« Scribblenauts – O jogo do ano
Top 6 vídeos que vão te traumatizar hoje »


Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras



Escrito por Kid em Sep 22, 2009

Quando eu era moleque, eu sempre dizia que queria ser “um cientista” quando adultos me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse. Não importava que ramo científico eu praticaria. “Um cientista, tia!”.

Ora, mas que tipo de ciência? Astronomia? Bioquímica? Herpetologia (que, por algum estranho mistério, é a ciência das cobras e sapos e lagartos, e não da herpes)? Eu não sabia. Meu contato com a “ciência” se resumia a filmes em que um sujeito com óculos e um jaleco branco explicava alguma situação usando termos bem científicos e importantes como “exponencialmente” ou “microorganismos” ou “nitroglicerina”. Aí o mocinho reclama dos termos complicados e o cientista explica de forma mais simples – “Vamos todos morrer a menos que você faça X”. Aí ele vai, faz, ninguém morre e o filme acaba.

Eu queria ser aquele cara. Eu queria trabalhar num laboratório, usar um microscópio, saber palavras importantes e explicar coisas complicadas pros outros. Afinal, eu já usava óculos mesmo, obviamente o resto devia ser mais fácil (estudar algum ramo científico por dez anos e arrumar emprego numa empresa relacionada ao meu ramo de estudo).

Ontem, eu decidi que queria ser outra coisa – Um paramédico. Assim, eu poderia prestar melhor socorro à minha noiva, que quase quebrou o pescoço por minha causa.


Foi assim. Quando a namorada chega em casa do trabalho, ela costuma vir correndo pro quarto, se joga em cima de mim e, naquele clima de casalzinho recém-casado, a gente se joga na cama e fica lá rolando feito idiotas, fazendo cócegas um no outro, essas merdas que vocês que têm namoradas devem saber como é. 

Eu, por outro lado, tenho o péssimo hábito de chegar em casa, jogar as roupas no chão, e depositar meus gadgets na cama. O PSP e o iPhone, na maioria das vezes. O PSP pra jogar Super Mario World durante o expediente, e o iPhone pra músicas e navegar na internet.

Então. A namorada chega aqui em casa, vem correndo correndo pro quarto, me puxa da cadeira do computador e se prepara pra se jogar na cama. Acontece que meu celular estava exatamente no ponto em que ela cairia.

Usando cada grama de destreza que eu possuo, meio que “guiei” a namorada pro lado, pra longe do iPhone. Entendeu mais ou menos o cenário? Ela pulou pra cama me puxando junto, e eu empurrei a menina pro lado. Não sei como explicar essa sentença de forma que faça sentido, tentem imaginar a cena.

O resultado da minha manobra foi que a menina acabou ultrapassando sua área planejada de aterrissagem. Ao invés de cair sobre a cama macia, seu franzino corpinho gringo acertou a cômoda em cheio.

Bem no pescoco.

A menina caiu como uma boneca de pano no chão. Após o susto inicial, percebemos que ela estava bem. Mas durante aqueles cinco minutos em que ela berrava de dor no chão, o terror da possibilidade de uma fratura no pescoço me fez desejar que eu tivesse me formado como paramédico. Afinal de contas, médicos detém conhecimento que faz a diferença entre a vida e a morte, e por isso inspiram um incomparável senso de confiança. Não importa o que aconteca, um médico está a caminho e tudo vai ficar bem. Meu vizinho é médico, vou chamá-lo. Vou ligar pro meu médico. Se acalme, eu sou um médico.

O admiração da capacidade dos médicos é tamanha que na nossa língua, é coloquialmente comum (a engraxates e flanelinhas) se referirem a alguém como “dotô” em forma de reconhecimento de sua importância, a despeito do fato que desencravar a unha do dedão do pé com a ponta da faca é o limite de sua habilidade cirúrgica. Embora, como você está prestes a ver, há alguns séculos atrás isso seria mais que suficiente pra conferir a alguém o título de doutor.

Aí eu parei pra pensar. Não estaríamos cometendo um erro gravíssimo depositando tanta confiança nos profissionais de saúde…? Afinal de contas, a história nos mostra que algumas vezes, a ciência exercida pelos doutores não ficava muito acima daquela executada por um aprendiz de açougueiro em seu primeiro dia no serviço.

 

Trepanação

Na Idade Média, entrou em moda o princípio médico de “equilíbrio corporal”. Qualquer tipo de perturbação na sua saúde era indício de algum tipo de desequilíbrio nos seus “fluidos” (pra medicina medieval, tudo era “fluidos”), e o trabalho dos médicos da época era re-equilibrar seu sistema.

Impressionante que uma teoria que soa tão científica (e que tenha algum embasamento, como explicarei depois) tenha dado origem a técnicas tão absurdamente retardadas.

Sabe quando um colega da sua turma de Álgebra claramente entende a proposta de um exercício matemático, mas fode completamente os cálculos e chega a um resultado que faz você olhar pra ele e se perguntar o que diabos ele está fazendo numa faculdade? Então, essencialmente isso é a teoria por trás da trepanação.

A técnica, que na verdade é uma dos mais antigos procedimentos cirúrgicos da história, consiste em fazer um grande buraco no seu crânio – grande o suficiente pra que o osso não seja capaz de se reconstituir e você fique passeando por aí com um buraco na cabeça. Ou seja, estamos usando um significado bem liberal pro termo “procedimento cirúrgico”.

A idéia é que alguns distúrbios mentais (e alguns outros que não tinham nada a ver com o seu cérebro) eram causados por um desequilíbrio na sua pressão craniana. Então, pra resolver o problema, bastava arrumar alguém que estivesse disposto a abrir um rombo na sua cachola. E assim você estaria curado do seu resfriado.

Lembre-se, nego tava apelando pra arrebentar cabeças alheias na mesma época em que se acreditava que “maus espíritos” provocavam moléstias. Não preciso nem explicar o absurdo da idéia.

Não que a técnica seja absolutamente inválida – em alguns casos de traumatismo craniano, fluido cerebroespinal se acumula no crânio e aplica uma pressão que pode causar sequelas permanentes. Nesses casos (e só depois de analisar todas as outras opções), um competente cirgurgião coloca o maluco em anestesia geral e abre um pequeno orifício na cabeça do infeliz pra aliviar essa pressão. Ou seja, é uma operação cuidadosa que, além de só ser executada em última instância, é conduzida com a maior das cautelas. E enquanto o paciente estava sob anestesia, um luxo que os infelizes da Idade Média não tinham.

Agora compare com a imagem lá de acima que eu arrumei no Google. Me diz se não dá até pra imaginar que o maluco da figura mal tinha acabado de dizer “Nossa Senhora, que terrível inflamação de garganta me abateu hoje” pros outros dois já sairem catando no chão qualquer instrumento mais ou menos afiado pra arrebentar a cabeça do coitado.

A comunidade médica em geral abandonou a trepanação como método de curar doenças há alguns séculos, mas a técnica não está totalmente morta. Nos últimos anos, a turminha que é chegada nessa onda de viagens produzidas por alucinógenos inventou uma complexa pseudo-ciência que prega que trepanação serve como um método de atingir o nirvana, ou alguma coisa assim, o que confirma o velho adágio popular que profetiza que “existe doido pra tudo nesse mundo”.

Sangria

Sangria, conhecida em inglês como “bloodletting” caso você tenha vontade de pesquisar sobre a parada, é mais uma maluquice medicinal da escola de pensamento que pregava que problemas de saúde eram produzidos por algum tipo de desequilíbrio corporal.

Um grego chamado Erasistratus formulou o conceito de plethoras, ou seja, doenças provocadas pelo excesso de substâncias. E que substâncias seriam essa, você me pergunta? Bem, a idéia era inspirada nos conceitos alquimistas que explicavam que tudo no mundo era composto por quatro elementos – água, fogo, terra e ar.  Da mesma forma, tudo no seu corpo deveria estar associado a quatro elementos. No caso, eles seriam sangue, muco, bile preta e bile amarela. E seja lá qual seja a doença, existem grandes chances de que ela está sendo provocada porque você tem sangue demais no seu corpo.

E havia duas formas de balancear o volume do seu sangue – o “médico” te dava alguma coisa pra induzir vômito, tornando assim sua corrente sanguínea mais concentrada (a lógica é que vomitar reduziria o nível de outros fluidos no seu corpo, fazendo do sangue o fluido predominante), ou fazer buraquinhos no seu braço e observar o sangue indo embora.

Nos dias de hoje, você faria o máximo pra evitar ser furado por aí à toa. Há alguns séculos atrás, era o tratamento mais padrão que existia. Inventou-se até um elaborado sistema pra determinar exatamente QUANTO sangue deveria ser tirado, e levava-se tudo em consideração: sua idade, seu peso, altura, a região onde você morava, que time você torcia, os últimos cinco dígitos do seu perfil no orkut, sei lá mais o que.

A parada ficou ainda mais sofisticada com o tempo, quando decidiram que remover sangue de diferentes partes do seu corpo produziria resultados em locais diferentes. Tirar sangue da mão resolveria sua calvície; tirar sangue da orelha consertaria sua impotência. Aí decidiram que não precisava nem ficar doente pra apelar pra sangria – começou-se a furar os outros como meio de vacina contra certas doenças. Quanto pior a doença, mais sangue era necessário arrancar do infeliz, e pra piorar as coisas, a tontura que resultava do procedimento era sinal de que a técnica estava dando efeitos satisfatórios. E pra tornar a parada ainda mais putariosa, começaram a empregar sanguessugas pra chupar o fluido vital da galera. A procedência dos parasitas não poderia ser mais duvidosa, e o risco de infecção era mais ou menos 98%. 

