5 piores conversões de 2D pra 3D

A geração 16 bits (Super Nintendo e Mega Drive) brindou nossa infância com franquias absolutamente inesquecíveis. Alguns jogos daquela época não eram apenas excelentes, eles carregam hoje a bagagem da nostalgia, aquele sentimento saudoso que nos torna ainda mais aficcionados por eles.

Com a evolução do hardware, era inevitável que muitos daqueles clássicos ganhassem versões mais incrementadas, beneficiados pelas máquinas com capacidade de animar polígonos ao invés de meros sprites BMP. O maior símbolo e arauto da evolução pra terceira dimensão foi Super Mario 64, considerado até hoje o marco da jogabilidade tridimensional.

Acontece que pra cada Super Mario 64 tridimensional e bem sucedido, houve trocentas tentativas frustradas de trazer personagens da geração anterior pra terceira dimensão. Aliás, agora que paro pra pensar, Super Mario 64 foi o único exemplo que consigo lembrar de personagem antigo ganhando jogabilidade 3D decente. Ou seja, a proporção pende mesmo pro pessimismo.

Pensando nisso, bolei aqui essa listinha das piores e mais desastradas empreitadas pelo mundo tridimensional. Se você lembra de algum jogo que fez a transição de 2D pra 3D de forma graciosa e não-tragicômica, por favor, se manifeste nos comentários. Vamos dar crédito onde crédito é merecido.

Mas até lá, vamos aloprar alguns jogos.

Street Fighter

Vou confessar logo aqui de cara – eu nunca fui fã de Street Fighter. Ok? Pronto, falei. Ao contrário de muitos, não passei tardes jogando alucinadamente, salvo na ocasião em que tentei elucidar uma das maiores lendas dos videogames de todos os tempos. Portanto não tenho nenhuma dívida de gratidão para com a franquia. Eu sempre preferi Mortal Kombat, e assim será até o dia da minha morte.

Entretanto, isso não é desculpa pro horrível Street Fighter EX 3. A jogabilidade tornou o jogo absolutamente irreconhecível, e os personagens novos (você sabe, aqueles com quem ninguém se importava) só piorou o problema. O que era antes um dos mais icônicos jogos de luta da geração Super Nintendo se tornou um fighter 3D genérico admiravelmente sem graça.

Street Fighter IV está prestes a ser lançado, e a Capcom dessa vez optou por um gameplay em faux-3D. Ou seja, embora os cenários e os personagens sejam modelados em 3D, na verdade você continuará indo apenas pra frente e pra trás no campo de batalha; a terceira dimensão foi abandonada completamente. É essencialmente o mesmo jogo de outrora, com gráficos melhorados.

Megaman Maverick Hunter X, outro título da Capcom, seguiu o mesmo rumo no PSP e foi um sucesso de público e crítica. Hmmm, agora vejo de onde eles tiraram a idéia pro modelo de Street Fighter 4.

Contra Legacy of War

Quando comecei a escrever este trecho, eu percebi que os jogos que mais sofreram com a passagem pro mundo tridimensional foram justamente os que mais marcaram as nossas infâncias. Talvez isso signifique que na verdade as versões 3D dos clássicos não são tããão ruins assim, é que eles foram vítimas de uma expectativa desproporcional.

Ahhh, quem eu estou tentando enganar? Esses jogos foram horríveis, e levaram pra lama os nomes que outrora simbolizam a nata do mundo dos games. Não há desculpa nenhuma pra eles.

Contra Legacy of War não era apenas um jogo ruim – parece que naquela época os produtores de videogames não entenderam a idéia das três dimensões no console: eles incluíram um superfluoíssimo par de óculos 3D pra você usar enquanto jogava em “Modo 3D”. Como mil resenhistas já falaram antes de mim, era aquele negócio legal pra mostrar pros amiguinhos por dois minutos, mas que na prática não adicionava NADA ao jogo e por se tratar de uma tecnologia fajuta, acabava sendo deixado de lado.

CLoW foi uma das centenas de vítimas do pensamento “bom, estamos em 1996, agora TEMOS que criar versões 3Dlizadas desnecessárias de todo o nosso catálogo de jogos“. O resultado desse tipo de mentalidade foi um jogo com péssimos gráficos e um modo 3D que, como eu falei antes, foi um exemplo clássico de feature desnecessária.

