu realmente não tinha lido o post todo…simplesmente fiquei revoltado com esse post…

    “Essa é a diferença mais óbvia. Por causa da abençoada localização geográfica do Canadá (que se encontra firmemente plantado bem longe da faixa equatorial), temos a maravilha que são as quatro estações do ano. “Mimimi, o Brasil também tem estações do ano”, cale a boca agora mesmo. Estou falando de estações DEFINIDAS.”

    vou ralar pq chegou trabalho aqui…bom discutir com vcs…espero que passem a valorizar mais o brasil e pensem em trabalhar aqui pra fazer um país melhor pra todos…quem sabe um dia viramos até uma potência…

  174. thiago says:

    O kid, ajuda aí. pra que lado roda a agua da sua privada ai em cima?

  175. Pauduro says:

    Lucas

    Vc falou tudo, o dinheiro do governo, que irá voltar todinho em investimentos para a população brasileira né?

    Brasil não tem dinheiro nem para construir cadeia, o próprio governo federal admite isso! Me diga então como iremos melhorar a falta de segurança no nosso país? Claramente royalties estão entrando né? Vá sonhando que isso mudará o país!

    Sobre música, saiba vc que tem muitas músicos bons no Brasil que nunca tiveram chance alguma pois se vc não é pagodeiro ou cantor sertanejo ninguém liga!

    Conheço um maestro que foi morar na Alemanha em 1999, era meu vizinho, voltou aqui de férias 2 meses atrás, eu perguntei inocentemente para ele, “Pq o senhor não volta para morar e trabalhar aqui?” a resposta, “Filho, ninguém liga para música clássica aqui, tentei fazer isso por 15 anos! Só vivia de bicos. Só me estabeleci quando fui para a Europa”.
    Segundo vc um sujeito como ele deveria apodrecer aqui né?

  176. karsh says:

    e as patricinhas intercambistas? =] DEMORO MAGRÃO!

    posts diários u.u se as chances de eu te processar nao fossem nulas eu te processaria.

    abraços =D

  177. Aminaw says:

    Ótimo blog, não conhecia, cai aqui por outro site, estou dando uma lida nos outros posts mas já está nos meus favoritos, parabéns cara!

  178. Oppsona says:

    @ Lucas,

    fazer um país melhor pra que? pra roubarem mais? Você quer mudar o país como? Você já força uma coisa tão óbvia do bom brasileiro… matando seu suposto trabalho pra vir aqui criticar uma análise de dois países bem diferentes.
    Só seria diferente se você quisesse ser político, mas com esse nível de argumentação, você nem consegue vender pastel na esquina.
    Aliás, revoltado porque ele disse que lá eles realmente tem quatro estações definidas e não essa putaria que é o Brasil?
    “Invernos” secos (que parecem mais um verão ameno) e Verões Chuvosos, só?
    Cê tem cara de quem acabou de sair do colegial e entrou em direito na UNIESQUINA e se acha o ADEVOGADO.
    Acéfalo.

  179. Oppsona says:

    Aliás, ralar o cu trabalhando pra pagar imposto e o estado não funcionar? É nesse país que você quer viver? Quando você mudar o seu jeito infeliz de ser, quando você conseguir convencer a maioria da população (que não tem nem ensino médio) mais acéfalos que você a mudar o país, votar direito e exigir coisa certa do governo, quem sabe você consegue mudar o país; Se você deu graças a deus de ter sido dispensado do alistamento obrigatório… você é apenas um ufanista hipócrita.

  180. sssssss says:

    Idiota!!! Foda-se a Rainha, foda-se essa merda de Candá, Reino Unido e companhia.

  181. Fabi says:

    Adorei o seu texto….me fez pensar no azar que tive de nascer na merd* do Brasil…mas fazer o que né uheueheuheu

  182. Kayaphas says:

    Lucas,

    vc sabia q meninos têm pênis e meninas têm vagina?

  183. Fabio says:

    Três erros graves:
    1. Talvez não haja estrangeiros em outros estados, mas em SP eles fazem parte da história e são parcela importante da população.
    2. Não são as leis que fazem a diferença, mas sua aplicação (ou não, no caso do Brasil).
    2. Os impostos no Brasil são mais elevados do que no Canadá.

  184. joao says:

    muito bom

  185. Fabio says:

    Uma pergunta aos gaúchos: é impressão minha ou todos vocês desconsideram que SP, PR, MG e RJ tem altitude muito superior à daí? Que, além dos dois dias anuais de frio intenso, faz 30° no inverno gaúcho? Que, por conta da estagnação econômica do RS, as construções daí seguem as mesmas técnicas de 100 anos atrás, e por isso são tão frias nos poucos dias gélidos? Santa ignorância. Acham que tudo aí é melhor porque vivem tão isolados quanto o povo lá no Acre. Daí quando saem do RS, se deparam com a realidade: a única coisa melhor por aí é a qualidade da carne bovina.

  186. Carlones says:

    os impostos aí nem são tão caros, pior é aqui no Brasil que não vemos desenvolvimento nenhum e só roubo do dinheiro público.

    Parabéns, mais um post de qualidade lido aqui no blog.

    Canadá é exemplo de país de primeiro mundo, somente isso.

    Vários outros países são exemplos com outras características.

    Brasil -- Futebol, bundas, floresta amazônica etc.

    Tailândia -- Cultura, comidas exóticas, tradições.

    Londres -- Beleza, Lady Di, cruzar países em um trem etc.

    Japão -- Tecnologias, monte de gente igual etc.

    Argentina -- Perder em muitos fatores para o Brasil.

    e etc.

    Canadá é um ótimo lugar para viver na minha opinião.
    segundo lugar é a Austrália.

    Aqui no Brasil o bicho tá pegando .

    Não temos educação, saúde, e estamos perdendo isso aos poucos.

    As crianças de hoje serão os assassinos de amanhã, faça uma boa faculdade hoje e sejam mortos ou sequestrados amanhã.

  187. Kid says:

    @Fabio

    Três erros graves:
    1. Talvez não haja estrangeiros em outros estados, mas em SP eles fazem parte da história e são parcela importante da população.

    Não posso julgar o país INTEIRO por causa de UM estado (e mais especificamente, a capital), né? O Brasil não é apenas São Paulo.

    2. Os impostos no Brasil são mais elevados do que no Canadá.

    Wow, vocês devem ter algum tipo de defeito genético que previne a interpretação de texto.

    Me diga quando foi nesse post que eu falei que impostos no Canadá são mais altos que o Brasil.

  188. Xiska says:

    Ainda prefiro aqui. 😡

  189. Fabio says:

    “Esse tipo de intercâmbio cultural é quase impossível no Brasil, a menos que você faça intercâmbio”. Essa frase indica que o tal problema genético também te atinge. Afinal, a pessoa pode vir até SP para ver estrangeiros.
    E no caso dos impostos, bem… Se teu post é um comparativo e você diz “No Canadá se paga bastante impostos, o que é uma constante em países de primeiro mundo. (…) E como funciona isso, você está perguntando?”, então é de se deduzir que você queira dizer que no Canadá, os impostos são maiores.
    Genética talvez seja sua incapacidade de reconhecer erros. Ou seria falta de dignidade? Bem, eu diria que a principal característica do brasileiro é não se considerar um aprendiz. No seu caso, não adianta ir pro Canadá, viu?
    De resto seu post é bonzinho. O Brasil é uma merd*, mas deslumbrados como você são um dos elementos que mais causam isso.

  190. Kid says:

    “Esse tipo de intercâmbio cultural é quase impossível no Brasil, a menos que você faça intercâmbio”. Essa frase indica que o tal problema genético também te atinge. Afinal, a pessoa pode vir até SP para ver estrangeiros.

    1) Repito -- o Brasil não é só São Paulo.

    2) Ninguém irá pra São Paulo pra ter intercâmbio cultural internacional, deixe de ser maluco.

    3) Nem mesmo em São Paulo se vê a quantidade de imigrantes que há aqui. É algo totalmente incomparável. Pra vocês, “ver multiculturalidade” é ir na Santa Efigênia e ver vendedores chineses.