Se você tem alguma idéia de como funciona o corpo humano deve ter concluído que muita gente morreu no meio da sua sangria mensal. A desculpa era praticamente embutida – a doença estava num estágio avançado e ceifou a vida do paciente antes que a técnica pudesse fazer efeito.

Na minha terra isso se chama “gaiatice”.

Lobotomia

Dê uma olhadinha nessa foto ao lado. Se você precisava de alguma prova definitiva de que a confiança que médicos inspiram em leigos é ao mesmo tempo impressionante e assustadora, aí está ela em conveniente formato jpg.

Em 1890 um méd… um psicopata chamado Friederich Golz teorizou que a melhor forma de mudar o comportamento de um indivíduo seria DESTRUIR PARTES DO CÉREBRO EM QUE TAL COMPORTAMENTO ESTIVESSE LOCALIZADO. Após chegar a essa brilhante conclusão, maluco  nem perdeu tempo – afiou suas faquinhas e experimentou o procedimento no próprio cachorro. Naturalmente, o pobre cachorro ficou totalmente sequelado, o que Golz interpretou como sucesso total. Ora, quem pode culpá-lo? O cara queria reduzir o comportamento agressivo do cachorro, e após a cirurgia tudo que o totó faz é deitar na frente da casa por horas a fio, sem se mexer, com os olhos fixos em posições diferentes. Tecnicamente falando, a experiência foi um sucesso.

Demorou mais ou menos quarenta segundos pra que alguém decidisse que o procedimento deveria ser experimentada em humanos. Gottlieb Burkhardt, o chefe de um hospício suíço, ouviu sobre a maravilhosa proeza do outro maluco e resolveu experimentar em seis esquizofrênicos que ele tinha sobrando em seu hospício. Aparentemente o Burkhardt fez uma cagadeira ainda maior que a do Golz, já que aquele ao menos teve uma taxa de 100% de sobrevivência naquela sua primeira lobotomia no cachorro. No caso dos esquizofrênicos, bem, digamos que depois desse dia Burkhardt passou a ter apenas quatro esquizofrênicos sobrando.

Ao invés de identificar a técnica como o estraçalhamento totalmente irresponsável do mais importante órgão humano e bani-la pra todo o sempre, a comunidade médica do comecinho do século XX continuou a namorar a idéia de resolver problemas comportamentais através da técnica de fazer purê com os miolos de seus pacientes.

Foi finalmente um médico português chamado Egas Moniz (que coincidentemente tem o sobrenome de uma das minhas chefes, que de fato é descendente de portugueses. Perguntarei à mulé se ela tem algum bisavô chamado Egas) que “aperfeiçoou” a técnica. Moniz percebeu que esculhambar o cérebro de um indivíduo de fato foderia com a pessoa, então o que ele tinha que fazer é estraçalhar apenas algumas conexões nervosas isoladas, e não pedaços inteiros do cérebro. O sujeito acabou eventualmente ganhando um prêmio Nobel por causa disso, e se isso não é uma lição assustadora de quão enganada a comunidade científica pode estar a respeito de alguma coisa, nada mais é.

Enquanto isso continuamos tomando prozac, tylenol, vacinas variadas, viagra, advil e outros trocentos tantos medicamentos ou tratamentos que utilizamos baseados exclusivamente na confiança do que a indústria médica diz pra gente.

Não sei você, mas se eu tivesse um amigo que insiste em me oferecer sucos que mais tarde se revelam não ser exatamente sucos e sim água misturada com veneno… da próxima vez que ele viesse com um copo na mão, eu enfiaria um soco no meio do bucho do cidadão.

***

(Leitores voyeurs, se manifestem. Vocês talvez não saibam, mas esse feedback que eu recebo de vocês é JUSTAMENTE o que me motiva a atualizar esse site, especialmente com esse tipo de texto – mais longo, mais elaborado, do tipo que requer um certo trabalho de pesquisa e coisa e tal - aqui no HBD. Deixem a vergonha de lado e publique sua opinião aí. Eu quero saber o que esses 80% de visitantes silenciosos pensam a respeito deste site)

230 comentários »

RT: @izzynobre: HBD atualizado: Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://bit.ly/1xstD (RT para a grandiosa vitória!)

September 22nd, 2009 | 8:48 am
tiophio:

HBD também é cultura!
first! o/
ajeiojeajioeajioeiojaojejioea

September 22nd, 2009 | 10:24 am
fah:

2º muahahahahahahahaha

dexa eu le a bagaça….

September 22nd, 2009 | 10:29 am

Estamos aqui pra isso Kid!

September 22nd, 2009 | 10:30 am
fah:

seu mothafucker… pelo menos tira a parte de que a becca “quase quebro o pescoço” se não serão 2 tentativas de assassinato no espaço de 1 ano (eu acho)…

September 22nd, 2009 | 10:34 am
rodrigo:

e a preguiça de um novo texto..

September 22nd, 2009 | 10:35 am

Tem um maluco chamado Bart Huges (que estava vivo até o último censo) que fez uma auto-trepanação depois de ficar muito doido com lsd. Ele anda por aí com um buraco na cachola até hoje. Tipo, mil ano depois que descobriram que o procedimento era uma completa idiotice, nego ainda fura a cabeça tentando atingir o nirvana.

September 22nd, 2009 | 10:39 am
Taboada:

Acho que já li este texto por aqui…

September 22nd, 2009 | 10:39 am
ronald:

Caraca, esse Kid é um safado mesmo. Postou um rerun, e nem pra tirar a história da Becca quase quebrando o pescoço(sem contar que ele fala do acontecido como sendo o dia de ontem novamente).

To de brinks kid :P , texto muito bom.

September 22nd, 2009 | 10:47 am

Tenho a impressão que já li isso antes por aqui… aliás, esta é uma das postagens mais engraçadas do Kid…
Estou esperando a continuação há mais de um ano… hahahaha

Abração

September 22nd, 2009 | 10:51 am
Unas Riseth:

E a despeito q a medicina está tão avançada nos dias de hj, com ferramentas como RM, tomografia, cirurgias com vídeo… São muitos avanços, mas o exame de próstata ainda continua sendo uma dedada ¬¬
Espero q daki a 15 anos isso tenha mudado.

September 22nd, 2009 | 10:55 am

Tenso a parada. Gostei da parte da GAIATISSE! Deu saudade de ouvir isso na minha terra natal :(

September 22nd, 2009 | 10:57 am
Nagasava:

Concordo que não podemos depositar 100% de nossa confiança nos médicos. Eu mesmo já passei por uma situação na qual tive que buscar uma segunda opinião. Pois o primeiro especialista realmente havia cometido um erro na hora de receitar a medicação.
Por outro lado, é notável os avanços na área da saúde. Principalmente se considerarmos o aumento da expectativa de vida da população.
Porém, depois do que me aconteceu, sempre que o médico não me passa confiança, procuro uma segunda opinião.

September 22nd, 2009 | 10:57 am

Toda vez que vejo House M.D. me bate uma vontade de ser médico também O.o

O lance é que não há muita opção ou “tenta” confiar no médico ou começa a rezar (pode também ir em benzedeira, padre, curandeiro, ansião, mago, monge, etc…), e a eficácia de ambos não tem nenhuma garantia =D

September 22nd, 2009 | 11:00 am
Igor Harã:

Daqui a 50 anos vamos saber pq tem tanta gente morrendo de cancer e ninguem entendeu hoje! eheheh

Muito engraçado e instrutivo o texto!

September 22nd, 2009 | 11:06 am
Porkispin:

Recordar é viver! Muuuito bom esse texto! hehehehhhe
parabéns =]

September 22nd, 2009 | 11:18 am

Kid….

E a namorada ????

Tá viva ????

September 22nd, 2009 | 11:20 am
José:

Kid, sua bichinha incólume, da próxima deixa o celular se estrupiar e salve vossa mulher, que decerto deve valer mais do que alguns caraminguás gastos nessas porqueiras digitais.

September 22nd, 2009 | 11:22 am

Sei lá, mas eu sempre fico muito de cara com o lance da Trepanação, não que as ademias insanidades praticadas não fossem algo no minimo bizarro, mas a Trepanação em particular… Credo >.<

Post mto legal! :)

September 22nd, 2009 | 11:24 am

Percebam que ele deliberadamente deixa de lado a parte do sexo selvagem que rola na chegada ao lar (ou talvez não aconteça mesmo), seria isso um indício que o convivio com a industria do bizarro e ilegal meio porno canadense estaria afetando sua visão da realidade?

Abs forte.

September 22nd, 2009 | 11:27 am
Facchini:

Excelente post kid. Mostra bem como o povo leva certas coisas sem nexo algum como a salvação do mundo. Eu do risada lendo todos os posts, o jeito que você escreve é bem dahora, não importa o tamanho do texto ele nunca fica cansativo. Good work!

September 22nd, 2009 | 11:31 am

O meu fidibéque é esse: bom texto, continue escrevendo mais lorotas, nós leitores agradecemos.

September 22nd, 2009 | 11:39 am
duaardo:

hahaha Muita doideira esses “tratamentos”.

Imagina agora com até robô operando os outros hahaha a gente tá tudo fudido :/

Muito bom o texto, Kid. Boa! :D

September 22nd, 2009 | 11:41 am

uaheuhauheuahe sua namorida tá bem?

Post fantástico. Mesmo me dando arrepios.

Uma coisa que vão olhar pra trás e dizer “que bobagem!” é aparelho nos dentes. Pode escrever.