Bomberman Act Zero

Oh, Konami. Como é que você consegue pegar um jogo clássico e tão venerado como Bomberman, que era brilhante em sua simplicidade, e fazer uma versão 3D dele cuja experiência do gameplay poderia ser descrito como “mergulhar numa piscina de diarréia morna”?

Alguns culparam o suposto “Halo effect”. FPSs em consoles eram meio que um tabu da indústria (salvo a rara exceção de Goldeneye no N64); é natural que após o sucesso indiscutível de Halo no primeiro Xbox, as gamehouses tentassem agregar algumas das características daquele  jogo nas suas próprias produções.

Por mais que tais produções não tenham absolutamente nada a ver com o estilo e temática de Halo.

E foi nessa tentativa de agradar as sensibilidades dos gamers ocidentais FPS-maníacos que isso:

…se tornou isso:

Simplesmente não há desculpa.

Se você precisa de mais provas de que esse jogo é uma aberração imperdoável, saque essa: não existe continues no jogo. Morra na terceira ou na penúltima fase, você deverá recomeçar DESDE O COMEÇO. A palavra “imperdoável” é realmente a mais apropriada pra definir este desperdício de mídia óptica.

Empresas de qualquer ramo são geralmente aconselhadas pelos departamento de Relações Públicas a ignorar críticas aos seus produtos ruins e, sempre que se referindo a eles, repetir uma ladainha artificial que põe o  foco nas qualidades do negócio. Isso se chama “misdirection”. Pois bem, quando a própria produtora do jogo admite que foi uma merda, isso simboliza a total desistência dos caras de defender o negócio. Talvez “indefensável” seja, no final das contas, o melhor adjetivo pra Bomberman Act Zero.

Bubsy 3D

Bubsy 3D é um jogo tão monumentalmente feio que dá desgosto de pôr essa screenshot aqui, e não estou falando isso como exagero cômico.

Quando ficou claro pra toda a indústria videogameira que o Mario e Sonic permitiam aos seus criadores vender mais parafernálias baseadas em suas imagens do que meros jogos, e que criar um personagem “gostável” significava por tabela que os fãs dele se tornariam fãs incondicionais das empresas que os pariram, todas as outras companias correram pra criar seus próprios mascotes. A Epic “Gears of War” Games apareceu com o seu Jazz Jackrabbit, a Sony inventou o Crash Bandicoot, a Eidos criou a Lara Croft, a Microsoft veio com o esquecível Blinx (quem?) e a Accolade nos trouxe o Bubsy.

Bubsy surgiu em 1993 no SNES e no Mega Drive com uma vontade imensa de ser o próximo Sonic/Mario. A screenshot do seu jogo de estréia, Claws Encounters of the Furred Kind (trocadilho de Close Encounters of the Third Kind, ou Contatos Imediatos de Terceiro Grau. Aquele filme do Spielberg, lembra?) deixou isso muito claro:

Após dois jogos no SNES e uma tentativa pífia de se estabelecer no Jaguar, Bubsy decidiu migrar pro meio 3D.

E a coisa fedeu. Todos os outros jogos dessa lista eram clássicos amados por milhares quando tentaram desenvolver uma dimensão extra, e nem isso ajudou o processo. O que acontece quando um jogo que ninguém gostou, estrelado por um personagem que não agradou ninguém, tenta explorar a terceira dimensão?

Um jogo célebre por ser um dos piores jamais concebidos. A Accolade foi obrigada a eutanizar o personagem após o lançamento de Bubsy 3D.

Sonic em 3D (todos)

Pobre Sonic. Outrora estandarte do líder de uma geração, hoje Sonic se arrasta pelo chão como um pai alcólatra prometendo ao filho que vai abandonar os maus hábitos e mudar de vez.

E nós, como crianças esperançosas, acreditamos. Mesmo quando no dia seguinte tal pai em casa aparece com uma garrafa de 51 na mão, mais bêbado que o Boris Yeltsin durante uma visita à destilaria da Absolut, e bate na mulher, nos filhos e no cachorro.