    Aqui, ver multiculturalidade significa que seu chefe é paquistanês, seu colega de trabalho é peruano, sua supervisora é tcheca, o seu vizinho é iraniano, o maluco que trabalha na padaria na esquina é russo, seu melhor amigo é espanhol e sua namorada é filipina.

    Não há comparação entre a influência imigratória canadense com a brasileira.

    Parem de insistir, paulistas.

    E no caso dos impostos, bem… Se teu post é um comparativo e você diz “No Canadá se paga bastante impostos, o que é uma constante em países de primeiro mundo. (…) E como funciona isso, você está perguntando?”, então é de se deduzir que você queira dizer que no Canadá, os impostos são maiores.

    Não. Aquele parágrafo é apenas uma afirmação de que no Canadá, como na maioria dos países de primeiro mundo, têm taxas altas, ao contrário do que leigos talvez imaginem.

    É justamente a parte que você convenientemente omititiu com um (…) que você está ignorando. AQUILO ALI é o cerne do assunto sobre impostos.

    O real motivo pelo qual o item “Impostos” foi incluído na lista não é esse curto parágrafo introdutório, e sim os três que o seguem. São ESSES que denotam a real diferença entre a forma que se pagam impostos nos dois países.

    Ou seja, tu tá focando sua atenção no primeiro parágrafo e ignorando os que realmente importam.

    Leia de novo e talvez você entenda. Aí vai uma dica -- tem a ver com o preço que você vê na etiqueta.

    Lê lá de novo e você entenderá que a mensagem não é “os impostos no Canadá são mais alto que os do Brasil”.

  191. Rodrigo says:

    Fabio, cê é meio burro ein?

    O motivo que o kid comparou impostos no Brasil e no Canadá é que no Canadá, os impostos de venda não são incluídos na etiqueta.

    O cara explicou isso em TRES parágrafos e tu tá focando toda a atencao numa única frase. tu acha mesmo que é aquela frase que carrega todo o sentido do negócio?

    deixa de ser ignorante, porra

  192. Alex J says:

    Ahahahaha esse fábio insistindo no lance da multiculturalidade é de arrancar risos mesmo.

    Me diga aí quantos imigrantes tu conhece, cara. Não os camelôs da Efigênia de quem tu compra jogo pirata de PS2, tou falando AMIGOS imigrantes. Conhece algum?

    Aposto que nao. Eh disso que o Kid ta falando, imigrantes no canada sao uma constante homogenea na populacao, e nao apenas vendedores de jogos piratas no centro da cidade

  193. Ricardo says:

    Bom, essa é a primeira vez que leio seu blog, certamente não será a última, gostei “pra caralho”.

    A irreverência torna a leitura agradavél.

    Eu e minha família ainda estamos no Brasil, devemos chegar em Montréal lá pra Abril ou Maio de 2009 já que estamos aprovados pelo Québec e aguardamos a burocracia da parte federal.
    Estamos sempre lendo blogs da galera que já está por aí e nessas “andanças” descobrimos o HBD, sem brincadeiras, parabéns, tenha certeza que você está ajudando muita gente, e que se fodam os que se sentirem ofendidos, certo?

    Um abraço aqui de Sampa e até mais,

    Ricardo

  194. Michelli says:

    Acho q vou deixar o sonho de ir pro Japão de lado e vou pro canadá…. é … vou tirar passaporte

  195. oy. says:

    paga bastante impostos

    “pagam bastantes impostos”, se ninguém te corrigiu ainda.

  196. oy. says:

    aliás, é se paga mesmo. mas o bastante vai pro plural e tal.

  197. déa says:

    texto otimo…

    “Agora eles sabem, por exemplo, que a moeda oficial do país é olho de baiacu.”

    kkkkkkkkkkkkk

    adorei isso =P

  198. Perini says:

    @Ricardo

    Pretendo ir para o Canada também assim que acabar minha faculdade, e inclusive alguns colegas de trabalho estão bem decididos disso também, queria te pedir um favor pra me passar os outros blogs de pessoas que ja estão la e também contam sobre sua estadia.
    Se você fazer isso pra min te agreço muito cara.
    Não sei a opinião sobre o kid sobre botar outros blogs aqui, então vou pedir pra você me mandar por email matheusperini@gmail.com

    Mais uma vez obrigado cara.

  199. Fabio says:

    A única coisa que fica clara para mim, como leitor, é que seu texto é impreciso, abre espaço para dúvida. Você não sabe escrever.
    Para encerrar minha participação nesse blog que não é humorístico, mas sim patético, peço para que você pesquise a História do Brasil. A presença de estrangeiros no Brasil é tão antiga, que já houve miscigenação.
    Lamentável, fraco. Vou lançar uma campanha para o pessoal do Dreamule te excluir e você ter de lavar pratos por aí para sobreviver como imigrante ilegal.

  200. Alex J says:

    Fábio, deixa de ser retardado. O kid explicou o ponto dele em tres parágrafos. Você tá pegando UMA FRASE ISOLADA e ignorando o resto do que o cara explicou!

    Babaca revoltadinho vc. custava admitir que leu errado?

  201. Alex J says:

    Sem contar que tu tá insistindo tanto no teu erro que começa a ser engraçado já.

    o kid não falou que não existem imigrantes no brasil, cara. Ele tá falando que a presença deles não é nem de longe tão predominante como no canada, onde pra onde vc olha você ve um imigrante.

    no brasil é muito mais raro interagir com estrangeiros. me diga aí, quantos amigos franceses voce tem? quantas garotas indianas vc já conheceu? quantos motoristas de taxi iraquianos vc ja viu na vida?

    serio, deixa de ser tao babaca. sem querer pagar pau, o kid eh um excelente blogueiro, nao eh qlq um que consegue angaria 200 comentários por post.

    kid, nao de a menor atencao pra babaquinhas revoltados como o Fabio.

  202. Hobbes says:

    Gostei do gravatar… Era uma das coisas que sentia falta do blog antigo ^^
    Bom post kide…

  203. thiago says:

    eu ainda nao sei pra que lado roda a agua da privada no canada…

  204. Plim says:

    Interessante o post, acho que sanou muitas das dúvidas que eu tinha sobre o Canadá.

  205. Plim says:

    Ahn, num post futuro, podia falar das diferenças do sistema de saude do Canadá (se tem hospitais publicos, planos de saude como no Brasil e etc…) 😀

  206. Felippe says:

    O Lucas vive na pior cidade brasileira atualmente, então não o culpem por ser semi-analfabeto, também pudera, no RJ existe a tal da “aprovação automática”, basta ir à escola e você “passa de ano”, além disso, tem os bailes “funk”, os quais ele deve freqüentar, contribuindo assim na formação de um dicionário pobre. Resumindo ele é só uma “vítima do sistema”.

    Ps.: imagina esse “ser” quando estiver formado em direito pela faculdade que o mesmo entrou muito provavelmente usando “cotas” =

    @Lucas

    Não se iluda com os estrangeiros vindo no carnaval, pois aquilo não é nada menos que turismo sexual com direito a prostituição infantil e o governo fechando os olhos em troca dos dólares.
    E um conselho, se inscreve no BBB N°xx que você ganha mais, digamos que é mais o seu tipo.

  207. Stan says:

    ” Fabio:
    Uma pergunta aos gaúchos: [… mimimimi]”

    Sim, eu desprezo todos os outros estados, sou um separatista gaudério, sinto frio porque acordo as 4h da manhã para ir laçar no campo e estou de bombacha nesse momento, tomando meu mate quente do lado da minha prenda chinoca.

    Te encherga guri, eu falei que o RS era frio porque é ele que eu conheço, não falo do que não sei, otário.