September 22nd, 2009 | 11:45 am
hericky:

deixa a gente lurkar, deixa.

o George Washington morreu por causa de sangria, aliás. ele ficou doente depois de cavalgar na chuva e tiraram 4 litros de sangue dele. D:

September 22nd, 2009 | 11:48 am
Fábio:

Se, por um lado, médicos são carniceiros que usam furadeiras Bosch para operar menininhos que quebraram a perna, é graças a esses mesmos “doentes” que as coisas vão avançando, e temos muito mais remédios e tratamentos.
No fim das contas, é sempre um threshold. No pain no gain, não é isso?
Agora, fico só imaginando o noticiário local:….”Homem mata namorada por causa de IPhone”… tsc tsc…
Abraço

September 22nd, 2009 | 11:57 am

[...] Top 3 Práticas medievais assustadoras [...]

September 22nd, 2009 | 11:59 am

Sendo parte dos 80%, eu te digo: muito bom!
Gosto de ver como tu consegue escrever sobre coisas tão diversas (medicina, airsoft e joguinhos pra iPhone) com a mesma desenvoltura.

September 22nd, 2009 | 11:59 am
Jurado:

Belo texto, rapaz. Continue assim. OBS: Comentário induzido pelo seu apelo contra o anonimato. Este é o tipo de coisa q eu realmente não faço :)

September 22nd, 2009 | 12:02 pm
Leandro LOL:

Sou parte dos 80%. =(
Eu gosto do teu site, é meu prefirino entre os rss. :D
Na verdade esses teus contos meio exagerados da tua vida e infância fazem minha vida parecer até meio sem graça. idahsdiu

September 22nd, 2009 | 12:13 pm

Eu tenho certeza de já ter lido isso antes, mais especificamente em 7 de Abril de 2008…

Isso significa que você já quase quebrou o pescoço da tua noiva duas vezes? Estou chocado…

September 22nd, 2009 | 12:16 pm
Alexandre:

Bom texto, quide.
Interessante questionar se há de fato um limite que simplesmente anule o risco permitido no procedimento científico.

September 22nd, 2009 | 12:30 pm
Thiago:

Po ficou muito bom o texto! Parabéns

September 22nd, 2009 | 12:36 pm
Dr. X:

“seu franzino corpinho gringo” foi foda XD

Flawless victory esse texto. Rolava de mais fazer um “Top técnicas de execução” pra agregar a sessão de brincadeiras Hannibalnianas hehehe

September 22nd, 2009 | 12:48 pm

Vi crânios de múmias trepanadas na Bolívia. É algo que me fez pensar WTF!!! E lá eles ainda dizem que dava certo.

September 22nd, 2009 | 12:49 pm
gabo:

só tô postando pra ”deixar minha opinião”.

particularmente, eu achei a imagem que ilustra a lobotomia bastante desconfortável.

September 22nd, 2009 | 12:50 pm

Pelo amor de deus, essa sua cama tá amaldiçoada! Não foi lá que você quase quebrou a coluna? Em nome do senhor, tira o capeta da sua casa.

September 22nd, 2009 | 12:52 pm

Calma, tá tudo bem agora.

September 22nd, 2009 | 1:15 pm

Excelente texto Quide. Este post prova como a Medicina está avançando rapidamente, e que em breve será comum tomar alguma vacina contra AIDS ou coisa parecida (ou não!)

No mais, temas assim só fazem aumentar meu interesse pela Medicina, atualmente curso Odontologia, mas se tudo der certo ano que vem serei um estudante desta bela ciência.

September 22nd, 2009 | 1:19 pm
Trovalds:

Bom, comentando sobre a noiva:

Primeiro do ponto de vista nerd: nada como uma manobra “radical” para salvar um de seus gadgets.

Agora do ponto de vista “social” ou “comportamental” ou qualquer merda desse tipo: o que passa na cabeça de um cidadão que é capaz de quase matar a própria companheira, mesmo que não seja propositalmente, para salvar um telefone? Eu particularmente alimento desprezo por pessoas assim. Claro, quando fazem mau uso de alguns dos meus “mimos”, eu fico puto de raiva, mas daí a tentar cometer assassinato, é algo que vai além do meu entendimento.

Eu particularmente gosto dos documentários no Discovery Health, principalmente os de tratamentos alternativos. Só para descrever um bizarro: usar larvas de moscas esterelizadas para tratar necroses no corpo. Detalhe: é um tratamento promissor, diga-se de passagem, já que as larvas só consomem o tecido necrosado, não o sadio.

Outra coisa interessante, não lembro o porquê do tratamento ou cirurgia: o cidadão, sob efeito de anestesia local (aka lúcido), sem a parte superior do crânio com a massa encefálica exposta enquanto o médico identifica pontos de coordenação motora na cabeça do cidadão com pequenas etiquetas, tocando elas e perguntando oq o cidadão sente ou de que forma ele reage a cada toque do cirurgião no cérebro exposto.

September 22nd, 2009 | 1:23 pm

É tudo verdade. Putz cara, tu escreve engraçado demais. Adoro!
Só acrescento que apesar de tudo, A CIÊNCIA é o melhor método que temos para adquirir benefícios nessa vida.
Estamos aqui usando-a sem fio, via-satélite, o escambau… sem perceber e E ESTAMOS ADORANDO.
O mundo só tem tanta gente hoje graças às técnicas modernas agrícolas, e tals… e em algumas décadas seremos virtualmente imortais pela engenharia genética. Hoje já vivemos no mínimo 2x mais! Muitos de nós só estamos vivos hoje graças às vacinas, por exemplo.

Mas o caminho é assim mesmo:Cheio de cai-e-levanta…É a raça aprendendo.

September 22nd, 2009 | 1:26 pm
Cobra:

Sensacional. Infelizmente, a gente não tem outra opção se não confiar nos açougueiros diplomados, porque eles tendem a acertar mais do que a errar. Mesmo naquela época… muitas dessas maluquices funcionavam, ainda que muitas outras falhassem fantasticamente.

Idéia pra um post no mesmo estilo desse: Top práticas odontológicas medievais assustadoras. Os dentistas conseguiam ser mais mentecaptos que os médicos, trust me. :D

[]s
Cobra.

September 22nd, 2009 | 1:40 pm

Não preciso nem falar que endosso o texto, de tanto que chateio meus médicos com perguntas aleatórias aos milhares!

O problema do re-post assim é o distúrbio temporal, garanto que a sua chefe não é mais a mesma, depois vão te perguntar e você vai se confundir.
Ao menos foi uma oportunidade de ler mais um dos HITS HBD :D

September 22nd, 2009 | 1:47 pm

E depois acham ridiculo uma galera ter medo de ir ao médico !

September 22nd, 2009 | 1:53 pm

Poxa, eu devia ter procurado ler seu blog antes, gostei muito. (:

Enfiim… realmente, as técnicas medievais eram um tanto quanto… bestas. Ao ponto dos “cirurgiões” barbeiros terem mais expertise e conhecimento anatômico que os próprios médicos (já que eles só queriam sangrar até a morte e tals D:).

Sobre os remédios… sim, tenha medo. Os laboratórios desenvolvem e jogam pros médicos e, aqueles que não desconfiam e correm atrás dos métodos de teste e todo o processo, acabam sendo levados pela gaiatisse. Até que se prove que a droga não funciona, já inventaram um remédio novo…

That’s all, abs :**

September 22nd, 2009 | 1:56 pm
deuso:

muito bom, quide.

Vc poderia escrever sobre torturas medievais…Acho que material tem de sobra =)

September 22nd, 2009 | 1:57 pm
Giovanny:

Eu já bisbilhoto teu blog faz um tempão, e só agora que me manifesto. :)

Quanto à palavra herpes (doença) e herpetologia (ramo da ciência que estuda répteis), a raiz é a mesma, e vem de algo como “rastejante” (herpes rasteja?). Dá uma olhada nesse link que eu encontrei:

http://cvc.instituto-camoes.pt/bdc/lingua/boletimfilologia/09/pag351_355.pdf

Abraço!

September 22nd, 2009 | 2:01 pm
Jonas:

Não se encaixa na Idade Média, mas tem gente praticando a chamada auto-hemoterapia, que consiste em retirar sangue de algum ponto do corpo e aplicar em um músculo. Segundo eles, assim como esses tratamentos medievais, essa simples injeção do próprio sangue seria a cura para muitos distúrbios do corpo. Esse tratamento partiu dos estudos de algum médico do início do século XX que, como de costume, foi distorcido. É interessante observar como, mesmo se tratando das mais absurdas teorias pseudocientíficas, sempre há centenas de defensores ferrenhos.

September 22nd, 2009 | 2:05 pm

Essa técnica do Friederich Golz eu ja conhecia, só não sabia quem tinha tido a ideia.
Muito bom!

September 22nd, 2009 | 2:05 pm
Guten:

…reciclagem?

@Deuso
Leia o Malleus Maleficarum

September 22nd, 2009 | 2:08 pm
Diogo:

Po kid.
é um enorme prazer ler esses seus artigos. Ainda mais aqueles que nos fazem observar as incriveis absudidades que vemos todos os dias e não percebemos.
Muito bom o blog, não pare de escrever por favor!!

September 22nd, 2009 | 2:10 pm
Giovanny:

Ah, e aquela imagem do começo, do cara com funil na cabeça, tem todo um significado… O funil, na simbologia medieval, significava loucura, e no fim das contas a imagem era uma crítica à prática de “expulsar demônios” (sessão do descarrego da época), pois um louco (o do funil) abria um rombo na cabeça do infeliz para expulsar o demônio da loucura alojado nele. ;) Chutando, deve ser do Hyeronimus Bosch essa pintura, mas to com preguiça de olhar a Wikipedia agora :)

September 22nd, 2009 | 2:13 pm
dikdik:

New kids vc sabe que eu não posto só leio e eu gosto dos seus textos ( bem , da maioria ) senão não acompanhava a tantos anos .