Entra ano e sai ano, a Sega aparece com um novo jogo do Sonic nas prateleiras. Aparentemente incapaz de aprender com os erros do passado, a Sega continua repetindo todos os erros que tornaram cada novo jogo do personagem 100 vezes pior que o último – uma absolutamente desnecessária interação com seres humanos (que destrói aquele visual idílico dos jogos originais), adição de personagens que ninguém dá a mínima e que somem no próximo jogo, e o fato de que o jogo se passa no mundo real tangível, ao invés daquele universo mágico em que robôs inimigos são controlados por esquilos e coelhinhos agindo contra a própria vontade.

A Capcom provou com Megaman Maverick Hunter X que se você pegar um jogo clássico amado por todos, recauchutar os ambientes e os modelos dos personagens, remixar as músicas e relançar a bagaça mantendo a base inalterada, tal jogo será recebido de braços abertos pela crítica e pelo público.

Por que diabos a Sega não refaz o primeiro Sonic the Hedgehog em 2D, do jeito que a Capcom já ensinou como se faz, ninguém jamais compreenderá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião aí. Você não tá fazendo nada mesmo!

comments

142 comments

  1. “Talvez “indefendível” seja, no final das contas, o melhor adjetivo pra Bomberman Act Zero.”

    ‘Indefensável’, aqui, Kid.

    E, pra mim, faltou o Mortal Kombat 4 nessa lista. Nunca passei tanta raiva com um jogo… Gráficos feios, aquela porra de arena ao invés do ‘anda pra frente, anda pra trás’, quebrou o jogo pra mim.

  2. Uma adaptação boa de 2D pra 3D que você se esqueceu de mencionar foi a da série Zelda. Ocarina of Time foi uma revolução, e foi considerado por muito tempo um dos melhores jogos do século. Só pra mencionar. =P

    E nem todos os Sonics 3D são horríveis. Só os mais recentes, com a excessão de Sonic and the Secret Rings. Sonic Adventure 2 é o bicho. Esses novos que vão sair (Sonic Unleashed e Black Knight) prometem e muito. Agora, se é algo clássico que vocÊ procura, Kid, jogue Sonic Rush e Sonic Rush Adventure. São 2D, mas com os gráficos 3D do DS. São bons também.

    Flws.

  3. Kid, tenho mais um pra sua lista:

    Worms. Quando as minhoquinhas de boca suja apareceram em 3d, foi o maior estardalhaço, mas quando o jogo foi lançado…

    Meu deus eu ainda tenho pesadelos.

  4. Pois é como o amigo Galada falou ai em cima os dois Sonic para o Nintendo DS são muito bons, ambos usando a “fórmula Konami” gráficos 3d com o gameplay em 2D.

    E Também concordo novamente com o Galada, os Sonic de Dreamcast eram muito bons, mesmo sendo complicado manter o sonic em cima das plataformas o jogo num todo era muito legal.

  5. o certo seria alcoólatra ^^

    Texto muito bom hahaha

    HBD é deixar o cliente esperando no telefone pra terminar de ler o texto hahaha

  6. Pô, o primeiro Sonic Adventure pra Dreamcast era legal. Realmente, todos os outros Sonic 3D são bem ruins, mas o primeiro foi muito melhor do que os outro jogos que você colocou aqui. E a Sega continua publicando jogos 2D do Sonic… primeiro para o Game Boy e depois para o Nintendo DS, Sonic Rush é muito bom, inclusive.

  7. Realmente… o único que ficou realmente bom foi o Super Mario 64.
    Mas mesmo assim… fiquei MUITO feliz em ver que o ‘new super mario brothers’ seguiu as linhas dos antigões ;D

  8. Putz, o Júlio lembrou bem: Fade to Black é não só a pior conversão 2D para 3D como é um dos piores jogos do PS1 (e olha que o PS1 tinha muito jogo ruim!).

  9. Todos os Castlevanias em 3d foram foram ruins, principalmente os de N64 com aquele efeito de câmera horrível.

    MK em 3d não é lá essas coisas tb.