  208. Bob Espumone says:

    Para os Patri-idi-otinhas (sacaram, sacaram?):
    O Brasil é um país foda. Belezas naturais incríveis, território livre de fenômenos naturais mais perigosos, temos um vasto território com uma amplitude cultural incrível, sol praticamente o ano todo…
    Massssss, infelizmente o país tem o povo que tem, tem os líderes que tem…
    Cena 1: “To sem dinheiro e o emprego tá difícil…mas é carnaval, preciso valorizar o samba, vou pedir dispensa na quinta e vou viajar… comprei 500,00 de cerveja pro feriado todo!!”.
    Cena 2: Presidente Mula cria o fome 0, cria o bolsa escola, cria o auxílio náo sei o que, e o auxílio não sei o que lá. Opinião de um Caatingueiro banquela sobre tais benefícios: “Bom… ajuda bastante… nem precisa trabaiar mais porque a ajuda é maior que o que ganho na roça”. Não questiono a boa intenção, mas fica dando bifes pra um Leãozinho e quando ele estiver grandinho, vê se consegue caçar.
    A gente estuda feito um corno desde os 3 anos até os 22, 24, isso quando pára de estudar, e ainda assim fica temeroso pelo dia de amanhã… e se me demitirem? FUD*U!!! Quem se especializa e tem oportunidade, tem mais é q sair mesmo. Vai continuar querendo provar o que pra quem tá lá em cima cagando na sua cabeça? O que o seu país faz por vc, pra demandar tal patriotismo? Adoro o país, geograficamente falando… abomino a classe política e detesto essa pobretada vagabunda que consegue ser analfabeta com 40, 50 anos… Com uma coisa a gente nasce, INSTINTO e exemplos se tem por ai espalhados de gente que por si só, não se tornou um milionário, mas recuperou a dignidade… qualquer animal sabe o q é melhor pra ele pra sobreviver, mas nem nisso esse povinho pensa. Sabe pq o país nunca va ser potência? Porque a maioria do nosso povo é sanguessuga “malandro” por natureza… não se salvam ricos, pobres, pretos, brancos, índios, nada… pode embalar isso tudo e mandar pra Marte.

  209. frost says:

    felizmente meus pais me ensinaram a amar meu país…ser honesto, ético, e tentar fazer o lugar que vivo um lugar melhor…

    pelo jeito o pai de muita gente aki incentivava a ver MTV e falava que o brasil é uma merda e que a boa era sair daki

    Sinceramente, eu odeio neguinho que vem me dizer que eu tenho algum dever para com o meu país. Só porque eu nasci em um lugar, eu tenho que viver para sempre nele, ganhar um salário miserável que não me satisfaz, viver em constante insegurança, ter educação de nível ridículo, etc, etc, etc. Se eu saio do país pra ter um padrão de vida mais alto, eu sou o traidor. Pff.

    O mais impressionante é que se você compara outro país favoravelmente ao Brasil, sujeitos que nem o Lucas vêm revoltados. Não sei então pra que nego diz que quer melhorar o Brasil, já que o Brasil é tão bom que é criminoso dizer que o Canadá é melhor (o que não foi nem o caso do post).
    Sobre o post do Fabio:

    Essa frase indica que o tal problema genético também te atinge. Afinal, a pessoa pode vir até SP para ver estrangeiros.

    Como eu disse no outro post, não tem nem paralelo comparar a influência imigrante em qualquer ponto do Brasil e no Canadá ou nos EUA.

    Lembro até da minha irmã citando uma pesquisa que tinha afirmado que só em Harvard Square se fala 44 idiomas. É ridículo comparar São Paulo a isso.

  210. lol says:

    vcs alegraram minha tarde…tava de bobera aqui no estágio sem ter o q fazer…

    Bom, todas essas discussões que tão rolando em paralelo são fúteis demais pro meu gosto. Mas ainda sim, nao pude deixar de reparar nisso que eu quotei, e nao vi ninguem comentando a respeito.

    Trocando em miúdos: O sujeito tava aqui discursando sobre patriotismo, dizendo que é dever cívico trabalhar pra ajudar o país e blablabla. E, ironicamente, tudo isso durante o horario de expediente dele?

    O caráter de um homem é definido pela discrepância entre seu discurso e seus atos. 😛

  211. Bob Espumone says:

    @lol

    LOL!! =D

  212. b.a.r says:

    aê, kid, agora todos podem ter um cinto de controle do nintendinho…
    além disso, a moda nerd está em alta…segundo o uol, claro

    http://guiadasemana.uol.com.br/noticias.asp?/TEEN/SAO_PAULO/&a=1&ID=16&cd_news=37588&cd_city=1

  213. Mimimi says:

    Sobre essa discussão toda sobre impostos, uma forma fácil de comparar é a seguinte: no Brasil, 5 meses de trabalho são somente para pagar impostos.

    Pra entender melhor:
    http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL41074-9356,00.html

    Comparativamente, segundo a reportagem, nos EUA são necessários 102 dias (menos de 4 meses).

  214. Fala ae,

    Essa eh minha primeira visita no seu site, e confesso que gostei da maneira que voce escreve.Nao sou muito ligado nos jogos nem gadgets, embora tenha comprado um iphone (Yeah !!)
    vou comentar sobre o Canada que eu conheco (o frances)
    11 -- Clima: aqui eh parecido, faz mo frio, embora normalmente menos que ai, mas em compensacao, neva demais, esse ano entao, foi recorde .. pra quem pensa em vir pra ca, melhor se preparar psicologicamente !
    10 -- seguranca -- mesma coisa, nada a comentar.
    9 -- ensino superior. Talvez, quebec seja a melhor provincia para isso, se vc mora aqui !! o ano letivo de uma facul aqui beira os 3000 dolares, o que nao eh nenhum absurdo. ( quem faz uma pos no BR, sabe disso)
    8 -- po, nem me fala de imposto pq eu to p da vida com essa porcaria aqui … esse ano ( e olha que eu cheguei no meio do ano passado, vou ter que pagar uma nota.
    7 -- esse eu penso que nem vc .. nao gosto e nao me interesso.
    6 -- na verdade, eu acho que eh ate justo … o que eu nao acho justo eh um jogador de futebol que nao faz porra nenhuma pra ninguem, ganhar em 1 mes o que eu nao vou ganhar minha vida toda e olha que eu estudei pra caralho pra isso ..
    5 -- talvez isso seja o que eu mas gosto no canada … olha que eu sempre digo aqui, que eu nao gosto muito de encontrar com brasileiros, justamente pela oportunidade de conhecer outras culturas.
    4 -- esse eu ainda nao sei pq nao estudei aqui, mas pelo que eu tenho visto, esse povo eh burro mesmo.
    3 -- tipo, em montreal eu diria que eh um pouco diferente, afinal, eu quase nao preciso falar frances aqui ( so falo, pra nao perder o que eu ja aprendi.) mas no resto de quebec eh bem assim .. o povo nao gosta de falar ingles. Pra mim, eh um desperdicio, pois isso eh uma das melhores coisas que eu vejo aqui …a possibilidade de aprender 2 linguas diferentes.
    2 -- pra quem eh do rio, eu diria que montreal eh que nem niteroi … visite niteroi e ganhe uma multa ….
    1 -- cara … isso eh muito show .. e depois que vc arruma credito aqui, vc compra o que vc quiser … incomparavel.

    Eh isso, um abraco e pode contar com minha presenca mais vezes.

    Pedro

  215. porkispin says:

    Kid… só uma curiosidade… sei q vc já falou algumas vezes, mas acabei esquecendo… em qual cidade mesmo você está? e por quais você já passou por aí?
    Valeeu!

    E o blog tá MUITO BOM mesmo!!! ( já deve tá de saco cheio de tanto ouvir isso, né? hehehhe mesmo assim, o elogio é válido!! =} )

    Abraço!!

  216. Neto J. says:

    Ótimo texto kid!
    Será que há a possibilidade de haver um novo texto com suas confabulações anti-cristãs?
    Eu adorava aqueles textos, principalmente os que tinham alguma experiencia pessoal, como da vez em que voce foi a um culto com um ‘amigo’ aí no canadá, e tal.
    Mas qualquer que seja o texto sobre esse assunto será muito bem vindo!
    Abraços o/

  217. Pauduro says:

    Kid dê uma olhada:

    http://forum.outerspace.ig.com.br/showthread.php?t=145620

    Mais uma diferença entre Brasil e Canadá.

    Nem comprar videogames [b]NOVOS[/b] no Brasil se pode mais!

    Submarino, Americanas, Shop Time e Magazine Luiza só vendem PS3 recondicionados. Eles vêm todos via refurb do Paraguai. PS3 no Brasil dá mais pau que Xbox 360, já sabemos o pq.

