Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Dica foda do dia ] Salvar sites em formato .epub pra ler offline (com imagens e tudo) em dois segundos

Postado em 3 September 2012 Escrito por Izzy Nobre 28 Comentários

Uma coisa que eu sempre quis poder fazer de forma simples e rápida é salvar sites como um ebook pra poder ler no meu ereader em momentos em que não tenho acesso à internet (viagens de avião, por exemplo).

Experimentei MIL soluções pra isso — aquele  Calibre tosco e nada user-friendly, o Instapaper, uma extensão merda pro Chrome chamada dotEPUB que funciona menos de 30% das vezes. Tentei inúmeros conversores online, NADA funcionava direito. Ou, quando funcionava, era uma experiência tão complicada, ou o conversor com uma interface tão merda de usar (estou olhando pra você, Calibre!), que o processo inteiro se torna

Até que o @Filipe_Aguiar, um cara que aparentemente conhece a internet muito melhor que eu, sugeriu o Readlists.

 

Esta porra é precisamente o que eu procurava: um site simples, de interface puramente “resolva aqui sua bronca e saia fora rapidim”, sem qualquer frescura, onde tu simplesmente coloca a URL do(s) site(s) que quer salvar, clica no botão pra exportar pro formato desejado — como você pode ver, pode salvar pra Kindle, iOS, ou simplesmente o formato .epub liso no link “Download ebook” –, e cabou.

Se você coloca múltiplos links (no caso do screenshot, eu salvei diversos links da área “Headscratchers” do TVTropes, onde foristas apontam erros na trama de seus filmes favoritos), cada link é formatado bonitinho no ebook como um capítulo.

E antes que você me pergunte, sim, ele salva até as imagens do site. Se duvidar esse troço faz um serviço melhor em criar um .epub do que eu mesmo fiz com meu próprio livro.

Eu raramente me encontro em situações em que não posso ou prefiro não usar meu plano de dados, e apesar disso o Readlists foi a descoberta da semana pra mim. Imagina então pra vocês, que vivem reclamando das operadoras de bosta que vocês têm aí, ou que vivem sem sinal, ou sei lá o que.

Salve aí seus sites favoritos (adoro salvar inúmeros artigos da TVTropes, do Cracked ou do Editing Room, um site humorístico que reescreve roteiros de filmes de forma sarcástica ANIMAL) e se divirta!

Ah, e agradeça o Filipe, porque eu procurei um site assim por MESES e não achei. Sou um inútil!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

Categorias: Tutorialzinho

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

28 Comentários \o/

  1. Felipe Ahmed says:

    First?

  2. Elton V. Silva says:

    Eu usava o “Favoritos” mais ou menos com o mesmo propósito que eu vou usar esse site: salvar leituras extensas para ler depois. Nunca mais precisarei salvar nada nos favoritos de novo! Pelo menos não com esse fim.

  3. Tatazete says:

    Va dormir Zizi Nobre!

  4. Gustavo says:

    que o processo inteiro se torna o quê?!

  5. Carlos says:

    Eu uso um programinha chamado Pocket (antes chamado de Read It Later) que serve justamente pra isso. Ele tem apps pra iPhone, iPad e Android, e extensões para os browsers (acho que Opera, Firefox e Chrome). Não estou muito certo sobre o Opera.

    Mas enfim, ele cria uma maneira rápida de você adicionar qualquer site para ler depois. Depois que vc instalar o app no seu iQualquerCoisa, ele baixa as páginas para que você possa ler offline.

    E o mais legal é que ele formata as páginas em uma maneira mais amigável para leitura, tirando as propagandas e outras papagaiadas e deixando só o texto e as imagens mesmo.

    E instalando em todos os seus dispositivos e computadores, você tem uma lista de leitura sempre sincronizada. Tipo, você viu um site legal no trabalho, mas não tá com tempo. Adiciona no pocket, e lê pelo iPhone no caminho pra casa.

    E ele também tem integração com uma caralhada de serviços. Você pode, por exemplo, tuitar um link para ler depois.

    Até onde eu sei, ele não converte pra .epub ou .mobi, mas não custa nada dar uma procurada.

    • Eu uso bastante o Pocket também. Acho melhor que o Instapaper e, além de tudo, é grátis

    • Jonatas says:

      De fato o pocket é ótimo, você instala o app no chrome acessa o site e clica no botão dele e pronto, já tem a sua página formatada sincronizada com o seu telefone/tablet. Simplesmente ótimo.