  10. Na vdd eu prefiro qlq jogo 2D do q 3D
    ate msm mario 64 nao curti mto nao
    um jogo q eu adicionaria a lista seria megaman, nao lembro em qual numero, acho q no x7, mas acabou com minha vontade de jogar
    dps disso nunca mais peguei um megaman
    mas agr q vc falou do Megaman Maverick Hunter X, vo joga pra ve se eh bom msm

  11. Bom texto =)

    e meu deus, Bubsy 3D ficou medonho, fiquei até meio abalado qdo vi a ss huahusahu

    mas mesmo assim, foi um texto curto, não vai ficar mais 1 mês sem escrever!!!!

    abraços

  12. Concordei com quase tudo, mas eu gosto dos jogos do Sonic em 3D, não são tão piores quanto, por exemplo, a versão falha que tentaram fazer de Bomberman.

  13. Ruins de doer:
    R-Type Generations (Delta é excelente, Final é maromenos, Generations é um chute no saco). (conta pq é um remake do R-Type e não um novo lol)
    Paperboy 64
    Prince of Persia 3D
    ISS Seiláoq
    Golden Axe do Sega Ages
    Garou Densetsu nãoseioq
    Altered Beast
    Nights: Journey of nãoseiq
    Fade to Black
    Final Fight: StreetWise

    Bons:
    Gradius V
    Thunder Force V
    R-Type Delta
    Rygar: TLA
    Shinobi
    Ninja Gaiden
    Prince of Persia: Sands Of Time
    Elevator Action

    O Street Fighter EX é da Arika, que foi fundada por uns rogues da Capcom japaronga (entre eles um ou outro doido que trabalhou no Street Fighter original). Mas eles fizeram ports da Cave pro PS2 excelentes q. E o bagulho saiu melhor do que o Final Fight em 3d.

  14. Pingback: FabioTNT
  15. Como já citaram acima nos comentários, faltou jogos como:

    Mortal Kombat 4 (eu jogo isso pra dar risada. E rio demais)
    Worms em 3d (todos)
    Fade to Black (o que fizeram com “meu” Flashback pelo amor de Deus!!!)

    Eu tinha o MK Trilogy (melhor MK da história!) pra PS1 e aguardava pelo 4. Quando saiu. P*** QUE PARIU! Que jogo horrível!

    Worms foi marco da minha infância. O Worms Armageddon reunia zilhões de amigos em casa só para jogar em um único pc! aeuheahuae. Quando vi o 3d, puta merda. Deu vontade de ir em todas as lojas que vendiam o game e quebrar todas as unidades disponíveis.

    Quanto aos Sonics em 3d tem uns bonzinhos. Não são todos de total ruindade.

  16. Os únicos Worms que se salvam dos novos são o Open Warfare 1 e 2 que seguiu a formula que você citou no Megaman Maverick Hunter X e no Street Fighter IV. Bonecos em 3d e jogabilidade em 2d. Só isso. Quer fazer algo 3d, faça algo bem feito (como a nintendo fez em Super Mario 64). Não adianta tentar se “estabelecer” no mercado fazendo títulos em 3d só pra dizer que acompanhou.

    Se bem que a Team17 ia vender horrores se fizesse um remake de Worms Armageddon para PSP e/ou DS.

  17. Dos Sonic em 3D, tenho admitir que gosto muito do Heroes. Realmente não sei porque, já que ele é cheio de defeitos.

    Outra transferência ótima de 2D pra 3D foi a de Metroid, embora tenha mudado totalmente a jogabilidade. Outro exemplo é Metal Gear, mas não faz sentido porque a franquia só se estabeleceu com Solid, mesmo.

    E Kid, jogo bom em “faux 3D” tá cheio, e eu me surpreendo de tu não ter citado New Super Mario Bros. |:

  18. Mortal Kombat 4, Megaman X7, Megaman 64, EarthWorm Jim 3D, Worms 3D, Lemmings 3D R-Type Delta ( ou sei la ), Metal Slug 6 ou outro numero que nao lembro.

    Isso que eu me lembre de cabeça

  19. Se bem que a Team17 ia vender horrores se fizesse um remake de Worms Armageddon para PSP e/ou DS.

    Já fizeram dois, sort of.

    Worms Open Warfare 1 e 2.

  20. Uma série que possui jogos 2D fabulosos e jogos 3D horrorosos é a série Castlevania.

    O Castlevania: Symphony of the Night foi um marco no videogame, misturando jogos de aventura com exploração e RPG. Um Super Metroid com vampiros no lugar de monstros espaciais, e mais a habilidade de subir de nível? Foi a melhor idéia que a Konami já teve em toda a sua existência!