    Gamer, Nerd e Rocker no Brasil só se fode!

  218. K-Max says:

    Bob Espumone é o dos nossos!

    Saudações.

  219. Trailblazer says:

    Curso Direito na UFMG e só tenho uma coisa a dizer: Espero que o Lucas também não seja aluno de lá, ou me sentiria imensamente envergonhado.

  220. Makuro says:

    Quide, faltou uma diferença nessa lista. E as mulheres? Isso é papo de patriotismo ou as mulheres brasileiras são realmente as mais gostosas do mundo?

  221. jayme says:

    ja morei fora, eh bom a rodo, tirei vantagens do lado financeiro, poder adquirir bens de consumo, realmente eh algo maravilhoso, mas uma coisa que eu nao troco, eh o calor humano, eu nunca esqueco de ver aquelas ruas vazias, desertas, sem ninguem, e todo mundo(leia-se imigrantes, principalmente indianos) com quem eu trocava ideia, falavam a mesma coisa: “aqui eh bom pra ganhar dinheiro, mas se eu pudesse, voltaria pro meu pais” -- isso eh classico de se ouvir.
    ainda sim, o estrangeiro tem suas vantagens e desvantagens :))

  222. Pauduro says:

    Makuro

    Mulheres são boas em qualquer lugar do mundo, isso é papo de brasileiro que tem auto-estima baixa e só se fode em outras comparações!
    Sem contar que as brasileiras são cheias de frescuras!

    As mulheres mais lindas do mundo são as do leste europeu, e são as mais educadas tb.
    No resto do mundo a média de mulheres lindas é quase a mesma!

  223. Ronei Augusto Duarte says:

    Beleza meu, gostei das comparações!
    Quantos as criticas que foram feitas, relaxe… é pura inveja e despeito.
    Gosto é igual…umbigo…cada um tem um!
    Um grande abraço.

    RONEI AUGUSTO DUARTE- CUIABA-MT-BRASIL

  224. Teoc says:

    Então, foi legal o post KiD…gostei muito.

    Só uns comentários..

    1- Sim o frio daí pode ser mortal, eu já experimentei. No entanto como falaram aí em cima aqui rola MUITA umidade…a umidade dá a sensação do frio ser mais frio e o qeunte ser MUITO mais quente. Afinal se no oriente médio rolasse a umidade que tem aqui aqueles caras nunca iam conseguir vestir todas aquelas mantas (que também funcionam como isolante, eu sei..mas mesmo assim)

    2- As culturas, sim é muito legal ter contato com várias pessoas diferentes , mas, não sei se é assim no canadá, me parece que todos esses imigrantes se isolam e meio que separam-se da população, fazendo nichos ao invés de integrar-se ao país (posso estar viajando relacionando isso ao canadá, acho que os EUA são assim)

    3- A segurança é um negócio muito engraçado aqui no brasil, pelo menos aqui no RJ..quanto mais perto da criminalidade mais seguro contra criminosos você está….E esse negócio de segurança é muito aparente, eu costumo andar pela noite e pegar onibus e coisas normais que as pessoas fazem de dia e nunca me aconteceu “nada” (já fui assaltado, mas nunca a noite andando sozinho =p) acredito que muita gente tem medo além da conta.

    4- Os caras são “ríspidos” ai mesmo ? Pelo que você falou das leis me passou essa impressão..dos gringos frios e insensíveis…não sei se é verdade mas é uma imagem bem solidificada entre os brasileiros. Aliás o pessoal fala que é uma bagunça , mas atire a primeira pedra quem nunca pediu para ser aliviado de uma multa de transito.

    Post muito bom novamente.

  225. Fred says:

    Po, quando faz 28ºC aqui em São Luís eu sinto bastante frio. =(

    Mo vontade de sair dessa ilha e ir morar fora.
    Quem sabe um dia. 🙂

  226. Matheus L. says:

    Essas são algumas das diferenças que tornam o processo de “desenvolvimento” do Brasil infinito. Eu estou no 5º período da faculdade e desde a 5ª série que eu escuto que o Brasil não é um país “subdesenvolvido”, mas “em desenvolvimento”, sendo que não há diferença prática entre os termos.

    Tenho vontade de morar fora não apenas por querer uma vida melhor, mas até porque é meio desesperador morar numa cidade do Nordeste e ter a sensação que ela nunca vai mudar ou crescer como você gostaria. O jeito, por enquanto, é me formar e pegar a primeira oportunidade ou casar com uma gringa que queira me tirar daqui.

  227. Argus says:

    Caaaara mais de duzentos comentários. Passou a primeira edição do Otakuzismo e Você.

  228. NapA says:

    nada a vê com o o post, o canada, o brasil ou o kct…mas engraçado igual! Já deve ter visto mas vai assim mesmo:

    http://www.evilmilk.com/pictures/Betrayal.jpg

    ótimas essas motivacional signs xD

  229. Leandro says:

    KID, você é o meu novo herói. SAIDUHSADIU

    Agora sério, as diferenças sociais e econômicas entre dois países tão distantes e com histórias e níveis de desenvolvimentos assim diferentes como entre o Canadá e o Brasil são evidentes e até certo ponto previsíveis.
    Mas mesmo assim achei esse texto riquíssimo, li muita coisa que eu não sabia nem imaginava sobre o Canadá (já o que você escreveu sobre o Brasil é de conhecimento de qualquer brasileiro corretamente alfabetizado e um pouco antenado) e sou obrigado a parabeniza-lo.
    Enfim, agora o Canadá está entre os países que eu pretendo visitar ou morar quando terminar o segundo grau.

    Kid, existe algum post seu que explique como e por que diabos você foi parar aí no Canadá? Se sim, você poderia colocar o endereço dele aqui?

  230. bertim says:

    Eu nem ia comentar mas li algo tão triste que me deixa numa situação muito chata em ficar de bico calado:

    “aposto que se todos os profissionais que sairam do brasil voltassem o brasil seria muito melhor economicamente…”

    Se todos os profissionais que saissem do Brasil, voltassem, eles seriam burros de dá dó! Eu sou formado em Farmácia-Bioquímica e a remuneração da classe é triste, não somente da minha profissão, mas de váriassss.

    Sinceramente, se eu conseguisse algo no exterior já teria me mandado há tempos. E burro seria se voltasse:

    1) Iria voltar pra ganhar mereca de R$ 1000,00 após ter me matado durante seis anos de faculdade integrais dia e noite;

    2) Voltar pra me estressar aqui no Brasil, onde mal podemos comprar um carro e já temos que comprar o SEGURO porque a chance de ser assaltado é muito grande;

    Tem que gostar muito de desgraça pra viver assim. Lucas acho que seu salário será de R$ 5.000,00 pra falar uma bobagem imensa como essa.

    Ou então você é muito estudioso e irá passar em um concurso para Juiz. Tomara que seja.

    Procura se formar e começar a se sustentar e parar de falar merda. Um dia você vai sentir que seu suor vale muito mais do que você recebe.

    E aí, quando você começar a pagar para comer, gastar dinheiro com gasolinas e com contas de casa, você vai pensar 5 vezes na merda que tá falando.

  231. hauhauhauhau curti o texto..
    estou no Canadá e a 2 meses.. e tudo o que disse realmente é verdade..
    Mas uma coisa que é muito bom por aqui.. é o transporte público também..
    Estou em Montréal.. sendo estagiário.. Moro num apartamento, tenho um iMac, ipod nano, roupas e mais num sei oq.. e pago todas minhas contas..
    vai fazer isso no Brasil.. =/

  232. Leo Schneider says:

    Kid, há um tempo leio seus posts, mas comento MUITO POUCO. hehehehe Mas vamos lá.

    Eu achei o post muito interessante, pra começar. Óbvio que as pessoas que estão revoltadas pensam que você está falando mal do Brasil e comparando com o Canadá, mas isso são FATOS. O Canadá hoje é um país MELHOR que o Brasil em any aspectos e ponto (apesar do propósito do post não ser esse, foi o que acabou sendo constatado). Por isso hoje eles são chamados “país de primeiro mundo” enquanto o Brasil é só mais um dos “wannabes” que existem por ai.

