Hbdia
  • Feed do Hbdia
  • Twitter
  • Youtube

[ Vergonha Alheia do Dia ] Guns n Roses, ou o que chamam disso atualmente, “tocando” Welcome to the Jungle

Postado em 11 April 2014 Escrito por Izzy Nobre 21 Comentários

Vocês conhecem os vídeos “Shred”? Caso não, é o seguinte: existe um “meme”, talvez seja o termo apropriado, que consiste em pegar apresentações de bandas famosas (às vezes infames, na real) e substituir o áudio por outro que parece uma tentativa amadora de reproduzir a música do vídeo.

Este deve ter sido o primeiro vídeo shred que eu vi, “Creed Shreds”:

Outro vídeo clássico da série Shred é dessa versão de One, interpretada pelo Korn no MTV Icon homenageando o Metallica (como se aquela versão do Korn naquela já não fosse ruim o bastante)

Eu gostava muito de Metallica na época, e mais ainda do Korn, e assisti esse MTV Icon na época achando legal pra caralho. Ver esse vídeo hoje me dá calafrios de tanta vergonha alheia e insatisfação com a forma que a música soa saindo dos lábios do Jonathan Davis.

Então, por que estou abrindo esse texto com vídeos Shred? É simples: porque só compreendendo essa brincadeira youtubística você poderá entender como eu me senti quando descobri este vídeo.

Convido você a ouvir esses primeiros 60 segundos do vídeo em repeat. Aumente o volume, maximize a tela do vídeo. Assista a parada, rebobine o vídeo, assista de novo. Coloque fone de ouvidos, saboreie cada nota, cada batida na bateria, cada gritinho moribundo do Axl.

Assista essa porra quarenta vezes seguidas se for necessário. Você pode agora me culpar por inicialmente achar que se tratava de um vídeo Shred?!

É sério, eu JURAVA que era um Shred. Minha reação inicial ao ver esse vídeo foi “aahh, um Shred que eu ainda não conhecia, e agora a técnica trollística é mudar o nome do vídeo pra fazer o cara pensar que é uma apresentação real. Boa!”

Não é de hoje que esta banda aí do Axl trafega a rodovia do lamentável. Aliás, até por questões filosóficas este grupo não merece ser chamado de “Guns n Roses”; se a identidade de uma banda se deriva da porcentagem de participação de membros originais, o Velvet Revolver é que merecia esse nome. Acontece que eu jamais esperaria que as condições da banda estivessem tão deploráveis, tão distantes da glória que o grupo gozava 20 anos atrás.

Eu jamais imaginaria que shows atuais da banda poderiam ser, à primeira vista, confundidas com apresentações de um grupo de amadores e/ou um vídeo de trollagem onde toca-se mal intencionalmente.

MEU DEUS

TUDO nesse vídeo é lamentável. O Axl, ou este senhor de meia idade que comeu o Axl, claramente não tem mais a envergadura vocal pra carregar uma música como a que tentaram, e isso é claramente notável ao longo do vídeo inteiro. Eu fiquei esperando que ele tirasse uma bombinha de asma no meio da parada pra se manter respirando.

Olhe este GIF acima e tente lembrar-se do Axl nos tempos do Use Your Illusion II, por exemplo. A voz, o visual, a energia. NADA do que ele representa hoje faz jus ao passado da banda.

Não!

Não.

Já o Slash genérico que empregam na atual formação da banda e o seu chapéu costurado a la Frankenstein*, por outro lado, são uma PERFEITA analogia da situação contemporânea do Guns n Roses — uma imitação barata, um monstruoso simulacro de algo que um dia foi cheio de vida e energia (e que seu criador deveria ter matado há muito tempo).

Que vergonha, meu deus do céu. Pensando bem, ainda bem que Joplin, Hendrix, Cobain e outros morreram cedo.

*Sim, eu sei que Frankenstein é o cientista e o monstro não tem nome. Não encha o saco caralho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

About Izzy Nobre

Oi! Eu sou o autor desta pocilga. Tenho 30 anos, também sou conhecido como "Kid", moro no Canadá há 10 anos, e sou casado com uma gringa. Geralmente perco meu tempo na internet atualizando este blog, batendo papo no twitter, produzindo vídeos para o youtube, e conversando sobre videogames antigos no podcast 99 Vidas. Se você gostou deste texto, venha me dizer um alô! Adoro conversar com os leitores :)

21 Comentários \o/

  1. Rafael says:

    Izzy, lembro em 2001 que o Guns ia tocar no Rock in Rio 2001 e tinha uma grande expectativa. Meses antes eles tocaram num VMA e o cara simplesmente não alcançava mais nenhuma nota da música que eles cantaram. Eu entendi então que a banda tinha acabado e eles podem tocar na minha cidade (como fizeram) que não vou me dar ao trabalho de assistir.

  2. Wellington Alves says:

    Agora você entende porque esses astros precisam morrer aos 27 anos?