    O primeiro jogo do Castlevania em 3D foi o Castlevania 64. O jogo é tão ruim que nem é mais considerado canôn da série. Depois saíram os jogos do PS2, o Lament of Innocence (que é lamentável) e o Curse of Darkness (que até é bacaninha, eliminando o quanto pôde os saltos cegos e chegando mais perto das séries 2D em jogabilidade). Mas as versões lançadas para o Gameboy Advance, como o Aria of Sorrow, e para o DS fizeram muito mais sucesso sem ser em 3D.

  21. Jogos de luta definitivamente não foram feitos para serem jogados em 3D. Em toda a minha vida, os únicos que eu vi, joguei e gostei foram Mortal Kombat -- “alguma-coisa-Shaolin” e Dragon Ball Z Budokai.

    E o Sonic, chega a ser uma heresia isso que a Sega fez.

  22. Realmente, muito jogo 3D é bem pior do que suas versões 2D.
    Os jogos de super man 2D eram ruins, o do nintendo 64 é… não sei como descrever a coisa de tão ruim!

  23. No geral os jogos atuais sao uma bosta perto dos antigos.

    Fato, uso emulador no meu super pc que roda qualquer jogo atual, me divirto mais jogando Final Fight via kailera com um amigo tentando chegar ao fim só com 1 ficha, igual faziamos no fliperama.

  24. Street Fighter EX Plux Alpha do PS1 um dos melhores (talvez o melhor) SFs.

    E tipo… pare de fazer esses TOPs 5. Já encheram o saco. ;(

  25. Ah… e vc não lembra de outro personagem antigo que tenha ganhado uma versão 3D decente?

    Poxa Kid, sabia que em videogame vc era NOOBão, mas sabia que era tanto assim. Nunca jogou Zelda, Bomaberman 64, os Fire Emblems do GC e Wii, Mystical Ninja, etc.

    Meus pesames.(

  26. Sou contra o Contra ali na lista. Me diverti horrores com esse jogo.

    Pra ajudar a jogar merda no ventilador, tem o Pokemon Stadium do N64. Cruzes.

  27. PITFALL!!!!
    Evolução do Pixelar > 2D > 3d
    Pitfall 3d do playstation era muito bom, eu que peguei as 3 versões da coisa, atari, snes e play, achei tri legal.

    Impossivel nao falar de Soulreaver também como já citaram
    E óbvio< mario 64 e Zelda OoT que os 2 estão no meu top5 games ever!!11!!1!

    Nunca esquecendo das evoluções dos RPGS, Final Fantasys, Breath of Fires (ok, o ultimo é ruim), entre outros. Que em sua boa maioria foram evoluções boas pro ambiente 3D.

    mas concordando com o tema do post, a maioria realmente foi uma adaptação infeliz.

  28. Kid, já viu o Let’s Play do Sonic the Hedgehog 2006 no SomethingAwful?
    Pra você ter uma noção, esse jogo é classificado com 45% no GameRankings, algo substancialmente baixo.
    Nunca ri tanto com um bando de nerds jogando esse jogo e metendo pau.

  29. Caramba, serah que ninguem le os comentarios? Citaram zelda uns trocentas vezes. eheheheh..

    Galada, Se eu nao me engano, zelda eh considerado um dos melhores jogos, se nao o melhor. Mas tanto faz, pra mim eh o melhor. hehehe

  30. A série COMMANDOS que eu amava e sempre achei o melhor jogo de estratégia do mundo. Porque diabos lançar em 3D um jogo naquele estilo.

  31. Pra mim, o Mario 64 também entra nessa lista. Aliás, eu devo ser o único no mundo que pensa isso, mas todos os Mario em 3D são UM SACO. Mário é 2D, period.

    Ou no máximo o faux-3D New Super Mario, do DS, que também é ótimo.

  32. ahhhh!
    confio no novo lançamento da capcom com street 3d cheguei a ver alguns previews e por incrivel que pareça o jogo tah bem dinâmico..espero que seja a mesma jogabilidade de antes.Também não posso deixar de concordar com o megaman maverik hunter pra PSP, o jogo é fiel e possui um visual muito agradável, ótima jogada de marketing da franquia.