September 22nd, 2009 | 2:16 pm

Poderia ter citado também os primeiros tratamentos “quimicos”.

E sua noiva, te deixou quantos dias sem sexo depois de você quase matar ela?

September 22nd, 2009 | 2:26 pm
Sisi:

Li o texto inteiro e só conseguia pensar coitada da Becca que quase teve uma fratura no pescoço por causa do iphone na cama.

Fica a dica kid, na proxima vez deixa o PSP e o Iphone na comoda e a noiva na cama, não o contrario viu.

September 22nd, 2009 | 2:30 pm

A anestesia em qualquer procedimento no cranio é local apenas, se vc precisa abrir o cranio! vc precia do paciente acordado e bem, por que durante todo o procemendo o paciente passa por porguntas e testes de logica para saber se algo não esta sendo danificado sem querer!

o cérebro não precisa de anestesia por que não tem sesores de dor! no momento que o cranio é aberto e a meninge cortada, vc nao sente mais nada naquela área! pode cutucar a vontade ( e claro que deixara belas sequelas cutucando onde não deve )

September 22nd, 2009 | 2:40 pm
GCDA:

otimo texto e porra, essa tua cama ae ta foda viu… 2 tentativas de assassinato ja… uhahuauhahuahu

agora sobre o texto… caramba, e pensar que o povo ficava feliz por ter um buraco na cabeça, sem contar que até hoje tem uns retardados que fazem sangria para tratamento de doenças, se funciona nao sei mas eu não faria… MEDO EXTREMO

falows

September 22nd, 2009 | 2:44 pm

O problema de certos eventos como esses, não é da comunidade científica, o problema são pseudo cientistas que não seguem o método científico e buscam resultados a qualquer custo!

as vezes se estuda anos e anos pra comprar algo que ja se sabe, como açucar engorda! isso faz da pesquisa desnecessaria? não! se for bem condusida, pode ajudar a entender como o açucar faz engordar e como poderia ser evidado!

esses casos que vc exemplifica ai, são casos de pseudo cientistas que se usam de suas crenças fantasiosas como fatos! e não verdadeiros cientistas que pesquisam por anos e colhem evidencias para tirar algum tipo de conclusão

September 22nd, 2009 | 2:49 pm
Blue:

Não entendo esses povos antigos, o que leva um sujeito em sã consciência a chegar a conclusão que destruir seu cérebro é a melhor forma de curar uma doença?

September 22nd, 2009 | 3:36 pm
Junior:

To lendo todos os textos do HBD linkados ali em cima e li esse ontem. :(

September 22nd, 2009 | 3:44 pm
Eurritimia:

E o Iphone está bem?

September 22nd, 2009 | 4:05 pm

A medicina sempre foi um tanto estranha.
Mas atualmente as coisas melhoraram demais em relação ao conhecimento antigo.

Com relação a costumes estranhos já foram usadas abelhas, sangue-sugas e até larvas. o_O”

Relacionado às profissões é complicado esse lance, pois médicos, paramedicos, enfermeiros, bombeiros, cada um deles tem uma relação diferente na area da saúde, e na maior parte das vezes há rivalidades entre as areas.

O mais engraçado é que ontem escrevi a respeito deste tipo de serviço. LOL

September 22nd, 2009 | 4:12 pm
Kuat:

Só porque você inssistiu tanto, gosto dos teus comentários e longos textos, o que me faz passar o tempo nas horas vagas, mas chato é entrar todo dia após quase uma semana e ver que não tem nenhum update.
Parabéns.

September 22nd, 2009 | 4:16 pm
KuroNaya:

Bom,leio esse blog ja faz quase 1 ano,porem nunca comentei antes,e se comentei,esqueci.Porem eu nunca comentei porque simplesmente nunca tive nada para dizer!Isso nao significa que eu nao goste dos textos,muito pelo contrario!Apenas se eu tinha uma opinião,alguem ja tinha se expressado por mim,e eu realemente prefiro nao comentar a postar opiniões repetitivas.Mas nao se preocupe!A partir de hoje vou comentar,nem q seja pra dizer”LoL,gostei do texto!”.
Por falar nisso,vc quase mato sua namo por causa do iphone?!Vai ser geek assim lá no ceará,heim?
Ps:AGORA eu to curioso.quem sao as patricinhas intercambistas escrotas?

September 22nd, 2009 | 4:22 pm

eu sempre disse que não acredito em nutricionismo e suas dietas doidas, afinal se ficarmos magros não vamos dar dinheiro para eles…

September 22nd, 2009 | 4:33 pm
Robson:

ctrl+c ctrl+v EXTREEEEEEEMO veio!! nem a dedicatória aos voyeurs foi retirada!!

September 22nd, 2009 | 4:34 pm

Quide, a sangria é utilizada até hoje! E existe sim “excesso de sangue”, pelo menos em certos casos:

http://en.wikipedia.org/wiki/European_Medical_Leech#Today

September 22nd, 2009 | 4:53 pm
nuss:

Cara, tenho estomago fraco para esse tipo de coisas, essa foi uma das razoes para nao ter escolhido seguir uma carreira na area de saude.

September 22nd, 2009 | 5:13 pm

Nada como cultura inútil pra alegrar a terça-feira!

September 22nd, 2009 | 5:17 pm

@Jonas, Há milhares de testemunhos da eficácia da Auto-hemoterapia. Infelizmente ela não é aceita por que realizar os testes metodológicos científicos é caro de mais.

Não tem nada de absurda e denunciarei este site no STF por calúnia e difamação. Caso não saibam o IP de vocês fica registrado e através dele é possível conseguir nome e endereço.

September 22nd, 2009 | 5:32 pm

Li e gostei: Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://migre.me/7w6A #gReader

September 22nd, 2009 | 5:33 pm

Procurem o comentário do Tymon neste post do Kid: http://migre.me/7wbI Mais uma pessoa enganada, extra, extra

September 22nd, 2009 | 6:01 pm

Repost contextualizado isso?

September 22nd, 2009 | 6:05 pm
kidiabo:

Parabéns muito legal seu post , mas não tenho certeza, ainda acho q fazer meu irmão sangrar é uma boa técnica. kkk

September 22nd, 2009 | 6:07 pm
eric:

@Marcelo Fetha
Viaja não, filhão!

@Kid
Então, entre repostagem e silêncio eu fico meio em dúvida…

September 22nd, 2009 | 6:31 pm
eric:

“silêncio”, ok

September 22nd, 2009 | 6:32 pm
j:

o que eu penso desse blog?
bem legal, por isso que eu sempre leio ele! hahahaha
mas é, não costumo comentar porque tenho preguiça…

September 22nd, 2009 | 6:36 pm
Heiny:

comecei a ler hoje e to cascando o bico uhauhea continua ae

September 22nd, 2009 | 6:44 pm
AndreR:

o que eu penso? VSF!

September 22nd, 2009 | 6:48 pm
R:

Kid quebra a namorada mas não perde os gadgets ahauhauhauhauah
Eu não suporto ver essas imagens de trepanação

A maioria das vezes eu não comento por preguiça mesmo |:

September 22nd, 2009 | 7:06 pm
Knux:

dé javu?

September 22nd, 2009 | 7:06 pm
Colin Clark:

Fico imaginando se, daqui a uns dois séculos, a galera vai avacalhar dos métodos que os médicos aplicam atualmente! Já imaginou se descobrem que quimioterapia é falho? (Y)

September 22nd, 2009 | 7:16 pm

AMIGO MUITO ENGRASSADO O TESTO CONITUNE ACIM PAÇA NO MEU BLOG E COMENTA TABÉM OK

September 22nd, 2009 | 7:20 pm

@marcelo_fetha

Leia o FAQ.

: )

Sinta-se feliz e seja bem-vindo.
O dono do site não mora no Brasil e ele não tem responsabilidade pelos comentários.

*olha lá um avião.

September 22nd, 2009 | 7:21 pm
Nuno:

Este tipo de texto é o meu preferido. Você escreve bem e torna o assunto divertido.

Mas, é impressionante que, depois de 23978 anos sendo blogueiro, você ainda é inseguro quanto a isso.

September 22nd, 2009 | 7:26 pm
Nuno:

@Marcelo Fetha: Você parece um religioso, sendo agressivo (e bobo – denunciar ao STF?) assim, do nada. Se a homo, digo, hemo-terapia tem base científica e sucesso comprovado, todos estaremos felizes em aprender como melhorar nossa saúde.

Sinta-se a vontade para nos iluminar.

September 22nd, 2009 | 7:34 pm
Nuno:

E, por fim, Kiddddd: você tuíta tanto, que não sei como primeiro não upou a foto da Bebba se contorcendo no chão antes de atendê-la.

September 22nd, 2009 | 7:35 pm
Alone_:

Caralho. Lobotomia é uma das maiores insanidades que a medicina já criou, se não a maior :P.

September 22nd, 2009 | 7:39 pm
DaN-NiLo:

Esses lances de medicina medieval são bem sinistros mesmo, perde apenas para os aparelhos odontológicos desse mesmo período.