      • Lucas says:

        Tbm uso pra caramba o Pocket, os únicos problemas dele pra mim são o q o colega Bruno Guedes disse lá embaixo e porque todo link q não dá pra eu ler/ver/ouvir naquele momento salvo no pocket e vira 999readLater. To pensando em utilizar ele pra isso e o Readability para artigos/textos longos e pensativos pra se ler com mais calma =|

  6. Jonathan says:

    Izzy Nobre e @Filipe_Aguiar, um pobre morador do interior de Goiás que não pode sequer ter 3G agradece imensamente.

  7. Entender mais de internet que você? Dificilmente. Mas vi a dica no MeioBit e guardei mentalmente.
    Também sofro com a falta de um aplicativo que faça o serviço de maneira decente, tenho altos livros em PDF que queria passar pra ePub pra ler no iPad mas o calibre é um saco.
    Mas vou converter o livro de Contos do H.P. Lovecraft assim…

    • Guilherme says:

      O Readlists é excelente para a conversão e envio de artigos! Uma dica interessante para livros é o http://www.convertfiles.com , que converte várias extensões. Recomendo que teste!

      • Já testei, mas ainda assim a conversão fica meio porca, além do fato de que o índice não é criado da maneira correta.
        No final das contas o arquivo gerado tem os mesmos problemas daqueles gerados no Calibre, por exemplo

        • Guilherme says:

          Bom, como uso um Kindle, não faço ideia de como fica a conversão com o iPad. Mas também tenho problemas com o índice -- até hoje não encontrei um conversor que sempre formate corretamente o índice, o resultado sempre é aleatório.

  8. Achei tudo um tanto quanto foda, e já esta salvo nos favoritos. Te devo mais uma, Izzy.

  9. MARLIO says:

    Oi Kid, velho amigo.
    Seu RSS feeder sumiu do meu google reader.
    Bem , vou acrescentar de novo.

    Q aconteceu com seu blog, somente 9 comentarios aqui?
    Esperava encontrar como sempre uns 100, como de costume.

    Saudacoes de Amsterdam.

  10. rafael says:

    Firefox (Mac): Arquivo > Imprimir > Salvar como PDF.

    Done.

    🙂

  11. CCCC (discípulo) says:

    Kid viado, enfia o ereader no cu.

  12. Guilherme says:

    Kid,
    Mas por que preferes o Kobo ao invés do Kindle? Eu acho a qualidade dos serviços da Amazon muito maior e os aparelhos são muito bons também, principalmente os anuciados ontem.

  13. Aparentemente eu estou com muito tempo livre então resolvi comentar no seu blog já que não estou fazendo nada mesmo. 😉 Enfim…

    Testei esse Readlists e é realmente muito bom. Demorei a entender porque ele condensa alguns artigos do Cracked em uma só página e outras não(descobri que ele só faz isso pra artigos, não pra postagens de blog) e no fim eu estou dividido entre continuar usando o Pocket ou começar a usar o Readlists quando vou viajar e ficar sem internets, porque:

    -- O Pocket salva as páginas exatamente como elas são(Internet View ao invés de Article View) o que eu acho ótimo, mas volta e meia ele diz que salvou a página offline aí vou ver alguma coisa desalocou a memória pra outro app ou coisa assim. Ou seja, eu tenho que ficar conferindo. Baixando o ePub é mais garantido.

    -- Por outro lado eu não me dei muito bem com o formato ePub. Em páginas com imagem(Cracked) as legendas saem bizarras, e por alguma razão o primeiro título da segunda parte da lista não aparece. Sei que não é uma solução perfeita(aliás, é ótimo) mas essas pequenas coisas incomodam. =/

    Dica ótima como sempre. Esses seus posts devem dar mais resultado que seus publis, aliás 😛

  14. Cara, tava lembrando desse seu texto pq eu uso o feeddler pra ler rss no ipad e ele tem a função offline. Precisei disso um dia e lembrei.

    Depois dá uma olhada. abs

  15. Klayton Cavalcante says:

    Eu descobri esse site usado o TweetCaster para Android. Ele vem integrado ao navegador interno do app para facilitar a leitura de links enviados no tweet.
    Ajuda pra caramba na hora de ler artigos ou o HBD!

  16. Ph says:

    Eu sempre fico com a opção de imprimir um pdf. Vou testar isso ai e o pocket.

  17. Ph says:

    O pocket realmente é prático pra caralho. Todas as páginas que eu acrescentei foram salvas perfeitamente. O Readlists, porém permitir a organização de uma biblioteca de arquivos com facilidade. Estou dividido.

  18. Berg says:

    Cara, realmente o que eu precisava. Porém, não estou conseguindo salvar em epub. No chrome, ao tentar criar o epub, surge a mensagem: “There was an error creating your epub. Please try again”. Alguém? =]