  33. Bom, vendo esse post já me veio a mente o jogo Harvest moon pra super nintendo, um clássico, que diferenciava todos os jogos de rpg da época, e que particularmente achei muito melhor que qualquer outro, só pelo fato da simplicidade…
    Mas então vieram com Harvest Moon 64 e outros pra Playstation, que foram horríveis, distorceram toda a magia e simplicidade do jogo.
    Taí um que eu desaprovo.

  34. Para mim foi emocionante jogar Mario 64, inclusive joguei a versão japa porque não tive paciência de esperar.
    Mas Legend Of Zelda Ocarina Of Time é um marco. Continua sendo para mim o melhor jogo de todos os tempos, e embora eu jogue muito sempre acabo jogando ele pelo menos uma vez ao ano.
    Agra estou pensando em comprar um Gamecube (que tá baratinho) para jogar os Zeldas mais novos.
    Só por curiosidade, já notou que o mesmo desastre costuma acontecer quando se converte um sucesso 3D para 2D (para celulares por exemplo)? Quem já jogou por exemplo Assasins Creed no PC e no Celular que o diga 😀

  35. outro q faltou comentar foi altered beast do mega
    lembro q ia na casa de um amigo soh pra joga ele
    qdo vi o 3d, nao joguei dois minutos, vi a apresentação e jah saquei q era uma bosta

  36. kid,
    Vc já viu algum vídeo do “Irate Gamer” no Youtube?
    O humor é bobo (nerd, mas bobo). No entanto, ele relembra de alguns jogos do nintendo e Snes. Acaba sendo nostálgico.

  37. Esses tempos atrás, me deu a loca de fechar os donkey Kongs de Snes.
    qdo finalizei os 3 , me lembrei do 64!
    Baxei, qdo dei start, meu entusiasmo foi a 0!
    A maioria dos games de N64 eram medonhos, Superman 64 que o diga 🙂

  38. Eu diria que essa do Bomberman foi patética. Como eles tiveram coragem de fazer uma m3$#$ dessas?

    Minha teoria é que o Mario foi assassinado no Mario World. Esse que está aí é o Luigi, num esforço imenso de manter as aparências. resultado: entraram pelo cano!

  39. Sou mais um que engrossa as fileiras que Zelda Ocarina Of Time, foi uma bem ( e bota BEM nisso) transição de 2D para 3D.

    O melhor jogo que já joguei!

  40. Sobre esses truques secretos nos games:
    Certa vez vez li em uma revista de games
    que o Guile sacava uma metralhadora e atirava no oponente, tinha que fazer uma longa sequência .Hoje se sabe que isto é mentira, era apenas uma “pegadinha” da tal revista.
    Mas tem um truque no STREET FIGHT do SNES onde é possível tirar a barra de vida dos oponentes, tem até video no YouTube:
    rel="nofollow">

    Não se sabe se é um bug.Faça o seguinte: Entra e saia da tela de Opções 27 vezes,e veja o resultado.

  41. “Se você lembra de algum jogo que fez a transição de 2D pra 3D de forma graciosa e não-tragicômica, por favor, se manifeste nos comentários. Vamos dar crédito onde crédito é merecido.”

    Umas 20 pessoas já falaram Zelda, põe ai vai 😛

    PS. GTA realmente foi outra boa conversão

  42. Kid, o Open Warfare nem é remake de WA.

    Não é porque traz menos armas, jogabilidade diferente, modos de jogos diferentes.

    Remake seria um Worms Armageddon mesmo (não precisa nem mudar o nome, mas fica a opção deles), com as mesmas armas (ou mais), mesmos modos de jogo e opções e se possível a mesma jogabilidade, diferenciando apenas nos gráficos. Isso para mim é um remake.