Quanto ao lance da auto-hemoterapia, eu acho bem bizarro. Há um tempo atrás eu achava pura canastrice, entretanto, conheci um cara que tava de cama fudido com câncer e melhorou,só morreu posteriormente quando o tratamento foi paralizado. Se foi a força do pensamento que melhorou o cara por ele estar crendo que aquilo tava trazendo resultado pra ele eu não sei, só sei que a melhora foi visível, o que fode a coisa toda é o embasamento científico que inexiste…

September 22nd, 2009 | 7:40 pm

ótimo, isso ae é loucura mesmo (só pra comentar e deixar o autor feliz)

September 22nd, 2009 | 7:51 pm

Muito bom!
Kid, naquela série ROMA da HBO, em um determinado episódio do primeiro ano, mostram um guerreiro que teve afundamento de cranio sendo operado a sangue frio pelos ‘cirurgiões’. E como é HBO, eles realmente fizeram uma pesquisa legal e mostram o mais próximo possivel de como se passava na época, com instrumentos de bronze, etc. Vale a pena ver.. fora que a série é foda!
Eu pessoalmentem tenho preconceito de médico. Acho-os todos arrogantes, nojentos, e se acham acima dos ‘leigos’. Só tomo remédio em ultíssimo caso! Pra mim a medicina ainda é muuuuito medieval! ¦-]

September 22nd, 2009 | 7:56 pm

ô Kid, sangria em seu outro sentido não é ruim. Cantina da Serra ta ai pra se mostrar como exemplo. :p

September 22nd, 2009 | 7:56 pm
Savio:

Post bacana, deu até pra imaginar você empurrando a Becca, no ar, em slow motion em direção ao criado-mudo. Seria cômico se não fosse trágico (mentira, é cômico mesmo, hahah!).

Sobre a sangria (também chamada flebotomia), atualmente ela é uma opção de tratamento da hemocromatose (doença causada por acúmulo excessivo de ferro no organismo). Não sei se existe alguma outra utilidade para o método.

Auto-hemotransfusão, pelo que sei, pode ser usada como método de reserva de sangue em cirurgias eletivas. Fora isso, só Deus sabe.

September 22nd, 2009 | 8:31 pm
Daniel:

Eu não tomo remédios!!!
Até que não sou o único louco.
Nunca tomei remédio pra dor de cabeça!

September 22nd, 2009 | 8:33 pm
Lena:

Muito bom o post, Kid. Já tinha ouvido falar da lobotomia e da sangria, mas da primeira não. Continue fazendo esses textos ótimos!

September 22nd, 2009 | 8:38 pm
Samuel:

Voyeur? Eu só tenho esse blog no reader pra saber qd tem foto nova da loirinha seminua! :-D

September 22nd, 2009 | 8:46 pm
Tymon:

Repost, denovo Kid?

Also:

“AMIGO MUITO ENGRASSADO O TESTO CONITUNE ACIM PAÇA NO MEU BLOG E COMENTA TABÉM OK”

Esse manja do português.

September 22nd, 2009 | 8:53 pm

Gostei do texto, Kid. (Y)

September 22nd, 2009 | 8:54 pm
Bardes:

Iphone ou namorada? eis a questão…

September 22nd, 2009 | 9:40 pm

Sensacional o texto, Kid! Tu consegue mesclar muito bem humor negro com informações relevantes. Foda!

September 22nd, 2009 | 9:44 pm
Aíquis:

O importante é que os gadgets estão salvos!kkkkk,só o kid mesmo

September 22nd, 2009 | 9:53 pm
Reragon:

Daqui a um tempo vao falar

“Mas que porcaria e essa de radiologia?”

September 22nd, 2009 | 9:53 pm
cccc:

Kid vai morrer de tanto comentário no cu desgraçado.

September 22nd, 2009 | 9:58 pm
Spoks:

Presente.

September 22nd, 2009 | 10:01 pm
Mingau_di_mixirica:

Eu também tenho a impressão que já vi isso por aqui, mas continua valendo, e muito
aHUAhUAhuaH

September 22nd, 2009 | 10:02 pm

Lobotomia neles!

September 22nd, 2009 | 10:03 pm

Salve Dr. Kid, tudo bem? acompanho via Google reader a pouco tempo (6 meses), mas meus irmãos mais novos tem uns 4 anos de HBD na veia… cheguei a postar no meu blog sobre o killdozer (ideiasabertas.wordpress.com) baseado no seu post. continue com os textos (longos mesmo) e o HBDTV. abs!

September 22nd, 2009 | 10:15 pm
TioJoao:

C podia ter explicado melhor pra galera leiga como funciona a lobotomia. É seccionado o lobo pré-frontal que regula basicamente o comportamento social da pessoa. O primeiro caso em humanos foi num pedreiro que teve essa regiao do cerébro lesada por uma pá que penetrou acima do olho dele.

Usaram isso muito tempo em prisioneiros, o cara passava de agressivo e uma ameaça pra sociedade pra um estado “vegetal” socialmente falando.

September 22nd, 2009 | 10:39 pm
@foscarini:

Rapaz, sou um dos leitores calados, que só veem as atualizações via RSS.

Curto suas histórias e acho que tu escreve bem pacarai.

Sorte e sucesso.

September 22nd, 2009 | 10:43 pm
subs:

se eu mostrar isso pra minha avó ai que ela não vai mesmo no hospital mesmo, a veia tem uma parada de que deus e chá curam tudo, ate perna quebrada ¬¬

September 22nd, 2009 | 10:45 pm
Luciano:

PUTA MERDA!
Adorei a forma como você descreveu os métodos de cura tão difundidos (e fodidos) da história.

September 22nd, 2009 | 10:51 pm
Pericolo:

Bem interessante o post! Eu já fiz semelhante com a minha namorada, mas como o espaço no qual o meu portátil estava encostado era grande, eu o empurrei pro lado, dessa forma ela caiu sentada numa área vazia. Sem ferimentos =P
E sobre o texto, é pesquisando que encontramos práticas científicas cada vez mais bizarras. Isso sem falar naquele clássico gráfico da evolução científica humana:
http://i126.photobucket.com/albums/p109/Arthur_Vandelay99/DarkAges.gif
Dá-lhe idade Média!

September 22nd, 2009 | 11:13 pm
zan:

Hauhaua, muito bom esse post.
Mas a figura mais interessante da medicina medieval pra mim é o Plague Doctor, com aquela máscara sinistra de pássaro.

September 22nd, 2009 | 11:32 pm

pois as vezes eu prefiro um açougueiro desses a um dia de trabalho, já me ferrei uma vez por causa disso, fui pegar atestado indo pra a dentista e a miserável achou uma cárie em mim… foi triste, mas pelo menos ganhei 2 folgas no trampo!!! parabéns ai pelo texto garoto

September 22nd, 2009 | 11:34 pm
Leandro Travaglia:

Acho doido os escritos aqui… só pra constar… continue a escrever porra… e de preferência escreva em forma de HBTv…. hehehe.

September 22nd, 2009 | 11:43 pm
Marcelo:

Kid, só pq vc pediu com jeitinho, informo a vc que eu existo!

E seu propósito sempre se faz presente (dou muita risada com cada post seu).

[]’s

September 23rd, 2009 | 12:02 am
Grush:

Não contente em quase se matar ARRUMANDO a cama, quase fornica com a vida da moça induzindo-a ao pilão na cômoda.

Eu não tomo remédios pra qualquer coisa e costumo duvidar da soberania desses médicos.

September 23rd, 2009 | 12:43 am
Leandro:

Como sempre, um ótimo texto, Kid. Mais uma vez você está de parabéns, mas sentí um pouco sério demais… o que acontece? Falta de House tá te afetando no lado sarcástico? Bom, de qualquer forma, continue assim e melhorando sempre.

Abraços.

Leandro.

September 23rd, 2009 | 12:59 am
Jose Henrique:

Quando li o texto lembrei que tinha visto um cartaz duma miniserie da BBC “Blood and guts, a History of surgery”, vou ver se acho em algum lugar para ver.
“Ora, quem pode culpá-lo? O cara queria reduzir o comportamento agressivo do cachorro, e após a cirurgia tudo que o totó faz é deitar na frente da casa por horas a fio, sem se mexer, com os olhos fixos em posições diferentes. Tecnicamente falando, a experiência foi um sucesso.”
huaheuaheuhaeuhaeuhae!

September 23rd, 2009 | 1:21 am
Lana:

Quase deixou a patroa morrer por causa do Iphone, Kid! Espero que isso não tenha acontecido de novo desde 2008!

September 23rd, 2009 | 1:37 am
erminio:

tem que ver isso ae

September 23rd, 2009 | 1:39 am

Muito tempo atrás, tinha um video de uma Médica e pesquisadora que fez “Trepanação” em si mesma… ela resolveu testar já que sofria desse problema no cérebro…. detalhe que foi filmado inteiro o procedimento e tinha esse video no youtube….lembro que esse caso foi TOP 5 em auto-cirurgia

September 23rd, 2009 | 2:18 am
Rafael:

Estou postando aqui só pq vc pediu :P haha

Adoro os textos do blog e tenho que confessar que achei a tua história com a Becca mais interessante que o post em si xD

September 23rd, 2009 | 2:24 am
Antonio:

A trepanação era comum desde a antiguidade, como no Egito, etc.
Já a sangria era também bem popular no final do século 19, “Memórias de Um Sargento de Milícias” anyone?
Hj usa-se algumas técnicas antigas como o uso de larvas pra comer tecido necrosado, q aparece no filme “Gladiador” qnd o escravo negro coloca-as no braço ferido do General Maximus q havia sido capturado como escravo.
As sangue-sugas estão ganhando um papel importante na reimplantação de membros como dedos, evitando o coágulo, falta de circulação e posterior necrose e rejeição do implante.
Com relação a lobotomia, hj ainda usa-se eletrochoque q se ñ me engano é uma derivação “ñ invasiva” da primeira, mas ainda assim muito controverso! A Neurologia ainda é uma ciência relativamente recente, com um conhecimento ainda limitado devido a complexidade do cérebro!
Agora com relação aos Advil, Tylenol, da vida, tenho mais medo das indústrias farmacêuticas, além dos médicos de araque q se vendem pra vender o produto destas mesmo sem testes adequados. Algo bem comum nos EUA, afinal a FDA é mais vendida q putinha do centrão!