    Eu vi um post do Denys mostrando o valor que uma pessoa paga de imposto em cima do seu salário. Recaptulando a lista:

    SUÉCIA = 50,7%
    NORUEGA = 44,9%
    FRANÇA = 43,7%
    ITÁLIA = 42,2%
    BRASIL = 38,8%
    REINO UNIDO = 36,1%
    NOVA ZELÂNDIA = 35,4%
    ESPANHA = 35,1%
    ALEMANHA = 34,6%
    CANADÁ = 33,0%

    Se olharem só para os números, é um absurdo que um Sueco gaste METADE do seu salário com impostos. Mas aí, qualquer pessoa que gastar mais do que 3 segundos para analisar os números vai ver que na Suécia o ensino é GRATUITO E DE QUALIDADE, a rede hospitalar é GRATUITA E DE QUALIDADE, a segurança pública É DE QUALIDADE, as ruas, estradas, etc SÃO BEM CUIDADAS e por aí vai… Não vamos estender muito para não humilhar os rapazolas pseudo-nacionalistas, mas que só andam com tênis da Nike, camisa da Adidas e afins (vocês entenderam).

    A Noruega é um dos países com a menor taxa de corrupção do mundo! Na finlânda, os políticos trabalham DE GRAÇA!!! E lá funciona né.

    É CLARO QUE EU QUERO SAIR DO BRASIL! Com todas as mudanças talvez daqui a 50, 60, 100 anos o Brasil seja potência mundial e possa desfrutar de tudo isso, mas até lá eu já morri.

    Eu, como neto de português, estou querendo me naturalizar. Conseguindo isso, portas e portas irão se abrir pra mim (fora as “vantagens” de ser um europeu e não um pé-rapado-brasileiro). Só ver o quanto vale um passaporte português e um brasileiro hoje em dia lá em Madrid-ESP.

    Falei demais, fugi do foco e esqueci o que estava querendo dizer de verdade, mas a intenção era mostrar que o Canadá (ou outro país sério) é melhor que o Brasil sim (e isso soou como um tapa na cara dos pseudo-nacionalistas) simplesmente porque lá tudo que se gasta (custo de vida “alto”) é revertido de volta para o povo e as coisas funcionam. Aqui, tudo é revertido pros bolsos dos nossos queridos ladrões, ops, políticos.

    Valeu.

  233. Denys says:

    @Leo Schneider concordo inteiramente com seu comentario..os numeros que coloquei foram para complementar o obvio.
    Que o Brasil apesar da alta carga tributaria tem uma qualidade de vida mediocre em relação ao IDH .
    Adoraria abrir algo no Canada ou Australia mas ainda estou longe te ter os recursos necessarios para uma aplicação de investidor. ( $200K a $300K )

  234. Gato Guga says:

    Achei legal o post. O blogue no geral é bom também.

  235. Gato Guga says:

    Ah, e sobre a mulherada não postou nada cara. Aqui tem muita puta em família e a depravação é de 100%. E ai, a coisa é mais organizada??

  236. Felipe says:

    @pilla:
    Eu li sobre isso mesmo, mas li também que na columbia britânica é mais liberal. Podendo até haver cultivo para consumo..

  237. Ed says:

    As vezes me impressiono como tem otário ao nosso redor.
    Esse Fábio, só tomou no cú até agora. Chegou bancando o revoltado e patriota e só tomou bordoada. E ainda assim insistiu!
    Parei de ler os comentários dele, quando o mesmo disse que por sermos brasileiros, temos que valorizar A MERDA DO SAMBA.
    Meu colega, samba no Brasil é questão cultural simplesmente por sermos descendentes de indios e nada mais.
    No Brasil quando uma criança gosta de música, é muito mais fácil ela ganhar um “vá trabalhar vagabundo” dos pais, do que uma guitarra.
    E o que acontece? A infeliz criança vai batucar em panela e se apaixona por “Samba”.
    Respeito samba, afinal, gosto não de discute, se lamenta. Mas é direito meu achar uma vergonha dizer que sou do país do “Samba”, enquanto a Inglaterra teve Beatles e Pink floyd por exemplo.

    E teve outro ai que nem lembro o nome, que só apareceu pra criticar e afirmou que o Kid não sabe escrever.
    Foi o comentário mais “invejoso” que vi aqui.
    Desista de tentar entender como o povão não saber interpretar textos, Kid.
    É a santa ignorância e preguiça mental mesmo.
    Manda se foder que isso já resolve muito.
    Abraços

  238. Marcelo Naziz says:

    Meu…Canadá é fera demais…mas se você vier para Suiça…multiplique as coisas que disse por 2.
    Bom demais este pais.
    Acho que todos deveriam vir ao menos uma vez para cá…Outra conversa.

  239. Odeio e Justifico » Blog Archive » AOE Blogs de cara nova! says:

    […] é um Bom Dia Sinceramente, sou suspeito pra falar do HBD. O Kid é o blogueiro mais gelado do AOE Blogs. Um exemplo do suíngue brasileiro nas geladas e prósperas terras canadenses. O cara escreve os […]

  240. joão ricardo says:

    tres coisas:
    1 -- textos longos são bem legais, mas curtos também são! mas curti bastante 😀
    2 -- por favor , me responda com toda sinceridade, vc realmente fala a parada do olho de baiacu pras pessoas? o.O
    3 -- Rapaz, que farinha lactea o que, essa porra custa 8 reais a lata, eu que sou filho de representante de vendas e corretora de imoveis nao tenho isso em casa.

  241. João says:

    Só tenho uma coisa a dizer

    VA A PUTA QUE O PARIU BICHINHA FILHA DA PUTA BABA OVO DE GRINGO!!!

  242. Junior says:

    Tudo muito bem, a não ser a parte do frio, aqui no RS não chega a fazer -23ºC, mas já entreguei jornal às 6 da manhã com -6ºC. E não é nem um pouco agradável.

  243. Ingloryon says:

    Caraleo… nunca vi um post pra render tantos comentários o.ó

    Muito bom post. Gostei…

  244. acho que eu não conseguiria morar muito tempo num lugar onde eu não posso sair de casa sem 2213268 toneladas de agasalhos sem correr risco de MORRER de hipotermia. no brasil eu ano de regata e chinelo até nos maiores torós sem pegar nem um resfriado. mó paraíso, cara.

    há tempos tô pra visitar minha irmã que mora em montréal, mas só vou se for em julho. inverno abaixo de 8°C, nem pensar. o_0

    eu tenho medo (DUARTE, Regina)

  245. Vinícius says:

    Um post incrível!

    Me deu vontade de ir pro canadá, pela primeira vez.

  246. Nacho says:

    Tenho pena de vc…

    Vc nunca vai poder sair na rua de madrugada pra fazer merda com seus amigos, tacar ovo em casas, destribuir tapetadas (enrolar o tapete do carro e descer o cacete no retrovisor de um carro estacionado na rua), ficar bebado e sair falando merda, berrando fazendo arruaça na rua…

    Eu não troco essa liberdade por nada =D

  247. polly says:

    aqui na minha cidade, dias normais sao 40°… quentes 45°…
    quando da 30°, nego tudo bota roupa de frio e fala que ta congelando xD

  248. Gefroren says:

    Quibe,
    Vale a pena largar tudo aqui e ir se aventurar no Canadá?

  249. Vinicius says:

    8) Impostos
    http://www.impostometro.com.br/ (pra mim só abriu direito no internet explorer)

    >.> imposto que o brasiliero paga, isso sim é um absurdo

  250. Na Mosca - Contra Indicado Em Caso De Suspeita de Dengue! says:

    […] (depois que eu tiver comprado) quais deles eu comprei. Não vai ser fácil compra-los, pois não moro no Canadá , mas pensamento positivo. Aliás, vocês já leram/assistiram O Segredo? hahaha […]

  251. Neryuuk says:

    (Por favor me perdoe pelo comment kilométrico)

    Bom, vou comentar algumas coisas baseado nos meus conhecimentos (xiiiii hahaha =])

    11 Clima

    Isso que você disse de alguem dizer que gosta do frio sem realmente ter vivido um frio intenso eh muuuuuito válido, e me fez pensar bastante sobre o meu conceito de “frio”.
    É um fato que eu odeio calor (o que não implica diretamente em gostar do frio), nunca fui chegado em praia e eu sempre gostei de frio (vulgo 6ºC à 14ºC), eu vou continuar gostando do ‘frio’, mas tenho muita vontade de presenciar um frio FRIIIIIIO (lê-se -23ºC hehe).
    Deve ser maravilhoso ter estações beeem definidas ao invés de Verão de 30º (vulgo primavera), verão de 37º (“O” verão), verão de 28º (outono), e finalmente o “”””inverno”””” com seus magníficos 13º à 20º.