    O Worms Open Warfare é ótimo, mas comparar com WA é calúnia! hahaha 😀

  43. Eu ia falar sobre o Star Fox 64, mas o Diego chegou primeiro 😛

    Kid, qual tua opinião sobre o jogo? Ele não deveria entrar na discussão pois desde a primeira versão, no SNES, já era 3D (e como diabos os caras conseguiram fazer aquilo naquele console?). Eu até admiro mais ainda o caso de Star Fox pois houve uma mudança drástica, mesmo o jogo já sendo 3D. Lembro que perdi a final da copa de 1998 jogando Star Fox 64 num Nintendo64 alugado (naquela época comprar um N64 era caro :S). Tirando ele, acho que a conversão 2D -> 3D que mais joguei foi Mario Kart 64… e olhe que eu nem gostava do 2D =)

  44. sério, eu não curto Mario 64, a jogabilidade dele eh ruim, ele eh 3D mas anda pra oito lados, quando deveria andar livre, do 64 eu salvo Zelda e Turok…

    …Warcraft era 2D ou jah nasceu 3D???

  45. Pra mim a história do Sonic termina com a epopéia épica do Sonic 3 & Knux. Você que me perdoe, Kid, mas Super Mario 3/World é fichinha perto desse jogasso(no sentido de tamanho mesmo) que foi o S3&K.

    O Sonic 3D Blast ainda ficou “engolível”, mas tive um mau pressentimento quanto aos novos jogos que viriam pela frente. É triste isso.

  46. Zelda ficou ótimo no 64 eu inclusive achei melhor que o 2d.

    OoT ainda pra mim é o melhor jogo do console.

    Fora Zelda e Mario nao me lembro mais nenhum bom, pra mim o 64 em si foi um grande desastre, as fitas custavam fortunas e os jogos nem eram tão bons, além destes um dos poucos jogos que joguei de 64 e gostei foi Banjoo Kazoie que provavelmente ninguem conhece.

  47. CARALHO, QUANDO EU VI O TÍTULO EU PENSEI NA HORA “Bubsy 3D”. Depois pensei que você não ia ser TÃO andergraunde pra lembrar (ou até conhecer) um jogo tão nojento quanto esse.

    No mais, ótimo texto, mas faltou Mega Man X7 =P

  48. vinha justamente para de falar de Legacy of Kain:Soul Reaver e Mario Kart 64, que ficaram tao classicos quanto os 1ºs da serie, o Blood Omen e o Mario Kart, mas parece que ja citaram acima.
    N tive paciencia para ler todos os comentarios, mas ate onde li n vi ninguem citar GTA (Grand Theft Auto), que so melhora a cada jogo que sai, e nem Killer Instinct 64, que foi um jogo d luta q lembrei q ficou legal em 3D.
    agora uma coisa muito ruim q nunca eskecerei, sao essas Mortal Kombats em 3D. cara, esse lance d usar armas tirou e muito o brilho d dar porrada no adversario…sem falar que, de onde mesmo eles tiram as armas?…so se for do !@$@#$.
    Existe um MK do PS@ tao ruim, mas tao ruim, q ate hj so joguei ele no modo tetris…ali sim existia diversao…

  49. “Pra mim a história do Sonic termina com a epopéia épica do Sonic 3 & Knux. Você que me perdoe, Kid, mas Super Mario 3/World é fichinha perto desse jogasso(no sentido de tamanho mesmo) que foi o S3&K.”

    Concordo totalmente… a saga do Sonic até esse ponto foi a melhor coisa que já joguei.

  50. eu queria que a NINTENDO remodulasse TODOS OS GRANDES CLÁSSICOS para o Computador, com gráficos fodões… acho que talvez seria uma boa… eu queria ver…. xD

    Claro que, nada tira a essência da jogabilidade dos clássicos no console!

  51. Porra a molecada que diz que Starfox64 “foi uma ótima conversão” não sabe a diferença entre 2D e 3D, só pode…

    O Starfox do SNES já nasceu em 3D. Um amontoado de polígonos pontudos, mas ainda assim, 3D.

  52. Me inclua fora dessa 😛

    “Ele não deveria entrar na discussão pois desde a primeira versão, no SNES, JÁ ERA 3D (e como diabos os caras conseguiram fazer aquilo naquele console?).”

  53. Nossa cara, o sonic com certeza foi o jogo 3D mais zuado! Pqp, deu até vonatde de mandar essa matéria pra sega.. pra ver se eles aprendem a lição e criam um jogo classico somente um pouco moderno!Uma vez eu comprei o jogo do sonic pra ps2.. nossa.. cansava.. nada have rmesmo!.. isso ae!
    abração!