@Pericolo

Essa opinião de que a Idade Média “atrasou” o progresso ñ é propriamente aceita no meio científico. Durante a Idade Média q se construíram as grandes universidades européias. E comparando com os avanços e os problemas causados a ciência por “crenças” de “cientístas”, políticos e religiosos de eras anteriores e posteriores nota-se que sempre foi assim. Na idade antiga tinha muita coisa q atrapalhou o progresso por questões q iam muito além da religião como na IM. Na renascença ainda havia perseguição à novas idéias e quebrem com o Status Quo, assim como hj ainda há. Olha a quantidade de “crente” nesse mundo q ñ aceita a ciência, quer proibir pesquisa com células tronco e outros! Olha a quantidade de pessoas q ñ aceita q o impacto das atividades humanas acelerou e intensificou o processo de aquecimento global.
E para comparação olha o “progresso” do Império Bizantino, Otomano e dos Árabes durante a Idade Média, eles conseguiram inicialmente se adiantar um pouco por causa da menor imposição clerical na ciência, mas logo em seguida(com o conhecimento da ciência das universidades medievais) a Europa DOMINA O MUNDO TODO! Com a Inglaterra chegando a dominar acho q um quinto da superfície terrestre por uns 2 séculos!

September 23rd, 2009 | 2:28 am

Por que diabos o “medico” da primeira imagem usa um funil na cabeça?

A parada da sanguessuga parece que tem algum fundo científico verdadeiro, só não sei qual é. Mas se você pensar que jogar larvas de mosca numa ferida evita infecção, então tá certo (as larvas se alimentam das bactérias que infeccionariam sua ferida).

E agora vê se responde meus tweets das madrugadas em que eu pergunto coisas sobre o Nintendo DSi. Pare de me ignorar e me ajude a ser mais um proprietário desse destruidor de futuros.

E por último, poe um gelinho na nuca da Bebba que fica sussa.

September 23rd, 2009 | 2:33 am

Kid eu gosto dos seus posts pseudociêntifico, faz com que os interessados pelo assunto, vão atrás de informações sobre o assunto.

September 23rd, 2009 | 2:55 am

Pra quem ainda não viu: Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://bit.ly/1xstD (RT para a grandiosa vitória!)

September 23rd, 2009 | 6:39 am

RT: @izzynobre: Pra quem ainda não viu: Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://bit.ly/1xstD (RT para a grandiosa vitória!)

September 23rd, 2009 | 6:53 am

RT @izzynobre Pra quem ainda não viu: Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://bit.ly/1xstD (RT para a grandiosa vitória!)

September 23rd, 2009 | 7:08 am
Raphaël:

OLD COPYPASTA IS OLD.

Mas não, sério, como vai o sonho de ser paramédico?

September 23rd, 2009 | 7:58 am

Quem quiser ler "Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras", do @izzynobre, eu recomendo: http://tinyurl.com/npfnzn

September 23rd, 2009 | 9:12 am

Muito bacana. Gosto de posts assim. Sai um pouco daquele assunto twitter e pro-bloggers. =)

September 23rd, 2009 | 10:33 am
Felipeee:

To rindo alto aqui no trampo, kkkkkkkkkkkkkk.

September 23rd, 2009 | 10:54 am
Tyara:

Kid, adoro seus texto. São ótimos e inteligentes. Sim, eu era leitora voyeur, sorry!

September 23rd, 2009 | 11:05 am

Por isso que digo: tu vai no médico para voltar pior do que estava.

Don’t trust in docs!

September 23rd, 2009 | 11:43 am
Dennis:

bom texto! só faltou falar da cirurgia de fimose e do exame de próstata, coisas muito mais assustadoras

September 23rd, 2009 | 12:01 pm
Keroseni:

Cara, até mesmo hoje em dia eu acho que é depositada confiança em demasia aos médicos. Claro que a medicina evoluiu infinitamente desde a idade média, mas convenhamos, os médicos (especialmente aqui no Brasil) parece que têm o rei na barriga e se julgam deuses que não podem ser contestados. Porra, o fato de eu não ser médico não me impede de pesquisar algo na internet e questionar ao médico. Mas alguém já tentou fazer isso? Eu já ouvi “afinal, rapaz, quem é o médico aqui?” ao questionar um oftalmologista que estava me atendendo. Respondi a pergunta com outra: “afinal, doutor, quem está prestando um serviço aqui e quem vai pagar pela consulta: eu ou você?”. E claro, a vontade de mandar ele ir tomar no meio do cu foi forte.

September 23rd, 2009 | 12:29 pm
Naro:

Tinha um serial killer, não me lembro o nome agora, mas ele lobotomizava suas vítmas pra tentar estabelecer um controle total sobre ela, scary shit.

September 23rd, 2009 | 12:34 pm

Profundamente cultural, agora que tal falar das tecnicas medievais de tortura e os costumes relativos a mulher, como por exemplo, nada de orgasmos a mulher, senao ela nao pode ter filhos?! :D

September 23rd, 2009 | 1:43 pm
KFZ:

Por isso medicina é ciência não Seita religiosa, métodos cientificos são sujeitos a erros e EVOLUEM conforme sua utilização apesar de que eu não gostaria de ser a cobaia mas alguém tem que ser, fazer o que? o show tem que continuar pessoas devem morrer pra outras sobreviverem.

September 23rd, 2009 | 2:00 pm

[...] Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras – Eu ainda acho que, daqui a uns 500 anos (se os humanos ainda existirem), olharão para o passado e acharão nossa medicina bizarra [...]

September 23rd, 2009 | 3:27 pm
Edy:

Quando trabalhava em um hospital, certa vez em um mes morrerão cerca de 4 pacientes quando a media, (no período em que trabalhei lá) era de uns 6 por ano, me lembro que na época, a enfermeira avia comentado que se tivesse problemas na estrutura óssea, morria em casa :)

September 23rd, 2009 | 4:26 pm
eric:

kid nao responde comentário de repost

September 23rd, 2009 | 4:57 pm
André Fernandes:

Poxa kid, denovo esse texto?

September 23rd, 2009 | 5:06 pm
Herbert Monteiro:

Conheci recentemente teu blog e olha, um dos melhores sem dúvida, parabéns e continue o ótimo trabalho!

September 23rd, 2009 | 5:18 pm
Digos:

Muito bom texto, muito boa pesquisa, mas…
E o texto das patricinhas intercambistas kid?
Serio… frequento o HBD faz uns 4 anos, sei lah, talvez mais, e voce falou que um dia iria escrever esse texto. Por favor… de pelo menos um parecer… diga que esqueceu a historia, pelo menos isso.

September 23rd, 2009 | 5:45 pm
Chicão:

Por que a reprise???
Mas, enfim, o texto é espetacular, valia a pena ser lido de novo mesmo!
Meu pai é médico, eu SEMPRE fico com um pé atrás quando eu espirro e ele fala “meu filho, acho que você tá precisando de um antibiótico, hein!”

September 23rd, 2009 | 5:54 pm
João:

Juro que na primeira foto achei que era o implante de cabelo!
Muito bom o texto. Só conhecia a sangria, a mais sinistra das três…

September 23rd, 2009 | 6:20 pm

HAHAHA fazia tempo que u não via um texto tão interessante assim no HBD =D

September 23rd, 2009 | 6:25 pm
Luciano:

aaah, então isso que é lobotomia, sempre ouvi falar e nunca soube o que de fato era. interessante!

September 23rd, 2009 | 7:06 pm
Nuno:

Compre o roomba. Sem susto. Apenas verifique a localização da assistência técnica mais próxima. Caso dê algum problema (em geral dá nas rodinhas) você vai precisar remeter o bichinho por correio.

Ah, sim: compre o original, recuse imitações.

September 23rd, 2009 | 7:17 pm

Bom post!
Ainda hoje vemos algumas práticas bizarras como essas… tem cada charlatanisse, principalmente em trataemntos ditos (isso é moda) orientais: acunpuntura pra cá…. shiatsu pra lá e coisa vai…. só que hoje em dia o pessoal é mais esperto: percebeu que pode ganhar dinheiro com essas charlatanisses….
Só achei que faltou um tratamento digno de nota: há não muito tempo atrás as mulheres que sofriam, digamos, de uma forte tpm eram tratadas com diversos “briquedinhos sexuais” pra alivar a tensão delas. Numa sociedade tão conservadora isso realmente era um paradoxo…. vai entender….

September 23rd, 2009 | 7:46 pm

Alias, só sai da moita dessa vez pelo pequeno “incentivo” no fim do texto…. ;)

September 23rd, 2009 | 7:47 pm

Acho que hoje em dia nós devemos confiar na medicina
Na idade média realmente era difícil saber como funcionava o corpo humano de verdade,mas hoje,a bioquímica e a medicina chegaram a níveis absurdos de desenvolvimento,reduzindo os erros a quase zero.
E mesmo assim,se alguem médico maluco descobre um remédio “milagroso”,ele não sai aplicando injeção em todo mundo a esmo.Primeiros são feitos testes em animais,depois em pessoas selecionadas que aceitaram servir de cobaia.
Pode parecer mas não sou médico,não sou nada na verdade.Sou estudante e vou prestar vestibular para engenharia,mas sei reconhecer o poder da medicina

September 23rd, 2009 | 8:36 pm

Nem conhecia essas tecnicas, só a lobotomia, que é o nome de uma música do GD (before the lobotomy) ai pesquesei para saber. e ainda sim, confiamos nesses seres que chamamos de “dotô”. aoshasoashsas

September 23rd, 2009 | 10:22 pm
Nick-kun342e:

amor do kid pelo iPhone > do que o amor do kid pela Becca

pronto falei.^^

posts republicados ftw

September 23rd, 2009 | 10:31 pm

Cara, MUITO medo dos médicos… Mas é bem assim, a gente não entende as coisas, e fica com medo. Ou então não entende, inventa uma caralhada de besteiras e sai testando nos outros, como nossos “dotôs” tem feito através da história. D=

September 23rd, 2009 | 11:36 pm
Biel:

Cara, Kid ruleia vlh!
Melhores textos evah!