    9 Educação superior

    Não sei como é a situação no CEFET-MA, mas posso dizer como é no CEFET-SP.
    A cada ano entram novas turmas recheadas de alunos provenientes de escolas como Colégio Marista Arquidiocesano, ou Colégio Salesiano, que são colégios de classe média-alta e alta. E não são poucos alunos. Poderia dizer q a maioria (pelo menos no ensino médio, que atualmente deu lugar ao técnico integrado) é proveniente de escolas de classes A e B.

    8 Impostos

    Tive uma péssima experiência com esse método diferenciado de cobrança de impostos.
    Minha prima está morando aí no Canadá, e ia vir ao Brasil pra passar o natal e ano novo com a família. Vi nessa situação uma oportunidade de comprar meu tão esperado PSP.
    Após um acordo com a minha mãe, no qual eu colocaria todas as minhas finanças (cerca de 300 reais) e ela completaria o resto, entrei em contato com a minha prima para verificar a disponibilidade da mesma para efetuar a compra.
    Então comecei a pesquisar os jogos que eu iria querer no site da Future Shop (onde ela compraria o PSP) com extrema felicidade, pois, com o dinheiro daria pra comprar o PSP Star Wars Battlefront Entertainment Pack (que já conta com 1 jogo) e mais 5 jogos.
    Eu então passei à ela a lista de jogos, dentre os quais ela escolheria cinco que estivessem disponíveis.
    Umas duas semanas depois meu primo veio me dizer que estava esquecendo de um detalhe (aí eu já pensei “Miou o esquema… Fudeu!”), que o imposto era ‘separado’ e só era calculado no caixa, logo eu deveria adicionar 15% ao valor de tudo. Quando recalculei o valor total tive a agradável surpresa de que o valor do imposto seria o mesmo de um jogo, me fazendo desistir de um jogo(o que não foi um graaaaaande problema, afinal no kit já vem um jogo).

    6 Inversão de valores trabalhísticos

    Apenas comentando que não me importaria ser um “trade worker” afinal é um trabalho digno como qualquer outro, e trabalhos envolvendo carpintaria e marcenaria são interesantes (no meu ponto de vista).
    Apenas não faria isso a minha vida toda, pois não é a minha área de atuação.

    5 Multiculturalismo

    Intercambistas ou turistas sempre se tornam parte de conversas em rodas de amigos, mesmo que em um breve comentário, afinal como você mesmo disse, é bem incomum no Brasil.

    3 Bilingualidade

    Outro tópico ao qual tive contato devido à aquisição do PSP oriundo do Canadá.
    Os manuais tanto do psp quanto dos jogos vêm em Inglês e Francês. Pra ser mais específico vêm dois manuais, um em Inglês e outro em Francês.
    Mas gostaria de fazer uma observação quanto ao Francês, que na minha visão ele não recebe tanta importância, pois as empresas não investem tanto no manual fancês, pois o mesmo vem em papel de qualidade inferior e impresso em preto-e-branco.
    (Por favor me corrija se eu estiver falando besteira). Pode ser um detalhe simplório, mas expressa certa falta de interesse.

    2 Leis, leis, leis

    Creio que as “bylaws” são algo que está faltando na sociedade brasileira, pois a maioria da população não costuma pensar em sociedade, mas apenas em como aquela ação afetará a si própria.

    1 “Poder aquisitivo” ou “olhem o que eu comprei agora, queridos leitores”

    De fato seus relatos dão uma pontinha de inveja em leitores como eu que almejam morar fora do país (Em especial eu que desejo específicamente o Canadá).
    Tenho um sonho, de ter minha Mangá-DVD-Biblio-etecétera-teca (hahahahah) enfim, coleções de mangás e DVD’s de filmes, séries, animes, livros. E um sonho assim é praticamente impossível de se cumprir no Brasil, analisando o simples fato que um jogo PC-DVD que no Brasil vai sair por 150~180 reais no Canadá custam 49.95 dólares (57 com impostos), ou um UMD de PSP que no Brasil custam obscenos 250 reais no Canadá custam… 19.99 dólares, totalizando 23 dólares se somados os impostos.
    (Os preços são um exemplo, eu sei que os preços variam, mas o exemplo é válido)

    Espero que possa me dar um feedback do meu post hahahahaha (que estranho, estou pedindo um feedback do feedback hahahha) pra eu saber se falei merda ou se há algo a acrescentar que possa aumentar (ou diminuir) minha vontade de morar no Canadá.

    Esse post me deixou muito feliz, pois fez com que eu me indentificasse mais ainda com esse blog, me dando cada vez mais vontade de apresentar um feedback muito positivo sempre que possível.

    Pra concluir… Post FODA, Blog FODA, como sempre…
    adorei

  252. Chloé says:

    Olá….

    Tenho muito interesse em ir pro Canadá, mas sem ser por intercâmbio, gostaria de ir por conta própria pra trabalhar e talz…

    Uma questão que eu gostaria de esclarecer é a da moradia.. vc divide seu apto com alguém ou mora sozinho? O que vc recomenda nesse assunto pra quem vai morar aí?

  253. Kid says:

    @Chloé

    Recomendo ler o FAQ do dono do site, já que você quer saber mais sobre ele 🙂 Fiz um FAQ justamente pra responder perguntas como essa.

    @Neryuuk

    Seu comentário complementou bastante o post 🙂

  254. Marcia says:

    Olá! Meu nome é Marcia, sou brasileira e imigrei pra Montreal há 9 meses. Só escrevo pra dizer que adorei o blog e esse post, principalmente a parte do frio de 10 graus! rsrsrs! toda vez que alguem me diz isso, respondo: “por favor, defina frio.” voltarei mais vezes por aqui. parabéns!

  255. Pedro mendes says:

    Cara, S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L esse texto. Parabéns, seu blog acabou de entrar no meu Google Reader.

  256. Guelerme says:

    Eh, a única objeção que eu tenho é a qeu todos os gaúchos já fizeram: essa merda de estado tem estações definidas e é FRIO PRA CARALHO no inverno, pelo menos pros padrões brasileiros.

    Verão fazia 40ºC aqui, agora no outono já caiu pra uns 12-20ºC sendo simpático, e o inverno é sempre 2ºC pra baixo, fora os dias quentes, que são uns 10-15ºC. Isso no centro do Estado, na Serra é tudo igual, mas temperatura negativa no inverno lá é comum.

    E pra quem gosta de calor(Ou de clima ameno, eu vivo feliz com 20ºC), isso é triste.

    PS: Não é AMD GAUCHO BAIRRISTA, é que a porra do estado é de clima subtropical mesmo. 😛

  257. […] parece que as condições de trabalho no Canadá são ótimas. Quem sabe no futuro eu ainda volto para o Hemisfério Norte, já que a bolsa que ganhei exige que […]

  258. Guilherme says:

    Show de bola véi sua comparação, conheci agora porque eu tava procurando comparação entre a saúde daqui do Brasil com o Canadá, porque tá rolando um concurso lá na faculdade p/ uma bolsa p/ aí.
    Queria saber como é o fonoaudiologo aí, soube que são duas profissões, um p/ cuidar da audição e outro p/ cuidar do aparelho fonador.
    Obigado!!!
    Parabéns!!

  259. To no teu cu says:

    Nossa maluco,na boa, vc é muito loser.

  260. Marcio says:

    Eu tambem moro no canada nasci aki…e verdade tudo que voce falou cara eu tenho um tv 42 1080p xbox 360 ps3 nitendo wii.e sou um brick layer helper (ajudante pedreiro)Agente que nasce no canada tem muita sorte mesmo.