  54. Realmente, Irregular Hunter X o melhor, e um dos poucos que joguei, Remakes que eu gostei. Melhor apenas se tivesse uma versão americana com opção de dublagem Jap/Eng e Legenda para as animações.

    Abraço

  55. 3D é poliedro…
    Se algo é um ponto se movendo horizontalmente, variando de intensidade e repetindo o processo num eixo linear novo abaixo, esse conceito deve ser repensado.

  56. Pessoal vcs estão esquecendo de um dos melhores jogos da atualidade, que começou como um 2D há muuito tempo (não me lembro direito, mas acho que foi no nintendinho 8 bits): METAL GEAR.
    O primeiro port para o PS1 já foi sucesso absoluto, introduzindo elementos nunca vistos antes (quem não ficou de queixo caído com os gráficos e a história envolvente desse jogo?). E vieram as sequências para PS2 (melhorando a cada jogo novo), PSP e, em 2008, PS3, a melhor de todas…

  57. @André:
    Mais um moleque com dificuldades para compreender textos… Aposto que você nem leu né, só olhou as figuras…
    Onde diz que todos jogos que eram 2D e viraram 3D são ruins?
    Onde diz que esta lista pessoal de 5 piores deveria conter um bom?

  58. cara eu nao sei pq a sega fode com sonic toda vez. esse último tinha tudo pra ser legal 2.5D (?) com gráficos HD e cenários legais. Mas ferraram tudo com aquela parte do wolf. Aff parece que é de propósito.

  59. Olá Pessoal, preciso de ajuda. Gostaria de saber o nome de um jogo do Super nintendo que tinha um carinha que ficava andando com uma espingarda cano 12. Se alguem puder ajudar meu email está aí. Obrigado

  60. Eu sou suspeito de falar pois adóro o SNES, e jogo até hoje no emulador, e odeio os videogames que vieram depois dentre os mesmo estão o PSX, N64, X-BOX e o resto.

    Sinceramente, não fazem mais jogos pra você se divertir com seu amigo horas e horas derrotando chefões fodasticos no Tartarugas Ninjas ou de Faroeste no Sunset Riders, tirar um racha com Top Gear e tudo com desenhos simples mas bem feitos e divertidos, tipo Mickey e Donald 3 The Adventures e Super Star Soccer Deluxe com o Juiz transformado em cachorro rsrsrsrs.

    Mas isso é só a minha opinião, não deveriam ter feito estes malditos games 3D, os unicos que se salvam são a série GTA e os de futebol (que são menos piores).

    Quem quiser jogar ZSNES online, me add no msn, HELLVIPERNET@HOTMAIL.COM

    Abraços. :D~~

  61. Eu era muito fã de Street Fight do Nintendo, e sequei MUITO o EX Plus 2 do PS1 (que aliás teve uma conversão menor, nada espalhafatosa e mais harmoniosa pro 3D) mas confesso que broxei com o EX 3 do PS2.

    Meu Deus, além do jogo ser praticamente uma bosta (estupraram muitas das funções, modos, personagens e até golpes) e fizerem esse 3D deplorável que só dava dor de cabeça com algumas horas de jogo. Horrível mesmo. urhg

  62. Acho que a maioria dos jogos em 2D não deveriam ser adaptados, porque vários jogos, até como Super Mario Kart que não alterou muito, ficou muito pior que a versão 2d, quase nunca acertam e os fãs compram esse tipo de jogo mais pelo design do que pela jogabilidade que muitas vezes se altera, recursos são tirado e coisas do tipo.

  63. Sinceramente o bomberman act zero foi ruim desde a sua primeira versão, se for falar de bomberman tem que se falar do bomberman feito pela hudson que é um grande jogo

  64. Os primeiros Sonics em 3D (adventure 1 e 2) foram jogos excelentes, a grande maioria dos fãns dessa época amava os jogos (pessoal das antigas Portal Sonic, Power Sonic e Sonic Eternity sabem disso)

    Acontece que eles venderam muito pouco simplesmente por sairem para consoles muito pouco populares (Dreamcast e GabeCube, os consoles que menos venderam nessa geração).

    Depois disso o Yuji Naka saiu, e ai sim, ficou uma situação extremamente lamentável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *