Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Dica do Dia ] Crie um ebook com artigos da Wikipédia!

Postado em 26 February 2013 Escrito por Izzy Nobre 22 Comentários

Aê negada! Leu o título do post, né? Vamos direto ao assunto: e se você pudesse salvar a wikipédia como um ebook?

Por mais que você goste do intangível “cheiro de livro”, um ebook da wikipédia seria melhor que a alternativa física, convenhamos.

Eu, que sou um grande entusiasta dos ereaders, estou com vergonha de mim mesmo por ter aprendido este macete tão tarde. Mas vou me redimir explicando-o para você!

É o seguinte, mané. Quando tu entra na home da Wikipédia, você verá esta opção no menu da esquerda:

Se seu TOC for tão potente quando o meu, esse mini-menu aí deve estar te deixando MALUCO. MOVA O MOUSE O QUANTO QUISER, NÃO ADIANTA!

Clica nisso. O resultado é o tal do “Book Creator”, olhaí:

Clica no botão verde. A partir de agora, todos os artigos que tu abrir na Wikipédia terão esta opção aí em cima: 

Clicando em “Add this page to your ebook”, o artigo em questão é adicionado como um novo capítulo no seu ebook. Quando você terminar de capturar artigos (e sim, esse sisteminha salva as imagens também!), clique no “Show book”. Você pode dar um nome ao ebook, um subtítulo, e então baixa-lo.

Olha o produto completo, que bacaninha:

Esse serviço é essencial caso você queira salvar material semi-didático pra ler em momentos sem conexão — um vôo, por exemplo. E sim, “semi-didático” é o máximo crédito que posso dar à Wikipédia, né.

E isso se estivermos falando da Wiki em inglês! A Wikipédia em português tem a equivalência acadêmica de um livro de colorir com ilustrações de Toy Story 2.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tutorialzinho

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

22 Comentários \o/

  1. Bruno Henrique says:

    Obrigado cara, agora vou poder me achar mais inteligente na sala de aula 😀

  2. Arthur says:

    parem de zoar a wiki brasileira

  3. Nick Ramos says:

    Boa dica! É bom para momentos de ócio e curiosidade sobre assuntos aleatórios. A Wikipedia é, basicamente, a entrada superficial em algum assunto qualquer. Obviamente, após algum tempo, é melhor partir para o conteúdo acadêmico, mas ele é bacana quando você só quer o básico. Em inglês, claro.

  4. fabiocj says:

    Muito legal essa dica

  5. Kid muito obrigado por isso

  6. Junior says:

    Com que tamanho o arquivo fica?

  7. Anderson says:

    baita dica… apesar de ser bastante desmerecida, a wikipedia é uma bela fonte de pesquisa (pelo menos um start pra pesquisas) e também um amansa burro melhor que dicionário…

  8. André says:

    Fizeram uma pesquisa comparando o Wikipedia com enciclopedias normais e… descobriram que o Wikipedia tem menos erros.

    Basicamente o Wikipedia é mais confiavel que o que vc encontra em bibliotecas.

    E qualquer um pode constatar isso. Os unicos erros que eu encontrei no Wikipedia foram tipo, gente escrevendo merda de proposito no meio de texto. Fora isso, nunca vi nada de errado (e sim, eu estou falando dentre os assuntos sobre o qual eu sou especialista; se tivesse algo errado eu saberia).

  9. Alexandre says:

    Kid seu troll, essa funcao existe pelo menos desde 2009 (foi quando eu a descobri). Pare de trollar seus leitores!

  10. Rafael says:

    Cara, a Wikipedia (em inglês) é tão boa ou melhor quanto os materiais “tradicionais” que temos, como mostram algumas pesquisas.

    1 -- http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=online&aid=8632760

    Conclusions The quality of information on depression and schizophrenia on Wikipedia is generally as good as, or better than, that provided by centrally controlled websites, Encyclopaedia Britannica and a psychiatry textbook.

    2 -- http://www.nature.com/nature/journal/v438/n7070/full/438900a.html

    Jimmy Wales’ Wikipedia comes close to Britannica in terms of the accuracy of its science entries, a Nature investigation finds.

  11. Pedro says:

    Não acho a wikipédia seja semi-didática… na época em que eu fazia trabalhos na biblioteca da escola eu tinha que me contentar com artigos da Barsa totalmente incompletos e desatualizados, isso quando tinha um artigo do respectivo assunto, ainda.

  12. cristiano says:

    Ô rapá! Que feio, heim. Eu vi muito bem que foi um leitor que te passou essa dica nos comentários daquele seu post pago:

    http://hbdia.com/video/hbdtv-kobo-glo-e-kobo-mini/#comment-65117

    Você deveria ter pelo menos citado o cidadão.

    • Izzy Nobre says:

      E eu por acaso falei que INVENTEI a dica?

      • cristiano says:

        Não, eu quero dizer que não foi algo que você foi lá e descobriu sozinho. Foi um leitor que fez a fidalguia de te passar a dica. Nesse caso, você deveria ter citado o cidadão pra prestigiar quem perde tempo vindo comentar …

        • Izzy Nobre says:

          Eu não lembro quem era. O cara me deu a dica alguns dias atrás. Se você der uma olhada na minha aba de mentions tu entenderá o que estou dizendo.

          • Douglas says:

            Izzy, esse papo de mentions é balela… o cara deu a dica aqui pela seção de comentários mesmo. O Cristiano acabou de postar o link aí em cima.
            Vc gosta que comentem, não? Quando não comentam, vc pode sentir que escreveu/gravou algo à toa. O mesmo pode se dizer do leitor, que decidiu comentar (apesar de 90% dos leitores não se preocuparem com isso), e não foi reconhecido.

          • Izzy Nobre says:

            Tu acha mesmo que entre milhares de menções e comentários no YouTube e no HBD, eu consigo lembrar onde um comentário especifico foi postado?

      • Douglas says:

        Pô, Izzy, mas podia ao menos ter citado o cara.

  13. Eduardo says:

    Caralho kid, essa feat não conhecia, valeu mesmo. Mais conteudo pro meu kindle hehehehe

  14. Helio says:

    Ja da pra fazer o download de toda a wikipedia (sem as imagens), se n me engano, a em ingles tem 10GB e a em portugues tem 6… só n conheço mto bem o universo dos leitores de e-book, então n faço idéia de qnto de memória eles tem…

    Depois de fazer esse download num e-book vc deve colar um adesivo grande e chamativo atras dele com os dizeres “DON’T PANIC!” ^^

  15. Boa dica… Eu gosto de ter material offline também, já baixei um site didático inteiro (automaticamente é claro) e devo dizer que um site no hd é bem
    útil quando estamos sem internet. Pra quem quiser um programa de download de sites sem frescuras, recomendo o Wget (por linha de comando).
    Abç, hehe.