  261. Fernando says:

    Muito bom seu texto. Fiz um trabalho muito bom… Te dou nota 9,5. Só naum te dou dez por que você não falou da diferença da população
    Abraço

  262. Demostenes II says:

    Gostaria de saber quanto ganha um Eletricista Industrial ai, por favor. É que ja pesquisei e não encontrei se quer um valor.
    Desde ja grato.

  263. Luiz Eduardo says:

    O texto ficou ótimo…
    Irreverente,bem diferente dos textos q vc lê e dá sono…
    Gostaria de saber se aí as´pessoas são respeitadas ou se vão ficar me olhando estranhu se eu tiver com meu sobretudo ou se estiver beijando um homem e(ou) uma mulher…
    E tbm se aí conseguiria arranjar um emprego q me desse condições de pagar uma faculdade e morar sozinho..
    Desde já agradeço…

  264. mimi says:

    não li tudo mais e muito enteresante se todo mundo le e um esenpro pra todo mundo

  265. falando da merda do brasil says:

    gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões
    já viagei muitas vezes com a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Sempre tem qualquer cosia que dá errado com eles. Não vou falar aqui sobre dois assuntos de reclamação de mala rasgada porque a ultima é de natureza digna de um brasil com reputação.
    No dia de viagem de palmas para são paulo o balconista de check in não autorizou a despachar a minha bagagem de mão obrigando-me a colocar a mesma na carga adiantando estar com pesso acima do permitido. Mesmo depois de eu retirar o meu notebook e notas de dinheiro, com o peso já reduzido, não autorizou. Mesmo estando viajando acompanhado com minha filha bebé e minha esposa, não autorizou. O vôo estava esperando por mim sendo acompanhado até porta de saída para o vôo por pessoal gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões. Quando cheguei a são paulo a bagagem vinha com o ziper aberto. Imediatamente chamei um funcionário gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões e abri a mala na sua presença. Roubaram-me dinheiro em cerca de uns R$25,00, roubaram-me um cartão de debito, roubaram-me um DVD player, roubaram-me outras coisas mais. Fiz reclamação com várias entidades da gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões, policia, agencia que fiscaliza as empresas aéreas, etc. Mas a gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões nunca me pagou nada, pelo contrários assumiram-se canalhas, ladrões e brasileiro de primeira categoria bandidagem. Por este meio colocarei em tantas páginas de internet, jornal e outros meios esta noticia para alertar o pessoal a não viajar com gol, linhas aéreas sem inteligencia e ladrões

  266. Carol says:

    Primeira vez visitando o site!
    Achei no google quando digitei: “Diferenças entre Brasil e Canada”

    AMEEEIII o texto e fiquei rindo sozinha!
    Humor imbativel + informações de modo simples porem eficiente.

    PARABENS PELO BLOG!

  267. rapaz says:

    Sinto que você precisa de uma atualização pois a maioria dos produtos do Brasil estão em rótulos com duas línguas (Português e Espanhol). E parabéns por tanta fútilidade, para cada produto de luxo menos um prato na mesa. Aproveite.

  268. Bruno says:

    Oi,

    Ando fazendo pesquisas sobre o canadá pois planejo passar um tempo por lá. Achei o seu blgo muito útil de gostaria de conversar sobre alguns detalhes da sua viagem, se fosse possível. Desde já agradeço a atenção, Obrigado.

  269. Guilherme! says:

    Gostei muito do blog!
    parabens!
    :}
    Principalmente da parte do “PODER AQUISITIVO” *--*
    Abraço!

  270. Ana Romanelli says:

    haha, adorei!!!

    sou brasileira e moro em strathmore, alberta e tenho que adimitir: concordo plenamente com o que vc escreveu!

    ri bastante com a parte das leis, ja virei ate amiga dos policiais daqui de tanto que eu causo problemas catastroficos como jogar uma latinha de refrigerante num cesto de lixo que nao era azul…

  271. andressa says:

    Olha, moro no Rs em gramado, e aqui já chegou a -8 e nevou, lógico que não é uma neve igual ao Canadá que neva por semanas seguidas, porém é muito frio. Dizer que não faz frio nos estados do sul do Brasil é no mínimo não conhecer as diferenças do próprio país, vc citou são paulo, mas o frio que faz em Sp é incomparável com o frio que faz no RS, SC e PR, os únicos estados que realmente tem inverno rigoroso!!!

  272. lida says:

    good post thanks

  273. Felipe Spina says:

    Esse lance de estrangeiro na rua é igual na australia, inclusive estou namorando uma canadense que conheci por lá, agora voltei pro brazil e ela voltou e mora em Victoria(BC).
    Achei seu blog bacana pois não tenho muito conhecimento do canada, pois agora pretendo conhecer afinal tem o porque né…

  274. leonardo says:

    amei o site manerao kkkkk so zuaçao po xd

  275. Al says:

    Eu moro no Paraná e aqui temos estações bem definidas e a temperatura fria é -1, 0 , 1 grau. Pra um país tropical, é frio pra caralho.

  276. Bubiis says:

    Eu não quero morar mais no Brasil, esse país é muito ruim!

    Obs: Moro em Canoas, cidade vizinha de Porto Alegre. Nesse inverno de 2009, a temperatura mínima que tivemos aqui foi de 2°C. E agora que é PRIMAVERA,os canoenses já estão pedindo socorro por causa do calor excessivo. =/

  277. goistosa says:

    esse sait é uma merrrrdaa tudo o q vcs esvrem é errado seus vaga….

  278. Carlos Martins says:

    como e construidas as casas ai no Canada?
    alvenarias ou iguais as do EUA.

  279. Marina says:

    Diferenças entre Brasil e Canada.. quantas vezes já tentei por na balança! Segurança não tem preço. Sol também não. Familia não tem preço. Respeito tambem não! Dificil demais. Vou viver nessa “ponte aerea” pra sempre…

  280. Emerson dos santos says:

    Cara muito bom,a diferença de cultura entre nosso pais o Brasil e Canada, venho criticando alguns posição das massas Brasileira: musica,trabalho,religião e educação. Autos imposto e muito corrupção tipo lei de Gerson

  281. Danilo says:

    Nunca tinha lido esse texto. Foda demais. O simples fato de você morar num país tão bacana quanto o Canadá (e poder usufruir de tanta coisa) já é uma trollagem com a gente que mora aqui “em baixo”.

  282. Henrique says:

    Excelente post…nao nego que aumentou a vontade de arrumar as malas..

  283. Flavio says:

    …e nada mudou por aqui

  284. Higor says:

    É por isso que o Canadá é meu sonho.

    Ótimo post.

  285. Technology says:

    hahahahahaha Me diverti demais com a briga do Kid vs Brasilóides.

    Brasilóides sempre com as suas frases clichês e ufanistas, tem que ser muito acéfalo pra defender um país de merda como o Bostil.

  286. Linic says:

    Inversão de valores trabalhísticos, acho errado falar isso, no Brasil pedreiro ganha pouco ,mas eh devido a grnade oferta, ele n tem capacidade de pensar ou exercer algu mtrabalho q requeira dele pensamento ou lidar com pessoas. O nivel sociocultural das pessoas no Canada eh mais elevado entao todos tem capacidade de lidar com publico ou entrar em empregos q tenha q pensar ( pelo menos um pouco).

    Qunado eu estava no Canada 1 mes en Toronto, andando 11-12 da noite, drogados paravam na nossa frente e pediam dinheiro ( alguns agressivamente ) mas difernetemente do Brasil lah, nos fingiamos q n entediamos e passavamos direto e eles n ameacavam… Em 1 ano nos eua nunk fui parado na rua, nunca me falaram o famoso “Can I have all ur money.”

  287. […] vez, o Kid escreveu no hoje é um bom dia as diferenças entre o Canadá e o Brasil, citando o fator clima, dizendo que lá tem estações do ano bem definidas, etc. Comecei a reparar […]

  288. Hawk says:

    Como funciona este negócio das multas? Aqui no Brasil, se você for multado, não precisa pagar, pois não tem policial lhe parando em blitz e tal.