September 23rd, 2009 | 11:51 pm
Lurker:

Três palavras que usei hoje no laboratório (biologia molecular): polimerase; eletroforese; dideoxinucleotídio.

September 23rd, 2009 | 11:55 pm
Philippe:

Ae Kid. Tou aqui.

September 24th, 2009 | 1:08 am
00:00:

Kid = the spoon killer:
..and again, and again, and again, and again, and again, and again..

mesmo assim, ótimo post..e se na idade média os médicos não tinham noção das lambanças que faziam, hoje em dia com tanta informação, facilidade e tecnologia, eles só apertam botões =/

September 24th, 2009 | 1:28 am
Anderson:

cario…num a atoa que a idade media e chamada idade das trevas…so tinha puto infelis e maniaco na quele tempo!

September 24th, 2009 | 1:57 am
Anderson:

abri a cabeça do maluco…e sem anestesia!!! vixe…nem comento…kkkkkkkkk

September 24th, 2009 | 1:59 am
fdp:

79%

September 24th, 2009 | 2:01 am
Anderson:

National Geographic Channel e Discovery Channel a porra do caraio!! HBD sim,que e informação!!!

September 24th, 2009 | 2:02 am
Léo:

ahueuhae é cara.. hj as coisas tão mais complicadas para serem levadas a serio assim… não é mais tão simples como antes.. felizmente.. se não iamos ter cada loucura.. q dá até medo.. e certamente não teriamos essa confiança toda nos médicos.. mas imagina.. se não confiarmos em pessoas que estudam pra exatamente cuidar da gente.. vamos confiar em quem ? na receita da vovo ? uahehuae

September 24th, 2009 | 2:49 am
admilson:

não ia falar nada, mas como vc insistiu.

vc não ta querendo instigar que deveremos parar de tomar remédios e confiar nos médicos, esta?

September 24th, 2009 | 4:50 am
victor ss:

booooaaa garoto!:)

September 24th, 2009 | 9:46 am
Tomas Ujo:

Blog foda, texto foda… Tu escreve pra carálho, sériamente….

Só n entendi a parte onde tu faz um cálculo mental sobre o que vale mais: a tua linda mulher gringa, ou um celular. ae tu escolhe o celular.. isso é quase bizarro oO

mas tá massa, são textos como esse q fazem desse um dos melhores blogs q eu já vi ^^

September 24th, 2009 | 11:12 am

Massa o texto hein?

Parabéns velho… blog massa. Gosto destes tipos de texto, mais do que os de jogos.

manda ver.

falou

September 24th, 2009 | 1:09 pm
Guty:

texto tao bom quanto aquele famoso deck chuta bundas… haha

September 24th, 2009 | 4:14 pm

Muito bom o texto! Íncrível como técnicas antes tidas como revolucionárias são hoje tidas como absurdas.

September 24th, 2009 | 7:51 pm

Por isso que eu só tomo remédios em casos extremos, eu tomo um cataflan quando minha garganta tah mto inflamada, e um xarope pra tosse, mais que isso já assusta…

E pensar que tem amiga minha saudável que na minha idade (20) já toma mais de 7 remédios td dia, só pra frescuras, tipo dor de cabeça, cansaço…

Ateh meu professor de química, que eh cardiologista sabe, remédio soh em último caso, quando ele tem dor de barriga apela pra compressa com água quente.

Flw negada

September 24th, 2009 | 8:02 pm

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
EU COMENTO NO HBDIA!!!

September 24th, 2009 | 8:37 pm
Nailson:

Poisé Izzy! E pensar q já foi assim!

quanto li gaiatisse quase rachei de rir! faz tempo q não ouço/leio isso! moro no Tocantins e aqui só tem maranhense e goiano.

quanto ao noni aquilo era uma merda msm, aquilo tinha um gosto de vinagre. ainda bem q não entrei nakilo! e hj é proibido no Brasil!

September 24th, 2009 | 9:26 pm

Ri demais com “os ultimos 5 digitos do perfil no orkut”.

September 24th, 2009 | 10:36 pm
Júlio Sandes:

Bem,eu não sou bem um “voyeur”,já comentei aqui antes. Mas,erh…eu acompanho o blog a cerca de um ano e comentei…uma vez. Legal,eu acho.

O post tá massa,Kid. Adoro esses seus posts com inúmeras referências históricas. E valeu por oferecer algum embasamento para minha antipatia a médicos.

September 24th, 2009 | 10:48 pm
Tiago:

Nem sei o que comentar mas gostei de ler o post.
A medicina enquanto poder para curar e tratar é algo sedutor. Viver de fazer isso pode não ser tão atrativo.
Whatever

September 24th, 2009 | 10:53 pm
Medrik:

Muito bom, idade média muito tensa

September 25th, 2009 | 12:02 am
Kinetick:

E quem disse que saímos da Idade Média? A diferença está no fato dos bárbaros de hoje usarem orkut e celular.

September 25th, 2009 | 2:18 am
Kvalo:

Cara, eu ia mais uma vez ler e não comentar (como faço sempre) …sempre leio os seus posts, seja em casa, na facul ou no meu estágio…porém somando o fato de com esse último post eu ter que fazer um esforço imenso para não me gastar de rir na frente do meu chefe (o qual tem a sua mesa posicionada de frente para a minha) e atendendo ao seu apelo pela manifestação de nós, leitores voyeurs, aqui vai o meu post “inspirador”…cara, teu blog é realmente engraçado…sempre dou boas risadas com o seu senso de humor, que em muito se parece com o meu..como eu já havia dito, sempre leio o seu blog e quando fico um tempo sem ler, por qualquer motivo que seja, sempre leio os posts que perdi..HUhuAuhAUHuhuh…enfim é isso cara, parabéns pelo seu blog e sucesso aí no Canadá..abraço!

September 25th, 2009 | 3:09 pm
neryuuk:

HBD Best Stories, Golden Collection.

Mas ainda sim, um ótimo texto =D

September 25th, 2009 | 3:25 pm

Ri alto da parte “…seu franzino corpinho gringo acertou a cômoda em cheio.”
Quanto ao texto, ele esta bem legal, e realmente faz pensar se o que e´ cientificamente correto para a ciencia hoje continuara o sendo depois de alguns anos (se pensarmos na pratica da lobotomia, que persistiu ate´ no sec. XX, ou ainda o eletrochoque, que continua em alguns locais).
Talves eu esteja viajando demais, mas, seu texto me fez pensar/lembrar das experiencias medicas nazistas, onde os medicos faziam experimentos em prisioneiros de guerra e judeus presos em campos de concentraçao, hora bizarros (ex: juntar dois gemeos cirurgicamente para tentar criar um gemeo siames artificial) , hora crueis (experimentos sobre hipotermia, onde deixavam os presos imersos em agua no inverno e calculavam o tempo que estes aguentavam e os sintomas).

September 25th, 2009 | 4:04 pm
luiz th:

Eu tenho certeza de já ter lido isso antes, mais especificamente em 7 de Abril de 2008…

Isso significa que você já quase quebrou o pescoço da tua noiva duas vezes? Estou chocado…
[2]

September 25th, 2009 | 4:44 pm
luiz th:

[2]
Eu tenho certeza de já ter lido isso antes, mais especificamente em 7 de Abril de 2008…

Isso significa que você já quase quebrou o pescoço da tua noiva duas vezes? Estou chocado…
[2]

September 25th, 2009 | 4:45 pm
Hugo:

Interessante, quase matar sua esposa pra nao quebrar o iPhone.

September 25th, 2009 | 5:36 pm
Eduardo:

é um belo texto,sem dúvidas.ainda dá uma agonia de imaginar a Becca batendo de pescoço na cômoda…

September 25th, 2009 | 6:21 pm
Niptuck:

Esse post me lembrou dos primeiros episódios de Roma.

September 25th, 2009 | 6:32 pm
BRuno Lopes:

cara, muito bom o texto!! Sei que posso ser considerado um desses “voyeurs”, mas queria que soubesse que acho interessante o modo como você relata as comédias (que pelo jeito não são poucas) que acontecem contigo… Também sou um desses caras que funcionam melhor a noite (também trabalho a noite. Diz onde? num terminal de ônibus aqui em Fortaleza[no seu tempo já tinha neh?] ai imagina aew o tanto de putaria que acontece) e acho que tô pegando “inspiração” nesse seu “hobbie” de escrever (se é que posso chamar assim).
Parabéns!

September 26th, 2009 | 2:22 am

Top 3 Práticas Medicinais Medievais Assustadoras http://j.mp/dQ6Ij

September 26th, 2009 | 6:28 am
leilinha:

TE ODEIO,FDP

September 26th, 2009 | 9:28 am

Tenho lido textos aleatório do seu blog há um tempo já, agora começarei a acompanhar ele sempre. Parabéns pelos textos (esse inclusive, muito informativo para que eu não abra a cabeça de minha namorada se algum dia ela lesionar uma costela), ganhou um leitor (e um seguidor no twitter).