  3. Frengol says:

    Eu li esse artigo no Whiplash sobre o que aconteceu com a voz do Axl e achei bem foda, vale a pena ler pra saber a merda que ele fez

    http://whiplash.net/materias/biografias/200844-gunsnroses.html

    Eu concordo que nada do que ele apresenta hoje faz jus ao passado da banda, mas eu nem ligo tanto, nunca fui um grande fã de Guns 🙁

  4. o que fizeram com aquele jovem senhor de cabelos longos e uma voz de levantar platéia

  5. lolerson says:

    Fui no show do Guns em 2010. O show foi ótimo, foi uma sensação foda estar a menos de 10m do Axl Rose (fui na pista VIP), só que o cara realmente não ta cantando nada, a voz dele se foi. Valeu o valor do ingresso, mas o Guns N’ Roses com o Axl que conheciamos e amavamos morreu, só não sepultaram porque o axl entalou na cova.

  6. Eric Draven says:

    Você sabe que Guns ‘n Roses tá muito na merda quando descobre que já vieram tocar em Brasília 2 vezes.

    Quando nego chega no ponto de vir procurar dinheiro aqui é porque já tá com os 2 pés na cova só esperando a hora de estrebuchar e morrer.

  7. AngeloJr says:

    e ainda me falaram pra comprar o ingresso pro show que teve 01/04 agora em floripa deles. Eu até pensei que ia ser pegadinha, porra, tá escroto demais o grupo.

  8. Axl says:

    Podemos dizer com orgulho que o guns eh a primeira banda a fazer cover de si mesma. Eh realmente uma pena que os membros nao tenham se entendido e que por conta disso a banda acabou. Os caras juntos tinham uma criatividade fora do comum. O livro do slash eh uma otima leitura pra saber o quanto esses caras aprontaram. Valeu

  9. Lucas Xavier dos Reis says:

    Roskinroúl paulera!!11!!!

  10. Eduardo Real says:

    O Guns N’ Roses morreu. Então o Axl pegou a sua pá e enterrou o Guns no cemitério indígena atras do Pet Sematary. O resultado é isso: uma paródia chocante, uma sombra do que costumava ser. Parabéns Axl, a sua banda ficou uma merda!

  11. Thiago says:

    Se liga nesse cara cantando welcome to the jungle, o barato é foda demais. https://www.youtube.com/watch?v=isZZWDMpw3Y

  12. Eduardo Felix says:

    Realmente. Totalmente lamentável. Já deu o que tinha que dar.
    Se aposenta, Axl!

  13. Daniel says:

    GNR foi a banda da minha adolescência, até hj curto muito, mas essa “Axl & Banda” não desce!!! O gordo tá tão zuado que nem me abalei pra ve-los aqui em SP. Abraço do patrão!

  14. Liz says:

    O pior é de tudo que vai eu e minha família toda pro show deles aqui na minha cidade haha. Vai ser simplesmente pra dizer que um dia fui num show do Guns porque a banda mesmo pra mim acabou, Axl não é mais jovem nem tão cheio de energia como era antes e nem existe mais Slash, enfim… Mas né. Vergonha alheia

  15. André says:

    O melhor/pior shred que eu ja vi é esse: https://www.youtube.com/watch?v=w-0CS-T1HUQ

    O engraçado é que a musica original é terrivel também.

  16. LucasLFS says:

    Agora saca essa:

    G1 -- Mas qual banda é melhor: a de hoje ou a do início?
    Dizzy Reed -- O Guns atual é uma das melhores formações que a banda já teve. Temos três guitarristas que estão entre os melhores do mundo e uma parte rítmica monstruosa. Se eu tivesse que votar, diria que é a atual.

    http://g1.globo.com/musica/noticia/2014/03/tecladista-do-guns-n-roses-diz-que-formacao-atual-e-melhor-que-original.html

  17. Patrick says:

    Fui ao show de Guns que teve em Recife essa semana(15/04) e ele cantou muito bem, assim como os outros integrantes tocaram muito, inclusive o Duff estava lá. Acho que antes de criticar com base no que tem na internet, deveriam ir a um show deles.

  18. Alain says:

    Cara, fui ao show do Guns n Roses ontem (17/04) em Fortaleza, e não dá para acreditar que esse vídeo seja verdadeiro depois de ver ao vivo, a voz dele esta muito boa, não chega a ser um “Axl anos 90” mas está muito bem ao contrário do que muitos dizem por dizer, sem ao menos ter ido num show como outros disseram.
    O DJ Ashba tem uma performance incrível, com ótima presença de palco.
    Welcome to the jungle foi excelente, o solo, a voz, estava excelente, não como esse apresentado no vídeo.

  19. Alain says:

    Cara, fui ao show do Guns n Roses ontem (17/04) em Fortaleza, e não dá para acreditar que esse vídeo seja verdadeiro depois de ver ao vivo, a voz dele esta muito boa, não chega a ser um “Axl anos 90” mas está muito bem ao contrário do que muitos dizem por dizer, sem ao menos ter ido num show como outros disseram.
    O DJ Ashba tem uma performance incrível, com ótima presença de palco.
    Welcome to the jungle foi excelente, o solo, a voz, estava excelente, não como esse apresentado no vídeo…

  20. Diogo says:

    Tsc, a única coisa que presta nessa banda é o Bumblefoot…