  289. Gabriel says:

    cara,o Canadá é um país muito melhor que o Brasil,principalmente pros gamers e viciados em tecnologia.A taxa alfandegária é muito alta aqui.Aqui vc se esforça demais pra ser alguem na vida e luta com 10 mil pessoas pra conseguir uma vaga na facul,la eles fazem o high school gratis e conseguem um emprego de pedreiro,garçom,etc e compram um Ipad.O Canadá é muito foda!queria ter nascido la,falou

  290. Terminei de ler… pela terceira vez.

  291. […] construção civil (vulgo pedreiro) e afins. E dá dinheiro! O Izzy Nobre falou disso em um ótimo post sobre as diferenças entre Brasil e Canadá. O fato é que lá o pessoal tem mais condições de […]

  292. Richelli says:

    Bom…eu também sou mais um que estou me mandando pro Canadá (Graças a Deus tive critérios para ser aprovado pelo país) e estou me mandando deste paisinho de merda que é o Brasil. Falta muito pra essa joça de lugar ser um lugar descente para se viver. Cansado de estudar, trabalhar, batalhar, lutar feito um louco e tudo que consigo é pagar impostos e aluguel em uma casinha dividida com toda a familia. Saude precária, educação ridicula, segurança nem se fala, transito caótico. Lamentavel, lamentavel, lamentavel. O Brasil não está como está por causa de pessoas batalhadoras, corajosas e sortudas como nós (e todos os outros que tentam uma vida melhor em outro país), o Brasil é a merda que é por causa desse pobre povo ludibriado pelo que há aqui. Idolatram o samba, o carnaval, as praias e pra eles tendo isso e uma boa caixa de cerveja do lado ja esta bom. Abraço pro Izzy, que alem de fazer um blog geek demais e engraçado, tbm sempre posta algo interessante mostrando as diferenças entre Canadá e Brasil.

  293. Valmo says:

    Olha izzy, “eu sempre quis viver na América do Norte”, antes de eu começar a ler seu blog eu pensava assim. Agora é algo tipo: “Eu vo pro Canadá nem que seja de patinete”.

  294. Aécio says:

    Ai que vontade da porra de voltar pro Canadá!

  295. Aécio says:

    Faltou falar da Saúde no Canadá e no Brasil

  296. Luiza says:

    caraca…eo quero morar ai!

  297. ja tinha tempos que tava querendo ir ao canada, e agora leio esse post meio “velho” nao se ofendam, agora fiquei mais interessado, descreveu coisas importantes e achei util,

    vlw

  298. Julio Cesar says:

    Estou no Canada a 1 ano.

    Gosto daqui pela organizaçao, a limpeza, o baixo indice de corrupçao, o baixo indice de violencia, os salarios mais altos, os preços de carros, eletronicos, roupas de marcas bem mais baratas que no Brasil, o povo no geral mais educado, transito bem mais calmos que no Brasil, o esforco e mais recompensado por aqui e o transporte publico e muito bom.

    No Brasil, infelizmente, e o oposto disso tudo.

    Mas para quem e feliz no Brasil apesar de ser um marmanjo de 25 que ainda mora na casa dos pais (coisa vergonhosa aqui para os canadeneses), tudo bem. Cada um cada um.

  299. Gary says:

    No Brasil também tem imposto pra caramba. E isso não é tão ruim até que percebe-se que nada é feito com o dinheiro “arrecadado”. Em agosto a gente já passou de UM TRILHÃO de reais. O problema é que não se investe em saúde, educação, etc. Com um mísero bilhão é possível montar 3 hospitais de ponta pra atender a qualquer tipo de caso, com médicos de alto nível. O principal problema do Brasil é definitivamente a corrupção. E também precisa de uma boa administração pública, pra direcionar a verba pra onde se precisa. Aqui, 30% dos preços é imposto. Quase igual aí (um terço), mas não é aplicado de forma consciente.

  300. Alex says:

    Aqui onde eu moro, Santa Catarina, tem estações definidas, sim. Tambem tem multiculturalismo tambem, inclusive de pessoas que tambem sao brasileiras, me de locais distantes.

    Entao quando voce lista as diferenças, nao diga do Brasil para o Canada, e sim do Ceara para o Canada, pq o Brasil é muito grande para voce generalizar, meu colega.

    • Agatha says:

      Também moro em Santa Catarina, amigo, e o Izzy não está generalizando muito não. Ou vai me dizer que neva o inverno todo aqui? Eu NUNCA vi neve. Neva muito raramente, e em algumas cidades específicas, uma quantidade mínima e por muito pouco tempo.

      Izzy, como o Gary disse, aqui também tem bastante imposto. A diferença é que a gente não vê o retorno do que pagamos.

      Eu vejo a Educação Superior ser mais “restrita” apenas a quem possa pagar (ou mereça por bolsas -- tem isso aí, né?) algo muito vantajoso. Aqui o que mais se vê é gente desempregada com diploma na mão. No Canadá geralmente costuma-se ter nível técnico, ou até mesmo de ensino médio, e já dá pra ter uma vida confortável.

      Adorei o post. Combinado com o das “5 coisas do Canadá que não funcionariam no Brasil” dá de ter uma base de como a vida é diferente nos dois países. Apesar do trabalhão que deve dar, faça mais 🙂

  301. Eu tenho esse sonho platônico faz muito tempo, depois de ler esse post meu sonho foi alimentado ainda mais.
    Tenho 19 anos e estou quase terminando minha primeira faculdade, espero estar aí dentro de alguns anos se tudo der certo. ^^

    Ótimo post. o/

  302. rafa says:

    q bando de idiota, ate o clima do brasil os cara reclama, estranho eu sei falar outro idioma aq no brasil, aparelhos eu tambem tenho, eu sei exercer meu direito de cidadao, para q precisamos ter contato com outros gringos? grande merda!!!, aqui mata muita gente blz ai tbm tem assinos ne? vc esuqeceu dos mendigos ai eles são brancos? pq vc nao fla de quantas mulher vc pega ai, provavelmente nenhuma elas nao de brasileiros, vc é q é vergonha para uma naçao

  303. válence says:

    Muito boa esta matéria! País sério é ooooutra coisa,hein?

  304. Master_Blaster says:

    Você não falou de uma coisa que com certeza tem por aí: as coisas que um brasileiro, e principalmente um cearense, olharia e comentaria com desprezo: QUE FRESCURA DO CARALHO.
    Convenhamos, o primeiro mundo tem muita frescura mesmo. E uma das coisas boas da cultura brasileira é justamente a informalidade, a objetividade, o fato de poder ser o que um gringo sensível chamaria de rude, só que não é rude aqui pq por aqui ninguém se incomoda.

  305. Master_Blaster says:

    Sobre a faculdade, o dinheiro que um cara ganha trabalhando como garçon por ex, se ele quiser fazer faculdade,dá pra pagar?

  306. […] quem não acredita, dá uma olhada nesse link que aponta para um divertido texto do Izzy Nobre, vejam o tópico número […]

  307. daniel pereira says:

    voce eh cara meu amigo… realizou meu sonho, e o canada eh o melhor país do mundo, depois vem os EUA, aqui nessa porra de Brasil, so tem ladrão corrupcao etc e tal como vc bem sabe…
    espero e lhe desejo tudo bom, e espero tambem que vc nunca voltei para esse país vagabundo.
    um dia eu irei para o canada ou Eua e nunca mais voltarei para essa porra de Brasil…
    valeu meu chapa… li tudo e adorei, vou até postar no meu FB…

  308. Alisson says:

    Pode me dar umas dicas de como me mudar definitivamente para o Canadá legalmente?

    Também sou nordestino, não aguento esse Brasil cheio de insegurança, gente de mente fechada, preconceituosa e ridícula que faz de tudo para zoar o próximo.

  309. Amanda says:

    Olá, gostaria de saber se o Estado da Geórgia é um bom local para conseguir empregos? Estou interessada em morar no Canadá a procura de empregos e quem sabe fazer minha faculdade aí, no entanto procurei diversas cidades e me encantei por este local… Mas estou em duvida sobre as oportunidades de trabalho, se você puder me informar qual a melhor cidade para trabalhos ficarei extremamente grata!