September 26th, 2009 | 12:08 pm
Bruno_Silent:

sou um dos stalkers que te perseguem nesse blog :lol:

falando sério, fiz a mesma merda com a minha namorada diferença que foi pra salvar o DS

September 26th, 2009 | 12:40 pm
marcosr.:

A Becca é infeliz.

September 26th, 2009 | 8:39 pm

legal izzy, texto muito bem elborado

September 26th, 2009 | 11:44 pm

Materia bem loca, dale paciencia para pesquisar, e qnto ao leitores voyeur eu to postando ai e manda brasa(To confiando q meu email naum sera publicado).

September 27th, 2009 | 12:12 am
Márcio:

Só atendendo ao parênteses:
Você escreve bem, rapaz. O conteúdo interessante somente soma-se ao prazer de lê-lo.
É verdade que, ao ver o tamanho do texto, fui deixando o momento da leitura para uma hora em que eu tivesse mais tempo disponível (ou menos coisas pra fazer). Mas invariavelmente volto aqui e leio.

September 27th, 2009 | 7:43 pm
Dread:

Não sabia exatamente o que era Lobotomia, e achei interessante. (6)

Ótimo texto rapaz. =D

September 27th, 2009 | 10:49 pm

“Eu quero saber o que esses 80% de visitantes silenciosos pensam a respeito deste site”
Poxa, mas você fala que “Não vou ler esses XX comentários”

hahhehee

September 28th, 2009 | 10:48 am
Carol:

Muito legal o post, parabéns =D

September 28th, 2009 | 3:00 pm
CCCC:

cccc vai morrer de tanto plágio no cu.
Kid viado vai fazer uma trepanação no meio do cu.

September 28th, 2009 | 3:10 pm

Top 3 medicinas medievais assustadoras: http://bit.ly/o45Kv

September 29th, 2009 | 9:50 am
Buddles:

Sensacional o post cara, adoro essas curiosidades!

September 29th, 2009 | 6:21 pm

Desses aí eu só não conhecia a Sangria. Mas também, o povo naquela época era tinha tanto tempo livre, que não acho estranho alguém pensar em uma coisa (muito bizarra), e todo mundo pagar pau.

A trepanação é tão famosa, que tem até um mangá (excelente) sobre o assunto.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homunculus_(mang%C3%A1)

September 30th, 2009 | 3:59 am
Jorge ferrera:

Você precisa de motivação?

Precisa é de mais trabalho porque pelo que pude perceber tá com muito tempo livre.

Abraço.

September 30th, 2009 | 10:06 am
Renata:

Adorei! hahaha

September 30th, 2009 | 9:03 pm

Trepanação, sangria e lobotomia…. http://bit.ly/4tklE | a medicina como ela é! Hardcore!

October 5th, 2009 | 6:36 am

Ser Médico agora não tem tanto glamour quanto antigamente…

October 5th, 2009 | 10:42 am
Godoy:

Opa, leitor voyeur na área.
Sorry quide, eu adoro seus textos, mas nunca venho aqui deixar opinião porque, honestamente, não tenho nada interessante para dizer.
Só passei aqui agora para atender ao seu apelo.

Abraço, obrigado por me divertir com teus textos.

October 5th, 2009 | 12:44 pm
Alexandre:

Esse foi o post mais engracado que ja li aqui…

October 5th, 2009 | 5:16 pm
Taigoara:

Olha só, Israel… muito legal o seu texto.

Concordo plenamente que daqui algum tempo (pouco, no caso), a comunidade científica vai se horrizar diante dos “absurdos” que fazemos hoje em dia, montados em todo o nosso “conhecimento científico”.

E é muito louvável que você tenha a capacidade de reconhecer isso.

Agora me diz… essa regra também se aplica a outros ramos da ciência?

Seria um ótimo início para um debate filosófico do tipo Criacionistas x Deusnãoexisteeaciênciaéaleisupremistas, hehe… mas eu tenho aula agora.

Fica pra próxima.

Abraços.

Eu sou um leitor voyeur, by the way.

October 9th, 2009 | 7:06 pm
Alisson:

po kid, mto bom o texto…
mas eu ainda prefiro acreditar nos medicos… se eu vou morrer, prefiro tentar ate o fim… huahuahuahuahuaahu…
alguém tem q acertar uma hora ne?
XD

October 10th, 2009 | 12:52 am
Oto:

Caraca. Impressionei. PArabéns pelo trabalho.

October 10th, 2009 | 2:16 am
Luan:

Eu tenho uma leve impressão que ainda existem pessoas que entre um fim de semana e outro resolvem por em prática esse tipo de medicina .-.

October 12th, 2009 | 2:17 am
Minhocoloco:

Pronto, ta ai o meu coment’s, sai do anonimato, acompanho o site a mais de 1 ano quase todos os dias, ta ai um pouco dos seus 80% de leitores silenciosos, abraço e continue atualizando a bagaça.

October 13th, 2009 | 12:27 am

Daki a 200 anos vai ter um MindBlog falando sobre as técnicas brutais que eram aceitas como tratamentos cirúrgicos no século 21…

October 13th, 2009 | 7:16 pm
Ramon:

207º merda já fui melhor nisso!

October 14th, 2009 | 4:50 pm

eu nunca confiei em médicos mesmo……….

October 18th, 2009 | 1:17 am

Cara, eu acho q nos depositamos confiança demais nos medicos, mas tendo em vista q sao esses caras q podem salvar as nossas vidas, mesmo fodendo tudo as vezes, eles merecem o reconhecimento q tem.

October 21st, 2009 | 3:39 pm

… e ainda hoje é a mesma coisa, certamente. no futuro, se a humanidade sobreviver, dirão o mesmo do q fazemos hj

October 29th, 2009 | 8:24 pm
carla reis:

meu caro amigo….apenas gostaria de salientar o incrível trabalho desenvolvido pelo Egas Moniz_ e que de resto sendimentou a esoclha do prêmio nobel em 49_ que foi a angiografia arterial.não querendofazer apologia à técnica desenvolvida(lobotomia)..resta-me apenas salientar que este grande médico também realizou trabalhos bastante interessantes e impulsionadores na medicina do séc XX e não devemos julgá-lo apenas por um lado das suas investigações.gups

November 1st, 2009 | 5:28 pm
Henrique:

Kid,
Muito bom seu texto. Muito interessante o assunto.

Valeu!

November 23rd, 2009 | 4:36 pm
ddlima:

Também fiquei com sensação de déjà vu…
não sei se foi repost, não li todos os comentários, só os 6 ou 8 primeiros…
Não deixa de ser legal!!
Até!

November 24th, 2009 | 4:57 pm
Mr Smile:

Me lembro da vez que eu levei um golpe no olho, fui em um hospital(emergência do público ), 1 médico e um monte de enfermeira e enfermeiro ficaram examinando meu olho como se eu fosse uma chance única na vida, queriam fazer uma cirugia, falaram que eu ia ficar cego com um coagulo no olho e descolamento da retina ( não entendi nada mas já tava pronto pra quebrar o proximo que abrisse meu olho machucado pra não fazer nada ).

Bom, para me deixar mais nervoso minha mãe não acreditou no que o médico do hospital público disse, resolveu comprar 2 colírios e botar um bífe gelado do meu olho … ta tudo certo.

Resolvido na roceiragem , mas queria ver se ela ia fazer isso se fosse o olho dela.

November 28th, 2009 | 3:42 am

auahuahauah essas tecnicas são ” fichinha”
perto das de eletro-choque , mutilações desnecessarias , transplantes de kbça ..
etc etc …. felizmente hoje a medicina esta bem evoluida ( ou não )

December 13th, 2009 | 12:15 am

eu sempre quis ser medico cirurgião :D

December 13th, 2009 | 12:24 am

eh eu vih cedilha … mas agora jah foi ¬¬’

December 13th, 2009 | 12:26 am
Jordy:

a humanidade está perdida

January 26th, 2010 | 8:11 pm
jao:

cara aposto q esse mano tentou todos esses metodos com sua namorada

August 6th, 2010 | 7:45 pm
Martha Amorim:

Meu filho foi indicado p/ a cirurgia de Lobotomaia tenho muitas duvidas estou sem chão.

August 19th, 2010 | 2:11 pm


Antes de postar um comentário, tenha em mente que:


1) Eu já tenho um contador de comentários. Por causa disso, postar dizendo que foi o PRIMEIRÃO/SEGUNDÃO/TRIGÉSIMO QUARTÃO é desnecessário - além de idiota. Faça isso e seu comentário será apagado. Insista, e você será banido do servidor. Agora corra e diga pra mamãe que eu sou um webmaster super malvadão.

2) Este site é inteiramente humorístico. Nem eu mesmo levo esta porra a sério, portanto não há motivo pra você o levar.

3) Eu não moro no Brasil. As chances de você me assustar com suas frívolas ameaças de processo são nulas.

4) Se esta é a primeira vez que você está lendo o HBD, dê uma passadinha no meu FAQ. Não apenas isso te dará uma idéia melhor do que esperar do site, ler o FAQ também te poupará o trabalho de fazer perguntas que já foram respondidas à exaustão.

5) Contanto que você se identifique por nome e email, nada que você comente neste blog será censurado. Entretanto, críticas postadas anonimamente serão sumariamente deletadas. Por que? Porque covardes não merecem o privilégio de liberdade de expressão. Ou dê a cara a tapa, ou recolha-se à sua insignificância em silêncio.

6)
Falaí, rapaz

Comment

Códigos HTML funcionam nos comentários, então divirtam-se (e parem de usar BBcode. Isso aqui não é orkut, caralho)!

Quer um avatar bonitinho? Se cadastraí!